A Força Aérea da Coreia do Sul realizou um treinamento de “elephant walk” com 28 caças F-35A em 25 de março, um dia após a Coreia do Norte testar um míssil balístico intercontinental Hwasong-17.

O Ministério da Defesa de Seul disse na sexta-feira que o ministro da Defesa Suh Wook supervisionou um treinamento de formação de “elephant walk” na sexta-feira em uma base aérea não especificada.

No exercício, aeronaves militares totalmente armadas taxiam em formação próxima logo antes da decolagem, um método frequentemente usado em emergências que precisam de muitas aeronaves para decolar de uma só vez.

Suh estava no local supervisionando e monitorando o exercício, que visava verificar a prontidão militar da Coreia do Sul à luz da recente série de provocações do Norte, incluindo o teste de lançamento de um novo ICBM no dia anterior.

O exercício marcou a primeira grande demonstração de poder militar sob a administração de Moon Jae-in.

O treinamento marcou a primeira grande mobilização dos caças furtivos depois que a Força Aérea concluiu a implantação de 40 F-35As em janeiro.

O treinamento faz parte dos esforços para destacar as capacidades de dissuasão da Coreia do Sul depois que Pyongyang testou o que afirma ser o ICBM Hwasong-17 na quinta-feira em sua 12ª demonstração de força conhecida este ano.

Logo após o lançamento do míssil, as forças armadas da Coreia do Sul também realizaram um exercício conjunto de tiro real envolvendo mísseis-chave, como um míssil terra-terra Hyunmoo-2 e duas armas ar-terra JDAM.


FONTE: Yonhap / FOTOS: ROKAF

LEIA TAMBÉM:

Coreia do Norte confirma teste de míssil balístico intercontinental

NORTHCOM: EUA precisam de novo interceptador de mísseis balísticos até 2028 para manter o passo com a Coreia do Norte

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Crispim

Impressionante, países minúsculos, mas com PIB quase igual ao nosso, educação de primeira, nível e qualidade de vida excepcionais, tendo uma força aéra gigantesca, compram o q tem de melhor da prateleira, realmente mostra o quanto a mentalidade do Brasil está atrasada décadas, ainda estamos na guerra do Vietnan, com fardas de suspensórios e bombas de napalm.

Antoniokings

Sugiro que vc assista o filme coreano que ganhou o Oscar para ver que a vida para boa parte da população sul-coreana não é tão ‘excepcional’ assim.

Marcos10

Boa mesmo é a via na Coréia do Norte, Venezuela e Cuba.

Heinz Guderian

Vida boa mesmo é a dos norte- coreanos né ?

Antoniokings

Pra quem não tem Hyundai. Kia, Samsung e etc para mandar dinheiro para casa, dá para levar, né?

Flanker

E por que eles não tem? Ter uma família de ditadores que tomaram de assalto e sequestraram o poder na CN não tem nada a ver com isso? Uma família de ditadores abjetos, que vivem muito bem, às custas do povo miserável, que gastam todo o pouco dinheiro que tem construindo armas nucleares, não para defender o país e o povo, mas para defender seu poder hipócrita e autocrático, tomado de corrupção. A culpa é da CS, por ter empresas de sucesso mundial e, com isso, gerar riqueza para o país? Certa é a CN, que não produz nada que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Antoniokings

Porque milhões de idiotas compraram produtos americanos nas décadas de 1950, 60 e 70 e os lucros foram parar na Coreia do Sul.
Essa reportagem do financiamento da reconstrução da CS pelos EUA já foi tratado aqui na Trilogia.
Sugiro que estude mais o assunto em vez de ficar de proselitismo ocidental barato que cada vez menos pessoas se interessam.

Flanker

Blábláblá vazio…….me responde a pergunta que eu fiz: por que a CN não é igual a Coréia do Sul?? Por que?? Uma familia de ditadores hereditários mantém o pais na primeira metade do século 20!! Ora, não seja mais lazarento do que tu já é!!!

Atirador 33

Até para ter Hyundai, Kia, samsung, LG que mandam dinheiro para casa como vc mencionou, tem que ter competência, tecnologia, educação e saúde de qualidade para a sua população, a CS só colhe os frutos, pois tem competência para ser competitiva no mercado mundial. Nós brasileiros sempre torcendo contra “inveja” alguém e culpando outras nações pelo nosso atraso economico e social.
Abs

Antoniokings

‘tem que ter competência, tecnologia, educação e saúde de qualidade para a sua população’

Concordo.
Mas um ‘Plano Marshall’ é tudo, né?

