Rússia ataca aeroporto de Vinnytsya na Ucrânia com oito mísseis de cruzeiro

189

Hoje, os russos atingiram o aeroporto de Vinnytsya, no centro da Ucrânia, com vários mísseis de cruzeiro.

O aeroporto ficou totalmente destruído, somando-se aos outros aeroportos atacados pelos russos: Boryspil, Vasylkiv e Gostomel.

Os russos sabem que não vai adiantar enviar caças para a Ucrânia se eles não tiverem um lugar para pousar e decolar.

Vídeo: Míssil de cruzeiro Kalibr voando em direção ao aeroporto de Vinnytsya

Subscribe
Notify of
guest

189 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Guerrinha demorada danada! Sério, com certeza os Russos vão ganhar, mas tá sendo mais difícil do que eles imaginavam!

Agressor's

A Ucrânia se encaminha para se tornar numa nova Síria e servir de laboratório para as potências hegemônicas testarem armas e estratégias, e assim se estudarem. Poucas nações no mundo são soberanas. Pouquíssimos países podem se dar ao luxo de ir a uma guerra, sofrer sanções pelos países mais ricos e continuarem com sua economia quase intacta, como é o caso da Rússia, tudo foi feito com muito cuidado e avaliando os riscos. Estratégia militar é isso aí, coisa que por aqui jamais aconteceria por razões óbvias. O país que se desarma esta submetido a vontade dos outros…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Everton

Kkkkkkkk, aconteceu do jeito que o EUA queria, Rússia enfraquecida, sem dinheiro a maior inflação, essa guerra por correspondência vai demora e a Rússia vai perder o posto de 3 potência mundial pode apostar, a Rússia mostrou que não é forte como imaginamos não, altas baixas soldados desanimados, Guerra e caro, em outro lado a Ucrânia serviu para os interesses dos EUA, a maior potência bélica do mundo é o maior causador de guerras também.

Antônio Marcos silveira

Só esperemos q no desespero não usem as armas atômicas parece q o dedo do putin tá coçando pra apertar a merda do botão vermelho aí sim nenhum país vai precisar de arma alguma

Canarinho

Espera ate as temperaturas voltarem a esfriar la pro lado ocidental da Europa, ai a gente volta conversar. Putin vai vender gás a preço de ouro.

Alecs

Só tem velharia nessa guerra. Eu duvido muito que Armata, Su-57 estejam operacionais. São protótipos ou no máximo pré série que pelo visto vão demorar muito para serem produzidos em massa, isso se chegarem a ser produzidos. Su-75 Checkmate então… Vai virar Tejas! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tenho muita pena do povo russo e principalmente dos ucranianos.

Rodrigo

Velharia???Su 35, t 90, kalibr, s 400, iskander, kilo, borei, sistema de guerra eletrônica… Vc está mal desinformado, meu caro!!!

Katia Ferreira Lima

Antes de dar risada se atualiza uma potencia como a Russia nao se importa com dinheiro porque e riquissima em ouro e petróleo leia antes de falar alguma coisa se atualize
Ninguém tem petróleo brend no mundo somente a Russia

Nonato

Vai fazer o que com o ouro?
Derreter e comer?

Francisco Vieira

-Concordo totalmente. Não existe guerra barata. A menos que se dê uma de cachorro louco ou seja obrigado a entrar nela, iniciar uma guerra é para quem pode – ou para quem “acha que pode”. Creio que a Russia pode dar adeus aos projetos mirabolantes de “sexta geração”, “Marte”, “Estação Espacial Russa”, pois sem dinheiro não se faz nem um teco-teco. -E agora? -Como os russos vão querer o alinhamento do povo ucraniano depois de ter matado um membro de cada família? Será que o idiota do humorista peitou os russos, no quintal deles pensando que receberia ajuda externa daquele… Read more »

Andre

Diferentemente da Síria, a Ucrânia não tem mais um governo fantoche da Moscou e não deve ficar ocupada por tropas russas.

Por falar em armas testadas na Síria, aquela meia duzia de protótipos do Su57 que foram para a Síria não serão utilizados nunca mais? Uma oportunidade dessas de mostrar toda a capacidade do mais novo avião russo e nada?

Por falar em economia “quase intacta”, acompanhou o derretimento do Rublo, a elevação gigantesca dos juros russos e a quebra de bancos por lá?

Canarinho

Primeiro – se tem algum pais de quem a Ucrania e fantoche esse pais e o EUA. Pergunta pro Hunter Biden e os oligarcas Ucranianos para voce ver
Segundo – a desvalorizacao do Rublo foi coisa premeditada e planejada pelo deep state russo antes da guerra, assim como a saída da russia do swift e os embargos. Voce deve olhar o cenário a medio e longo prazo.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Economia quase intacta?

Mosczynski

Quando voce mora no Brasil fica facil de acreditar em tudo o o que a midia da Russia fala.

Antonio Palhares

E na midia americana tambem.
Vou esperar mais um mês para formar a minha opinião.
Alguem acredita que a Rússia está usando tudo que pode nesta guerra ?

Slow

Mídia ocidental é porta voz da casa branca ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Bosco

No governo do Trump não era.

Antonio Palhares

Com certeza não.

Mirade1969

Era também, tinha a Fox news naquela época. O que o ocorre hoje é que já elegeram um mocinho e um vilão, um vai ser o herói fabricado e o outro vai ser o inimigo a ser combatido pois se opos aos interesses dos americanos e da UE mesmo que isso significasse pegar em armas já que seus questionamentos não foram nem ouvidos. É a narrativa ocidental desde a guerra do Vietnam.

Plinio Carvalho

A invasão tem só 11 dias.
Eu sinceramente não entendo pq as pessoas esperavam que essa guerra fosse rápida, a Ucrânia é um país de extensão territorial considerável, com cidades bem populosas e com um exercito relativamente poderoso, essa guerra não seria um passeio para nenhum país.
Meu palpite é que essa guerra dure de 30 a 60 dias, talvez até mais que isso.

