Su-75 e Su-57

O novo caça russo Sukhoi Checkmate teve os desenhos industriais registrados no Brasil, segundo reportagem do site Airway.

A concessão do registro pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) foi feita no dia 3 de maio em nome da JSC “Aviation Holding Company Sukhoi”.

O documento a que o Airway teve acesso traz também os autores do projeto: Mikhail Yurievich Strelets, Aleksey Sergeevich Bulatov, Denis Vladimirovich Fruktov, Mikhail Evgenievich Zhigunov e Dmitriy Vadimovich Khotilovskiy. A concessão dos direitos sob o projeto tem duração de 10 anos, a contar de 8 de janeiro de 2022.

O Checkmate, designado como Su-75, foi apresentado pela primeira vez na feira aérea internacional MAKS 2021, em Zhukovsky, nos arredores de Moscou. O novo avião é um derivado do caça Su-57 de quinta geração.

Foi informado que o novo caça monomotor é baseado em tecnologia stealth e é equipado com um compartimento interno para armamentos ar-ar e ar-superfície. O caça terá uma carga útil de mais de 7 toneladas e será capaz de atingir até seis alvos ao mesmo tempo.

Será capaz de voar a Mach 1,8 (1,8 vezes a velocidade do som) e terá um alcance operacional de 3.000 km. O novo caça deve voar em 2023 e o fabricante planeja lançar a produção em série do avião de combate a partir de 2026.

O mais recente caça da Rússia deve competir com o americano F-35A Lightning II e o sueco JAS-39 Gripen. O Checkmate incorpora os sistemas mais recentes, incluindo sua configuração de arquitetura aberta para atender aos requisitos do cliente e tecnologias exclusivas de inteligência artificial.

Cockpit do Checkmate

Subscribe
Notify of
guest

164 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pavan

Se e eficaz ou nao saberemos num futuro proximo… Mas que o bicho é bonito e imponente é !

Luiz

Pena que o Brasil não tenha uma parceria forte com os russos nos setores aeronáutico,espacial,bélico,nuclear e energético. Se tivesse feito a ums 20 anos atrás teríamos evoluído muito como uma grande potência nesses setores que a Rússia domina hj tão bem. Infelizmente esse alinhamento com os EUA so nos faz andar pra trás.

Marcos10

O problema di Brasil não são os outros, somos nós mesmos. Nem que nos aliassemos ao ET de Varginha esse país ia desenvolver alguma coisa. Ia faltar verba.

Paulo Carrano

É mais “falta de vontade política” que “falta de verba (dinheiro)”, mas o efeito é o que conhecemos!

Curiango

Medos dos Nortistas

Neto

Enquanto nossos políticos ficarem desviando $$ da merenda escolar, super faturando viaduto para investir em campanha política ou botando no bolso, negociando apoio politico por $$ em onibus escolar superfaturado, aparelhos de robótica para escola sem laboratório escolar, militar fazendo compra exorbitante em leite condensado e picanha, militar da ativa aglomerando $$ do soldo com o de “posto” político, deixando de comprar vacina em que o estado é partícipe de seu desenvolvimento para comprar através de outro país em flagrante superfaturamento … .. É a lista é grande. . Enquanto cada cidadão fizer o esforço de não pagar seus impostos… Read more »

izaias garcia

Sábias palavras, meu caro!!

Mcruel

Meu amigo.. me desculpe, mas cansei de me sentir trouxa querendo ser a única freira nesse puteiro. Vou sonegar, sim, tudo que eu puder, pois com certeza vou ter de pagar de forma privada pelo serviço que o estado deveria prestar mas não presta. Me nego a pagar duas vezes pelo mesmo serviço.

Norberto

E nos citados últimos 20 anos, tivesse aplicado no Brasil e não nos camaradas a grana toda do BNDS , poderíamos hj comprar os Sukhoi da vida à vista e aplicar na Economia: teríamos aviões russos, da EMBRAER e nenhum desemprego..

Taso

Eu ri, mas foi de desespero. Errado não está.:/

Rogério Loureiro Dhiério

Enfim um comentário sensato.

Fora da politização entre direita e esquerda.

A mais pura verdade. O problema do Brasil é o brasileiro.
Más a solução do Brasil tb somos nós.

Diego

Kkkkk tem razão

Cristiano GR

AAUUUUU AU AU AU, AUUUU O problema é a cabeça de alguns brasileiros. Alguns com preguiça de pensar, também tem nos países desenvolvidos. Alguns que não têm preguiça, gostam de pensar, mas tiveram muitas dificuldades de receber uma boa educação/formação. E alguns que têm boa formação, não têm preguiça de pensar, mas têm de trabalhar e, por isso, pensam só em enriquecer sem trabalhar. E outros, que têm a cabeça funcionando como os europeus colonizadores quiseram que todo latino tivesse, uma cabeça com mentalidade de vira-latas. Os brasileiros, por iniciativa privada, já desenvolveram muitas utilidades e tecnologias. Coisas até que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Cristiano GR
Fabio Mayer

“alinhamento com os EUA” comprando caças suecos, submarinos franceses e fragatas alemãs? Alinhamento com os EUA competindo contra eles com o KC390? Tendo adquirido tecnologia de usinas nucleares com a Alemanha?

Allan Lemos

Ora, os EUA lideram o bloco Ocidental. Mesmo o Gripen sueco carrega centenas de componentes de fabricação americana produzidos naquele país. O mesmo vale para os submarinos e fragatas.

É óbvio que seria mais interessante para os EUA se comprássemos equipamentos diretamente deles, mas se estamos comprando de seus aliados, eles também ganham indiretamente.

