O primeiro-ministro Heger anunciou que a Eslováquia transferiu seu único sistema de mísseis S-300 para a Ucrânia.

“Posso confirmar que a Eslováquia forneceu um sistema de defesa aérea S-300 para a Ucrânia. Eles estão defendendo seu país soberano e nós também”, tuitou o primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, em 8 de abril.

O primeiro-ministro Heger disse que a capacidade de defesa da Eslováquia foi assegurada e afirmou que “a concessão do complexo S-300 não significa que a Eslováquia se tornou parte do conflito armado na Ucrânia”.

Heger fez a declaração depois que a OTAN implantou o sistema de defesa aérea Patriot na Eslováquia para adicionar capacidades de defesa ao país do Leste Europeu, no contexto da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.

Rússia e Ucrânia não comentaram a informação.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, enfatizou em 18 de março que nenhum país deve transferir o S-300 para a Ucrânia porque os acordos e contratos de venda não permitem a transferência de mísseis S-300 para terceiros países. Lavrov também alertou que quaisquer remessas de armas para a Ucrânia são consideradas “alvos legítimos” pela Rússia.

A Eslováquia, membro da OTAN com uma fronteira de 98 quilômetros com a Ucrânia, possui um sistema de defesa aérea S-300 que remonta à era soviética e foi entregue após o desmembramento da Checoslováquia em 1993.

Eslováquia e Bulgária, dois membros da OTAN que possuem o S-300, expressaram sua disposição de transferir o complexo para a Ucrânia, mas exigiram que a aliança forneça soluções alternativas adequadas de defesa aérea, como mísseis Patriot.

S-300 lançando míssil antiaéreo

Os militares russos anunciaram a destruição de muitos lançadores S-300 da Ucrânia desde o início do conflito em 24 de fevereiro e também publicaram um vídeo de emboscadas nos campos de batalha e armazenamento de mísseis S-300, incluindo muitas bases militares em torno da capital Kiev.

Não há dados exatos sobre o número de sistemas S-300 ucranianos que ainda estão operacionais. Este país emprega os complexos S-300PT, S-300PS fabricados na União Soviética para a força de defesa aérea e a versão S-300V para o exército com capacidade de mísseis antibalísticos.

Especialistas estimam que a Ucrânia tenha cerca de 6 sistemas S-300 com 36 caminhões de munição com lançadores em prontidão de combate no período 2004-2014. A escalada das tensões com a Rússia levou a Ucrânia a se apressar para reparar e colocar em serviço muitas baterias S-300, com pelo menos quatro baterias revisadas entre 2014 e 2015.

Pelo menos 34 caminhões de munição e lançadores foram abandonados na Crimeia quando as forças russas entraram na península no início de 2014.

Um complexo de S-300 inclui 6 transportadores de munição com lançadores (TELs), cada veículo pode transportar até 4 mísseis, juntamente com veículos de comando e radares de todos os tipos. O radar de controle de fogo 30N6E2 pode guiar 12 mísseis ao mesmo tempo para atingir 6 alvos separados com um alcance máximo de 195 km.

A União Soviética começou a colocar o S-300 em serviço em 1978, agora existem cerca de 20 países ao redor do mundo que possuem este complexo de defesa aérea. A Rússia tem todas as versões do S-300 com cerca de 2.000 lançadores.

Subscribe
Notify of
guest

135 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronilson Nogueira costa

Guerra estranha nem sei o que dizer 😂 os caras estão entupindo a Ucrânia de armas e os russos não fazem nada kkk, alguém me explique isso pelo amor de Deus.

Nemo

Estes meios de grande porte não me preocupam, o que me preocupa são os de menor porte como os milharesv de javellin. O que já deve estar nas mãos das famosas máfias do leste europeu deve dar para começar outra guerra.

Ronilson Nogueira costa

Essa guerra é uma piada por parte da Rússia, se entra tudo isso de armamento a Rússia não vencerá, acho até que vai perder kkk daqui a pouco entra f15,f16 etc

Vinicius Momesso

A maioria desse armamentos vem em veículos civis e trens. É muito difícil indentificar os possíveis alvos. Acertar o correto sem causar baixas civis é praticamente impossível. É mais fácil identificar os possíveis depósitos e depois destruí-los e é o que a Rússia está fazendo.

André Macedo

Você sonha mais que os ucranianos, a única transferência de armamentos assim (sem contar os portáteis como o Javelin) foi da poderosa Eslováquia e um S-300 apenas, os EUA já descartaram ajuda desse tipo.

Chris

Por isso, agora estão focando só nas regiões que eles realmente possuem interesse em ter posse, como Mariupol (acesso ao mar) !

