Grécia deve adquirir 36 caças Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos

134

Mirage 2000-9 dos Emirados

Segundo o site grego Newpost, a Força Aérea Helênica está prestes a adquirir pelo menos 36 Mirage 2000-9, de um total de 64 atualmente disponíveis para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, sendo 49 da versão EAD/RAD e mais 15 aeronaves de treinamento DAD.

A Grécia assim passaria a operar o Mirage mais moderno do mundo. Estes são os Mirage 2000-9 atualizados que pertencem à Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos e, de acordo com o plano, serão vendidos após os árabes começarem a receber os 80 caças Rafale franceses.

A atitude positiva da França e de Emmanuel Macron parece já ter se transformado em um retumbante “oui” com o presidente francês acendendo a luz “verde” para a venda de aeronaves dos Emirados Árabes Unidos para a Grécia, uma vez que o consentimento do fabricante francês é necessário para vender um sistema de armas francês a um país terceiro.

A questão parece já ter sido discutida ao mais alto nível político, pois o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis tem excelentes relações com o presidente francês, com quem esteve recentemente.

A decisão de Atenas de adquirir 24 caças Rafale, três fragatas Belharra com opção para mais uma, e a possibilidade em aberto de um acordo de compra de corvetas Gowind – parecem ter desempenhado um papel decisivo no “sim” francês.

Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos. Foto: USAF

Tanto o Egito quanto o Marrocos teriam manifestado interesse nos Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, com Paris demonstrando seu apoio a Atenas em todas as oportunidades, como indicam as declarações de ontem de Macron sobre o papel da OTAN na crise greco-turca de 2020.

São esperados desenvolvimentos no novo “acordo” de grandes armamentos buscado por Atenas e pelo Estado-Maior grego. Segundo informações, altos funcionários dos Emirados Árabes Unidos vão visitar a Grécia. Entre outras coisas, é considerado certo que a questão da aquisição do Mirage 2000-9 pela Força Aérea Grega será colocada na mesa.

A decisão de vender o Mirage 2000-9 foi tomada pelos Emirados quando recentemente firmaram um acordo impressionante com a francesa Dassault para a aquisição de 80 caças Rafale de última geração.

Os primeiros Rafale devem ser recebidos por Abu Dhabi em 2026 e então começaria a concessão do Mirage 2000-9. No entanto, se Atenas conseguir fechar o acordo, espera-se pressionar os árabes para que comecem a receber os primeiros caças mais cedo.

O objetivo é aumentar imediatamente a frota de aeronaves, incluindo em seu arsenal um caça moderno que pode realizar várias missões, primeiro defendendo o Egeu. Para que não “desgaste”, mas ajude tanto o Rafale quanto os Vipers atualizados.

Os Mirages dos Emirados Árabes Unidos foram adquiridos em dois lotesem 1986 e 1998. Os novos já estavam na configuração 2000-9, enquanto os mais antigos foram atualizados. Eles têm grandes capacidades tanto em combate ar-ar quanto em missões de ataque, pois são equipados com o poderoso radar RDY-3 e o pod Sniper.

FONTE: newpost.gr

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvano

O bom velhinho… hou hou hou…

Marcelo Baptista

caramba, o Putin conseguiu fazer a Europa prender o escorpião e gastar dinheiro com defesa.
Nem o Trump ameaçando pular fora conseguiu isto.
Realmente o tiro saiu pela culatra.

rui mendes

A Europa gasta 200biliões de euros por ano em defesa, só EUA e China gastam mais, só que agora vai gastar bem mais e com ajuda da própria UE.
Só a Alemanha vai gastar 100biliões, tanto pediram que a Alemanha vai juntar á sua liderança da UE, por via económica, a parte militar, que era tabu na Alemanha, desde a 2 guerra mundial.

Tutor

Alemanha e Japão são dois patos ricos, que deveriam ter uma força militar no mínimo 3 vezes maior que as quem eles têm hoje.

rui mendes

E a Alemanha vai ter mas existe NATO e UE e os Alemães querem se fortalecer mas sempre dentro da NATO e UE.
O Japão têm umas forças armadas fortes, com excelentes meios.

