A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o desenvolvimento e integração de um novo sistema de lançamento para Gripen C/D e Gripen E. O pedido, avaliado em aproximadamente SEK 400 milhões, foi feito durante o primeiro trimestre

O pedido inclui o desenvolvimento e integração de um novo sistema de lançamento de mísseis ar-ar e casulos de contramedidas no Gripen C/D e Gripen E. O contrato também inclui opções para pedidos em série subsequentes de sistemas de lançadores.

Os lançadores podem ser integrados a variantes existentes de pilones de armas e podem transportar todos os mísseis ar-ar do Gripen.

“A integração do novo sistema de lançamento é um componente importante para garantir a alta disponibilidade contínua do sistema Gripen. Após a entrega, a manutenção dos sistemas de lançamento será realizada na Suécia, o que contribui ainda mais para um fornecimento seguro de equipamentos de defesa para nossos clientes”, diz Åsa Schöllin, chefe da unidade de negócios Gripen Sustainment.

O lançador é montado nos pilones de armas da aeronave e possui uma conexão sofisticada entre a aeronave e as armas montadas no lançador.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar as nações a proteger suas populações e contribuir para a segurança de pessoas e sociedades. Com 18.000 funcionários talentosos, a Saab desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro, sustentável e justo. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas sofisticados em aeronáutica, armas e sensores, bem como sistemas de gerenciamento e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia, mas possui operações globais por meio das quais a empresa contribui para as capacidades de defesa de muitas nações.

FONTE: Saab

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Roberto

Off Topic
Alguém leu ou sabe , se o custo das 4 unidade adicionais de Gripen contratada pela FAB tem um custo menor que os 36 iniciais ?

Jadson S. Cabral

Ninguém comentou sobre isso ainda, mas eu diria que sim quase com certeza, no chute mesmo, porque o valor que pagamos, como todos já sabem, engloba as 36 aeronaves + suporte e ToT. Logo não fazemos ideia de quanto cada Gripen saiu, mas é razoável pensar que qualquer aeronave que venha depois dos 36 já contratados dentro do acordo, terá um preço diferente. Aliás, pode até ter o preço igual aos primeiros, só que não sabemos quanto cada um custou. É um erro dizer que eles custaram mais de 100 milhões. Portanto, o que dá pra dizer com certeza absoluta… Read more »

Rafael Oliveira

Não houve alteração no contrato ainda. Houve só a autorização para comprar 4 unidades a mais. A FAB e a SAAB ainda precisam negociar e fechar a compra.

Alecssander

Ótima pergunta! Roberto, quem dera todas as postagens aqui fossem estritamente sobre o tema da reportagem e nunca tivessem declarações ideológicas e políticas. Acredito que o objetivo dos editores era esse, mas com o tempo foram relaxando.

Gilberto

“Nenhum preço foi dado para o pedido adicional, mas especialistas acreditam que custará ao Brasil cerca de US$ 240 milhões, e um pedido potencial de mais 30 pode custar entre US$ 1,8 bilhão e US$ 2 bilhões.”

Peguei em outro site

Nonato

Um novo sistema de lançamento?
Mas todos os mísseis já não estão certificados?
O que vem a ser esse novo sistema?

pangloss

Deve ser um daqueles sistemas avançadíssimos que fazem com que o dinheiro do tesouro sueco seja transferido para a Saab.

Jadson S. Cabral

Pelo que entendi do texto, não precisará de nova integração. O novo sistema seria compatível com todos os mísseis já lançados pelo Gripen.
Sobre o que vem a ser esse novo sistema, é difícil saber. Eu chutaria que deve ser um novo software, uma atualização que deve dar mais capacidade, quem sabe

Alecssander

“casulos de contramedidas no Gripen C/D e Gripen E”
Acredito que nessa parte está a resposta. Além de transportar mísseis os sistemas de lançamento também teriam chaff e flares embutidos para uso. Faz sentido aproveitar um pilone que suporta 500 kg ou mais e só está transportando mísseis ar-ar.

