Força Aérea Brasileira incluirá mais 4 caças Gripen no primeiro lote

243

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em pronunciamento durante a cerimônia do Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro, disse que o Presidente Jair Bolsonaro autorizou a modificação no contrato de aquisição dos caças Gripen, para a inclusão de mais quatro aeronaves.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, isso permitirá o início dos estudos para implantação das aeronaves em mais uma base aérea.

O Brigadeiro Baptista Junior disse também que, em paralelo, serão iniciados estudos preliminares para aquisição de um segundo lote de caças Gripen, para que não se reduza a capacidade operacional com a desativação de aeronaves de caças mais antigas.

F-39E Gripen

Subscribe
Notify of
guest

243 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Knoll

-Me respondam porque o Comando da FAB, não incluiu 6 unidades contra as 4, assim encomendando 36, e não 34 no segundo lote?

Vitor

porque pra aprovar no congresso e senado vai ser complicado e vem novo governo em 2023

Camargoer.

Caro Vitor. Creio que nada tem a ver com o congresso, eleições ou posse de um novo presidente, mas sim com uma matemática simples relacionada com a disponibilidade dos aviões, com a capacidade da FAB de construir uma infraestrutura adequada para receber um esquadrão de F39E e com a planilha de previsão de retirada de serviço dos F5M, que talvez indique que haveria um gap entre a retirada destes aviões e a entrada em serviço de um segundo lote.

Rodrigo

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Leonardo Bastos

Saravá, meu pai Ogum…!!

Rih Monfort

Salve! Ogunhê

Tomcat4,2

Agora conta aquela outra piada….hauhauhauhauhau!!!

Adriano Pereira

Essa é sua opinião. Aliás, perde até aqui nos comentários.

Carlos

Vamos Comemorar a Boa Notícia, Tudo que Pinga não Seca como dizia meu Avô.
O importante é SOMAR

Thom

FAB está de Parabéns. Agora só sonhar com um novo lote de 40 unidades.
Tem que ter uns 12 Gripen no Nordeste. Surreal isso.

Creio que as FFAA está esperando o drones da Embraer. Mas devia comprar uns drones brasileiros para patrulhar o oceano.
MB daqui a pouco vai pedir canoa para patrulhar o mar.
EB e seu horrível projeto de modernizar o Cascavel (medo).

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

ÓTIMA NOTÍCIA !!! fiquei muito FELIZ em ver esssa notícia agora…, de grão em grão a galinha enche o papo…, 4 aqui…, daqui a pouco mais uns 2…, em doses homeopáticas vamos chegar nos 72 e até 100 aeronaves…, no Brasil tudo funciona assim…, de pouquinho em pouquinho não têm politicos para se meterem e querer fazer comissão para isso ou aquilo e emperrar os pedidos…

ÓTIMAS AERONAVES !!!

Devagarzinho vamos substituindo os F-5 e AMXs…

Roberto Bozzo

Excelente noticia…..então serão 40 caças no primeiro lote. O blog já sabe se serão E ou F ??
E começam estudos para um segundo lote, se forem 32 unidades (em vez dos 30 previamente anunciados) pode-se chegar às 72 unidades como desejado; seriam 6 esquadrões com 12 unidades cada. Não é o ideal, mas já é um bom caminho.

Palpiteiro

Excelente mesmo. E se a Marinha deseja mesmo ter aviões de verdade, deveria aprender como faz e encomendar os 4 primeiros também

Tomcat4,2

Concordo contigo, nessa a MB estaria operando de terra para resguardar a costa marítima do país assim como o faz a Suécia . Começa com 4 e chega a uns 24 que já estará de bom tamanho e com uma aeronave no estado da arte e com toda a estrutura logística aqui no Brasil.

Alessandro

Pois é não consigo entender essa “tara” da MB por porta aviões sendo que poderia ter caças patrulhando toda a costa marítima do país decolando por terra.

Diminuiria os custos já que um PA é muito caro de construir e manter, e usariam o dinheiro pra não perder a doutrina e ter aviões de caças NOVOS em seu arsenal.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Carlos Campos

12 caças já seria bom, coloca um atobá como drone aéreo, e um drone naval, seria perfeito, assim a área patrulhada seria gigante a um preço acessível.

Sensato

Sem um aporte monstruoso de recursos, muitos anos de trabalho árduo e condições políticas favoráveis, não há como a MB ter NAe. Esse tipo de navio é o topo da carreira. Sem uma enorme lista de meios e capacidades já consolidadas, ter um navio assim é só arriscar muitas vidas e vários milhões de dólares no mar. Sejamos realistas, se o SP tivesse sido reformado e estivesse operacional, a MB conseguiria usar efetivamente? Com quais aeronaves, que defesas de ponto, quais navios de novo escolta, quais helicópteros de apoio, quais submarinos de escolta? Percebem que não temos esses meios, que… Read more »

Sensato

Seria a MB novamente errando na ordem de prioridades. Se eles querem ter meios, que sejam navios. Se quiserem ter aeronaves, que sejam de patrulha e de reconhecimento.

Não faz muito sentido a MB ter caças apenas para função de ataque se esses mesmos caças, caso estejam na FAB, farão todas as funções de que são capazes, não apenas ataque naval…

Zorann

Seriam 4 esquadrões de 18 aeronaves….

Roberto Bozzo

Mestre Zorann,

Já li algo assim, que a FAB iria adotar esquadrões com 18 aeronaves, mas isso na época que se pretendia ter 108 unidades; com a diminuição prevista estes valores se mantém ? Se sim, a distribuição será prejudicada.

Cristiano de Aquino Campos

Depende de quantos esquadrões por base a FAB quer ter. Se quiserem ter um esquadrão no sul e norte e dois esquadrões em Anápolis, não vejo nenhum problema.

Zorann

Se o comandante precisa ter 40 para ter Gripens em 2 bases aéreas, suponho que ele esteja falando de 18 aeronaves por base/esquadrão, com mais 4 aeronaves em manutenção mais complexa/nível parque = 40.

Ele pode estar falando também de maior capacidade de desdobramento com 4 aeronaves a mais, e os 2 esquadrões continuarem tendo sede em Anapolis.

Ou ainda (algo que eu não tinha pensado): ter um esquadrão mais de dicado a conversão com 8 aeronaves F, e 2 esquadrões com 16 aeronaves E cada.

Last edited 1 ano atrás by Zorann
Fernando "Nunão" De Martini

Zorann,

O comandante da Aeronáutica disse que isso (os 4 caças a mais) “permitirá o início dos estudos para implantação das aeronaves em mais uma base aérea.”

Não disse nada sobre número de caças em cada esquadrão. Mas se a intenção inicial é 36 em Anápolis, os 4 a mais permitem iniciar implantação (a ser complementada com parte do desejado segundo lote) em outra base sem mexer nesse quantitativo.

Possibilidades são várias mesmo.

Segio

Então no total será 40 Gripens?

Funcionário da Petrobras

“Acertô mizerávi”.

Jonas

Essa foi quase melhor que a própria notícia.

Taso

ahahahahaha boa

Mariana

Claro que não. 36+ 4 = 39. Dãr.

horatio nelson zhirinovsky

1+1 não necessariamente é 2….

Denis

WTF!

horatio nelson zhirinovsky

*ironia

Rodrigo Maçolla

Sim esta é a grande noticia do dia, e talvez do ano para a FAB !!, e já deixo a pergunta algum destes 4 novos poderiam ser biplace ? E qual provável base aérea receberia mais um esquadrão equipado com o Gripen ?

Tutu

Eu chuto alguma no sul, vão concentrar os Mike no RJ.

