Su-75 e Su-57

A Sukhoi (parte da United Aircraft Corporation da Rostec State Corporation) patenteou uma nova aeronave leve monomotor com o nome código Checkmate.

A patente confirma que a aeronave de design russo é superior aos análogos estrangeiros conhecidos em termos de desempenho de voo e campo.

Além disso, os projetistas russos melhoraram a estabilidade e o controle do Checkmate, mantendo seu alto desempenho aerodinâmico e características furtivas.

A nova patente também afirma que o motor do Checkmate pode ser equipado com um bocal de vetorização de empuxo que se move no plano vertical alinhado com o eixo do corpo da aeronave e é usado para controle e compensação de voo.

Sukhoi Su-75 Checkmate

FONTE: Aviation24.be

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre

A patente confirma que a aeronave de design russo é superior aos análogos estrangeiros “

Isso é uma piada de mal gosto. Isso ai nem deixou de ser maquete que usam essas frases de efeito para agradar as putinzetes.

Quando, e se, entrar em operação já vai estar obsoleto.

Silvano

O Sukhoi Su-27 bateu todos, absolutamente todos os recordes estabelecidos pelo bafejado F-15 Eagle já em seu primeiro voo.

Viktor Pugachev, surpreendeu o mundo ao realizar manobra cobra publicamente em 1989 no Show Aéreo de Paris, ele pilotava um Su-27.

Os pilotos de F-4 Phanton eram “orientados” no Vietnã a não enfrentarem o Mig-21 no mano a mano, era no mínimo dois contra um ou batiam em retirada.

No FX-1, o Sukhoi Su-27 era o único concorrente que quebrava a barreira do som em voo vertical.

Não, os russos não sabem fabricar aviões.

Victor Filipe

UAAU uma aeronave de 2010 e introduzida em 2020 superou uma aeronave introduzida em 1976 a uns 46 anos atras… que incrível… que fantástico… extraordinária tecnologia Russa… “Os pilotos de F-4 Phanton eram “orientados” no Vietnã a não enfrentarem o Mig-21 no mano a mano, era no mínimo dois contra um ou batiam em retirada.” E engraçado ler isso quando os MiG-21 norte vietnamitas eram instruídos a atacar apenas os bombardeiros americanos pelo controle de solo e recuavam quando viam F-4 Phantom. isso causou uma angustia tão grande nos americanos que eles criaram a Operação Bolo onde os (adivinhe) F-4… Read more »

Andre

Essas putinzetes só conseguem defender seus idolos máximos com mentiras.

Demian

Percebe se o maniqueísmo cego no qual os EUA são bonzinhos e o resto são bandidos. A mesma narrativa que mídia nacional mambembe quer vender

Nonato

Ui, ui, ui.
Temos aqui um defensor dos regimes cubano, soviético, chinês e norte coreano…
Morar em Cuba não quer..
O que decadas de lavagem cerebral não fazem…

Andre

A matéria é sobre a maquete da sukoi, eu comentei apenas sobre isso e sobre as falhas recentes da sukoi, mas putinzete que é putinzete tem que ver os americanos malvadões em tudo.

Silvano

Só lhe corrigindo, o primeiro voo do Su-27 foi menos de 5 anos depois do F-15, e não 46 anos de diferença. Julho de 72 F15 e Maio de 77 o Su27. Tem menos de cinco anos, ou seja, são aviões da mesma geração. Só para lembrar, o F15 quebrou vários recordes em seu primeiro voo em condições super especiais, ele decolou liso, sem pintura alguma para não pesar, sem tanques de combustível externo e com pouco combustível, foi ancorado em um enorme bloco de concreto, deu força máxima nos motores, foi desconectado dos cabos de aço e ainda tinha… Read more »

Matheus Maciel

Você está usando lógica e fatos no lugar errado

Nonato

E daí???

Victor Filipe

Eu escrevi uma resposta para essas sandices que você escreveu. ta na moderação…

John

E na moderação ficou, pois tu tambem veio com as suas ladainhas.

