Fui ontem assistir à pré-estreia do filme Top Gun: Maverick, continuação do icônico Top Gun de 1986, estrelado por Tom Cruise.

Para quem é da geração que assistiu Top Gun no cinema, o filme é nostálgico e consegue fazer perfeitamente a ligação com o primeiro.

O roteiro criativo entrelaça o drama da relação de Maverick com Rooster (o filho de Goose, RIO que faleceu em uma ejeção após “flameout” do motor do F-14) e o treinamento dos pilotos para uma missão (quase) impossível de realizar.

As cenas de treinamento em voo e de combate aéreo feitas a partir do cockpit são de tirar o fôlego, muito diferentes daquelas cenas do primeiro filme feitas em estúdio.

Foram produzidas mais de 800 horas de vídeo de tomadas aéreas para 131 minutos de filme. A pós-produção do filme levou um ano e o resultado não desaponta.

Top Gun: Maverick é um filme marcante e que vale a pena assistir mais de uma vez no cinema. Semana que vem estarei lá novamente.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique

Show. Também fui ontem à noite assistir. Muito bom. Vale à pena e com certeza vai incentivar uma nova geração de pilotos militares, como fez no primeiro filme.

JSilva

Achei o filme nota 7.
Não gostei muito de como construíram a personalidade dos pilotos que Maverick precisava treinar pra missão.
Um monte de bombado, excessivamente infantilizados e arrogantes. Para pilotos que são considerados a elite da elite da Marinha, pareceram pouco profissionais. O primeiro filme fez esse papel com mais elegância.
Achei o filme uma mistura de Top Gun, Águia de Aço(missão) e Atrás das Linhas Inimigas(fuga).
E faltou o F-35.

Last edited 1 ano atrás by JSilva
sergio

Não liberaram para as filmagens, pois o cookpit tem tecnologias sensíveis, mesmo mudando digitalmente preferiram não ariscar.

Jad Bal Ja

O F-35 é muito feio….

109F-4

Assisti ao 1º doze vezes; só no cinema….

Leandro Costa

Assisti ontem também. O enredo é super cheesy, a cena mais realista é um bird strike hehehehehe, mas ainda assim gostei do filme. Excelente trilha sonora (se descontar a última música que é blearght), mas surpreende de certa forma. Muito bem filmado, inclusive os CGIs. É Top Gun, e não um documentário então perdoem a simbologia dos HUDs, manobras desnecessárias, personalidades que conflitam com o bom andamento de missões, certas impossibilidades tecnológicas, mísseis em enxames, etc. Como entretenimento é muito bom. É um excelente tributo ao original, que também teria cenas filmadas dentro de cockpits, mas a qualidade das câmeras… Read more »

Leandro Costa

Aliás, parece até que em algumas sequências se inspiraram em um certo vídeo da Força Aérea Suíça.

Agressor's

O filme é legalzinho/divertido mas no contexto geral é ruim, e novamente mostra a crise de criatividade em hollywood. Respeita o original e a produção é excelente, mas infelizmente não há nada novo, e me parece inferior em roteiro, fotografia, personagens, música, além de perder por não ter a maturidade e realismo do predecessor. Misturar Missão Impossível com Ace Combat não vai resultar em TOP GUN…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Leandro Costa

Eu concordo muito com a falta de imaginação de Hollywood. De umas décadas para cá só fazem remakes e péssimas continuações de franquias de sucesso no passado. O cinema inglês é bem melhor em certos aspectos. Pelo menos essa foi melhor que as de costume. Varia bastante de acordo com o gosto de quem está assistindo mas o enredo do primeiro filme é realmente bem mais maduro. Infelizmente hoje em dia a superficialidade é quase que universal no cinema. Cenas mirabolantes e enredos horríveis. Efeitos impressionantes e atuações péssimas. Ainda assim esse filme, como você disse foi respeitoso ao material… Read more »

Agressor's

É verdade. Hoje é CGI demais e criatividade de menos. O mesmo tipo de coisa que ocorre nos jogos de vídeo game atuais, também… 😀

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Leandro Costa

Sim, infelizmente. Haviam jogos incríveis apenas em linha de comando. O Zork original era todo texto. Conforme os gráficos foram ficando melhores, infelizmente a criatividade dos jogos foram caindo também.

