Em 23 de março de 1998, o caça Chengdu J-10 fez o voo inaugural bem-sucedido, e a China entrou no rol dos países do mundo capazes de desenvolver seus próprios caças de quarta geração.

A produção começou em 2002 e até 2021 tinham sido entregues 548 aeronaves.

Feliz 24º aniversário para o caça J-10!

J-10B no Zhuhai Airshow 2016, com 4 mísseis BVR
J-10B com TVC
J-10C do Paquistão

J-10A
Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivanmc

Ótimas imagens!

Neto

É incrível ver a evolução desse caça. Certamente o esforço industrial de refinar esta aeronave, reflexo de anos testando e reinventando o MIG-21, fez a indústria Chinesa parecer bastante efetiva e acertiva no J20 e no FC-31.
.
Perdemos a chance desse tipo de evolução ao descontinuar o AMX-T e não dando prosseguimento da ideia do Super AMX. Assim o fizemos no Super-Tucano e no KC-390, e nossa indústria se capacitou no desenvolvimento destes. Que o Gripen nos dê condições de darmos mais um passo a frente.

Rinaldo Nery

A EMBRAER não possuía conhecimento e tecnologia supersônica. Adquiriu agora com o Gripen.

Nilton L Junior

Mas de 40 por ano, põem escala nisso.

Antoniokings

E a China também vai aumentando a escala de produção do J-20.

Military Watch
Seven Chinese Air Brigades Now Deploy J-20 Stealth Fighters: Where Are They and Why Were They Chosen?

TukhMD

Matemática não é seu forte hehehe

Nilton L Junior

A sua deve ser de chapeu aluminio não aprendeu parou na subtração.

TukhMD

“Pátria educadora”

Nilton L Junior

Volta pro Mobral que suas chances melhoram

JBS

Nilton

Desde quando 548 / 20(anos) = que é igual a 27 unidades por ano, é maior do que 40?

E o TukhMD é burro?

Nilton L Junior

É vero calculei com 12

Ivanmc

A Argentina que deveria buscar o Dragão Vigoroso.

Maurício.

Uma cruzex, com Gripen do Brasil, Su-30 da Venezuela, J-10 da Argentina e Uruguai, Rafale da França, F-15 dos EUA, Gripen da Colômbia, Chile com F-16, e Peru com Mirage-2000 ia ser “top”, mais top se fosse na baco, mas é muito viagem da minha cabeça.😂

Funcionário da Petrobras

J-10 da Argentina e Uruguai, Gripen da Colômbia?

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Ivanmc

Com certeza! Eu acho que para o Uruguai uns JF-17 ficaria na medida.
Na Baco (Ala-3), iria ser excelente. Com a Venezuela ia dar um “BO” de leve.
Sds.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Maurício.

“BO” nada, EUA até já falou com Maduro esses dias, já está tudo resolvido, já são todos “amigos” novamente…😂

Ivanmc

Boa. Digo “BO” vai que a piloto venezuelano derrube “sem querer” um caça dos EUA, ou vice-versa.
Sds.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Alecs

Aí você acordou e tinha feito xixi na cama! kkkkkkkkkk Argentina vai comprar, se algum dia comprar, JF-17. Uruguai, se comprar, será um treinador avançado com radar (FA-50, YAK-130, M-346…). A Venezuela, pelo jeito que as coisas andam, não vai conseguir colocar os Su-30 em voou. O restante pode ser que aconteça.

Almeida

Deixa o cara sonhar, seria uma Cruzex muito bacana mesmo!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Seria ótimo a Venezuela participar de uma Cruzex com os SU-30. Se não me engano, só fizeram exercicio internacional com F16.

Cristiano GR

O Uruguai não tem como ter caças. Não é ímpossível, mas além de o país não ter nenhum inimigo, o investimento é muito grande na compra e manutenção e sem necessidade. Os únicos países com que faz fronteira são o Brasil e a Argentina e com a Argentina, mesmo tendo algumas diferenças e as populações em geral não se gostarem, eles compram muito da Argentina e os argentinos frequentam muito o Uruguai. Também há muitos casamentos entre uruguaios e argentinos. As riquezas do Uruguai são os campos, na maioria esmagadora para pecuária, e o turismo. Isso não justifica uma defesa… Read more »

Tutor

Se presta ou não, eu não sei. Aliás, ninguém aqui vai saber, somente achar. Mas, é uma bela de uma aeronave.

