A aquisição australiana do Dassault Mirage III foi uma transação entre os governos francês e australiano que levou à aquisição do avião a jato de asa fixa projetado pela França, o Mirage III, para a Força Aérea Real Australiana (RAAF).

No final da década de 1950, o governo australiano anunciou sua intenção de modernizar sua força aérea com tecnologia de ponta e a empresa de fabricação francesa Dassault ganhou a licitação sobre a americana Lockheed quando o governo australiano concordou em comprar mais de 100 Mirages a um custo estimado de AUS$ 193,7 milhões no início de 1960.

O acordo fez da Austrália o segundo cliente de exportação do Mirage III depois de Israel.

O primeiro Mirage III voou em 1956, após um período de desenvolvimento pela Générale Aéronautique Marcel Dassault (GAMD), levando a um aumento significativo nas exportações de defesa francesa nas duas décadas seguintes, colocando a França como o terceiro maior fornecedor de defesa do mundo em 1971.

Como um dos maiores acordos que contribuíram para o sucesso das exportações da França, o acordo com a Austrália teve um impacto significativo na política externa francesa, aumentando a influência do país à medida que conseguiu competir com as duas potências globais da Guerra Fria. O negócio foi igualmente significativo para a Austrália que, durante a década de 1950, ainda não havia decidido sobre uma aeronave para substituir o desatualizado CAC-27 Avon Sabre.

Em 4 de abril de 1957, o primeiro-ministro australiano Robert Menzies disse em sua declaração de defesa:

“Nosso planejamento e preparativos atuais estão prosseguindo com base em uma contribuição operacional para a estratégia aliada de homens altamente treinados e armados com as mais modernas armas e equipamentos convencionais.”

Em 15 de dezembro de 1960, o Ministro da Defesa australiano anunciou o primeiro pedido de 30 Mirage III “Os”, a um custo de 18 milhões de libras australianas, logo seguido por pedidos adicionais de 30, depois 40 monopostos e 10 bipostos (Mirage IIID). Os acordos assinados também incluíam a fabricação da aeronave na Austrália, com a Dassault fornecendo os componentes para a fuselagem e a SNECMA os motores.

Este último, bem como o canopy e o leme deveriam ser montados pela Commonwealth Aircraft Corporation, enquanto as Fábricas de Aeronaves do Governo em Melbourne deveriam cuidar da fuselagem e da montagem final. Ficou acertado que os dois primeiros aviões seriam construídos na França, que outros seis seriam enviados desmontados (fuselagem, asas, motor) e que outros dois, por fim, chegariam à Austrália como peças desmontadas.

Em 9 de abril de 1963, o capitão do grupo Susans recebeu a primeira aeronave no aeródromo de Melun Villaroche. Esta aeronave foi então desmontada e transportada a bordo de um avião de carga Lockheed C-130 Hercules em 1 de novembro de 1963. Na chegada, foi remontado e voou em 11 de janeiro de 1964. Foi recebido pela RAAF em 19 de janeiro de 1964. Em 10 de novembro de 1966, o primeira dos dez bipostos foi aceito.

Seus aliados americanos na Guerra do Vietnã emprestaram pesadamente aos australianos visando a escolha do Lockheed F-104G Starfighter, tornando a seleção da aeronave francesa altamente inesperada, especialmente porque o governo francês se opunha à guerra. Os Mirages entraram em serviço na RAAF em 1965 e foram usados ​​na linha de frente por sete unidades da RAAF. Os primeiros 50 foram construídos sob a classificação de Mirage IIIO(F) para servir na função de interceptador. Os demais foram designados IIIO(A) e equipados para servir no papel de ataque ao solo.

As principais adições desta modificação foram uma pintura camuflada e a instalação do radar Cyrano IIB Doppler e altímetros. Quando os últimos 6 foram encomendados em 1971, o governo australiano pediu duas aeronaves biposto para fins de treinamento construídas entre 1973 e 1974. A especificação foi viabilizada pela remoção do radar Cyrano para dar espaço a um segundo cockpit atrás do original e a transferência do sistema de aviônicos para o nariz. Esta compra custou A$ 11 milhões e permitiu a desativação final dos antigos treinadores Sabre.