Acho que não é à toa que prefiro tanto filmes quanto jogos antigos, no geral. Tem um ou outro mais moderno que ainda salva, tipo a série dos GTA’s mas também foram ficando menores (em termos de história) com o passar do tempo. Alguns outros eu nem tenho computador para rodar heheheeh

Agressor's

Até os desenhos animados de hoje são uma porcaria, não chegam aos pés de desenhos como Pantera Cor de Rosa, Tom e Jerry ou Ren e Stimpy. Tempo que num tinha mimimi…Na Indústria fonográfica então nem se fala. Hoje é só colocar na música as palavras senta, soca ou beber, traição e pronto o sucesso é imediato. Tenho medo do que ainda virá, dos filhos desses aí. A realidade que nada hoje presta, não é mais como antes. Porque o mundo mudou, a alma das pessoas morreu. Portanto a própria realidade do mundo deixa pouca inspiração e motivo para a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Leandro Costa

Tinha um único desenho moderno que eu chegava à assistir. Recomendação de uma antiga namorada, mas aparentemente era apenas um personagem. De resto… Tô fora.

Música de hoje em dia, você diz? Barulhos, né?

Fernando "Nunão" De Martini

“Irmão do Jorel” é uma animação nacional muito boa.

Agressor's

Também acho, eu assisto as vezes. O da Turma da Mônica é de qual mais sou fã!!! Idolatro desde a infância….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Rafael M. F.

Por incrível que pareça, há dois desenhos que ainda mantêm a pegada original dos desenhos dos anos 1960:

– Grizzly and The Lemmings
– Yabba Dabba Dinosaurs

O primeiro é um urso e um bando de esquilos tentando ferrar um com o outro – e sempre se ferram os dois no final. Sem diálogos, como os desenhos da WB nos anos 1960.

O segundo é uma reedição dos Flinststones, mas tendo como protagonistas Bam-Bam e Pedrita.

SteelWing

desenhos legais atuais (alguns nem tão atuais assim):

“Star vs as forças do mal”,
“Historietas Assombradas ( para crianças malcriadas)” ( é o nome)
“Hora de Aventura”
“As terríveis aventuras de Billy & Mandy”
“Ricky & Morty” ( o produtor original morre na terceira temporada, então o Ricky original morre, restando só cópias de de backup)
“Death Note”
” The Simpsons” ( é um clássico)
” Clarêncio, o otimisita”
“Apenas um show”

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
SteelWing

ah sim, “final space”

Agressor's

Se vc for prestar atenção vai observar que os desenhos que citei só foram sucesso porque os seus autores tiveram “liberdade” na época para criarem. Pois se esses desenhos fossem feitos hoje seriam censurados e sumariamente proibidos. Principalmente o do lunático do sujeito que criou aquele Ren e Stimpy. Só pra exemplificar, no Tom e Jerry tem uma cena num episódio em que o Tom fuma charutos e outra em que ele deprimido, por ter sido rejeitado e por não ser correspondido amorosamente por uma gata se coloca no meios dos trilhos pra se matar…

Maromba

“Top Gun 2” em todos os cinemas! E pelo jeito em breve teremos “O Fantasma de Kiev “

Jad Bal Ja

Mas o original já era ruim, era basicamente um filme com F-14s torando pelos céus para os garotos, a barriga tanquinho suada do Tom Cruise para a meninas e a musica mais grudenta possivel para juntar tudo.

Agressor's

“Leandro Costa

É Top Gun, e não um documentário”

~~

“O que eu faço não é arte, é entretenimento. Não trabalho no cinema em prol da reforma social. Faço filmes pelo dinheiro. Não fazemos filmes para críticos, porque eles não pagam para os ver, de qualquer maneira.” – BRONSON, Charles.

Leandro Costa

Bronson era um ator melhor do que parecia. Acho que o primeiro filme que ele fez, com Gary Cooper (também o primeiro filme de Lee Marvin, que tem um papel menor que o de Bronson), foi uma comédia hehehe. O cinema mudou muito e atores encaram sua profissão de formas diferentes, mas via de regra eu concordo com o Bronson. É uma profissão como qualquer outra. Mas paga bem e por mais bizarro que seja, consegue influenciar milhões. Tem gente que esquece isso e tem gente que se aproveita disso. E acho que um dos grandes charmes, de hoje em… Read more »

Leonardo Bastos

Um cara de 60 ANOS pilotando um caça em teatro de guerra…?!? Só em filme americano mesmo… kkkkk

Jacinto

Com o detalhe adicional que o falecido era um General..

Guilherme Poggio

Muito estranho uma patente dessa voar Su-25 em combate. Se os coronéis no Ocidente (geralmente comandantes de base) raramente voam missões de combate o que dizer de um posto de general e ainda mais da reserva. Seria falta de pilotos mais novos para a missão?

Jacinto

Ele não está no serviço ativo, já que segundo o artigo, por duas vezes ele quis fazer umas manobras acrobáticas (e desautorizadas) com Su-27 e acabou derrubando um deles.

Burgos

Bom dia Galante
In off
Mandei um vídeo da FAB que tá no YouTube,no seu e mail , pegando uma carona no filme também !!!👍

Burgos

Eita !!!
O Etarismo bateu forte ou foi impressão minha ?!
Daqui a pouco vão dizer que nâo pode mais isso não pode aquilo !!!🤔🤦‍♂️
De resto o filme é muito bom já fui assistir a Pré estréia também ontem !!!
Agora fica pergunta no ar !!!
Vai ter o 3?!