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Robison Demarch

A geração sobra de letrinhas: X, Y, Z.. unicórnio… saem das UniEsquina depois de assistirem aulas de EAD com um diploma impresso em uma Jato de Tinta, e no primeiro emprego já querem a vaga de gerente. O cara chamar de demorada uma campanha militar de 11 dias com o objetivo de conquistar um país do tamanho dos 3 estados do Sul do Brasil, com a OTAN em seu encalço, com todo o maior “cuidado” possível dentro dos limites de uma guerra convencional para que não hajam exageros de seus comandados e que a imprensa mundial, ONGs Internacionais, e toda… Read more »

Bosco

Acho que você errou o alvo.

Robison,
Do ponto de vista militar é plenamente razoável prever um processo de ocupação militar que leve meses, mas o ponto é que o Czar acreditava na rápida capitulação ucraniana e que tudo estaria resolvido em 3 ou 4 dias.
Erro de avaliação do enxadrista Putin que pode por tudo a perder.

Marcelo M

Estranha é a incapacidade russa de conseguir superioridade aérea, e estar ainda perdendo caças e até mesmo tendo mísseis interceptados. O Su 57 com mísseis antiradiação não deveria ter feito seu trabalho contra as baterias de SAM ucranianas? De fato, perder helicopetros para mandpads é normal e esperado, mas caças??

OSEIAS

Nesse ponto acredito que a resposta mais adequada é que os ucranianos usam ou conhecem o mesmo material russo, assim sabem muito bem seu ponto forte e suas fraquezas. Se bobear, muito do material russo foi em algum momento desenvolvido na Ucrânia. Abraços.

Nascimento

”– incapacidade russa de conseguir superioridade aérea” Superioridade aérea e supremacia aérea são coisas completamente diferentes, vejo um erro de conceitos e de interpretações feitos por parte da sua pessoa. Na Superioridade Aérea só resta ao inimigo a negação de área, na Supremacia Aérea o inimigo possui incapacidade aérea. Os EUA detinha de supremacia aérea após a invasão do Afeganistão e de Superioridade Aérea durante o início da Guerra do Golfo, isso significa que no Golfo eles continuavam tendo perdas de aeronaves e continuavam lutando contra AAs. A supremacia aérea é o nível mais alto, onde um Estado detém o… Read more »

Nascimento
Canarinho

Resposta a sua estranheza – Stingers e material doados pela Otan, alem de pessoal qualificado dando suporte. No mais o que se tem noticia e que a maioria esmagadora dos sistema anti aereos Ucranianos assim como sua forca aerea, foram liquidados. O que se tem e uma penca de manpads distribuidos em varias unidades Ucranianas

Nascimento

”o Czar acreditava na rápida capitulação ucraniana e que tudo estaria resolvido em 3 ou 4 dias”

Onde ele disse isso? Fanfic? Baita argumento.

Canarinho

E porque vc acha isso? Que Putin e o alto comando Russo achariam que em 3 dias tomariam a Ucrania?? Vc esta supondo que so existam idiotas amadores em toda a cadeia de comando Russo? Ai forçou a amizade ne?

Bosco

Eu não disse isso. Disse “capitular”

Bosco

“É por que vc acha isso?”
Parece óbvio, não?

welter

fiquei sabendo que bateram na porta do maduro

Francisco Vieira

-Foram buscar gasolina para substituir a russa.
Se o Maduro não for traíra, não aceitará.
Mas, pelo visto, acabará mordendo os russos e ficando de bem com os americanos a troco de dólares e de reativação do petróleo venezuelano, etc.

laboj65

Boa tarde Bosco! Gosto muito de seus comentários técnicos que acompaanho há anos, acho essa guerra de uma estupidez enorme, Putin caiu em uma armadilha e seu povo e o povo ucraniano vai pagar muito caro por isso, mas em 2003 os EUA, Reino Unido, Austrália e Polónia com um contigente de praticamente 200 mil homens levaran 21 dias para conquistar um país falido como o Iraque!!! Por qual motivo o exército russo teria que conquistar a Ucrânia, que é um país que apesar de ser pobre também, nem se compara ao Iraque, nem hoje e nem em um momento… Read more »

Bosco

Iaboj, Como eu disse acima não é por conta de capacidade militar e sim de que há suposições de que o Putin foi informado de que eram grandes as possibilidades do Zelensky fugir e dos militares ucranianos aceitarem a capitulação num tempo muito curto. O que corrobora essa impressão é o visível despreparo do exército russo em lidar com a logística após menos de 5 dias de conflito, além dele ter apelado para a ameaça nuclear após decorrido poucos dias. Com certeza a resistência ucraniana o surpreendeu. Seja como for, agora é tarde e podemos esperar mesmo que a Rússia… Read more »

Flanker

Tava demorando para aparecer o termo oligarcas. Mas, essa adjetivação cabe como uma luva também para os amigos de putin, além dele próprio.
Quando o pessoal escreve que a guerra está sendo demorada é porque muitos russófilos daqui diziam que em uma semana a Ucrânia estaria dominada.
Quanto ao cuidado para que não haja exageros por parte dos russos, não é o que está se assistindo.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Essa é muito fácil de responder. Pq os pró-russos diziam que seria um passeio. O passeio não aconteceu, então começaram a dizer que se tratava de estratégia. Mas mesmo assim a coisa ainda continuou estranha, então começaram a dizer que é normal essa duração. Igual ao Putin que vai mudando as versões.

Nilton L Junior

Mostra a postagem dos Russos sobre esse passeio.

Marcos10

Segundo o filho mais novo de Rasputin, o Junior, também conhecido por Xings, nem guerra ia ter.

Antoniokings

Prezado Nilton.
Fazendo uma analogia com o futebol, a Rússia falou que ganharia de 7 x 0 e a Ucrânia está feliz dizendo que vai ser apenas 6 x 0.
A Rússia está desmantelando a capacidade militar ucraniana e quando acabar essa operação estará reduzida a nada.
O resto é chororô.