Flanker

Se a Coréia do Norte não tivesse optado pelo lado errado, estaria na mesma situação do Sul hoje….mas, tu não é capaz de entender isso.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
André Macedo

Eles tem ditadores amigão, se chamam “chaebols”, famílias ricas que controlam os grandes conglomerados e se tornaram uma casta de intocáveis acima da lei, acumulam denúncias trabalhistas como de casos de leucemia e morte de trabalhadores relacionados a produtos químicos (Samsung). E outra: A Arábia Saudita também é um país controlado por uma ditadura hereditária e autoritária, que argumento tosco, como todos os outros seus.

walker

Meu Deus… dificilmente ele consegue tecer um comentário que realmente acrescente algo a qualquer assunto…

Chris

Tem um comentário dele ai que deixa claro que o problema é de inveja de quem tem BMW… heheh

É da turma que não quer trabalhar pra comprar um… Prefere tirar o dos outros.

Entao… Nem adianta argumentar ! Ele não ta nem ai ! Heheh

OJFL

Fã da Rússia, fã da Coréia do Norte. Tem aversão à OTAN e aos Estados Unidos. E por aí vai.

MestreD'Avis

Claramente passou ao lado do filme
Parasita retrata as desiguladades sociais entre os diferentes extratos sociais da Coreia do Sul.
O que aqui o Kings se esquece de referir, é que o filme demonstra claramente que a parte “pobre e miserável” da população tem acesso a luxos como uma casa com electricidade e água corrente, comida no frigorifico, smartphones, uma filha que dá explicações de inglês, ou seja, luxos irrealistas para 99% da população da Coreia do Norte. por exemplo.

Antoniokings

Sim.
É exatamente isso.
Luxos que são propiciados pelo trabalhador da Hyundai em Piracicaba que trabalha para eles e manda um bom lucro para Seul.
Ou seja.
O coreano lá tem professor de inglês.
O trabalhador do coreano aqui no Brasil, não tem.
Quero ver o dia em que isso acabar se essas aulas continuarão a ser ministradas lá na Coreia.

Gunner

Certo. Então vamos encerrar todas as operações da Hyundai, Samsung, kia, etc.. No Brasil! Assim eles não vão mais lucrar em cima de nenhum trabalhador Brasileiro!!! E os trabalhadores não terão mais renda alguma!!!
Sinceramente, se o seu pensamento for assim, a WEG, Gerdau, tramontina, mundial, buscar, Marcopolo, etc… Tem que encerrar suas atividades em outros países, pq estamos nos aproveitando deles

MestreD'Avis

Vc se contradiz a cada comentário e nem se entende pois nada desse comentário faz sentido
Confunde filme com realidade.
Então se os “miseráveis” da Coreia do Sul têm luxos como smarthphones e aulas de ingles não são assim tão miseráveis certo? Muito melhor que os 99% da população da Coreia do Norte…
Se o trabalhador da Hyundai no Brasil, que recebe o salário e tem o ensino de lingua estrangeira no ensino básico promovido por lei, a culpa de ele não aprender lingua é da Hyundai?

Flanker

Cara, deixa de ser doente. E as fábricas de marcas do ocidente que funcionam na china??? Quanto às fábricas daqui, quero ver como vão ficar os funcionários dessas fábricas no dia que elas resolverem sair do Brasil. O Brasil tem marcas próprias que dêem trabalho para os brasileiros? O Brasil nunca investiu em educação e tecnologia e o resultado é o que vemos hoje. E tu tem o desplante de culpar os sul coreanos por colherem os frutos do investimento feito lá atrás? O que era a china antes de se industrializar, aceitando fábricas de marcas do mundo todo e… Read more »

Allan Lemos

Eles têm um inimigo declarado, nós não, infelizmente. Um país nunca vai ser forte militarmente sem que tenha uma ameaça externa para incentivá-lo a investir em defesa. Além disso eles são um povo de primeira classe, nós somos a ralé latino-americana.

