São José dos Campos – SP, 25 de abril de 2022 – O Programa de Especialização de Software da Embraer (PES), realizado em parceria com o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), iniciou hoje as aulas com 35 alunos de 11 Estados das cinco regiões do Brasil.

As pessoas selecionadas terão nove meses de aulas online para cumprimento da grade curricular que é dividida em três módulos. Após a conclusão das disciplinas teóricas serão desenvolvidos os projetos finais nas áreas de “software embarcado” e “ciência de dados”.

O programa tem o objetivo de acelerar a capacitação de especialistas em uma das áreas de maior crescimento no mercado de trabalho global e que queiram atuar no setor aeroespacial. Na conclusão dos estudos, os profissionais receberão o diploma de lato sensu da universidade e a oportunidade de trabalhar na Embraer com desenvolvimento de tecnologias.

“Estamos muito animados com o início do programa, que é uma contribuição importante para acelerar a formação em uma área estratégica para o País, ao mesmo tempo que oferece oportunidades de carreira na indústria aeronáutica”, disse Carlos Alberto Griner, Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer. “O entusiasmo e a vibração de cada aluno reforçam a nossa crença no poder transformador da educação, considerada por nós como uma vantagem competitiva da empresa.”

A geração e disseminação de conhecimento fazem parte do propósito da Embraer e o PES está em linha com a visão de atuação conjunta com a academia para a criação de programas educacionais ágeis para a atração de talentos que queiram aliar desenvolvimento pessoal e oportunidade de carreira na aviação.

“Fico muito feliz por esta parceria entre o CIn-UFPE e uma empresa tão importante como a Embraer, que é um patrimônio nacional. A academia mais uma vez tem a oportunidade de cumprir um dos seus deveres mais fundamentais, que é servir às demandas da sociedade”, disse o Adriano Sarmento, professor do Centro e coordenador do programa de Residência CIn/Embraer. “Acredito que todos ganham com o PES, a UFPE, pois seus professores terão a oportunidade de conhecer os desafios técnicos da indústria aeronáutica, através de uma empresa de ponta como a Embraer; os alunos que serão muito bem capacitados dentro do contexto desta área e a Embraer que contará com recursos humanos altamente qualificados.”

A tradição e qualidade reconhecida em ensino superior e pesquisa científica, bem como sua proximidade com o Porto Digital, um polo de inovação de excelência localizado no Recife, fizeram da UFPE a parceira ideal para a Embraer conduzir a iniciativa educacional de impacto para o ecossistema de inovação nacional.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Tarses Cardoso

Sucesso a todos.

Rogério Loureiro Dhiério

O ideal seria no mínimo uns 500 programas similares promovidos por no mínimo umas 500 empresas 100% nacionais abrangendo o máximo possível de jovens de todas as regiões.

Certamente teríamos muitos profissionais para desbravar os setores tecnológicos brasileiros.

A participação do governo?
ZERAR literalmente impostos para abertura de empresas promovendo a geração de empregos qualificados e de grande importância para nosso país e nosso povo.