Vitor

Vai ser o Adelphi que vai receber depois do GDA
Quanto a Base chuto que vai ser no RJ

SGT MAX WOLF FILHO

o Rio não precisa de Caças Gripen… a Milícia e os Traficantes lá já são bem armados, precisamos guarnecer é a Amazônia ou a Tríplice Fronteira

Jadson S. Cabral

Seguindo seu raciocínio, a Amazônia tbm não precisaria, já que lá tbm está cheio de bandidos. Os madeireiros ilegais, mineradores clandestinos, grileiros… gente que invade terras indígenas e tiram tudo de lá na maior cara dura. Enriquecem explorando um bem nacional sem pagar um centavo para o estado. Das quadrilhas fortemente armadas na região de fronteira eu não vou nem falar. Esses estão bem mais armados que a polícia. Basta ver o terror que causam quando revolvem tomar uma cidade para assaltar um banco ou uma transportadora de valores. Tem acontecido com uma frequência assustadora e cada vez com mais… Read more »

horatio nelson zhirinovsky

tem algum fundamento tendo em vista q no rio existem favelas q só nela tem de 200 a 300 fuzis mais q muitos batalhões por ai…

SGT MAX WOLF FILHO

Fala isso para a próxima agenda da Otan sobre o clima (Amazônia) esqueceu que a França enviou caças Rafale para Guiana Francesa, falando que era para proteger lançamentos de foguetes, o Putim disse que seria so um exercício militar perto da Ucrânia e olha o que virou… A Colômbia ia comprar 12 KC 390 e não o fez, ela está cada vez mais perto de entrar para OTAN, Só ai você teria dois países da Otan na América do Sul… se depois da Ucrânia não der em nada pra Rússia, se prepara meu camarada porque a próxima Maripol ou melhor… Read more »

Last edited 1 ano atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Cristiano GR

Tríplice Fronteira tem no RS também.

Barra do Quaraí, Bella Unión e Monte Caseros.

Brasil, Uruguai e Argentina, respectivamente.

Fabio Colombo

Adelphi e GDA, estão na mesma base, acredito que será em outra conforme ele disse, implementar em 2 locais diferentes

Flanker

Cara, o GDA e o Adelphi já estavam programados desde o início para receber o F-39. Depois deles, pensa-se em qual Unidade Aérea vai ser a próxima a receber o novo caça da FAB.Será o Catorze ou o Grupo de Caça…..ou, menos provável, algum dos 2 esquadrões de A-1M, caso complique-se muito a manutenção destes devido à disponibilidade (ou indisponibilidade) de motores.

Marcelo Mendonça

Acredito o mesmo, converter o Pampa também deixando todos os F-5 em Santa Cruz. Não acredito conversão de unidade de A-1 pois eles vão voar mais tempo que os F-5. Não acredito em reativação de base em Manaus(mas gostaria que fizessem).

Flanker

Como assim, reativação de base em Manaus??? Tu quis dizer reativação do esquadrão Pacau em Manaus, não é?

Neto

Torço que seja em Manaus.
.
O ideal é ter 3 grandes esquadrões em 3 bases, cada um tendo rotina de guarnecer sua base e mais duas, podendo ser alocados a outras bases quando necessário. Uma base, Anápolis guarnecendo o centro e o NE, outra no Sul guarnecendo também o Centro Oeste e a ultima no Norte.
.
Sendo compra do MD, faz sentido no longo prazo, para o segundo lote ou um terceiro, a compra entre 12 a 16 unidades para o falcão da MB guarnecer o sudeste.

Bardini

Sendo compra do MD, faz sentido no longo prazo, para o segundo lote ou um terceiro, a compra entre 12 a 16 unidades para o falcão da MB guarnecer o sudeste. . Pela enésima vez: a MB precisa NAVEGAR! Não existe dinheiro sobrando em lugar algum. Comprar “12 a 16 unidades” para a MB, é o mesmo que deixar de construir toda uma força de “Guarda Costeira”, renovando os meios distritais e amenizando o desmonte e sucateamento por tabela, que vem sendo causado pela estrutura absurda de gastos impostos pela loucura chamada de PROSUB. . No mais: se quer falar… Read more »

Patriota

Navegar com 9 navios?

Jadson S. Cabral

pois é, Bardini. Acho que a FAB economizaria um cascalho importante passando a aviação de patrulha para a MB. Dinheiro esse que poderia ser melhor utilizado onde mais importa, como na aviação de caça e transporte. Mas a pergunta é: “A MB quer?”

Sensato

Concordo! Sua conclusão é bastante coerente, Jadson! Mas conversando com alguns conhecidos da FAB penso que, para eles, a capacidade de Patrulha Marítima, embora não seja prioridade, ainda é desejada. Eles ainda se apegam a tradição que remonta a 2ª GM daquela luta anti-submarina com os “Flying Boats”. Ou seja, parte dos comandantes não deseja “largar o osso”.
Da mesma forma, não gostam da idéia do EB assumir a aviação de transporte tático. Desta forma, os Pelotões de Fronteira do EB continuam a depender das Anv da FAB.

Rinaldo Nery

¨Não desejam largar o osso¨ . Não condiz com a verdade. Me passa o posto e nome desses Patrulheiros.

Ricardo Rosa Firmino

Carteirada?? Rssss

Sensato

Não me parece. Interpretei como tentativa de apurar os fatos e desmontar uma falácia que possivelmente não tem qualquer sustentação.

Rinaldo Nery

Obrigado, Sensato. Esse aí deve ser mais outro desafeto.

Sensato

Prezado, já estou usando esse nick tem um tempinho. Faz a gentileza de ser mais criativo ou pelo menos dá uma modificada aí.

SGT MAX WOLF FILHO

Concordo plenamente, mais a FAB nunca quer largar o osso de nada, lembra que ela queria derrubar os vants da PF, acho que se não fosse a PF ate hoje estaríamos sem vants, pois antes as FA’s só tinham vants que pareciam Aeromodelos.

Neto

Bardini,

Tenho para mim que até o fim do primeiro Lote e no tempo do segundo lote (15 anos?) a marinha já deve ter um plano e execução de projetos de reaparelhamento da força.
.
Penso que o segundo lote das Tamandarés já estará sendo operalizado.
.
Somos foristas, sabemos que para a MB falta e muito navios de policiamento e de guerra, e expomos nossas opniões quanto as possibilidades futuras. Isso mesmo um futuro hipotético.
.
Ainda assim agradeço os puxões de orelha quanto a realidade da necessidade de Navios.
.
agradecido.

Jadson S. Cabral

Você acredita mesmo, que a MB já agilizando um segundo lote de fragatas, sendo que o corte das chapas do primeiro nem começou e nem tem previsão de começar ainda? É sério? De que marinha você está falando? Da MB é que não é. Nós não sabemos nem a configuração final ainda, meu amigo. Se pá nem a MB decidiu ainda o que quer. A força mais imprevisível que existe. Parecem que vivem com a cabeça no mundo da lua. Pra você ter uma ideia, na FAB, que é a FAB, o contrato foi assinado lá em 2013, os primeiros… Read more »

Ivan herrera

Na minha opinião enquanto esse pro sub não for concluído, pelo menos os quatro sub convencionais ficará difícil ter meios de superfície novos .

Bardini

Sendo bem “grosseiro”, o “PROSUB” acaba na entrega do Submarino Nuclear de Ataque, mas a construção de submarino NÃO. Novos submarinos tem de ser adquiridos CONSTANTEMENTE. Essa é a parte que muita gente não se toca! Novos meios tem de ser adquiridos. . No entanto, nunca existiu de forma saudável, dinheiro e condições para tocar adiante esse projeto mal elaborado, com a magnitude pretendida. Para tocar adiante as etapas que já observamos, foi necessário comprometer financeiramente TODO o restante da Marinha, em uma empreitada que poderia ser vista como lesa-pátria. Pq você acha que o Brasil já passou uma década… Read more »

Ivan herrera

Sim eu sei que acaba na contrução do sub nuclear ou não, eu me referi pelo menos conclusão dos quatros convencionais pensando numa folga no orçamento, se é que iria ter, vai saber. pensando assim em adquirir meios de superfície, nem que seja navios patrulha.

Bardini

Pensar em futuro hipotético é muito bom e etc. Falar em “arminha” da Ibope e etc. Mas não tem dinheiro sobrando em lugar algum… No final do dia, isso é o que conta. Aí não tem como se iludir muito. Quando não existe dinheiro sobrando, todas as decisões tem de fazer extremo sentido. Gripen, em Marinha que não navega e não faz o básico do básico direito, não faz sentido. . A FAB tem os Gripen E/F, novinhos; A FAB adquiriu capacidade de integrar armamentos como ToT no F-X2; A FAB tem um punhado de AGM-84L Harpoon Block II, também novinhos. .… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Roberto Bozzo

Mestre Bardini,

Ninguém fala porque não se sabe nem a quantidade comprada, além de ser para operar nos P-3….na minha opinião, em vez de integrar os Harpoon nos Gripen é melhor comprar os RBS que já estão integrados, uma vez que os P-3 terão uma vida útil bem menor que os caças.

