China envia seis cargueiros Y-20 à Sérvia para entrega de mísseis antiaéreos HQ-22

96

Cargueiro militar Y-20

Seis aviões de transporte Y-20 da Força Aérea Chinesa pousaram no aeroporto civil de Belgrado no início do sábado (9/4), supostamente carregando sistemas de mísseis terra-ar HQ-22 para os militares sérvios.

Os aviões de carga chineses com marcas militares foram fotografados no aeroporto Nikola Tesla de Belgrado.

A entrega de armas no território de pelo menos dois estados membros da OTAN, Turquia e Bulgária, foi vista por especialistas como uma demonstração do crescente alcance global da China.

O presidente sérvio Aleksandar Vucic praticamente confirmou a entrega do sistema de médio alcance que foi acordado em 2019, dizendo no sábado que apresentará “o mais novo orgulho” dos militares sérvios na terça ou quarta-feira.

Em 2020, autoridades dos EUA alertaram Belgrado contra a compra de sistemas antiaéreos HQ-22, cuja versão de exportação é conhecida como FK-3. Eles disseram que se a Sérvia realmente quer se juntar à União Européia e outras alianças ocidentais, deve alinhar seu equipamento militar com os padrões ocidentais.

O sistema de mísseis chinês tem sido amplamente comparado ao Patriot americano e aos sistemas de mísseis terra-ar S-300 russos, embora tenha um alcance mais curto do que os S-300 mais avançados. A Sérvia será o primeiro operador dos mísseis chineses na Europa.

A Sérvia estava em guerra com seus vizinhos na década de 1990. O país, que busca formalmente a adesão à UE, já está aumentando suas forças armadas com armas russas e chinesas, incluindo aviões de combate, tanques e outros equipamentos.

Em 2020, recebeu os drones Chengdu Pterodactyl-1, conhecidos na China como Wing Loong. Os drones de combate são capazes de atingir alvos com bombas e mísseis e podem ser usados ​​para tarefas de reconhecimento.

Há temores no Ocidente de que o armamento da Sérvia pela Rússia e pela China possa encorajar o país balcânico a outra guerra, especialmente contra sua antiga província de Kosovo, que proclamou a independência em 2008. Sérvia, Rússia e China não reconhecem o estado de Kosovo, enquanto os Estados Unidos e a maioria dos países ocidentais o fazem.

FONTE: AP

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
OSEIAS

A região está ficando cada vez mais quente.

VICTOR MATOS

Próximos 10 anos a Europa voltará a ser palco de muitas guerras. A OTAN mais atrapalha do que ajuda.

Gilson Elano

Fundamente a sua afirmação!
Quero entender.

leonidas

Acredito ter sido um erro estratégico enorme da Otan ter incorporado essas nações do Leste Europeu Elas tem histórico de animosidade em relação a Rússia e devido ao fato que no passado foram dominadas pela Áustria Hungria ou Império Otomano boa parte delas são em si mesmas estados multinacionais com sérias divergências entre grupos étnicos e sectários. Os Balcãs sempre foram uma região instável dado estas particularidades e ter esses países na Otan é de uma instabilidade enorme quando pensamos no famoso artigo 5º da aliança. Mas a Otan fez a escolha dela, preferiu se expandir em direção a Rússia… Read more »

Andre

É verdade, veja os problemas que trouxeram a Polonia, a Hungria, a Bulgaria, a Rep Tcheca, a Letonia, a Lituania, a Eslovaquia, a Romenia….

Veja ainda o IDH desses países e vejo os daqueles que ainda são vassalos da Russia, como Bielorussia e Cazaquistão.