EduardoSP

Porque vou torrar uma fortuna para ser militarmente forte se não tenho uma ameaça externa?
Muito lógico, razoável e ponderado esse raciocínio.

Eduardo

Discordo da sua visão . O Brasil por ter tantas riquezas naturais e uma imensidão territorial , é bom e óbvio motivo para o Brasil se armar. China faltando espaço pra tanta gente que há nesse país. Água que será escassa para muitos países e temos recentemente a ameaça do presidente Francês Emanuel macro solicitando a internacionalização da Amazônia. O Brasil tem que ser o país mais armado do mundo .

Nelson Junior

Nessa questão acho que o problema maior nem são só os nossos militares e seus vinhos caros… O maior culpado somos nós !!!
Quer um exemplo ? Se o Governo anunciar aumento em gastos militares, vai ter “panelaço” orquestrado pela Globo no mesmo dia…
A maioria vai dizer que o povo não precisa de armas e sim de comida, e blá, blá, blá…
Ou seja, ou o Brasil se livra desse falso moralismo “orquestrado pela esquerda” que vem destruindo nossa sociedade, ou nunca seremos um país forte e respeitado

glasquis 7

Porque vou torrar uma fortuna para ser militarmente forte se não tenho uma ameaça externa?”

Por que preciso estar preparado para quando aparecer essa ameaça externa.

Pode ser?

Adriano Madureira

Eles têm um inimigo declarado, nós não, infelizmente”.

Mas o seu parceiro e aliado de hoje, amanhã poderá ser seu inimigo…

Mas como tem muito inocente que acredita na amizade entre países, não acreditarão em tal possibilidade até ser tarde demais…

Nilo Rodarte

Eu entendo a posição do Allan Lemos (e concordo com ela) da mesma forma com entendo e posição dos demais comentaristas (que também estão certos). Esse é o problema: o Brasil não vê como ameaça a possibilidade de ser invadido por interesses em suas riquezas. É por isso que não se prepara adequadamente. Quando acontecer, vai ser pego de calças na mão sem tem como reagir. De fato, não temos um inimigo declarado que nos mantenha em constante alerta, como acontece com outros paises do mundo e isso traz para a população uma sensação de segurança que não pressiona os… Read more »

WSilva

Tem tudo, menos soberania. rs

Renato Carvalho

Pelo que me consta, lá existe eleições livres, parlamento e a população é livre pra ir e vir, inclusive ao exterior, educação e renda ler capitã entre as mais altas do mundo, quem mesmo não tem soberania???

WSilva

Não adianta ter tudo isso e estar ocupado, ter sua tomada de decisão política e econômica influenciada pelos interesses norte americanos.

É uma relação mestre-vassalo, eu jamais gostaria de ver o Brasil nessa condição.

Rodrigo Martins Ferreira

Realmente o Brasil é muito melhor que a CS…

Mas se fossem os cubanos, chineses e russos impondo as suas ditaduras e miséria para o povo…

Tava tudo certo…

Nunca foi tão fácil escolher candidato a PR…

Por pior que esteja, vai piorar muito com esta gente de volta ao poder.

WSilva

Não se pode vender soberania por dinheiro ou vida boa momentânea, especialmente países grandes, importantes e ricos com o Brasil.

A historia dos coreanos mostra que eles quase nunca foram soberanos, outrora estado vassalo da China, hoje estado vassalo dos americanos, talvez eles prefiram dessa forma mas isso jamais pode ser passado como exemplo para ninguém, se cria uma ilusão de que ser vassalo de A ou B é melhor do que ter as rédeas do próprio destino.

J-20

E quem disse que o Brasil não se encontra nessa posição? Somos uma bola de ping pong que quica de uma vassalagem para outra.

Carlos Campos

Mas a produtividade deles é maior, pagaram um preço que o Brasil não quer pagar para ser rico.

Alexandre

Meu nobre , tudo passa pela educação de qualidade e investimento em ciências e tecnologia , até os 70 a Coreia do Sul , era um “pasto” tudo era praticamente mato , muito mais atrasado que o nosso Brasil , e agora olha o nível dos caras ….

Marcos10

O pessoal fica questionando a capacidade do F-35, mas não podem esquecer que essas aeronaves podem entrar e sair do espaço aéreo inimigo sem serem detectados, ou detectados tardiamente.