Agressor's

Apesar de improvável, foi super fantástico ver um F-14 abater 2 Su-57. Um provável ganhador do oscar, com certeza… 😀

Leandro Costa

Shhhh spoilers! Hehhehe

Maurício.

Bah, eu ia perguntar se o F-14 seria o salvador da pátria e pelo visto foi, só não perguntei para o pessoal não dar spoiler, coitado do meu favorito F-18.😔😂

Leandro Costa

As cenas com os F/A-18E/F foram algumas das melhores que já vi.

Flanker

Mas, é um filme. E, como o Leandro falou, não é um documentário, é Top Gun….entretenimento, diversão…

Felipe Maia

Detalhe que as cenas do Tom Cruise puxando G e os efeitos dessa força sobre o ator são reais. Foram capturadas a partir do segundo assento do F-18F. Chegou a esticar a pele do rapaz kkkkk

Alex Barreto Cypriano

O bom do cinema é que ele mesmo se corrige (em grande estilo), eventualmente:
https://youtu.be/XtWP94WWaL0
Será que o troublemaker Maverick tirou o badge da jaqueta?

MIGUEL

Será que o SUKHOI 57 é assim tão fraco? Será que a realidade é igual a ficção? Talvez q Guerra na Ucrânia ou na Polonia possa mostrar o real valor desses caças. A Rússia têm 7000 bombas atômicas e isso lhe dá folga para empregar armas convencionais e ate enfrentar todo o Ocidente, em 30 minutos eles podem destruir o mundo como conhecemos , o Grande perigo para o Ocidente nunca foi a China , será sempre a Rússia , é a única nação do planeta com poder para destruir os EUA e a Europa Ocidental.

Nilton L Junior

Pra ficar mais real, qualquer pais que possui armas atômicas é um perigo pro mundo, mesmo que não negue nem confirme.

Last edited 1 ano atrás by Nilton L Junior
Heitor

Assisti hj! Recomendo de verdade!

Nick

Também assisti o primeiro no cinema e essa continuação faz justiça, homenageia e de certa forma responde o que aconteceu com o Maverick depois de Top Gun. Filme impressionante, valeu cada minuto do filme. Não terá spoilers, apenas vao ao cinema e assistam. Mesmo que não assistiu ao primeiro, Vão. Vale a pena. Se puder, comprem o ingresso 4D, vale a pena!!

Delfim

E tem a crítica lacreane. Tinha que ser da Foice.

Leandro Costa

É sério essa screenshot? De verdade mesmo? O.o

Leandro Costa

Pior que é sério mesmo. Achei a ‘materia’ no site deles. Bizarro…

Rafael M. F.

Pior que é. Décadas de estudos aerodinâmicos, tecnologia dos materiais, mecânica de fluidos para apenas criar aeronaves que “evocam membros masculinos”.

Lyw

As cenas do treinamento pra missão são muito boas… Os combates aéreos por sua vez são risiveis!

AMSS

Eu achei o filme excelente!

Não é um documentário, é feito para ser blockbuster, entreter por pouco mais de 2 horas e isso faz muito bem!

Inclusive o desenrolar do filme é um roteiro bem anos 80, senti nostalgia até nas escolhas da produção.

Para o que se propõe, atinge todos os objetivos com sobras e as cenas nos aviões são excelentes!

Rodrigo Maçolla

Assisti o filme na última Sexta-feria 27/05 e gostei bastante , faz jus com certeza ao primeiro filme. como critica só achei mais forçado a parte das cenas do mísseis SAM, Mais não vou ficar aqui contando, quem não assistiu que tire suas próprias conclusões , Mas eu recomendo muito que vá ao cinema assistir, são 2 horas de entretenimento muito bom, inclusive o próprio Tom Cruise disse que o filme foi feito para ser assistido no cinema, na tela grande e ele tem razão……. A parte de não aparecer o F-35 tem várias explicações como a questão das tecnologias… Read more »

Funcionário da Petrobras

Assisti ontem no Netflix, em 2024. Não achei tudo isso que falaram acima. O que gostei do filme foi remeter muitas partes do filme de 86. Falas, cenas do início ao fim, introdução e créditos. Acertaram em cheio em trazer o Val Kilmer para o filme, mesmo que repentinamente numa única cena, devido sua saúde debilitada na vida real. Porém, achei muito forçado algumas partes: O filho do Goose (Rooster) salvá-lo ao abater o helicóptero, sabendo o local exato que ele estava após ejetar. Roubarem um F-14 prontinho para o voo, só esperando-os em uma base inimiga (Irã, para entendedores),… Read more »