Chris

Japao já aprovou ate lei que os permite atacar outros países…

Carlos Campos

a Grécia não tem medo da Rússia, tem da Turquia

Theo Gatos

É um avião que a Grécia já opera, necessidade de adaptação mínima… talvez até usem os atuais como reposição dos de versão mais atualizada conforme cheguem mais Rafale ou até mesmo eles finalmente avancem no F35… Estão provavelmente sendo adquiridos para evitar qualquer buraco considerando os cronogramas de entrega dos novos e dos F16 block70… Se qualquer coisa esquentar com a Turquia haverá como reagir pois não podem dormir no ponto… Essa aquisição não tem absolutamente nada a ver com a questão russa nesse momento, mesmo porque entre o teatro ucraniano e a Grécia há algumas fronteiras da OTAN antes…… Read more »

Ze das Couve

Veja só. Uma tacada só o Putin conseguiu desmilitarizar o exército russo e fortalecer os exércitos da OTAN.

JSilva

Não é bem assim, embora o mundo ocidental tenha estabelecido um forte nível de sanções que prejudicarão a Rússia por muitos anos, não se esqueçam que a China, que é a segunda maior economia do mundo, não entrou nesse grupo.

A Rússia vai precisar fortalecer ainda mais suas relações comerciais e militares com a China, talvez passem até a ser compradores de armamentos chineses, e pode ser que muitos desenvolvimentos de equipamentos militares passem a ser conjuntos.
Não acho que a Rússia ficará desmilitarizada, acho que eles ficarão fortemente dependentes da China.

J R

A Grécia esta mirando a Turquia e não a Rússia, essa compra em nada tem haver com a Ucrânia e sim com seu inimigo histórico.

Yuri Dogkove

Todo dinheirão gasto pelo ocidente, e ainda assim não conseguiram parar o Putin… Sorry!

Flanker

Ué, o Ocidente entrou em guerra com a rússia? Não sabia!

Yuri Dogkove

Ué, então porque está se armando? kkkkk

Flanker

Não desconversa. Tu falou “…não CONSEGUIRAM parar o putin…”. Tu usou o verbo no passado. Assim, não poderiam ter parado, visto que até agora não teve guerra entre OTAN e rússia. Vai ter guerra no futuro? Não sei.

Johan

A questão da Grécia chama se Turquia, não tem nada haver com o conflito no Leste Europeu.

J R

nem parece que o povo acompanha o Portal.

J R

Porque ela tem medo da Turquia e não da Rússia, nem parece que vocês acompanham o portal.

rui mendes

Conseguiu a Ucrânia, por isso os Russos mudaram de estratégia, bombardear desde fora da Ucrânia e através da força aérea, pois teve que desistir de bater de frente com o exército Ucraniano, pois mesmo com mais e poderosos meios perdia sempre, assim agora deixaram de pôr botas no chão, para de longe matar alguns soldados, muitos cívis e arrasar cidades, infraestrutura quase toda cívil.
PS: onde anda a famosa coluna militar Russa, de 42 km???!!
Será que como de costume, está a chegar a Kiev??
Parece que já perdeu muitos km de comprimento.

Almeida

O Ocidente não precisa parar Putin, a Ucrânia sozinha já fez isso.

Renz

Esse caça de qualquer ângulo fica show.
E ainda tem muita lenha para queimar, vai esfregar os F-16 turcos com um pé nas costas kkk.

Last edited 2 anos atrás by Renz
leandro

pra mim o caça mais lindo de todos…

M.@.K

Também concordo..

Renato de Mello Machado

Positivo

Camargoer

Olá Leandro. Concordo. O M2000 é o caça mais lindo já fabricado. Fico feliz que a FAB tenha operado. Vive lê Mirage.

