Estudo desenvolve tipo de inteligência artificial para simuladores de combates de alta fidelidade, adaptável a VANTs para combates reais

Um estudo realizado por Oficiais do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), foi publicado por meio de um artigo científico na revista norte-americana IEEE Access, periódico de excelência na área de Engenharia.

O artigo “Otimização da Formação Tática de Veículos Aéreos Não Tripulados em Jogos de Guerra (do inglês, Optimization of Unmanned Air Vehicle Tactical Formation in War Games), foi desenvolvido juntamente com pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e com professores da Academia de Defesa Holandesa (NLDA).

O trabalho cria uma metodologia de uso de inteligência computacional que otimiza a posição tática de um enxame de drones ou Veículos Aéreo Não Tripulados (VANTs) em combates do tipo BVR (do inglês, Beyond Visual Range). Publicado em fevereiro em fevereiro deste ano, foi produzido pelo Tenente-Coronel Aviador Geraldo Mulato de Lima Filho e pelo Major Aviador André Rossi Kuroswiski, doutorandos do PPGAO, pelo Professor Doutor Angelo Passaro e pelo Professor Doutor Felipe Leonardo Lôbo Medeiros, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA, e ainda contou com a participação dos Professores Doutores Mark Voskuijl e Herman Monsuur, ambos da NLDA.

Nas simulações e otimizações do estudo, foram utilizados o ASA (Ambiente de Simulação Aeroespacial) e o LOF (LEV optimization framework) ambos desenvolvidos no IEAv. O estudo obteve internacionalização acadêmica, a fim de buscar uma análise do ponto de vista de jogos de guerra com pesquisadores de renome mundial nessa área.

O Tenente Coronel Lima Filho, primeiro autor do artigo ressaltou que o trabalho vai ao encontro da Concepção Estratégica da Força Aérea 100 (DCA 11-45). “É fundamental desenvolver os sistemas de capacitação operacional das equipagens, ou seja, aperfeiçoar os mecanismos de aprendizado e reforço, por meio de novos dispositivos de absorção e de transmissão do conhecimento como simulação, realidade virtual, etc”, destacou.

Ele reforça ainda que o uso de simuladores e exercícios operacionais simulados devem ser massivamente praticados com tecnologias atualizadas que preparem o combatente para o emprego da força. “Alia-se a isso o fato de que o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) para simuladores e aeronaves de combate é o estado de arte na ciência, sendo um conhecimento disruptivo. E é de suma importância que tal tecnologia esteja sendo desenvolvida pela FAB, pois, quando vendida por qualquer empresa, ela vem como uma caixa preta, sem acesso aos parâmetros de funções do modelo computacional utilizados, não sendo possível avaliar a adequação dos parâmetros para caso de aplicações operacionais da Força”, afirmou.

O atual Coordenador de Área de Análise Operacional e Engenharia Logística (AO-EL) do PPGAO, Tenente-Coronel Aviador Sérgio Rebouças, complementou afirmando que o trabalho do Tenente-Coronel Lima Filho faz parte do projeto de reestruturação interna do PPGAO. “Estamos investindo na aproximação entre as áreas Acadêmica e Operacional. Uma pesquisa científica que possa efetivamente contribuir com a área operacional só acontece quando existe um equilíbrio entre a bagagem operacional e a acadêmica do pesquisador”, disse.

Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui.

Sobre o PPGAO

Criado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o PPGAO tem por objetivo promover, nos programas de Pós-Graduação do ITA, a formação de militares para o exercício de atividades de análise, avaliação, pesquisa e desenvolvimento, por meio da geração e domínio do conhecimento aplicado ao setor operacional de Defesa, especialmente da Força Aérea Brasileira (FAB).

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Sávio Craveiro Bueno

Educação – Ciência – Tecnologia

Esse tripé é o essencial para o desenvolvimento de qualquer nação.

Luiz Guilherme

Estamos lascados então.

