Compartilhamento de informações permitiu derrubada de avião russo com centenas de soldados

85

O serviço de inteligência norte-americano ajudou os ucranianos a frustrar uma operação de assalto aeromóvel que os russos pretendiam realizar ao Aeroporto de Hostomel, perto de Kiev.

O compartilhamento de inteligência quase em tempo real abriu caminho para que a Ucrânia derrubasse um avião de transporte russo que transportava centenas de soldados logo nos primeiros dias da guerra.

Os russos eventualmente tomaram o aeroporto por um tempo, mas nunca tiveram controle suficiente para voar em grandes quantidades de equipamentos. As tropas que a aeronave levava garantiriam o controle do local. Esse fracasso teve um impacto significativo na batalha por Kiev, disseram autoridades americanas.

Veja matéria completa no blog das Forças Terrestres.

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nicolas_SS

Eu lembro dessa noticia, foi alegado que derrubaram um ll-76, mas nunca vi foto/prova alguma! O que é muito suspeito, pois quase todos os feitos grandes, de afundamento de navios, acertos, aviões e helicópteros derrubados, mas um Fodend# ll-76 sem provas?

Last edited 1 ano atrás by Nicolas_SS
Marcos10

Os confrontos tem sido violentos. Por questão de mídia, você não verá muita coisa. Talvez veja mais os ucranianos sendo atacados.

Chris

E o que a Russia prova ? Que a OTAN esta em Mariupol ?

Presta atencao… Qdo a noticia vem do governo da Ucrania e nao dos jornalistas la na Ucrania apurando os fatos… A imprensa ocidental menciona: “A Ucrania diz que.. “

Last edited 1 ano atrás by Chris
Agressor's

A Rússia tomou quase metade do território da Ucrânia, destruiu todos os radares mais importantes, destruiu os centros de tomadas de decisões e comandos, destruiu entroncamentos ferroviários e pontes, tornando inútil o envio de armas pesadas, como carros de combate, e artilharia auto propulsada. O único problema, é mesmo os mísseis de ombro, que podem ser facilmente transportados. De quebra, no campo econômico, que é onde a guerra realmente se decide, a Rússia, valorizou o rubro russo, desvalorizou o dólar estadunidense, aumentou o preço do gás enviado para a europa, causando inflação e desabastecimento, e de quebra fazendo ela pagar… Read more »

Silvom

Vai chegar um dia em que usamericanumalvadus serão mesmo usamericanumalvadus…

Marcelo

O mais importante da entrevista foi o presidente Biden falar que o Brasil é pais de terceiro mundo !!!!
Para os babá ovo dos yankees aqui do blog aprender !!!

Adriano RA

E o Brasil é o que mesmo? País desenvolvido?

MBK

Já fomos a sexta economia. O resto você sabe.

Nicolas_SS

MBK, tenho pena de pessoas com uma raciocínio tão raso!

PIB não quer absolutamente nada! Fomos a 6 maior economia do mundo por um prevê período que inclusive foi uma medida populista que custou caro.

Na 6 posição em PIB, mas os índices de segurança, saúde, educação, liberdade econômica, etc. são as piores do mundo!

Aprenda uma coisa, conta, zeros e virgulas, não querem dizer nada!

Sagaz

Fomos a sexta economia com a cumpanheirada no poder. Temos os sindicatos mais poderosos do planeta. ONGs mais poderosas do planeta, Justiça mais emparelhada do planeta. Para o pagador de impostos é terceiro mundo, para os citados é primeiro mundo.

Atirador 33

Não vejo vantagens de ser sexta maior economia do mundo, e essa riqueza não retornar ao povo através de serviços públicos eficientes, a renda concentrar nas mãos de poucos, e o governo achar que pq a economia está crescendo que ele pode gastar uma boa parte dessas riquezas com concursos públicos. Um exemplo era o governo que esteve no Brasil por 13 anos, surfou uma boa maré das commodities, e não investiu em nenhuma reforma estrutural importante, mesma situação do atual governo que mesmo numa situação difícil gasta capital politico para conseguir governar e não da a mínima para as… Read more »

Nicolas_SS

Pior que achar que ter 6 maior economia do mundo significa algo, é acreditar que exista serviços públicos eficientes! Serviço publico, não funciona em lugar algum no mundo, existem raras exceções!

Gavião

É claro que é vantagem sim, embora mais importante que isso é a Renda per Capita, e é isso que conta para classificar um país como desenvolvido. De qq forma para quem acha que não significava nada, agora caímos para o 12° lugar. Decerto para esses melhorou.