Joe Leite

Os russos não estão dando um passeio na Ucrânia como imaginaram, estão sofrendo muito, muitas perdas materiais e um vergonhoso rátio de perdas humanas. Mesmo o mentiroso numero russo de 498 baixas na quarta-feira, é elevadíssimo para 5 dias de combate! Putin está jogando no lixo 20 anos de ganhos econômicos e respeito militar. O baixíssimo desempenho das forcas armadas russas na Ucrânia já me faz enxergar a Rússia como potência nuclear, mas não como potência militar de primeira linha. Kiev será uma ratoeira para eles, pagarão um preço em vidas que nenhuma democracia aceitaria pagar. Apenas ditadores fascistas e… Read more »

Antoniokings

Com a palavra, os americanos

07:32 07.03.2022

Blinken afirma que Exército russo é muito superior
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou durante visita à Lituânia que o Exército russo é muito superior ao da Ucrânia e que pode “triturá-lo”.

Creio que está bem claro que a tática russa nessa guerra entre irmãos, não é usar força total.

Flanker

Não diga?!?! O exército do ditadorzinho é mais poderoso que o ucraniano?!?!?! Até uma criança de 5 anos sabe disso!!
O resto do teu comentário é o lixo de sempre….

Antoniokings

Bem.
Manda a OTAN para lá.
O Putin não falou que a OTAN é bem mais poderosa que a Rússia?

Nilton L Junior

Os Russos sabem que permanecer sem os objetivos principais terem sido alcançados é um problema, no entanto eu suponho que eles devam ter também planos de contingências, mas como esses eventos superaram os cenários previstos ( que ficariam apenas em Dombas ) qualquer análise sobre as expectativas dos que pode ocorrer ficam somente no plano subjetivo, mas o que você diz é fato, vão reduzir ao máximo as capacidades de defesa da Ucrânia e ainda por cima impor perdas econômicas.

Felipe Morais

No caso aí, pelo visto, considerando as frustrações da força agressora e o baque em sua economia, mais parece que será um 2X1, com aquele gol de pênalti suspeito marcado pelo juiz aos 49 do segundo tempo, após o acréscimo de 4 minutos.

Antoniokings

Eu acho que vc não entendeu bem a situação e o que Putin e Jiping estão planejando.

oglobo.globo.com/economia/barril-de-petroleo-supera-us-130-gas-na-europa-tem-alta-de-79-bolsas-europeias-caem-25421763

Agora.
Vai lá.
Anuncia sanções ao petróleo russo.

Pedro

Da pra entender perfeitamente. A China vai comprar produtos russos por um preço bem inferior do que a Russia recebia dos países ocidentais. A China não vai fazer caridade. Ou vende pra ela ou pra ninguém.

Last edited 2 anos atrás by Pedro
Antoniokings

A um preço de 120 dólares por barril, a Rússia pode dar um bom desconto para a China e quem quiser comprar e ainda terá um excepcional lucro.
A Europa que se dane.
Lembro do ‘c. doce’ que Alemanha estava fazendo para liberar o NordStream2.
Agora, que congelem para ver se aprendem.

Pedro

Ta certo..com o Rublo desvalorizando cada vez mais..ainda “da” desconto…gastando com a guerra…capaz até de enriquecer assim nessa lógica sua

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Não falei dos Russos. Falei dos pró-russos daqui. Só ter paciência para procurar e vai achar vários comentários dizendo que seria um passeio.

Bosco

E a “Cem”? Ela tá sumida! Tomara que esteja tudo bem com ela!

Andre

Nilton, o Masco foi muito claro em dizer que os “pró-russos diziam”, ele não falou em russos.

Em rápida busca nas matérias do Aereo, no inicio da invasão, temos alguns exemplos das putinzetes baba Faberge iludidas e errando feio suas previsões.

Leandro Costa

Po Andre, da próxima vez avisa que vai postar uma coisa dessas. Quase engasguei com o café aqui de tanto rir. Desperdiçar café é crime hehehehehe

Pessoal completamente sem noção. Aviso sobre isso tem tempo.

Nilton L Junior

André, minha reflexão desse comentário é todos passeio sofre percalços.

Antoniokings

Se será um passeio, não sabemos, mas o certo é que os russos estão desmontando a estrutura militar da Ucrânia.
Hoje, uma fábrica de blindados em Zhitomyr foi arrasada pelos russos.
Há alguns dias, a histórica fábrica de tanques de Kharkov também.

Flanker

“Se será um passeio”??? Agora, nessa altura dos acontecimentos, é óbvio que não foi e nem poderá ser um passeio.

Antoniokings

Russos não podem passear sobre os cadáveres de seus irmãos.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Antonio, acredito que a facilidade na invasão a Criméia, tenha dado uma falsa perspectiva ao Russos. Não é algo plausível? Outro ponto que me intriga é que além do objetivo inicial de invasão a região de Donbas, Putin queria tb fazer uma demonstração de força, para passar o recado que a Rússia ainda é um player de peso militarmente. Mas uma campanha que se prolongue me parece não passar essa imagem, como alguns analistas ocidentais estão concluindo. Pode-se argumentar: Putin não está nem aí para o que os ocidentais estejam pensando. Mas não é o ocidente o inimigo que ele… Read more »

Antoniokings

Marco Antonio.

Os russos não estão usando alto potencial destruído, por causa das populações civis.
Imagine eles pegassem uns 40 ou 50 lançadores múltiplos (que eles têm aos montes) para atacar, por exemplo, Mariupol.
Seria um massacre.
Se só tivesse militar pu milicianos na área, tudo bem.
Mas não tem.
E, inclusive tem muitos russos por lá.
Agora, os próprios milicianos não estão deixando os civis saírem por causa dessa possibilidade de ataque pesado.

Antoniokings

Digo, potencial destrutivo.

Vinicius Momesso

De acordo com sites russos, o tempo mínimo era de 10 e o máximo dessa operação está estimada em 30 dias. Um terço do tempo já se passou e tudo leva a crer que a Moscou não devolverá as cidades já conquistadas e tentará tomar o máximo possível e o que sobrar, será destruído. Estados tampões serão criados.

Antoniokings

Parece que anexará o sul e leste do País que já têm presença significativa russa, apesar de Lavrov afirmar que a Rússia não vai anexar nada.
O oeste pode se tornar um Estado desmilitarizado e pró-Moscou.
De qualquer maneira, uma configuração territorial dessa, torna a Ucrânia praticamente imprestável para a OTAN.
E é o que a Rússia quer.