Victor Filipe

Demorou… Mas liberaram

Leandro Costa

Silvano, sobre o Vietnã, a informação não está correta. Nenhum piloto de caça é encorajado à enfrentar nenhuma aeronave inimiga no mano-a-mano. Isso é coisa de filme. O elemento (dupla) é a unidade com a qual se deve combater. Se um avião perde seu ala e fica sozinho no combate, seja contra quem for, a instrução é para fugir para combater um novo dia. Não vou dizer que isso não acontecia. Houveram instâncias em que uma aeronave de caça se viu sozinha no meio de combate encarniçado, mas mesmo nessas poucas situações em que eu me lembro de cabeça agora,… Read more »

Silvano

Essa informação de evitar o Mig-21 no mano a mano eu li num livro de um autor americano, e também naqueles documentários que são levados a TV de assinantes, com produção dos próprios americanos, então deve proceder. O motivo era que o Mig-21 era altamente manobrável e tinha muita energia, então ele fazia uma curva muito mais fechada que o F-4, se colocando facilmente na posição de seis horas, nesta posição era difícil escapar. Os pilotos de F-4 eram orientados a dispararem todos os seus mísseis de uma só vez contra os Mig-21, assim sua margem de acerto era muito… Read more »

Leandro Costa

Silvano, os americanos não eram instruídos à dispararem todos os mísseis. Havia a prática de ‘ripple firing’ na USAF quando usavam os Sparrow. O motivo não era a capacidade de manobra dos MiG, mas o fato de o Sparrow ser tão propenso à falhas. E ainda assim era o disparo de dois mísseis, e não todos os quatro Sparrows. E uma coisa interessante que pouca gente fala, é que o F-4 conseguia acompanhar o MiG-21 em curva tranquilamente. Contanto que estivesse a pelo menos 450 nós. Leia o livro ‘Clashes: Air Combat Over North Vietnam’ do Marshall L. Mitchel III… Read more »

Silvano

Existem várias versões para os mesmos fatos. Um exemplo, Marvin Gaye foi morto pelo próprio pai, na sequência de uma discussão acalorada, versão corrente. Li outra versão que o pai dele o matou, desiludido pois queria ele na Força Aérea, e ele nunca quis saber, virou este cantor famoso, também usava drogas. Certa vez ouvindo a CBN, este mesmo caso foi descrito como um acidente, em que Marvin Gaye tentou apartar uma briga entre seu pai e um vizinho, o pai dele estava armado e a arma disparou acidentalmente. São várias versões. O livro Sete Combates no Vietnã, narra a… Read more »

Chris

Pois é… Se existem várias versões… Porque você adota uma única como verdade ?

É a que te interessa ?

Silvano

Quem ganhou a guerra do Vietnã para você? foi o John Wayne também?

Talvez essa seja a sua realidade.

Leandro Costa

O filme ‘Boinas Verdes’ não foi a melhor atuação de John Wayne hehehehe. Que eu me lembre, é o único filme dele que se passa no Vietnã.

Leandro Costa

Eu vou te dar um exemplo do que seria um bom pensamento analítico sobre isso. Eu disse que a USAF costumava disparar dois Sparrows em sequência contra os MiG no Vietnã, e que faziam isso porque o Sparrow em si tinha baixa confiabilidade, muito propenso à falhas. Você leu que eram os quatro de uma vez. Mantenho que eram apenas dois por três motivos: 1) Se disparassem todos os quatro, ficariam sem Sparrows caso precisassem de novo; 2) Em todos os relatos que me lembro (e me lembro de vários deles), os pilotos e RIOs relataram disparar dois AIM-7 de… Read more »

Jagdverband#44

Deu aula hein filho. Parabéns!

Leandro Costa

Cara, eu escrevi um monte sobre isso, mas está na moderação.

E eu li os sete combates no Vietnã faz muitos muitos anos. Eu até acho que tenho, mas a maioria meus livros estão guardados meio amontoados esperando uma nova estante. Ele chega à mostrar desenhos e diagramas táticos, se me lembro bem. Vou ter que reler isso e se eu não tiver o livro, tu vai me gerar um gasto hehehehe

Silvano

Li o Sete Combates quando eu tinha 17 anos. Esses desenhos táticos se chamam “croqui”, um termo militar, é um desenho do terreno com os principais acidentes topográficos.

