Suécia anuncia plano para aumento significativo nos gastos militares

59

O governo sueco planeja aumentar os gastos militares para 2% do PIB devido à ameaça da guerra da Rússia na Ucrânia

O governo da Suécia anunciou planos para um aumento significativo nos gastos militares para 2% do produto interno bruto (PIB) “o mais rápido possível”, citando a ameaça à segurança da guerra da Rússia na Ucrânia.

A Suécia, que encerrou décadas de cortes na defesa após a anexação da Crimeia por Moscou em 2014, disse na quinta-feira que espera atingir sua meta nos próximos 10 anos, mas não deu uma data específica.

“Esperamos chegar lá o mais rápido possível”, disse a primeira-ministra social-democrata Magdalena Andersson a repórteres.

O país escandinavo, que durante a Guerra Fria dedicou até 4% de seu PIB ao orçamento de defesa, reduziu drasticamente seus gastos durante os anos 1990 e início dos anos 2000 para cerca de 1%.

“A guerra na Europa vai afetar o povo sueco. Precisamos continuar a fortalecer a capacidade de defesa da Suécia”, disse Andersson.

“A situação de segurança nas proximidades da Suécia se deteriorou ao longo do tempo. O ataque russo à Ucrânia agrava ainda mais isso”, disse ela.

Andersson também alertou que o número de jovens convocados para o serviço militar obrigatório – que foi reintroduzido em 2017 – aumentaria.

Espera-se que a oposição de direita aprove o plano no parlamento.

Adesão à OTAN

Caça Gripen C da Força Aérea Sueca apoiando a campanha da OTAN na Líbia, em 2011

A opinião pública sueca se voltou pela primeira vez a favor da adesão à OTAN, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Mas Andersson rejeitou consistentemente essa opção, dizendo no início desta semana que se candidatar à aliança transatlântica neste momento arriscava “desestabilizar” o norte da Europa, já que Moscou se opõe ferozmente a qualquer expansão da OTAN.

A vizinha Finlândia, que também não é membro da OTAN, também rejeitou a adesão por enquanto, embora discussões políticas e parlamentares estejam em andamento lá.

O orçamento de defesa da Suécia para 2021 é de cerca de 66 bilhões de coroas suecas (US$ 6,7 bilhões), e o país já havia concordado em aumentar esse nível para 91 bilhões de coroas suecas (US$ 9,3 bilhões) até 2025.

Em 2020, seu orçamento de defesa foi de 1,2% do PIB, aumentando para cerca de 1,5% nos próximos anos com os investimentos já anunciados.

A meta de dois por cento é o mesmo nível que a OTAN exige para seus membros, embora muitos fiquem aquém da meta.

Após a invasão da Ucrânia, várias nações europeias, incluindo Alemanha e Dinamarca, anunciaram investimentos robustos em suas forças armadas.

FONTE: Al Jazeera / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera
  • Gripen E operando de rodovias
  • NLAW + Carl Gustav
  • RBS 70
  • CV 90 com invisibilidade multiespectral

A única chance do império da rússia vencer qualquer guerra contra a Suécia seria usando armas nucleares.

  1. A qualidade tecnológica sueca é muito superior
  2. Os suecos investem na fabricação dos meios essenciais que, no caso deles que estão sempre inovando, nem sempre são os mais ortodoxos

Só o NLAW + RBS 70 já são suficientes para impedir a invasão de qualquer parte do território sueco.

Save Ferris 😎

horatio nelson zhirinovsky

não creio, até acho q a ucrania é bem mais dificil q a suécia pois o povo ucraniano é acostumado com desgraça e sem frescuras, já a suécia(greta) é só caviar e greenpeace,povo fresco,compara com um russo dos urais ou da siberia…e os suecos ainda tem a frescura de sem guerra suja(bombas de fragmentação,bombardeio de areas civis,armas quimicas,etc etc) primeiro bombardeio de clusters sai todo mundo correndo.

Denis

Em outras palavras, os suecos são um povo a ser imitado.