Luiz

A estratégia de guerra vai mudando a medida que avança e recua. A tomada de Kiev encerra esse conflito.

Antoniokings

E é difícil entender algumas táticas ucranianas.
Hoje, uma grande coluna de transporte de tropas foi atacada pelos russos em Kharkov.
A mulher que estava filmando, vendo aquilo, até começou a chorar.
Sabedores que a Rússia domina o espaço aéreo, ficam andando pelas estradas em grandes comboios?
Resultado: Tudo destruído
.

Antoniokings

E outra.
É impressionante a quantidade de material do Exército ucraniano destruído.
Principalmente tanques e caminhões.
Hoje, em Severodonetsk, foram destruídos quatro tanques e mais alguns caminhões.
O que tem de caminhão ucraniano destruído pelas estradas não é fácil.
Daqui a pouco tá tudo a pé.

Felipe Morais

Eu vejo um grupo no telegram que posta só vídeos e fotos benéficos aos Ucranianos. E vejo um, espanhol, que só posta vídeos e fotos benéficos aos russos. Pelo visto você tbm acompanha alguns grupos desses. Mas só de um lado, como podemos supor.

Flanker

Tá puxado, hein? Quase 2 da manhã e tu trabalhando? Russo paga hora extra e adicional noturno?

Antoniokings

Estou de férias.
Agora tenho muito mais tempo livre.
Além do mais, rebater minions desesperados é um esporte para mim.
Estava fazendo isso até da praia, em Cabo Frio.
Debaixo da barraca, na sombra, entre um gole de cerveja e outro.

Bosco

Mas com certeza lembrou de passar na Favela do Lixo para deixar um pouco do seus vencimentos , né?

Antoniokings

Não.
Pensei em guardar as garrafas para os ucranianos fazerem coquetel molotov.

M.@.K

Caraca, velho! Tuas férias se resume a isso? eu, pelo menos nas minhas, nem liguei o celular. Cuidado com o estresse… vai descansar de verdade.. kkkk

Antoniokings

Tem tempo para tudo.

Felipe Morais

Já criaram um tempo mínimo e máximo? Até poucos dias o tempo estimado era de no máximo 15 dias. Mas eu entendo. Conforme diz uma conhecida filósofa, o plano é dobrar a meta. Se não der certo, dobra de novo.

Leonardo M.

Geração Age of Empire

Acham que 2h de jogo e já da pra conquistar o universo

João Augusto

Se jogassem civilization saberiam que a história é outra.

Heinz Guderian

Caro Plinio, olha quem falou.
Se achar que é fake news, procure o vídeo na internet, caso não ache eu mando.

Slow

Esse ai é o novo presidente da Rússia ? Não estava sabendo

Heinz Guderian

não, mas é o capacho dele que fez parte da invasão e que com toda certeza sabe dos planos de guerra.

Andre

No “as pessoas” você está se referindo a todas a puntinzetes que diziam que seria um passeio no parque, não?

Está falando daqueles que no segundo dia de combate já diziam “Kiev cai hoje”, certo?

Rodrigo

Concordo! A Ucrânia é o segundo maior pais em extensão territorial da europa e tem uma força militar mediana. Uma coisa é a opinião da mídia ocidental, outra e a realidade. Notóriamente a Rússia está fazendo ataques de precisão em cidades estratégicas e avançando cautelosamente para evitar grandes perdas. Quem calculou errado o tempo de guerra foi o ocidente e a sua opinião pública

Antoniokings

Chechenos tomam base de milicia neo-nazista ucraniana e ligam para Kadyrov.
Os caras são brabos.

https://www.youtube.com/watch?v=FwHn_8YSasw

seuzénétiuôrqui

Será que muitos neonazistas que foram capturados nessa base perderam a cabeça, literalmente? Alguns chefes devem estar “guardados” para serem enforcados, depois que forem devidamente julgados e condenados por crimes de extermínio, assassinatos, drogas, crimes contra a população ucraniana, contra soldados russos capturados e etc!

Antoniokings

Ontem vi foto de uma formatura desse Batalhão sendo realizada em Kiev.
Ou seja, está mais que claro que tem apoio do Governo nazista de Zelensky

Antoniokings

Russos e soldados da LPR estão avançando ao norte de Luhansk e se aproximando de Kharkov pelo sul.
Parece que o norte da Ucrânia está mais ou menos calmo.
Mas no sul, russos, DPR e LPR estão fazendo muitos progressos e conquistando muito terreno.

Kit Carson

O Vietnam era pra ter sido rápido também. Uma potência militar altamente avançada para aquela época contra um país rudimentar com táticas de guerrilha e túneis simples.

Cerca de 58K americanos mortos naquela ocasião.

Nunca é o que parece. Guerra no planejamento nunca é a mesma quando ocorre a ação.

737-800RJ

[Mais ou menos OFF]
Alguma notícia do AV-TM 300? Esses dias li sobre o STREV em outro blog, mas sobre o míssil não há notícias mais. A última coisa que li, e há muitos meses, era de que estavam tendo problemas na integração do motor.

Reinaldo Deprera

É só pesquisar sobre Padre Quevedo

Silvano

Não sei se procede, mas vamos lá.

Só não tem problemas com programa de mísseis de cruzeiro quem não fabrica mísseis de cruzeiro, então na América do Sul nenhum país terá problemas com mísseis de cruzeiro, exceto o Brasil.

737-800RJ

Não foi uma crítica, Silvano. Só estou curioso pra saber como anda o programa.

Bosco

A questão é: o quão eficaz é esse ataque para desabilitar a longo prazo um aeroporto ou uma base aérea?
*Temos um caso recente de uma base aérea síria que foi atacada por 59 Tomahawks e que de acordo com os sírios voltou a operar alguns dias depois.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Léo Neves

Bosco
Mas a Síria não tinha uma zona de exclusão aérea sobre ela e tinha outras bases com aviões . Então era basicamente tapar uns buracos , fora que a Síria não tinha pressa em por a base de volta ao serviço.
Consertar pista é rápido o difícil é a estrutura da base.

Vinicius Momesso

Basta ficar inoperante durante a campanha russa.

