Saab JAS 39C Gripen

A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para garantir a operação contínua do JAS 39 Gripen C/D e fornecer aprimoramentos de capacidade para preservar a relevância operacional da aeronave de combate. O valor do pedido é de SEK 500 milhões

O Gripen C/D é o sistema que será usado por muitos anos na Suécia e em outros países que adquiriram o Gripen. O desenvolvimento também é feito para garantir ainda mais uma solução econômica em relação à construção, projeto e aquisição.

“O Gripen C/D é a espinha dorsal das Forças Armadas Suecas hoje e continuará sendo por muitos anos, então este é um pedido importante onde garantiremos a operação contínua e a relevância operacional do Gripen C/D”, diz Jonas. Hjelm, Head da área de negócios Aeronáutica da Saab.

O objetivo do pedido é iniciar a implementação da atualização para atender à necessidade das Forças Armadas Suecas de manter a alta capacidade e disponibilidade contínuas do Gripen C/D até 2035.

Cockpit do JAS 39C Gripen

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar as nações a proteger suas populações e contribuir para a segurança de pessoas e sociedades. Com 18.000 funcionários talentosos, a Saab desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro, sustentável e justo. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas sofisticados em aeronáutica, armas e sensores, bem como sistemas de gerenciamento e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia, mas possui operações globais por meio das quais a empresa contribui para as capacidades de defesa de muitas nações.

DIVULGAÇÃO: Saab

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Henrique

Será que vão colocar o Wide Area Display que tem na versão E/F?

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Reinaldo Deprera

Eu não porque fazem tanto alvoroço em cima desse WAD (até isso, criaram até acrônimo para a tal “tecnologia”). O WAD é uma tela como outra qualquer.

Henrique

não sei pq vc ta chorado aqui numa simples pergunta… vai mata aula e trolar o diretor que tu ganha mais

Henrique

Adicionaria muitos custos. Pelo valor referido deve ser algo mais modesto.
Se eu não estiver enganado o projeto do
GRIPEN ficou um (1) bilhão (não sei se de dólares ou reais) pela insistência da FAB da inclusão do WAD.

Lael

Jurava que eles iam transformar os gripen C na versão E e manter as versões D para treinamento. Pelo visto me enganei. Lembro que foi levantada essa possibilidade.

Boitatá

Transformar um C em E é mais fácil que transformá-lo em um F-15, mas ainda assim, quase impossível.

André Sávio Craveiro Bueno

Externamente são muito parecidos mas estruturalmente são diferentes. Não seria possível transformar um C em um E.

Henrique

A relação do Gripen C para o E é a mesma do Hornet para o Super Hornet, são aeronaves na prática novas.

Funcionário da Petrobras

São aviões diferentes, embora parecidos, análogo a querer transformar um F-5 num F-20.

Ivanmc

A primeira imagem da reportagem é bem bacana, lembra-me o F-20 sem os canards é claro.
E também, o Gripen sendo atualizado é um bom sinal, tem muita lenha para queimar ainda.

Zorann

Isto é muito interessante. Mostra para nós que a Suécia se preocupa em manter e aumentar as capacidades de suas aeronaves, de forma constante, durante todo seu ciclo de vida.

Isto está acontecendo com o C/D e acontecerá com os E/F.

Ou seja, quando chgar a vez do F-39 receber atualizações, a Suécia fará. Não será necessário tomarmos a dianteira, criando um projeto próprio de modernização, como fizemos nos F-5, A-4 e A-1. Caberá a FAB contratar estes upgrades.

Sensato

O ideal será tentarmos trabalhar em conjunto nesses upgrades.

Marcos10

Assim foi com AMX. Os italianos atualizaram o deles, o Brasil não.

Flanker

O Brasil atualizou seus AMX, só que não em conjunto com a Itália.

Marcos10

Os italianos atualizaram seus AMX ainda na época da construção das grandes pirâmides. O Brasil o fez alguns milênios depois.

Rinaldo Nery

hahahaha! Tenho que concordar!

Sensato

Comparar laranjas com bananas é possível mas descabido. Ambas são frutas e paramos por aí. O AMX foi outro vetor, com outro país, em outro tempo, para outra função, etc, etc.