PACRF

Então reduziram drasticamente os objetivos, pois tá difícil vencer a Ucrânia, bem como financiar a guerra, pois guerra custa muito dinheiro. Agora está surgindo esse papo de “áreas de interesse”, ou seja, só quero Mariopul. Conversa de derrotado.

Luiz

Pelo que tudo indica esse S-300 foi destruído hoje pelas forças russas domingo 10/04/2022.

Renato de Mello Machado

Tudo não claro.Mas uma parte desses materiais que estão chegando para os ucranianos foram capturados pelos russos.De nada adianta pedir os meios e depois se retirar os deixando para trás

Beto

A força e os interesses da mídia ocidental são muito grandes….

Last edited 2 anos atrás by Beto
Joao

O ocidente obrigou a Rússia invadir um país soberano?

Last edited 2 anos atrás by Joao
paulo lahr

Sim

Felipe Morais

sério? como foi isso?

Pronoia

Pessoal.foram publicadas mensagens em video de documentos enviados pelos politicos negociadores norte americanos para a antiga URSS, garantindo que com a sua dissolução e o fim do Pacto de Varsovia, a OTAN não incluiria mais nenhum pais na sua organização. Porém é muita ingenuidade acreditar que acôrdos, afirmações ou tratados se respeitam ou se cumprem. essa foi a justificativa da Russia para invadir a Ucrania, além da justificativa de que nas regiões onde a maioria da população falava russo e era de origem russa e comprovadamente existiam combates, ou seja, uma guerra civil, também justifico-se que essa população vinha sendo… Read more »

Andre

Documentos onde a Otan garantiu que não incluiria mais nenhum país??

Tem que chamar o padre quevedo para analisar isso….

Cada idiotice que inventam essas putinzetes para justificar o injustificável.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Estude e pense. Se o inimigo começa a te cercar o que e vc faz? Manda flores?

Ze das couve

Estude e pense. Se você não tem poder militar para conquistar um país mediano em 50 dias, o que você faz? Continua destruindo o seu arsenal até não sobrar mais nada?

Pronoia

Bidenzetes e Borisetes contestando documentos recebidos e enviados entre os USA (OTAN) x RUSSIA (ex PACTO de VARSOVIA). Que foram mostrados na TV.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Perfeito amigo. O ocidente obrigou. A começar por eleger um senil politicamente correto. Eleger não é a palavra certa. Se fosse Trump essa guerra não tinha acontecido. Ponto final.

Felipe

Quando a Russia recuou e disse que não iria mais invadir, Biden mandando o Zelensky lançar uma grande ofensiva em Donbass contra a populaçaõ russofona e os separatistas, o que forçou a Russia a invadir. Isso a Globo não mostra.

Victor Filipe

Quer dizer que a Rússia é um fantoche do ocidente? já que o ocidente obrigou ela né…

Leandro Costa

Faço meus, os seus K’s hehehege

Alexandre Cardoso

Piada do dia
kkkk

Henrique

Obviamente que não mas criou a armadilha, usando a Ucrânia, para tal. E os “generais” russos acharam que era só fazer um grande movimento de meios (força bruta) que os ucranianos se assustariam e se renderiam o que não aconteceu.. acabando nessa situação de encruzilhada que estão agora. Se formos olhar pragmaticamente, a indústria militar ocidental está em festa…. seus Javelins e NLaus nunca tiveram tão bem cotados e demandados, a Europa mergulhando numa corrida armamentista e o resto do mundo vendo, através da propaganda midiática, que os equipamentos russos (principalmente os tanques) são de baixa qualidade e mais perigosos… Read more »

Cristiano GR

Penso da mesma forma.

Beto

De certa forma obrigou. Imagina os EUA verem durante meses aviões russos diariamente desembarcando no México com armamentos, perto de sua fronteira. Até hoje a preocupação dos EUA e parte da Europa é fornecer armas para Ucrânia, e não viabilizar a paz. O presidente da Ucrânia é no mínimo um irresponsável, isso se não tiver trabalhando para interesses de globalistas , pois era para fazer seu país neutro, poupar a vida dos civis . Não tem santo nesta história, mas muitos bandidos. A OTAN está com vários países perto da fronteira russa, de forma hostil. A mídia ocidental é um… Read more »

Cristiano GR

Exatamente. O presidente da Ucrânia é o maior criminoso e irresponsável desde o início dessa guerra. Tenho dito todo o tempo.
E dependendo dessa imprensa $$$ vão transformar ele num herói. Mas deveria ser no máximo um mártir e não muito admirado.