Bosco

Tem que saber se a pista foi atingida e qual o grau de destruição que foi infligido caso tenha sido alvo. Se a pista estiver operando não adianta muito atacar as instalações. E sabemos que pista de “aeroporto” é uma coisa “cabeluda” de destruir. Não sabemos se esses mísseis cruise são só de ogiva unitária ou se têm também versão de fragmentação (dispersora de submunição). Se tiver já prejudicaria o reparo da pista caso tenha sido atingida. O que se nota é que são poucos mísseis. Seis mísseis cruise Kalibr correspondem a apenas 3 t. Os russos não tinham muitos… Read more »

Neto

Excelente pontuação.
.
Devemos assumir que a postura do Brasil em relação a munição de nossas armas mais avançadas não durariam dias de batalha.
.
Ter para treinar é bom. Mas sustentar defesa seria complexo com número reduzido de armamento.
.
Parte de nossa indústria pode renascer deste investimento.

Bosco

Mas o “a longo prazo” que eu falo é de pelo menos 1 semana.

Reinaldo Deprera

Acho que esse ataque é mais para dizer sabemos que estão decolado daqui e, na sorte, conseguir matar algum técnico ou destruir algum sistema de armas importante.

Jacinto

Os engenheiros do exército americano reparam uma pista de pouco com 3 crateras em menos de 6 horas, sendo que 2 das 6 horas são destinadas à cura do concreto de secagem ultra rápida.

Antoniokings

O problema são os equipamentos de controle, abastecimento, remuniciamento e etc.
E basta a Rússia vigiar com drones ou mesmo satélites, constantemente que novos ataques podem ser feitos.
Com o controle total do espaço aéreo, os russos podem vigiar constantemente.
Ou quem sabe, implantar gente nas imediações para reportar qualquer atividade.
A situação dos ucranianos nos ares não é nada boa.

Jacinto

Equipamentos para abastecer, remuniciar, etc., costumam ser móveis, o que significa que a reposição, se forem destruídos, é mais uma questão de ter sobressalentes do que de infraestrutura. Aliás, esta capacidade de atuar com o que se chama de “base austera” – leia-se, tudo improvisado – costumava ser uma especialidade sueca. Na foto abaixo um Gripen, sendo abastecido e municiado em um ambiente improvisado.

Bosco

“O problema são os equipamentos de controle, abastecimento, remuniciamento e etc.” Toinho, Só com 8 mísseis cruise não dá pra desabilitar tudo isso não. Bases aéreas são muito espalhadas numa área muito grande. Cada alvo tem que ser atingido individualmente. Pistas de pouso, pátios de manobra, pistas de taxiamento, abrigos reforçados, alojamentos, sistemas de controle e comando, depósitos de combustível e munição , veículos diversos, etc. Alguns alvos exigem que o míssil penetre e exploda no interior (abrigos reforçados, depósitos diversos, a própria pista, etc) , para pegar os aviões expostos , veículos de apoio e os tanques de combustível… Read more »

Bosco

Cadê aquele site que no dia seguinte mostrava imagens de satélite dos danos produzidos pelos Tomahawks, etc.?
Ele poderia nos mostrar a extensão dos danos provocados por diversos ataques russos.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
carcara_br

Não vão fazer isso em relação a alvos militares nem a raio. Estou curioso pra saber o resultado de duas explosões gigantescas próximas a kiev, mas nada foi divulgado. A Russia pode até enfrentar mais resistência, mas em contrapartida isso só aumenta o nível de devastação em solo ucraniano.

Jacinto

Parece que tem

Last edited 2 anos atrás by Jacinto
Jacinto

Parece que tem fotos de Chuhuiv. Pista intacta…

Leandro Costa

Peraí, essa foto é pós ataque? É confirmado isso? Porque se for, os Russos realmente não entendem muito de guerra aérea. O lugar está cheio de alvos lucrativos!

Bosco

Entender eles entendem, não tem é bala na agulha. Míssil de cruzeiro não dá em árvore.

Antoniokings

Sobrou só a pista.
O resto, em volta, parece estar destruído (à esquerda da foto é fumaça preta?).
Vai virar pista de kart.

Leandro Costa

Dica boa: Vá ao oftalmologista. Tá precisando. Sei que o diagnóstico é cegueira ideológica, mas já está tendo efeitos físicos.

Jacinto

Sim, foi obtida por satélite após o ataque. Se prestar atenção, dá para ver fumaça no canto inferior esquerdo (depósito de combustível) e outras crateras no local.

Jacinto

Aliás, se quiser conferir, as coordenadas da base são 49.84359720049083, 36.64375104456263

Leandro Costa

Obrigado, Jacinto!

Léo Neves

Essa guerra vai demorar ainda no mínimo mais 10 a 15 dias .
Os russos estão sofrendo muitas baixas no front de Kiev . Estão mandando blindados para cidades onde estão sendo atacados e destruídos.
O comboio parou , provavelmente os russos vão mudar a estratégia .
Hoje a noite mais um caça russo abatido sobre karkiv provavelmente por um sa-8.
Os russos tem que acabar logo com as defesas AA de curto médio alcance para poderem voar mais alto e fugir dos manpads .

Vinicius Momesso

Enquanto a VKS ficar voando baixo para melhorar o CEP de suas bombas, vai ser alvo fácil. O que adiantou destruír as defesas de longo alcance se continuam a voar a baixa e media altura? Evitar baixas civis tem sido o carma russo nessa campanha.

Antoniokings

Esse aeroporto devia ser importante para os ucranianos.
Zelensky acusou o golpe e foi para a TV lamentar sua destruição.

Vinicius Momesso

Será que o Cabrini vai ficar e cobrir a invasão russa de Kiev ou irá para um local mais seguro?

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
Antoniokings

Os russos estão pegando relativamente leve.
Existem muitas cidades e concentrações de inimigos cercadas.
Os russos estão claramente evitando ataques pesados..
Mas, mesmo assim, ele deveria sair fora.