Lana alves

Não confunda, pela amor de Deus, pib com sociedade rica. Há uma diferença enorme entre as coisas. India tem o PIB enorme, entre os 6 maiores e a população vive na miséria. O brasil tem pib relativamente grande e a pobreza é enorme no país. O ganho diário de um brasileiro em dolar (5 reais) é de 8 dólares por dia, um americano ganha mais que isso por hora. O gás de cozinha aqui custa 120 reais, 10% de um salario mínimo…tudo é caríssimo. E não me venham dizer que a inflação aqui é de 7% ao ano hahhahaha é… Read more »

Cristiano GR

É agradável ficar se auto afirmando assim e se auto enganando né? Deve fazer bem para a saúdo ou para a mente, viver num limbo imaginário e achar que tudo está bem quando se esconde muita coisa pra baixo do tapete. A economia brasileira é gigante, isso é um fato. Mas a economia ser 5ª ou 6ª maior em um período e outro, poucos anos depois, não reflete nada além da flutuação cambial. Se o Real ficar muito valorizado frente ao Dolar, nossa economia vai aparecer entre as 5 maiores do mundo, afinal nossa moeda ao valor de 4,70 Reais… Read more »

Salim

Pib ocidental decima quarta, mundial vigessima primeira, poder compra 118 posição, Despencamos muito rapido em relacao resto mundo. Pib per capta usd 14k para 8k. Vinte anos perdidos neste imbroglio esquerda/direita , povo inculto, povo dominado.

Nascimento

O correto seria dizer que é um país emergente em desenvolvimento ou talvez até subdesenvolvido. Terceiro Mundo se refere a Guerra Fria, até Suécia, Finlândia, Suiça e Áustria faziam parte desse dito 3º Mundo mas não eram um lixão. Isso prova que os americanos e o Bidê não sabem nada de geografia e de RI.

tsung

subdesenvolvido é o nosso lema em desenvolvimento

Hellen

Franceses na guiana francesa,guiana inglesa com inglese e agora americanos na colombia com 8 bases militares,otan aos poucos ficam com um pedaço da floresta amazônica!!!!!

Leandro Costa

Ferrou! Estão todos contra nós! Fujam para as colinas!

Red Pill - 红色药丸

Vassalos sarnentos

Atirador 33

Biden tem razão, somos um país que tem disfunção estrutural na econômica, na politica, na arrecadação, no gasto das receitas públicas, que essas disfunções nos colocam numa situação de terceiro mundo. Quem pode nos tirar dessa situação somos nós brasileiros mesmos, mais para isso temos de parar de olhar para os problemas com olhar de torcedores de futebol. Esquerda x Direita, Rússia x Ucrânia, EUA x China, Poder Executivo x Judiciário, e por ai vai.

Abs

Cristiano GR

Hum… quer dizer que aqui não podemos ter A ou B, mas lá onde em teu comentário se subentende ser bem melhor, pode?
Lá onde tu acredita ser bem melhor existe Republicanos e democratas. A ou B. Direita e esquerda.

Zé lesqui

Com gilmar, calheiros e lula ? Tem toda a razão o Presidente americano.

Canarinho

Dias sombrios estao por vir para quem permanecer nessa terra Brasilieira. Queria estar errado mais o futuro dessa nação tem cheiro de sangue. Isso claro se lutarmos e a defendermos.

Agressor's

Já estamos na terceira guerra mundial, só não falarão, mas precisa?

EduardoSP

Não precisa de sangue. Aqui tudo se resolve com dinheiro. Não temos princípios, só interesses

Pablo Maroka

Russia vez tudo isso mas não tomou metade da Ucrania, parabiens!

Silvano

Comentário absolutamente irretocável. Tem gente que se auto engana por aqui em função da publicação de um vídeo com dois helicópteros derrubados, isso não muda em nada a realidade da guerra. Dois terços da geração de energia já estão sob controle russo, a parte da Ucrânia que produz alimentos está nas mãos dos russos, bem como a industrial, ou seja, a parta mais rica do país. Em Mariupol estão poupando uma siderúrgica gigantesca. Toda a parte da fronteira do Dombás até a Crimeia é russa, já estão na Moldávia. Os russos explodiram uma represa que impedia que as águas de… Read more »