Nos futuros substitutos dos P-3, aí sim gastaria este dinheiro para integrar Harpoon e RBS.

Se a patrulha fosse passada pra MB, os Harpoon parece que já haviam sido integrados ao A-4, não sei se na atualização da Embraer retiraram isso, aí seria mais interessante.

Sensato

Sou dessa opinião também. Integrar novas armas é pra quando você produz essa arma ou se tem a perspectiva de que as já integradas ficarão indisponíveis.

Me parece mais lógico afirmar que as próximas integrações no Gripens devem ser as versões do Mansup e do Matador. Até que estejam operacionais, seria interessante ter as armas de cruzeiro e anti navio que já são integradas ao Gripen.

Bardini

O MICLA vai ser integrado, futuramente, mas até o momento é uma arma para ataque de alvos fixos.
.
O MAN SUP nunca será integrado ao Gripen, pelo simples fato de não ser a versão lançada por aeronaves. Este seria o MAN AER. Onde está o MAN AER? Quando foi a última vez que você ouviu falar dele?

Sensa

Por isso escrevi “versões do Mansup e Matador” prezado Bardini. Sei que cada versão tem nomes diferentes mas não lembrava quais eram então me ative aos nomes mais conhecidos pra não escrever bobagens. Concordo, porém, que “lançáveis de aeronaves” tornaria a compreensão mais imediata. O projeto do Micla só ser capaz de alvos fixos inicialmente não é nada demais. Outras cabeças de guiamento e busca, desenvolvidas posteriormente, podem agregar a capacidade de atingir alvos móveis, tornando o Matador e/ou o Micla em armas mais capazes e, quem sabe, numa arma anti-navio de alcance bem maior que o Mansup, Quanto ao… Read more »

Jadson S. Cabral

MANAER? Esquece! Eu já não tô botando fé nem no MANSUP, com todo esse tempo de desenvolvimento e resultados a conta gotas… acabamos de entrar na terceira fase do desenvolvimento, que segundo a MB, deve durar até 2024 ou algo assim. Se daqui até lá não faltar mais dinheiro, se os planos não mudarem… quando esse míssil sair já tá totalmente obsoleto. Imagina versão lançada do ar…
A essa altura do campeonato eu já começo a duvidar até do MTC-300, sobretudo depois da noticia da recuperação fiscal da Avibras e da demissão de mais de 400 funcionários.

Bardini

Ninguém fala porque não se sabe nem a quantidade comprada, além de ser para operar nos P-3 . Cara, o que se sabe, é que eram negociados 16 operacionais e 04 de treinamento. Se mudaram isso, ai não sei dizer… https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/brazil-agm-84l-harpoon-block-ii-missiles . na minha opinião, em vez de integrar os Harpoon nos Gripen é melhor comprar os RBS que já estão integrados, uma vez que os P-3 terão uma vida útil bem menor que os caças. . Acredito que ainda é necessário integrar o RBS-15 no Gripen E/F, assim como no processo que estão desempenhando com IRIS-T e outros armamentos.… Read more »

Palpiteiro

A aviação naval tende a ser baseada em drones?

Bardini

No meu entendimento, é uma combinação dos dois, gerando um sistema de sistemas.
.
Um “P-190” poderia ter como uma de suas funções, controlar um ou mais UAVs, que estariam lançando sonobóias ou carregando mísseis/ torpedos ou sensores para uma região “quente”.
.
O substituto dos Bandeirulhas, por exemplo, deveria ser um UAV.

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Denis

Bardini, cadê o avatar do Mr. Scott? Era legal.

Bardini

Eu tive um problema com a imagem e acabei (por preguiça) colocando só um “verdinho” para achar com mais facilidade meus comentários…

Denis

Tá valendo. Abraço.

Alexandre

Penso que 72 Gripens é o número ideal, porque teríamos 12 caças por região, mais 12 para treinamento e como uma reserva estratégica, no caso, as versões bi place. Mas para a realidade atual da região, 40 caças é mais que suficiente, uma vez que não existe nenhum caça mais avançado que o Gripen na América Latina. E mesmo o que se fala sobre novas aquisições , nos leva a conclusão que não terá num futuro próximo. Afinal, se fala em 12 caças SU 35 pra Venezuela, 12 caças F16 bk 70 pra Colombia e 12 caças JF 17 para… Read more »

Patriota

Não se esqueça da Guiana Francesa com os Rafale

Tomcat4,2

Moço ,se eles tretam conosco a gente detona a pista deles antes de chegar algum Rafale e ai só na base do PA deles pra tretarem e os subs fazem a parte deles barrando . Não se esqueça que o MTC-300 vai tocar o terror impondo respeito no continente.

Wilson

Isso se o “Matador” sobreviver aos problemas atuais da empresa.

Agnelo

Fica tranquilo com os problemas atuais da empresa. A Avibras sempre faz isso.
Vende 300 ASTROS e depois diz q tal mal. Depois vende mais uma penca e dos a mesma coisa….

Tutor

Amigo, vendo a penúria da Rússia (país com poderio bélico bem acima da França) na Ucrânia (país bem menor, menos populoso e economicamente bem inferior ao Brasil), e sendo vizinho ao seu território, eu sinceramente acho que muito pouco a França teria capacidade de fazer contra o Brasil, mesmo partindo da Guiana Francesa. A única exceção seria armas nucleares, mas, dificilmente teriam coragem de usar.

Jadson S. Cabral

Sobre as armas nucleares, uso o seu exemplo mesmo. No fim ter armas nucleares não adianta tanto assim e não resolve todos os problemas, vide o que acontece na Rússia.

Waldir

Penso que o número da FAB (108) não foi pensando nos nossos vizinhos.. contra eles provavelmente não entraríamos em guerra.. acho que o número foi pensando pra uma situação mais complexa.. atacar a gente aqui exige muito esforço pra chegar lá do continente velho.. com 108 fica quase impossível

RPiletti

Santa Cruz ou Canoas.
Segundo lote, das duas acima, aquela que não for contemplada no primeiro lote e provavelmente Manaus.

Ted

Loca estratégico. Santa Cruz

Fernando "Nunão" De Martini

Santa Cruz é a próxima, pelo critério do óbvio ululante. Mas eu gostaria mesmo é de reativar o Pacau, só que em Natal e não em Manaus, e deixar Santa Cruz e Canoas pra depois. Se um eventual segundo lote for de 30 aviões, a soma dá 70, ou cinco esquadrões de 14 caças cada (dois na BAAN, um na BANT, um na BASC e um na BACO. O que não é nada mau. Mas eu gostaria mais de 90 aeronaves, com 18 em cada esquadrão, só que isso eu duvido muito que ocorra. Por último, reequipa os “décimos” em… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Agnelo

Prezado
Acredito q os drones entrarão forte nas contas.
Sem duvida.
Sds

Guizmo

Para mim, deveria ser: 16 em Anápolis, 12 em Sta Cruz e 12 em Canoas.

Guizmo

E os F5 remanescentes em Manaus e, quem sabe, Campo GDE

Adriano Madureira

Concordo com você Martini ! Uma base no nordeste, poderia ser natal ou Fortaleza, seria um local oportuno para acolher os Gripen…

Já que há uma base bem no centro do Brasil( Anápolis) que os receberá, e certamente uma base ao sul( Canoas-RS) ou uma no sudeste( Santa Cruz-RJ) serão contempladas com os caças suecos.

Alguém sabe o número de esquadrões que serão equipados com o Gripen?

comment image

Fernando "Nunão" De Martini

Quatro esquadrões, se nada der errado. Cinco com muita fé.

Adriano RA

Cá por mim acho vão a princípio deixar 20 Gripens em Anápolis e 20 em Santa Cruz. Os F-5M e e A-1M remanescentes ficarão no RS. Meu chute …

Jefferson Henrique

Excelente notícia!

Sidy

Quanto mais Gripens, melhor. Excelente notícia!

