Instituto Embraer promove ações para inspirar jovens mulheres na área de ciências exatas

43

São José dos Campos, 21 de março de 2022 – O comprometimento da Embraer em contribuir com o aumento da representatividade feminina na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática avança com a realização de parcerias e a dedicação voluntária de colaboradores engajados.

Neste mês de março, a companhia realizou uma ação que uniu o Instituto Embraer e o Instituto Joule em um programa de mentoria que contribui para fomentar a participação de jovens mulheres que buscam inspiração em profissionais que atuam em carreiras associadas a ciências exatas.

Esta primeira atividade, de uma série de seis que vão ocorrer ao longo do ano, contou com a participação de mulheres de 11 estados do Brasil e o apoio de 75 profissionais voluntários, sendo a maioria colaboradores da Embraer.

Até o fim de 2022, a expectativa é impactar 1.200 jovens em situação de vulnerabilidade interessados em buscar conhecimentos e ampliar oportunidades profissionais. Um guia de mentoria foi fornecido para exercitar a capacidade de ouvir e identificar como cada um poderia ajudar da melhor forma, com base nas experiências e conhecimentos.

“Na atividade de mentoria, a gente se prepara para ensinar, mas acaba aprendendo ainda mais sobre si mesmo. É um processo intenso de troca de experiências e ensinamentos mútuos”, disse Carlos Alberto Griner, Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicações da Embraer, em cerimônia virtual de encerramento da primeira turma do programa. “É uma experiência emocionante poder genuinamente conectar e impactar de uma forma positiva a vida dessas jovens”, acrescentou Griner, que atuou também como voluntário do programa.

Mariana Cipriano, estudante de engenharia metalúrgica, foi uma das jovens em busca de ajuda para impulsionar seus sonhos de carreira. Para ela, a experiência permitiu aprender muito com sua mentora, a quem considera inspiradora e um grande exemplo a ser seguido. “Ela me permitiu abrir um espaço de confiança que possibilitou muitas transformações”.

A mentora da Mariana e colaboradora da Embraer, Daniela Sbruzzi, acredita que o programa foi uma boa oportunidade para os dois lados. “Comecei esse programa de mentoria com um certo medo e finalizo, além de renovada, com uma amiga. Mariana é uma menina muito doce, super capaz, expressiva, que persegue os seus sonhos.”

Em 2022, o Instituto Embraer iniciou novos ciclos de mentorias para grupos minorizados, abordando temas como escuta ativa, plano de carreira, hard e soft skills, marketing pessoal e networking, entre outros. Mais informações sobre atividades de voluntariado da Embraer estão disponíveis no: https://asasdobemembraer.v2v.net/pt-BR

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique

Show de bola

Antoniokings

Excelente iniciativa!

Marcelo Bardo

Primeira vez que vejo um comentário bacana do Antoniokings. E tem um monte de deslike… rsrsrsrs

Alessandro

Quando a pessoa tem capacidade técnica o gênero fica em segundo plano em qualquer área, que a Embraer mantenha o caminho do sucesso através da MERITOCRACIA.

André Macedo

Sim, pega a quantidade de negros/mulheres em cargos de alto valor, compara com homens brancos e me diz onde essa tal “meritocracia” existe kkkkkkk não é possível que tem gente que acredite nisso em pleno 2022, tem que viver num conto de fadas.

O Brasil tem mais da metade da população de mulheres, mas apenas 14,5% dos engenheiros são mulheres, dizer que isso depende apenas da capacidade técnica é assumir abertamente que acha as mulheres menos capazes, a conta não fecha nem na estatística nem na realidade.