Alois

O maior cego e aquele que não quer ver. A Rússia tá tomando um pau da Ucrânia. Fale o que você quiser, mas os fatos estão aí. A Rússia já perdeu mais de 23 mil soldados. O povo russo tá fazendo manifestação contra a guerra e contra o alistamento militar. A Rússia tá FALIDA, já começou a faltar alimentos em Moscou. Suas forças armadas se mostraram um tigre de papel. Tem que encerrar logo a guerra, pois a Ucrânia está planejando um contra ataque para os próximos 30/45 dias. E aí vai ser muito humilhante para os russos serem colocados… Read more »

Felipe

Olha aí um que acredita nas noticias da Rainha da Inglaterra. Os que falam do contra-ataque ucraniano são os mesmos que disseram que a munição russa iria acabar em 3 dias (há 50 dias atras). Aguardemos

Last edited 1 ano atrás by Felipe
Eromaster

Para pela excelente análise, Agressor´s!!!

Andre

Tomou quase metade?? A russia valorizou o rublo???

Em que mundo você vive? Mais disconectado dos fatos que o Da Lua.

Está difícil defender seu amor pelo Putin hein. As fantasias necessárias estão cada vez mais absurdas.

Denis

É, você está certo: o único erro dos ucranianos foi não aceitarem passivamente o cabresto e o chicote russos. Uma p*ta análise essa sua.

Atirador 33

“De quebra, no campo econômico, que é onde a guerra realmente se decide, a Rússia, valorizou o rubro russo, desvalorizou o dólar estadunidense, aumentou o preço do gás enviado para a europa, causando inflação e desabastecimento, e de quebra fazendo ela pagar o preço dessa guerra.” A desvalorização ou valorização de uma moeda estrangeira ou de referência que é o Dólar Americano, é determinada pelo mercado e não diretamente pelos governos. O que ocorreu na economia russa, foi a fuga de capital estrangeiro (dólar), seja pelo fechamento de negócios ou pela paralização de investimentos. Nesse caso o governo não consegue… Read more »

Jose vians

Caro amigo,
Seja mais claro e objetivo. Sem teorias conspiração, por favor.

André Macedo

Dos criadores de: “Fontes alegam” que o Iraque tem armas de destruição em massa.

Luiz

A resistência ucraniana existe mais não resistem por muito tempo ao ataque russo que é devastador. Quando não morrem,correm ou se entregam. Milhares de armas ocidentais estão na mão dos russos. A guerra de verdade é no chão. Vai ser definida pelas forças terrestres. Não adianta as Ontonetes comemorar abates de aeronaves russas e embarcações. A guerra de verdade é travada pelas forças terrestres.

Alois

As mesmas forças terrestres russas que não conseguiram avançar no leste ucraniano.
As nesmas forças terrestres russas que perderam mais de mil blindados.
As mesmas forças terrestres que estão morrendo de medo de combater o exército ucraniano.

Erick Barros

Quantas centenas de soldados equipados cabem em um Il-76?

Essas ‘fontes ocidentais’ não descansam.

André Macedo

Talvez não fosse um IL-76 mas sim um um Kalinin K-7

Erick Barros

kkkkkkk

Marcos10

Na verdade saiu um vídeo mostrando a parte traseira do IL-76.

Márcio

Mas mostraram a foto sim, foi uma das poucas nos primeiros dias da guerra

Gerson Carvalho

Com tanta ajuda de países a Ucrânia, na verdade a Rússia esta lutando uma guerra contra vários países concentrados em um…

Chris

Quando a India disse que havia testado os SU-35 oferecidos pela Russia, e desistido da compra por se mostrarem muito inferiores ao RAFALE deles… Sinceramente… Eu duvidei !

Depois de ver um monte de defesas anti-aereas dos anos 70/80 e avioes dos tempos do F-5 dando derrubando um monte de russos na Ucrania… Nao duvido mais !

Ate um temido navio recheado de radares para garantir a soberania aerea, e carregado com todo tipo de missil que existe… Foi-se ! Fora 2 helicopteros avançarem tranquilamente, dentro do territorio russo !

E os americanos ? So com radares !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Fábio

Equipamento Russo tá se mostrando fraco e velho isso sim, não assusta em nada.

alexandre

Olá Chris. Acho que o mesmo caso aconteceu com o Egito, após compararem o Rafale com o SU-35 ficaram admirados com a superioridade do Rafale cancelando a compra do SU-35, me corrijam se estiver errado, não sou especialista da área…

Mgtow

Ahām
Aconteceu sim.
Pode acreditar.
Dos mesmos criadores do fantasma da ópera, ops! De kiev

Ramon

Realmente essa guerra tem umas peculiaridades, de um lado o fantasma de Kiev, e do outro o holandês voador vulgo Moskva navio submarino da marinha russa.

