Em 4 de março de 2022, Uganda e Índia assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a manutenção e suporte técnico dos caças Sukhoi Su-30MK2 Flanker.

O memorando de entendimento foi assinado pelo tenente-general Charles Lutaaya, comandante da Força Aérea de Defesa do Povo de Uganda, no Alto Comissariado da Índia em Kampala (Uganda).

A manutenção será feita pela empresa aeroespacial e de defesa estatal indiana, Hindustan Aeronautics Limited (HAL). A HAL tem uma licença de fabricação da Rússia para produzir o Sukhoi Su-30.

Se os Flankers serão transportados para a Índia ou se a Índia estabelecerá uma unidade de manutenção/suporte local, não se sabe no momento. Os detalhes financeiros do MoU não foram revelados.

A Força Aérea de Defesa do Povo de Uganda adquiriu seis Su-30MK2 Flankers entre 2011 e 2012. Os caças são operados pelo Esquadrão Su-30 no Aeroporto Internacional de Entebbe.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe

Tá ai um fato curioso, Uganda com Su-30

Nilton L Junior

O curioso pra mim não é o fato de eles terem Su-30 nas a manutenção feita pela Índia.

Pedro Fullback

Não tem nada de ”curioso” já que a Rússia esta sofrendo muitos embargos comerciais e a Uganda não é nada boba de fechar um acordo militar nesse momento com a Rússia, podendo sofrer sanções econômicas ou represarias.

Antoniokings

Os EUA não fedem nem cheiram para os ugandenses ou outros países daquela região da África.
Os maiores parceiros comercias deles são Emirados e China, que estão pouco se lixando para sanções.
Os EUA aparecem com traço nas relações com Uganda.

Antoniokings

Entrevista do ex-Primeiro Ministro do Benin, Lionel Zinsou.

Agora todos nós só ouvimos falar desta crise, sanções anti-Rússia, petróleo, gás… Você entende o que esta crise significa, por exemplo, para a África? 
Você não compra africanos com histórias sobre democracia. Estes são apenas seus contos de fadas para consumo interno.

Flanker

Bah…Benin é uma potência….primeiro mundo!!! Hehehehehe

” Você não compra africanos com histórias sobre democracia. Estes são apenas seus contos de fadas para consumo interno. ”

Sim…claro….a África é um amontoado de países onde só existem golpes de Estado, guerra civil, guerrilhas e um zilhão de grupos e tribos rivais. Democracia é a última coisa que qualquer governante de lá quer, seja ele qual for…..

André Macedo

Sim, o fato de certos países terem simplesmente ignorado as milhares de etnias, culturas e povos em nome do lucro, e criado países artificiais sem nenhuma consideração por essas pessoas com certeza nunca influenciou nisso né?
Faça as pazes com o livro de História, ele não te fez mal algum, a Europa também vivia em guerra, mas encontraram outros lugares pra sugar e hoje são “””civilizados”””.

Flanker

Jumento, te garanto que sei muito mais de história do que tu, então antes de querer lacrar, me mostra onde eu escrevi que as colonizações francesa, inglesa, belga, portuguesa, etc, não tornaram aquele continente no que é hoje. Mas, tu querer ignorar que a infinidade de grupos, etnias e consequentes ideias e ideologias tão díspares, tornam a situação um caldeirão em ebulição, mostra que quem não é muito afeito ao estudo de história é tu!!

André Macedo

Então melhore sua narrativa, oriente melhor suas ideias, você está culpando a África por esses problemas no seu comentário anterior.

Antoniokings

Esse é o acompanhante do Bosquim.
Depois que coloquei nele os famosos antolhos, ele piorou de vez.
Aparece de vez em quando, fala uma asneira e depois some.

Flanker

Sério?? E como a tua progenitora ficou sem os antolhos dela, aquela mula??? Hehehehe
E eu não apareço mais porque eu trabalho. Sabe o que é isso? Claro que não, filhinho de papai! Tu é o funcionário público do tipo que não trabalha. O tipo que põe a reputação de toda a categoria no lixo.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Antoniokings

Primeiro, respeite os outros, porque vc não está zurrando com sua família.
Depois, volte para os bancos escolares porque vc tem a mínima condição de dissertar sobre os problemas africanos.
Ok?

Antoniokings

Depois, volte para os bancos escolares porque vc NÃO tem a mínima condição de dissertar sobre os problemas africanos.
E baixa a tua bola que vc está muito agressivo.
Ok?