Allan Lemos

O povo sueco moderno sim. Mas historicamente ele era guerreiro, por isso se tornou uma das principais potências da Europa até o seu declínio após a Grande Guerra do Norte.

Porém hoje é uma nação governada por feministas e soy boys.

Henrique

Do jeito que a coisa tá indo bomba é a única resposta pra Rússia… Isso se a corrupção não chegou nelas tbm

Leandro Costa

E não se esqueça que muitas dessas fábricas são subterrâneas, à exemplo das instalações da SAAB. Interessante se eles resolverem comprar mais Gripens e inclusive versões ‘F’

Reinaldo Deprera

Sim. A resiliência suéca é incomparável. É um país projetado para um conflito nuclear.

Luís Henrique

Até recentemente o exército sueco estava com apenas 16 mil homens. Voltaram com o uso de conscritos e pretendem chegar em 50 mil homens, não sei se já atingirem esse número.
De qualquer forma, 50 mil é muito pouco para se comparar ao exército russo.

Leandro Costa

Não exatamente. Se você olhar a geografia da Suécia, acho que percebe que se chamarem os reservistas, pode ser mais do que o suficiente. A Suécia pode ser atacada com facilidade, mas invadida o buraco é mais embaixo, ainda mais levando em consideração os problemas logísticos enfrentados pela Rússia.

Se optarem por chegar na Suécia pela Finlândia, os Suecos vão reforçar os Finlandeses, tornando uma pedra dura ainda mais dura e vão ter mais tempo para mobilização.

Renato Carvalho

A Rússia ė um tigre de papel, tirando as nukes o que vemos foi material velho, logística podre,soldados mal treinados, bombas inteligentes não tão inteligentes, caiu o mito da Rússia potência convencional, bons de propaganda e só, contra a Suécia seriam escurraçados, nem vou falar da Finlândia que aí já vira covardia.

Luiz

E os S-400 nunca derrubaram uma aeronave? Cara sai dos noticiários da mídia ocidental e dos especialistas da OTAN. O AK 47 funciona em todas as condições climáticas. Ao contrário dos armamentos dos EUA que enferrujava com facilidade. E esse F35 caindo a tinta steath? Os russos optaram por voar baixo evitando o menor número de baixas um risco serem atingidos pela artilharia antiaérea ucraniana.

Diego Tarses Cardoso

Em teste recente, o ak-105 falhou em provas onde o M4 bloco 2 não.
Procure o canal Garand Thumb no YouTube

Luís Henrique

Tem que dar um desconto. A Rússia não esta tão mal na guerra como as mídias ocidentais demonstram e a Ucrânia não estava tão mal preparada como indicam, a Ucrânia fez uma gigantesca transformação nas suas forças armadas após 2014, eles possuem muitos homens bem equipados e treinados.

Augusto L

50 mil em unidades de combate se contar com o suporte vai passar dos 100k. Tem um vídeo do battleorder explicando a nova organização

Luís Henrique

Legal. Vou procurar.

rui mendes

Suecos e Filândeses usam muito a reserva, que praticamente treina todos os anos toda a população Sueca, de uma x idade a y idade, principalmente os homens.
Igual aos Suíços.

Luís Henrique

Isso eu não sei. O que li são os conscritos, esses eram chamados para treinar. Mas não é como a Suíça que chamava quase toda a população masculina. É um número pequeno de conscritos.

popeye mineiro

Vão sair no tapa com os Russos?

Luís Henrique

As tecnologias militares suecas são muito boas. Mas os russos também possuem equipamentos modernos. O problema é a diferença abismal no quantitativo. A Suécia tem cerca de 200 aeronaves, a Rússia tem mais de 4.000 Em caças e bombardeiros a Suécia tem cerca de 70 e a Rússia cerca de 1.500 Helicopteros a Suécia possui cerca de 50, a Rússia possui mais de 1.500 MBT a Suécia possui 120, a Rússia cerca de 12.000 A Suécia não tem nenhuma chance. Teria que convocar toda a população e partir para uma guerra assimétrica de resistência. Mas ficaria sem aeronaves, sem bases,… Read more »

Leandro Costa

O problema Russo é: como eles colocariam essa superioridade numérica toda em solo Sueco?

rui mendes

A Suécia nunca lutaria sozinha, não é NATO mas é UE e a União Europeia vai mudar a sua abordagem de defesa, mas dizem sempre em parceria com a NATO.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Ter 4 mil aeronaves não significa que todas irão para um teatro de guerra.