André Sávio Craveiro Bueno

Sem dúvida e por vários motivos. Apenas considerando a educação básica penso que o principal problema é o declínio da “qualidade de educação” que as famílias transmitem a suas filhas e filhos. Se uma criança ou adolescente não sabe se comportar em sala de aula, mostrando respeito por quem leciona, e não tem interesse no aprendizado, não há investimento público que resolva e nem o(a) mais capaz docente resolverá o problema. Isso vem de longa data e não é nada simples. Transformou-se num ciclo vicioso.

Nelson Junior

A tempos não via tanta coerência e verdade em um comentário, parabéns !

André Sávio Craveiro Bueno

Obrigado Nelson. Tenho várias e vários docentes e ex-docentes na família, além de amigas e amigos, o que me faz testemunha direta das dificuldades.

AMX

“várias e vários”…

Last edited 1 ano atrás by AMX
Allan Lemos

A culpa não é das famílias e muito menos dos filhos, além da óbvia falta de estrutura, o problema é do péssimo método de ensino. No Brasil, o “aprendizado” é reduzido a uma questão de “decoreba”. Ou seja, você decora algo, como uma fórmula de física, pode até tirar uma boa nota na prova, mas se esquece do que “aprendeu” na semana seguinte.

Ou seja, a maioria nunca aprende realmente, não é à toa que chegam ao ensino superior como analfabetos funcionais.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo que há problemas e muito a ser melhorado. Mas se as crianças e adolescentes não possuem o mínimo interesse em adotar uma postura de aprendizagem, não haverá método, instrumentos e docentes que revertam esta postura. E se possuem esta postura é por conta do meio que as moldou. Porém a questão é imensamente complexa e envolve cultura, exclusão, economia e oportunidades iguais.

Last edited 1 ano atrás by André Sávio Craveiro Bueno
André Macedo

Como você mesmo disse: São CRIANÇAS e ADOLESCENTES, um comentário extremamente elitista, como se a criança vir de uma família desestruturada estivesse automaticamente “condenada”, além de aplicar uma lógica de adulto a um ser humano em formação (um erro enorme do ponto de vista pedagógico e psicológico). A escola (pública, especialmente) deve ofertar mais do que ensinar 2+2, deve contar com acompanhamento psicológico e afins.
E sim, há métodos e instrumentos para isso.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Rodrigo-brasileiro

Falar a verdade é ser elitista ? E sim o André Sávio está ta correto na maior parte. Uma criança em um ambiente desestruturado não está condenada a ser um degenerado ou algo do tipo! A escola é responsável pelo ensino, português, matemática, geografia, etc. A família é responsável pela educação, bom dia, boa tarde, boa noite, respeito,etc. Oque está cada vez mais difícil nos dias de hoje. Tal função está ficando nas mãos dos “youtubers” de plantão. Quanto aos professores, também tenho alguns na família e falo por experiência, tem os abaixo da média e os acima da média… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo-brasileiro
André Macedo

No final essas crianças que tem tablet e smartphone tem família estável, pais com condições de bancar psicopedagogo, saber se existe algum atraso e por aí vai, a maioria dessas crianças vai estudar a vida toda numa escola particular (talvez numa faculdade também) sem precisar trabalhar e estudar ao mesmo tempo, e ainda vão ter ajuda dos pais pra se estabilizar profissionalmente. É óbvio que nem esse mar de oportunidades vai “salvar” todas elas, mas eu me refiro à criança que cresceu sem pai, com problemas de alcoolismo e violência e sem estabilidade financeira alguma, é um abismo enorme. No… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Não é elitista, não. Não foi essa minha intenção. Em escolas privadas também ocorre muito disso.