Flanker

Eu? Baixar a bola? Hehehehe….quem tu é para falar assim??? Ora, vai dormir, lazarento….

Paulo1

Com certeza, camarada Antonio. Fiquei perplexo com a falta de educação do cidadão aí encima.
Um debate entre cavalheiros ele sai asselvajado desta forma.

Antoniokings

Pois é.
Fica cheio de graça.
Deve ser o tratamento comum entre a cáfila com a qual mora.

Flanker

Uiiiiii…..nossa….foi para o dicionário buscar essa aí? Kkkkkkkkkkkk. Tu pode falar o que tu quiser. Nada que vem de seres rasteiros como tu podem me atingir, até porque tu está xingando um nick…um codinome. Te orienta, lazarento. Vai Tomar teu toddynho e não enche o saco.

Antoniokings

Prezado Paulo1

Saudações!

Flanker

Onde? O xings, cavalheiro? Ora, por favor. Criaturas como ele não merecem meias palavras. Precisa ser direto e sem rodeios. Chamá-lo do que realmente é. Palavras amenas, sofismas, usar palavras de duplo sentido e posar de educado, apenas disfarçam o verdadeiro teor por trás de um discurso fétido e mal intencionado como é o desse sujeito. A sinceridade e a verdade devem prevalecer. Criaturas como ele, que defendem as ações e atitudes mais abjetas, usando um discurso bonitinho, não merecem outro tipo de tratamento.

Flanker

Cara, na boa….eu não vou perder meu tempo argumentando contigo. Pra ti, eu deixo apenas minha zoação, que é só o que tu merece….tu, o mestre do copia e cola, querendo posar de informado e conhecedor de alguma coisa? Ora, vai te c.a.g.a.r. …. huehuehuehue

Antoniokings

Podem ser o que for, mas querem os EUA longe de lá.
O exemplo da sova que os americanos tomaram no paupérrimo Mali não me deixa mentir.
Além da França desistindo e saindo fora.
Não há mais espaço para os ocidentais na África.
Agora, é tudo China e Rússia.

Flanker

Claro…os ocidentais já roubaram e extraírem tudo que puderam de lá. Agora é a vez dos chinas e dos russos…..que não vão fazer nada diferente do que os ocidentais malignos, feios e bobos fizeram. Ora, vai dormir, sujeito.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Joe

Para os africanos só resta a sucata russa.

Heinz Guderian

Pintura linda!

Talisson

Achei parecida com a pintura israelense. Seria uma estranha homenagem kkkk

Reinaldo Deprera

E eficiente para o território deles.

Reparou na bandeira de Uganda? É ou não é uma das bandeiras mais bonitas de qualquer coisa que já viu?

Vendéen

Bonsoir le Brésil, Essa é uma das consequências da “guerra de Putin” (?). Parece que vi a notícia de que a empresa HAL fornecerá toda a manutenção do Sukhoi Su-30 Flanker-C da Índia e do Su-30MK2 de Uganda. Se este contrato for factual, a Sukhoi não ficará necessariamente feliz. Como até agora a HAL fornecia 70/75% da manutenção pesada dos Su-30MKIs indianos, o restante da manutenção 25/30% era de responsabilidade do fabricante de aeronaves Sukhoi na Índia (a ser verificado?). Agora a HAL garantirá 100% da manutenção. Será necessário seguir se ao longo do tempo outros países usuários do SU-30… Read more »

Leandro Costa

Vendéen, também temos que considerar que a Sukhoi pode estar usando a HAL para burlar as sanções. Se for esse o caso, como poderia ser abordada pelo Ocidente à fim de fechar essa brecha?

Vendéen

Bonsoir Leandro Costa,

É possível, mas não tenho informações sobre essa possibilidade.
Também não sei quais são as necessidades da Sukhoi dedicada à fabricação do SU-30 proveniente dos países que atingiram a Rússia com sanções.
Quais suprimentos, quais componentes ocidentais fazem parte das sanções que podem entrar na fabricação de um SU-30?

Boa noite para você

Leandro Costa

Dado o apoio Indiano à Rússia, eu não julgaria impossível a Sukhoi operar através da HAL para obter alguma espécie de lucro de forma não-oficial. Acho que julgaria uma bela investigação, mas obviamente é apenas uma possibilidade.

Antoniokings

O que é excelente sinal para os russos, visto que reforça a posição de que a Índia não aderiu ao boicote ocidental.

Cris

As sanções não afetam a Rússia, mas sim os que tentam negociar com ela. A reserva de ouro bloqueada está na própria Rússia, papéis podres agora e perseguição aos que tentam investir junto aos russos

Cris

Ou não querem tudo nas mãos do GRU russo, espionagem.