O mesmo vale para qualquer armamento.

A exceção? guerra total, vinda de várias frentes contra vários inimigos distintos…

Luis

“Si vis pacem, para bellum”

Denis

A Saab bem que podia pensar em transferir umas linhas de produção para cá, só por segurança. 😉

Material arquivo

Seu pensamento é inteligente. Pena que os nossos governos são terríveis, quando não é um lado é o outro.
Poderíamos fazer uma parceira governo-governo de ajuda mutua em caso de guerra, com isso os 2 países poderiam ser bem próximos. Eu seria favorável, gosto muito dos suecos como pais, ótimos valores.
É uma pena que no Brasil orgulho é ficar em cima do muro, aqui as pessoas tem medo de tomar decisões, por esse e outros motivos não conseguimos avançar estrategicamente.
Brasil e Suécia não são otan, mas poderiam ser muito próximos.

Denis

Concordo totalmente com sua opinião. Pensamos muito parecido nessas questões.

Last edited 2 anos atrás by Denis
Andre K

Isso atenderia vários objetivos deles e nossos.

Denis

Com certeza. É um jogo de ganha-ganha.

Henrique

Estava pensando o mesmo coisa, mas não necessariamente transferir a produção e sim espelhar as fabricas pra já deixar pronto em uma eventual necessidade

Denis

Exatamente.

Leandro Costa

Concordo com vocês. Seria uma parceria estratégica benéfica à ambos.

Denis

Sem dúvida nenhuma.

Heinz Guderian

Quero saber é dos nossos Gripens.
Alguma novidade?

Leandro Costa

Quem dera eu soubesse, Heinz. Vamos ter que esperar a FAB se pronunciar.

Johan

Cantaram a pedra que estarão em Abril na comemoração da base de Anápolis.

horatio nelson zhirinovsky

tá vindo kkk e de navio

Rodrigo Martins Ferreira

Pois é…quando um governante age como um gangster a resposta é esta…

Rogério Loureiro Dhiério

Não comprometendo nossas unidades dos Gripados…..tudo certo!!!

gordo

Sempre teve a defesa voltada para a defesa e não para desfile ou política. A defesa fomenta a indústria e pesquisa, deu no que deu e isso permite a eles se darem o luxo de fabricar o próprio caça e outras armas de alta tecnologia. Já são muito bem equipados e esse aumento só vai fazer algumas correções e provavelmente os gastos voltem para o mesmo patamar daqui a alguns anos. Quanto a entrar para OTAN é outra história, não entraram em uma época bem mais tensa a ponto de acharem um submarino soviético encalhado em suas águas, e pode… Read more »

Pablo Maroka

Sukhoi killer, russia teme esse codinome.

Filipe Prestes

Na Suécia 9 bi de doletas se traduzem em forças armadas modernas, bem equipadas e treinadas. Em Terra Brasilis 22 bi de doletas equivalem á soldos gordos, forças mal-equipadas e projetos que se arrastam ad eternum. Quem dera pudessemos ser como os suecos.

Material arquivo

Já viu aposentadoria de militar no Brasil? Segundo dados do GF, custa 17 vezes mais que a previdência civil. Eu conheço um militar aposentado desde os 50 anos.

José de Souza

Aqui na triologia tem alguns…

Luiz

Teve um que se aposentou aos 33 anos de idade. Numa empresa privada era demissão. Além de se aposentar aos 33 anos saiu de capitão a tenente reformado. O cara pratica terrorismo na corporação e o prêmio é subir de patente e uma aposentadoria.