André Sávio Craveiro Bueno

Vejam, não há como fugir do que o berço oferece. Isso é um fato. Mas não necessariamente ligado a questão econômica. Conheço gente bem simples, economicamente carente, cujos filhos não apresentam problemas de comportamento em sala de aula e também conheço pessoas com vida financeira estável mas suas crianças não são exemplo de comportamento. Por fim, eu não me referi ao aproveitamento, a notas, embora uma coisa, em parte, esteja ligada a outra. Eu me referi a comportamento respeitoso em sala de aula, respeito a escola, ao professor e a turma. Se o ambiente é bom, o avião voa. Evidentemente… Read more »

Rafael Cordeiro

André Sávio, compartilho do mesmo pensamento que você. Allan, concordo em partes com você, mas a base, que é a educação, não tem que ser delegada a docentes e sim aos pais, essa base tem que ser implementada na criança em sua formação inicial, ou seja, o respeito, o comportamento em decorrência do ambiente etc., isso é educação e tem que ser responsabilidade da família. A partir daí, se cria um ambiente favorável para alfabetização, civilidade (coisa que já não faz mais parte do currículo escolar) e inserção de demais assuntos relacionados a ciência e tecnologia (padrão das matérias escolares).… Read more »

Marcos10

Corroboro com o André Sávio Craveiro Bueno.
Inclua ai um fato, que até eu desconhecia: essa falta de aprendizado leva para uma queda do QI, que é transmitida de geração para geração.

Marco Antonio

Concordo que o nosso sistema de ensino é ineficiente, necessita de urgente revisão, pois está comprovado que não está funcionando.
Mas entendo que existe uma responsabilidade também dos pais, que hoje abriram mão de educar.

Alex Prado

Exatamente, o tal do novo ensino médio prepara o aluno para uma realidade que não existe.

Marco Antonio

Concordo com você é um ciclo vicioso. Crianças “mal educada” por omissão dos pais, ou ausência desses, por causa da vivência em famílias desestruturadas , enfrentando problemas sociais econômicos.
E vejo também professores desestimulados e desinteressados, que buscam apenas ter uma “matrícula”, que não possuem o interesse e compromisso de ensinar, pois entendem ser uma batalha perdida!
Situação crítica, pois estamos roubando a possibilidade de um futuro melhor para estas crianças e adolescentes, que com raras exceções vão repetir as experiências e histórias de seus pais, mantendo a roda funcionando.
É a opinião de quem vivencia de perto este sistema.

Adriano Luchiari

Muito bem colocado. A família forma, a escola informa! A base da educação vem desde o berço e é responsabilidade dos pais, sendo as escolas responsáveis pela instrução formal dos indivíduos ao longo dos anos de aprendizagem.

Last edited 1 ano atrás by Adriano Luchiari
Alessandro

Engano seu, nessa área de TI o Brasil é bem visto lá fora por revelar bons talentos, inclusive somos exportadores de técnicos para grandes empresas estrangeiras, o marido de uma prima minha trabalha numa multinacional americana na Califórnia, e já compraram sua própria mansão por lá, tiveram uma filha com nacionalidade americana e conseguiram o green card.

O que não vai pra frente é a área de humanas, essa está PERDIDA e não tem mais salvação se não passar por mudanças profundas.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
WSilva

Não é bem assim, economia é humanas e esse setor é fundamental nas sociedades.

José de Souza

Que bobagem, as “Humanas”, na verdade Ciências Sociais Aplicadas são um campo forte no Brasil, Economia, Contábeis, Arquitetura, Design, enfim. Tá ouvindo muito tio do zap… O problema no Brasil é que várias “exatas” são formadoras de calculadoras humanas, engenheiros que só sabem o técnico, sem formação humanista. O resultado são as cidades feitas por “engenheiros”, pontes horríveis, esterilidade ambiental, etc.

Rodrigo Martins Ferreira

Deve ser… eu preciso muito de teses sobre problemas que não existem causados por pessoas que não tem o que fazer.

Renato B.

Você acabou de descrever (bem) um dos problemas desse sistema educacional que todo mundo diz que é falido, mas ao qual os alecrins dourados se acham imunes. Um sistema focado focado só em conteúdo e notinha em prova, em vez de solução de problemas.

Um dos resultado são os geniosinhos que não conseguem funcionar em equipes multidisciplinares. Uma das soluções para se enfrentar isso é a educação centrada em projetos.

Last edited 1 ano atrás by Renato B.
Rodrigo Martins Ferreira

Alessandro, só tem um detalhe..

Para eles nós somos como os indianos, que recebem muito menos.

