O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), acidentou-se nesta quarta-feira (27/04), por volta das 14h15, em área desabitada no interior da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.

Brasília, 27 de abril de 2022.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto

Que pena que aconteceu , criamos apego as aeronaves da FAB, a boa notícia é que não houve vítimas fatais.

Maurício.

Eu lembro da esquadrilha da fumaça na EXPOAER na BACO em 2003, chegaram dando rasantes e largando fumaça pra tudo que era canto…😂 Foi a primeira vez que vi as aeronaves da FAB de perto, achei o F-5 pequeno e o AMX minúsculo, os rasantes do AMX era de arrepiar, infelizmente naquele mesmo dia um piloto da FAB faleceu em um acidente com um T-25 em uma apresentação em Santa Maria.

Flanker

Assisti ao vivo esse acidente com o T-25. O piloto era o coronel Dutra. Faleceu instantaneamente. O avião caiu bem na minha frente, à uns 100 metros de distância, no máximo, de onde eu estava. Foi bem triste e assustador para todos que lá estavam.

Maurício.

Faço idéia Flanker, deve ser triste e assustador mesmo presenciar um acidente desses.

Rinaldo Nery

Dutra foi meu 3° na EPCAR.

Zorann

Alguém sabe quantos são os A-29 hoje na FAB após as perdas?

Fabrízio

Com menos esse, creio que 87.

Flanker

Acho que agora são 86.

Beto

Com essa perda são 89 em serviço, incluindo os da esquadrilha da fumaça.

Willber Rodrigues

“(…) os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso (…). Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.”
Que ótimo. É só isso que importa.

Tutor

Na verdade não é somente isso. Importa saber as causas, para evitar que se repita, pois, em um novo incidente desse pode não haver tempo, condições, capacidade etc para a ejeção.

Willber Rodrigues

Obviamente, determinar as causas pra que isso não volte a ocorrer são importantes. Mas nada disso teria valor se o piloto tivesse morrido.
Equipamentos se substituem. Vidas, não.

Cristiano GR

Pois é, por isso fiquei consternado com os russos que morreram no avião derrubado com indicações fornecidas pelos americanos e dos quais os comentaristas se preocuparam exclusivamente em comentar sobre os equipamentos e e formas de emprego. Eles estão invadindo, é um fato, mas quantos lá na guerra estão agindo por ordens, mesmo contra sua vontade e consciência. Está sendo assim, foi assim no Vietnã e em todas as guerras. Muitos estão lá por obrigação e não por vontade.

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!!!!!!!!

MASTRIT

Exato ..isso que importa.

Tutu

Que bom que ninguém se feriu.

VFA-31

Vai ser comprado um avião novo ou vão tirar algum A-29 de algum esquadrão e repassar pro EDA?

Flanker

Se considerarmos que cada esquadrão do 3⁰ GAV opere 16 exemplares + 24 no 2⁰/5⁰ GAV + 2 exemplares do IPEV e com o EDA operando 12 aeronaves (sua dotação normal), somam-se 86 exemplares. Sempre houve uma quantidade de células em reserva no PAMA/LS. Agora, essa reserva parece que vai se esgotar. Mas, ainda se mantém os quantitativos mais ou menos como eu coloquei. Em novas perdas futuras, essas quantidades vão ser alteradas.

Rafael Oliveira

A aeronave ainda está queimando no solo e você acha que a FAB já decidiu o que fazer e alguém aqui já sabe o que ela decidiu?

Luiz Antonio

As causas dificilmente serão divulgadas, uma vez que podem expor informações confidenciais por tratar-se de aeronave militar. Quanto ao fato, devido ao tipo de voo bem específico e bem próximo dos limites do envelope é perfeitamente previsível, tanto que os tripulantes ejetaram-se (a ejeção faz parte dos procedimentos de segurança obviamente).
Espero que a tripulação tenha rápida recuperação para o retorno às apresentações, se bem que devem pegar umas “pequenas férias”.

VFA-31

Que informações confidenciais? Eu realmente gostaria de saber o motivo do Brasil não divulgar os relatórios com acidentes envolvendo aeronaves militares. Só pra efeito de comparação, lá nos EUA qualquer acidente envolvendo aeronave militar tem seu relatório publicado e pode ser acessado por qualquer um.

Last edited 1 ano atrás by VFA-31
Marcos10

É tradição isso. Enquanto lá tudo é público, aqui tudo e segredo.

Rinaldo Nery

O relatório estará no site do CENIPA.

VFA-31

Olá Rinaldo. O CENIPA não publica relatório envolvendo aeronaves militares. Talvez o alto comando tem medo da imagem negativa que isso pode causar. Já pensou se a conclusão de um relatório aponta mal treinamento do piloto? Algum erro de manutenção? Isso poderia ser muito explorado, principalmente na mídia que gosta de colocar terror numa simples arremetida. Creio que seja esse o receio.

