Embraer promove portfólio de Defesa e Segurança no Asian Defense & Security (ADAS) nas Filipinas

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Manila, Filipinas, 25 de abril de 2022 – A Embraer promoverá seu portfólio completo de produtos e soluções inovadoras para os mercados de defesa e segurança no Asian Defense & Security (ADAS), nas Filipinas, que ocorre de 27 e 29 de abril.

O segmento de Defesa e Segurança da Embraer possui o portfólio mais moderno em produtos e soluções do setor, incluindo a aeronave de transporte multimissão C-390 Millennium e a aeronave de ataque leve e treinamento A-29 Super Tucano, além de amplas soluções para os segmentos aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético.

Desde a primeira entrega à Força Aérea Brasileira (FAB), em 2019, a aeronave multimissão KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e excelente desempenho em missões domésticas e no exterior. A FAB opera atualmente com uma frota de cinco KC-390. Essas aeronaves já ultrapassaram 5 mil horas de voo em operação, o que significa mais de 600 horas de voo por ano por cada aeronave, com uma taxa de cumprimento de missão de 97%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. A aeronave já foi selecionada por duas nações da OTAN, em Portugal e na Hungria.

A Embraer comemorou recentemente as 500 mil horas de voo da frota mundial de aeronaves A-29 Super Tucano. Com mais de 260 unidades entregues, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo as Filipinas, que atualmente conta com uma frota de seis aeronaves A-29 Super Tucano. A frota de aviões foi entregue em 2020, durante a pandemia global, refletindo o compromisso da Embraer com a Força Aérea das Filipinas.

Desenvolvido para atender aos exigentes requisitos da FAB, o A-29 Super Tucano pode realizar uma ampla variedade de missões que incluem ataque leve, vigilância e interceptação aérea, e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 pode operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas em ambientes hostis com pouco suporte – tudo com baixos custos operacionais e alta disponibilidade.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Robson Rocha

O release da Embraer informa que a empresa divulgará seu portfólio completo no evento, mas a matéria detalha apenas o KC-390 e o Supertucano, o que indica que eles serão o principal foco da Embraer, apesar dela ter também as soluções ISR como o E-99 e os radares Saber M60 e o M-200.

Rommelqe

Concordo, ROBSON. E acrescento que, além da divulgação dos produtos que vc citou, penso que faltou dar ênfase na participação da produção de próprio Gripen, cuja divulgação também representaria, no mínimo, um grande trunfo de marketing, podendo alavancar as vendas dos próprios KC390 e Super Tucanos.
Uma curiosidade: a Kawasaky divulgou imagens do seu avião equivalente ao KC390, cuja versão de patrulha marítima e ataque anti-submarino (vide em https://youtu.be/0QJtcoGa2T8) poderia, corroborando com o que aqui já postei, representar um nicho de mercado bem importante. No âmbito das Filipinas uma versão ASW poderia ser bem acolhida.

Rommelqe

O EC-1 / ASMR-JASDF da Kawasaky é um exemplo muito claro da preocupação dos japoneses na patrulha/defesa de seu território marítimo.
Voce aí que negativou meu comentário já pelo menos teve a curiosidade de assistir ao vídeo? Vc é contra divulgar a participação da EMBRAER no programa do GRIPEN?

EduardoSP

O EC-1 é uma versão de guerra eletrônica, não de ASW/ASuW, do Kawasaki C-1.
É um modelo antigo, primeiro vôo em 1970 e, embora parecido na forma, é muito menos capaz do que o KC-390, tendo capacidade de carga máxima de +- 8.500 kg. Estaria na categoria do C-295.