Pronoia

E uma questão da inteligencia e da contra inteligencia, informar o que convém, desinformar, falsear para conseguir apoio popular e politico. É necessario analisar com detalhe e calma o que se divulga e publica, não tem como confiar em nenhuma noticia em tempos de guerra. Afinal os soldados nazistas de Hitler recuaram até a fronteira da Alemanha e o povo alemão sendo informado que eles estavam ganhando a guerra. O New York Times divulgou um video no Youtube, onde soldados russos capturados e amarrados foram e são executados pelos soldados ucranianos. É preciso se identificar e aceitar ver as imagens… Read more »

Lana Alves

Esse é o argumento usado pelo Putin, esse argumento, para quem tem o mínimo de conhecimento, é uma piada. Não tem fundamento algum, você fala igual os russos. Na prática nada disso existe, bem pelo contrário, quem está agredindo a soberania, destruindo outro país, é justamente a Ucrânia que NÃO deu 1 tiro na Rússia. Desde 2014, quando o presidente fantoche da Rússia fugiu com bilhões de dólares roubados, a Rússia não consegue recuperar a Ucrânia pelas formas “viáveis”, existe uma repulsa social imensa em relação a russos na Ucrânia, principalmente depois das ditaduras impostas pela Rússia que considera dona… Read more »

Lili Costa

O Putin inventou uma história paranóica para justificar o injustificável e tem gente que ainda tem coragem de apoiar aquele ditador horrível que não respeita nem o povo da Rússia, que vive oprimido, falar a verdade na Rússia é crime, todos tem que viver de cabeça baixa, apoiando as maluquices do presidente cruel, que não contente em dominar o povo russo, que dificilmente conseguirá se libertar da ditadura em que vive, o verme chamado Putin ainda quer dominar o país vizinho e o mundo inteiro.

Pronoia

Já teve uma crise por causa de misseis de grande alcance instalados em Cuba quando existia a URSS comunista, os USA de Kennedy ameaçaram invadir totalmente a ilha, com isso A URSS do Nikita Khrushchovna na época comunista voltou atras e retirou os misseis. Hoje tem mais uma pedra no sapato do Biden, o Macron esta em vias de ganhar as eleições na França, o Macron foi o que lançou a ideia de criar as Forças Armadas Europeias, para que os paises europeus se desvinculasem da OTAN e do controle dos USA. O cancelamento dos submarinos da França na Australia… Read more »

Lili Costa

Não, foi a ganância do Putin, que não tem capacidade nem para governar a Rússia direito e ainda quer dominar o mundo inteiro. Putin é um monstro cruel que destrói a vida de várias pessoas inocentes com interesse de tomar o que pertence ao país vizinho, seria bom que os poderosos da Rússia derrubassem o Putin do poder e entregassem aquele verme para ser julgado no tribunal internacional para pagar pelos seus crimes, seria uma esperança de acabar a guerra e começar a negociar com os outros países de maneira diplomática, respeitando as fronteiras, sem destruição, sem mortes, a paz… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Lili Costa
Luciano

Desde quando a Ucrânia é um país soberano, em 2014 os países da OTAN colocaram um presidente subserviniente a OTAN, retirando do poder um presidente democraticamente eleito pelo povo ucraniano ! A Rússia se quiser transforma a Ucrânia em um cinzeiro e aí adeus resistência essa é uma guerra perdida mesmo com as armas da OTAN, se Putin realmente desejar acabar com a resistência ucraniana ele pode fazer isso agora mesmo e transforma tudo em cinzas, pelo que eu sei cinzas não pegam em armas, e é mais fácil negociar com as cinzas ! Pobre povo ucraniano, acha que pode… Read more »

Ze das couve

Sério? Conte mais para a gente.

Chris

A mídia ocidental continua privada, livre e independente.

A Russa é estatal… Esta prendendo quem divulgar informações contrarias ou fizer protestos contra eles… E ate bloqueando a internet…

So usar os neurônios…

Last edited 2 anos atrás by Chris
André Macedo

“Livre e independente” kkkkkk só não copio todos os K acima pra não poluir a sessão, alguns comentários já são poluentes o suficiente.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Chris

A lei americana ate proibi o governo de ter radios e tvs !

Informações do governo ucraniano ou russo sao suspeitas. Mas não vem ser ridículo de acreditar que até as TVs brasileiras que estão la, resolveram entrar num complô onde nem sequer ganhariam nada.

Cristiano GR

Barbaridade!
Quanta ingenuidade sobre o mundo e geopolítica!
É, realmente a globo só noticia a verdade, toda a fonte de informação e saber da humanidade no Brasil deves ser fornecida pela globo, que é imparcial, idônea e coerente.

Luiz

A mídia ocidental contínua privada aos interesses das grandes corporações.