Flanker

Evitar baixas civis???? Kkkkkkkkkkkkkkk

Léo Neves

Não estão voando baixo para melhoras o CEP e sim para evitar os Sa-8 osa. Na Síria eles voam bem alto e tem uma boa precisão.
A Rússia não tem livre acesso aos céus da Ucrânia e todo dia lançam mísseis anti radiação para tentar acabar com as baterias móveis que são o maior problema para os caças russos

Nemo

Acredito que a destruição desse aeroporto esteja relacionada com o avanço das tropas russas em direção à Kyev Entre amanhã ou depois as coisas ficarão claras.

gordo

É bem provável isso.
A situação da Ucrânia vai se definindo, são fatos que fogem a questões de ideológicas ou torcidas. Basta ver que apesar de comentarem a ausência da força aérea Russa temos uma Ucrânia pedindo a criação de uma zona de exclusão aérea.

Bosco

“Não há pacto entre leões e homens”
Aquiles

Só do Putin aceitar negociar já mostra que o enxadrista está suando.

ícaro

Acredito que você viu os termos que o Putin quer negociar.

Bosco

Sim! Pede-se tudo para ver se leva a metade.

Antoniokings

Ou não se avança para continuar a guerra.
Não creio que um País que tem a capital quase completamente cerca e tem um comboio de armamentos de 60 km na porta, tenha condições de impor alguma coisa.

Bosco

Cabul caiu em 3 semanas após a invasão do Afeganistão e no final os talibãs voltaram ao poder após 20 anos.

gordo

Vai depender do que a Rússia quer, negociar faz parte do jogo e pode ser bom pra Ela. Ela queria uma Ucrânia neutra, hoje já não sei mais o que está agregado a proposta, com certeza tem a Criméia e as tais repúblicas. Não dúvido que esteja ruim para a Rússia, guerra custa caro, mas não dá para se afirmar nada. Note que isso que você falou da Rússia serve para a Venezuela e EUA. Só não afirmo que os EUA está suando, mas negociar com a Venezuela me parece um sinal de que até o que foi feito no… Read more »

Antoniokings

Isso é ponto pacífico.
A Ucrânia como ameaça à Rússia deixou de existir.
Só basta saber como Zelensky vai querer.
Com ou sem dor.

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR
Antoniokings

internacional.estadao.com.br/noticias/oriente-medio,ataque-dos-eua-mata-8-membros-de-uma-familia-no-iraque,244615

http://www.cnnbrasil.com.br/internacional/afeganistao-ataque-dos-eua-matou-9-pessoas-incluindo-criancas-dizem-parentes/

É só colocar ‘ataque EUA mata família’, que vão aparecer dezenas de links.

Paulo

Mas eles não são os “Mocinhos?”
Os heróis das galáxias??????

Antoniokings

Ah!
E matou crianças do Terceiro Mundo.
Dos confins da Ásia e África.
Ninguém liga.
Nem são loirinhas e de olhos azuis como as ucranianas.

Bosco

Mas se a China e a Rússia não fizeram nada para deter a matança promovida pelo Ocidente no Terceiro Mundo fato é que o Ocidente está fazendo algo para deter a Rússia de fazer o mesmo com as loirinhas de olhos azuis da Ucrânia.
Você acha errado? Tem alguma coisa contra crianças loiras de olhos azuis?

Paulo

Com certeza. E esses dias o Tio Sam bombardeou a Somália, a mídia amiga fez vistas grossas, mas ele disse que só matou terroristas, assim eu acreditei. Sqn.

Last edited 2 anos atrás by Paulo
Michel

Esse ataque em específico matou crianças no berço. Isso a ‘globo’ não mostra.

Paulo

A pois é, meu caro.

Flanker

É claro que os EUA mataram civis em todas as guerras que participaram!! E muito!! MAS, os russos não são os seres iluminados, angelicais, incapazea de matar inocentes? Aqueles que uma senhora senil que comenta aqui, disse logo nos primeiros dias da guerra, que os ataques russos eram tão cirúrgicos que nenhum civil tinha sido atingido (sendo que naqueĺa altura, já haviam civis mortos)? Pau que bate em Chico, bate em Francisco! Porém, para ti isso não existe!!

Antoniokings

Então, deixe de ser hipócrita, fique quieto e acompanhe os fatos.

Allan Lemos

Exatamente, Kings.

EUA e seus aliados ocidentais promovem massacres no mundo desde o fim da WWII(até antes no caso dos europeus) e ninguém diz nada. Mas quando a Rússia faz o mesmo aparecem os bastiões da moralidade e paladinos da Justiça para apontar dedos e demonizá-los.

A indignação do pessoal aqui é seletiva.

Antoniokings

Segundo a ONU, foram cerca de 250 morte de civis, até o momento.

Só para comparação, no Iraque, segundo a Organização Iraq Body Count Project, no fim da fase de maiores combates, até 30/04/2003, foram mortos 7 299 civis.
No total, até 2010, estima-se que 100 mil civis iraquianos foram mortos.

Paulo

Esse é o bengador.

Tupã

Os ucranianos não receberão jatos e não terão infraestrutura para operar jatos. A otan já tem isto como estabelecido.
O
A Times divulgou que eua e comparsas já estão discutindo sobre transição de substituto de zelensky se for morto ou capturado.

Em tempo, estão divulgando uma foto de um piloto de SU-25 que foi abatido e ejetou, sendo em seguida capturado e executado pelos ucranianos.

Se estão procurando por crimes de guerra os ucranianos os estão
produzindo.

Antoniokings

Eu vi essa vídeo do Kalibr no SouthFront, mas como essa guerra está cheia de versões, preferi não comentar.

Agressor's

Porque as pessoas tem essa necessidade de escolher um lado para ficar? Ucrânia faz coisas ruins, Rússia faz coisas ruins, Otan e EUA fazem coisas ainda piores. O mundo sempre funcionou e continua funcionando assim: potências mundiais buscando seus interesses e tendo briga de força com seus rivais. No meio do tiroteio, ficam o resto dos outros países.

Nilton L Junior

Se eu digo que a Putim tem seus motivos para executar essas ações, baseado unicamente do ponto de vista sobre as motivações dos Russos logo somos a favor da guerra, pode isso.