Rodrigo-brasileiro

24 anos, projeto já deve ser muito diferente dos primeiros.
Acredito que deva estar igual ou bem próximo dos caças ocidentais, ainda mais acompanhando a evolução da indústria aeronáutica chinesa.

Foxtrot

Como dizem.na engenharia aeronáutica, “se é bonito voa bem” !

Luís Henrique

O J-10 C é injustamente subestimado aqui no Brasil. Isso é devido ao preconceito que nós tem por produtos chineses. A China produz caças há décadas e sim, sempre esteve atrás de EUA, URSS e algumas potências europeias em algumas tecnologias militares. Ocorre, que já faz muitos anos que eles investem uma fortuna em Defesa e fizeram um excelente trabalho ao adquirir equipamentos soviéticos e russos com transferências de tecnologias para pular etapas, porém não ficaram só nisso, investiram muito pesado em p&D, em educação, em tecnologias e é fato que reduziram este gap de forma surpreendente, ao ponto de… Read more »

Almeida

Eu retiraria o Rafale e o Gripen E da sua lista, pois a eletrônica embarcada deles é reconhecidamente avançada, praticamente de 5a geração. Mas com certeza o J-10C não deve nada à um F/A-18E ou F-16V.

Foxtrot

Cara não fala besteira.
Eletrônica de avião você pode colocar até em um P-51 Tunderbolt.
Olha o ALX por exemplo, possui aviônicos avançados (4 ou 5 geração), porém é um turbo hélice.
Recentemente ois Americanos modernização F-16, elevando eles a nível de F-35.
Não é só Aviônicos que define um caça, mas também motor, materiais compostos etc etc etc

Leandro Costa

Nada contra sua analogia (há alguns detalhes em relação à geração de energia, etc., mas são detalhes), mas o P-51 é Mustang. Thunderbolt é o P-47.

Foxtrot

Sim caro Leandro e concordo com você.
É só para mostrar nosso amigo acima de que esse papo de superioridade dos caças ocidentais frente aos orientais é tudo balela baseada em ideologias políticas, alinhamentos ideológicos, desinformação etc.
Realmente cometi uma gafe ao citar os aviões da WWII.

Luís Henrique

Almeida, não entendo seu raciocínio. O sr. Acredita que a indústria de sensores europeia é superior à americana e à chinesa? Com base em que?
O que um Rafale ou um Gripen E possuem em termos de sensores e avionicos que os tornam superiores ao Super Hornet block 3 ou à um F-16 V?

Foxtrot

Pois é caro Luís.
Nao postaram meu outro post, porque aqui no fórum nem sempre a verdade é bem vinda.
Mas atacam caças chineses, russos, indianos etc aqui no Brasil por simples ciúme, inveja e submissão aos interesses das grandes nações ocidentais.

Reis36

548 unidades? tirando o Paquistão que acho também o opera e não devem ser muitos a força aérea Chinesa esta monstruosa

Luís Henrique

É a segunda maior do mundo em número de caças com cerca de 2.000 (incluindo marinha), os russos possuem cerca de 1.500 caças, porém superam os chineses no número de outras aeronaves, aeronaves de transporte e helicópteros.

Luís Henrique

Algumas coisas que divulgam na internet sobre comparativo entre J-10 C e Rafale B. O J-10 C carrega 3.860 kg de combustível interno, o Rafale leva 4.700 kg O J-10 C possui 16,9 m de comprimento, o Rafale possui 15,27 m de comprimento. O J-10 C tem peso vazio de 9.750 kg, o Rafale possui 9.850 kg na versão B. O J-10 C possui um motor com potência máxima de 14.512 kg/F, o Rafale possui 2 motores, porém a potência combinada é apenas ligeiramente maior com 15.419 kg/F O J-10 C tem peso máximo de 19.277 kg, o Rafale de… Read more »

Carlos Campos

o J10 é o melhor da China depois do J20, mas o Rafale pode levar Meteor e MICA, Iris T, além de ter uma EW de ponta, o a França já desenvolve radares a muitos anos, a China não, já vimos o que caça Francês com um bom piloto pode fazer, mas não um chinês.