Beto

Você ainda é muito inocente, imaturo, quando abrir os olhos vera que a mídia ocidental é vendida.

Chris

E a russia que prenderia até vc, se algum dia tivesse uma opinião contrária… É que fala a verdade!

Definitivamente ja entendi pq o o brasileiro ta querendo colocar um presidiário no governo. Kkk

pronoia

Imagine o Brasil em 2024 declarando guerra a um vizinho que estivesse aniquilando os brasileiros em seu territorio, pais este que estivesse apoiado por algum “imperio”, teriamos os nossos bens pessoais confiscados nos bancos, teria politico do imperio dizendo para matarem os brasileiros pelo mundo tal como disse um prefeito na Ucrania, as reservas do Brasil seriam pirateadas, os navios brasileiros e iates seriam tomados. PALHAÇADAS MEDIOCRES onde não se tem os limites da justiça aplicados, em tempos de beligerancia vale tudo, que os mais fortes impuserem, mesmo prejudicando a sua propria população. Cai na real.

Pronoia

Pois é, mas o Nelson Mandela também foi eleito presidente.
O Zelensky é um ator comediante de profissão. (não tem como negar KaKaKaKa).
O Ronald Reagan foi ator de filme em Holywood…
Putin foi secretario da KGB (não tem como negar, descobriu tramas inumeras contra a Russia. (KaKaKaKa).
etc, etc

Cristiano GR

É lógico que a imprensa russa é menos confiável, mas o que deve ser observado é que alguns conglomerados de mídia trabalham sob encomenda $$$, divulgando, aumentando e escondendo fatos conforme os interesses de quem lhes paga.
Por tanto, a melhor forma de observarmos o conflito é observarmos, ler muito, ver e ouvir muito, e fazer uma comparação das informações para, então, fazermos uma filtragem e a partir daí formarmos nosso pensamento que deve ser sempre crítico e analítico.

pronoia

As midias não são independentes, cada uma puxa pro lado do seu patrão. Tem midia ocidental divulgando imagens de video game para justificar abates do inimigo. RIDICULO ao extremo.

Pronoia

Não tem imprensa livre no mundo, a imprensa esta amarrada aos subsidios, ao que definen seus donos, ao que define o estado se for estatal,
A imprensa é tão livre, que um jornalista que filmou a guerra na Ucrania mostrando os horrores dos dois lados, mas por ter filmado também os horrores causados pelos ditos “infelizes bonzinhos masacrados” foi preso na Polonia acusado de ser espião russo. Cai na real.

Nonato

Mimimi…

Boitatá

Imagine que o Brasil está em guerra. O Brasil encomenda mais Gripens da Suécia, mísseis da França, fragatas da Itália, helicópteros dos EUA. Além de insumos diversos para o esforço de guerra de diversos outros países. Recebe também doações do Reino Unido. Esses outros países entraram na guerra? Não.

Renato de Mello Machado

Do jeito que você listou seriam China ou Rússia esse suposto inimigo que o Brasil estaria lutando.

Jefferson Ferreira

Sobra pra população civil infelizmente… mas que é estranho é…

Tutor

E a Rússia vai fazer o que?
Na guerra convencional não está dando conta nem da Ucrânia, vai meter o louco e abrir mais frentes para atacar outras nações; iniciar uma guerra com a OTAN. Jamais!!
Ou vai usar armas nucleares? Pode parecer simples, mas, o Putin sabe quais consequências isso teria, e não seriam boas para ele também.

Welington S.

Começa pelo ”simples”. Já usaram mísseis de alta destruição. Eu não duvidaria se amanhã, Putin resolvesse fazer um ataque nuclear ”de boa” na Ucrânia. ou os próprios militares acabassem fazendo alguma coisa que o levasse a optar por esse caminho. Aí, meu amigo, pode ter certeza, é 3ª Guerra Mundial nuclear na certa!

Ronilson Nogueira costa

Atacar assim que esses armamentos entrarem em território ucraniano, se deixarem chegar livremente para o exército não vão ganhar guerra nenhuma, vai levar é numa surra como estão levando kkkk

André Macedo

Isso é mais regra que exceção, a guerra irregular pode fazer um estrago imenso em forcas bem equipadas, os EUA não conseguiram destruir o Talibã em 20 anos.