Em junho de 1969, todas as aeronaves Mirage IIIO(F) originais foram modificadas para especificações de ataque ao solo.

Um total de 116 Mirage IIIs foram construídos para a Austrália. A partir de meados da década de 1980, eles foram usados ​​para o treinamento avançado de futuros pilotos do 77º Esquadrão antes de sua conversão para o F/A-18 Hornet.

Para armamento, os mísseis franceses Matra R.530 foram inicialmente adquiridos e na década de 1970, o R.550 Magic foi adicionado.

O serviço na RAAF do Mirage III terminou em 30 de setembro de 1988. Esse longo recorde de serviço foi em parte devido ao fato de ter excedido sua vida útil nominal estimada em 1.500 horas de voo. Vários Mirages australianos voaram bem mais de 4.000 horas de voo. A RAAF estava de fato planejando a retirada da frota Mirage III em 1979, especialmente depois de ter sido usada mais do que o esperado.

No entanto, os laboratórios de pesquisa aeronáutica de Fisherman’s Bend estenderam o ciclo de vida da frota projetando remendos de reparo de fibra, o que impedia a propagação de rachaduras nas asas. Assim, o Mirage III serviu a RAAF quase uma década a mais do que o esperado.

Os aviões foram armazenadas em 1990 e 50 (43 monopostos e 7 bipostos) foram vendidos nesse mesmo ano para o Paquistão.

O Mirage A3-3 foi a primeira aeronave do tipo construída sob licença na Austrália e foi entregue à RAAF em 20 de dezembro de 1963. Inicialmente servindo com a ARDU, posteriormente serviu com 2OCU, 76 SQN e 77 SQN na RAAF Base Williamtown.

Depois que foi aposentado em 31 de março de 1987, a aeronave foi transferida para o centro de história da aviação Fighter World, onde está em exibição permanente com o Mirage III/D A3-102 de dois lugares, também conhecido como “Daphne De Dual”.

FONTE: Wikipedia

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Clésio Luiz

O bom humor dos militares australianos:

https://www.youtube.com/watch?v=oY3_f9M58hA

Saldanha da Gama

Eta bichão lindo… Ele e o F14…
Até que de uma certa forma, ele continuará conosco, representado pelo Gripen

Henrique

Muito bonita essa pintura camuflada e essas artes na deriva.

Andre

O matador de Migs.

Antunes 1980

A Dassault sempre projetou aeronaves incríveis!

Esse Mirage foi um sucesso de vendas, e principalmente no teatro de guerra.

Os israelenses simplesmente dizimaram as forças áreas árabes (mig).

Aos poucos o Rafale também vai seguindo o mesmo caminho.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Varg

Os australianos decidiram com base técnica e não de cunho ideológico/financeiro, pois o Mirage III era muito melhor que o F-104, além de mais seguro também.

Luiz Trindade

É inegável que o Mirage é bonito heim?!?

Last edited 2 anos atrás by Luiz Trindade
glasquis7

O que acho legal do Mirage III é que é tão pequeno se comparado a outros caças.. E ainda voa em algum país.

Leandro Costa

Acho que no Pakistão, glasquis.

Vendéen

Bonsoir le Brésil, Muito bom tópico sobre a RAAF ! Na época após a perda do mercado da OTAN, contra o F-104 da Lockheed o sucesso australiano foi inesperado (politicamente e de acordo com a estratégia do clientelismo anglo-saxão: ANZUS lol). Ao contrário dos europeus, os australianos escolheram, portanto, as aeronaves correspondentes às várias missões desejadas pelos militares australianos. O Mirage 3 era a aeronave ideal na época. Certamente foi uma bela vingança para Marcel Dassault. Este caça, que foi o primeiro avião europeu a voar a Mach 2, é um dos principais produtos da Dassault e não teve muitas… Read more »

Diego

Só uma correção o 1° avião europeu a voar Mach 2 foi o Saab Draken

Sergio Cintra

1500hrs de vôo = 62,5 dias
Comparando com a aviação comercial é infimo o tempo.
Aí despertou a curiosidade:
Qual o projetado tempo de vida do Gripen E?
Se fizéssemos o ‘remendo australiano’ teríamos uma extensão além das +/- 1200hrs. em que os nossos foram aposentados? (Óbvio q existem outros fatore$ ).