Douglas Rodrigues

Acredito que com o que for aprendido na fabricação e montagem dos Gripen’s, mais o know-how na modernização de outros caças, será mais fácil atualizar os F-39 quando necessário – será a espinha dorsal da FAB por longos anos.

Carvalho2008

Mestre Zorann, entenda-se que a dita atualização c/D é para tra,e-los ao padrão de avionicos da versão E/F…para eles no momento e pelo tempo, não compensa comprar mais Versão E e sim atualizar a frota já existente para este padrão

Jefferson Henrique

Realmente, espero que a FAB mantenha-se em pé de igualdade e em parceria com a SAAB no tocante as atualizações sensíveis para o Gripen E/F. A FAB sempre teve uma tendência em operar os seus meios de forma genérica, sem atualizações críticas.
Tardou no AMX, necessita fazer isso no Super Tucano ao meu ver, e está dando exemplo nos E/R-99M.

Sensato

No cenário atual, qual é a tarefa crítica que o ST precisaria fazer e não faz por não ter sido ainda atualizado? Quais seriam as atualizações fundamentais a serem feitas nele?

Jefferson Henrique

No cenário atual que a FAB os emprega, ele é capaz de cumprir todas as tarefas. Mas no cenário de amanhã, do qual nenhum de nós é capaz de prever, acredito que caibam melhorias como a instalação de blindagens, incremento de capacidades de guerra eletrônica, integração de novos armamentos e sensores, como aqueles guiados por laser, bem como verificar a necessidade de um overhaull ou melhorias no motor, sistemas embarcados dentre outros.

Rinaldo Nery

Ele já possui blindagem de cerâmica. É removível. Não utilizamos em tempo de paz porque causa muito arrasto. Aliás, foi desenvolvida pelo Diniz, 01 da minha turma.

Jefferson Henrique

Interessante Sr. Nery. Eu desconhecia, eu imaginava que a blindagem deveria vir da fábrica e que não seria removível.
Achei essa matéria que fala sobre o assunto: Brasil desenvolve blindagem para seus ‘Super Tucano’ (infodefensa.com)

Last edited 2 anos atrás by Jefferson Henrique
Jefferson Henrique

Outro artigo interessante, inclusive o site é muito informativo:

Modernização do Super Tucano – Sensores (sistemasdearmas.com.br)

Se procurar na página verá toda a sequencia destes artigos bem como outros de diversos temas.

Rinaldo Nery

São aquelas placas q aparecem na fuselagem dos A-29 do Afeganistão.

Sensato

Exato, cumprem a função a que se destinam. Se não podemos prever o futuro mas fabricamos o avião, se surgir alguma ameaça, podemos fazer o que o vetor precisar. No momento, a FAB tem outras prioridades para essa verba como os Gripen, KC390 e 330.

Manuel Flávio Vieira

A agência de aquisições do Min. da Defesa da Suécia (FMV) deu mais informações. O pacote de modernização a verão C/D terá sistemas do “E” bem como haverá outras contratações suplementares relativas aos caças ao longo do ano:
https://www.fmv.se/aktuellt–press/aktuella-handelser/uppgradering-av-gripen-cd/

Carvalho2008

Exato, vão atualiza-los para o padrão E que está novinho em folha…trazer para a mesma avionica

Gustavo

Vários destes modernizados serão, posteriormente, vendido para forças aéreas menores, fato.

Willber Rodrigues

Uma pena que os operadores de Gripen não sejam numerosos…

Rodrigo Martins Ferreira

Isto diminui a necessidade dos suecos de encomendarem mais um lote do Gripen E e se a Suécia de fato entrar para a OTAN, sou capaz de apostar que pelo menos um lote de F35 eles comprarão.

Salim

Isto pide indicar:
Demora superior ao esperado para entrada versao E full.
Pouca vantagem da versao E compensando atualizar versao C.
Pudim ameacando diretamente Suecia e nao da esperar versao E pelos motivos acima e demora entrega./fabricacao.
Custo alto versao E, perdendo pedidos importantes , nao gerando escala.
Preco e vantagem tecnica F35.