Gerson Conral

O comunismo é, sempre foi e sempre será o maior produtor de mentiras do mundo. Enquanto ninguém (externo) se envolvia no confronto atacaram, atacaram e atacaram. Disseram que não parariam os ataques enquanto não atingissem os objetivos que eram dominar toda Ucrânia e desmilitarizar todo o país. Pois bem, foi só começar países da Europa entrarem indiretamente no conflito os covardes russos passaram a diminuir seus objetivos. Tanto que muitas áreas dominadas por russos estão voltando ao domínio de ucranianos. Não tem coragem e de manter seus planos originais. Mentem dizendo que já conseguiram seus objetivos. A Rússia e muito… Read more »

Luiz
Felipe

Não é que não fazem, é que por aqui só noticiam um lado da moeda. Procure por fontes russas do conflito e verá que estão fazendo bastante, todo dia tem um video de algum sistema antiaéreo ucraniano destruído, inclusive vários S-300.

Amon Rá

Este sistema doado é da primeira versão com 90 km de alcance e 4 lançadores e baixa capacidade de se sobrepor a um mísseil anti radiação, Kalibr ou iskander. Terá o mesmo destino dos 6 S-300 que a Ucrânia tinha e que analistas militares ocidentais dizem que foram todos destruídos. E além deste S-300, a Eslováquia também está entregando meia duzia de T-72 e meia dúzia de BMP-1. Imagine você e sua equipe em uma casa cercados de inimigos com fuzis, metralhadoras e granadas e seus “aliados” com seus incisivos discursos de apoio só lhes enviam revolveres 38 buldogue, cano… Read more »

A6MZero

Aparentemente a Ucrânia está causando um bom estrago com os “revolveres 38 buldogue, cano de 2 pol e munição slp curta de chumbo”, que estão recebendo. Esse tipo de equipamento é fácil de ser empregado, os Ucranianos sabem utilizar, não precisam de treinamento podem por em operação sem muito transtorno, além disso já tem um grande numero de sistemas portáteis no teatro os quais podem fornecer, uma camada de proteção ao S-300. Além disso o importante é o fluxo continuo de equipamentos, que podem não ser o mais modernos, mas são eficientes e em grande numero e com entregas de… Read more »

Felipe

a mídia ocidental faz parecer que sim, mas a realidade é bem diferente…

Ze das couve

A realidade é que temos aí quase 50 dias de combate e a Rússia é incapaz de avançar mais do que 100km além da fronteira com o seu próprio país.

rodrigo frizoni

Le outra vez oq vc escreveu a Eslováquia está entregando esse armamento. Agora se a Eslováquia que é um país insignificante esta entranhando defesa aérea de longo alcance e blindados e carros de combate, imagina oq as maiores potencias da OTAN estão preste a enviar

Segio

1.Sei não, os ucranianos derrubaram SU-35, Mi-28 entre outros com muitos menos, então com um S-300.
2. “Imagine você e sua equipe em uma casa cercados de inimigos com fuzis, metralhadoras e granadas…….”
Pois é, mas não da mais para imaginar a Ucrânia cercada, não vendo o mapa atualizado.




Luiz

Só foi possível o abate dessas aeronaves pela doutrina burra da força aérea russa expondo suas aeronaves voando a baixa altitude empregando bombas burras.

Plinio Jr

Os Ucranianos com um monte de cacareco velho estão descendo o sarrafo nos russos… Se aparecer coisas mais modernas além dos ATGMs a coisa piora ainda mais…

Satyricon

Amigão, conta pra gente onde está aquele inacreditável comboio militar de 64km que iria cercar e “nivelar” a cidade de Kiev, encerrando a guerra?
KD eles?

No fundo, no fundo, seu desespero não é a Ucrânia estar resistindo. É ela estar contra-atacando.

Estão limpando o chão com os soldados russos.

Fernando

Isso só aumenta o fiasco russo.

Nilton Cartaxo

Vcs estão totalmente enganados, com armamento convencional, a Rússia jamais vencerá esta guerra, a quantidade de tanques T-72, javelins, stingers, e outros menos votados , é significativa, e o psicopata Putin sabe que ao utilizar armas nucleares, estará também se suicidando, está em um beco sem saída, o que o genocida faria de melhor, era parar com essa insanidade, enquanto há tempo. Todos sabem que em uma guerra nuclear, não haverá vencidos, nem vencedores, será literalmente o fim do mundo; Não tratem essa tragédia como se fosse um jogo de vídeo game,…ali na real, não há outra vida.