Rinaldo Nery

Ah não? Que pena. Antigamente havia um relatório impresso. Mal treinamento? Erro de manutenção? Várias vezes ocorreu. No Brasil e até na USAF.

VFA-31

Sim, só usei como exemplo.

Rafael Oliveira

Por curiosidade, entrei no site do CENIPA e não achei relatório sobre a queda do Super Tucano ocorrida ano passado, em Campo Grande.

Luiz Guilherme

E nem a queda em 2013.

Rinaldo Nery

A aeronave estava decolando normalmente, asas niveladas, pruma precursora em Bauru. Nada a ver com perfil de demonstração.

VFA-31

Precursora com mecânico? Jurava que era algum check pós manutenção. Se é que isso existe. Do mecânico voar no avião.

Flanker

Muitas vezes, os mecânicos voam no assento traseiro durante as viagens para apresentações. Isso era comum na época dos T-27, onde todos eram bipostos. Agora, onde a maioria das aeronaves do EDA são monopostos A-29A, os mecânicos vão para as apresentações em aeronaves de apoio. Mas, acredito que os mecânicos façam alguns voos de check de manutenção, sim.

Rinaldo Nery

Sempre existiu. E, sim, mecânico também preenche relatório de precursora.

Ricardo Galletti

Olá amigos ! Que bom que ejetaram. 👊🇧🇷
Compramos 99 em meados dos anos 2000. Quantos temps agora na FAB ?!

Flanker

Pelos meus cálculos, 86.

Beto

Com essa perda são 89 em serviço, incluindo os da esquadrilha da fumaça.

Flanker

Tu tens a lista com as perdas de A-29?

JORGEMATEUS77

2007 2 perdidos em Boa Vista (1 de certeza, o outro ficou danificado no pouso forçado)
2011 1 em porto velho
2011 1 em natal
2012 1 em cg
2013 1 na afa
2014 1 em cg
2021 1 em cg
2022 1 na afa

Silvano

Manpad??

Flanker

Que piadinha sem graça!

glasquis 7

Quantos A 29 já se acidentaram?

Tutu

Off#
A Colômbia escolheu o F/A-50 para substituir os A-37B.

Fonte: Infodefensa

glasquis 7

Foi fechado o negocia na segunda Feira

Tutu

Vi que não tem mais detalhes além disso, vai ser interessante ver qual versão eles compram, se for a Block III que os Argentinos queriam, já vem com radar aesa e integração com AIM-120C7.

Maurício.

É um belo substituto, tanto para o ataque como para servir como um caça leve, se os colombianos colocarem uns Derby, fica melhor que aqueles kfir deles.

Marcos Silva

Caramba! Os colombianos podem surraros argies só com treinadores! LOL…

Sensato

Os T50 são treinadores. Os FA50 podem ser treinadores mas tem capacidade de combate.

Tutu

Sempre achei que o substituto natural dos A-37B na FAC seriam os A-29.

GFC_RJ

Os A29 são bastante utilizados. Mas os Dragonfly ainda são utilizados para interceptação de aeronaves a reação que os A29 não pegam. Os F/A50 tendem a cumprir esta missão.

Tutu

Pelo bem dos próximos Cruzex é bom ver nossos vizinhos investindo, o A-37 é mais que obsoleto.
Até mesmo do Uruguai pode vir algo no futuro, vi que o comandante da força aérea deles está em Praga conhecendo a fábrica do L-39NG.

GFC_RJ

Isso SE houver uma nova Cruzex e, em ocorrendo, quem serão os convidados. Porque, de fato, sem investimentos dos vizinhos se justifica organizar um exercício multinacional caríssimo para intercâmbio de “conhecimentos já conhecidos” de latinoamericanos? Demonstrarmos nossos novos brinquedos sem uma contrapartida decente? Não faz sentido… 
É meio que perguntar: qual o ROI deste projeto?

Agora se essa Cruzex tiver participação direta e consistente de EUA, França, Israel e outros… Aí a coisa muda BASTANTE de figura.

glasquis 7

A Korea do Sul vem estreitando relações com a Colômbia e o Peru.

Em 2014 A Colômbia recebeu uma Corbeta Clase Donghae, em 2021 uma corveta Clase Pohang. O peru recebeu duas corvetas Clase Pohang. Uma en 2016 e a outra em 2021. Todsas elas transferidas como doação.
Aí vemos que nem mesmo as doações são de graça. Tudo tem um interesse.
 

Welington S.

Parece que o presidente colombiano deseja mais um lote de A-29ST também ou seja, seria um complemento a mais na FAC deles.