As forças armadas brasileiras têm sim um alinhamento com os EUA, sempre tiveram.

leonidas

Os EUA gostam muito do Brasil, o que eles não gostam é dos brasileiros… rs

marcus

Gostam da Amazônia, e principalmente da abundância de variados tipos de minérios, alguns estratégicos.
Adoram o pre-sal no litoral brasileiro.

leonidas

Exato, quem acha que o Tio San quer o mal do Brasil esta por fora… kkkkk

Cristiano de Aquino Campos

Verdade, e nem por isso e talvez por isso mesmo, não estamos melhores. Vendedor não faz a melhor promoção pró cliente cativo, ele sempre quer agradar o cliente que ainda não tem ou aquele que pode perder.

Isme

Tínhamos que ficar com os brics

Fernando

Fábio, infelizmente todos estes países que vc citou estão embaixo das asas dos EUA. Se os EUA não quiser que compre algo, estes países jamais te venderão. Só lembrando que o KC390 tem mais peças made in EUA do que made in Brazil.
Não sou radicalista e nem demagogo, mas o fato é que se vc quiser ter mais acesso a certas tecnologias, a única forma de sair do domínio americano é através de Rússia ou China, não que eles sejam menos arbitrários que EUA

Rafael P Machado

Mudar de patrão sancionados para patrão assassino não vai resolver nada.

Rodrigo Martins Ferreira

Da uma procurada o pq os indianos sairam do PAKFA…

Que este seu discurso de Revista Fórum cai por terra..

E os indianos gastam bilhões na indústria de defesa russa e nem assim eles liberaram as tecnologias que os indianos queriam, fora o aparelho ser uma p…. tb.

Andre

E lembre do que a Turquia respondeu quando a Rússia tentou empurrar o su-57 para eles: preferimos desenvolver sozinhos do que comprar isso ai….

e eles tinham acabado de “brigar” com os americanos e comprar o s400.

Cristiano de Aquino Campos

Ou cria vergonha na cara e investe de verdade em pesquisa e desenvolvimento. Nisso incluo comprar em quantidade decente o quê for desenvolvido.

ROBERT SMITH

sem intenção de ofender ninguém… típico “Samba do Criolo Doido” 🙁

Andre

Não adianta, essas putinzetes não sabem o significado de “pragmatismo”. Reduzem tudo a “os EUA são malvadões e tudo que vem de lá é ruim”.

Rogério Loureiro Dhiério

Pessoal, algum coleguinha pode explicar ao Fábio como funciona o mundo?
Ele aparentemente não entendeu.
Eu empresto o GLOBO giratório.

Jadson S. Cabral

Esse “alinhamento com os EUA” que você cita não passou de um devaneio, um sonho numa noite de verão do desgoverno que era fã do Trump. O sonho acabou quando o Biden venceu a eleição. Mas mesmo quando o Trump era presidente, esse “alinhamento” estava mais para submissão.

Silvano

Me explica uma coisa, por que aquela senhora, anunciou através de uma grande emissora de TV que o FA-18 tinha sido o eleito no FX-2, quando na verdade o escolhido da FAB foi o Gripen? isso aos 48 minutos do segundo tempo já com o povaréu nas ruas. Podes me dizer? Isso foi desespero de causa, submissão, alinhamento ou que na sua opinião? chegou a viajar aos EUA, e trocar afagos verbais com ninguém menos que Henry Kissinger, já ouviu falar e sabe o que este nome significa para determinada ideologia?

Leandro Costa

Henry Kissinger? Aquele que era o acessor do NIXON? Caraca Silvano, Pelamordedeus, pare com essas teorias da conspiração ridículas que o João Cleber tem dificuldade de passar adiante…

Cristiano de Aquino Campos

A FAB escolheu o GRIPEN por quê ele e mais barato e tão bom quanto o F-18, já o F-18 foi o escolhido pelo governo por motivo politico, acho que pelo apoio na ONU e etc. Más a espionagem fez tudo dar para trás.

Andre

Não se esqueça do bandido de 9 dedos que tinha anunciado o Rafale como vencedor…

suTerminator

Mudou para o Gripen porque os EUA estava espionando o mundo todo. Inclusive as safadezas dela rsrs

MBK

Fiquei curioso, qual espécie de safadeza?

Cristiano de Aquino Campos

Verdade, o agronegócio que o diga e o plano do Trump era levar as industrias americanas de volta para seu território, ou seja, aqui só ia ficar revendedora e empresas de serviço.

AMSS

Não! A estratégia dele era tirar as industrias da China e transferir para outros países, assim como Japão, Coreia do Sul e diversos países europeus (Alemanha inclusa) também começaram a fazer após a descoberta que o CVD saiu de uma laboratório chinês Se o Brasil fosse uma país minimamente coeso, ele teria se preparado para receber parte dessas industrias, com reformas estruturantes, melhorando o mercado, simplificando impostos e leis trabalhistas. Mas não, o Brasil ficou preocupado em fazer picuinha interna com politicagem e CPI circense, perseguindo deputado por falar merda e juiz assumindo funções do legislativo e do executivo. O… Read more »

leonidas

O Brasil perdeu uma oportunidade de ouro no início da década de 90. Naquela época um pilantra conhecido (vulgo Collor) estava empenhado em DESTRUIR nossa indústria bélica e capacidade de defesa, missão essa realizada extremos sucesso por este picareta. Mas lembro de pensar exatamente isso, milhares de técnicos altamente qualificados ficaram sem emprego e dominavam campos vitais que se contratados e levados com casa, salario e trampo aqui no Brasil nos possibilitaria tirar anos de atraso!!! Os chineses fizeram isso! Afinal como uma nação que em 89 fazia uma cópia tosca do Mig 21 (O Chengdu J 7) poderia em… Read more »

Rafael P Machado

Artigo de defesa russa tem defeitos. Pergu tem para os militares ucranianos ou para os tripulantes do AH-2 Sabre escondidos lá no sertão e que já está sendo desativado.