Realmente foi péssimo para todo mundo….

leonidas

A questão não tem relação com IDH colega. Não é conjuntural e sim estrutural. Suas colocações são ótimas caso o assunto fosse um simpósio sobre qual contrato social ou grupo de nações conseguem os melhores resultados econômicos. Obvio que a democracia (contrato social) ao menos para a Europa Ocidental junto com o capitalismo (modo de produção) são imbatíveis, mas estamos falando de povos historicamente instáveis por razões que transcendem opinião ou simpatia politica, são um fato os motivos que levam estes países a terem instabilidade interna e consequentemente externa rs E repito, dentro deste contexto uma aliança cujo objetivo é… Read more »

Last edited 2 anos atrás by leonidas
Andre

Que instabilidade? Em que mundo você vive? A Europa nunca viveu um período tão longo de paz e estabilidade, além de uma prosperidade sem igual na história humana. A inclusão desses países na Europa e na Otan foi o fator gerador dessa estabilidade e dessa prosperidade, trazendo uma qualidade de vida altíssima para essas sociedades. A qualidade de vida da sociedade, representada pelo IDH deveria ser o principal motor para toda decisão política de uma sociedade. O objetivo do estado deveria ser trazer a melhora de vida para todos. E se você acha que a agressão da Rússia é improvável,… Read more »

leonidas

Olha Andre eu até me daria ao trabalho de responder isso. Mas pelo visto vc precisa ler um pouco de historia relativa aquela parte do mundo. Sai um pouco do foco que vc parece congelado (últimos 20/30 anos) e vai ler sobre o que compõe as fronteiras daqueles estados nacionais e da intrincada relação entre etnias e religiões que são aliadas a povos vizinhos em detrimento de suas nações, ou são inimigas mas apesar disso convivendo muito próximas umas das outras (a razão disso remonta ao império Otomano e Austro húngaro) e depois tenta ampliar mais o aspecto da coisa,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by leonidas
Nascimento

Estão literalmente usando IDH pra defender X ou Y intervenção militar ou expansão de esfera de influência de cada país, mesmo caso isso cause uma guerra. O IDH russo é maior que o Ucraniano e nem por isso a Rússia esta certa na invasão, E MUITO MENOS significa que a Ucrânia irá melhorar após a intervenção russa. Outro caso importante é a Romênia, Bulgaria e Albânia que estão na UE e OTAN e tem um IDH próximo/inferior ao russo. IDH leva em conta expectativa de vida, nível de instrução e renda per capita. Índia, Singapura, Qatar, Arabia Saudita, EAU, Chile,… Read more »

Andre

O problema é que eu estou falando de europa e vc está se limitando aos Bálcãs. As fronteiras dos imperioris austro-hungaros e turcos caíram há muito tempo. Com a queda da URSS a região está com as fronteiras estabilizadas e um progresso social sem precedentes.

Você está ignorando os fatos para seguir vivendo uma fantasia e contra fantasias fatos nunca vão ser suficientes.

leonidas

Eu também estou falando de Europa ao citar os Balcãs… rs

suTerminator

Brexit

rui mendes

Quem praticou crimes nos Balcãs foram os Sérvios, não são OTAN e agora quem praticou crimes e invadiu, foi a Rússia, também nada de OTAN, quanto ao não acreditares que a OTAN, invoque o artigo 5, em nome dos países do leste Europeu, é problema teu, mas a OTAN defenderá cada centímetro do seu território, sendo que agora a UE, aprovou um artigo , o 42, que já estava nos tratados da UE, mas faltava clarificar o modo de execução, pois está praticamente pronto e é como um artigo 5, da OTAN, mas da UE. O que os países da… Read more »

André Macedo

O papel da OTAN não é “combater os crimes”, quando decidiram invadir a Sérvia SEM UM ATAQUE aos membros, deixaram claro que não são só uma mera aliança defensiva boazinha, com a mexida de pauzinhos certa qualquer coisa vira uma ameaça.

leonidas

Problema meu? rs Problema da Europa do leste! Claro que a escalada nuclear deveria obedecer uma certa ordem ou seja um pais como a Polônia mete os pés pelas mãos e acaba tendo parte ativa em algum momento, levando o revide russo. Até ai a Otan pode sim mobilizar forças para este T.O e de imediato implantar uma Zona de exclusão aérea (seria a forma mais segura da Otan interferir nesta guerra com um mínimo de danos) ocorre que uma zona deste tipo para a Rússia é o mesmo que uma derrota, logo ela iria contra atacar com armas táticas… Read more »