Luís Henrique

O missil PL-15 entrou em serviço em 2017, 1 ano depois do Meteor, é um pouco maior 4 m contra 3,65 e 20 cm de diâmetro contra 17. Peso de cerca de 210 kg contra 190 do meteor. Possui motor com dual pulse, um radar do tipo AESA dito ser 3x maior que o radar do AMRAAM para poder lockar em alvos a maiores distancias e também lockar em alvos furtivos. Possui alcance superior a 200 km, algumas fontes citam 300 a 400 km. O míssil PL-15 é muito preciso. Possui data link de 2 vias e pode receber atualizações… Read more »

Carlos Campos

Pra mim um míssil ramjet contra um dualpulse, o ramjet vence.

Luís Henrique

Existem vantagens e desvantagens. O ramjet é mais pesado e ocupa mais espaço, portanto o missil chinês pode levar mais combustível o que pode talvez dar respaldo a alegações que o PL-15 possui um alcance maior. Porém o ramjet tem melhor desempenho em altas altitudes.

rdx

Gostei do “super trunfo” mas não tem como comparar o J-10 com a última versão do Rafale. Tecnologicamente o J-10C deve estar no mesmo nível do F-16 Block 60. O Rafale F4 possui suite EW SPECTRA, OSF, radar RBE2 AESA e outros sensores estado da arte, carrega mísseis Meteor e MICA NG e tem capacidade supercruise.

Last edited 2 anos atrás by rdx
rdx

Esqueci de dizer que o Rafale F4 possui capacidade NCW (Network Centric Warfare). O J-10C não possui essa capacidade.

Luís Henrique

Esta redondamente enganado. O J-10 C possui capacidades avancadas de NCW, assim como a maioria dos caças de geração 4,5
Outra coisa, o Rafale F4 ainda não está operacional. O mais correto é comparar Rafale F3R com J-10 C. Quando o Rafale F4 entrar em serviço ai veremos se rivalizará com J-10 C ou com J-10 D.

Almeida

Gostaria de saber a fonte que diz que o radar do J-10C possui 1200 módulos, parece muito para o tamanho do nariz dele.

Luís Henrique

Ele é mais comprido e mais alto que o Rafale. O Super Hornet tem mais de 1300 módulos, não acho exagero 1.200 no J-10 C que possui 16,9 m de comprimento. O Gripen E que é menor possui cerca de 1.000 módulos. Sobre fonte, sites paquistaneses, fontes oficiais pode esquecer. É uma informação não oficial e não confirmada, acredita quem quer, mas eu acho bem possível pelo tamanho do caça.

Marcos10

Estamos em vantagem. Nossos F5 são mais antigos.

Nick

O J-10 foi claramente inspirado no Lavi. Mas é claro que a China tem o mérito de ter evoluído o projeto israelense.

Amon Rá

Os israelenses venderam o projeto do Lavi para a China. E o projeto original era tão bom que os estadunidenses viram nele uma ameaça ao F-16 e pressionaram os israelenses a desistirem dele e ofereceram-lhes muitas vantagens em troca de operarem os caças dos eua. Foi uma excelente aquisição por parte da China e certamente eles desenvolveram bastante o projeto pois é bem maior e mais potente que o projeto base israelense. E como já foi reconhecido por britânicos e estadunidenses, a China tem hoje um domínio de sistemas eletrônicos e de softwares ao mesmo nível, e alguns casos superior… Read more »

Heli

Um bom caça/projeto. Só acho que apenas 4 estações de armas (duas em cada asa, as outras duas, mais internas, ficam com os tanques de combustível) é muito pouco para as exigências atuais, já que as pontas das asas não tem trilhos pra misseis devido as características aerodinâmicas, e a estação ventral geralmente carrega pods de guerra eletrônica ou de designação de alvos (FLIR, etc) ou tanque de combustível. Ouvi falar que quando eles levam um par de misseis de médio alcance em cada pod central da asa prejudica a agilidade e a velocidade, e acredito que seja verdade pois… Read more »

V12 aero

“ouvi falar” foi boa! hehehehehe…

Last edited 2 anos atrás by V12 aero
Heli

português é um idioma complicado

V12 aero

Do modo como vc respondeu eu acredito.