Sobre o Sparrow, tem vídeo e tudo de combates reais, não são os quatro, são dois e mais dois na sequência, quase simultâneos, mas são lançados em dois, com alguns segundos de diferença, dá para ver os quatro mísseis no ar, vídeos feitos de dentro do F-4. Por isso pode ser considerado que os 4 são lançados praticamente de forma simultânea.

Derrubar um Mig-21 com 4 Sparrow valia muito a pena.

Leandro Costa

Me passa o link dos videos. Provavelmente já os vi, mas vai ser interessante. Duvido que quatro tenham sido lançados sobre o mesmo alvo pela mesma aeronave. Se for esse o caso, é absolutamente a exceção, coisa super rara de se ver.

EduardoSP

Esse seu raciocínio está na origem das fake news. É aquele raciocínio de ‘existem os fatos mas eu escolho a versão que me agrada.’
Vc pode não ter todas as informações necessárias para chegar a uma conclusão, mas isso não te dá o direito de inventar conclusões que lhe agradem e tratar essas versões como “verdades alternativas” ou ” verdades possíveis”.

Andre K

Um dos pontos mais críticos ao desempenho dos Phantom no Vietnã, pelo que me lembro de ter lido, era a exigência de identificação visual dos inimigos e o fato dos Phantom iniciais não terem canhão interno, apenas os Sparrow e Sidewinder em versões iniciais cheias de falhas. O problema do canhão só seria solucionado com a introdução Vulcan do M61-A1 no F-4E, mas um tanto tarde.
Nessas condições, o MiG-21 tinha vantagens.

Leandro Costa

André, sim isso é um fato que prejudicou muito as operações dos Phantom. Mas temos que pesar isso com algumas coisas. O primeiro MiG abatido (salvo engano foram dois MiG-17) foram abatidos usando justamente o Sparrow, usando procedimentos de interceptação. Eram dois MiG-17 em fila indiana, bem espaçados entre si e os F-4 fizeram exatamente a mesma coisa. Em grande altitude, sem interferência do solo ou nuvens nos radares, o F-4 líder travou o MiG ala no radar, e seu ala travou o MiG líder no radar. Quando o F-4 líder estava perto do merge, ele estava uma ou duas… Read more »

Andre K

Perfeito! Nenhuma análise simplista pode reduzir a complexa situação vivida lá pelos pilotos de ambos os lados.
Doutrinas diferentes e adaptações constantes.

Muito bom!

Obrigado pela aula!

Nonato

E dai?
Isso significa que a União soviética era boa e que o comunismo é bom?
O mal é mau.
Não se torna bom se em algum momento tiver uma arma melhor.
Todo mundo sabe que o F 22 é o melhor caça do mundo.
E você defende o comunismo chinês, soviético, cubano, russo …

Demian

Mas pra ser objetivo e preciso. A pergunta é ” os EUA ganharam a guerra do Vietnã?
C’est le monde reel!

Leandro Costa

É óbvio que não. Mas a pergunta não foi essa. E o Vietnã não ganhou a Guerra por causa do seu poder aéreo. Aliás, nem por causa das suas forças terrestres, diga-se de passagem. Fica a dica 😉

Chris

Ta… Mas ainda não se sabe nada deste ai.

E por favor… Avisa eles pra não esquecerem dos misseis !

Pois fazer o bom SU-24 voar baixo no meio de defesa aérea ucraniana, pq usam bombas burras…. Ja deu um bom prejuízo !

Andre

O unico record do f15 que o su27 não bateu foi o de vitórias aéreas.

Nas demonstrações o aviões russos sempre foram muito bem. Já em combate….

Passaram vergonha contra os israelenses, contra os iranianos.

Denis

O André não afirma em lugar algum que os aviões não russos são melhores, mas sim que o Checkmate ainda é uma maquete e as frases são meramente de efeito.

Andre

Não adianta, essas putinzetes exergam os malvadões americanos em tudo. Onde não estão, eles inventam.