Nascimento

O pior é olhar pro longo prazo: Os EUA vai ficar sempre como polícia do mundo e vai estar sempre capaz de intervir em todos os TOs possíveis pra defender TODOS os seus aliados ao redor do globo? Potências vêm e vão. Essa história me lembra muito o Império Romano. No início, cada província possuía seu exército e suas legiões. Porém o poder central dos imperadores com medo de alguma província declarar independência começaram a centralizar mais o grosso das legiões nas províncias onde ficavam as capitais como Grécia e Península Itálica, até ai tudo bem, mas depois que Roma… Read more »

leonidas

é tudo politica Rui, só isso…

Last edited 2 anos atrás by leonidas
PACRF

Parece que não tem fundamento. O que não faltam são países querendo aderir a UE e à OTAN. A Sérvia é um exemplo. Até mesmo a Belarus estava ensaindo um ingresso na UE, que deve estar inviabilizado em função de ter cedido seu território para a Rússia invadir a Ucrânia. Até o Brasil ensaiou uma aproximação com a OTAN. A Turquia é outro país “doido” para aderir à UE. Finalizando, desconheço algum país que esteja desejando a recriação do Pacto de Varsóvia.

Felipe

Objetivo da OTAN é guerra ou paz? OTAN precisa sempre de um inimigo para poder existir.

Last edited 2 anos atrás by Felipe
leandro

claro…devia deixar o pau comer solto sob a batuta da china e da russia, que são as maiores promotoras da democracia no mundo (ironic off)

leonidas

A Democracia é um contrato social que funciona na Europa, na América (e mundo Anglo Saxão) e parte da Ásia. Na América Latina ela funciona na prática apenas como um conceito pois nosso modo de visão sobre o que é a maquina publica fere ela mortalmente. Na AL ser agente do estado é ter salvo conduto para não observar as leis do próprio estado e isto transforma poderes que em tese são a base da democracia (judiciário por exemplo) em poderes absolutistas que consequentemente a tornam impraticável. Sobre a África não cabe sequer comentários e demais regiões do mundo idem.… Read more »

Cristiano GR

Bem isso.

Andre

Democracia só não trouxe prosperidade para quem não a aplicou.

Veja o IDH de países como a Coreia do Sul, Japao, Finlandia…todos, há 60 anos, estavam bem mais atrasados que o Brasil.

Veja o IDH da Polonia, da Bulgaria, da Lituania e compare com os outros ex vassalos soviéticos, como a Bielorrusia ou o Casaquistão.

Em sociedades corruptas que aplicaram um esboço da democracia, ela não funciona mesmo.

Reinaldo Deprera

Se não fosse a existência da OTAN a Europa toda teria sucumbindo no comunismo e arrastado o mundo inteiro junto com ela.
Sua afirmação só pode nascer de uma mente ideológica ou de alguém que não viveu os anos 80 pra trás.

André Macedo

Nos anos 80 a Europa já tinha 2 potências nucleares e uma com tríade nuclear completa, você só pode estar brincando.

Bento Ferreira Perrone

O comunismo, o socialismo, o anarquismo e outros sistemas políticos e ideológicos estão muito presentes na Europa e muito ativos dês de muito antes da primeira guerra mundial…..a OTAN só foi fundada depois da segunda guerra mundial. Por aí se vão mais de 50 anos de história da Europa em que não foi necessária a OTAN pra defender o que quer que seja e muito menos estabilizar nada. Muito antes pelo contrário, foram regimes reacionários nacionalistas e de extrema direita que causaram os principais conflitos e a instabilidade.

sub urbano

Ironico vc dizer isso já que a Europa ocidental é onde mais de aplicam conceitos marxistas na prática tais como: internacionalismo, antinacionalismo, laicismo, democratização da imprensa, renda minima basica, bem estar social, taxação de grandes fortunas, etc. Capitalista é o Haiti, muda pra lá.

Alexandre Cardoso

Só porque tu quer … atrapalhar, só se for a Rússia, coisa que a OTAN não faz mais que seu dever …

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Cardoso
Gerson Carvalho

O Tio Sam agradece, vai vender muito, emprestar muito dinheiro e dar muita corda para o circo pegar fogo.

