Você é apaixonado por aviação? Já pensou em ser um verdadeiro TOP GUN? Faça parte da Academia da Força Aérea e seja um aviador da Força Aérea Brasileira.

Há várias formas de ingresso na FAB, confira as oportunidades em fab.mil.br/ingresso.

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot

Kkkk tenho que dar o braço a torcer, são criativos.
Porém sinto muito em informar, mas Top Gun, é um filme que fala sobre a aviação naval americana.
Mas vão tentando, um dia conseguem.
Ps: A-1 lindo como sempre, merecia um sucessor nacional !

Renz

E dai? O que vale é a aviação, ponto.
Saber reclamar quando for para reclamar, saber elogiar quando for para elogiar.
Aprenda e evolua.
.
Ficou bacana o vídeo, gostei.

Felipe Morais

Elogiar quando tem que elogiar? Ontem a FAB anunciou oficialmente a redução de dois programas estratégicos em quase metade.

Elogiar um vídeo? Foi mal, está muito cedo pra isso. Pago meus impostos.

Flanker

Quais dois programas foram reduzidos oficialmente? O STOUT e o UCAV foram cancelados ou, no mínimo, suspensos por tempo indeterminado. Qual foi reduzido pela metade?

Last edited 1 ano atrás by Flanker
Felipe Morais

Bom, nem entrei no mérito do Stout e Ucav. Inclusive, o cancelamento do UCAV também é algo digno de muita pena, embora ainda fosse um projeto embrionário e não tenha havido gasto público com desenvolvimento ou TOT. Já no caso do Gripen, o planejamento era de 108 unidades, divididas em três lotes de 36, tendo ocorrido um grande dispêndio de dinheiro público pelo tal TOT, que, logicamente, encareceu drasticamente o programa. TOT esse que tinha como pressuposto a elevada quantidade de aeronaves, a possibilidade de participação ainda no desenvolvimento e a máxima materialização da “transferência” com a fabricação nacional da… Read more »

Flanker

O programa F-X2 previa, independente do vencedor, 36 unidades. As 108 unidades foram estimativas à serem alcançadas em lotes sucessivos futuramente. O custo previsto, em qualquer um dos concorrentes, previa a ToT e mais as aeronaves em si. A ToT nao tem vínculo direto com a quantidade de aeronaves adquiridas. Eu, particularmente, nunca acreditei em mais do que 60 ou 70 Gripen…108 então, é utopia.
Quanto ao KC-390, oficialmente, a redução até agora foi de 6 aeronaves, ou pouquinho mais de 20%. Pode acabar sendo só 15 unidades? Pode. Mas, ainda não foi informado isso pela FAB, muito menos oficialmente.

Bardini

108 é estimativa. E não foi a primeira.
Antes disso, se falou muito em 120 aeronaves.
Fora os da MB, para equipar os 02 NAe, rsrsrs…
Ainda nessa linha de loucuras da MB, dentro do PAEMB, os caras planejava ter uns ~50 H225M, para os 04 NPM. Papel aceita tudo, a realidade não.
.
Mas enfim, indo na linha do que tu disse, nunca existiu um número “x” de aeronaves no “preto e no branco”, que não fossem os 36 do primeiro lote.

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Flanker

Pois é, Bardini, bem isso. 108 eram estimativas…120, então….utopia dupla!
Já o PAEMB foi uma viagem tripla na maionese, temperada com alucinógenos dos bem fortes…kkkkkkkkk

Allan Lemos

Flanker, tecnicamente, você não está errado, no entanto, é preciso lembrá-lo que, em se tratando de compras de material militar de alta tecnologia, “estimativas” são mais do que meras estimativas. Não é como se o comandante da FAB à época tivesse acordado em uma bela manhã e dito “Vamos fazer uma estimativa de compra de 108 unidades do Gripen”. O número de 108 não é aleatório, houve sim estudos técnicos e orçamentários para que se chegasse a essa quantidade, por isso o planejamento era que a FAB, no futuro, viesse a operar 108 caças. Hoje em dia, porém, realisticamente falando,… Read more »

Foxtrot

Saber admitir os erros e não bajular extremamente.
Aprenda e evolua.
Quando acertam elogio, quando erram falo também.
Não é porque veste farda que sempre acertam.