Nicolas_SS

O Cessna 172 também consegue entrar sem ser detectado, nem por isso tem tantos problemas.

Marcos10

Ai é um problema dos russos.

Carlos Campos

Comparação sem noção

Sensato

Tá, pendura 2 AIM120 e duas JDAM no 172 que aí conversamos.

OJFL
Allan Lemos

Isso ai é papo de vendedor. Já tentaram entrar em um espaço aéreo vigiado pelo S-400?

Não. Então não faça tal afirmação como se você tivesse tido acesso aos dados do F-35 e os comparado ao de todos os radares existentes.

Aliás, o F-117 era completamente invisível até ser derrubado por um antiquado S-125.

Treino é treino. Jogo é jogo.

Marcos10

Tem de perguntar para os israelenses.

Bruno Vinícius

Qualquer pessoa que tenha lido um pouco sobre a atuação do F-117 na Iugoslávia (inclusive sobre como se deu o abate de um dos exemplares) sabe que ela é prova da enorme efetividade da tecnologia stealth, não o contrário.

Allan Lemos

Já vi que você tem graves problemas de interpretação de texto. Em que momento eu questionei a efetividade da tecnologia stealth? Apenas afirmei que o F-35 jamais entrou em um espaço aéreo vigiado por um sistema antiaéreo no estado da arte, como o S-400. Sendo assim, a menos que alguém tenha tido acesso aos dados do avião e os comparado aos do sistema mencionado, a afirmação dele não tem nenhuma evidência empírica, já que da mesma forma que os americanos podem afirmar que o F-35 é indetectável, os russos podem afirmar que o S-400 é capaz de detectar qualquer coisa… Read more »

Wellington Jr

Os turcos tem os S400 será que você ao menos não pensou que os EUA não pediram ajuda dos mesmos para testar a tecnologia? Ou acha que permitiram a Turquia adquirir a tecnologia russa só por bondade. Por favor cara a Turquia é uma das compradoras do F35, acha que não foi testado?

Allan Lemos

Não bastou você tirar uma teoria do c* para tentar argumentar, ainda teve que ser uma ridícula a esse ponto.

E quando foi que esse F-35 foi “testado”? Foi quando ele veio para a Turquia ou quando os russos permitiram que seu equipamento fosse colocado em um navio rumo aos EUA?

Foi antes ou depois da Turquia ter sido expulsa do programa?

Você ao menos pensou por 5 minutos antes de publicar esse monte de mer**?

V12 aero

Só que a Turquia foi expulsa do programa f35 por comprar o s400.

Sensato

Também não há como afirmar categoricamente que F35s nunca tenham passado perto de S400s. Muita coisa acontece e só chega ao conhecimento público anos depois. Concordo, porém que não há como afirmar que um seja superior ao outro já que boa parte das informações disponíveis sobre os dois sistemas ainda não é pública. Historicamente, existem vários exemplos de operações SEAD/DEAD que custaram mais caro para o atacante e para o defensor, dependendo da época, táticas e equipamentos usados. Eu não apostaria nem uma bala juquinha na invencibilidade de nenhum dos dois mas colocaria essa mesma bala no vetor aéreo em… Read more »

César

sem contar que israHELL só levanta um jato depois de cominado com a RÚSSIA

César

Pelo visto vou ter que usar outro Nick.

Allan Lemos

Exatamente. Mas os fanboys daqui ignoram isso.

Renato Carvalho

Fonte: fezes da sua cabeça.

Sensato

É fato conhecido que eles se comunicam pra evitar que um atinja o outro sem intenção mas você forçou a mão nessa. Se os israelenses às vezes contrariam até os EUA, não seria para Rússia que eles pediriam “benção” antes de decolarem.

Carlos Campos

F117 provou seu valor, voou inúmeras missões e passou por artilharia antiaérea e só foi derrubado uma vez. Então o F35 que tem design superior tem seu crédito sim.

Renato Carvalho

Parei em completamente invisível, isso non ecxziste, existe avião furtivo, o que é bemmmmmm diferente de invisível.

Sensato

Não existe arma invencível. Existem, isso sim, as mais eficientes e as menos eficientes.

Andre

Apenas alguém que não sabe absolutamente nada sobre avião militar pode dizer que un avião é invisível.