Rogério Loureiro Dhiério

“Lavrov também alertou que quaisquer remessas de armas para a Ucrânia são consideradas “alvos legítimos” pela Rússia.” Por isso que veremos cada vez mais países fornecendo materiais para a Ucrânia de forma livre e deliberada. Motivo? Em face do que a Rússia vem demonstrando nesse conflito, ninguém mais tem medo dela. Perceberam que ela não é tudo o que se esperava quando falamos de forças militares convencionais. E essa afirmação de Lavrov, apenas confirmou o que se suspeitava. A Rússia é um cachorro grande e forte más que late muito mais do que morde até porque sua maior mordida é… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Pois é…

Jefferson

Grande parte do material militar russo é muito velho, o gasto militar é canalizado para a forte corrupção nas forcas armadas. Basta ver que a Rússia investe mesmo em misseis e submarinos, tentar ser forte nisso para barrar algo em grande escala. O problema é o tamanho da Rússia, é um país grande com população relativamente grande para enfrentar países pequenos como Suécia, Letônia, Estônia etc…por isso a fortificação da NATO naquela região. O Putin é para a Nato, aquilo que o Bolsonaro é para o Lula. Putin foi um grande presente para a Nato, serão eternamente gratos aos russos.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Jefferson
Luiz

A Rússia tem um estoque enorme tanto de equipamentos antigos e novos. Todos os exércitos de outros também tem pra por na linha de frente. A renovação dos equipamentos das forças armadas russas vem sendo feito desde que Putin alçou o poder. A modernização das empresas que fabricam suas próprias segue a todo evapor a mais de 15 anos. De início desse conflito acho que houve uma precipitação em se lançar rápido na ofensiva com aeronaves voando baixo e brindados vulneráveis a poderosas armas antitanques. Muita coisa tem que ser revista pra se lançar numa guerra nos dias atuais. As… Read more »

Satyricon

Excelente comentário, Jefferson.

Renato de Mello Machado

Gozado.Os EUA também amigo.Como fazem besteiras.A última foi essa carreira que tomaram no Afeganistão.

Ze das couve

E a Rússia? Não tomou “carreira” no Afeganistão?

Nascimento

O próprio Cel Paulo Filho do EB falou que a Rússia continua sendo uma grande potência militar independente das derrotas que tenha, como teve na 1ª Guerra da Chechênia, inclusive. Se a Rússia deixa de ser forte por perder uma guerra, então os EUA deixou de ser forte após o Afeganistão? Hã?!? Não tem lógica alguma o seu comentário. A França perdeu a guerra da Indochina e continuou sendo uma potência. Os rankings de potências militares são feitos levando em conta diversos fatores que vão MUITO além de campanhas militares…

Rogério Loureiro Dhierio

Volte. Leia por mil vezes se for necessário o meu comentário e disserte de forma mais inteligente pois eu me recuso a dialogar com vc face ao seu julgamento sobre o que de fato vc não leu corretamente, não interpretou corretamente e falou muita coisa sobre coisa alguma.

Nascimento

”ninguém mais tem medo dela” ”não é tudo o que se esperava quando falamos de forças militares convencionais.” Os erros russos foram estratégicos, táticos e operacionais, esses erros não afetam o poderio militar do país, apenas o prestígio do alto comando, pois é ele o responsável pelas tomadas de decisões estratégicas. Eles deveriam ter feito bombardeios de longa duração como foram feitos na guerra do golfo de 40 dias, Israel e Turquia tentaram avançar rapidamente sobre respectivamente o Líbano em 2006 e na Síria e tiveram grandes perdas em termos de MBT, isso não significa que Israel e Turquia sejam… Read more »

Léo Neves

Os buk e Osa são ameaças maiores para os caças russos que o S-300.
Menores e mais difíceis de localizar e destruir.
O S-300 logo algum drone russo acha. Mas acho que eles vão ser implantados em Kiev.

Donald

Ninguém mais respeita a Rússia. Tenho minhas dúvidas se realmente a Rússia têm ogivas suficientes para a dissuasão. Mais ninguém é louco pra pagar para ver.

André Macedo

Se ninguém respeitasse a dissuasão russa já estaria cheio de tropas da OTAN combatendo na Ucrânia.

Renato de Mello Machado

Mas eles estão.Só que na encolha.Já li matéria dizendo que na Ucrânia tem 400.000 soldados ucranianos junto a 200.00 de várias nacionalidades contra 150.000 russos.Mas tudo são hipóteses não afirmo nada.

EduardoSP

Como diria o personagem humorístico “eu aumento, mas não invento!”

André Macedo

Mas um americano lutando voluntariamente na Ucrânia não tem implicação legal alguma para os EUA.

Doug385

Mas foi exatamente com essa mesma cara-de-pau que a Rússia invadiu e anexou a Crimeia. Tropas regulares russas sem identificação.

Donald

Se a Rússia quiser voltar a fazer parte do mundo civilizado o putin deve sair como criminoso que é.

Gilson

Eu acho que a Ucrânia, está cendo um laboratório de guerra da Rússia, ataque e defesa. Caso os Ucranios não concordar com os termos da Rússia, para encerrar a guerra, eu acho também que a Rússia, poderá anequissar toda a Ucrânia.