Nelson Junior

Só não bateu o F-15 então no que realmente importa o numero de abates contra adversários… O resto é super trunfo

AMX

Os feitos do Sukhoi são inegáveis.
Mas, o “bafejado” não tem explicação. Senhor…

João Leão a ajuda chegou aposLyrio

Ñ têm mais capacidade de produção de modernos aviões . . . falta $$$

fewoz

Esse tipo de frase é muito comum no Sputnik.

Chris

Ate pouco tempo atras… Nem o governo russo se interessou pelo projeto.

E ele dependia de investimentos do exterior !

Mas… Eu acho uma otima sacada !

Aviões stealth, por carregarem poucas bombas internamente… Nao precisam de 2 motores !

Antoniokings

Tá difícil a vida, né Dezinho?

kkkkkkk

Andre

Para mim ta de boas. Difícil está para vc e demais putinzetes que acreditam nessas sandices da imprensa russa.

Ai escreve: destaque da guerra su57.

Triste é isso, viver no sonhos, já que a realidade não ajuda.

Antoniokings

Pra vc ficar um ‘pouquinho feliz’.
Parece que um helicóptero ucraniano conseguiu um ataque fortuito contra uma refinaria em Belgorod.
Nada de grande monta.
É o tipo de ação que é feita para dar algum ânimo à tropa.
Mas, prepare-se que a tempestade está chegando.-

Heinz Guderian

Como assim?
A força Aérea Ucraniana não tinha sido destruída no segundo dia de guerra?

Antoniokings

A Força Aérea sim.
Aviões e drones praticamente acabaram.
Drones até recebem novos, mas logo são destruídos.
Agora, o MoD da Rússia calcula que a Ucrânia ainda possui cerca de metade de seus helicópteros.
Esse ataque foi a muito baixa altitude.
Mais para efeito psicológico.
Como o navio de Berdiansky.

Andre

Você sempre com suas previsões que nunca se realizam. A tempestade está chegando mas nunca chega né? Por enquanto não foi além de uma garoa na Ucrânia e pelo visto seu sonho está perto do final.

Nelson Junior

Su 57 foi destaque sim… Ninguém viu

Antoniokings

Toma aí, Dezinho do 57

Vitória russa!

comment image

Andre

Hoje caiu Kiev? Eu li que os russos recuaram até de Chernobyl, roubando o que conseguiram de comida…

Joe

Tu é muito pateta mesmo kkk

Last edited 2 anos atrás by Joe
Flanker

Kkkkkkkkkkkkkkkkk….e tu ganhou o que? O que a Luzia ganhou na horta? Huehuehuehue

Lana Alves

Uma bandeira russa? E as bandeiras nazistas nos blindados russos que circulam pela internet? Essas você não posta?

Saldanha da Gama

Ué eu não vi ainda, só vi o Z “Za pobedy” (ou “para a vitória”)…

mas já vi símbolos nazistas nas forças da ucrânia, como o sol negro

groosp

A Rússia não irá completar esse projeto por estar falida ou irá completar esse projeto por estar falida e se manter relevante no cenário mundial pela força militar?

Antoniokings

A China ‘ajuda’.
Afinal, ela está mandando.
E até o Brasil está percebendo isso.

Valor Econômico
BC reduz dólar nas reservas internacionais e aumenta participação de yuan ao maior patamar

Como estamos afirmando, a Nova Ordem Mundial chegou.

Andre

“A China ajuda”

Esse é com recheio de creme ou doce de leite. Hhaahhaha

Chris

Definitivamente voce não entende nada de economia… heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Andre

A grande pergunta é: do que ele entende?

Geopolítica não é. Afinal, alguém que afirma que China + Paquistão vão se aliar à Índia mostra total desconhecimento do assunto.

De aviação militar também: disse que um dos destaques dessa guerra é o Su-57, que nem operacional está.

De matemática também não: segue fantasiando que a Rússia controla 1/3 da Ucrânia.

pangloss

Pô, dá uma trégua para o Kings. Ele só estava aproveitando o primeiro de abril para mentir um pouco além do habitual.

Nelson Junior

Vão falir juntos !!!