Cristiano de Aquino Campos

Cara os Ucranianos usam mais material Russo que ocidental. O problema dos Russos não e a qualidade do material e sim a doutrina de emprego. Se fosse diferente a Arábia saudita não estava apanhando no Iemen.

AMSS

Como? Espionagem industrial.

Vai fingir que vc não sabe disso?

Joe

Ainda bem que não tem. A Ucrânia virou um sucatao das maravilhas tecnológicas russas.

Saldanha da Gama

Há uma frase muito batida, mas vou repeti-la….
” Não há amizades entre países e sim e somente interesses…”
Temos que honrar e manter nossa soberania, nos relacionando com todos, sem por nossa independência soberana em risco….
Enéas tinha e tem razão….

Last edited 1 ano atrás by Saldanha da Gama
Henrique

Pena que o Brasil não tenha uma parceria forte com os russos nos setores aeronáutico,

Tem que dar graças por não ter isso….

Andre

A Rússia tentou empurrar a naba do su-57 para a India que recusou dizendo que ele não entregaria o que prometia. Ai tentou passar a canoa furada para a Turquia que respondeu que preferiria desenvolver sozinha a entrar nessa…

Felizmente os líderes das nossas forças armadas foram mais pragmáticos que um aluno de 5º série e compraram um avião sueco que é o que melhor atende nossas necessidades. Não ficaram com essa bobagem de “vamos nos dobrar para a Russia apenas para fazer birra contra os americanos”.

Caerthal

O quê exatamente a ìndia e a Turquia desenvolveram de tão bacana?

Marcelo M

Pena?? Não sei nem por onde começar. 1. Pós venda terrível, como o Brasil observou o pesadelo de logística que é operar equipamento russo; 2. País que vai se tornar um pária no cenário internacional, e vai ter ainda mais dificuldades em conseguir componentes para produção do caça; 3. Falta de confiança sobre as reais capacidade stealth russas; 4. Destruição da imagem das capacidades aéreas russas diante do fracasso ululante na Ucrânia.

Marcos10

Primeiro temos de ver qual a situação da economia russa depois da guerra.

Jadson S. Cabral

Saber, saber… não saberemos, mas se eu fosse chutar, diria que terão a mesma eficácia de toda a tralha russa que nós estamos vendo cair como moscas atualmente

Luiz Antonio

…..sem contar a eterna falta de peças de reposição que sucateiam mais da metade de quaisquer frotas. Parceria com russos é o mesmo que assinar contrato em branco e assumindo todos os custos.

André Macedo

Superficial, imagina colocar uns Javelin ou Panzerfaust na mão desses aqui pra ver o que acontece com armamento americano no Iêmen (se já acontece com RPG…)

André Macedo

Ou mesmo um desse aqui, armamento ocidental já toma surra de guerrilheiro há anos, obviamente não tem mídia:

https://www.youtube.com/watch?v=dbOsufGIbvQ

Andre

E mesmo assim, em 21 dias os EUA derrotaram o exército iraquiano, avançaram 800km e dominaram Bagdad. 65 dias e o poderoso exército russo ainda não conseguiu sair de Donbass, depois de perderem as batalhas de Sumy e de Kiev.

André Macedo

Não estou falando do Iraque, mas sim do Iêmen, e mesmo no Iraque não havia ninguém sancionando a coalizão (não foi só os EUA) ou armando os iraquianos.
A invasão russa sofreu muitos reveses, mas comparar com o Iraque é falta de senso.

RPiletti

Algumas munições que o Brasil vendeu para o Iraque durante os anos 80 tinham que ir com sinais e cores diferentes para eles saberem o que era cada uma, os tripulantes dos veículos não sabiam ler. Pode entregar arma laser que se não tiver treinamento e pessoal capacitado terá a mesma utilidade que um porrete…

André Macedo

Os EUA tem uma missão na Arábia Saudita especialmente pra treinar as Forças lá, a USMTM Saudi Arabia, além de vender cerca de 12,5 bilhões de dólares em armas pros caras, essa aí não cola. E identificação por cores é algo bem comum, pode ser usado por uma precaução a mais.

Andre

No Iêmen está acontecendo uma guerra de guerrilha. Comparar isso com o enfrentamento de dois exércitos profissionais em campo de batalha é falta de senso.

Você já gastou 3 ou 4 minutos para pensar, mas realmente pensar, prq que os EUA tinham o apoio de uma coalizão e do prq ninguém estava enviado armamentos de primeira linha para os iraquianos? E de prq ninguém se coligou com a Rússia nessa invasão e prq ninguém tem medo de enviar armamentos para os ucranianos?