Felipe Maia

Lacrou errade, amigue. A meritocracia existe e deve ser enaltecida sempre. Trata-se do corolário lógico de reconhecer e premiar o esforço de quem fez acontecer, de quem prevaleceu. Se existe uma diferenciação entre homens e mulheres, brancos e negros, isso não tem nada a ver com meritocracia. Tanto isso é verdade que há um sem número de exemplos que pessoas que venceram todo tipo de adversidade possível. Essas pessoas tem o que? Sorte? Essa diferença toda é muito mais cultural do que qualquer outra coisa. Uma cultura que não estimula o interesse. O interesse do jovem hoje em dia é… Read more »

André Macedo

Pô, um homem branco falando de meritocracia, não podia ficar mais irônico kkkkkkkkk 1. Seu comentário já começa errado, primeiro você fala que a meritocracia existe mas depois começa com “se existe alguma diferença…”, SE existe a diferença já deixa de ser meritocracia, espertão, já que deixa (nunca foi) de ser baseado apenas no mérito. 2. “Ah mas tem pessoas que venceram todo tipo de adversidade” – Outra distorção. Sim, essas pessoas existem e merecem muito mais que parabéns pela conquista, mas citar uma minoria esmagadora como determinante de um cenário inteiro é ridículo, como se o fato de uma… Read more »

Henrique

Sim, e no meio que ele vive deve acontecer que ele disse, mas só lá.

E não sei como uma notícia como essa irrita alguns… medo de mulher???

gordo

Não é medo em si de mulher, a questão é mais ampla. Sociedades mais justas e iguais como por exemplo Suécia, Nova Zelândia ou Canadá entre outros não se vê obviamente distorções como a nossa. Posso citar o nosso judiciário, que em um país desses aí seria uma aberração. Muito caro e só entrega 25% dos processos, a semana começa na terça e termina na quinta fora os dois meses de férias e por aí vai. Também da para citar nosso sistema financeiro que é uma agiotagem legalizada. A ascensão de negros e mulheres significa que se está em uma… Read more »

Lúcio Sátiro

Mais baboseira ideológica. A Noruega desmonta seu argumento. O que é uma sociedade “mais justa”? Por que você nega as diferenças entre os sexos e as tendências profissionais que são dominantes entre os sexos? Por que numa sociedade cm alto índice de IDH como a norueguesa, as mulheres são predominantes em áreas como a Enfermagem?
Há 10% de homens apenas na Enfermagem e 10% de mulheres:

https://medium.com/libertarianismo-brasil/o-paradoxo-da-igualdade-de-g%C3%AAnero-norueguesa-52ecda4e06bc

André Macedo

Porque essas diferenças não existem só “entre os sexos”, ela é clara e delimitada por critérios socioeconômicos, poderíamos falar disso em trabalhos braçais, já que os homens tem clara vantagem em força física e não faltam profissionais homens com experiência e desempregados no Brasil, nesses cenários específicos é outra história.

gordo

“A ascensão de negros e mulheres”…. Não me restringi apenas a mulheres e sim a questões socioeconômicas que implicam em avanços na democracia. Não discordo de suas estatísticas, mas e quantas mulheres compõe o parlamento da Noruega, da Islândia ou do Canadá? Qual é a diferença salarial entre homens e mulheres na Noruega? O fato é que aqui a representação feminina na administração publica e de empresas privadas é muito pequena se comparada com ao percentual de mulheres na população. A questão dos negros é bem interessante, são a maioria em favelas, em cargos de baixa remuneração, tem pouco acesso… Read more »

André Macedo

Não amigão, não desmonta. Na Noruega inclusive existe, desde os anos 60, uma corrente chamada “Feminismo de Estado”, então as políticas de inclusão são bem aceitas por lá, o acesso dass mulheres à educação é mil vezes mais democrático que o do Brasil, lá talvez se possa falar, sim, em escolha, uma comparação ridicula, como qualquer pensamento “libertário”.
Quando o Brasil atingir um nível assim, a gente conversa.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Lúcio Sátiro

Falácia non sequitur, falácia da falsa dicotomia ou seja, pura desonestidade de sua parte. Sua argumentação é um lixo total: primeiro, como é que em um país miscigenado você estabelece quem é branco e quem não é? Usando cor de pele? Segundo, se ele for de fato, branco, onde é que o argumento dele é inválido? Por causa da cor da pele? Será que brancos tem alguma capacidade inata que negros ou índios não tem? seria complexo de inferioridade de sua parte? Parece que você confere aos brancos algum tipo de super capacidade que o dota de algum tipo de… Read more »