Gelson

Bom mesmo são os projetos tupiniquins, não é mesmo? Sucessos estrondosos de desempenho e vendas mundo a fora. Êita!
Bonito avião, belíssimo desenho!

Hélio

O kc390 mesmo está vendendo mais que pão quentinho (ou cassetinho para os gaúchos).

Érico

Tanto que nem o padeiro quer comer

Leandro Costa

E vendeu mais e exportou mais que o Su-57…

Andre

Não deu tempo de eu falar…hhaahhha

E mais que o mig35 tbm

Érico

o q tem a ver uma coisa com a outra, mané?

Leandro Costa

Significa que ao contrário dos retard@dos vira-latas que insistem em falar besteira sobre alguns projetos nacionais, eu levantei a questão de que um outro país, com infinitamente mais tradição de desenvolvimento de armamento, com indústria bélica consolidada, e com alguns mercados cativos, ainda não conseguiu nem ao mesmo vender seu suprassumo, nem mesmo para os clientes de sempre e nem ao menos foi ainda entregue em estado operacional para sua própria Força Aérea. Pelo menos um projeto de grande envergadura foi idealizado, desenvolvido, fabricado e adotado por forças Brasileiras e ainda vendeu algumas unidades. O produto está terminado, pronto e… Read more »

Adriano Madureira

Os projetos podem até ser bons, mas se as próprias forças armadas não botam fé na indústria nacional e não adquirem, aí fica dificil…

Thiago A.

Se o parâmetro dos russos for um país convencional, uma economia ainda desenvolvimento, que nunca teve liderança tecnologica/ militar no cenário global quer dizer que estão em queda livre na hierarquia global . Quantos Felon eles exportaram ? Quantos serão produzidos até o 2030? Qual o concorrente russo do KC-390 e quantas unidades foram exportadas desse teórico rival ? A Rússia não é uma nação emergente meu caro. Isso é uma narração que reverteu os fatos . È uma potência em declínio, que outrora liderava meio mundo e hoje caiu ao patamar de países do “terceiro mundo” que estão em… Read more »

Walsh

O que tem a ver uma coisa com outra? O avião russo é bom por que o Brasil não fábrica caças? Por essa lógica o AMX é o melhor avião de ataque do mundo, por que o Congo não fábrica aviões. É cada coisa sem pé nem cabeça…

Andre

Que fase da Rússia hein… já foi a segunda maior potência mundial e hoje não da conta da Ucrânia. Agora sobrou para as putinzetes compararem seus projetos com os brasileiros….

BrWs

Os americanos são a maior potência econômica e militar e não deu conta do Talibã e das milícias xiitas do Iraque..
E olha que ficaram por lá 20 anos rsrs, os Russos tem mais 19 anos e 10 meses para tentar na Ucrânia…
Por isso relaxa..

Andre

A grande pergunta é se os Russos vão conseguir ficar muito mais tempo na Ucrânia. Perdendo 10 MBTs por dia em muito menos de 20 anos não vai sobrar nenhum.

Lembrando que em 21 dias os Americanos haviam derrotado o exercito iraquiano e enfrentavam apenas ações de guerrilha, o mesmo acontecendo no Afeganistão. Como sua memória parece ser pouco eficiente, lhe lembro que os russos também saíram do Afeganistão depois de não ter atingido seus objetivos, mas foram incapazes de controlar o país por metade do tempo que os americanos controlaram.

Nelson Junior

Tucano vende no mundo todo, e mesmo sendo velho até que é bonito bichinho

Palpiteiro

Em que país foi feito o pedido da patente? qual o número? terá validade aonde? Essas informações são publicas. Traria mais informações para orientar a discussão e comentários.

Nilton L Junior

Z-22

Zeca

Não tem nada nesse desenho que eu não tenha visto antes.

hellen

Logico,copiaram tudo que tem de moderno atualmente para ganhar tempo economizar dinheiro e nao prescisar inventar a roda !!!

Palpiteiro

Não dá pra opinar sem ler os claims da patente.