André Macedo

E na Ucrânia tá acontecendo o que? A maioria das baixas está sendo justamente causada pela guerra irregular que os ucranianos estão travando contra os russos, tanto que a maioria dos armamentos entregues à Ucrânia são armas de pequeno porte, MANPADs, Panzerfaust e Javelin. Você não sabe nada do que tá acontecendo por lá né? E para a pergunta, a resposta é: Os EUA tem a Europa o Ocidente dispostos a fechar os olhos pras atrocidades e ajudar os americanos. Você já parou pra pensar pq os EUA inventaram que o Iraque estava fabricando armas nucleares como desculpa pra invadir… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Andre

No seu mundo de fantasias o exército ucraniano está fazendo um guerra de guerrilha com MBTs e aviões de caça? É muito esforço que vcs putinzetes têm que fazer alterando a realidade para defender o fracasso russo. E nunca se disse que o iraque tinha armas nucleares, ai está mais uma invenção sua. Tipico de quem tem que defender o indefensável. A mentira foi que o Iraque tinha armas químicas, como as usadas contra os curdos na década de 1990. Se os EUA tem a Europa e o ocidente dispostos a fechar os olhos, prq a Rússia e a China… Read more »

André Macedo

1- Sim, o que a Ucrânia está fazendo é um misto de guerra irregular e regular, isso é o que qualquer um que saiba o mínimo sobre o assunto pode enxergar. 2- Havia sim a acusação e suspeita de armas nucleares, os americanos inventaram tudo pra poder invadir o país, além das armas químicas, inclusive na época a conselheira de segurança nacional dos EUA, Condoleeza Rice, disse à CNN: “We don’t want the smoking gun (of Iraq’s weapons of mass destruction or WMD) to be a mushroom cloud.”  O secretário de imprensa da época, Ari Fleischer, também declarou: “I can… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
André Macedo

Inclusive chefe da inteligência ucraniana, Gen. Kyrylo Budanov, declarou no mês passado: “A temporada de guerrilha total ucraniana vai começar em breve.”
Estude, ESTUDE.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Caerthal

Essa sua comparação é bastante descabida.

suTerminator

Ficou sem resposta né?

suTerminator

EUA e trocentos países juntos.

Cristiano de Aquino Campos

Lembrar que a Ucrânia usa muito material Russo também. E eles não reclamam.

leonidas

Verdade!
Adoraria ver ele voando…

Carlos Campos

eu acho feio

Andre

Pelo histórico recente, saberemos em um futuro bem no futuro.

Farroupilha

A FAB precisa adquirir de prateleira, para ontem, pelo menos meia dúzia de caças furtivos…
Para contrapor qualquer primeira tentativa de agressão de algum dos possíveis inimigos, que são todos do Hemisfério Norte.
Assim, com mais 40 Gripens no estado da arte, zero balas, a FAB passaria a ter uma dissuasão realmente contemporânea e de respeito.

Meia dúzia de furtivos é só o que desejo.

Felipe Morais

Por que “pra ontem”?

O que está tão iminente assim no horizonte que force a FAB a sair do planejamento do Gripen e das várias outras prioridades da FAB pra comprar um 5º geração de prateleira?

Cristiano de Aquino Campos

Sem a Rússia abastecendo a Europa eles vão olhar para outros lugares em que possam ter controle sobre as coisas. Não temos forças convencionais fortes e nem um ogiva nuclear sequer.

Marcos10

Caça furtivo só existe dos americanos marvado.

Jadson S. Cabral

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o tanto de K que tem aqui ainda não refletem a risada que eu dei desse seu comentário. Como dizemos aqui em Sergipe, foi uma gaitada

Farroupilha

K! Basta apenas um k para sua falta de argumentos.

Luiz Antonio

Sei, e os agressores viriam com F-5’s, Phantons, etc, sem misseis BVR, sem mais nada. Amigo, é apenas os EUA colocarem um PA a 100 milhas da costa que o poder aéreo desse barquinho seria pelo menos duas vezes superior aos meio aéreos disponíveis na FAB, EB e MB juntos. com ou sem “mais 40 Gripens”. Acorde brother. Ninguem chegaria nem perto do tal barquinho, muito menos se opor a uma força atacante no estado da arte e com disponibilidade muito superior.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Rafael P Machado

Os Estados Unidos não são nossos inimigos. Deixa de delírios.

Luiz Antonio

Ainda bem que não são, pelo menos entendo assim. Meu comentário se referiu aos “inimigos todos do hemisfério norte”. Aliás, apenas para lembrar que um certo capitão, inquilino do Planalto, declarou algo como “pólvora” em relação aos EUA também. Melhor ficar atento aos comentários e às notícias para não fazer confusões.

Farroupilha

Um super PA nuclear a 100 milhas da costa? Só por esta sugestão já se percebe que vc não sabe nada sobre doutrina de uso de NAEs. Um único casco transportando mais de 5000 tripulantes e aeronaves caríssimas. Ainda mais operando num vasto oceano e não num mar fechado. Ainda mais operando contra uma nação que possui ótimos submarinistas e submarinos modernos e operativos. Que possui Força Aérea, pequena, mas operativa e muito bem treinada. Que possui arsenal de mísseis antinavio. Que possui torpedos no estado da arte. – Estude, e muito, antes de vir passar vergonha ao mostrar zero… Read more »

Luiz Antonio

Esta falando de quem? de Israel? Ou fumou erva vencida?

Rafael P Machado

Quais possíveis inimigos do hemisfério norte podem nos atacar? Os cubanos? Os nicaraguenses? Os norte-coreanos? Os vietnamitas?