Vagas fora do Brasil, mesmo para trabalho remoto eu nunca aceitei pq querem pagar menos do que pagam aqui e recebo pelo menos uma proposta por semana de empresas européias.

Para quem ja foi para lá há muito tempo ai realmente devem receber o mesmo que os locais.

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Alessandro

Então Rodrigo eu não cheguei a perguntar quanto ele ganha por questão de discrição, mas pelo que eu falei com minha prima e as fotos que vi, estão muito bem lá, a “mansão” (pra nós aqui) lá e uma ótima casa de classe média alta, e como vc falou ele não ganha realmente igual os americanos de sua área, mas conseguiu estabilidade e está se saindo muito bem. Ele tinha sido contratado por uma multinacional em Boston onde ficou 2 anos, mas aí outra empresa americana na Califórnia contratou-o oferecendo mais, segundo entendi parece que mesmo ainda não recebendo os… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Rodrigo Martins Ferreira

Eu nunca aceitei, justamente pq pagam menos.

Já estou chegando nos 50… talvez quando eu voltei para SP quase 20 anos atrás eu aceitaria, pq aconteceu a mesma coisa.

Também ganhava menos do que os profissionais daqui. Hoje já n acontece mais.

Renato B.

Você ficaria surpreso com a quantidade de gente de humanas estudando phyton, R, SPSS etc. Gente de ciência política, economia, sociologia e psicologia. Até o pessoal de letras tem feito coisas legais usando estatística para análise de discurso. Os algoritmos que influenciam o comportamento de todo mundo na rede e o marketing que faz as pessoas comprarem ou votarem são resultado de pesquisa de comportamento aplicada.

Marcos Borges

São 30 anos de militância esquerdopata na educação, os resultado infelizmente estamos vendo no nosso dia a dia, salvo alguns nichos de excelência que ainda estão fora do alcance da “companheirada”.

Rafael Gustavo de Oliveira

O problema é que politico nenhum governa para trazer desenvolvimento a longo prazo…e investimento nesses 3 pilares requer muito tempo.
O que eles querem é programas curtos para trazer prestígio para o partido deles durante o mandato e a próxima geração que se lasque.
Desculpem moderadores, não gosto de comentar política pq eu bato em chico e em francisco.

Denis

Cirúrgico!

Allan Lemos

E o político saiu de onde? Da população, então a culpa é dela. Políticos um grupo separado de alienígenas que desceu aqui para nos governar. A classe política é apenas o reflexo do povo.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo.

Rafael Cordeiro

Exato Rafael, a política no Brasil nunca foi de Estado, mas sim de Governo. Eu acreditava que o Governo atual iria trabalhar melhor essa questão e em parte até que melhorou (conclusão de obras inacabadas dos Governos anteriores), mas isso, ficou bem restrito ao setor de Infraestrutura e aí os méritos eu creditaria na conta do Ministro de Infraestrutura, pois em todas as entrevistas que vi, com o dito Ministro, ele se mostrou preocupado com o legado das obras e não apenas com o estágio atual. O desenrolar dos fatos nos mostrará a verdade, pois o Ministro de Infraestrutura é… Read more »

Renato B.

Na verdade, o problema é que o sistema político funciona muito bem. Para cumprir o objetivo de manter certos grupos no poder e tornar a renovação improvável. O resultdo é que temos linhagens que se perpetuam há gerações, seja de políticos, juízes ou generais.

Allan Lemos

De fato. Mas não é de interesse das classes dominantes promover a educação. Caso contrário eles não permaneceriam em tal condição. É a elite do atraso.

Cristiano de Aquino Campos

De nada adianta termos conhecimento se não o colocarmos em prática. Se continuarmos do jeito que estamos, os formuladores desse projeto vão estar trabalhando fora do Brasil rápido.

Ander

Encontre o orçamento de pesquisa desenvolvimento e tecnolgia no gráfico, dica vai em “Outros” enquanto isso 6 bilhões para o centrão com chancela do Minto.