Erick Barros

Incêndios a bordo acontecem em diversos navios.
Até em tempos de paz.

Alecs

Ah ta! kkkk Foi muita vodka e ai um russo bebum fez aniversário a bordo e os marujos fizeram um bolo para comemorarem com as vodkas. Na hora de soprar a velinha o bafo do bebum fez: Kabum! Estou certo disso. Não foram mísseis Ucrânianos + inteligência americana. kkkkkk

Hank Voight

Sim! especialmente quando esse incêndio é causado pelo impacto de dois mísseis antinavio né Xings!?

Erick Barros

Centenas de soldados dentro de um avião.
Devia ser um An-225 e todos de pé.

Erick Barros

E sem mochilas.
kkkkkkkk

Hank Voight

O fato é que um avião cheio de soldados foi derrubado Xings! aceite….

Pablo Maroka

vindo da russia que passa por crise economica, duvido nada

Mgtow

Adriano, essa notícia é mais uma propaganda da guerra de narrativas . Que é única coisa que sobrou ao ocidente.
Gostomel foi tomado de forma avassaladora pelos russos.

Chris

O probleminha… É que na propaganda russa… Eles conquistariam facilmente ate a Via Lactea !

Lembro que as forças armadas da Ucrania… Sao inferiores ate a do Brasil !!!

Last edited 1 ano atrás by Chris
Dixon

Interessante como alguns se doem, se magoam. Eu duvido de narrativas, versões, em alguns casos tenho certeza que são lorotas, mas vida que segue, não vejo motivos pra histerismo. Pessoal, se trata de um forum publico, vergonha nunca será algo bom de se passar, preserve ao menos um mínimo de dignidade.

Alecs

Também penso assim, mas as putinetes enlouquecem! kkkkk

Thiago A.

Para mim foi um erro retirar o comentário do forista que deseja mortes e massacres de uma nacionalidade específica. Deveria permanecer como um feedback sobre ele, servir como advertência para os demais entender com que tipo de pessoa estão lidando. Apagar esses absurdos só seve para dar ao sujeito uma nova virgindade e credibilidade.

Heinz Guderian

Concordo.

Victor Filipe

Fala o nome, deixa ele marcado

Pablo Maroka

Internet está cheia desses psicoptas.

SGT MAX WOLF FILHO

É bom ver essas equipes ATGM melhorando. Quando a guerra começava, você os via atirando com Javelin com a mira no alvo, acidentalmente quicando o míssil no chão devido ao recuo. Agora eles o lançam e depois abaixam a mira no alvo. Ucrânia está produzindo alguns soldados habilidosos e mortais.

https://www.youtube.com/watch?v=KyrFB4pvx0s

Last edited 1 ano atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Heinz Guderian

Alguns? Se sobreviverem a essa guerra, os ucranianos vão fazer grana vendendo treinamento, e olha que o currículo é grande. Da até pra fazer um curso e colocar pra vender na hotmart. Módulos Como quase destruir um batalhão de elite (331° paraquedista Russo) e expulsa-los de um aeroporto. Como destruir um T-72 com um BTR-4 Como afundar um cruzador de mísseis, com drone + míssel antinavio Como abater mísseis de cruzeiros com manpads Como destruir um T-80 com proteção ativa Como “cegar” um T-90 Lutando cercado “Táticas de guerrilha urbana” Como colocar banho de porco nas munições para eliminar chechenos… Read more »

Salim

Também notei isto, a melhora da postura das tropas ucranianas. Na derrubada ultimo video 2 helicopteros o ka52 e pego de primeira, nao dando tempo resposta, o segundo comeca lancar flares e o ucraniano aguarda ate esgotar carga e manda outro certeiro. O acerto artilharia tambem e muito bom, com correcoes rapidas e certeiras.

Welington S.