Luiz Antonio

Os incas venusianos e todos que estão acima do Equador. Bastam interesses, nada mais. Lembre-se das Malvinas. Independente de valor, pelos acordos os EUA deveriam apoiar a Argentina, porém……

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Varg

A Argentina foi a nação agressora…

Cristiano de Aquino Campos

História, nada como a história para nos ensinar. Os EUA apoiaram todos os países do continente americano a serem independentes das potencias europeias e repúblicas. Nenhum pais do continente deveria pretencer a paises de fora, exceto a Franca e Inglaterra

737-800RJ

Não acho que seremos atacados a curto ou médio prazo por nenhuma potência militar, mas já que você perguntou: Rússia, China, Estados Unidos, uma Força Tarefa da OTAN…
Acho que a gente tem que manter relações com franceses, americanos, alemães, ingleses, italianos, russos, chineses… Tudo dentro dos nossos interesses. Mas não confio em ninguém!
Temos que estar sempre minimamente prontos pra dissuadir cenários desse naipe.

Farroupilha

Bem vc deve ser um garotinho, para fazer uma pergunta ingênua e debochada.
Há 81 anos atrás veio um submarino alemão afundar nossos navios mercantes (com mercadorias e passageiros) em nossas costas. E depois, há cerca de 60 anos foi a vez dos franceses virem nos afrontar…
Não meu garotinho, não serão países vizinhos, terceiro mundistas, que atacarão o Brasil.
Como é difícil para essas crianças comentaristas enxergarem um pouco além do palito de pirulito em suas bocas. E isso que o palito ainda é mais comprido que as chupetas que elas adoram chupar o dia todo.

Alessandro

Rafael P. Machado

Desses países citado por vc o que eu tenho mais medo é dos cubanos, são muito eficiente quando se trata de destruir um país sem dar um tiro.

Oferecem charutos e levam o dinheiro do contribuinte do país local através de programas de FACHADA, e pra piorar não enviam a carga.

A eficiência deles é tão grande que nem precisam enviar infiltrados cubanos pra cá, já tem políticos brasileiros aos montes fazendo o serviço pra eles.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
André Macedo

Kkkkkkkk Cuba embargada ainda tem um IDH melhor que o do Brasil, se isso é “destruir” eu já entendi pq você apoia o desgoverno atual e fala tantas besteiras, já que nunca pegou num livro de História na vida. “A maioria dos cubanos apoia Castro… Não há oposição política efetiva (…) A única maneira possível de fazer o governo perder o apoio interno é provocando decepção e desânimo por meio de insatisfação e dificuldades econômicas (…) Todos os meios possíveis devem ser usados ​​imediatamente para enfraquecer o vida econômica (…) negando a Cuba fundos e suprimentos para reduzir os salários… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Alessandro

A velha briga contra a realidade, eu não posso competir contra isso.

Você está certo André, recomendo você ir morar lá e passar o resto de sua vida nessa maravilhosa ilha.

Vai na fé irmão.

André Macedo

A sua briga contra a realidade é para não aceitar que existem pessoas nesse país aqui que vivem pior que na “maravilhosa ilha”, e graças ao desgoverno que você elegeu os itens básicos estão caríssimos, enquanto o poder de compra do brasileiro só cai, e isso sem embargo nenhum. O Brasil tem 120 milhões de pessoas em insegurança alimentar e outras 20 milhões com fome crônica, isso dá quantas vezes a população de Cuba mesmo? Em tempo: Já que é obrigatório ir morar em todo país que é melhor que o Brasil, o que você ainda faz aqui? Talvez uma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Alessandro

O problema é explicar isso para os cubanos refugiados aqui no Brasil e mundão afora.

Haja livro de história, de estatísticas e principalmente saliva pra convence-los que lá é melhor do que aqui.

ESTATÍSTICAS nunca irá vencer a PRÁTICA da realidade!

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
André Macedo

Estatísticas SÃO a realidade, pode tentar espernear contra o 2, mas ele sempre vai ser um 2, se precisa de mais clarificação volte ao texto que mandei sobre o secretário americano abertamente falando sobre causar fome e desespero com os embargos.

A parte legal é que tudo o que citei são fatos, então você não tem opção a não ser fazer birra.

Alessandro

Estatísticas são números, assim como o 2 que vc usou como exemplo isso é um fato inegável, mas números poder ser MANIPULADOS a bel prazer da pessoa, já a VIDA REAL não. Por isso eu convidei vc a morar lá em Cuba pra sentir a REALIDADE dos cubanos e testar na prática essas estatísticas. Mas de qualquer forma já que parece que vc não quer sair do campo teórico e insiste ficar nas estatísticas, faço outro convite pra vc, faça algum tipo de mestrado acadêmico explicando o seu ponto de vista dos motivos de um país como Cuba ter dados… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
André Macedo

Ou melhor: Você faz um trabalho acadêmico mostrando onde está a mentira e a conspiração mundial, já que aparentemente a ONU favorece Cuba e mente sobre os dados da ilha (com a Venezuela, por outro lado, não manipulou a inflação de 681%, a conspiração só favorece Cuba, vamos com calma). “Números manipulados” kkkkkkkk essa é sua carta na manga? Bem previsível vindo de vocês. Talvez pergunte na Casa Branca o pq deles sufocarem economicamente uma ilha com menos habitantes que a cidade de São Paulo e bloquearem até a entrada de insumos médicos, afinal, como eu citei acima e você… Read more »

Alessandro

André Macedo

Saí de Nárnia e volta pra Terra, para de “enrolation” e explica o FATO de Cuba ter dados melhores que o Brasil e mesmo assim vemos tantos refugiados FUGINDO de lá pedindo exílio em outros países, e não o contrário, é só isso que vc precisa explicar.

Na boa irmão, foi vc que veio com esse papo furado todo, a minha conversa nem era com você, se não consegue explicar uma coisa tão simples melhor nem responder mais, pq vou ficar repetindo a mesma pergunta.