Leandro

Eu fico feliz e triste ao mesmo tempo, ao pensar que foi mal aproveitado, gasto um balaio de dinheiro pelo governo do sapo barbudo e nem mica bvr tínhamos…eles poderiam estar voando até hoje, mas o interesse nunca foi na FAB e sim no bolso dessa gente…não é a toa que o Sarkozy quase foi preso na França

Flanker

Sem querer defender ninguém, até porque odeio o referido barba, mas na aquisição dos Mirage 2000 foram gastos 80 milhões de euros (60 para os aviões e 20 para armamentos e apoio inicial). As aeronaves eram das versões B e C, incompatíveis com os mísseis MICA. E não poderiam estar voando até hoje, só se você quisesse gastar, aí sim, um balaio de dinheiro!

Leandro

Mal avaliada a compra, isso que quis dizer …nem pra Gap filler serviu, sendo que a franca tem mirages no inventário até hoje…
Gastasse essa grana em F5 então, já que são eles que estão aí até hoje

Flanker

Ah, Sim. Daí eu concordo.

J R

O sapo barbudo comprou 12 mirages que estavam só a capa da gaita, naquele momento acho que faria mais sentido reformar nossos veteranos M-III para o mesmo padrão do F-5M, ainda tinham muitas horas de voo e não estaríamos esfolando os F-5 até osso a espera dos Gripens.

Tiago da Silva

Caro JR. Na época dos estudos quanto a viabilidade de modernização da aviação de caça da FAB tanto o F-5 quanto o Mirage III foram avaliados levando em consideração uma série de questões. Um dos pontos era a viabilidade técnica x retorno algo que o F-5 levou vantagem e acabou sendo modernizado, o Tiger na época foi contemplando por conta de processos similares estarem acontecendo mundo afora e hoje quase duas décadas depois se mostrou a opção mais viável. Nos dias atuais ainda existem células de F-5 sendo modernizadas como esta acontecendo com parte da frota da Tailândia, o Tiger… Read more »

Leandro

E que retorno trouxeram os mirages comprados naquela época, a não ser ficarem espetados em alguma praça?
Por favor, aquilo ali foi esquema

Neto

Há alegria em ter visto o mais belo Mirage voando como cocá da FAB.
.
Em tempo, o melhor caça tampão para a FAB deveria ter sido algum F-18 legacy que poderia estar servindo na MB hoje. Não sei se à época estariam disponíveis, mas em termos de MD seria um $$ melhor gasto e usado no longo tempo.
.
Que pese que ser bimotor não seria uma economia, de fato, seria um investimento com maior uso no tempo.

pangloss

Eu adoro o Mirage 2000, mas em matéria de beleza, eu não consigo devotar exclusividade a apenas um caça. Tem alguns que eu adoro, ao lado dele: Rafale, Mirage F1, Mirage 4000, F-16 XL, F-15, F-14, F-22, MiG-29, Lavi, Tornado…

Zeca

Excelente lista. A minha é quase idêntica, eu só substituiria o F1 pelo Draken.

Cristiano GR

Aí sim.

Rudi PY3TO

Saudações….Bota o Saab 35 Draken na lista por favor

Carlos Campos

pra mim, é F14, P51 aí vem o Mirage 2000, F22 e SU27

Leandro Costa

Ihh rapaz… Se botar todas as eras da aviação, ferrou. Minha lista não vai ser pequena hehehehehe

Last edited 2 anos atrás by Leandro Costa
Camargoer

Olá Leandro. Minha listinha é simples mas esquisita. Em primeiro fica o Mirage 2000. Em segundo fica o English Elétric Lightning e em terceiro o bombardeiro Victor.

João Adaime

Apenas comparando:
EAU 10 milhões de habitantes, 83 mil km2 e PIB de 600 bi de dólares.
BR 210 milhões de habitantes, 8 milhões e meio de km2 e PIB de 1,74 trilhões de dólares.
Os EAU numa tacada encomendam 80 Rafale, fora os aviões de combate que já possuem.
Fim da comparação.

Lana alves

O mais curioso é que no caso brasileiro não há problema com falta de recursos e sim evidentemente com a aplicação das receitas.
Os 110 bi do MD estão aí…vai da garotada verde oliva saber usa-la. Depois não adianta xingar políticos, o dinheiro caiu na conta.