Mars

Ótimo presente para o dia da aviação de caça!
Então, elevamos o primeiro lote para 40 aeronaves e se confirma aquele número que o Comandante tinha dado, teremos com o segundo lote um total de 70 aeronaves.
Imagino que com esses estudos e futura implementação dos caças em outra base, cada uma ficara com 20 aeronaves. Ou será que vão manter aquele planejamento de 28 em Anápolis e os restantes 12 em outra base.

Marcelo M

Fica claro o indicativo. Redução da encomenda do KC 390 e aumento na encomenda do Gripen E. 1. O dinheiro é finito, e tem que se elencar prioridade; 2. A prioridade deve mesmo ser a aviação de caça.

Caerthal

Sinalização muito ruim, modificar os contratos com a Embraer para aumentar a compra de vetores de caça da SAAB.

Alexandre Galante

O Gripen é Saab/Embraer.

comment image

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Bueno

kkkk
Agora ele aprova

Palpiteiro

Quantos % do contrato fica com a Embraer?

Wellington Góes

Ninguém sabe…

Wellington Góes

É mesmo?! Rsrsrs
Por favor meu amigo…

Jadson S. Cabral

Mais ou menos. Transporte tbm é importantíssimo. Claro, o transporte na FAB anda muito bem, sempre andou e nunca esteve melhor. Ou melhor, voa muito bem rsrsrs.

Marcelo M

Agora é aguardar o anúncio sobre os novos VANT da FAB, com função de ataque e quem sabe com capacidade de combate ar ar.

Matheus

Uau!! Que noticia excelente!! Tomara que o Esquadrão Pacau volte a ter caças em Manaus. 12 F-39 naquela região é muito importante. Tomara que a FAB avance no UCAV também.

EdcarlosPrudente

Olha, se estes quatro adicionais forem para Manaus já é lucro, tem muita infraestrutura ali que merece toda proteção possível.

Matheus

Deviam investir em SBMN pra acomodar um esquadrão completo de F-39.

Maurício.

Olha, o Pacau tinha apenas 6 F-5, alguns dizem que um Gripen vale por dois ou três F-5, portanto, se essa lógica faz sentido, nem precisa 12 Gripen em Manaus, esses 4 dá e sobra.

Matheus

Não, não dá. 4 caças pra defender a região norte é muito abaixo do necessário. Um esquadrão completo é o ideal.

Bardini

De 28 para 22 KC-390 = 02 A330 + Conversão para MRTT + 04 Gripen.

Jefferson Henrique

Gostei da conta hein, não estávamos visualizando isso antes desta forma.

Jadson S. Cabral

Pois é… alguém aqui disse para confiarmos no comando da FAB pq eles sabem o que fazem. E pelo que estamos vendo agora, sabem mesmo. Acho que foi o próprio brigadeiro Baptista

BK117

Será que nessa conta entra aqueles +2 RQ-900 anunciados em dezembro? (considerando que foi anunciado antes do acordo para a redução pra 22)

Roberto Bozzo

Não havia pensado desta forma…..se foi esta a conta realmente feita, e parece que foi, a “compensação” foi ótima.

Palpiteiro

Com essa compra poderiam aumentar a pressão pela compra de KCs pela Suécia.

Tomcat4,2

Nessa você mitou Bardini e digo que faz sentido total !!! Show !!!

Oráculo

Matou a charada Bardini!

Guilherme Lins

Excelente raciocínio! E, muito provavelmente, foi de fato o que aconteceu!

Alexandre

Excelente notícia para a FAB, 40 gripens logo no primeiro lote e mais os 2 MRTT que já compramos.
Com isso temos 5 E 99, 3 R 99, 2 MRTT, 22 KC 390, 14 C 295, 16 H 225M, cerca de 80/90 super tucanos e 40 Gripens NG!
Isso na primeira linha, fora os C 130, F 5 e AMX na segunda linha, num investimento total de mais de 20 bilhões de dólares
Cada dia mais difícil para os FRUSTRADOS de plantão!

Ivan herrera

Verdade kkkk mais já já aparece uns dois conhecidos da trilogia falando mal 🤣

Sensato

Chamando de aeroclube e outras porcariadas do tipo…

MMerlin

Sim.
A FAB tem feito um bom trabalho como o orçamento disponível, readequando pedidos e dando prioridades nos seus objetivos básicos e principais. Uma gestão eficiente se faz assim, seja no setor público, seja no setor privado.

Nunão

Alexandre, só um reparo:

Na aviação de caça, se formos falar em primeira e segunda linha, Super Tucano é segunda linha, como eram o Xavante e o Tucano na versão de ataque leve no passado.

Primeira linha são os jatos de combate, novos ou antigos / modernizados.

Last edited 1 ano atrás by Nunão
Alexandre

É verdade Nunão, agradeço sua observação.

Flanker

Na aviação de caça da FAB, a primeira linha é composta pelos F-5M e A-1M (É m bereve, pelo F-39). A segunda linha e composta pelos A-29.

Marcelo

Excelente noticia !!!

Funcionário da Petrobras

Espero que esta 4 células adicionais deste primeiro lote não seja um “cala boca” para colocarem na geladeira o contrato do segundo lote.

Jadson S. Cabral

Estou com medo justamente disso. Sabe aquela velha máxima “gato escaldado tem medo de água fria”? Então. O brasileiro pés no chão sempre tem uma pulga atrás da orelha e nunca consegue comemorar uma notícia sem se questionar se a esmola não parece demais. Vejamos os próximos capítulos e torçamos que dê tudo certo!

Nunão

Melhor mais 4 no atual lote na mão do que 30 do segundo voando.
Ou melhor, não voando.
Nem fabricando.

Last edited 1 ano atrás by Nunão
Funcionário da Petrobras

Então.
Por se tratar de Brasil, e mesmo falando que estuda-se a aquisição para segundo lote, isto não está com cheiro de feijão queimado.

Jadson S. Cabral

Disso eu não discordo

MMerlin

Como apontado no post, o Brigadeiro já comentou que estudos para o segundo lote já serão iniciados, possivelmente um número entre 30 e 40 aeronaves. Mas aí é só especulação.

Neste segundo lote, que deve ter como data da primeira aeronave a partir de 2027 ou 2028, a FAB já deverá ter negociado uma maior participação brasileira na produção e, quiçá, as evoluções das versões G e H, eventualmente para uma futura atualização da frota. Este último é no intuito de planejamento. Algo para ser concretizado lá por 2040.

Sensato

Possível quase tudo é mas considerando que quem deu essa notícia foi o mesmo comandante que afirmou que já há trabalho acontecendo para viabilizar um segundo lote. Acho que dá pra ter esperança.

Hellen

Agora ficou 32 monoplace e 8 biplace !!!
Agora é observa quantos caças biplaces será adquiridos no segundo lote !!

André Bueno

Creio que a quantidade de Gripen F em um hipotético segundo lote irá depender do desenvolvimento da doutrina. Se essa se mostrar mais viável com a aeronave biplace, mais unidades serão adquiridas.

gedeon

Bom dia a todos.

Pergunta de leigo:
O Brasil estará em um novo patamar na américa do sul com o recebimento dos Gripens, mas há a possibilidade de esta situação vir a mudar rapidamente, uma vez que o Chile poderia fazer uma compra de prateleira de F-35. Isto pode ocorrer em um curto prazo de tempo? Ou será apenas uma visão de quem desconhece do assunto como eu?

Jadson S. Cabral

Eu, que também sou apenas um leigo frequentador deste recinto, acho muito difícil o Chile comprar F-35. Muito menos com o governo atual, em meio a uma nova constituição e com o povo tão preocupado com pautas sociais ultimamente. Talvez no médio prazo. Não acho que seja impossível. Aí Chile e Brasil estariam em um outro patamar na AL. Aí os outros vizinhos teriam ainda mais motivos para correr atrás do prejuízo. Um adendo é que eu não sei se os EUA teriam interesse em ter um operador do F-35 na América do Sul. É sabido que os EUA vendem… Read more »

Jurandir Noronha

Os EUA já ofereceram F35 para o Brasil. Se não me engano, o comandante Juniti Saito declinou da oferta, falou que era muita areia pro nosso caminhãozinho.