Pq Cuba tem tantos EXILADOS mundo afora com IDH melhor que do Brasil??

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
André Macedo

Será que eu preciso desenhar? Eu literalmente respondi isso kkkkkkk
“Os EUA querem causar fome e desespero na ilha, e estão cumprindo a agenda deles, já que a maioria dos refugiados de Cuba alegam que saíram da ilha por razões econômicas, assim como falta de suprimentos e medicamentos (tudo planejado, novamente).”

Alessandro

Então é os EUA que está causando a fome e falta de suprimentos na ilha pra cumprir sua agenda contra os habitantes cubanos, pra depois os americanos alegarem que eles saíram da ilha por falta de recursos?

Só confirma se é isso mesmo pra mim saber se eu compreendi corretamente a sua resposta.

André Macedo

Não fui eu que disse amigão, leia o memorando do secretário de Estado americano e vai ver tudo isso, é literalmente os EUA “confessando” num documento OFICIAL, e você continua ignorando convenientemente, assim é fácil, vou escolher os argumentos a dedo e ignorar os que não consigo rebater.
A agenda dos EUA é desestabilizar o regime, causar fome e crise econômica para o povo se revoltar e derrubar o governo, como dito acima, não necessariamente envolve eles saírem da ilha ou não.

Alessandro

Que os EUA desestabiliza países é um FATO, fazem com vários países no mundo até hoje, se Cuba fosse um caso exclusivo eu parava por aqui. O problema desse relatório de 1960 é que os EUA não embargou alimentos e remédios para Cuba, e a América latina, Rússia, China e vários outros países da Europa e Ásia mantiveram o comércio com eles. Ficar se escondendo atrás desse relatório não responde a minha pergunta, pois fome e miséria existe até hoje no Brasil, mas nem por isso temos filas de exilados fugindo para países com estatísticas inferiores a nossa. Esse relatório… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
André Macedo

Kkkkkkkkkkk mas eu nunca disse que os EUA conseguiram, pelo contrário, eu deixei claro que Cuba embargada tem indicadores sociais melhores que o Brasil, mas é inegável, no entanto, que o embargo tem um efeito devastador naquele país.
Na questão do comércio, até os próprios EUA negociam com Cuba, o embargo não é absoluto e muitos países comercializam com eles “respeitando” o embargo, então isso também não é argumento.
No inal, a resposta continua a mesma, sua interpretação que é deficiente.

Alessandro

“Kkkkkkkkkkk mas eu nunca disse que os EUA conseguiram, pelo contrário, eu deixei claro que Cuba embargada tem indicadores sociais melhores que o Brasil, mas é inegável, no entanto, que o embargo tem um efeito devastador naquele país.“ Isso explica talvez a minha “deficiência de interpretação”, vc se contradiz no mesmo parágrafo, decida-se, ou tiveram sucesso no embargo e devastaram o país, ou fracassaram, as duas não dá né? Você não passa de um SOFISTA bem juvenil, mas tudo bem você não quer responder uma simples pergunta, vou respeitar sua COVARDIA, mas vai ter que conviver com essa REALIDADE: Cuba… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
André Macedo

Kkkkkkkk eu não me contradisse em nada, Cuba tem um governo estável e bons indicadores sociais, então o objetivo dos EUA de desestabilizar o país não foi alcançado, mas isso não quer dizer que o embargo não cause problemas econômicos e sociais, e a maioria dos que saem de lá o fazem por esses problemas, como desabastecimento de produtos e insumos médicos. Eu já respondi a pergunta umas 3 vezes, mas sua interpretação deficiente não te permite compreender, “curupaco, exilados, curupaco”. Tem certeza que um Cubano sairia de lá pra vir morar numa favela no Brasil? Ou numa palafita do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Andre

Não adianta querer que putinzete utilize fatos reais em seus argumentos. Esse alucinado disse que os EUA acusaram o iraque de fabricar armas nucleares.

Vive em uma realidade paralela ao custo de muito cogumelo.

Alessandro

Andre, mas a acusação por parte dos EUA contra o Iraque aconteceu rsrs..

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Joe

Tu acha que essa tranqueira russa é furtiva mesmo? Pergunte aos indianos kkk

Rodrigo Martins Ferreira

Se você tem medo de uma invasão americana..

Vai comprar avião furtivo de onde ?

Da Rússia ? Da China..

O russo, os indianos já deram o toque que não é grande coisa..

O chinês ainda precisa ser testado.

Antes de comprar uma plataforma nova é melhor comprar muitas armas para as que temos hoje.

Andre

os chineses não estão a venda.

Rodrigo Martins Ferreira

Na China tudo se vende

Andre

A China não é a mesma de 40 anos atrás.

Farroupilha

Rodrigo não falei em comprar este da materia.
Quanto aos americanos lutamos lado a lado etc………. Não são eles.
6 F-35 de prateleira ficariam muito bem na FAB.

Andre

Se os inimigos são todos do hemisfério norte, quem vai vender os caças furtivos??

O único que está a venda é o F35.

A não ser que você vive em uma realidade paralela e na sua realidade diversos países do hemisfério sul têm aviões furtivos para vender…

Farroupilha

Teu raciocínio é mais raso que as tais realidades que imaginas existir.
Não conseguiu nem entender o básico comentário que lá acima deixei.
Vai lá se concentra, lê com atenção, e tenta contrapor com um bom argumento.

Andre

Pelo visto ninguém entendeu a abobrinha que vc escreveu.

