São José dos Campos, 20 de abril de 2022 – A Eve UAM, LLC, empresa da Embraer, e a Thales, líder global em soluções tecnológicas, serviços e produtos nas áreas de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte, identidade digital e mercados de segurança, se uniram para apoiar o desenvolvimento da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve no Brasil.

A parceria estratégica envolve uma série de estudos conjuntos ao longo de 12 meses. Iniciados em janeiro de 2022, estes estudos contemplam aspectos técnicos, econômicos e a viabilidade adaptável de uma aeronave 100% elétrica. A Thales também contribuirá com sua experiência no desenvolvimento de sistemas de aviação, elétricos, de controle de voo, navegação, comunicação e conectividade.

“Esta parceria fortalecerá a posição da Eve como líder no mercado global e nosso compromisso em oferecer um novo modo de transporte urbano eficaz e sustentável. A Embraer é líder no setor de aviação no Brasil e no mundo e tem parceria com a Thales há mais de trinta anos. Agora, a Eve vai alavancar essa parceria também”, disse André Stein, co-CEO da Eve.

“A Thales está ativamente engajada no desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana. Estamos orgulhosos de dar um novo passo no Brasil, juntando-nos à Eve em um projeto que pode ser um divisor de águas para a mobilidade urbana sustentável em todo o mundo”, disse Yannick Assouad, vice-presidente executivo de Aviação da Thales. “Essa indústria vem para ficar e trará muitas vantagens para o País, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, devido ao uso de energia limpa”.

Tanto o Centro de Tecnologia Espacial da Thales, em São José dos Campos (SP), quanto o recém-inaugurado Centro de Aeronaves, em São Bernardo do Campo (SP), darão suporte às equipes da Eve e da Embraer que trabalham no projeto, que também contarão com engenheiros da Thales na França, Canadá e Estados Unidos.

“Esta parceria complementa os investimentos da Thales no Brasil, confirmando a relevância do País em nosso negócio global. Além disso, demos mais um passo importante ao firmar uma parceria com um cliente tão importante como a Embraer”, completa Luciano Macaferri, diretor geral da Thales Brasil.

Eve eVTOL

 

Siga Eve e Embraer no Twitter: @EveAirMobility @Embraer

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e eletrônicas – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos podemos confiar, o que é vital para o desenvolvimento das nossas sociedades. A empresa fornece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e estados – nos mercados de defesa, aeronáutica, espaço, transporte e identidade digital e de segurança a cumprir suas missões cruciais, colocando os humanos no centro dos processos de decisões. A Thales conta com 81 mil funcionários em 68 países. Em 2020, o Grupo gerou vendas de €17 bilhões.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a Embraer

Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Zanite

A Zanite é uma empresa de aquisição de propósito específico e foi constituída com a finalidade de efetuar uma fusão, troca de ações, aquisição de ativos, compra de ações, reorganização ou combinação de negócios semelhantes com uma ou mais empresas nos setores de Aviação, Aeroespacial e Defesa, Mobilidade Urbana e indústrias emergentes de tecnologia. A Zanite Sponsor é administrada por Kenneth C. Ricci, Diretor da Directional Aviation Capital, e Steven H. Rosen, Co-Fundador e Co-Diretor Executivo da Resilience Capital Partners, juntamente com seu Conselho de Administração e Consultores Estratégicos, Larry Flynn, Dr. Ron Sugar, Patrick Shanahan e John Veihmeyer. A Zanite começou a ser negociada na Nasdaq em novembro de 2020 e suas ações ordinárias, unidades (units) e garantias (warrants) são negociadas sob os símbolos “ZNTE”, “ZNTEU” e “ZNTEW”, respectivamente. Para obter mais informações, visite www.zaniteacquisition.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jadson S. Cabral

Um parceiro de peso importantíssimo e com experiência ímpar. A EVE tem tudo para dar certo.