Cristiano GR

Tem que xingar políticos sim, tem que cobrar muito os deputados, esses na maioria uns montes de m… que depois de se elegerem viram as costas para quem os elegeu e fazem coisas bem diferentes do que se proporam a fazer. Tem até que bater fisicamente nesses deputados mentirosos.

Já os deputados COERENTES, que agiram conforme prometeram, esses merecem a reeleição.

Luís Henrique

55 bi paga aposentadorias. Então o orçamento real é de apenas 55 e não 110. Em dólares da cerca de U$ 10 bi. Quase igual o orçamento da Colômbia. Para um país do nosso tamanho e do nosso poder econômico, isso nunca foi, não é e nunca será um grande orçamento. É um orçamento BEM abaixo da média mundial que hoje é de 2,4% do PIB e a grande maioria dos países NÃO incluem o pagamento de aposentadorias no orçamento militar, tem muitos que pagam algumas pensões por participação em conflitos, mortes em conflitos, etc. Mas o grosso da tropa… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O problema do Brasil é que recursos há para ABSOLUTAMENTE TUDO, mas em absolutamente tudo, são mal usados, desviados, perdidos na corrupção ou na incompetência. Basta ver a Refinaria Abreu e Lima: orçada em 4 bi, já custou 14 e precisa de mais um transatlântico de dinheiro para terminar… e opera bem meia boca, no que consegue…

Funcionário da Petrobras

Qual seria o objetivo do Brasil ter caças avançados, torrando erário público sem necessidade?

Boitatá

Amigo, torrando o erário já estamos. Que tenhamos, pelo menos, defesa e dissuasão.

João Adaime

Caro petroleiro O Brasil já tem caças avançados (pelo menos terá, o Gripen). Não estou defendendo a compra do Rafale. Usei apenas como exemplo, uma vez que este é um espaço voltado a assuntos de defesa. Poderia ter sido outro produto, como frango ou computadores, mas como desconheço o volume destas compras, fiquei num que foi citado na notícia. A propósito, todas (TODAS) as estradas dos Emirados são iluminadas. Com isto quero mostrar que se um país pequeno, com orçamento pequeno comparado com o nosso, pode investir em benefício da população, porque o Brasil não consegue? Mais uma. Lá pessoa… Read more »

Curiango

Por que no Brasil tem muito chupim funcionários públicos

Cristiano GR

E muito caros, os mais caros do mundo.

Funcionário da Petrobras

Qual a fonte ou estudo pra chegar nesta conclusão?

Funcionário da Petrobras

Por que você é tão amargo assim contra o funcionalismo público?
Só por que tentou entrar e tomou pau em prova de concurso público?
Não desconte seu insucesso contra nós.

Funcionário da Petrobras

Sim amigo João, o Gripen E é avançado. Referi em quantidade e variedade. Para muitos aqui, o Brasil deveria ter uma força aérea do nível de Israel, Índia, e por aí vai.Daí pergunto: qual seria a nossa real necessidade disso? A respeito de pessoa física não ser tributada por lá, dessa eu não sabia. Experimente algum deputado daqui enviar um PL para votação na Câmara, a fim de desonerar a PF? Quem sabe na próxima Constituinte, para aprovação da próxima Carta Magna, algum parlamentar iluminado leve essa proposta para imunizarmos de pagar tributos. Sonhar não custa nada. Obviamente esta proposta… Read more »

Adriano Madureira

“Qual seria o objetivo do Brasil ter caças avançados, torrando erário público sem necessidade?”

É sério isso?! O objetivo amigo é nós proteger e ao menos não sermos pegos de calças na mão como a Geórgia foi pega ou a Ucrânia em 2014…

Eu prefiro um erário público sendo investido e não torrado em defesa, mas que possa nós dar uma segurança para a nação…

É bem melhor isso do que vermos um dia cidadãos sendo torrados com munição de fósforo branco !

Funcionário da Petrobras

Adriano.
Estes países que você citou têm um vizinho fortemente armado, que você também citou. Sem falar que aquela região do leste europeu é um barril de pólvora.
Qual vizinho nos ameaça por aqui?

