Chefe da agência espacial russa disse que não trará astronauta norte-americano de volta da ISS. Elon Musk já ofereceu enviar seu foguete para resgatá-lo

O programa espacial da Rússia aparentemente ameaçou deixar um astronauta americano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) após a divulgação de um vídeo compartilhado pela mídia estatal russa RIA Novosti.

Mark Vande Hei, 55 anos, casado e pai de dois filhos, está programado para retornar ao Cazaquistão da Estação Espacial Internacional (ISS) com dois cosmonautas russos a bordo de uma espaçonave russa Soyuz em 30 de março, depois de passar quase um ano a bordo.

Mas em meio às sanções dos Estados Unidos contra a Rússia pelas violações de direitos humanos que está cometendo em seu cerco à Ucrânia, Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa Roscosmos, ameaçou deixá-lo no espaço.

Ele até aproveitou o tempo para produzir o vídeo arrepiante, que foi postado no Twitter pela NASA Watch.

Ele apresenta música animada com a letra ‘Farewell’ enquanto os dois cosmonautas a bordo da ISS com Vande Hei acenam para ele e separam o segmento da estação da Rússia – o que o enviaria em espiral para a Terra.

A RIA Novosti legendou: “O estúdio de televisão Roscosmos demonstrou em tom de brincadeira a possibilidade de a Rússia se retirar do projeto da ISS – o desencaixe do segmento russo da estação, sem o qual a parte americana do projeto não pode existir”, de acordo com uma tradução da Newsweek .

A mãe de Vande Hei, Mary, de 77 anos, disse ao The Mail no domingo: “É uma ameaça terrível. Quando ouvi pela primeira vez, chorei muito. É muito preocupante. Estamos apenas fazendo muita oração.’

Mary, uma professora aposentada de Minneapolis, Minnesota, pediu paz, acrescentando: “É realmente uma pena que tenha sido politizado assim. É um choque. Sua esposa, Julie, está muito preocupada no Texas. É muito difícil para ela agora.

Lembrando como ela e seu marido Tom se juntaram ao filho no Cazaquistão em 2017, quando ele foi lançado à ISS para sua primeira viagem de seis meses no espaço, ela disse: “Foi maravilhoso ver pessoas de todos os países trabalhando juntas. Mark tem um ótimo relacionamento com todos os astronautas e cosmonautas.’

Tom, 80, um executivo de sistemas de informação aposentado, acrescentou: “Essas ameaças são apenas uma pessoa falando e, embora seja o chefe da agência espacial russa, todas as outras pessoas dentro da agência espacial que parecem muito cooperativas.

Thomas Kirkman, professor de física da St. John’s University, que ensinou Vande Hei na graduação, também disse que sua ética de trabalho, educação e experiência militar o ajudarão a lidar com a tensão crescente com profissionalismo.

“Suspeito que ele esteja olhando pela janela para a Ucrânia ocasionalmente”, disse Kirkman ao Star Tribune. — Mas ele foi coronel, então sabe como lidar com pessoas em situações difíceis.

“Ele é o cara certo para estar lá em cima”, disse ele, acrescentando: “Estou menos confiante sobre as pessoas que estão em Moscou, mas suspeito que as pessoas que estão na estação espacial sejam profissionais.”

Vande Hei nasceu na Virgínia e cresceu em Nova Jersey e Minnesota.

Ele obteve um Bacharelado em Ciências em Física pela St. John’s University em 1989, antes de ser comissionado no Exército através do programa ROTC, onde atuou como engenheiro de combate.

Em 1999, tornou-se professor assistente de física na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, e 10 anos depois foi selecionado como astronauta.

Seu primeiro voo espacial foi em 2018, como membro da tripulação da Expedição 53/54, durante a qual realizou caminhadas espaciais, pesquisou a microgravidade e mediu a entrada de energia do sol na Terra.

Ele se juntou aos dois cosmonautas russos na tripulação da Expedição 64/65 em abril passado, encarregados de conduzir centenas de experimentos para aprender mais sobre a vida no espaço, que a NASA disse ser fundamental ‘para entender e superar os desafios dos voos espaciais de longa duração, e aqueles insights adquiridos ajudarão a enviar humanos para a lua e, eventualmente, para Marte.’

Em setembro, Vande Hei conversou com alunos e funcionários dizendo: ‘Eu me tornei um astronauta pela oportunidade de explorar uma combinação de desafios mentais e físicos.

O último tweet de Vande Hei foi de 21 de fevereiro, quando ele compartilhou uma vista aérea de Washington D.C. e uma citação de George Washington: ‘Fui convocado pelo meu país, cuja voz nunca posso ouvir, mas com veneração e amor.’