Leandro Costa

Isso aí só entra em produção, talvez até na fase de protótipo, se houver um cliente externo que possa bancar.

leonidas

Esse caça é muito bonito.
Seria maravilhoso ver ele voando.
Alias o SU 57 também é um caça muito bonito, e com um canopi realmente digno de um caça furtivo e bocais com o estilo do F22 e com uma “pele” lisa como o J 20 e o F 22 tem arrisco dizer que ele seria até mais bonito que o Raptor… rs

Nelson Junior

Os caças Stealth da Rússia são tão bonitos e bons que ninguém no mundo consegue ver eles voando…
Deve ser um novo nível de stealth
A Índia que o diga

leonidas

Mas isso não tem relação alguma se estão voando ou não.
Trata-se de design…

Segio

Segundo o CEO Yuri Slyusar, o novo caça, também chamado pela sigla LTS (caça leve em russo), entrará em serviço em 2026 e deve realizar o voo inaugural em 2023. Até lá, ele passará por testes de solo. (MASK 2021)
Será que com tudo o que acontece no momento, irao conseguir seguir esse cronograma?

Maurício.

Faz 12 anos desde que o Su-57 voou pela primeira vez e até hoje não está 100% operacional, nem o motor está pronto, portanto, nem que a vaca tussa o Checkmate entrará em serviço em 2026.

Silvano

Pense que o Su-75 pode ser uma evolução natural do Su-57. Então todo o aprendizado criado no programa do avião assobiador será empregado no Checkmate, este avião já nasce com muito de seus desafios solucionados.

Não estão partindo do zero, estão evoluindo de um ponto já alto do gráfico, por isso o tempo do programa pode ser naturalmente menor.

O Su-57 foi o pioneiro, o Checkmate é seu descendente. Seu DNA já está nos bancos de dados.

Maurício.

O F-22 foi um caça pioneiro, nem por isso o F-35 deixou de ter vários problemas, não creio que em 2026 já terá Checkmate operacional, estamos falando de apenas 4 anos, não vai rolar, só se eu estiver muito enganado.

Leandro Costa

Eu concordo com você.

Silvano

O F-35 é um conceito diferente do F-22. O F-22 é um CAÇA puro sangue, um interceptador de alta capacidade, combate aéreo puro. O F-35 é um conceito de um caça que cumpre várias missões, seu design abrange um avião estilo o F22, combate aéreo, e ao mesmo tempo, que decole de curta distância e também em voo vertical, no final das contas, não é um avião que faz tudo ao mesmo tempo de maneira super eficiente. Ser de tudo um pouco num só avião atrapalhou e muito o projeto, praticamente o comprometeu. O problema do F-35 é esse, ele… Read more »

Bruno Vinícius

A única área em que o F-16 é superior ao F-35 é no dogfight (mas isso não é surpresa, considerando que o F-16 é superior à maioria dos caças nesse tipo de combate). Porém, como os próprios dados do Red Flag mostram, no combate BVR o F-35 aniquila os caças de 4ª geração, para que o Lightning entre numa situação de dogfight o piloto tem que cometer uma série de erros.

DSC

Bruno,

Nem no dogfight o F-16 é superior ao F-35.

Quando fazemos uma comparação justa e correta, maças com maças, ou seja, ambos os caças com quantidades de combustível e configurações de armamento e equipamento equivalentes, o F-35 é superior.

Além disso, sei que pelo menos o ex piloto de testes Jon Beesley da LM já disse várias vezes que o F-35A tem um desempenho de voo muito próximo do F-22 em todo o regime subsônico.

Vinicius

O F35 em um “dogfight armado” em teoria, leva vantagem por armazenar internamente, mas com o atual nivel tecnologico, n entrariam em dogfight pq os disparos usando a mira pelo capacete resolveriam, empate tecnico nesse caso, sem armas, só no canhão, o F35 perde muita energia em curvas, seria presa facil para o F16

DSC

“…
Pilotos de F-16 dizem que o derrotam facilmente em combate aéreo, e a Lockheed Martin diz que isso na prática nunca acontecerá, pois um F-16 supostamente nunca poderá rastrear um F-35 nos céus, apostando tudo em sua furtividade.
…”

Nada disso é verdade.