Qualquer entusiasta sabe muito bem a diferença entre futtividade e invisibilidade. Depois de centenas de missões, em 3 guerras, um único f117 foi abatido. Uma mês na Ucrânia e 4 su34 já foram para o chão. Está é a vantagem de um avião furtivo.

Agora, falar em invisibilidade…deveria se informar melhor …

Allan Lemos

E você deveria ter aulas de interpretação de texto já que está bem claro que não passa de um analfabeto funcional.

Andre

Só fala bobagens…está assistindo muito filmes da DC

Antoniokings

Cara.
Tem que questionar a capacidade do míssil do Kim da outra reportagem.
Isso aí frente àquela arma é água com açúcar.

carcara_br

É assim mesmo que é bom pra armas nucleares rsrsrs.
Brincadeira, esse míssil novo norte coreano com uma ogiva de 1Megatons equivalem a quantos payloads de bombas do F-35 totalmente carregados? Quem faz a conta?

Alexandre Galante

Isso deveria ser questão do ENEM.

Antoniokings

Questão difícil de multiplicação.
kkkkkkk

carcara_br

Vou ajudar o pessoal, estão com dificuldade de entender a realidade 1/12.*10^6 = 83333.

Antoniokings

kkkkkk

Minha calculadora não tem dígitos suficientes para isso.

Nicolas_SS

A pergunta correta seria, quantas Megatons tem os EUA sozinho vs 10 vezes o poder nuclear da Coreia do Norte elevado a 2.

Antoniokings

Ou, mais importante, quantas cidades e quantos milhões de habitantes a mais os EUA têm a perder com relação à Coreia do Norte.

Flanker

Se o Nhônho ping pong lançar um míssil, ou vários, contra os EUA, em questão de minutos toda a Coréia do Norte vira pó. Nâo teria como o gordinho destruir muita coisa antes de ser pulverizado.

Antoniokings

Pouco importa.
Se toda a Coreia virar pó, ‘as perdas’ serão menores do que em meia dúzia de regiões metropolitanas de cidades americanas.
E Kim sabe disso.
Sem contar que os EUA acabam como País.
Imagine cidades como Nova York, Washington, Los Angeles e etc virarem um inferno radioativo?.
Wall Street vai adorar.
Ih! Esqueci.
Wall Street não vai mais existir.

Adriano Madureira

Essas armas são para transformar os sul-coreanos e japoneses em pó, essa é a realidade.
Em caso de uma ameaça americana essas armas podem servir como ferramenta de chantagem, pois duvido muito que os eua tente fazer algo contra o gorducho sabendo que ele poderiam fritar os aliados asiáticos dele e de quebra levar alguns milhares de militares americanos estacionados na região.

Flanker

E tu acha que o ping pong iria se suicidar só pra atacar os EUA? Ele pode ser qualquer coisa, mas burro não é. Ele só quer saber de viver como rei. E construiu esses mísseis sí para ter mais tranquilidade em relação à governar da mesma maneira que seu pai e seu avô. E o povo que se lixe….

Antoniokings

Eu acho melhor os americanos não tentarem.

Segio

Pouco importa, para você que esta bem longe da coreia do norte. Para o nhonho, importa muito, ou acha que ele deseja governar pó e habitados por pó radioativo?

Adriano Madureira

Flanker, os norte-coreanos sabem que não podem bater de frente com os eua, eles sabem…

Essas armas são para transformar os sul-coreanos e japoneses em pó, essa é a realidade.

Em caso de uma ameaça americana essas armas podem servir como ferramenta de chantagem, pois duvido muito que os eua tente fazer algo contra o gorducho sabendo que ele poderiam fritar os aliados asiáticos dele e de quebra levar alguns milhares de militares americanos estacionados na região.

Maurício.

Adriano, é o que eu acho, os reais alvos são Japão e Coreia do Sul.

Renato Carvalho

O gorducho é um fantoche de Pequim, o gordinho não solta um pum sem pedir permissão a Xi, esses mísseis só servem pra chantagem, Japão e EUA dormem tranquilos quanto a isso.

Flanker

Eu sei disso. Só escrevi anteriormente para rebater a ideia de ataque aos EUA e o que aconteceria à CN se tentasse isso.

Sensato

Concordo com o Flanker. O objetivo é só garantir a vida boa. Ele sabe que se atacar alguém fica na roça. XJP não vai curtir ninguém atrapalhando os negócios e KJU sabe que não pode ficar sem algum apoio.

