Operação contou com 14 aeronaves e o apoio de satélites

A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou, no sábado (02), sua participação na Operação Ágata Conjunta Amazônia. Ao todo, foram empregadas 14 aeronaves das aviações de Caça, Asas Rotativas, Transporte e Reconhecimento em ações preventivas e repressivas contra crimes como contrabando, descaminho e narcotráfico, além de exploração mineral e garimpo ilegais, praticados na faixa de fronteira.

A FAB utilizou ainda os sistemas de satélites controlados pelo Centro de Operações Espaciais (COPE), Unidade subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que possibilitaram o monitoramento de mais de 225 mil km² da Floresta Amazônica, auxiliando na localização de possíveis ilícitos e crimes ambientais.

A intensificação das ações da Operação Ágata Conjunta Amazônia resultou em apreensões de equipamentos de garimpo ilegal, além de flagrantes de degradação ambiental por meio dos patrulhamentos fluviais, terrestres e aéreos realizados durante o mês de março na região da tríplice fronteira, entre São Gabriel da Cachoeira/AM e Tabatinga/AM.

A Operação, que também reforçou o controle aduaneiro e apoiou indígenas e demais residentes na faixa de fronteira, ocorreu de modo articulado entre militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, realizando ações preventivas e repressivas junto a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

Operação concluída

Com o emprego de 1,5 mil militares, e dispondo de embarcações, navios-patrulha, navio de assistência hospitalar e aeronaves, que executaram as ações para desarticulação de diversos crimes, a operação chega ao fim com um saldo positivo de contribuição para a redução dos delitos transfronteiriços e ambientais.

Com mais de 300 horas de voo, a Força Aérea Brasileira cumpriu mais uma vez a sua missão de defender e integrar o território nacional, com vistas a garantir a soberania da pátria.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Maravilha!!
Marcando presença.
Precisa de muito mais investimentos nas forças armadas para proteger, preserva a integridade territorial e explora de forma sustentável as riquezas em proveito do povo Brasileiro 

Rinaldo Nery

A imagem do rio foi produzida pelo radar SAR do R-99. Provavelmente da banda L.

Klesson Nascimento

Muito boa a resolução. Comandante, na imagem é visível algo próximo a uma das margens, e aparentemente com fumaça. Pode ser uma embarcação ?

Rinaldo Nery

Parece q sim

Klesson Nascimento

Esta imagem pode ser transmitida para a aeronave interceptadora ?

Yomb

Sabemos onde o inimigo está (inclusive quem os apoia a cada discurso). Sabemos onde as pistas clandestinas estão. Quantas destruímos na operação? Pq não abatemos as aeronaves clandestinas que diariamente levam as riquezas extraídas de modo predatório de nossas florestas? Creio que sejam perguntas que a instituição deva responder a nós, cidadãos que pagamos impostos.

Rinaldo Nery

Os vôos ilícitos são, na maioria, dr fora pra dentro Bradil, e transportando pasta base. Sair do Brasil c produtos (quais seriam?) quase não há. E, já foram abatidos sim.

SGT MAX WOLF FILHO

Tá por fora… tá cheio de voo de garimpo aqui dentro, já ouvi vários pilotos comentando disso em rodas de cerveja com pilotos, o negócio é que tem gente tanto da Policia como da FA que leva uma beirada né… do garimpo, trafico e etc ai rola sempre apagão na fumaça, essas operações é só pra inglês ver…. ou quem é honesto nas FA’S achar que esta fazendo o certo…Aqui é América Latina manito… corrupção está em toda parte infelizmente…

Last edited 2 anos atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Júlio Cesar JCA

Demonstra todo o conhecimento sobre o assunto, pesquisado em rodas de cerveja… e outros locais.

Sei que é América Latina manito… 😉

Wilson Lobe Junior

Pasta base vem, ouro e pedras preciosas vão…

Tomcat4,3

Muito bacana mesmo a imagem em preto e branco mostrando algo que parece uma embarcação.

BraZil

Bom dia a todos. A embarcação em questão, parece ser um Ferry boat daqueels usados pelo Exército em abastecimento dos Pelotões Especiais.