Rogozin ameaçou deixar astronautas americanos no espaço em resposta ao presidente Joe Biden anunciar sanções contra a Rússia, que ele disse que ‘degradaria sua indústria aeroespacial, incluindo seu programa espacial’.

‘Você quer destruir nossa cooperação na ISS? Se você bloquear a cooperação conosco, quem salvará a ISS de uma órbita descontrolada e cairá nos Estados Unidos ou na Europa?’ ele perguntou.

Então, depois de trocar farpas com o astronauta aposentado Scott Kelly sobre um vídeo separado em que os trabalhadores cobriam representações de bandeiras americanas e japonesas, Rogozin escreveu em um tweet agora excluído: “Saia, seu idiota! Caso contrário, a morte da ISS estará em sua consciência!’

Mas Kelly disse que o vídeo deixando Vande Hei na Estação Espacial Internacional foi longe demais.

“Me enfureceu o fato de que o país pelo qual estivemos nessa parceria internacional por 20 anos tenha se dado ao trabalho de fazer um vídeo ameaçando deixar para trás um dos membros da tripulação pelos quais são responsáveis”, disse ele ao Wall Street Journal.

“Eles concordaram em ser responsáveis ​​por sua segurança, levando-o para a estação espacial e levando-o para casa”, explicou Kelly. ‘Para mim, isso meio que cruzou a linha.’

Ainda assim, Rogozin dobrou suas ameaças, alegando no fim de semana que sanções “ilegais” poderiam fazer com que a ISS de 500 toneladas caísse sobre os países ocidentais.

Ele disse: ‘As populações de outros países, especialmente as lideradas pelos ‘cães de guerra’, devem pensar no preço das sanções contra a Roscosmos.’

Elon Musk agora se ofereceu para enviar seu foguete SpaceX para resgatar o astronauta dos EUA se os russos o abandonarem, mas funcionários da NASA dizem estar confiantes de que Vande Hei retornará conforme planejado.

“A NASA continua trabalhando com a Roscomos e nossos outros parceiros internacionais no Canadá, Europa e Japão para manter operações seguras e contínuas da Estação Espacial Internacional.

“Em 30 de março, uma espaçonave Soyuz retornará conforme programado levando o astronauta da NASA Mark Vande Hei e os cosmonautas Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov de volta à Terra”, prometeu.

“Após seu retorno, Vande Hei deterá o recorde americano para a mais longa missão de voo espacial humano de 355 dias.”

FONTE: Daliy Mail

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10

Se o sonho de Putin era isolar a URSS, ops, Rússia, conseguiu.
Parabéns!!!
Dois países que agora a NASA nunca mais quer ver: Rússia e Brasil.

Edson

Não quer ver o Brasil, mais usa Alcântara????

Palpatine

Talvez não queiram ver o Brasil na ISS, não foi por isso que o Brasil foi expulso de lá?

Last edited 2 anos atrás by Palpatine
Marcos10

Isso, isso!!!

Andre

Foi expulso prq, em 2007, não cumpriu com o que havia assinado em sua entrada. Não construiu nenhum parafuso do que deveria ter feito…

Carlos Junior

Se o Brasil honrasse seus compromissos financeiros com o programa ISS, seria bem vindo. Mas como somos um país que se contenta em ser um mero fornecedor de commodities, então há calote no pagamento de nossa quota desse programa.

Marcos10

Desconheço que a NASA esteja lançando alguma coisa de Alcântara.

Salim

Quantos lançamentos da NASA de Alcântara……. Travaram Alcântara, isto sim. Monumento aos Lessa pátria.

Bosco

Há inúmeras startups que estão chegando ao espaço mas você acha que usistadunidenses travam o programa espacial brasileiro?
Isso sim eu chamo de fervor patriótico. Um sujeito que acha que seus compatriotas são honestos, bem intencionados, competentes e acima de qualquer suspeita e que a culpa do país ser como é vem sempre de fora é um verdadeiro patriota.
Parabéns!

MMerlin

O início do PEB bate quase 70 anos. Iniciou pela FAB e hoje está sob responsabilidade da AEB.
O início do programa espacial indiano iniciou nos anos 60.
O resultado, status atual dos dois programas, é incomparável.
O PEB está onde está devido a falta de apoio político (que consequentemente impacta no orçamento do AEB), dificuldades técnicas e gestão incompetente.

Se quiser realmente saber os reais motivos para o Programa Espacial Brasileiro nunca ter decolado, com informações de quem trabalhou nele, existem alguns blogs e canais muito bons. Basta procurar.

Last edited 2 anos atrás by MMerlin
Bosco

Usa pra quê?

seuzénétiuôrqui

Esse cara só vive falando m…..!

Carlos Junior

Perfeitamente observado. O pessoal é louco… comenta como se tivesse comentando futebol.