Caerthal

Quem exatamente está nos ameaçando com caças furtivos? Quantos caças furtivos a França dispõe?

Caerthal

Quem defende grande investimento em tecnologia de ponta está torpedeando a indústria nacional sem perceber.

Maurício.

Eu já achava difícil os russos colocarem esse caça em operação até 2026, imagina agora que a Rússia está nessa guerra, essa data é quase que impossível.

Luiz

A indústria aeronáutica russa é vasta e esta se atualizando com novas instalações muito modernas pra produção de aviões civis e militares. Eles tão fazendo o dever de casa assim como os chineses. Estão investindo muito na indústria de componentes eletrônicos pra não depender de componentes externos.

Lucas Lopes

Europa e o rua dependia dos de várias ligas metálicas que a Rússia importava agr com as sanções a Rússia proibiu a venda se lascaram junto

Andre

É vasta? Estão fazendo o dever de casa?

12 anos do primeiro voo do su-57 e 3 foram entregues.

Moisés

A estrutura do Su-75 é bem semelhante as primeiras imagens do possível novo drone de combate que pode ser desenvolvido pela Embraer.

Cesar Augusto

Moisés reparei o mesmo…

Barak MX para o Brasil

Wow uma coincidência.

kelson

A meu ver, parece MUITO avião para pouco motor (especialmente quando é visto ao lado do Su-57). É possível que estejam a desenvolver uma unidade motriz nova mas tendo em conta a situação na Ucrânia, não acredito que esteja a entrar em produção nos próximos dez anos (assumindo o cronograma do Su-57 que já sofreu vários atrasos).
Atenção que não é uma critica ás capacidades da Russia, o F-35 demorou décadas a ser desenvolvido e ainda não está “pronto”.

Luís Henrique

É o mesmo motor em desenvolvimento para o SU-57. Ou seja, o Izdeliye 30 (motor de segundo estágio). É um motor de 5a geração. Algumas fontes indicam que terá 17.500 à 19.500 kg/F. Outras fontes indicam que será mais potente que qualquer motor concorrente (o F135 motor do F-35 proudz potência máxima de 43.000 Libras/F ou seja, cerca de 19.500 kg/F) então o motor russo terá que ter MAIS que 19.500 kg/F. Entre detalhes divulgados sobre o motor: um sistema de ignição de plasma que não necessita de oxigênio. Assinatura térmica e radar bem menor do que a geração anterior.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Andre

O “novo” motor era prometido para 2017. Se passaram 5 anos e ainda está em desenvolvimento….

https://www.aereo.jor.br/2017/09/29/como-novo-motor-caca-sukhoi-su-57-sera-capaz-de-supercruzeiro/

Luís Henrique

Andre, a matéria diz que o 1o voo ocorreria em 2017 e de fato ocorreu em dezembro de 2017. Mas foi o inicio dos voos de teste.
Devem estar melhorando mais o motor e garantindo a segurança de uso e capacidade para produção em massa.
Acredito que só daqui uns 5 anos este motor deverá entrar em operação. Mais ou menos na mesma época que o Checkmate deverá estar saindo do forno.

Kelson

Com essa performance, fica um caça de primeiro nível. Obrigado pela informação.

Joe Leite

Agora vai…
Depois dos devaneios autoritários de Putin ferir de morte 20 anos de recuperação econômica e respeito militar, comprar esse projeto russo super futurista (super pelo fato desse futuro nunca chegar) é o mesmo que comprar uma casa pegando fogo…

Andre

É o mesmo que comprar um terreno na Lua….

Cicero

É bem incomum esse tipo de registro, porque isto pode limitar empresas nacionais a utilizar soluções semelhantes que estejam protegidas por essas patentes. Alguém tem acesso ao site do INPI e dizer o que está protegido? Uma guerra de uso de patentes pode ser bem dura e inviabilizar até mesmo o produto.

Casemiro

Não é a patente. É o registro de desenho industrial.

Silvano

Compreendo a preocupação de alguns sobre mais diversidade de meios e mais parcerias com outros países, fora EUA e UE, também sou totalmente favorável a essa ideia, o nome disso não é apenas segurança, se chama também soberania, e a diversificação de nossas alianças com outros países, seja do ponto de vista comercial ou em defesa, é condição sine qua non neste sentido. Aqui só nos resta Rússia e China, os malvados do momento. Na verdade, independente de alianças ou não, nunca estaremos totalmente seguros, e a ÚNICA forma de sermos respeitados e não sermos alvo de ameaças de toda… Read more »

Renato de Mello Machado

Hoje os caças com esse negócio de serem stealth não tem a mesma beleza de antes.Sempre gostei mais da era fim da Segunda Guerra e o começo da era a jato.Mas esse  Checkmate gostei dele desde a primeira vez que vi.

Wagner Figueiredo

Pessoal boa noite..sou fascinado pela aviação militar..e no momento estou de mudança e tenho mais de 100 revistas de artigos sobre o assunto. Gostaria de saber se alguém aqui gostaria de ficar com elas, eu faço questão de entregar sem custo algum aqui na cidade de São Paulo onde resido. Não queria jogar no lixo, pois coleciono desde 1999, fico no aguardo, só responder e levo. As revistas são ( asas, tecnologia e defesa, poder aéreo e forças de defesa, a mesa dessa site)
Peço desculpas ao Alexandre por esse anúncio.

Silvano

Qual seu bairro? metrô?

Wagner Figueiredo

Moro na leste..perto do Tatuapé/ analia franco…mas no momento tô na zona norte na casa da namorada…casa verde

Antonio Ribeiro

Opa, quero. Como faço pra pegar?