Jadson S. Cabral

Interessante. Sistema bom é aquele que se mantém atualizado, sempre recebendo melhorias, por menores que sejam. Agora, olhando essa goto da parte de baixo do Gripen, me veio a seguinte questão. O Gripen poderia, no futuro, receber mais hard points para aumentar a quantidade que mísseis que pode levar? Tipo o que foi feito com o F-15X, que agora pode carregar cerca de 20 mísseis. É claro que o F-15 é bem maior e o peso de decolagem é um limitante, mas eu vejo pelo menos mais 2 ou 4 lugares onde pilones poderiam ser adicionados. Logo abaixo das intakes… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral

Aliás, existem aqueles pilones duplos e quádruplos que servem para colocar vários mísseis em um único pilone, né? Por que a FAB não os utiliza? Alguém saberia dizer se a FAB teria interesse nisso, se seria um ganho de capacidades ou até mesmo se a FAB precisa?

Foragido da KGB

Até agora não se viu nenhuma imagem de nenhum dos 3 Gripen br com algum pilone montado em sua fuselagem.
Então é difícil saber se a FAB usará além dos comumente usados, um outro tipo que suporte 2 ou 4 armamentos como voce mencionou.

Last edited 1 ano atrás by Foragido da KGB
Clésio Luiz

O modelo E já possui 3 pilones no centro da fuselagem, mais um pilone debaixo da entrada de ar direita. Basicamente o que vc quer já existe no F-39E, com a vantagem de poder levar não apenas mísseis, mas bombas de 1.000kg ou carga equivalente:

comment image

Jadson S. Cabral

Existem pilones no center line, mas a minha proposta, como vista no desenho, é diferente. Os novos ficariam mais a frente e mais a deriva. Imagina uma versão mais pesada do Gripen daqui uns 10 anos, talvez com um motor mais potente, tanques conformais e maior peso de decolagem. Um Super Gripen E, ou Gripen G, como preferir. Algo nos moldes do que foi feito com o F-15X ou as ultimas versões do F-16.

Last edited 1 ano atrás by Jadson S. Cabral
André Sávio Craveiro Bueno

Prezado Jadson, a ideia é interessante porém tenhamos em mente que o Gripen E já é uma grande evolução do C, sendo mais robusto e capaz. Como alguém mencionou dias atrás, é análogo ao que ocorreu do Hornet C/D para o Super Hornet E/F. Para termos um “Gripen G”, muito trabalho estrutural teria que ser feito para acomodar novo motor [que tal bimotor?]. Pnso que seria uma aeronave bastante diversa dessas versões atuais. Nada que uma montanha de dinheiro não resolva. Mas, haverá mercado? lembre-se, também, que a SAAB possui interesse em projetos mais modernos e talvez não tenha meios… Read more »

Jadson Cabral

Sim, perfeitamente. O Gripen E é atualmente o estado da arte dentro do que se propõe fazer e de sua geração. Falo em algo que poderia acontecer daqui a, não sei, 10/15 anos. No entanto, compreendo que daqui para lá a 5 geração estará bem mais difundida e a SAAB tenha desenvolvido algo novo nessa linha, mesmo porque eles já participam de um projeto desses, não é mesmo? Agora, quanto ao motor, não acho que seja necessário a adição de mais um outro, mudando toda a estrutura da aeronave. Motores estão evoluindo o tempo inteiro e de tempos em tempos… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Entendo. Vamos aguardar as possibilidades. Abraço.

Henrique

O Gripen E esticou até onde podia o airframe, não tem muito mais pra onde aumentar.
Levando-se em consideração que o Gripen E é um caça ligeiro, a quantidade de pilones atuais já é adequada; é a mesma quantidade dos F-16 e mais que tem o F-5, por exemplo.

Jadson S. Cabral

Entendi

Chris

Nao é tao simples assim… Para suportar o peso extra, estruturas rigidas internas seriam necessarias (E nem sempre possiveis).

E nestes locais, deve alterar ate o centro de gravidade, podendo necessitar ate um reforco estrutural completo, redesenho das asas e nova certificacao..

Ele voa a mais de 2000 km/h… Nesta velocidade, 1 quilo fora do lugar, pode ser fatal.

E nao me parece tao necessario, ja que o Gripen tem sua limitacao de peso.

Last edited 1 ano atrás by Chris