Wellington Góes

O Gripen E/F não é um produto Embraer e a empresa não tem feito nada a mais do que a FAB tem pedido… Infelizmente, na há uma sinergia tão ampla e profunda como já tiveram SAAB e Embraer em outros projetos, como nos ISR na plataforma EMB-145. Quanto aeronaves MP, ou menos RS e AEW&C, o que a Embrear tem em mente é nas plataformas EMB-190/195, mas quando surgir interessados (que naturalmente deveriam ser nossas próprias forças – FAB e MB), além de alguns menores usando os Phenom. C/KC-390 é transporte e REVO, basicamente, com pouca coisa além disso (transporte… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Rommelqe

Caro Wellington: não concordo. Não é qualquer empresa que tem condições de participar ativamente do programa do GRIPEN e, mesmo que fosse apenas uma outra “aperto parafuso brás”- adorada por alguns foristas- , deveria explorar sua participação sim. Nos ISR e no desenvolvimento das EMB145 houve, concordo, uma participação ativa da EMBRAER, mas posso te garantir que foi muito menos intensa do que no GRIPEN (veja o caso do F-39F…). Também concordo que, em princípio, deve-se dar ênfase ao emprego dos EMB-190/195/190E/195E/PHENOMs (todos eles projetados com a colaboração de engenheiros que trabalharam comigo…). Mas ao KC390 podem caber versões mais… Read more »

Dilbert_SC

Dois grandes orgulhos nacionais: A-29 Super Tucano e o KC-390 Millennium.

Filipe Prestes

Gostaria de ver a Embraer divulgar mais o P-600 também.

VFA-31

Eu não gosto dessa plataforma. Ela foi pensada lá na época que o E2 estava indo para a Boeing. Tá na hora da Embraer fazer as concepções gráficas e oferecer o E190-E2 pra essa função.

LucianoSR71

Amigo me desculpe, mas não tem nada a ver c/ a Boeing, o que acontece é que a Embraer e a israelense IAI desenvolveram um novo produto aproveitando os avanços na miniaturização dos equipamentos e avanços na área de software visando criar uma aeronave p/ aqueles países que não dispõem de verba suficientes p/ adquirirem uma grande aeronave AEW&C e podem se contentar em ter o P600AEW ( observe que ele não possui a função Controle, é apenas p/ Alerta Aéreo Antecipado ) c/ uma relação de custo/benefício muito boa.

Wellington Góes

Está faltando uma nova geração de aeronaves ISR com a nova plataforma EMB-190/195, especialmente MP e AEW&C… A modernização dos R-99, por melhor que seja, bem como a troca de asas dos P-3AM, atrapalham a necessidade de desenvolvermos novas aeronaves/plataformas… Uma família de aeronaves na plataforma EMB-190/195, é o próximo passo, detalhe, existem sim países com interesses sobre e estão buscando caminhos próprios, já que não nos mexemos aqui… O Paquistão que o diga.

Fernando EMB

Uma plataforma MP & ASW sobre os E2 será proposta pela Embraer se surgir um RFP para tal, embutido por algum governo.
Se ela enxergar um mercado potencial, divulga uma imagem digital meramente ilustrativa para ver se surgem interessados (como no caso do P600).
Agora desenvolver para valer, só tendo quem pague por isso.

Wellington Góes

Por óbvio que sim, Fernando… Daí porque citei os projetos acima (R-99 e P-3AM, ambos aeronaves da FAB). Claro, isso tem que ser projeto de estado, com uma coordenação séria. Na qual deveriam ser pensados projetos de desenvolvimento contínuo, para substituição de meios numa janela de tempo de 20 em 20 anos (como exemplo), mantendo um conjunto tecno-industrial na vanguarda do desenvolvimento e não de espasmos e sabores dos governos de plantão. Daí porque a necessidade de uma agência central de desenvolvimento e aquisição. Todos os países com forças armadas com capacidade crível de combate e uma boa independência tecnológica… Read more »

VFA-31

A FAB demanda um E190-E2 de alerta e controle antecipado. Eu usaria o E195-E2 pra MP, EW e um avião de inteligência, ISR.

VFA-31

Olá Fernando. Acho que mesmo não tendo RFP tem que lançar as concepções gráficas desses aviões e expor em feiras e etc. Se ela não mostrar que pode fazer, ninguém vai saber. Até mesmo já oferecer isso pra FAB. Bem como disse o Wellington, enquanto não nos mexemos aqui há quem vá fazendo por conta própria. Abs