André Macedo

A única falácia é a sua, ao achar que o “país miscigenado” não discrimina nem diferencia negros e brancos, sendo que o próprio IBGE faz essa contagem de acordo com a autodeterminação da pessoa, tem que ser muito desconexo da realidade pra pensar uma coisa dessas, o próprio Instituto que pontua: Apenas 17% dos negros são ricos, enquanto 8 em cada 10 brancos compõem o 1% mais rico da população, obviamente eles não tem nenhuma capacidade inata, essa diferenciação é, portanto, claramente marcada por critérios socioeconômicos. A escravidão é algo muito mais recente que você pensa, se estudasse sobre ia… Read more »

Antoniokings

Meritocracia ocorre quando o filhinho de 18 anos do dono da empresa é colocado pelo pai como vice-presidente no lugar de outros funcionários bem mais capazes.

André Macedo

Uns bons anos atrás eu ensinei um gerente a fazer o Excel básico enquanto o assistente de TI que ganhava 1/3 sabia simular até o Big Bang lá dentro, se duvidar.
Com certeza o gerente pensava igual aos “meritocratas” daqui, com certeza o fato dele ser cunhado do chefe não influenciou na sua decisão kkkkkkkk

Nilton L Junior

Ai é meritocracia familiar.

Caio

“Nessa cultura que não estimula o interesse” você obviamente coloca os herdeiros de empresas que só assumem o que eu o pai deixou e geralmente levam a falência, os herdeiro do nome político da família, que se elegem apenas sobre isso e se tornam tão inúteis, quanto o patrono.

Thiago A.

Argumentação rasa e sem sentido. Maioria dos profissionais na aérea de enfermagem ou psicologia são mulheres . Esmagadora maioria, quase 80%. E aí, vamos fazer o que ? Isso não quer dizer que há uma discriminação de “gênero” ? Ou será, mais simplesmente, que mulheres e homens geralmente possuem atração por áreas diferentes? Queres igualdade só na topo da hierarquia ? Maioria dos pedreiros são homens, mas não vejo esses mimimi para ocupar os empregos nas áreas de risco . Quer ver discriminação ? Olha a Ucrânia – e isso vale para os todos os países em guerra! Na frente… Read more »

Allan Lemos

Exatamente, Thiago. Há vários campos dominados por mulheres e ninguém se incomoda. Assim como também há empregos dominados por homens em áreas de pouco prestígio(coletores de lixo, mineradores) e ninguém se incomoda.

Mas todo mundo fica choramingando quando alguma área de prestígio é dominada por homens. É só mais uma amostra da hipocrisia desse pessoal.

Homens gostam mais de exatas. Mulheres preferem as humanas. Não há nada de errado nisso. Nada de “machismo” ou “patriarcado”. É simplesmente a diferença natural entre os DOIS gêneros.

O resto é mimimi e lacração.

André Macedo

Qual sentido faria contratar pedreiras? Você tem noção do mercado de trabalho em áreas assim no Brasil? O que não falta é pedreiro qualificado e desempregado, soma-se isso ai fato dos homens terem mais força física, não existe razão nenhuma pra contratar pedreiras ou afins no Brasil, em compensação, não existem homens na fila pra ser empregado doméstico, coincidência? Kkkkkkkkkk Sobre as áreas de risco, alistamento e afins: Sorte delas, não vejo pq alguém seria otário para lutar a favor do alistamento obrigatório se vai ficar choramingando por outras pessoas não serem obrigadas também, os homens que lutem pelo seu… Read more »

Thiago A.

Piada vocês e vossas argumentações. Piadistas e desonestos. Na hora de cobrar ” igualdade” de genero nas pautas de vosso interesse e conveniência pretendem participação, compromisso e engajamento de toda a sociedade- estado, empresas, figuras públicas …etc .
E agora me respondes com os “homens que lutem “. Fica evidente teu compromisso com a “igualdade”.