Fernando "Nunão" De Martini

Não, Jurandir, você trocou os personagens. Segundo matérias da época, quem falou coisa parecida com isso foi o então ministro da Defesa. Saito foi no sentido contrário: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2103200812.htm Jobim reconheceu que o F-35 “é impressionante”, um jato de quinta geração mais arrojado que os concorrentes: “Não tem comparação com os Sukhoi e os Rafale”. Mas, segundo ele, o F-35, de ataque, é bom demais para a expectativa brasileira: “Um dos problemas é a incompatibilidade dos aviões com as nossas necessidades”. Dirigindo-se ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que o acompanhava, Jobim perguntou: “Não é, Saito?” Desconfortável, o brigadeiro foi reticente… Read more »

Marcelo Baptista

Perguntar para um piloto se F35 é demais, é como me perguntar se eu quero mais um prato de sobremesa, so recuso por que a mulher olhou feio, kkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

É por aí mesmo, Marcelo.
Mas só quis mesmo corrigir a afirmação do Jurandir, que era o exato oposto dos fatos, pra não gerar desinformação.

Guilherme Leite

O Chile não faz fronteira com o Brasil, isso seria um problemas para a Argentina, mas está já não possui força aérea a algum tempo.

No mais, eles teriam que suportar a manutenção caríssima do F-35 + a compra em quantidade elevada (na AL tudo é 12)….

Mas sejamos francos, coisa muito dificil de acontecer por N motivos.

André Bueno

Lembrando que o Chile é uma nação amiga e sem fronteira conosco.

João Adaime

Caro André
Caso o Brasil precise acionar o Tiar, espero que o Chile tenha F-35, F-16 e o que mais puder dispor.
Abraço

André Bueno

Prezado João, concordo.

Alexandre

Amigo, atualmente, o F 35 é o melhor caça de 5 geração que pode ser vendido fora dos EUA. Mas uma força aérea não é somente um caça, tem outras coisas que tem que ser computadas. Veja bem, dificilmente um País aqui da região teria condições de comprar mais de 10 caças F 35, e ainda teria que ter uma grande capacidade de reabastecimento em voo para poder levar esses 10 caças além dos 1000km de raio de combate que eles tem. Mesmo assim, não poderiam usar mais de 2 armas pesadas ar-solo(2000libras) no compartimento interno para fazer um ataque… Read more »

Carlos Campos

duvido que o Chile venha a comprar F35 com o governo socialista mais gastos com o assistencialismo é o esperado, mesmo que Comprassem não tem reabastecedor suficiente para se impor na AL.

Jadson Cabral

Hummm… era pra eu estar feliz com isso, mas por que será que eu tenho uma sensação esquisita? Será que é pq sou brasileiro e conheço meu pais?
Será que essa inclusão repentina de mais 4 unidades no apagar das luzes do governo e consequentemente do mandato do comandante atual é pq sabem que o segundo lote não vai vir? Daí melhor 40 que 36, né?

JSilva

Temos uma janela de 4 anos (2022 a 2026) pra negociar o segundo lote antes de abrir uma lacuna na linha de produção. O argumento da transferência de tecnologia, depois de criada toda uma infraestrutura aqui, será muito forte a favor de um segundo lote que dê sentido a esse investimento. Some-se a isso o fato de que a alternativa ao governo atual foi onde se desenhou todo esse contrato, e o terceiro colocado tem como uma de suas prioridades no seu plano de desenvolvimento nacional, escrito em livro, o investimento em quatro setores, sendo um deles o setor de… Read more »

Jadson S. Cabral

Eu já pensei em tudo isso. Mas se as coisas acontecerem do jeito que estão se encaminhando mesmo para acontecerem, penso eu que há a possibilidade do governo dele não ser exatamente ao que foi lá atrás. Talvez tenha um fatorzinho de “vingança”. Afinal, os militares mergulharam de cabeça nesse governo, perderam a vergonha e declararam apoio ao governo atual, e nunca fizeram questão de mostrar sua preferência. Esse é só um dos problemas. Nós não sabemos também como a economia ficará nos anos seguintes. O novo governo virá com um populismo muito forte na questão social e eu acho… Read more »

JSilva

Sim, são riscos que realmente existem, principalmente a questão econômica.
Mas um fato que ajuda é que uma das doutrinas econômicas desse campo é o investimento público, e com o segundo lote sendo produzido aqui, pode-se utilizar esse argumento.
Sobre o apoio militar a esse governo, acho que pode ser contornado, acredito que devem haver correntes lá dentro que não concordaram com essa imprudência, que se dê espaço a estes.

Jadson S. Cabral

Ta aí algo em que eu não tinha pensado muito. Se a FAB, a Embraer e as outras empresas usarem essa carta do investimento público e na geração de empregos… tem sim grandes chances de funcionar. Afinal, é sim um governo em que a linha principal de pensamento é o investimento público. Pelo menos eles, diferente dos ditos “liberais”, se mostram preocupados com a industria nacional e não deixariam empresas importantes para a BID fechar o serem vendidas. Pelo menos imagino eu. Embora me defina como um liberal, eu não sou bobo e sei que deve haver um equilíbrio no… Read more »

Sensato

Some-se isso ao fato de que as luzes podem não se apagar e serem prorrogadas por mais um mandato. Mesmo que não sejam, caso a Saab e Embraer reservem uns 10% do valor do contrato e um financiamento que jogue o desembolso para governos posteriores que terão grandes chances de conseguirem a assinatura…

Saldanha da Gama

Mas, também podemos pensar que a não contratação de um 2o lote, pode ser para abrir a janela tecnológica que adquirimos por alto valor da saab, para fabricarmos nossos caças ( não foi para isto que desembolsamos um valor tão alto?) e quem sabe até um caça de 5a geração em parceria com outra nação?

Matheus

Isso não faz o menor o sentido. Vai ficar em 40 caças e perder a capacidade operacional? Sem falar que um caça novo requer MUITOS BILHÕES e expertise tecnológica.

Jadson S. Cabral

Se firearms em um único lote a todo o dinheiro que gastamos a mais for despedaçado, eu não ficaria nem um pouco surpreso, pois essa não seria nem a primeira, nem a segunda e nem a terceira vez que isso acontece, não é mesmo? Quanto a caça de 5 geração, esquece! O Gripen vai ser o caça da FAB pelos próximos 45 anos e só lá, quando estiverem no final da vida, é que estaremos pensando em substitutos, assim como sempre fizemos. O ideal, em qualquer país, é que a força coloque encomendas e vá recebendo lotes aos poucos e… Read more »

Adriano Madureira

Amigo Saldanha, caça 5G para a FAB é algo improvável, duvido muito que ocorra em algum momento a médio prazo, o Gripen-E reinará nos céus do Brasil por uns 40 anos,5G na FAB nem se for usado…

Mas devido a nossa situação orçamentária delicada, até um KAI KF-214++ cairia bem para fazer par com o Gripen-E .

Um caça que aparentemente é até mais barato que o Gripen-E,de acordo com os sul-coreanos,o preço unitário é de USD 60 million por unidade.

comment image

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Thom

Esse preço seria de “prateleira”.

Carlos Campos

60 milhões sem apoio logístico, sem sistemas de treinamento, treinamento de manutenção e etc.

Camargoer.

Caro Carlos. Para comparação, a Polônia comprou 32 F35A por US$ 4,6 bilhões, via FMS portanto sem offset e sem condições de financiamento (pagamentos feitos via governo-governo) e sem qualquer participação da industria polonesa. Isso dá um valor unitário de US$ 146 milhões. mais caro que o valor unitários dos F39 comprados pelo Brasil, o que incluiu o desenvolvimento da versão F no Brasil e a compra dos armamentos.

Plinio Jr

Ótima noticia, esta quantidade passa fácil em termos de aprovação, diferente de mais de 30 unidades que teria todo um impacto político sobre a aquisição… sim precisa de um segundo lote, ainda acho que o mesmo deve ficar em torno de 24 unidades… seria mais fácil aprovar do que 32 unidades….

Eduardo Angelo Pasin

Top, será que ele vão custar o mesmo que os 36 primeiro que foram com transferência de tecnologia.

Last edited 1 ano atrás by Eduardo Angelo Pasin
Jadson S. Cabral

Claro que não. Não faz o mínimo sentido. Aliás, a gente nem sabe quanto custaram os primeiros.

Eduardo Angelo Pasin

Fiquei na dúvida porque o preço dele com a transferência de tecnologia fico caro.