Adriano madureira

Os nossos vizinhos não me preocupam amigo Funcionário,oquê me preocupa são os jogadores externos,os grandes players que comandam o mundo,a mídia,que usam seu peso militar e político para passar por cima dos outros… Aqui no continente não há força naval ou terrestre que possa nós intimidar,portanto, a hipótese de uma incursão naval ou terrestre contra o Brasil é improvável. Mas devemos nos precaver de ameaças militares futuras com equipamentos militares de qualidade,sejam estes estrangeiros ou produzidos nacionalmente… A Turquia e seus drones são um bom exemplo,apesar de comprar muito material no exterior,os turcos também adquirem de sua BID. A guerra… Read more »

Leandro Costa

Porque Defesa não se constrói do dia para noite. Quando é necessário não dá para tirar da cartola.

Adriano Madureira

“Qual seria o objetivo do Brasil ter caças avançados, torrando erário público sem necessidade?” É sério isso?! O objetivo amigo é nós proteger e ao menos não sermos pegos de calças na mão como a Geórgia foi pega ou a Ucrânia em 2014… Eu prefiro um erário público sendo investido e não torrado em defesa, mas que possa nós dar uma segurança para a nação… É bem melhor isso do que vermos um dia cidadãos sendo torrados com munição de fósforo branco ! Infelizmente não somos um país justo, com governantes justos e uma política social justa. Na Noruega os… Read more »

Material Arquivo

Eu acho que não li isso, deve ser só uma piada.

Funcionário da Petrobras

Seja racional e pense fora da caixinha.
Caso contrário continuará achando que é uma piada.

Curiango

Chupim

Funcionário da Petrobras

Quem, eu?
Por qual motivo se você nem me conhece?
Deixa de ser frustrado meu caro.

Silvano

Só o Petrolão pagava esses 80 Rafale comprados pelo EAU e ainda sobrava para pagar pelas Tamandaré. Repito, só o big petrol.

rui mendes

Compara PIB per capita.

João Adaime

Tá de brincadeira? KKKKKK

Renz

Que tal começar com o de portugal? *Vou dar uma dica: É o mendigo da Europa..

rui mendes

Filho, PIB per capita, onde se vê a qualidade de vida, é dos mais baixos da UE sim e não dá Europa, porque eu não minto, nem tenho a mania que sou o maior, quando isso é mentira, mas sendo dos mais baixos da Europa, é bem maior que o do Brasil, aliás basta ver que PIB per capita é mais ou menos igual ao de São Paulo, que como vocês sabem é o motor, coração e tudo mais do Brasil. Agora PIB total, como é lógico, com 10 milhões de habitantes, têm que ser mais baixo, aliás o PIB… Read more »

Elias

Brasil tem programas sociais elevados que fazem a nossa população ser a mais bem servida ( ironia)… nao sobra para compras militares ( filhas solteiras de politicos que o digam)

Vitor

Compara as dividas frente ao PIB agora…

Cristiano GR

A administração de um país grande como o Brasil não envolve somente FAs, ou FAB, mas todo o conjunto, todo mesmo, e nesse conjunto temos as dívidas interena e externa, a saúde, a educação, o funcionalismo público mais caro do mundo, os políticos mais caros do mundo, a justiça mais cara do mundo, a picaretagem do financiamento público de campanha, a manutenção da infra-estrutura existente, o pagamento dos militares, as novas obras, os pagamentos de meios adquiridos incluindo os das próprias FAs, etc.

EduardoSP

EAU: 600 bi de dólares/ 10 milhões de habitantes= 60 mil US$ de renda per capita.
Brasil: 1,74 tri de dólares/ 210 milhões de habitantes= 8,28 mil US$ de renda per capita.

EAU é 7 vezes mais rico que o Brasil.

Almeida

Mas também não temos o Irã como vizinho…

Paulo1

Eles gostam do Mirage mesmo. E também, possuem mais de 150 F-16.