Tá feião isso sério mesmo. Parece que o que os russos tem em quantidade tem em amadorismo também. O início dessa ”operação militar” dos russos estamos vendo notícias de caças e helicópteros sendo abatidos por mísseis e mesmo assim, como tá explícito na imagem, os caras me transportam tropas nessa altitude. É pedir pra levar não tem jeito. Agora, quem chora, é a família do soldado, porque achar que Putin se deita chorando todos os dias ou sente alguma emoção vendo esse desastre, seus próprios militares JOVENS morrendo em campo de batalha em poucos segundos, você, está muito enganado. É… Read more »

Antunes 1980

A inteligência americana foi fundamental na vitória inglesa contra a Argentina, em praticamente todas as guerra de Israel contra os árabes e agora na Ucrânia. Estar contra os Estados Unidos realmente é algo muito complicado de se administrar. Por isso temos que ter um ótimo relacionamento com os yankees, independente do governo que lá esteja. Vejo alguns canais de ex comandantes dos fuzileiros navais e outro que atuou por mais de 30 anos na indústria de defesa, pregando que devemos chutar para longe os Estados Unidos. Nunca imaginei o PCO, nacionalistas e canais de direita em comum acordo contra o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Salim

Guerra Israel 1948, 57 e 67 , nao teve nada americano. So depois de 73 teve ajuda americana. Na guerra Libano 82 tambem nao.

filipe silva

Este avião que leva centenas de soldados e já aqui começa a mentira, a ser abatido, tinha caído em zona controlada por Kiev, veja-se o caso do MI-28 abatido em Gustomel que foi possível visualizar os destroços agora. O abate de um avião gigante (centenas de soldados) tinha que ter destroços.. até lá é mais uma fake, neste caso do lado Ucraniano.

Fish

Esses dois il-76 que alegam terem abatido até hoje não surgiu uma prova sequer, são dois aviões grandes e nenhuma evidência do abatimento. Detalhe, foi na região de Kiev, que já voltou ao controle ucraniano e do jeito que esses gostam de se exibir e não ter aparecido nenhuma prova, no mínimo fake news.

Victor Filipe

Rolou foto dos dois bem no começo do conflito. se voce procurar, acha relativamente facil.

Fish

Nunca rolou tais fotos, os ucranianos nunca provaram que de fato derrubaram.

Chris

A parte que eu acho engraçada… Eh que voces duvidam da Ucrania… Mas nao cobram evidencias do lado russo, que ate estatiza e controla a midia…

Fish

Especialistas ocidentais também duvidam da veracidade das informações do abatimento dos il-76, os ucranianos jamais comprovaram tais feitos.

Lembre-se dos soldados da ilha da cobra que noticiaram que morreram, mas haviam se rendido e o afundamento da corverta Vasily Bikov, foi até noticiado no Naval, mas dias depois a mesma foi filmada chegando em Sebastopol.

Nelson Junior

Creio que a maior derrota que os Russos terão com essa guerra vai ser na venda de material militar…

O mundo tá vendo o quão fracos e defasados são os armamentos Russos…

Os Egipicios já desistiram dos SU-35 porque os Rafales são muuuito melhores… A Índia também tá indo de Rafale…
Os S-300 ou 400 não conseguem abater nada, Os Crusadores super hiper armados afundado por míssil anti navio recém testado em combate…
Helicópteros caindo aos montes, sem defesas eficazes
Tanques sendo destruídos aos milhares por ATG e drones baratos
Bombardeiros SU-34 usando bomba burra

Vai ser difícil vender assim

naval762

https://warontherocks.com/2022/04/explaining-latin-americas-contradictory-reactions-to-the-war-in-ukraine/
Matéria interessante, deem uma olhada nela.
Eu sei que muita gente fala russo aqui (acho que é uma pessoa só fingindo que são muitos, né kings) mas botem no tradutor do google e leiam.

Angelo

Um só avião com centenas de soldados, vidas?????Guerra é guerra….minha nossa…seja d que lado a gente esteja….

Tutor

Perigoso isso. Os russos de certa forma estão sendo humilhados com essas ações ucranianas; está ficando cada vez mais claro ao mundo que eles não são o Ó do Borogodó que muitos Kings/Casemiros mundo afora achavam que eram. Contudo, não se pode deixar um maluco ditador com 6 mil nukes encurralado, humilhado e sem opções.
Vão ter que tratar esse Putin(ho) igual uma criança birrenta para ficar quieta na igreja, terão que dar algo que ele quer para ela acalmar, e para ele cantar vantagem, principalmente internamente no seu país.

Kelbi

Isso é uma verdade. Com a sobrevivência política(do Putin) em jogo, o final dessa guerra é imprevisível.

francisco

Em compensação a Rússia está destruindo literalmente a infraestrutura da Ucrânia.

Kelbi

Infraestrutura que será recuperada, graciosamente, pelas multinacionais americanas. Praticamente vão comprar um país a prestação. Centenas de bilhões vão rolar nos mais diversos contratos.