José Marinho

Os cientistas não se deviam de meter nessa barafunda, até porque os politicos vão e vem outros mas os cientistas continuam até se reformar ou morrer.

100nick-Elã

A Rússia não vai dormir por causa desse boiocote da NASA. Aliás, a Rússia não tem interesse mais na estação espacial, em breve o prazo de validade dela vai se acabar e a Rússia vai construir uma estação com a China. Ou seja, o Ocidente não terá mais estação espacial, mas a Rússia e a China terão.

Andre

A China já está construindo a dela, sem a Russia.

Vocês Putinzetes torcem para a China salvar o Putin do buraco em que ele se enfiou.

Mauro Cambuquira

Que chatice esse negócio de “Putinezetes”. Eita 5ª Série braba essa!

Antoniokings

Ninguém liga.
É só trabalhar com os chineses.
Já chegaram a Marte e têm dinheiro suficiente para construir quantas estações quiserem.

Ze das Couve

Só para lembrar. Estamos indo para o 19o dia de uma guerra que você disse que duraria 3 dias. Três dias!

Amon Rá

Balelas, balelas e mais balelas. Vocês mickeyboys vivem num mundo de fantasias movido por raivinhas adolescentes que não encontram correspondência na realidade. Porque os EUA foram tentar cooptar a Venezuela cujo governo tentaram derrubar recentemente? Porque o jogo mudou e se tornou do interesse deles Quando acabar esta guerra, a histeria do ocidente vai arrefecer e os interesses econômicos falarão mais alto novamente. Há tambem a recusa patológica de vocês em aceitarem o fato de que o eixo de poder econômico está mudando. Na verdade já mudou. Este desejo de verem a Rússia desmoronar não vai rolar mickeyboys. A economia… Read more »

Adriano Madureira

Sorte que os russos não levam mais armas ao espaço…

comment image

Antoniokings

Em menos de dois minutos, quatro mísseis Kalibr passam por milicianos ucranianos

https://www.youtube.com/watch?v=bzYxIg0Cr5g

Antoniokings

Atualizando.
Ukrainian Su-24 Strike Fighter and 11 Drones Shot Down as Air Assets Diminish

Antoniokings

Israeli PM Advises Ukrainian Government to ‘Surrender’ Amid Russian Gains – Reports
militarywatchmagazine.com/article/israeli-pm-advises-ukrainian-government-to-surrender-amid-russian-gains-reports

Antoniokings

Claro.
Depois de recusar a sugestão dos israelenses, a única coisa a fazer é negar que ela tenha sido feita.
Sabe aquele papo do ‘técnico prestigiado’?
É mais ou menos isso.

Antoniokings

E mais uma dos EUA.

Rússia pediu à China ajuda militar e econômica para a guerra, afirmam autoridades dos EUA
Tá difícil para os EUA, né?
Mas, vai melhorar.
Confia!

Ze das Couve

Como é que é? A Rússia pedindo armas para a China? Será que ela não tem capacidade para produzir? Cadê a fábrica da Sukhoi, da Kalashiikov? O que aconteceu com a poderosa indústria militar russa?

Antoniokings

Para o Pentágono, os soldados russos estão se rendendo, três generais já foram mortos, os ucranianos estão reagindo, a Rússia precisa de armas chinesas e a base de mercenários foi destruída por naves alienígenas.
kkkkkkk

Ze das Couve

E outra. Vai pagar com o que? O rublo vale menos que o peso argentino.

Andre

Pedir ela deve ter pedido mesmo. Devem até ter pedido alguns J20, já que não conseguem por um avião 5gen em operação.

E os Chineses devem estar rindo, ansiosos para dominar a Russia pós-Putin.

Ze das Couve

Só para avisar. A Toyota, que tinha parado de fabricar carros na Rússia dia 5, agora parou de enviar peças e carros importados também. É a Rússia cada vez mais isolada no mundo. Pena que a população russa não sabe disso porque não tem acesso a notícia independente.

Putinik da Silva

Engraçado que a frota de Drones da Ucrania era de umas 40/50 unidades e os Russos falaram que destruíram umas 150 já…

Antoniokings

Pois é.
Conforme o Ocidente manda mais, mais são derrubados.
Já postei aqui que é jogar dinheiro fora.
E outra.
Putin determinou que as armas apreendidas do inimigo sejam entregues à DPR e à LPR.

Putinik da Silva

Claro, e os russos mostraram fotos de todos esses abates…

Mesma coisa que acreditar no que as forças da Ucrania dizem ter abatido/destruído.

Antoniokings

E precisa?
A Rússia tem uma coluna de 60 km de tanques que não sofreu nenhum ataque.
Seria por quê?

Ze das Couve

Que ficou parada gastando combustível e ração por uma semana sem fazer nada. Eita logística boa!