GFC_RJ

Com todo respeito à matéria da Associated Press (ou sua tradução)… Mas não compreendi: 1 – Os aviões foram à Europa para entregar armas só a Sérvia ou também entregaram à Bulgária e Turquia? 2 – O sistema antimísseis é de médio alcance, com alcance menor que o S-300, mas é comparado aos Patriots? Está confuso isso. De qualquer maneira, por mais que tais esclarecimentos possam gerar melhores premissas de análise, me parece que 6 cargueiros estratégicos de mais de 50t de capacidade em território europeu para entrega de armas é algo um pouco maior do que apenas uma melhor… Read more »

Bento Ferreira Perrone

O sistema , a princípio, tem menos alcance teórico e cobertura que o s300 modernizado…mas ainda assim é superior nas duas coisas ao patriot. No prática o S300 e o patriot nem são exatamente da mesma classe de sistemas antiaéreos, por que os requerimentos e necessidades dos russos sempre foram superiores para sistemas antiaéreos integrados.

Erick Barros

Situação natural e esperada de uma super-potência em ascensão.
Vender armas para um aliado.

Grifon Eagle

Olha a China aí esquentando cada vez mais a situação.

Burgos

O “Dragão Asiático” só colocando os “dentes” pra fora !!!
Na hora do pega, quero ver se vai “cuspir fogo” e se vai ser tudo isso mesmo !!! 🤔

Maurício.

Não se iluda, a China é igual EUA, OTAN e Rússia, só vai chutar algum cachorro se esse já estiver morto, contra os EUA será no máximo uma guerra fria 2.0, com a tendência dos chineses serem um pouco mais agressivos do que os soviéticos.

Alex Prado

É os EUA estão cada vez mais sendo ignorados.

Antunes 1980

Hoje o mundo está vendo um novo grupo político militar se formando: de um lado Rússia, China, Índia, Irã, Coreia do Norte, Síria, Venezuela, Cuba, Nicarágua, Sérvia, Afeganistão, Bielorrússia, Vietnam.

E os Estados Unidos puxando os europeus, OTAN, sul-americanos, Japão, Coreia do Sul e oriente médio.

Qual o posicionamento do Brasil?

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Joanderson

Venezuela ?
Bastou biden da um aceno que hugo Chávez ja abanou o rabo.
O unico pais que pode fazer a balança de poder mudar é a china e somente ela.

André Macedo

Abanou o rabo? A Venezuela conseguiu grana sem cumprir nenhuma das exigências americanas e sem o síndico Guaidó, eu não diria que eles estão por baixo nessa

Heinz Guderian

Caro André, a Venezuela é interesseira, se os EUA quiserem comprar petróleo da Venezuela, eles vão vender.
Lá eles vendem o almoço pra comprar a janta.
No ponto de vista militar a Venezuela não tem muito a oferecer também, está muito longe da sua parceira mais forte (Rússia) e muito longe da China também.
Basta meio porta-aviões americano, e a Venezuela levanta a bandeira vermelha, ops, branca.

André Macedo

Acredito que qualquer país se encaixe como ‘interesseiro”, aliás a Venezuela nunca negou vender petróleo, quem embargou foram os americanos.

E não, a Venezuela não tem muitas condições de peitar os EUA militarmente, mas as consequências diplomáticas seriam um tiro que sairia pela culatra e abriria muitos precedentes.

sub urbano

A estrategia americana de causar uma guerra civil na Venezuela caducou com o aumento dos preços do petroleo de 2020 pra cá. Os americanos são profissionais, tocaram a bola pra frente. Eles tem um peixe maior pra fritar nas fronteiras do seu império moribundo.

L. Silva

Hugo Chaves? Serio? Volta para o grupo do whats com suas tias!

Cristiano GR

Nicolas maduro é o nome do ditador atual. O hugo já morreu.

Alexandre Cardoso

Pergunta importante, tomara que o Brasil se posicione pelo Brasil, antes de qquer coisa!

Antunes 1980

Em Cima do Muro 2.0

Allan Lemos

Qual o posicionamento do Brasil?

No campo político, nenhum, já que os governantes nunca deram a mínima para a política externa, por isso sempre fomos pegos com as calças arriadas durante as crises mundiais. Já no campo da diplomacia profissional, a posição é a de ficar em cima do muro.

Mas particularmente acho que o Brasil deveria começar a olhar com mais carinho para o bloco China/Rússia e procurar fortalecer os BRICS já que a UE está para aprovar uma lei que vai prejudicar bastante as nossas exportações.