Last edited 2 anos atrás by Paulo1
Almeida

Sempre deu conta do recado, por que não gostar?

BK117

Caça bonito… Caça bem feito… Caça formoso…

Cristiano GR

Sempre achei ridícula aquela enorme saída do Mirage. E para quem gosta de deltas, o Gripen é muito mais bonito.

Flanker

Saída de que?

Bruno Vinícius

Falem o que quiserem do Macron, mas desde que ele foi eleito a indústria de defesa da França tem conseguido um sucesso retumbante.

Pedro Fullback

A França sempre vendeu bem os seus equipamentos militares, com o Macron nada mudou.

Silvano

Com cerveja, basta ver o sucesso dos sub nuc para Austrália.

André Macedo

O acordo com a França não envolvia subnucs, eram convencionais.
A Austrália trocou um acordo já consolidado e um excelente produto com um nome feito no mercado por uma ilusão de um contrato vago, sem prazo, sem preço, sem saber o quanto de tecnologia vai ser realmente transferida, enfim, sem pé nem cabeça.
Vale lembrar que a Austrália tem menos experiência na área nuclear que o próprio Brasil.
“Ah mas eles podem alugar submarinos nucleares pra Austrália” – Porque diabos simplesmente não negociaram uma base, ao invés desse acordo pra “australiano” ver?

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Que avião!

Funcionário da Petrobras

Ninguém falou deles,mas eu falo.
Seriam excelentes vetores para a Argentina, não?

Johan

São caças formidáveis, mas com hora de vôo cara, principalmente para os padrões argentinos. Para eles cabe um JF17, ou MiGs 29 de segunda mão revitalizados.
Com a situação econômica em franca degradação, não acredito em aquisições, excerto com uma ajudinha chinesa.

Paulo1

Não te contaram?
Malvinas, embargos, mísseis exocet chipados…
Argentina, para adquirir caças, 2 caminhos China ou Rússia.

Last edited 2 anos atrás by Paulo1
Funcionário da Petrobras

A gama que o -9 pode carregar vai muito além do Exocet.
Creio que estes aviões não sofreriam embargos se fossem adquiridos pela Argentina.
Os JF17 também serão bem recebidos por eles.

Vitor

Esses caças já são obsoletos. O Radar e contra medidas eletrônicas de 1998. O EAU está fazendo excelente negócio, tipo a Royal Navy vendendl navio com 20 anos. Jaja Mirage 2000 fica sem manutenção…

Flanker

Em 2019 os EAU contrataram uma modernização dos seus 2000-9, envolvendo sua parte eletrônica incluindo o upgrade do radar para o RDY-3. Não sei como ficou, devido à pandemia.
O radar RDY-3 é um PESA, mas está entre os melhores de sua categoria, sendo o topo dessa família de radares da Thales.

rui mendes

Claramente não sabes todas as capacidades deste caça.
Se os Mirage 2000-5 Franceses são excelentes caças no combate ar/ar, os Mirage 2000-5 Gregos são mais novos, pois foram entregues em 2007 completamente 0 km e são excelentes no combate ar/ar mas também capazes de empregar o míssil de cruzeiro Scalp/eg, que é uma função prioritária para os Gregos e os Mirage 2000-9 são ainda melhores, pois tem um radar e electrónica melhorada e empregam além de armamento de origem Francesa, também Norte-Americano, a começar no pod lightning.

Almeida

São tão obsoletos que não só a Grécia mas outros países querem operá-lo a partir de 2026…

Vitor

Ja combinou com os Ingleses também?

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Isso que dá não gastar quase todo o orçamento em pensões e lagostas

Paulo1

Picanha, leite condensado…

Vitor

Hahah você viaja. Pelo amor de deus , que comentário é esse? Ta indignado, vai fazer protesto la na frente do STF, porque la lagosta tem sim!
Considerando seu raciocínio, o que você propõe É cortar o pagamento de pensões no Brasil? Sabia que isso poderia liberar 20% do orçamento de todo o governo ?
Da pra pagar boa parte da divida do Brasil, mas e ai? Vai deixar de pagar os aposentados?
Use a internet a seu favor e ganhe conhecimento. Por favor!