Luís Henrique

Qualquer militar que for eleito, é obrigado a dar baixa e aposentar com salário reduzido. Eu ja conheci ex-militares com 47 anos, aposentado recebendo 100% do salário que recebia na ativa. O Bolsonaro ficou 16 anos na ativa e aposentou ganhando uns 30% à 40% do salário. Se tivesse ficado mais 14 anos, teria aposentado com 100%. Isso não foi culpa dele, era a lei na época e assim era feito para todos. Já a Heloisa Helena que era professora, quando foi eleita pode sair de licença. E depois que saiu da política, retornou para o cargo de professora. O… Read more »

Diego Tarses Cardoso

Cores nomes, do contrário vamos achar que é apenas papo furado.

Diego Tarses Cardoso

Esse cara deve ter uns 150 anos, se fosse verdade, você queria que ele desaposentasse depois dos 100 ?

Rodrigo

“projetos que se arrastam ad eternum”

O Gripen é um deles.
Se não me engano o contrato é do já longínquo ano de 2013.
Já deveriam estar aqui há muito tempo..
Porque não chegaram ainda???
Chega desse espirito de vira-latas e deslumbrado com tudo que é de fora, que não ajuda em nada.
.
Não desejo ser como nenhum sueco.. Tenho muito orgulho de ser brasileiro apesar de todos os problemas (e qual não tem?) o Brasil é o melhor país do mundo.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Luís Henrique

Contrato é de 2015.

Filipe Prestes

“O Gripen é um deles. Se não me engano o contrato é do já longínquo ano de 2013. Já deveriam estar aqui há muito tempo.. Porque não chegaram ainda???” O contrato foi assinado em 2015.1 . e o primeiro caça de série voou em 2019. Se até hoje os motivos do atraso não vieram á público, não creio que saberemos os detalhes finos por trás disso. “Chega desse espirito de vira-latas e deslumbrado com tudo que é de fora, que não ajuda em nada. Não desejo ser como nenhum sueco.. Tenho muito orgulho de ser brasileiro apesar de todos os… Read more »

Faver

Tomara que não atrase mais a entrega dos Gripens BR.
Off-topic: Tem forum na internet dizendo que a Ucrania derrubou duas aeronaves da Romênia por engano, será verdade?

Allan Lemos

Já disso isso diversas vezes por aqui, uma nação só leva a defesa a sério se ela tem um inimigo real. Se ela não tiver, invariavelmente irá negligenciar as suas forças armadas e o nosso país é um grande exemplo disso.

Mais do que abstrações como “estrangeiros querem tomar a Amazônia”(o que é verídico), o Brasil precisa de um inimigo real em suas fronteiras, caso contrário as nossas forças continuarão nesse estado deplorável.

rui mendes

De Verídico nada têm.
Querem que invistam na defesa, comecem por não inventar mentiras, pois têm perna curta,

Felipe

Parece que os EUA conseguiram o que queriam…Todos países do mundo aumentando os gastos militares, Europa inteira vai ter que comprar o gás liquefeito deles. Por isso o Biden tava tão desesperado pro Putim atacar logo

rui mendes

Não, o gás virá da Nígéria, Argélia como já vem e também dos EUA, mas nós Europeus, preferimos depender do gás Americano, que é um país democrata do que da Rússia, que é uma ditadura autocrata.

Rodrigo Martins Ferreira

Agora que vocês perceberam isto ? Porque faz tempo que vocês sustentam o governo do Putin.

Nick

Melhor estratégia para Suécia é dizer não vamos fazer parte da OTAN, e no dia seguinte as Forças Suecas já estarem com patch da NATO. Apesar que ao contrário da Ucrânia, uma invasão na Finlândia ou Suécia, a OTAN não ficaria pianinho como está agora. Para o Brasil esse aumento no orçamento pode significar mais compras do Gripen E e por consequencia, maior escala e mantendo aberto as linhas de produção. Inclusive no Brasil, já que algumas peças do caça são produzidas aqui.

Diego Tarses Cardoso

Análise inteligente.

BrunoFN

Faz bem … Brasil q abra o olho .. ao mesmo tempo q rola a guerra , questões climáticas ( meio ambiente ) estão sendo discutidas e ”propostas” …essa guerra so esta provando o quão hipócrita o mundo é