Thiago A.

A RPC e Rússia favorecem nossas exportações ? Com a Rússia o Brasil tem um déficit comercial considerável. Com a RPC o buraco é mais em baixo. Lembra da VALEMAX ? O que prejudica as nossas exportações é nossa baixa competitividade e falta de visão. O Brasil ,vez ou outra, surfa sobre alguma onda de matérias primas e quando o ciclo acaba ou o mercado encontra outros fornecedores a vaca vai pro brejo . Foi assim com o algodão, o açúcar, a borracha, o café, … . No lugar de aproveitar essa incrível disponibilidade de recursos para melhorar nossa competitividade… Read more »

André Macedo

Mas o pessoal jura que é boa coisa o Brasil ser o celeiro do mundo e se orgulha disso, a desindustrialização aqui já é quase uma doença holandesa. A maioria dos incentivos, perdões de dívidas e benesses bilionárias continua indo pro agronegócio (que não parou de crescer durante a pandemia), o asno presidente vetou auxílio de crédito para micro empresários e MEIs no PLP 46/2021, negou auxílio aos pequenos produtores esvaziando o PL 735/2020, tudo enquanto aprovava o pacotão de benefícios aos latifundiários como na MP 897.

WSilva

E qual onda do ocidente o Brasil surfa na última década? Déficit com a maioria dos países, especialmente EUA e de quebra ainda importamos suas porcarias e lixo cultural. Não há apoio geopolitico, não temos apoio militar, o ocidente nem considera Brasil ocidente. O tal ”amor ocidental” é só da parte do Brasil,da parte deles é apenas uma relação mestre-vassalo. Sem mencionar que os EUA(junto com França) é o rival direto do Brasil naquilo que nos temos de melhor a oferecer para o mundo na última década, o Agro. Bizarro! Ainda vejo umas mulas defendendo os EUA na guerra comercial… Read more »

Andre

Esses grupos só existem na mente de alguns. Jamais veremos um grupo unindo India e China – ainda mais com Paquistão, ou Irã e Arabia Saudita (não está na sua lista mas já li isso aqui, quando saiu a noticia de que a AS estaria negociando diretamente com a China, sem ser em dólares). Além disso, muitos esquecem que o Vietnam foi invadido pela China, depois dos EUA, e também venceu a guerra com a China. Hoje o Vietnam está mais próximo dos EUA do que da China. A superpotência rival dos EUA é a China e ela tem muitas… Read more »

Antunes 1980

Em Cima do Muro 3.0

WSilva

O Vietnã na verdade fazia parte da China imperial(assim como Tibete e Taiwan), a invasão foi realizada há mais ou menos 1200 anos atrás e não pelo PCCh. E não, o Vietnã não venceu, na verdade perdeu, foi colonizado, explorado e permaneceu como estado vassalo da China por mil anos, não é por acaso que quando você vai ao Vietnã, parece estar numa província chinesa, o mesmo vale para Coreias e Japão pois todos esses faziam parte da sinoesfera. E errou de novo, o Vietnã não é mais próximo dos EUA do que da China, basta olhar a cultura vietnamita… Read more »

Andre

Em 1979 a China comunista invadiu o Vietnam em resposta a crescente influência soviética no país e à invasão vietnamita do Camboja. Foi mais ou menos como a atual invasão russa da ucrânia. A China entrou, ganhou umas batalhas, viu que não iria ser um passeio no parque e saiu. Os EUA são os maiores importadores de produtos vietnamitas, enquanto a China é a maior exportadora para o Vietnam. Da uma dó da sociedade do Japão (19º maior IDH), da Austrália (8º) e da Inglaterra (13º). A população sofre tanto por seus políticos terem optado por seguir os EUA. Veja… Read more »

WSilva

A invasão chinesa do Vietnã de 1979 foi uma resposta ao Vietnã entrar na área de influência da China, ganhar tempo e distrair o governo vietnamita, que no final das contas não atingiu seu objetivo pelo risco de guerra iminente com a China e pela repercussão internacional negativa. Sobre a questão econômica, muito do que os EUA importam do Vietnã é na verdade made in China, o termo é ”transshipment”. Sem a China, o Vietnã desmorona economicamente. ”A população sofre tanto por seus políticos terem optado por seguir os EUA.” E não é possível viver bem sem seguir os EUA/China/Rússia?… Read more »

Allan Lemos

Está ai uma boa opção para reforçar nossas defesas. Pena que os militares daqui gostam de ver o Brasil sendo vassalo do Ocidente.