Ze das Couve

A bolsa russa já abriu? (só uma pergunta)

Ze das Couve

Bravata da Rússia. Não vai acontecer nada. Trarão o astronauta americano e pronto.

Bosco

Não fosse as conexões de oxigênio com o traje espacial esse americano poderia voltar na Crew Dragon 3 em abril junto com os 4 astronautas que estão lá. Em caso de emergência poderia ser feito uma gambiarra? Eu acho que sim. Não tem um assento para um quinto membro mas esse problema seria resolvido colocando-o amarrado em algum ponto. O problema de difícil solução é fazer um T numa conexão de suporte de vida e pra piorar, o traje dele é russo e não é compatível com as conexões da nave americana. Mas repito, em caso de vida ou morte… Read more »

Ze das Couve

Bosco, não seria possível enviar um novo traje para ele?

Bosco

Poderia se tiver uma nova missão de carga programada que não seja russa. Teria que verificar se tem alguma.

Bosco

Em relação à conexão, pode ser que haja alguma redundância e ele consiga se conectar.

Bosco

Dei uma conferida e a próxima missão não tripulada para reabastecer a ISS será uma Cargo Dragon da SpaceX mas será lançada no mês de maio enquanto a Crew Dragon está planejada para voltar em abril.

Bosco

Se a gambiarra não for possível o Elon Musk terá que mandar mesmo uma Crew Dragon só pra buscar ele , com um traje a mais e um assento vazio.

Antoniokings

Pede para o Musk resgatar.

Bosco

Ela já disse que vai!

Segio

Garanto que Elon Musk mandaria uma dragon de graça e ainda dando risada…..so a propaganda que ele ganharia, Crew Dragon resgatando astronauta americano….rs

Bosco

A Crew Dragon é pressurizada e em caso de emergência ele vem sem traje mesmo.

Pablo Maroka

grande boscão da massa dando aulas de engenharia.

Bardini

Esse Rogozin lembra alguns pirados da política brasileira, tipo uma Gleisi Hoffmann ou Carla Zambelli…

Nemo

A trilogia está infestada de trolls. Ten uns três ou quatro (que desconfio sejam um só) que não dá uma informação relevante, não faz uma análise, mas fica com mil posts falando besteira. Cabra mais chato.

Renato de Mello Machado

“Foi maravilhoso ver pessoas de todos os países trabalhando juntas”. Sim concordo pois não gosto de comunistas e o fiquei muito feliz com o fim da URSS que liberou vários países da cortina de ferro.Mas a OTAN não se libertou ainda desse tempo não cumprindo acordos da época de não se chegar para as fronteiras da Rússia e aceitando países que viviam na esfera soviética nesse nefasto pacto militar.

Segio

A ISS esta em orbita desde 1998 e ocupada por astronautas desde 2000. Tinha uma vida útil de 15 anos, mas há projetos para ampliar sua vida útil para ate 2030. Faltando apenas 8 anos e com toda essa guerra e sanções, acho que não há mais sentido investir dinheiro.

Last edited 2 anos atrás by Segio
Maurício.

“Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa Roscosmos, ameaçou deixá-lo no espaço.”

Se esse tal de Rogozin deixar o astronauta americano lá no espaço, é de uma canalhice sem tamanho, o que o cara tem a ver com as sanções que o governo americano está fazendo? Tudo tem um limite, e deixar o cará lá sozinho passa de qualquer limite.

Renato de Mello Machado

O ‘último cidadão soviético‘: Sergei Krikalev.Lembra dele não?

Maurício.

Renato, eu não fazia idéia de quem era Sergei Krikalev até você mencionar ele, dei uma pesquisada rápida aqui, coitado, chegou na terra branco igual papel!

Renato de Mello Machado

quase que foi deixado lá.

Felipe Augusto Batista

“o que o cara tem a ver com as sanções que o governo americano está fazendo?” O que o cidadão russo comum tem a ver com a guerra de Putim pra ser obrigado a ficar sem acesso a Netflix? Nada. No final é tudo jogo político. O ocidente tenta jogar o povo russo contra o presidente tornando a vida deles mais difícil. A Rússia, que não possue a mesma capacidade, responde tentando jogar o povo americano contra o governo tornando a vida do astronauta mais difícil, e não, eles sabem que ele não corre realmente um risco grave, antes da… Read more »

Francisco Vieira

“A Roscosmos nunca deu nenhuma razão para duvidar de sua confiabilidade como parceira. A operação de maneira segura da tripulação na EEI é nossa principal prioridade. O astronauta norte-americano Mark Vande Hei retornará à Terra no dia 30 de março a bordo da espaçonave russa Soyuz MS-19 juntamente com Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov”, disse a agência espacial russa.”