Carlos Campos

acredito que não, pois não está mais incluído a ToT.

Zezonho

Precisam os Grippens defender Manaus, urgente! Parabéns pela decisão, Presidente Bolsonaro!

Last edited 1 ano atrás by Zezonho
Jadson S. Cabral

Por que a urgência? Manaus tá sob ataque e ninguém está sabendo? Por favor, ligue para a FAB e os informe

Zezonho

Chora, petralha !

Jadson S. Cabral

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MEU DEUS

Adriano Madureira

Isso é normal amigo, geralmente sempre aparece algum Zezonho bizonho por aqui ,e dependendo dos comentários postados, eles já pressupõe que a pessoa seja petralha, comunista ou facista…

É de dar pena !

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Flanker

Credo!! Que nível de alienação!! E olha que eu odeio tudo que envolva petralhas e cia…mas, teu nível de conclusão, a partir do comentário do outro colega, é doentio!!

Marcos Andrey

Então primeiro esperamos vir um ataque para depois defendermos?

Jadson S. Cabral

Não. Mas pra dizer que Manaus precisa com Urgência é pq se tem certeza de um taque iminente, não?

Allan Lemos

Esse é o mal do brasileiro, só age depois que a m**** acontece.

Burgos

Só falta o 01 aumentar de 4 Fragatas Tamandaré para 06 UN !!!
A MB precisa de meios também !!!
Senão vai virar Marinha de Prédio !!!
(Pé seco) 😩

Wellington Góes

Nada contra, muito pelo contrário, queremos mesmo é que a FAB tenha uma quantidade satisfatória de caças, mas como querem comprar mais aeronaves, se nem operacional as que foram contratadas estão?! Nem 20% pelo menos… Aliás, nenhuma está em operação, até atrasado o projeto está…
Pelo visto, nem as ditas aeronaves de produção estão de fato prontas…

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Matheus

Claro que está. Só precisa agora do tal “certificado militar.”

Wellington Góes

Quer fazer piada, mas nem sabe como né?!

Rinaldo Nery

O zé ruela tinha que meter o pau… Como ele iria dormir sem falar algo negativo?

Matheus

Ele é viúva do Rafale.

Wellington Góes

É uma rotina, quando as coisas não saem como disseram que sairiam, não tem argumentos para negar os fatos, aparecem com essas… Rsrs

Wellington Góes

Agora é permitido xingar é?! Interessante?!
Também sei fazer o mesmo, mas te pouparei hoje… Primeiro aviso.

Carlos Campos

e precisa estar já operacional pra comprar mais? da onde tu tirou isso? sem nexo essa preocupação. as de produção já estão prontas, só não tem o selo de operacional.

RICARDO NUNES BARBOSA

Basicamente nenhuma Força Aérea no mundo espera um caça em desenvolvimento estar 100% operacional para comprar novos lotes (quem dirá 4 unidades). Para comprar novos lotes bastar o risco estar dentro de parâmetros aceitáveis. F-35 foi comprado centenas de unidades ainda no Block 3I ou mesmo Block 2 (antes do Block 3F final de desenvolvimento). O Rafale foi comprado dezenas de unidades e novos lotes quando ainda estava no padrão F1 (sem datalink, IRST, jammer). O mesmo vale para o Typhoon e seu padrão Tranche 1. De modo que a FAB não está inovando e nem assumindo um risco desproporcional… Read more »

Last edited 1 ano atrás by RICARDO NUNES BARBOSA
Wellington Góes

Uma coisa são forças aéreas comprarem quando não está 100% operacional, outra é comprar quando nem 1% esteja, que é o caso do Gripe E/F, as três unidades recebidas nem unidades operacionais estão, são ainda produtos para servir de unidades de teste, quase protótipos das futuras aeronaves… Há uma enorme diferença nisso. Então não, teu padrão de comparação não está nem perto….

Fernando "Nunão" De Martini

Wellington,
Acho que você está confundindo teste com certificação para IOC e depois para FOC. São fases distintas das fases de testes de protótipos, ainda que possa haver alguma sobreposição conforme se agreguem funcionalidades ao longo do processo.

Wellington Góes

Nunão,
Nem uma coisa, nem outra, sei bem a diferença, por favor né?!
O ponto é que sequer os F-39E, ditos de produção, foram efetivamente entregues, então nem para iniciar o processo para, lá na frente, dá o IOC se pode…. Então essa estória de “batismo operacional”, para daí dizer que quer comprar mais aeronaves sem sequer ter avaliado operacional de fato, é igual papo de político que inaugura obra, sem de fato está pronta…
E os Gripens E FABianos, mesmo que vocês forcem isso, não está pronto…

Fernando "Nunão" De Martini

Em algum momento eu falei de batismo disso ou daquilo?

Não invente.

Eu falei de IOC e FOC, nada a ver com cerimônias e coisas do gênero.

Wellington Góes

Bem, a FAB diz isso e como vocês aqui, em especial tu mesmo, tem endossado e até tentado explicar e justificar o que a FAB tem falado e sequer questionado, então fica subentendido que estão falando e concordando com as mesmas coisas. Caso não seja isso, então que sejam um pouco mais imparciais e menos parciais/passionais.
Quanto a IOC e FOC, não preciso que tente me explicar.

Fernando "Nunão" De Martini

“ Bem, a FAB diz isso e como vocês aqui, em especial tu mesmo, tem endossado e até tentado explicar e justificar o que a FAB tem falado e sequer questionado, então fica subentendido que estão falando e concordando com as mesmas coisas.”

Subentendido, endossado ou concordado só na sua imaginação. Repito: não escrevi nada sobre o significado desse batismo em nenhum momento, e sim sobre IOC e FOC.

Nesse caso você realmente “subentende”.

RICARDO NUNES BARBOSA

Em todos os casos (F-35, Rafale, Typhoon…) os lotes foram comprados enquanto a aeronave nem IOC tinha ainda e o primeiro lote nem entregue estava. Sempre, sempre existe simultaneidade (compra de unidades ainda não operacionais) em todo programa novo e os lotes precisam ser comprados com anos de antecedência à entrada em operação. O risco de comprar 4 Gripen-E hoje é infinitamente menor do que foi comprar 36 em 2013. O risco de um segundo lote hoje é infinitamente menor do que foi comprar o primeiro em 2013. Logo, a FAB não está inovando e nem estar incorrendo em risco… Read more »

Wellington Góes

Ainda não é igual…
Quanto aos “riscos de projeto”, bem, ele ainda está para se provar e em se tratando de FAB, dificilmente saberemos os meandros dos fatos ocorridos e das soluções definitivas, porque o que não falta é jabuti nisso…
Vale lembrar que nem custo flyway se sabe…

Wellington Góes

Ah… Aproveitando a oportunidade, já que o Nunão tem respondido, pergunte a ele o valor informado sobre o desenvolvimento do WAD…

Fernando "Nunão" De Martini

Wellington, prefiro que ele pergunte a você mesmo, porque essa pergunta eu já lhe respondi anos atrás, e conhecimento é pra passar pra frente.

A não ser que vc tenha esquecido, aí já não é culpa minha.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rinaldo Nery

Nunão, não perca teu tempo. Esse caboclo tem algum problema c a FAB. Freud explica.

Wellington Góes

Um conselho, não se meta na conversa dos outros. Mais uma vez mostra a falta de equilíbrio emocional da tua parte.

Wellington Góes

Nunão, eu já havia respondido, justamente, aquilo que tu havia informado, mas quem duvida é ele, daí porque eu disse para ele te perguntar. Então, aproveitando a oportunidade… Se ele duvida, que pergunte a você.