BrunoFN

Os russos sabem que não vai adiantar enviar caças para a Ucrânia se eles não tiverem um lugar para pousar e decolar.”.. foi o q eu havia afirmado em um post recente … questão ai é .. a OTAN vai permitir q os Ucranianos usem bases em solo Romeno ou Polako ? Irão intervir a esse ponto ? …se subir a esse nível ..sabemos o q vai acontecer …

Maurício.

Os países não utilizam mais as bombas anti pista? Antigamente eu via seguido caças armados com a durandal, hoje parece que preferem mísseis de cruzeiro.
As bombas anti pista não eram muito efetivas? E nesse caso russo, não seria melhor mandar algumas “mk-84 russas”, devem ser muito mais barata e talvez com um poder destrutivo maior.

Bosco

As armas antipistas dedicadas (Durandal, JP233, MW1, BAP-100, etc.) não são mais utilizadas. Saíram de moda depois da Tempestade no Deserto.
Todas exigem que a aeronave ataque em baixa altitude e voo nivelado sobrevoando a pista, o que a torna muito vulnerável à AA de baixa altitude e mampads.
A OTAN hoje prefere utilizar bombas guiadas a laser ou GPS para atingir as pistas depois dela ter sido atacada por mísseis cruise e as defesas de média altitude terem sido desabilitadas pela atividade SEAD/DEAD.

Maurício.

Bosco, eu não sabia que não eram mais utilizadas, eu lembro que eu via até uma feita aqui mesmo no Brasil.
Bosco, por mais que nossas visões de mundo sejam bem diferentes, eu considero você um especialista em material bélico, você deve ser um dos caras que mais entende do assunto, não só no Brasil como no mundo, seria uma hipocrisia da minha parte não reconhecer isso.

Bosco

O Brasil desenvolveu a BAPI (bomba antipista) mas a FAB nunca a adquiriu para os AMX e F-5.
Valeu!

Marcos10

Eu se fosse os ucranianos nessas alturas, iam todos para a Europa. Entregava a Ucrânia vazia para o Rasputin e ia pedir dinheiro para is Europeus.
Seria doce vingança.

Antoniokings

Esquece isso.
Os bondosos europeus estão dando vistos com validade, doidos para a guerra acabar e devolver esse pessoal todo.
Aí, vc vê alguns países fazendo campanha para atrair imigrantes como Portugal, Itália e Alemanha, porque suas populações estão diminuindo.
Por que não analisam a oportunidade de visto permanente para quem quiser ficar?

Flanker

O Brasil oferece aos refugiados ucranianos visto inical de 6 meses, renovável, após análise, por até 2 anos.

Antoniokings

Sim, mas são os europeus que precisam repovoar seus países.

Kornet

Além da torcida pelo seu malvado favorito, essa guerra vai ficar conhecida como a guerra das mentiras.
O Washington Post contratou checadores de imagens, pois há muitas imagens fakes.
Claro que infelizmente há muitas de mortos e feridos que são verdadeiras.

Maurício.

Toda a guerra tem um malvado favorito, seja de qual lado for, aquele príncipe/ditador saudita não vai fazer uma visita ao Brasil agora em março? Tu vai ver, se ele vier de verdade, não vai ter nem a metade de usuário fake chamando ele de ditador e genocida, vão ficar bem quietinhos se fazendo de desentendidos, não vão nem tocar no assunto genocídio/Iêmen, liberdade e democracia, tudo isso vai passar batido…
Quanto as muitas imagens fakes e feridos e mortos, isso faz parte da guerra, infelizmente é assim.

Vinicius Momesso

Agora a frase da moda pelas autoridades americanas é “não podemos afirmar nem negar, pois não podemos checar a veracidade de maneira independente”.

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
CR Sertao

Nesta guerra temos o ruim e o pior, um de cada lado, falta definir qual é a Otan e qual é a Rússia, enquanto isso quem paga é o povo Ucraniano. No passado na Polônia, Lech Walesa renunciou à guerra qdo viu a possibilidade de derramento de sangue do seu povo. ..

Leonardo M.

Enquanto isso em terra da banana….nada de F-39 chegar

BrunoFN

Reserva estratégica da Suécia em caso de conflito ..fazer o q

Paulo

Subiu no telhado, o NG, “NinGuém viu!” Os nossos Gripen são stealth.

Saldanha da Gama

Venho cobrando isso já algumas semanas, por onde anda nossos 4 embarcados?

Eclesiastes

Tal como relatei no poder terrestre e escrevi um artigo na revista eletrônica Blitz Digital (ver no link https://blitzdigital.com.br/a-desinformacao-na-guerra-russo-ucraniana/ quem se interessar ) esta guerra está sendo travada de forma tão ou mais intensa nas redes sociais e no espaço informacional da web que qualquer outro conflito militar já visto. O SBU é o equivalente da Ucrânia ao FSB da Rússia e está travando uma excepcional campanha de propaganda devastadora para a imagem, credibilidade e moral dos russos, ainda que produzindo fake news maciçamente, principalmente sobre as infladas perdas russas. Dados mais críveis indicam baixas mais realistas da Força Aérea… Read more »

Saldanha da Gama

Putin, vai atré o porto de odessa, conquistando o sul, os portos e o mar quente…. Conseguindo, vai propor a paz na condição de manter os territórios conquistados….

Antoniokings

Prezado Saldanha.

Se ele conquistar Odessa, que tem uma grande tradição russa desde a época soviética, terá sob seu controle todo o sul da Ucrânia.
Paralelo a isso, conquistando o leste, criará uma situação territorial que isolará o resto da Ucrânia de suas fronteiras, além de praticamente acabar com a importância estratégica dela para a OTAN.

Saudações tricolores.

Material Arquivo

King feliz da vida com a ocupação de um outro país. Até agora não vi 1 comentário seu acerca das pessoas mortas. Você é a criança aqui do grupo achando que as pessoas não sentem dores e morrem. Acorda, cara! Para com esses seus comentários defendendo absurdos.

Antoniokings

Prezado Material Arquivo

Estou feliz?
Estou apenas comentando alguns fatos militares e principalmente geopolíticos/históricos.

E digo mais.
Torço para que essa guerra acabe logo para podermos assistir os desdobramentos geopolíticos e econômicos.
Isso é que me interessa.