Luiz Trindade

Tá de acordo?!? Então entra na FAB para pilotar super tucano, AMX e F-5!!! Aparece cada um nesse blog!!!

Renz

Gostaria, mas já passei bastante da idade.
Tente você, pelo nível do seu comentário chuto que tenha uns 13 no máximo 15 anos.

Foxtrot

Kkkkkk boa !

Foxtrot

Daqui 5 anos ?
Amigo você é otimista.
No mínimo os Gripens voarão na FAB por uns 40/50 anos.
Quando o mundo estiver pilotando os X-Wings ou Milenium Falcons, o Brasil estará em busca de “novo” projeto de caça de 5° geração via T.O.T especial para brasileiro safo !

Luiz Trindade

O importante é enganar os bobões que sempre tem verba e combustível para voar!!!

Flanker

Olha, muitas vezes as FFAA já tiveram num marasmo por conta de falta de verbas para poderem operar. Mas, nos últimos tempos a FAB tem operado bastante. Um exemplo é o Grupo de Caça e o Pampa, que estão operando aqui em Santa Maria com mais ou menos uma dúzia de F-5M desde o dia 01/05 em treinamento de ataque ao solo e outras missões. Voos diurnos e noturnos. Saídas constantes em 1, 2, 3 ou mais aeronaves. Em paralelo, os A-1M também operam e os H-60. Inclusive, nestes últimos tem sido vistos em operação as pequenas “asas”, com tanques… Read more »

Foxtrot

Exatamente!

Foxtrot

Como dizem, a fé chega é burra!

Régis

Com certeza merecia, Foxtrot. Aliás poderia ser construído baseado na mesma plataforma, usando o mesmo motor do Gripen e tecnologia digital feita aqui no Brasil.

Jefferson Henrique

Muitos sonham com as quantidades expressivas de meios que as potências como os EUA e Rússia possuem. Mas quase não percebem a qualidade do material e do recurso humano que a FAB possuí hoje.
No continente Americano e me refiro de Norte ao Sul, nos equiparamos com Real Força Aérea Canadense e somos superiores a ela ligeiramente em alguns ramos específicos da aviação militar.
Sem fanatismo, apenas pesquisem e comparem e verão.

A FAB é a Força mais sensata.

Felipe Morais

Somos superiores a eles operando f5? O que tem em nossa força,hoje, de concreto, sem risco de ser cortado pela metade, como o projeto do Gripen e Kc390 (voltaram ao status de projeto, pois ngm sabe o que de fato será concreto) que nos coloque em pé de igualdade ou eventual superioridade aos canadenses? Talvez temos de melhor só o E99. Não sei se eles tem um Awac. Em breve irão anunciar a substituição de seu caça principal. Com, se não me engano, 80 unidades. E lá 80 é 80 mesmo. Não é 80 menos fim do último lote menos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ que tem em nossa força,hoje, de concreto, sem risco de ser cortado pela metade, como o projeto do Gripen e Kc390”

“Ontem a FAB anunciou oficialmente a redução de dois programas estratégicos em quase metade.“

Felipe, foi anunciado algum corte do Gripen pela metade?

O que vi, além da já sabida ampliação do prazo das entregas, foi informação sobre negociação de segundo lote.

Flanker

Exato, Nunão. E o dito corte de 22 para 15 KC-390, foi só o cara do Globo que falou. Inclusive, na apresentação do comandante foi mostrado o slide com 22 aeronaves e seu prazo de entrega. Oficialmente é isso que se tem: 22 KC-390!

Fernando "Nunão" De Martini

“ Exato, Nunão. E o dito corte de 22 para 15 KC-390, foi só o cara do Globo que falou.” Flanker, Na verdade teve mais de uma mídia que falou isso, e no caso do Infomoney, que acrescentamos ao texto da matéria sobre a notícia do Globo, a fonte da informação indicada é a própria Embraer, ou pelo menos a notícia de que esta teria tomado conhecimento da intenção de reduzir: https://www.infomoney.com.br/mercados/embraer-embr3-uniao-pretende-reduzir-aeronaves-contratadas-rateio-do-banco-inter-bidi11-mais-radar/ “ Embraer (EMBR3) A Embraer (EMBR3) informou que tomou conhecimento da intenção da União de reduzir unilateralmente de 22 para 15 o número total de aeronaves dos contratos… Read more »

Jadson S. Cabral

Adianta não, Nunão. Vivemos em tempos onde as pessoas passaram a duvidar da imprensa e acreditar no que veem no whatsapp. Se foi O Globo que noticiou não vale, pq a globo é comunista.
O pessoal não se dá nem ao trabalha de ao menos se perguntar porque a FAB não veio a público desmentir a mentira então.