Cristiano GR

Não, na frente do STF ele não vai não, ele sabe que lá é só vinho caríssimo, champagne e lagosta, mas também sabe que lá eles fazem o petralha dele voltar para prisão num estalinho de dedos e mesmo assim ele e seus apoiadores torcem dia e noite pelos advogados nomeados seguirem aprontando e prejudicando o país.

Adriano Madureira

São lindos !

Juca

Quais misseis ar-ar essa versão -9 pode operar?

Zeca

Mica.

Juan

Que gran error cometió Dassault al dejar se fabricar el Mirage 2000-5! Sin dudas aún hoy seguiría logrando muchas ventas. Un avión de combate excepcional.

Henrique

Eu acho que não era econômico manter duas linhas de produção diferentes.

Almeida

Na verdade estavam com receio de que as vendas de novos Mirage 2000 atrapalhassem as vendas do Rafale.

Burgos

In off
Galante abre teu e-mail que mandei lá pra vc a matéria !!!
Caiu um Osprey V 22 norte americano parece que já iniciaram as buscas dos tripulantes !!!👍

Antonio Cançado

NÓS deveríamos adquirir esses caças…

Cristiano GR

Começou.

Paulo1

Eu também acho.

Almeida

Esquece, agora é Gripen.

Felipe
Yuri Dogkove

Kinzhal em ação! Os créditos são da tvzvezda.

Groosp

Qual a diferença entre o Mirage 2000-5 e o Mirage 2000-9?

Leandro Costa

Mirage 2000-4.

Hehehhe foi mal, não resisti fazer a piada.

groosp

Hahaha! Pelo que eu vi é computador que é mais moderno. Mais próximo ao Rafale.

Flanker

Sim. O Mirage 2000-5 foi um upgrade de aproximadamente 37 aeronaves 2000C iniciais da França, que eram equipadas com o radar RDM, com substituição do radar pelo RDY, novas telas MFD e capacidade de uso multifunção (os 2000C tinham basicamente capacidade ar-ar) e várias outras melhorias, resultando no 2000-5F. o 2000-5 Mk2, mais aprimorado, serviu de base para variantes de exportação, como os vendidos para Índia, Catar e Taiwan, todos com variações específicas de cada cliente. O 2000-9 é a versão padrão de exportação e foi adquirida pelos EAU.

rui mendes

E penso que também pode entregar algumas armas Norte-Americanas, pelo menos o pod lightning é usado nos Mirage 2000.9 dos EUA.

Silvano

Kh-47M2 Kinzhal começou a cantar bonito no lombo dos mercenários.

Rafael M. F.

Tudo conforme o script.

Grécia cede áreas do Egeu aos franceses para exploração e produção de óleo e gás. Em troca os franceses fornecem armamento e mantêm uma aliança defensiva com os gregos para o caso de qualquer assanhamento dos otomanos.

rui mendes

Sim, é a petrolífera Francesa Total que vai explorar alguns.

Carlos Crispim

Nossa que caça lindo! Imagens sensacionais

Yuri Dogkove

Um caça muito útil! Só no “Brazil” mesmo que essas aberrações acontecem… https://www.aereo.jor.br/2019/05/29/fab-vende-cacas-mirage-2000-para-a-empresa-francesa-procor/

Camargoer.

Caro Yuri. O esquadrão de caças M2000 da FAB eram do tipo “C”, bastante inferiores aos M2000-9 dos Emirados. Não dá para comparar uma coisa com outra. Sem dúvida, eles eram superiores aos F103E e aos F5M da FAB, mas eram inferiores aos F39E que estão sendo introduzidos agora. Eles foram comprados para cobrir um gap operacional entre a retirada dos F103 e a entrada dos F39. Eles tinham um número de horas de vôo que permitiu operarem por seis anos. Para que pudessem voar mais tempo, eles demandariam uma grande revisão. Eu não sei dizer porque a FAB preferiu… Read more »

Flanker

Camargo, o M2000 que a FAB operou era superior nos quesitos manobrabildade, potência do motor, razão de subida e outras características aerodinâmicas e de voo. Mas, no quesito de eletrônica, aviônicos, comunicações/link de dados, mísseis BVR e WVR, entre outras, o F-5M é superior.