Wagner Figueiredo

Me chamem no e-mail..lá passo o whatsapp…aí se quiserem se juntar e dividir..pq são muitas..rsrs….
jwagnersf@hotmail.com

Silvano

Irmão, tô brincando, moro na zona sul, perto do centro empresarial Itaú, mas não tenho espaço, seria melhor talvez procurar um colecionador que possa guardar esse material com carinho, para se ter uma ideia, eu tenho dois carros, e um deles estou usando para guardar caixas de livros, na mala e banco traseiro. Já tive muitas edições de Guerra na Paz e todas as edições da Guia de Armas de Guerra, uma edição dessa revista certa vez tratou de um grupo de Especial Force composto por 12 sargentos e um oficial que os comandava, treinavam outros exércitos e forças irregulares… Read more »

Wagner Figueiredo

Sem problemas..mundo pequeno..tava hj pela manhã aí na Eng. Armando de arruda..kkkk…de boa… esperando o Antônio me chamar. Fui

Antonio Ribeiro

Opa Wagner mandei um e-mail… eu toniribeiro1996@gmail.com. Mandei e-mail ontem

Caerthal

Conceito interessante. Por ser monomotor tem que ter um motor extremamente confiável.

Carlos Campos

Uma oportunidade, coloca os aviônicos do Gripen nele, se bem que eu prefiro o J35

Fábio

Do jeito que andam as coisas vai ficar só nos desenhos… não conseguem produzir nem 10 unidades.

Varg

Que passe bem longe das cores e cocares da FAB… Que por ora mantenham só o compromisso com o Gripen e quiçá futuramente em algum projeto europeu de quinta ou sexta geração para depois de 2030.

Leandro Costa

Avião de papel registrado em papel. Tá tudo nos conformes… Isso aí é aposta na eleição de um cara com nove dedos. Ou até mesmo a manutenção do atual. Seis por meia dúzia…

Shiber

Incrivel semelhanca com o F35…. Estranho…🤔🤔

Alessandro

“O novo caça deve voar em 2023 e o fabricante planeja lançar a produção em série do avião de combate a partir de 2026”

Aham…. confia!

Andreo Tomaz

O Su-57 é muito bonito…agora esse “checkmate” com essa entrada de ar ficou bem feio. Enfim…mas o que importa mais é se o avião é eficaz para o que se propõe. 

Rodrigo Martins Ferreira

Não adianta nada desenvolverem aviões modernos e na hora de usar, ser com bombas burras e foguetes não guiados..

Augusto

Isso e verdade.

carlos alberto soares

WAD ?

Barbosa2004br

Russos, Americanos, Franceses, … Ja bastante sobre esta novela do FX2, e até aonde entedi os Suecos são de fato a melhor opção, a questão é que no Brasil, infelizmente, é comum projetos de defesa serem descontinuados, sempre com a desculpa de falta de verba. Os caças Gripen é execelente plataforma para im país que não tem ambições expansionistas de controle e dominio geopolítico, mas seria bem interessante se, a partir do que ja temos com os Suecos, transferência de tecnologia associada as capacidades da Embraer, ITA e Universidades o governo ja pensasse em um passo mais adiante, desenvolver sua… Read more »

Denis

Quero ver quantas unidades desse avião eles vão conseguir construir, com esse embargo de componentes.

Wellington

Irá impulsionar em muito a nossa indústria aeronáutica que já é uma das melhores do mundo, além de nos colocar na vanguarda, por se tratar de uma super aeronave de quinta geração.

Marco Venâncio

Você não tem a mínima ideia do que está escrevendo.

Andre

Será um forte concorrente para o Qaher F-313 já que devem entrar em operação no mesmo período.

Enquanto a parceria China-Paquistão produziu um bom avião de 4ª geração, a parceria Russia-Irã tem produzidos ótimos bolinhos fritos, recheados com creme (ou doce de leite) e passado no açúcar.

Farroupilha

Nível técnico e de argumentos caiu muito… invasão de aborrescentes. É a desconstrução e enfraquecimento cultural por toda parte. – Sequer se aperceberam da jogada da Sukhoi na terra da Embraer, que para qualquer futuro projeto de caça de 5º ou 6ºG que ela se associar ou tentar criar, vai precisar pagar pelo uso de certas tecnologias já devidamente registradas. Sukhoi espertinha em terras tupiniquins. Se o caça SU-75 ainda vai ser realmente produzido isto nem é o fator decisivo aqui. – Ou seja, só comentários muito rasos por toda a Trilogia, desde que antigos comentaristas com vivência na área… Read more »

Argos

Acredito que muitos saíram por conta de brigas e discussões sem propósito como a que foi travada por vc e outro comentarista em um tópico anterior… Cada um opina e respeita a opinião do outro sem querer se mostrar superior. Uns vêm aqui para ensinar, outros para aprender, vida que segue… Um abraço

Sérgio Luís

O problema esta no pós vendas!
Não existe!

Uanderson Oliveira

Seria interessante uma parceria da Sukhoi com a Embraer para oferecer o SU 75 Checkmate, a FAB, daqui a alguns anos.
É muito importante para a nossa soberania, que a FAB possua um caça furtivo.

Nilton L Junior

Esse conceito jah deveria ter sido adotado no Su-57.

Henrique

A gente nem sabe se sai do papel, por q os últimos sukhoy só no papel, pois quase nem estão em operação

Walter

não gostei do modelo, parece uma pipa mal feita acho que só tem aparência

elias

nao entendi,, alguem pode explicar melhor?