Cooperação liderada pela Eve publica Conceito de Operações de mobilidade aérea urbana do Rio de Janeiro

15

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2022 – A Eve UAM, LLC (“Eve”), uma empresa da Embraer S.A. (“Embraer”), publicou hoje o Conceito de Operações (CONOPS) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM na sigla em inglês) no Rio de Janeiro. O documento é pioneiro no Brasil, incluindo dados e análises que abrangem a visão, os pontos de atenção e as necessidades operacionais do eVTOL (do inglês, electric vertical take-off and landing), da jornada do usuário e de serviços e suporte.

O conceito foi desenvolvido por meio de uma cooperação inédita com onze parceiros estratégicos e entidades governamentais, incluindo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), EDP Brasil, Helisul, Skyports, Flapper, RIOgaleão, Universal Aviation, ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), além do Beacon, plataforma que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica, e da Atech, responsável pelo controle e gestão de tráfego aéreo (civil e militar), ambas empresas do Grupo Embraer.

“Todos os participantes deste grupo de trabalho desempenham papeis fundamentais na evolução da mobilidade aérea urbana. Portanto, este documento, concebido de forma colaborativa, traz um melhor entendimento das características e desafios desta modalidade de transporte e informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável”, disse Luiz Mauad, Vice-presidente de Serviços e Operações de Frota da Eve.

A concepção deste CONOPS contou com estudos sobre os aspectos que impactam o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana, grupos de discussão envolvendo os principais pilares para seu desenvolvimento, além de um período de operações de voo realizadas em novembro de 2021, conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim — RIOgaleão, simulando o ecossistema de UAM com a utilização de um helicóptero. A comunidade também participou dessa simulação por meio da compra de passagens com preços acessíveis, em um dos seis voos diários realizados ao longo de 30 dias. Os dados e informações extraídos desta simulação irão contribuir para a definição das características e necessidades para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana não só no Rio de Janeiro, mas também em outros lugares, criando plano de Mobilidade Aérea Urbana para qualquer cidade.

O CONOPS ficará disponível no site da Eve para acesso de toda a comunidade com o objetivo de apresentar a visão para um ecossistema de UAM, que permitirá uma nova forma de transporte acessível, segura e sustentável. Essa visão agrega e incentiva a todos os responsáveis por este ecossistema a evoluir juntos, trazendo direcionamentos para que a indústria, pessoas, órgãos reguladores e entidades civis e governamentais estejam preparados para investir, desenvolver e integrar essa nova modalidade de transporte.

O conceito estará em constante estudo e evolução e, portanto, caso tenha quaisquer sugestões ou comentários, favor enviar mensagem para Contact@EveAirMobility.com.

Leia o CONOPS do Rio de Janeiro clicando aqui.

Siga Eve e Embraer no Twitter @Eveairmobility e @Embraer.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de start-up, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a Embraer

Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Luis

O conceito de operações para o Rio de Janeiro vai ter que levar em consideração blindar as aeronaves.

Silvano

Este T.O. requer também aqueles casulos lançadores quádruplos de foguetes 70 mm Avibras. Dois de cada lado.

Sensato

Quando li o texto, já sabia que ia encontrar algum Zé Graça nos comentários.

Rafael Cordeiro

Alguém saberia informar o valor que foi cobrado por essas “passagens com preços acessíveis”?

Marcos10

R$99,00

Jadson S. Cabral

Não. R$99,90, sem bagagem

Rafael Cordeiro

Realmente um preço acessível, interessante até pra quem tem curiosidade em voar de helicóptero.

Aos que responderam, muito obrigado…

Adriano RA

A Eve precisa agora deixa um pouco de lado as publicações bonitas, a publicidade e apresentar um protótipo do eVTOL.

Marcos10

Protótipo em escala já existe e já está voando.

Jadson S. Cabral

Calma. Tudo no seu tempo

Claudio Moreno

Primeira foto artística me fez lembrar do filme Blade Runner de 1982!
Ficou linda a imagem ilustrativa.

Sgtº Moreno

737-800RJ

Rapaz, o futuro já é presente entre nós… Se as mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos 20 anos já foram absurdas e tiveram grande impacto no comportamento e nas relações sociais da humanidade, imagine o que farão as inovações dos próximos 20!

Joe

Mobilidade urbana é tudo o que o Rio de Janeiro não possui.

Sensato

Fala bobagem não. Tem transporte público pra qualquer canto da cidade. Vai pra boa parte das capitais e a maioria das cidades de interior e revisa esse conceito.

Jadson S. Cabral

O futuro chegou e ele começa no Brasil. Eu mal posso esperar pra ver essas belezinhas voando, depois de serem certificadas e começando a serem usadas ao redor do mundo, inclusive aqui, com o mundo sabendo que foi o Brasil que fez. Cara… a Embraer já é conhecida e respeitada, sobretudo lá fora, mas depois disso… se tudo der certo mesmo e dará… vai ser um milestone. O Brasil, que sempre foi conhecido pelas fontes renováveis de energia, O Brasil da Rio-92, das promessas de proteção ao meio ambiente… vai ser um salto. É o marketing perfeito, justamente quando o… Read more »