SDS

Saldanha da Gama

Boa noite Kings, também há algo que ninguém dá importância. é o mar quente do sul da ucânia, livre o ano todo de gelo…. O que lhe interessa realmente é este setor no sul ligando a criméia a rússia e odessa acho que o maior porto, além do que , há a fábrica de armas bioólicas e químicas….Um dos motivos da guerra não estar sendo destruitiva com o poderio bélico que a rússia possue, ´este, manter as instalações o mais intacta possível…. abraços

Antoniokings

Exato!

SDS tricolores campeãs.

Pablo Maroka

Se isso acontecer será o dia mais triste do ocidente.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Isso soa muito estranho para mim. Um dos motivos dessa operação especial seria afastar a Ucrania da OTAN, para que não fosse possível, futuramente, terem mais tropas da OTAN na fronteira. Mas se anexar a Ucrânia, extende a fronteira em direção a OTAN. Aí, me parece que esse papo histórico, de que são povos irmãos, que a Ucrânia fez parte do império, etc… vai por água abaixo. Parece ser tipo: eu quero é um escudo de proteção e que se ferrem.

Antoniokings

Mas, afasta muito a fronteira de Moscou.
Além de desmilitarizar a Ucrânia.

Hcosta

A ideia de democracia é mais perigosa que um Tomahawk…

Antonio Palhares

Saudações tricolores.
Ganhamos do Corinthians.

Antoniokings

kkkkkkkk

Como dizia Nelson Rodrigues: Fluminense é o único time Tricolor do mundo. O resto são só times de três cores.”

SDS tricolores de todos os tipos.

Carlos Campos

OFF TOPIC

Supostamente um S400 derrubou SU27 a mais de 150Km, impressionante, esse fato por sí mostra que o Sistema conseguiu ver o SU bem antes, e funciona bem, aí vejo nos comentários gente defendendo a USAF comprar mais F15 que tem RCS alto, não adianta levar um monte de armas se você vai virar uma bola de fogo a mais 100Km de distância.

Silvano

O S400 é devastador, o problema é que a USAF para entrar num espaço aéreo altamente contestado como este só entraria com uma parafernália de EW que só eles têm, isso não quer dizer que sejam invulneráveis, mas um F-15 operando pela USAF não é a mesma coisa que um SU27. O S400 também foi projetado para superar essas defesas modernas dos EUA. A Rússia já conta com a supremacia aérea na Ucrânia, a maior prova disso é seu comboio com mais de 60 km de extensão estar lá parado, faz dias e não é molestado. Esse papo de drone… Read more »

MadMax666

Quem diria que a humilde Trilogia do Brasil seria alvo de troll farm… Vale comecar a checar os IPs de quem posta aqui ou exigir login para postar. O lado positivo eh que mostra que a Trilogia eh um sucesso

seuzénétiuôrqui

“É absolutamente necessário manter um canal de comunicação com Vladimir Putin”, disse Le Drian ao canal de televisão France 2, na noite de domingo (6), ressaltando que “não estamos em guerra contra a Rússia, somos solidários com os ucranianos”.
É! Mais um país europeu “arregando”. Agora são os franceses!
Estamos presenciando as dores do parto do nascimento de um novo mundo não mais unipolar, sob domínio de um único país mas sim um mundo bipolar ou até mesmo multipolar.

seuzénétiuôrqui

Haverá choro e lamentação mas no final terão que aceitar. Sanções? Sim! Mas muito rápidamente terão que terminar e termirão e o mundo, após readequações politicas, militares e sobretudo economicas, voltará ao normal, na verdade novo normal. Sorry!

Antoniokings

Prezado seuzénétiuôrqui

Perfeito.

SDS

Antoniokings

A Lada pertence ao Grupo Renault.
O mercado russo ano passado foi de 2 milhões de automóveis vendidos.
Já chegou a 3 milhões.
Se a Rússia desapropriar essa fábrica e passar a geri-la ou entregá-la aos chineses, será um grande problema para a empresa que é um símbolo francês.
E os chineses ‘vão pra galera’.

Joanderson Carlos Dos Santos

Essa marca lada não é a msm que fabricava os carros na antiga urss ?

Como assim hj é do grupo Renault a Rússia vendeu ou fez uma parceria ?

Hoje a Rússia tem fabricantes de carros nacional ?

Antoniokings

Sim. A mesma
Pelo que li, a Renault comprou cerca de 75% da empresa que foi incorporada ao Grupo.

Claudio X.

Bem, segundo a postagem do Tom Cooper no Facebook:
Yesterday, Tu-95s and Tu-160s of the Strategic Aviation of the VKS launched eight Kh-55SMs and Kh-555s cruise missiles at the Gavrishkova AB (Vinnytsia Airport). Contrary to media-reports, these have not ‘completely destroyed the airfield’, but completely demolished its main building. At war, this was of no use, anyway. I.e. this was an entirely pointless attack.

Antunes 1980

A Rússia simplesmente expos ao mundo todo:

A) estratégia equivoca e/ou ultrapassada.

B) equipamentos obsoletos e em péssimo estado.

C) militares desmotivados.

D) incapacidade em garantir a supremacia aérea.

E) não utilização de drones em larga escala.

F) Baixa tecnologia de contramedidas para suas aeronaves.

Pra quem tinha medo da Rússia, agora pode ficar mais tranquilo.

José Roberto de Souza

Meus amigos, do ponto de vista moral, Puttin já perdeu está guerra, aconteça o que acontecer a Ucrânia não será Rússia embora seja este o real interesse do ditador, está guerra não é da Rússia, é do Puttin.

Katia Ferreira Lima

Em primeiro lugar a Russia esta a mais de 20 anos guardam dinheiro e no exercito do local gasta 61% de seu pib isdo quer dizer que o exercito da Russia nao usou nem 1/3 de suas armas nem merade de seu exercito a Russia nao deve para nenhum pais como a EUA esta quebrado a mais de 40 anos emitindo moeda Isso quer dizer que quando mais os EUA gastar nesta guerra o seu pais vai ficar com mais dividas e tem mais o petróleo esta em todos os paises aliados dos da Russia e desculpa mas a China… Read more »