Não me surpreende, estou acostumado com o vosso partidarismo. Não por nada os que defendem essa narrativa são os mesmos que justificam Putin e exaltam a República Popular. Os campeões da igualdade.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
André Macedo

Foram homens que criaram tudo isso, homens proibiram as mulheres de votar, de estudar, de trabalhar, até 1962, por exemplo, a mulher casada precisava da autorização do marido pra trabalhar fora, sair do país e até abrir conta num banco, até em coisas simples e banais como jogar futebol profissional as mulheres eram impedidas até tão recente quanto 1983.
Ainda hoje a grande maioria dos parlamentares são homens, então sim, os homens que lutem, poder pra isso não falta, já que nunca enfrentamos metade dessas proibições.

Se você enxergar alguma igualdade nisso tem um déficit cognitivo muito grande.

Thiago A.

O único déficit é o teu . Um déficit enorme de conhecimento e compreensão dos processos históricos. A sua generalização è ridícula e um insulto a todos os os homens que lutaram e morreram para você falar bobagens. A vida de um homem comum não era nem minimamente comparavel com a de uma patricinha privilegiada. A história da democracia moderna é recente, muito recente . Antes da industrialização falar de direitos humanos ou trabalhistas era pura utopia ou mast*rbação intelectual de poucos privilegiados. A evolução da técnica e a difusão do conhecimento permitiu criar um mundo menos hostil, que dependia… Read more »

Thiago A.

único déficit é o teu . Um déficit enorme de conhecimento e compreensão dos processos históricos. A sua generalização è ridícula e um insulto a todos os os homens que lutaram e morreram para você falar bobagens. A vida de um homem comum não era nem minimamente comparavel com a de uma patricinha privilegiada. A história da democracia moderna é recente, muito recente . Antes da industrialização falar de direitos humanos ou trabalhistas era pura utopia ou mast*rbação intelectual de poucos privilegiados. A evolução da técnica e a difusão do conhecimento permitiu criar um mundo menos hostil, que dependia menos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Thiago A.

Direitos não são divindades ou concessão do céu. Para que existam é necessário que alguém garanta e faça que sejam cumpridos. Quem garante esses direitos através do monopólio do uso da força e violência é o ESTADO. Mas casualidade a existência desse ESTADO baseia-se sobre a completa e irrestrita disponibilidade das vidas dos homens. Uma nota promissória assinada com o sangue dos indivíduos de sexo masculino.

Thiago A.

Com certeza a vida de uma Marília Arraes foi repletas de dificuldades como a de um jovem da periferia.
Não é ?

Allan Lemos

O Brasil tem mais da metade da população de mulheres, mas apenas 14,5% dos engenheiros são mulheres

E daí? 95% dos garis e mineradores são homens. Vamos criar cotas? Ou será que elas só valem para as áreas de prestígio?

Logo, percebe-se que o problema que vocês, lacradores, têm não é exatamente com a porcentagem.

Lúcio Sátiro

Baboseira ideológica sua. Quem é negro e quem é branco em um país com 500 anos de miscigenação e onde o Neguinho da Beija-Flor tem 67,1%dos genes europeus e apenas 31,5% de genes africanos? Segundo o Censo do Ensino superior, mulheres são maioria em cursos de Pedagogia, Direito, Enfermagem, etc. A não ser que você estabeleça hierarquia entre um curso de Pedagogia com algum de Ciências Exatas. Você também esconde que existem inúmeras pessoas de pele branca na pobreza, principalmente aqui no Ceará, onde a população foi formada majoritariamente do português com o índio. Sem falar em Pernambuco em que… Read more »

André Macedo

500 anos de miscigenação? Só falta você falar que em 1888 existiam escravos loiros dos olhos azuis e negros donos de escravos, já que “todo mundo era igual” kkkkkkkkkk, e a herança genética holandesa no Brasil é irrisória.
Você agride tantas áreas do conhecimento ao mesmo tempo que me faz achar que saber ler é uma maldição.