Flanker

Eu não tenho nada à favor, nem contra, à Globo. Só que foram eles que publicaram essa história. Pode ser verdade? Sim, pode. Mas, pode não ser. Por isso, enquanto não houver nada novo, oficialmente, prefiro acreditar no que está valendo, que é 22 KC-390. Aliás, esse número é algo bem mais do que qualquer coisa que a FAB já operou em matéria de aeronaves deste porte e, por este motivo, e conhecendo como a banda toca no quesito material de defesa aqui no Brasil, eu acho que 15 é o número que a FAB irá conseguir manter e operar…e… Read more »

Sensato

Já foi falado sim. O 01 da FAB confirmou que a FAB quer ao menos 15 mas que essa redução tem que ter a concordância da Embraer. Se eles não concordarem, a redução será para 21 aeronaves como previsto em lei.

Flanker

Oficialmente, por enquanto, são 22. Pode acabar em 21 ….ou 15. Mesmo que sejam 15, é uma capacidade maior do que já tivemos com os C-130.

André Macedo

Acredito que ele tenha falado do risco, quando falou do Gripen.

Felipe Morais

Nunão, boa tarde. Bom, com sua escrita, aparentemente, você passa a seguinte mensagem: “não houve anúncio oficial então não existe nada disso”. Engraçado que, na semana passada, salvo engano, vocês fizeram uma matéria sobre o MICLA, a pedido de um leitor, pegando matérias espaçadas para desenhar uma especulação sobre o andamento do programa. Logicamente se a FAB fornecesse as informações necessárias, vocês não precisariam fazer isso. Mas, como não o fizeram, vocês precisaram fazer uma matéria dessa forma para tentar desenhar o cenário ao leitor. Pois bem, naquela matéria não havia a “certeza de um pronunciamento oficial”. Mesmo assim, vocês… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Felipe, boa tarde. Tem tanta coisa pra debater no seu comentário que eu terei que escolher só alguns trechos: “ Bom, com sua escrita, aparentemente, você passa a seguinte mensagem: “não houve anúncio oficial então não existe nada disso”.” De forma alguma foi minha intenção. Lido com fatos, e no caso do Gripen não foi anunciada nem indicada qualquer redução pela metade do contrato atual, que atualmente é de 36 aeronaves. E eu (assim como o Poder Aéreo) não sou da vertente mais “chapa branca” do jornalismo especializado para a qual só vale o que é declarado oficialmente. Se eu… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Furacão 2000

O vídeo ficou ótimo! Principalmente na demonstração das formações.
Parabéns aos envolvidos!

pangloss

Curtiu “Top Gun”, o original? Então, venha para a FAB, para pilotar um MiG-28!

Tomcat4,3

hauhauhauhauhau

Alex Barreto Cypriano

Genial! Quantos capitães América entenderam a referência?

Agressor's

Mitou… 😀

Jadson S. Cabral

Essa eu perdi kkk alguém me explica por favor

Leandro Costa

MiG-28 no filme original eram, na verdade, F-5E/F.

pangloss

Jadson, no filme de 1986 eles improvisaram uma pintura preta nos F-5 que a USN usava como “aggressors”, e os apresentaram como “MiG-28”, um avião novo e temível que era operado pelos inimigos dos EUA.

Fabio Colombo
Flanker

Filme rodo gravado na BASM, há anos. Demorou um tempão entre gravações, edição, etc. Observe que ainda operavam no Pantera os H-1H, sendo que os H-60 foram recebidos em 2011! Um dos atores, Leonardo Machado, já morreu.

Willber Rodrigues

De uns tempos pra cá, a qualidade das propagandas das FA’s ( a FAB, principalmente ) melhorou muito.
Parece que finalmente aprendera a “se mostrar” pro público.

Piassarollo

Em compensação a qualidade dos comentários piora a cada dia!