Mensageiro

Poder, corrupção, enganação. Esse é o tripé desse governo e anteriores

Foxtrot

Como sempre, parabéns a academia científica nacional.
Se nossas FAAs investissem mais nelas aí invés de importar tanto, não estariam com essa dependência tão grande.
E para piorar se associam a um governo que dentre outras coisas demonizou e quebrou a faculdade pública nacional e C&T.
Mas agora só falta os Vant,s nacionais rsrs.
Talvez quando o mundo tiver drones com AI altamente independente (coisa de Exterminador do Futuro), o Brasil estará fazendo e adquirindo os seus primeiros.

José de Souza

Sem querer defender quem tanto ataca a academia e as federais, até que as FFAA investem algo nas universidades, já estive com militares da Marinha em algumas pesquisas.

Foxtrot

Eu já discordo caro José.
Basta ver como estão a academia e C,&T no país hoje.
Se antes não se produzia muito conhecimento, hoje não se produz nada com esse “turista privilegiado” no comando do ministério da C&T.
Mas em parte concordo com você, quem mais investe na minha modesta opinião é o EB.
Mas poderiam investir muito muito mais !

Zé bombinha

Senhores… Diante de tal artigo.. seria está a “janela” que a Embraer tá entrando com o VANT avançado?… Ou estou delirando? E como vai o projeto, alguma suposição de meses/anos para mais informações?

Last edited 1 ano atrás by Zé bombinha
VFA-31

Seria legal os editores procurar mais informações e trazer pra gente.

Reinaldo Deprera

O F-35 já nasceu com sistema de gerenciamento de enxame de drones embarcado. É o único caça que faz isso.

SteelWing

acho que uma versão com dois lugares ficaria melhor para isso.

SteelWing

Parabéns pelo trabalho e principalmente pela tecnologia desenvolvida.

Silvano

Recentemente uma publicação militar especializada nos EUA fez um trabalho científico sobre o transporte realizado pela FAB dos brasileiros resgatados da China pela pandemia. A missão foi tida como exemplar. Um aluno de mestrado do IME, anos atrás, fez um trabalho onde descrevia todo o funcionamento matemático de uma ogiva termo nuclear W87, a mesma que equipa os ICBM LGM-30 Minuteman, isso causou uma grande surpresa nos países Europeus e EUA, correram para pedir que a publicação fosse recolhida, na época o ministro da defesa teve que dizer que o Brasil apesar de saber como chegar a tal artefato, e… Read more »

Rinaldo Nery

Correto. O caso da ogiva, além de verdadeiro, é emblemático.

Foxtrot

Pelo o que li, quem fez esse estudo foi um físico brasileiro.
Que com cálculos desvendou o mecanismo de disparo da W87 (a mais moderna do Arsenal nuclear americano).
E o que fizemos com as informações e o físico?
Nada !

Carlos Campos

nos temos todos os cálculos dele, só não temos como fazer as bombas pq a CF proíbe.

Aéreo

O nome do pesquisador é Dalton Ellery Girão Barroso, defendeu doutorado no IME com a tese; Detonações termonucleares em meios híbridos de Fissão-Fusão implodidos por radiação. A pesquisa tem uma parte sigilosa não publicada e de acesso restrito e uma parte (não classificada) publicada no livro: A física dos expositivos nucleares.  O Brasil é pressionado pela Agência Internacional de Energia Atômica para censurar a distribuição do livro. Em visita a Inglaterra o então presidente Lula é pressionado pelo governo inglês para não publicar o livro. Após negociações entre governos envolvendo o ministério da defesa e de relações externas o livro… Read more »

Foxtrot

“Em visita a Inglaterra o então presidente Lula é pressionado pelo governo inglês para não publicar o livro. Após negociações entre governos envolvendo o ministério da defesa e de relações externas o livro é publicado sem a descrição da W87. ” É o o “bicho papão solicialista” do Lula é que é o “sujo” da história. Será que se fosse outro presidente teria agido do mesmo jeito ? Li certa vez que Lula estava em negociações com um país asiático (não me lembro qual) para darmos saltos gigantescos na área nuclear e espacial. Todos sabem das sabotagens americanas na ACS… Read more »

Rinaldo Nery

Mais um exemplo de profissionalismo da FAB. Enquanto alguns aqui continuam com o desrespeitoso “aeroclube”.