MestreD'Avis

Podemos fazer essa matemática para as suas teorias da China?
Quantos habitantes e cidades tem a mais a perder em relação aos EUA?

Thiago A.

Payload convencional ou nuclear
como as B61-12?

Bruno Vinícius

Entre 1 e 6, a depender de qual versão da B-61 que o F-35 está carregando.

P.S. antes que alguém venha falar que 2 B-61 somadas não possuem 1 Mt, é preciso lembrar que uma única ogiva de 1Mt causa um dano menor que 2 de 500 kt, portanto, a destruição causada por duas B-61, cada qual com 340 kt, é semelhante àquela de uma única ogiva de 1 Mt.

MestreD'Avis

Já estragou as fantasias do pessoal aí com essas chamadas á realidade

glasquis 7

esse míssil novo norte coreano com uma ogiva de 1Megatons equivalem a quantos payloads de bombas do F-35 totalmente carregados? “

Por algum acaso os F 35 não conseguem carregar armamento nuclear nos seus payloads???

OJFL

O F-35 pode carregar a bomba B61 nuclear, cada uma com 400 kt de poder explosivo. Três F-35 então dariam 1,2 Megatons.

Antunes 1980

O gordinho da Coreia do Norte deve estar rindo destes brinquedinhos.

Não adianta, sem bomba nuclear; tudo isso é só enganação.

Adriano Madureira

Cada um acredita no que quiser, tem gente que acredita no poderio militar brasileiro, outros acreditam que a Coréia do norte é uma farsa nuclear como você acredita…

Renato Carvalho

Outros acreditam que a Rússia é uma potência convencional, jaz provado que são um engodo.

SmokingSnake 🐍

Vamos ver se vai rir quando um entrar na coréia do norte sem ser detectado e jogar uma bomba na cabeça dele.

Alexandre

Amigo a Coreia do Sul recentemente desenvolveu a tecnologia(sozinha) para lançar misseis balísticos de submarinos , só os países que tem arma nuclear que dominam essa técnica , e se o gordinho fazer graça com eles , certamente o EUA , vão ceder umas ogivas nucleares , para equilibrar o conflito . E mesmo um exército bem armado até os dentes , coloca medo até em uma potência nuclear , pois ela sabe que vai vencer a guerra no final , mas seu país vai ficar bastante destruído .

Mariana

E quando teremos nossos 35 gripen E. ?

Last edited 2 anos atrás by Mariana
Tutor

Por que o presidente da Coréia do Siul não botou uma jaquetinha a moda Tom Cruise, um óculo escuro, cabelinho na régua, e não foi gravar um video na frente dessa “manada” aí?
Igual o barrigudinho do norte fez com seu ICBM.

Elintoor_

O Kinzinho aperta um botãozinho e tudo isso vira um charmoso cinzeiro nuclear, com muita terra calcinada, metal retorcido e carne queimada. Sem mais…

Flanker

E, poucos minutos depois, o kinzinho toma um míssil nuclear bem no meio do seu rabinho gordinho e vira poeira interestelar. Logo, como ele preza a própria vida e saúde, ele faz esses brinquedinhos só para brincar, mesmo….coisa de ditadorzinho…filho de ditadorzinho….neto de ditadorzinho. Sem mais…

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Maurício.

“rabinho gordinho”…😂
Vocês são uma viagem…😂

Flanker

Eu só continuei com os diminutivos começados pelo outro colega….😂😂
Abraço, Maurício…

Rodrigo Martins Ferreira

É sério que tem russófilo aqui questionando o F35, enquanto as todas poderosas e fuderásticas forças aeroespaciais russas, usam o Su34 e 35 para fazer bombardeio picado na Ucrânia ?!

109F-4

O Brasil necessita de submarinos, pelo menos uns 12, e defesa AAe de médio e longo alcance. “Só” essas duas coisas (e os Gripen, é claro) já daria pro gasto, mesmo sem inimigos externos declarados.

Jose

Em pensar que o kfx caminha a passos largos para serem construídos em larga escala.
Sem contar o F 50 golden eagle.
O Brasil poderia ter comprado de prateleira o F 50 e participar do projeto KFX

Rinaldo Nery

Pode fazer com chuva?