Alecs

Parabéns a China, depois de 24 anos conseguiu produzir um caça razoável. O primeiro voo de um F-16 foi em 1978. O F-16 vai passar de 5000 produzidos fácil! Já o cacinha chinês chegou em 548 unidades e uma venda para o Paquistão kkkkkkkkkkkkkkkkkk Bem pelo menos estão melhores que os Indianos com o Tejas kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rodrigo-brasileiro

Como gostaria de ver o Brasil fabricando 548 caças de projeto nacional…
E ” só “essa quantidade que vc desdenha é o suficiente para dissuadir qualquer país da 🌎.

SteelWing

Deixa o cara, ele é norte-americano pra tar comemorando o sucesso dos EUA enão do Brasil.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Maurício.

Alecs, por que choras?😂

Carlos Campos

O Brasil nem Tejas tem

Fernando

Mas uma team leader americana.

Leandro Costa

“cheerleader?”

Antunes 1980

Nem de “GLAÇA” ! “OBLIGADO” !

Fernando

Viu, passa cuspe que dói menos

Antunes 1980

Esse chery QQ dos ares, não ter participado do programa FX-2 já diz bastante sobre esse “incrível” vetor.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Andre

Belo avião. A espinha dorsal da segunda melhor força aérea do mundo.

Parabéns a China.

Almeida

Eu diria 2a maior força aérea, mas não a 2a melhor…

Andre

É a única que conseguiu fabricar e operar, além dos EUA, um avião de 5gen, além de quase mil 4gen+.

Qual, em sua opinião, força aerea estaria comi a segunda melhor?

Leandro Costa

A USN hehehehe

Almeida

Sei que este comentário vai irritar a grande maioria de haters chineses neste blog, mas esse é um dos caças mais belos em atividade! Que linhas!

Leonardo Bastos

Mérito do modelo desenvolvido por ISRAEL no LAVI…

Cristiano GR

É bonito! Parece uma cruza de Gripen com F-16.

USS Independence

J-10. Uma linda ave.

USS Independence

Será mesmo que o J-10 é uma encarnação do IAI Lavi? Triste fim do caça israelense.

Leandro Costa

Acredito que sim. Até alguns dos mísseis chineses são de origem israelense. O J-10C parece ser um bom avião.

Joli Le Chat

Assistam o filme Sky Hunter. Vocês verão vários equipamentos da Força Aérea do PLA.
J-10? Tem.
J-20? Tem.
Su35? Tem (supondo que o identifiquei corretamente).
Drones? Tem, não sei o tipo.
Aviões de transporte? Tem, não sei o tipo.
Helicópteros? Tem também, não sei os tipos.
Base secreta no deserto? Tem.
Enfim, vale a pena assistir para quem gosta de ver aeronaves, ainda mais fora do nosso padrão.
O filme está no Amazon Prime Video. Não sei se tem em outros serviços.

(versão 2 deste comentário)

João Bosco

Podem falar o contrário, mas esse caça tem um design muito bonito.
Quando muma nação quer e tem interesse, ela faz, vide esse exemplo chines.

Glauber

“Chengu J-10, Google pesquisar”
“Você quis dizer: IAI Lavi?”

rdx

“The J-10C is considered a capable workhorse of the Chinese air force, but it falls below the cutting-edge capabilities of the Rafale.”
https://www.indiatoday.in/world/story/pakistan-confirms-raising-squadron-of-chinese-j-10c-in-response-to-india-s-rafale-jets-1893852-2021-12-29

Tiago da Silva

Quando o assunto é aviação militar chinesa meio que desperta um lance de amor e ódio, muitos criticam dizendo que eles copiam todo mundo e outros enaltecem os ganhos realizados. Prefiro particularmente a segunda parte por conta da competência que esta associada ao crescimento aeroespacial chinês e até mesmo pelo interesse em aviação oriental estou começando estudos nesta área. O J-10 completando 24 anos do primeiro voo e agora recentemente celebrando o seu primeiro contrato de exportação com as entregas ao Paquistão é motivo de comemoração, acredito que o mesmo ainda terá alguns clientes internacionais mas não muitos. Chama a… Read more »

Chengdu J-10

Bela aeronave.

Chengdu J-10

Os caças delta canard são meus favoritos!