Rodrigo Martins Ferreira

É o Xadrex 15D do Putin…

Paulo

Oouuuuxxiiiii doeu meu olho…

Jefferson Ferreira

o meu tb, está sangrando

Felipe Morais

“anequissar”

caramba

Carlos Gonzaga

Acho que “cendo” foi pior, não foi?

Nascimento

Anequissar? Eita pátria educadora.

Lemes

Uma dica: corretor ortográfico! Não é preciosismo, mas “cendo” e “anequissar” não dá para deixar passar. Dói os olhos e a alma!

Satyricon

Rezem para essa alma…

Last edited 2 anos atrás by Satyricon
Ze das couve

Eu acho que a Ucrânia deveria mandar um dicionário português – português para o Gilson.

Renato de Mello Machado

O pessoal tá querendo renovar seu armamento e vai passando para a Ucrânia.Mas é aquele negócio quem tá de pires na mão aceita qualquer coisa.

Vinicius Momesso

Foi noticiado pela mídia da Bulgária (membro da OTAN), que muitos equipamentos enviados a Ucrânia pela Alemanha, Inglaterra e outros países, apresentaram problemas. Sintomas de estoque velhos.

Nascimento

Durante a guerra na Ucrânia, antes da invasão pois me refiro a guerra entre o Exército Ucraniano e os separatistas entre 2014-2021, os estoques do Exército ucraniano ainda faziam parte do exército soviético e tinham mais de 25 anos que estavam guardados. Consequência? A grande maioria não funcionava e apresentava problemas.

Renato de Mello Machado

Sim Vinicius.Isso tudo só vai aumentando o martírio dos ucranianos

EduardoSP

Pois é, que coisa. Esses países que insistem em fazer a Ucrânia resistir.
Parem de enviar armas!
Será que não percebem que isso só aumenta o martírio dos ucranianos?

Guilherme Leite

Esse Putin tem que parar de enviar tropas, será que não percebe que está aumentando o martírio dos Ucranianos e Russos ? 🙂

Carlos Gonzaga

Mas que besteira absurda! Então os ucranianos querem e deixamos eles com facas, grafos e pedras? Entendi as sua ideia. Deixa eles morrerem assim, com garfos, facas e pedras para ficar mais fácil para a Rússia. Diminuirá a vergonha russa?

A6MZero

Os problemas podem ser causados por fatores diversos, não apenas idade dos equipamentos, a forma que foram armazenados, as condições e os cuidados despendidos com o equipamento armazenado e até mesmo falhas na retirada dos estoques e envio.

Quanto ao sistema S-300 o mesmo ainda esta operacional em 2015 quando a Eslováquia o mantinha ativo e disparando, de lá para cá resta saber as condições em que foi mantido, mas contando que ainda estava operacional 7 anos atrás, deve estar em boas condições.

Last edited 2 anos atrás by A6MZero
Reinaldo Deprera

China e URSS fizeram o mesmo no Vietnã, Oriente Médio e África. Qualquer conflito onde o EUA estive envolvido era usado pela URSS para trocar seus estoques e fomentar a indústria bélica soviética. Até as favelas do Rio de Janeiro se beneficiaram disso. Quando a URSS caiu, não podendo mais sustentar forças armadas enormes e sem dinheiro para se manter, a Rússia extraoficialmente autorizou o contrabando de armamento para outros países (qualquer um) por meio dos ex-militares. O famoso não to vendo. Despejando milhares de toneladas de armas no mercado negro. O sangue de crianças, estudantes e pais de família… Read more »

Alexandre José Augusto

Agora a Eslováquia vai precisar de novos sistemas antiaereos. Quem vai vender? Os comerciantes Americanos, Franceses, Israelenses já devem estar mandando suas felizes delegações com um catálogo de produtos

Adriano Madureira

Esses S-300 devem ser antigos…

Luiz

Quando ativados rapidinho serão localizados e destruídos.

Erick

Quase todos os S-300 ucranianos foram destruídos.
Esse não fará nenhuma diferença.

Ze das couve

Fonte – minha torcida

Segio

Vídeo dos S-300 sendo despachados para a Ucrânia.
https://www.instagram.com/tv/CcGFzUVqBiA/

Jadson S. Cabral

Que inveja da logistica européia, onde qualquer coisa pode ser levada para qualquer lugar de trem rapidinho

Claudio
Last edited 2 anos atrás by Claudio
Satyricon

Cláudio, obviamente, como em todo conflito, só se divulga uma parcela ínfima de informações. Logo, é razoável concluir que o fluxo de armamentos à Ucrânia é muito, muito maior que o divulgado.
Para o desespero de Adolf Putin, que se colocou, sozinho, nessa situação impossível.