Andre

E as putinzetes adorariam que fossemos valassos do oriente.

Allan Lemos

Bom, não posso falar pelas “putinzetes”, mas posso afirmar que Rússia e China ao menos não tentam f*der nossas exportações como EUA/UE fazem.

Ivanmc

Pelo contrário, muito pelo contrário. E com os EUA os nossos acordos são da classe “Caracu.”

Carlos

Conta outra, a cada pouco China e Rússia embargam nossos produtos, a carne é um dos mais afetados.

André Macedo

Talvez porque nosso presidente inteligentíssimo vive criticando nosso maior parceiro comercial sem motivo algum kkkkkk

Cristiano GR

Já comeu tua mortadela hoje?

André Macedo

Tem que ser mortadela né, a carne de segunda ta 35 reais o kg, também não pode ter queijo, já que ta 2 reais a FATIA , e tem que ir de bicicleta, pq a gasolina nem preciso falar kkkkkkk
Obrigado, mito.

Andre

Vc não se lembra da pressão que a Rússia colocou sobre nossas exportações, principalmente de proteinas animais, que fez com que comprassemos os mi35?

E quantas vezes a China, com quem temos uma balança comercial extremamente desbalanciada, já faz a mesma coisa?

MAB

Mais uma lição a aprender. Existe a censura do “bem” e existe também a amnésia do “bem”.

Parece que existe também o cancelamento do “bem”. Alguém por estes dias, com pena dos brasileiros, falou que existe o “aborto do bem”, as diretrizes do “bem” (como cada cidadão deve portar-se dentro de sua casa, como deve consumir o que deseja com seu dinheiro !!!).

E assim continuamos com os infindáveis especialistas de manchete , multiplicando-se como (…) ! Para eles, PISA refere-se somente aquela torre lá na itália.

Andre

O problema maior é que as putinzetes vivem de fantasias e não se pode defender fantasias com fatos.

Richard Stallman

“””nossas””” não, dos grandes exportadores. Eu não ganho nada com isso.

Ivanmc

A pois é…

Maurício.

A China vai ficar só na ameaça mesmo, se contra a Rússia que alguns “entendidos” sempre afirmaram que já estava falida a OTAN/EUA não fizeram nada, imagina contra uma China.

Ivanmc

É isso aí. A China a Rússia não são os combatentes de chinelos e ak47 nas montanhas. Com eles a resposta é diferente, eles respondem com aço.

Andre

Lá se vai mais um ex cliente russo…

Silvano

Lembram das “doações” de baterias S-300 de um país europeu para a Ucrânia? Silvano Visitante 2 dias atrás A Rússia conhece essas armas e sabe como operam. Basta que sejam localizadas e um hiper sônico porrudão vai até lá servir um caviar a la Putin. Caboco é tão inocente, auto enganado, desinformado e inoculado por propaganda globalista massiva que ainda tem a desplante de entrar aqui e vir com papin furadin de “mídia ocidental livre, independente e isenta… e bla bla bla”… Grotesco… ui ui ui… OTAN… ui ui ui..F-35.. ui ui ui Apaxi… ui ui ui .. ocidente “livre… Read more »

Nilton L Junior

Parece que os Servios estão andando e c para NATO/USA.

Luiz Trindade

Acho que a Terceira Guerra Mundial deverá começar pelo Europa. A chapa fica cada vez mais quente com o tempo.

Maurício.

Bem, os europeus adoram uma guerra mundial, sempre começa por eles, portanto, seria mais que natural uma suposta terceira guerra mundial começar por eles.

José Marinho

Na realidade a segunda guerra mundial começou pelo pacifico com o Japao a puxar os EUA para a guerra, depois de ja ter invadido alguns paises, depois la veio a Alemanha e a Italia que antes andaram a testar armamento em Espanha.

rui mendes

Regressa aos livros, quando os Japoneses atacaram pearl-harbor, já Hitler tinha meia Europa e os EUA quando entraram na guerra, deram a prioridade absoluta, ao teatro de operações Europeu, depois é que junto com os aliados ocidentais, se concentraram na Ásia.