Alessandro

Top Gun, Ases muito louco!!

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Foxtrot

Excelente comentário kkkkkkk.
Excelente filme kkkkkkk.

Agressor's

Força Aérea brazilera? A inspiração tá mais pro filme “Águia de Aço” do que pra Top Gun viu…. 😛

Emmanuel

Grande ação da FAB.
Parabéns.
Independente se ficou nível “Top Gun” ou não, o que vale é intenção deles.
Além do mais é uma força que sempre fez bons vídeos. Estimula nossos vizinhos a fazerem algo também com suas forças éreas.

Burgos

Parabéns FAB !!!
Que venha muitos outros vídeos e fotografias !!!👍🇧🇷👏🚀
E aí Cel. Nery !!!
Não bate saudade não ?!

Rinaldo Nery

Quem vive de passado é museu. Foram tempos bons, sim. Tenho mais saudade das ¨ximbocas¨ e das sólidas amizades construídas. Na aviação civil não chega nem perto. E agora sou só um piloto de linha aérea.

Burgos

E eu nem carrinho de mão piloto !!!🤣
Encostei o meu burro na sombra faz quase 8 anos já !!!
Cansei de ficar em casa !!!
Já tô vendo alguma coisa pra fazer na rua (trabalho).
Assim, vendo o vídeo do Destroyerman que o Galante postou lá no Naval bateu saudade lá do tempo do “Bruxo”

Jadson S. Cabral

Pô, trabalho bem mais tranquilo, menos horas trabalhadas, remuneração bem maior… dá pra entender… eu tbm não sentiria falta não kkk

Rinaldo Nery

Assisti o filme hoje. Bacaninha… Pena são as “mentiradas”, que estragam um pouco o filme. Em combate, não se faz nada daquilo. E a Fighter Weapons School da US Navy mudou pra Fallon NAS, em Nevada, faz tempo… Não está mais em San Diego.

Luiz Trindade

Vou te contar heim… Só esqueceram de contar a verdade neh?!? Vc não vai voar F-18!!!

Waldir

F-18 não mas pode pilotar um Gripen que é um excelente avião.
Parabéns FAB pelo vídeo.
Muito bem feito.
Quanto aos outros assuntos melhor aguardar antes de criticar. Não tem definição.

Flanker

Quem entrar na FAB agora, ou seja, em 2023, vai chegar em condições de voar um caça de 1a linha, na melhor das hipóteses, em 2030 (4 anos de AFA, 1 ano no Joker e 3 anos em um dos esquadrões do 3° GAV). Então, vai voar Gripen.

Pedro

Deveriam colocar ser um “Senta a Pua” e não ficar paparicando país estrangeiro.

Pedro Fullback

A FAB corta o programa Kc-390 pela metade, acaba com o desenvolvimento de vários mísseis estratégico, enterra um projeto de avião STOUT que poderia aposentar três modelos de aviões diferentes da FAB e que talvez seria um sucesso comercial. Acaba com o desenvolvimento de drone, entrando na contramão do mundo. Todavia, bate no peito para se orgulhar que vai comprar um míssil ESTRANGEIRO. Bate no peito que o modelo de avião que terá/teria maior participação da indústria nacional (modelo F) será produzido na Suécia. Vídeo de quinta categoria, é uma afronta com os pagadores de impostos. Aeroclub brasileiro, piloto remoto… Read more »

Flanker

Onde tu viu pronunciamento oficial da FAB reduzindo pela metade a quantidade de KC-390?

Tallguiese

Cara olha o A-1 manobrando! Caraca véi

Flanker

Manobra bem…já vi muuuuitos voos dele. Certa vez, assisti uma demonstração de “alta performance” de um major do Centauro. Curvas de alta velocidade, em ângulo muito apertado, puxadas na vertical, etc. Não tem o desempenho de um caça na verdadeira acepção da palavra, mas se mexe muito bem.

Flanker

Teropode, os voos que eu falei eu vi ao vivo, à olho nu, não filmei nem fotografei. Mas, sempre que tiver algo mais exclusivo e inédito compartilharei, com certeza.