Silvano

O risco é que isso seja apenas para dar uma satisfação aos militares, e esse avião que não tem capacidade de combate aéreo algum, seja mantido por muito tempo, sem a compra de um avião de caça de interceptação e combate aéreo. Em suma, que esse avião venha a ser o “Pampa” colombiano. Se o presidente de esquerda ganhar, vai ocorrer o mesmo que está ocorrendo no Chile, Carabineiros extintos, e Forças Armadas apenas como tropa para defesa de fronteiras, em que o presidente seja além de Comandante em Chefe, seja também o Chefe do Estado Maior, ou seja, todo… Read more »

Flanker

FA-50 não tem capacidade de combate aéreo??? Ora, por favor…

Maurício.

“Em suma, que esse avião venha a ser o “Pampa” colombiano.”

Silvano, esse avião é muito superior ao pampa, não dá nem para comparar.

Silvano

Eu confundi com o M-346. Isso de forma dúbia agrava a situação do meu ponto de vista inicial, em primeiro lugar não deve ser barato, ou seja, seria possível comprar algo mais capaz gastando um pouco mais, em segundo lugar, por não ser tão incapaz do ponto de vista operacional, vai ficar apenas nisso. Ou seja, um avião que não é um simples treinador, mas que não chega a ser um avião de caça de alto desempenho. Não terão uma coisa nem outra. A tendência é se sentirem satisfeitos e os políticos dizerem que o que existe já é o… Read more »

Ivo

O EDA deveria fazer mais demonstrações. Faz anos que não vejo a Fumaça.

pampapoker

Brother, nós estamos voltando de um período pandemico, …

Ivo

Brother, quando digo anos, digo algo como uma década.

pampapoker

Puts, …

J R

Mas isso depende também que a prefeitura local entre em contato para agendar as apresentações, o EDA vai onde é convidado.

Flanker

Tu queres dizer que o EDA não se apresenta há uma década ou que, na região onde tu resides, eles não tem se apresentado há uma década?

Ivo

Quero dizer que aqui perto a última vez que vi a Fumaça foi na Cruzex, acho que foi em 2013.

Flanker

De onde tu és?

Cristiano GR

Considere-se afortunado nesse quesito. Eu nunca vi e nem 99,9% das pessoas que conheço.

Flanker

Eu acho que tu és gaúcho, não é?

EDIVAR JÚNIOR

FAB 5963 (c/n 3140122)

Nick

Felizmente, somente a perda da aeronave. Vamos aguardar a investigação e causas desse acidente.

Lyw

Já está na hora da compra de um novo lote de A-29 para compensar as perdas; bem como um programa de modernização das aeronaves atuais, para mantê-las no estado da arte (em termos de aeronaves de sua classe). Seria ótimo também para nossa indústria aeronáutica.

Last edited 1 ano atrás by Lyw
Zé lesqui

Imagino que uma ejeção em tempo de paz deva ser , apesar de todo o treinamento, um evento bastante traumático. Os pilotos sofrem alguma sequela? Sem contar, claro, com as possíveis sequelas físicas, alguma psíquica deva persistir por algum tempo, não?

Tutu

Off#

Fab avalia o M-346 como complemento a frota de gripens.

Fonte: Infodefensa.

Tutu

O comandante da fab já teria voado a aeronave na Itália, e existiria alguma parceria industrial com a Ael e a Embraer.

A versão analisada seria a FA.

Clésio Luiz

O Caiafa tá lendo demais de um simples voo num treinador. O que a FAB quer é um segundo lote de Gripen e ter dinheiro para manter todos voando bem armados. Um jato desses só faria sentido se, e somente se, algum caça da FAB não tivesse modelo biposto, o que não é o caso.

França e a Suíça estão seguindo nosso exemplo.

Silvano

Positivado, desta vez.

Flanker

Pois é. Acredito que somente seria plausível a escolha de uma aeronave desta categoria se a FAB tivesse certeza que não teria como manter e operar o total aventado de 60 ou 70 Gripen. Só assim, faria sentido adquirir uma aeronave mais barata para complementar os Gripen. Substituindo os A-1M, por exemplo. Agora, adquirir uma aeronave destas para ser apenas um LIFT, não acho necessário, nem lógico. E, se fosse adquirir, acredito que o FA-50 seria mais apropriado. Tem custo equivalente, ou mais barato que o M346FA, e é supersônico.