Maurício.

Mas antes disso a Alemanha já estava aprontando das suas na Europa.

Charle

Tem certeza disso, colega? E o que me diz do barril de pólvora que se instalou em Europa Central após o fim da Primeira Guerra Mundial?

Gabriel BR

Nos cairia bem

Maurício.

Concordo, na minha opinião poderia vir uns HQ-22 e de “brinde” uns Y-20, mas o negócio do Brasil é igla e .50, estão fazendo um tal de estudo para um novo sistema de defesa antiaérea mas esse tal estudo nunca acaba!

Bruno Vinícius

Mais um país para lista de ex-compradores russos que se viraram para a China para suprir seu arsenal militar.

Maurício.

“Eles disseram que se a Sérvia realmente quer se juntar à União Européia e outras alianças ocidentais, deve alinhar seu equipamento militar com os padrões ocidentais.”

Ou seja, devem comprar equipamento dos próprios americanos, mas a Turquia com seus S-400 russos pelo visto discordam desse “alinhamento”…

rui mendes

Equipamento ocidental, não é só Americano.

Maurício.

“Em 2020, autoridades dos EUA alertaram Belgrado contra a compra de sistemas antiaéreos HQ-22.”

Mas foi os americanos que deram uma “pressionada”.

André Macedo

É equipamento americano sim, basicamente forçaram a Coreia do Sul a abrir mão de helicópteros franceses em prol dos Blackhawk, que já tinham perdido na competição dos coreanos.

André Macedo

Correção: Eram helis britânicos, os AW159.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
João Adaime

A China utilizando 6 Y-20 e me vem à mente a destruição do Antonov 225 Mriya (sonho em ucraniano), um crime de Lesa Humanidade. Sozinho ele levaria a carga de 5 Y-20. Sua reconstrução está estimada em 2,760 bilhões de euros ou 14,100 bilhões de reais. Durante mais de 30 anos de operação a aeronave estabeleceu mais de 240 recordes mundiais, ate hoje não superados. A fabricante Antonov está propondo, após o fim do conflito, o estabelecimento de um Fundo Internacional para o Renascimento da aeronave de transporte AN-225 Mriya, a popular vaquinha aqui no Brasil. A ideia já foi… Read more »

Marcos Vinicius

Muita conversinha aqui, mimimi, os EUA é a única potencia mundial, tanto economicamente e militar, essa Rússia e china querem acabar o a economia Americana e isso nunca vai acontecer e assino em baixo………….

André Macedo

Análise tão profunda quanto um pires, se meu cachorro bater no teclado sai coisa melhor.

sub urbano

Esse dormiu nos anos 90 e acordou do coma agora kkk

Chengdu J-10

Parabéns Sérvia e China pela parceria, pois tal parceria retira poder da otan, o que é excelente para um mundo multipolar.

Pronóia

Com o conflito na Ucrania, a industria bélica agradece. Todos os paises europeus e outros mais longinquos aprovaram aumentos nos orçamentos militares. A Servia esta se sentindo ameaçada pela OTAN, ela já foi objeto de ataques quando existia a Yugoslavia, que foi desmenbrada em varios paises. A Ucrania também esta sendo desmenbrada, mas pelo lado oposto. A Servia quer se proteger e, não ser como o restante da pobre Europa que se avassala cada vez mais as vontades alheias. POBRE EUROPA, continente de origem de duas guerras mundiais, quiza seja também da terceira. A União Europeia deveria se voltar para… Read more »

Reinaldo Deprera

A aeronave já é linda, com o padrão cinza escuro e os ideogramas deles, ai fica única.
Demais.

CESAR ANTONIO FERREIRA

O HQ-22 é um sistema muito interessante, com alcance de 100km e preço acessível.
Seria um sistema atraente para se observar… Caso a alergia das nossas FFAA não fosse tão grande.

Gary Robson

Parabéns A Sérvia. Deve se armar e fazer negócios com todos os países. Não apenas com quem lhe é dito com que faça.