Nelson Junior

Achei muito acertada a estratégia do Brigadeiro, de cortar alguns KC-390 em detrimento de mais Gripens, que na minha humilde opinião, são hoje muito mas prioritário para a FAB do que avião de transporte… Assim como achei elogiável a compra de mísseis de ponta como o METEOR e o IRES-T em (quantidades maiores)…
Ao que tenho notado a FAB é a força que mais tem acertado em suas atitudes ultimamente, e fazendo quase o impossível com os recursos que tem…
As vezes elogios são necessários, parabéns a FAB

Pedro Fullback

Um esquadrão de transporte está no mesmo patamar que um esquadrão de caça no Brasil. Você não consegue deslocar um Gripen de Canoas para Manaus sem o apoio de uma aeronave de transporte.

Lembre-se, não somos a Espanha. Temos um país continental.

Nelson Junior

Entendo, porém o que mais tem na FAB é avião de transporte, C-130, KC 390, C295, etc… que mesmo alguns sendo bem antigos, cumprem bem seu trabalhos, já quando a questão é defender soberania e um possível conflito aéreo não basta ter F-5 “modernizado” tem que ter o melhor caça possível, essa é “minha opinião”…

Pedro Fullback

Sabe o que é cadeia de suprimento? Quem vai suprir essa cadeia sem a logística?
Acorda! Temos um país CONTINENTAL.

NELSON JUNIOR

Durante a pandemia podemos ver o quanto eficiente foi a FAB na questão de logística, aviões mas antigos fizeram esse trabalho com maestria… Porém em caso de uma agressão de um país, talvez um vizinho com SU-30 ou F-16 acho que os F-5 não teriam muita chance e aí sim precisaríamos dos gripens em máxima quantidade possível e com os melhores mísseis possível…
Foi isso que quis dizer, porém não disse jamais que investir em logística não é importante, só acho que mais caças modernos são uma prioridade mais urgente do que mais cargueiros

Gilberto

Equipamentos fracos em comparação aos F-18, até mesmo fracos para os Saudosos F- -14, Já descartados e destruídos pelo governo americano para dar lugar aos atuais F-18….
Ser piloto da FAB só tem uma vantagem é do polpudo soldo e vantagem que só os militares tem !! Quanto aos aviões são alvos fáceis em uma guerra..

Carvalho2008

O Gripen EF ta acima do F18 do Maverick….

João

Hahahahahahahahahahahahaha

Pedro

O F-14 foi destruído para não ter peça sobressalente pros F-14 iranianos

Zé lesqui

Muito bom o filme propaganda! Parabéns FAB! Se você, Jovem, também gostou, não de bola para as palavras dos vermelhuscos frustados infiltrados por aí…

Last edited 1 ano atrás by Zé lesqui
João

Mas o Gripen não é fruto dos vermelhuscos?

Babigol

Ah….fico maneiro…

Nick

Hoje em dia, com o CGI e tudo mais , seria possível fazer um filme de ação com o F-39 estrelando os telões, um inimigo fictício ao norte do Brasil já tem, inclusive com Su-30, que sabe??

Jadson S. Cabral

Apesar dos pesares, com toda a raiva que estou com as ultimas notícias, tenho que admitir, o vídeo ficou muito bom. Deixa os jovens com vontade de fazer parte e é esse o propósito. Devia passar na TV, devia ser essa a propaganda oficial na TV, pq sejamos sinceros, a propaganda que passa hoje é muito ruim. Acho que cada força deveria fazer seu próprio merchandising e alternar nos comerciais da TV aberta

pangloss

Eu posso jurar que, na minha adolescência, a FAB divulgou um vídeo ENTUSIASMANTE que tinha “The final countdown”, do Europe, como trilha sonora.
Isso foi em 1988 ou 1989.
Não me recordo se o vídeo apresentava somente a Esquadrilha da Fumaça, ou se tinha também a aviação de caça.
Procurei no Google e no Youtube e não encontrei nada. Desalentador.
Será que foi um sonho?

pangloss

Obrigado, Galante!

Wellington Góes

Colocaram o “piloto” na frente de onde estaria o IRST… Por quê será?!
Rsrsrs

Rinaldo Nery

Pra esconder de vc que não terá IRST? Tá obcecado por isso, hein marreta?

Flanker

O F-39 da imagem que tu te refere, a capa do vídeo, é o 4100. E ele não tem o IRST ainda mesmo.