Vinicius

A sua logica do F35 com o F22 serve pro caso da russia com o su57 e o checkmate, classes diferentes, propositos diferentes, su57 baseado na plataforma do su27 e o checkmate é um projeto totalmente novo q pelo visto nem os russos sabem ainda oq vão por nele. Quanto ao F22 quase não sair dos EUA, sair pra que? E mesmo assim sai muito, vide Siria por exemplo, base no Japão, direto está na Europa, ate aqui em Terras Australianas ele já deu o ar da graça, diga-se de passagem, que passagem haha voando, o F22 me impressionou mais… Read more »

Nelson Junior

2046 até pode ser

Andre

Se o su75 for descendente do su57, ele estará operacional lá por 2040/2050.

Chris

Que ? O SU-57 é mais uma modificação do SU-27 !

Esse ai sim… Pode-se dizer que é novo! Tanto que agora sim, ele tem traços realmente stealth !

Ele é ate bem menor !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Nelson Junior

A Russia vendo o sucesso de vendas do F-35, projetou o SU-75 (monomotor, pequeno, stealth, sensores avançados, etc…) para “concorrer” no mercado… Porém os únicos possíveis compradores São Índia e alguns países do antigo bloco soviético… Mas com essa pata quada que o Putin fez na Ucrânia acredito que jamais sairá do papel, e se sair vende meia dúzia… Até Porque a China já está projetando seus próprios aviões

João Leão a ajuda chegou aposLyrio

Índia já tá se esquivando da RU, problemas de chips, peças, nos tanques o vôo das tôrres . . . até o Egito bambeou na compra de aviões . . .

Jagdverband#44

Você inicia seu texto de forma igual aos textos do tonho da lua.

groosp

Muitas das tecnologias necessárias para o desenvolvimento do Su 75 já estão prontas pq são as mesmas do Su 57. Por isso acho um prazo curto possível.

João Leão a ajuda chegou aposLyrio

só se a maquete planar . . . !

Walsh

Claro que não, até agora só apresentaram um mockup, como vão ter um protótipo voando ano que vem? A não ser que estejam escondendo a aeronave.

EduardoSP

Em 2026 o que entrará em operação na MB é a primeira Tamandaré.
Vai ser junto com o primeiro cheque mate.
#SQN.

Joli Le Chat

Su-75.

75 pois na mesma missão consegue abater dois F-35 e um F-5.
Cuidado, Brasil.

Segio

Kings, eu não entendi, o que tem SU-57, F-35, F-5 e o Brasil?

Last edited 2 anos atrás by Segio
Saldanha da Gama

Então o KC 390, abate 1 su75., 4 su30, 3 su30, 2 mig31 e 1 su27 e ainda sobra troco de 4 pontos….
Cuidado russinha e ainda temos o f39 matador…..

Marcelo

Com certeza os russos irão usar essa fuselagem furtiva com o recheio eletrônico do Su-35 para exportação e assim economizar tempo e dinheiro e entregar no prazo

Luís Henrique

Nada disso. O Su-75 Checkmate usara sensores e avionicos semelhantes aos do Su-57. O radar será AESA.

Eu acho que se tornara um excelente caça e se os russos conseguirem manter o preço prometido, tem tudo para ser sucesso de exportação.
O problema é o CAATSA e mais recente a guerra que a Rússia se meteu. Pode ficar cada vez mais isolada o que comprometerá suas exportações de armas.

Marcos10

Uma vez patenteado os chineses não poderão copiar? Isso?

Saldanha da Gama

Em tese sim……. kkkkkkkk kkkkkkk

Walsh

Nossa, “a patente confirma que a aeronave de design russo é superior aos análogos estrangeiros “, rapaz isso tá pior que propaganda das faca guinsu…

eliton

Nada de mais, apenas papo de vendedor, seria estranho se eles falasem que é uma porcaria.

Rogério Loureiro Dhiério

Vamos falar a verdade….sem palhaçada…

Quem vai comprar isso?
A Rússia tal qual como fez com o Mig35?
Algumas unidades pra não deixar os engenheiros do projeto morrerem de fome.

Só.