Fernando "Nunão" De Martini

Wellington, Quem sugeriu uma pergunta nessa sequência de comentários foi você. O Ricardo não me fez pergunta alguma, nem mencionou meu nome, você que mencionou em comentário direcionado a ele. Volte a sequência de comentários e verifique: foi você quem pediu ao Ricardo para me fazer uma pergunta que eu mesmo te respondi anos atrás… Isso é bizarro. Tipo criar picuinha por procuração que ninguém te deu. Mais fácil então você mesmo fazer perguntas para si e responder sozinho. É bizarro também, mas acho que vai combinar melhor com suas atitudes recorrentes. Além disso, me poupa trabalho e não envolve… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Wellington Góes

Nunão, essa história (com a H mesmo) não é daqui, mas do grupo de WhatsApp e lá ele havia duvidado da informação que tu nos passou (já que apesar de ter me respondido, todos puderam ler). E lá no grupo o havia informado do valor que tu dissestes (120 milhões de dólares para todo o processo de desenvolvimento e produção dos 36 WAD), entretanto ele duvidou e eu já o havia dito para lhe perguntar, mas como falta-lhe (ele) honestidade e seriedade, já que ele deve ter lido o que eu coloquei acima, mas sequer resolveu se manifestar. Então a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Cara, você tem picuinha mal resolvida com outra pessoa num grupo de zapzap e vem resolver aqui? E me bota no meio da treta? Rapaz…

Melhor você se resolver de uma vez com o seu desafeto e não me aborrecer mais. Paciência digo eu.

E pra quem se interessar, a mencionada discussão de três anos atrás sobre WAD aqui no blog é essa abaixo, a partir do nono comentário. Inclui links para documentos. A sua discussão do zapzap eu dispenso, por favor.

https://www.aereo.jor.br/2019/04/18/video-instalacao-da-tela-wad-no-primeiro-caca-gripen-e-brasileiro/#comments

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Wellington Góes

Nunão, quem se doeu e ficou de fricote não fui eu… Tu estas usando isso pra querer causar, pois não gostas das minhas críticas ao projeto, conforme os fatos teimam a acontecer. O teu descontentamento não mudará os fatos, lamento te dizer. No mais, esses ~ 120 milhões do dólares fizeram muita falta em projetos mais importantes na capacidade de desenvolvimento e produção de artefatos militares, fazendo com quê, hoje, continuarmos a importar e ficar dependentes das vontades de empresas e governos estrangeiros… Tudo isso por causa de um “painel modernoso”… Exigência da FAB na qual o próprio pessoal da… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Tu estas usando isso pra querer causar, pois não gostas das minhas críticas ao projeto” Wellington, não se dê tanta importância, ainda mais em relação ao que supõe que eu goste ou desgoste do que você escreve. O que não falta é crítico ao Gripen, e, para o que eu penso ou deixo de pensar, isso não faz diferença alguma, tanto quanto haja críticos pra o avião x, o navio y, o blindado z. Tem de monte e não fico boquejando com ninguém por causa disso. A crítica é livre. A única coisa que fiz a respeito no episódio… Read more »

Djauro Assis

Independente se teremos novo governo ou não! A decisão está acertada devido a nossa extensão territorial e nossa ampla fronteira, o Brasil tem que ter não só a força aérea, mas todas as forças armadas equipadas e preparadas. Lembro que na época da invasão das ilhas Malvinas, caso fosse acionado o Tratado de Tear, o nosso ministro da Marinha na época, falou que a esquadra que nós tínhamos seria ideal para cada porto brasileiro e não para defesa de todo país. Parabéns pela decisão!

Leandro Costa

E pelo tratado de tear, quem acionaria a roda?

OBS.: O tratao só se aplica quando um país que assinou o tratado (TIAR) seja atacado por outro. A Argentina sendo a nação agressora, o tratado não pode ser invocado.

Last edited 1 ano atrás by Leandro Costa
Djauro Assis

Não conheço o teor do Tratado de TIAR ( Tratado Interamericano de Assistência Recíproca), o erro da grafia, foi do corretor de texto do celular me desculpe, mas na época foi muito comentado a possibilidade, agradeço o esclarecimento, forte abraço!

Paulo Lopes

Novo governo?? o cara não sai nem na rua… kkkkk…

Djauro Assis

Sua resposta não vem ao caso, estamos falando de modernização das forças armadas, apenas fiz a citação devido alguns comentários anterior, não citei nenhum candidato, e mesmo que o próximo governo, seja o atual, espero de coração que não, dei os parabéns pela iniciativa, afinal Brasil sempre!

SGT MAX WOLF FILHO

Se eu fosse comandante da Força Aérea não desativaria os F5 mas faria mais uma revitalização e comprando novos vants e Gripen… porém, como vimos nas Guerras atuais sempre ganhará a Guerra aquele que não somente tem qualidade, mais quantidade… Melhor ter muito mesmo que seja vetores inferiores, que pouco de ultima geração! Ainda mais pelo fato de não temos defesa antiaérea, se a Força concentrar tudo em poucos aviões de caça, ao primeiro ataque as nossas bases aéreas, ficaremos igual a Ucrânia. sem Força No ar e dependendo de Deus e da sorte!

Last edited 1 ano atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Leonardo

Fica aqui meu agradecimento por vc não ser o comandante da fab então

_RR_

Caro… Os F-5M tem, todos, mais de quarenta anos… Somente estão voando por conta da competência dos parques de material da FAB, que são organizações de excelência, e já operaram alguns “milagres”. Mas há um limite natural… Começa pelo tanto que já voaram, indo para o potencial evolutivo e chegando ao simples fato de que esses tipos já vem sendo desativados em todas as forças do ar onde voam. O mais, é exatamente o inverso. Melhor ter uma força do ar no estado da arte que ter mera quantidade. Isso é o que fica provado nos combates aéreos modernos, do… Read more »

Lana alves

Boa notícia, pena que ainda é muito pouco. As compras militares do Brasil estão baixíssimas.
Precisamos ter mais de 100 Gripen dispersos no território nacional, juntamente com super tucano. Brasil também precisa entrar na era do drones de ataque (não apenas reconhecimento). Precisamos fazer muito mais para ter um forca de defesa condizente com o tamanho do país. Depois que começa uma guerra não adianta pedir socorro para outros países.

Last edited 1 ano atrás by Lana alves
Silvano

Tonny Brasil – Lana.. procura no YT. Hugs.

leandro

Parabéns a FAB pelo acréscimo…mas fico a pensar se não era realmente hora de reabilitar o Dennel A-Darter e o MAR-1…a guerra atual nos mostra o quão importante é ter armamentos nativos…

E a versão aerolançada do matador?Será possível integrá-la ao Gripen, caso seja finalizado?

Oseias

Estou curioso para saber se o projeto de UCAV da FAB e Embraer vai sair do papel.

Seria um bom substituto do AMX na função de reconhecimento e ataque. Não sendo tripulado, poderia virtualmente ficar bem mais tempo no ar, com reabastecimento, e assumir missões de maior risco.

Marcos

Bayraktar destruiu 88 T-72, 115 peças de artilharia (85, 100, 122 e 152 mm) 17 obuses autopropulsados, 61 MLRS, 6 radares, cerca de 30 sistemas antiaéreos (incluindo 2 S-300PS e 1 TOR-M2KM) e 185 (caminhões e utilitários)

Isso são algumas das perdas da Armênia

O custo de cada drone ta girando em torno de 5 milhões de dólares

Marcos

Os drones de ataque não fazem apenas “pei pei”. Quando não estão fazendo pei pei, estão transmitindo informações do campo de batalha em tempo real, podem ser usados para missões SAR e inúmeras outras missões.

O pei pei é o recheio do bolo. Imagine você sair com um Hermes 900 p/ coletar informações e no meio do caminho encontra um S-300 do inimigo? O S-300 vai sair livre, leve e solto.

Pavan

Parabens a Fab aos poucos se reestruturando…

Nick

Bela notícia, 40 garantidos, falta mais 40

Guilherme Lins

Que notícia maravilhosa! Parabéns a FAB! E melhor ainda, com as entrevistas dos oficiais superiores da FAB, está cada vez mais fundamentado a compra de um segundo lote! Excelente! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

GeneralSofá

Realmente FAB, vem dando aula paras outras forças sobre prioridades/como administrar o orçamento (imagina o que poderia ser feito se fizerem um corte no número de pessoal).

Overandout

Até fui ver a data da matéria para checar se não era alguma de 1 de abril que eu havia deixado passar.

Muito bom!!! Ótima notícia, talvez a melhor do ano!
Queria que fossem alocados em Canoas (seria bom poder ver de perto os Gripens kkk), mas seria ideal implementar estes em Manaus e dar uma atenção especial à região norte, que hoje é a mais sensível em termos geopolíticos

roberto

A duvida : Quanto será o custo de cada um desses 4 ? Não deve ser o mesmo dos anteriores certo ?