Camargoer

Olá Flanker. Você tem razão. Os F5M tinham uma eletrônica de comunicação superior aos F5M, só não tenho certeza em relação a capacidade dos radares, mesmo sabendo que os radares do F5 eram de uma geração posterior aos do M2000. O ponto era talvez que o M2000 pudessem impor uma capacidade de defesa aérea mais adequada que o F5M, mas sem entrar no supertrunfo, ué seria uma discussão sem sentido.

Flanker

Como eu escrevi, toda a eletrônica do F-5M é superior à do Mirage 2000C. O alcance do RDI dos Mirage era maior que do Grifo do F-5M, mas este tem mais modos de operação. No resto dos sistemas embarcados e armas ( o R-530D era semiativo, enquanto o Derby é ativo e o Python 4 muito superior ao Magic II do Mirage), o F-5M é superior.

rui mendes

Os Grippens E/F são muito superiores, nada a ver, aliás é dos melhores caças do mundo actualmente e no quesito da electrónica e mesmo soberbo.

Camargoer

Caro Rui. Foi o que escrevi. Os M2000-c da FAB eram superiores aos Mirage Iii (F103) e aos F5M, mas obviamente eram inferiores aos novos F39. Talvez a FAB pudesse ter mantido o GDA com os F2000 operando até hoje para serem substituídos pelos F39. Isso teria demandado algum esforço financeiro mas talvez tivesse válido a pena. Agora já foi. Vida longa ao Gripen.

Luiz Trindade

É… Agora resta saber se a Grécia vai aguentar a manutenção do Mirage neh?!? Mas que é um caça e tanto isso é!

rui mendes

A Grécia já tem muitos Mirage 2000 e Mirage 2000-5.
Com a possível entrada desses, vai retirar os primeiros e ficar com os 2000-5 e os 2000-9.

Camargoer

Olá Rui. O limitante da Grécia pode ser a equipe de manutenção e pilotos, de tal modo que estes novos caças poderão mesmo substituir os mais antigos. Faz sentido.

Kemen

Mirage 2000 usado, hoje superado sem dúvida, ainda mais sendo empregado na Europa ou Oriente Medio, mas para quem tem pouca grana serve, para combate aereo deixa a desejar mesmo com misseis que não devem ser de ultima geração, entretanto pode ser empregado em outras missões. O RDY-3 um doppler de ultima versão operando em 12 GHZ apesar de usar TWT que lhe permite um bom alcance não as capacidades que se podem obter de um AESA, mas “quem não tem cão caça com gato” A FAB desativou os seus 2000 comprados como “tampão provisorio” com essa bonita arquitetura a… Read more »

Nonato

Compra sem lógica.
Caças antigos para começar a receber daqui a 4 anos.
Se fosse para agora, tudo bem, uns 12 para reforçar.
Por que a França não doa ou vende mais uns 30 Rafale para uso imediato?

Tiger 777

Quem deve tá querendo comprar o resto dos mirages deve ser Taiwan!!!
Será que Macron, tem coragem de peitar a China??? Rsssss

Tomcat4,3

Aeronave linda e esta versão do Mirage 2000 é a mais top de todas, custo alto de manter e operar, coisa de patrão !!!rs

Humberto Gomes

A FAB poderia adquirir alguns, já que a entrega dos Gripens está sendo feita a conta gotas…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu lembro de uma especulação em torno do Brasil adquirir Mirages 2000-5 dos EAU… ou seriam 2000-9? Isso foi na época do FX2, quando se aventou a possibilidade de alguém adquirir Rafales e entregar os M2000 que viriam para cá…

Flanker

Com a demora na escolha do F-X2, se comentou muito nos fóruns e blogs a compra desses Mirage 2000-9 dos EAU. Mas, era apenas conversa de internet.