USP

design do Ye -8 . Este avião tem um bom desenho, nada mais do que isto. Lembro-me quando surgiu o bom Mig- 29 : diziam que era capaz de manobras impossíveis ao F-16 …

Andre

E mesmo assim foi mal em todas as batalhas que participou. Um caro alvo aéreo.

USP

Concordo! Só pra gente notar a importância dos aviônicos. abraço

Henrique

Não sei por que os russos querem dar passos maiores que as pernas deles. Eles deveriam se concentrar nos Flanker e Fulcrum e não nesses projetos mirabolantes em que eles claramente não tem grana e nem expertise pra produzir. Mas eles foram pra uma guerra insensata e compraram briga com todo mundo, e tem gente que acha que eles são exemplo de alguma coisa, não dá pra esperar sensatez deles.

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Rudi

O fato é que Putin fracassou em recriar a tal Rússia dos tempos imperiais. Quando o conflito acabar, mesmo que perca parte do seu território, a Ucrânia entrará na União Europeia e a sua prosperidade crescente vai atrair a atenção até mesmo de países atualmente russófilos, como a Bielorrúsia.
Desmoralizada e empobrecida, a Rússia que advir desse conflito terá que lutar contra movimentos separatistas e contra a fome do dragão chinês em áreas como Vladivostok e demais regiões fronteiriças.

Henrique

Ao invés de resolver os problemas sociais do país dele, Putin prefere invadir o país dos outros, patético.

João Leão a ajuda chegou aposLyrio

… proxima “província” amarela …
vão beber vodka de arroz quebrado !

Vlamir Bueno

Patentear um projeto da Northrop de 1991????

Segio

Caramba…é mesmo.

Lana Alves

Checkmate são os ucranianos derrubando SU-34 igual água na Ucrânia. Esses caças russos são umas porcarias, fraquíssimo.

Pavan

Simplesmente lindo… Se e funcional e outra historia, creio que não foi feito de graça !

Jagdverband#44

1 de abril só pode. Afinal de contas houve um comunicado russo que informou que, se for preciso, eles quebrarão regras de propriedade intelectual pRa produzir componentes para a indústria bélica. vai vendo…

Jodreski

Eis aí um ótimo projeto e (ao meu ver) nada mais do que isso!
Rússia, através do Putin, enfrentará uma das maiores crises financeiras, dignas de pós Guerra Fria, será uma chuva de embargos (que já chegou) que deixarão as prateleiras dos supermercados Russos vazios, uma inflação em total descontrole, uma economia no fundo do poço e quero ver da onde sairá recursos para financiar esse projeto! O futuro da VKS será bem sombrio e bastante enferrujado. Essa guerra foi um tiro no pé!

Danilo José

Você com certeza não entende de guerras não é, acha que ele começou um conflito dessa magnitude sem pensar em tudo isso, o Rublo valorizou 35 % depois dos embargos, hoje pela manhã Alemanha, Italia e França aceitaram os termos de Putin iram continuar comprando Gás Natural russo da Gazprom e pagando em Rublos, não diga sandices sem pesquisar não desinforme o povo mais do que já o são.

Leandro Costa

Danilo, o pagamento continuará sendo feito em Euros ou Dólares, de acordo com Alemanha e Itália:

https://www.cnbc.com/2022/04/01/putin-talks-tough-on-gas-for-rubles-deadline-but-europe-is-not-too-worried.html

Reginaldo

Muita discussão sem noção! Temos é que aplaudir americanos e russos! Não interessa quem faz melhor! Há anos fazem máquinas incríveis! E nós?

Alex Barreto Cypriano

Patente é coisa séria e ao mesmo tempo uma piada. A coisa séria é, por exemplo, e salvo engano, que a USNavy ou a LM tiveram que pagar por infrações de patente pelo design dos LCSs variante Freedom – algum gaiato já tinha patenteado alguns aspectos em torno do casco de semi-planeio, o que lhe rendeu uns milhões, dinheiro de troco pra Navy e LM; e já disseram, uns bons pensadores, que o regime de proteção de patentes é um dos principais entraves ao desenvolvimento tecnológico do terceiro mundo. E a piada é que tem outros tantos gaiatos que patenteiam… Read more »