Last edited 1 ano atrás by Flanker
JSilva

Eu não entendo essa sua conta. Se antigamente se dizia que o ideal era ter 108 Gripens e nos dias atuais, segundo o próprio comandante, esse número caiu pra 66 ou 70, por que não é plausível pensar numa composição de 66 ou 70 Gripens complementados por um treinador avançado/ataque leve? Como é que não faz sentido você reduzir em 40% a quantidade de caças pretendida anteriormente e substituir a quantidade cortada por um avião que é mais barato tanto para adquirir quanto para operar? Sobre atuar apenas como LIFT, só se a FAB quiser (e aí não faria sentido… Read more »

Last edited 1 ano atrás by JSilva
Flanker

Eu acompanho e leio sobre assuntos militares desde 1987. Neste tempo todo, o máximo que a FAB operou, ao mesmo tempo, foram 70 F-5+Mirage III (54+16, respectivamente), isso entre 1990 e 1992, aproximadamente. E eram aeronaves que, fazendo uma comparação respeitando suas épocas, não eram do nível de avanço do F-39. Então, não acredito, por todo o histórico da FAB e das compras militares do Brasil, que iremos operar mais do que 70 Gripen. E se esse número for alcançado, já será uma grande surpresa para mim. Então, digamos que tenhamos um número mais “realista” de 48 F-39 (GDA, Adelphi,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Flanker
JSilva

Mas por que é que um jato deste tem que ser visto apenas como treinador?
Será que aquela quantidade de 108 Gripens em 3 lotes era uma lenda, mera megalomania, ou será que a quantidade era real mas perceberam que não há orçamento para chegar nela, resolvendo analisar 2 lotes de Gripen e 1 lote de um caça de segunda linha, que também é um LIFT?

Last edited 1 ano atrás by JSilva
Flanker

‘… Será que aquela quantidade de 108 Gripens em 3 lotes era uma lenda, mera megalomania…”

Megalomania talvez seja um pouquinho forte, mas essa quantidade de 108 foi colocada na época do F-X2, quando éramos “brasil putênfia” (para os deslumbrados). Mesma época da marinha com duas esquadras, dos porta-aviões, blábláblá.

JSilva

É isso que precisamos saber, como chegaram nesse número, ele tem algum fundamento ou era superestimado. Só a própria FAB pra explicar porque, em menos de 10 anos, a necessidade foi reduzida em 40%.
Como eu suspeito que essa redução é por razões orçamentárias, vejo com bons olhos caças de segunda linha novos (já que F-5 e A-1 estão em final de vida útil).

Overandout

Não faz muito sentido…

Tutu

Só coloquei o título da matéria, acho que uma aeronave dessa categoria só viria depois do segundo lote gripens.

Overandout

Não estou duvidando de você, mas do conteúdo da notícia, ao meu ver não faz muito sentido essa aeronave na FAB agora

Tutu

.

Tales

Com esse acidente a EDA perdeu o seu segundo exemplar ficando com dez, será que a FAB vai adquirir mais exemplares para recompor a sua frota de AT-29?

Flanker

Quem disse que o A-29 perdido anteriormente pelo EDA (em 2013, se não me engano), não foi reposto? Da encomenda de 99, nunca foram operados todos ao mesmo tempo. Sempre houveram aeronaves em reserva no PAMS/LS. Agora, com todas as perdas, acredito que restaram 86 no total e, sendo assim, essa reserva acabou. Teoricamente, todos estariam alocados à um dos 4 esquadrões operacionais, mais o EDA e o IPEV. 16 em cada um dos 3 esquadrões do 3° GAV + 24 no Joker + 12 no EDA e 2 no IPEV = 86.

Gabriel

Me arrisco a lhe dizer que não foi.

Nas várias apresentações que fui desde a implementação do A-29, a dotação compunha de apenas 11 exemplares, dos quais apenas 3 da versão biplace, o que também pôde ser confirmado em visita ao hangar da esquadrilha logo antes do início da pandemia, no quadro de vôo.

Sendo as aeronaves antes deste acidente no esquadrão:
A-29A 5703;
A-29A 5707;
A-29A 5710;
A-29A 5712;
A-29A 5717;
A-29A 5719;
A-29A 5724;
A-29A 5734;
A-29B 5963;
A-29B 5965;
A-29B 5966.

A aeronave perdida durante a implementação no esquadrão foi a FAB 5964, um A-29B.

Flanker

Então tá. Agora, o EDA vai ficar com 10, 8 mono e 2 biplaces. Interessante notar que o EDA recebeu os 4 últimos A-29B (5963, 64, 65 e 66) da encomenda de 99 aeronaves, composta de 33 A e 66 B, salvo engano.

Matheus Augusto

A FAB bem que podia fazer uma nova encomenda de ST pra compensar as várias perdas que já teve e as que ainda vai ter, tipo comprar mais 20 aeronaves.

E já passou da hora de lançar um programa de modernização da frota atual de STs já que os nossos são de modelos já mais antigos e bem usados.

Willhorv

Sempre me pergunto em casos deste tipo. Há reposição de equipamento? Acho que não né…