Rodrigo Martins Ferreira

Da atenção para o que aquele ali escreve não faz nem sentido..

É daqueles que sem ler, pode ir marcar o dislike sem medo de ser injusto.

Rinaldo Nery

É por aí…

Tobyaps

Rinaldo,

Acho interessante como as pessoas se prendem ao sufixo “clube” e imaginam que os aeroclubes são locais onde impera o desrespeito e a balbúrdia rsrs. Mas na verdade os aeroclubes são verdadeiros Celeiros de pilotos civis, seja para aviação executiva, comercial, desportiva, sem falar de cursos para comissários (a) , agentes de aeroporto, etc, exigidos pela Anac, abraço.

Rinaldo Nery

Eu sei. Já fui INSPAC.

Rommelqe

Parabéns aos autores, excelente trabalho!
Essa integração academia e aplicações práticas está presente em muitos produtos de nossa indústria não só aero-espacial, como também naval, terrestre, energias renováveis, etc.
Entendo que o ensino formal e informal no Brasil está em crise não por falta de recursos físicos – eterna desculpa dos “educados” pelo “método freire de analfabetização funcional” – mas sim por intervenções ideológicas que preconizam que o povo se aliene. Felizmente não está tudo perdido.

Rinaldo Nery

Exato. Muito bom.

Rommelqe

Prezado Frederick: não disse que devamos negligenciar a aplicação de recursos em pesquisa e desenvolvimento. Pelo contrário, vivencio esse tema até diariamente, mas veja que parte dos recursos disponibilizados muitas vezes sequer são procurados. Devemos incrementar o investimento em pesquisa? Sim sem dúvida alguma. Devemos otimizar a qualidade dos produtos desenvolvidos? Nem tenha dúvida! Só não encherga isso quem é efetivamente míope e desinformado. De fato a Ciência espartana é o que passa na imaginação limitada de alguns. Na Alemanha, por exemplo, há a aplicação de recursos de uma forma muito mais intensa do que no BRASIL, mas seus resultados… Read more »

Paulo André

Vejo que o problema é investimento na educação, pois um país que aplica o mínimo do PIB em todas as áreas educacionais jamais será um país desenvolvido e a escola tem que ser de educação integral para tirar as crianças de perto da marginalidade que existe mas favelas e guetos no Brasil. Aliás deveríamos aplicar toda dinheirama que é gasta com eleições, carnaval entre outras para acabar com as favelas e dar moradia decente para quem mora nelas e tbm em morros.

Fabio Félix

Parabéns à Força Aérea, por entender e colocar em prática a concepção de aproximação entre a academia e a área operacional. Isso é um ponto essencial para geração de conhecimento com retorno efetivo para a sociedade no campo socioeconômico, científico e militar. Seria muito positivo se esse exemplo transbordasse para as demais universidades brasileiras.

Carlos Campos

Muito bom, poder usar esses software para aprimoração de táticas e procedimentos será inevitável, seria interessante também no futuro um programa que pudesse deixar os VANT sem interferência humana na Arena BVR,

Eanes Melo dos Santos

Avanços tecnológicos desta natureza, deveriam ser ultra-secretos, de interesse somente da Força Aérea Brasileira, garantindo o poder de dissuação e da soberania nacional. Divulgá-lo, NÃO, ser público. No mínimo é inadequado e anti-patriotico. ATENÇÃO! Ministro da defesa, interfira para salvaguardar conhecimentos desenvolvidos com erário público, portanto, de caráter secreto e propriedade do governo brasileiro. Eanes Melo- veterano FAB, turma 1969. DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA.

Rinaldo Nery

Eanes, como curiosidade, muitos anos atrás, o David, turma EPCAR81, uma abaixo da minha, cursou um mestrado na Naval Postgraduate School, em Monterey, CA. Sua dissertação foi sobre sensitive targeting, ou seja, traduzindo grosseiramente, alvos de oportunidade. Sua dissertação foi transformada num software pelos norte americanos, e empregado com sucesso na Iraq Freedom, em 2003.