Flávio

Vejo agora uma disputa mais acirrada entre a China e Índia pelo mercado africano, esses países que são tradicionalmente clientes russos vão provavelmente parar de comprar deles devido as sanções.

Laércio

A Força Aérea de Defesa do Povo de Uganda adquiriu seis Su-30MK2 Flankers entre 2011 e 2012. Os caças são operados pelo Esquadrão Su-30 no Aeroporto Internacional de Entebbe.
Isso ai só envolve a manutenção!!!!

Tutor

Acho um desperdício um país como Uganda manter uma força aérea com aviação de caça; a pobreza reina na África Subsariana.
Para os vizinhos mais fracos, não faz a menor diferença ter 6 caças ou nenhum, se tiver uma guerra não mudará muita coisa no resultado entre eles, o “coro come é no chão”. Contra um adversário um pouco mais capacitado, 6 aviões não fazem a menor diferença também. Aliás, para que serve uma força aérea com 6 caças? (me refiro as atividades de combate)

Segio

Estava dando uma pesquisada nos países vizinhos da Uganda, o Congo tem 2 mig 23 e 4 su-25, Sudão do sul não consegui encontrar nada, Quênia 17 f-5, Tanzânia 3 F-6 e 11 F-7. Não sei como é a relação com seus vizinhos, mas pelo menos esses 6 su-30 garante superioridade aérea na região.

Flávio

O Sudão é tem 11 Mig-29, 20 J-7, 20 Q-7 e 15 Su-25. Além disso o Sudão é um pais totalmente na zona de influência do Egito(ja foram uma só nação no passado), há boatos que o Egito esta construindo uma enorme base militar no Sudão.

Funcionário da Petrobras

Pois é.
Concordo com você.
Para muitos, quando era mais jovem também achava assim, o Brasil deveria ter uma gana de caças: Rafale, F-16, Rafale, Gripen, etc., porém, não faz sentido nenhum.
Hoje penso de forma mais racional e acho que os 36, com mais um ou quem sabe terceiro lote dos modernosGripen E, dá conta do recado e garante nossa superioridade aérea na AL.

Wagner

Tem mais avião de combate que a marinha do Brasil.

Jose Dasilva

Aparentemente e proporcionalmente eles tem uma defesa melhor que a nossa. Talvez nossos políticos deveriam aprender com eles a importância das forças armadas.

Nonato

Bla bla bla.

JSilva

Vendo as imagens desses Sukhoi e a dos Gripens suecos no exercício Cold Response, eu fico impressionado com a ótima aparência desses caças, parecem que foram entregues ontem.
Não sei se voam pouco, se são constantemente pintados, se não ficam expostos a sol e chuva quando em solo… gostaria de saber como fazem para manter esses caças com aparência de novos.

Cris

Gastando, quem diz que oligarquias e militares se preocupam com pobre. Na África tem que pagar para estudar. Miséria vem disso.

Last edited 2 anos atrás by Cris
Wagner

Nos EUA e na Europa também tem que pagar para estudar…

Funcionário da Petrobras

Provavelmente voam pouco e enfeitam hangares.

Cris

E os helicópteros da FAB, não corre o risco de cairem na mão da Venezuela se for vendido pra fora. Melhor fazer parceria de montagem com os trucos não

Cris

Tem sistema anti aéreo por lá?

Antunes 1980

A manutenção e suporte técnico dos caças Sukhoi Su-30MK2 Flanker será feita de fachada pela Empresa HAL.

Quem vai colocar a mão na massa, serão os russos !

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Flanker

Pode ser, eu não duvido de nada. Porém, a Índia possui autonomia e grande capacidade de manutenção desses vetores, decorrentes da aquiscao de centenas deles dos russos. Com isso, criaram uma cadeia de suprimentos nacional para atender a própria frota. Por isso, eles tem capacidade de manutenção para si e para terceiros.

Ivanmc

Gostei do padrão da pintura.

Carlito

Estive em na Índia em 2018, e eu via diariamente alguns Su-30 voando sobre a cidade de Pune, quase sempre pela manhã. Tive que visitar uma feira e alguns fornecedores em Bangalore, e tive uma das visões mais belas de minha vida. A estrutura do aeroporto de Pune é compartilhada com a Base Aérea local, e tive a chance de observar vários caças deste modelo enfileirados próximo à pista. Talvez a coisa mais legal que vi por lá!