Augusto L

Durante a guerra do Kosovo a Servia conseguiu manter + de 80% dos seus SAMs intactos. A Ucrânia alem dos mesmos equipamentos ainda atem os S-300 de longo alcance.

Enquanto a Rússia tem menos capacidade SEAD/DEAD tanto em termos de mísseis como kill chain do que a USAF/NATO em 1999.

Ainda tem uns …. Que acreditam que a Russia destruiu todos os mísseis ucranianos.

Last edited 2 anos atrás by Augusto L
Vinicius Momesso

Agora, usando como base o que você disse, a Ucrânia não era e não tem sido esse “passeio no parque” que muito diziam. Se Moscou tivesse usado sua doutrina de praxe, “ataque em onda” , concentrando-se em uma única direção, teria muito mais chance de sucesso. Essa doutrina mais ocidental de atacar de vários pontos exige uma logística muito mais complexa e uma rede de aliados que forneça terreno para que isso ocorra bem, coisa que os russo não tem(apenas a Bielorrússia). A OTAN e a Ucrânia não esperavam um ataque desse tipo, por isso que a Rússia logrou sucesso… Read more »

Wellington Jr

Se o Trump tivesse na presidência dos EUA e a Rússia invadisse a Ucrânia aposto com qualquer um que os presidente brasileiro iria doar os nossos helicópteros russos de ataque que vão de baixa para os Ucranianos em troca de helicópteros de ataque Americanos.

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

A propria Rússia diz que não está acontecendo uma Guerra, então qual o problema?

Silvano

A Rússia conhece essas armas e sabe como operam. Basta que sejam localizadas e um hiper sônico porrudão vai até lá servir um caviar a la Putin. Caboco é tão inocente, auto enganado, desinformado e inoculado por propaganda globalista massiva que ainda tem a desplante de entrar aqui e vir com papin furadin de “mídia ocidental livre, independente e isenta… e bla bla bla”… Grotesco… ui ui ui… OTAN… ui ui ui..F-35.. ui ui ui Apaxi… ui ui ui .. ocidente “livre e democrático”… acorda pra vida enquanto é tempo, rapá, somos alvos, e o próximo seremos nós… E manda… Read more »

Luiz

Os caras torcendo pra OTAN/EUA/ Ucrânia mal sabem eles uma vitória desse trio vai sobrar pra todo mundo que ficou contra a máfi@ estadunidense nessa guerra. Tem que acabar com a marra dos EUA pra sobrevivência de um mundo multipolar. Um único país dominante é péssimo pra humanidade. Até quem favor pode ser um alvo do império do Norte.

Neo

Sou leigo mas pergunto aqui, o recuo das tropas russas de Kiev, poderia começar a entrar em jogo armamento nuclear tático?

Silvano

NÃO. O uso de armamento nuclear seria apenas em caso de ameaça a existência do Estado Russo.

Essas tropas que ocupavam Kiev foram para a região do Dombás, ajudar a encurralar o regimento Azov, uma tropa de desordeiros neo nazistas, estimasse em 100 mil deles por lá. Já devem estar sentindo o bafo do urso no cangote a esta altura.

Antunes 1980

A reposta para muitas indagações sobre porque a Rússia não intervém na chegada de armas do ocidente, é simples!

Simplesmente ela não consegue evitar.

Primeiro não possui total domínio aéreo, impossibilitando a identificação de comboios de suprimentos.

Segundo, a Rússia não tem soldados suficientes para operar nas fronteiras a oeste da Ucrânia.

Seu efetivo foi dizimado, e as áreas de entrada de armas dos países da OTAN estão muito bem protegidos.

Felipe

Não consegue localizar? Já foi localizado e destruído, junto com seus operadores (em NIkolayev), mas a mídia aqui não vai noticiar.

Last edited 2 anos atrás by Felipe
Ze das couve

Fonte – minha torcida

Grifon Eagle

Hum.. Agora a coisa vai ficar mais interessante…

marco

Já foi destruido pelos russos assim que entrou na ucrânia

Ze das couve

Fonte – minha torcida

Filipe Silva

Hoje surgiu a informação que este sistema já foi destruído perto de Nikolaev. Confirma-se?

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Rapaz quanta gente vendo globo e cnn…

CESAR ANTONIO FERREIRA

Carece de confirmação, mas a notícia que chega é que já virou fumaça nos arredores de Nicolayev…

Luiz

Vi essa notícia também. Acredito que essa hora só tá a sucata do S-300 eslovaco.

welter

kkkkkkkkkk os russos não são bobos

Leo

Já foram neutralizados pela Russia. Todos destruídos inclusive 25 operadores.

Ze das couve

Fonte – minha torcida