Alessandro

Caro André Macedo onde está escrito na minha frase que as mulheres são menos capazes? É VOCÊ que está interpretando dessa forma, infelizmente você e alguns aqui nos comentários precisam fazer um curso de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Eu não estou nem aí se a Embraer contratar um “anão marciano verde que relaciona com uma britadeira” desde que seja pela MERITOCRACIA, a minha frase desde o começo é NEUTRA, não faz discriminação a nenhum gênero. Mas confesso que eu fiz isso de PROPÓSITO pra ver quantos comentaristas iriam interpretar erroneamente o meu comentário. Infelizmente 29% dos brasileiros possuem dificuldades para interpretar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
André Macedo

Pequena aula de lógica pra você: Se meritocracia existe, o que explicaria o fato das mulheres ocuparem apenas 14% dos cargos na área da engenharia, mesmo sendo mais da metade da população brasileira? O que explicaria o fato dos negros/””pardos”” serem 56% da população, mas serem apenas 18% dos médicos e apenas 1,4% dos juízes, segundo o IBGE? Partindo do princípio [falso] que todos teriam as mesmas oportunidades e chances de sucesso, “é só querer”, o que explica essa diferença tão drástica na estatística, já que, num mundo ideal, os números de profissionais seriam proporcionais? Será que negros querem ser… Read more »

André Macedo

Procure um curso de interpretação, ou até melhor: Procure uma forma de resetar seu cérebro deturpado pelo bolsonarismo.

https://agencia-brasil.jusbrasil.com.br/noticias/123845142/juizes-negros-sao-1-4-dos-magistrados-aponta-censo-do-cnj

Alessandro

Significado de meritocracia: Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”. Assim, o significado literal de meritocracia seria “poder do mérito”. De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de alavancamento profissional e social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações. As posições hierárquicas estariam condicionadas às pessoas que apresentam os melhores valores educacionais, morais e aptidões técnicas ou profissionais específicas… Read more »

Alessandro

“o que explicaria o fato das mulheres ocuparem apenas 14% dos cargos na área da engenharia, mesmo sendo mais da metade da população brasileira?” Usando a LÓGICA e a RAZÃO pra responder seu INCAPACIDADE de procurar mais informações sobre esse assunto, seguindo os dados que encontrei, as mulheres correspondem por 28,3% nos cursos de engenharia no país (dados de 2016), contra mais de 70% de homens. Portanto isso é um fenômeno mercadológico pois há mais homens formando-se nessa área do que mulheres. https://faro.edu.br/blog/mulheres-na-engenharia-reconhecimento-e-espaco-no-mercado-so-crescem “O que explicaria o fato dos negros/””pardos”” serem 56% da população, mas serem apenas 18% dos médicos… Read more »

André Macedo

“É um fenômeno mercadológico” – Excelente explicação, profundidade de um pires. Se você ler sua própria fonte, vai ver: “Nesse mesmo período, o salário médio das engenheiras passou de 70,3% para 79% em relação à remuneração dos homens. Esse indicador mostra que ainda existe uma grande desigualdade de vencimentos entre os profissionais na área. O fator positivo é que essa diferença está diminuindo e deve ser cada vez menor, nos próximos anos.” “Quantos desses 56% tem ensino superior com formação médica ou prestaram curso de magistrado?” Ah, beleza HAHAHAHA a porcentagem ínfima de 1,4% se deve ao fato de que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Alessandro

André Macedo até agora vc só corroborou com o que estou tentando lhe dizer desde o início, independente dos problemas individuais de cada pessoa, no final a MERITOCRACIA dos concursos privados ou públicos seleciona de acordo com seus processos mercadológicos de cada área, se vc acha injusto ou profundo como um “pires” não posso fazer nada pra mim é indiferente. De novo e pela última vez pra ver se vc entende de uma vez por todas, a meritocracia premia os MELHORES pelo mérito do esforço, dedicação e valores educacionais de cada um, ponto. Se num concurso houver 10 vagas e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Antoniokings

Sim.
Isso no ‘Fantástico Mundo do Alessandro’.

Varg

É irônico falar em meritocracia em um país onde reinam a cleptocracia e a plutocracia…

E que venha a chuva de deslikes.

Lúcio Sátiro

O preconceito começa quando diz “Jovens mulheres”. Não deveria haver esse tipo de barreira.

Nilton L Junior

Parabéns a Embraer, as vezes o que falta é uma oportunidade, espero que essa prática não seja mera propaganda para lacrar no mês de Março.