Camargoer.

Olá Roberto. As notícias publicadas ao longo dos anos sugerem um preço unitário da ordem de US 85 milhões, Talvez a FAB consiga um valor menor nestas quatro unidades adicionais.

BK117

Caro Camargoer, vale lembrar que em 2014 o dólar estava na faixa de R$ 2,50. Hoje está a R$4,80 (fui olhar a cotação e até assustei, estava R$4,60 ontem a noite). Sei que as transações são feitas em dólar, mas, salvo engano, o baque no orçamento é em reais. Então não sei se vai sair muito mais barato não, viu. OFF TOPIC: Enquanto pesquisava para comentar, visitei os documentos da Lei Orçamentária Anual. Confesso que foi novidade pra mim e achei muito interessante o nível de detalhes do orçamento de defesa (volume II, a partir da página 60). Verba já… Read more »

Last edited 1 ano atrás by BK117
Camargoer.

Olá BK. Vocẽ tem razão sobre o detalhamento da lei orçamentária. É uma excelente fonte de informação. De fato, o orçamento havia reservado R$ 500 milhões para o KC30 (incluindo a aquisição e adaptação do avião). Uma alternativa mais simples é o “Orçamento cidadão” que resume os pontos mais importantes. Sobre o valor unitário de cada F39, é preciso lembrar que o contrato entre o governo brasileiro e a SAAB foi assinado em coroas suecas, o que complica ainda mais a conta.

BK117

Muito interessante também o Orçamento Cidadão, caro Camargoer, obrigado pela indicação!
Agora quanto ao contrato em coroas suecas, aí já nem me arrisco a dar palpite hahahaha
Abraços!

Tomcat4,2

Show de bola, a FAB indo de vento em popa, agora é esperar a decisão do EB sobre a modernização do Cascavel e Leo 1A5 e o 8×8 vencedor(Centauro II,rs).

Welington S.

Centauro II entre os outros concorrentes é um fortíssimo candidato e ao meu ver é o que vencerá. Muito em breve teremos notícias do 8×8.

Adriano Madureira

Falando em EB,é verdade que irão pôr torretas Remax no M-113?

comment image

( Imagem ilustrativa de M-113 filipinos armados com torretas SARC Elbit Dragon 12.7mm RWCS)


comment image?sfvrsn=de8257f7_2

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Gilmar João Lançoni

A FAB. , ESTÁ DE PARABÉNS , saindo da INÉRCIA , E HOJE modernizando suas aeronaves, TOP ! EM tecnologia, e pilotos de altissimo NÍVEL. QUE fica em igualdade de competividade em relação a outros países.

Anderson Graça

Minha opinião
Eu acredito que o 1°/14° GAV, Esquadrão Pampa poderia receber os gripens do primeiro lote, assim a FAB concentraria todos os F-5E/FM em SC no 1° GAVCA e aposentando os aviões com restrições de voo até a chegada do novo lote do gripen.
Já em SM os dois esquadrões com UCAV e assim aposentando o AMX.
O esquadrão Pacau em Natal só que com LIFT.

Last edited 1 ano atrás by Anderson Graça
dretor

Cara eu fico ate assustado quando temos uma noticia feliz no BR kkkkk

Adriano Madureira

Boa amigos ! Eu tenho uma pergunta e ficaria grato caso a trilogia ou até mesmos os demais comentaristas da página pudessem me responder :

Será que a possibilidade da adição de mais quatro Gripen-E pode ter sido possível devido a desistência da compra daqueles seis KC-390 que foram descartados da aquisição pela FAB?

Camargoer.

Caro Adriano. Creio que não há relação. Os F35 foram comprados por meio de um financiamento externo de um banco sueco cujo pagamento será realizado pelo Brasil por um período de 20 anos. Estes pagamentos começaram a partir da entrega do primeiro avião (o 4100). Já o Kc390 é pago diretamente pelo Tesouro em um contrato firmado entre o governo federal e a Embraer. Segundo o “orçamento cidadão” publicado pelo governo federal, o programa KC390 receberá em 2022 cerca de R$ 800 milhões, enquanto o programa FX2 receberá R$ 1,2 bilhão. Este acréscimo de 4 novos caças no contrato impactará… Read more »

Equilibrium

O que destruiu mais uma das falácias da SAAB, de que o pagamento só iniciaria após o último chegar

Roberto Bozzo

Mestre Equilibrium,

Até onde sei a FAB se comprometeu a pagar o desenvolvimento da versão F, portanto ela deve investir na infraestrutura, desenvolvimento e construção…

Camargoer.

Caro Equilibrium. Houve uma confusão sobre o início do pagamento. Muita gente confundiu esse ponto do contrato e “reberverou” (sic) a informação errada. O contrato de financiamento do banco acordava que o pagamento começaria a partir da entrega da primeira aeronave.

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer, só pra complementar: Oferta é uma coisa (ofertar início do pagamento só após última entrega, o que não era “falácia” como o colega acima afirmou) mas contrato efetivamente negociado é outra coisa. Na hora de negociar, é necessário aparar arestas, se adequar a legislação, procurar soluções em relação a taxas de juros, garantias etc. O grosso do pagamento do financiamento, pelo que entendi da negociação, continua sendo em parcelas que começam no final das entregas, mas adiantamento de parte do montante como garantias ao financiamento é algo que já começou desde após a assinatura. Estou escrevendo de cabeça, sei… Read more »

Complementando também, quando o Senado aprovou o financiamento, juntamente com outros colocados na mesma pauta, foram disponibilizados diversos documentos. Vai que um deles detalha um pouco mais.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/08/05/senado-aprova-emprestimo-para-aquisicao-de-cacas-suecos

https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/122506

Wellington Góes

Não mesmo, Camargo, existem pagamentos que são realizados mesmo antes da entrega das primeiras aeronaves… Não são pagamentos do principal, mas existem encargos e outras taxas de operação de crédito, além da própria contrapartida (quando existe – não me lembro agora se neste caso tem, mas normalmente sim).
Vale lembrar que há atrasos no cronograma do projeto, também, por atrasos nesses pagamentos.

Camargoer.

Caro Wellington. Não faz sentido dizer que o FX2 atrasou porque o governo federal não cumpriu o contrato porque os pagamentos só começaram após a entrega do 4100. O contrato do FX2 foi de US$ 240 milhões + SEK$ 39 bilhões. O Brasil poderá efetuar os pagamentos da parte em coroas usando dolares. A parte em dólares teve uma taxa de 3,56% e a parte em coroas suecas foi de 2,19%. O Brasil deve fazer os pagamentos duas vezes ao ano, em 15 de abril e 15 de outubro. Todo o financiamento do banco sueco foi feito diretamente á SAAB.… Read more »

jommado

Dava para ceder uns f39 para a Ucrânia,ajudar o Zelensky já que a OTAN só enrola.

Cristiano GR

Ótima notícia!

_RR_

Prezados… O F-39 é tudo… menos um caça naval… Ele foi pensado para prover defesa aérea de grandes centros ou pontos de alto valor decolando de localidades remotas, com pouca infraestrutura. Ataque naval é capacidade secundária. Mesmo se estivéssemos falando de um tipo como o F-18 E/F, desenvolvido para o ambiente naval e concorrente derrotado do F-X2, a aquisição de uma aeronave de caça para a MB ainda seria menos importante no atual momento, que demanda outras aquisições que são verdadeiramente urgentes. A questão do porta-aviões brasileiro relaciona-se com uma capacidade de prover defesa a frota quando operando distante da… Read more »

Francisco AMX

Só aguardando… será que estes 4 novos custarão 60milhões USD ou vão custar mais 150milhões cada? este adendo de contrato não deveria ultrapassar 240milhões de dólares… deveria ser até menos. Logo que divulgarem estes valores, se é que o farão, e mesmo não o fazendo… vamos “entender” todo este processo do FX2, FAB, SAAB e agregados.

Wellington Góes

Xi, meu amigo, espere junto comigo, deitado (assim, para quando cansar, já dê um cochilo), porque não saberemos tão sedo…

SGT MAX WOLF FILHO

Não seria a hora perfeita para cobrar da Suécia a carta que ela assinou de compra dos KC 390 no FX-2, não sei se os senhores lembram mas isso pesou para escolha do Gripen também!