Guerra na Ucrânia: 10º Dia – avaliação da situação militar

67

Por Tom Cooper*

OK, aqui vamos nós, uma revisão das últimas 24 horas, ou seja, 5 de março de 2022, 10º dia desde a agressão russa.

SIGLAS:

CAA – Exército de Armas Combinadas (Rússia)
BTG – Grupo Tático do Batalhão (Rússia)
GTA – Exército de Tanques de Guardas (Rússia)
GTD – Divisão de Tanques de Guardas (Rússia)
MRB – Brigada de Fuzileiros Motorizados (com um G na frente se Guardas)
MRD – Divisão de Fuzileiros Motorizados (idem para o G para Guardas). A maioria das forças terrestres russas são de fuzileiros motorizados (ou seja, infantaria mecanizada com tanques de apoio)
NW – Noroeste
RFA – Exército da Federação Russa/Forças Armadas Russas
RF-9xxxx – registro de aviação militar russa
UCAV – Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado
VDV – Vozdushno-desantnye voyska (Forças Aerotransportadas Russas)
VKS – Vozdushno-kosmicheskiye sily (Força Aeroespacial, Rússia)
West OSK – Distrito Militar Ocidental, RFA

ESTRATÉGIA

Su-34 decolando para uma missão na Ucrânia equipado com bombas burras

Graças a novas informações, agora está claro que a invasão russa da Ucrânia está completamente fracassada: de fato, desmoronando. Sem dúvida, os russos vão continuar e a guerra vai continuar. Mas, a intenção original de Putin falhou. Os russos podem ter os meios para conquistar a maior parte do país, mas não os meios para mantê-lo.

Putin tinha apenas um plano: capturar ou matar Zelensky, forçá-lo a assinar uma capitulação e depois substituí-lo. E isso em questão de 1-3 dias após o início das hostilidades. Essa foi a razão para a implantação maciça de tropas VDV no início da guerra. Isso não funcionou. A resistência ucraniana foi muito mais feroz do que o esperado, Zelensky sobreviveu, a VDV foi cortada em pedaços, o golpe inicial falhou todos os seus objetivos. Pior ainda, o Ocidente reagiu de uma maneira que Putin nunca esperava: com sanções que pegaram Putin totalmente despreparado e estão debilitando toda a Rússia, por sua vez desestabilizando o governo de Putin. Não tendo um ‘Plano B’, Putin está agora reduzido à culpa e à ameaça.

As forças terrestres russas foram então apressadas sem ter uma ideia clara sobre o que deveriam fazer. Não é de surpreender que seus grupos avançados fiquem sem combustível e comida no processo, tenham sido emboscados etc. É claro que Putin não vai desistir: nos últimos dias, seu exército trouxe tudo o que havia organizado ao redor da Ucrânia e está agora tentando tirar o melhor proveito da situação. De fato, está transportando até mesmo equipamentos completamente obsoletos do Extremo Oriente. No entanto, isso não deve significar que os russos podem continuar como nos últimos 7-8 dias: eles ainda têm tropas suficientes, ainda têm munição suficiente e estão transportando todos os suprimentos que podem obter.

Os ucranianos foram pegos de surpresa: a decisão de Putin de invadir foi irracional na medida em que nem seu próprio FSB, nem “mesmo” Zelensky esperavam, independentemente de todos os avisos. Mas, o exército estava em posição e a massa da força aérea evitou o golpe russo inicial. Essa “pura sobrevivência” no início e o planejamento irracional de Putin deram tempo para os ucranianos se mobilizarem e oferecerem resistência feroz. Com a ajuda da inteligência ocidental, seus comandantes conseguiram evitar a destruição de suas principais unidades até agora, causando enormes perdas ao invasor.

Muita coisa para os primeiros 10 dias desta guerra.

Nos últimos dias, esse conflito entrou em uma nova fase suja. Tendo falhado em invadir as principais cidades da Ucrânia, exceto Kherson, os russos redirecionaram suas intenções.

Tendo provado ser incapazes de destruir as Forças Armadas ucranianas, eles estão correndo para cercar as principais cidades do leste, capturar usinas nucleares e estabelecer um corredor terrestre para a Transnístria. Isso pode ser uma indicação da intenção de criar um novo “Plano B”, ao longo do qual eles protegeriam a Ucrânia a leste de Dnepr, cortariam o país do mar e o cortariam de suas fontes primárias de energia. Isso lhes daria condições muito favoráveis ​​no caso de qualquer tipo de negociação séria – que, sem dúvida, já está em andamento (através de intermediários, é claro).

Enquanto isso, as forças armadas de Putin vão procurar a mais cínica de todas as soluções: a de expulsar o máximo de civis ucranianos do país. Eles vão devastar o leste da Ucrânia no processo: sem população = sem guerrilheiros/partidários atrás de sua linha de frente. Isso é o de praxe ao longo do que vimos na Síria de 2015-2017 (para não falar do Afeganistão, Etiópia e Moçambique dos anos 1980, ou Chechênia dos anos 1990): ‘Putin ou queimamos o país’ e ‘você quer democracia? Vá para o oeste e viva lá’

Considerando isso, e ironicamente, quase todas as partes envolvidas estão agora realmente interessadas em estender esse conflito: ucranianos na esperança de envolver o Ocidente; o Ocidente na esperança de que os ucranianos vão destruir todas as forças armadas russas (e eles estão na melhor maneira de conseguir exatamente isso), e Putin na esperança de causar danos máximos – à Ucrânia e à UE – para manter seu inimigo real (UE) preocupado com ‘algo mais que Putin’: desestabilizado por reações de populistas, xenófobos e neonazistas (muitos deles ligados a Putin há décadas) ao influxo de milhões de refugiados ucranianos, aumentando rapidamente os preços da energia etc.

PODER AÉREO

Os Keystone Cops em Moscou afirmam que a VKS travou uma grande batalha aérea sobre Zhitomir ontem e abateu quatro interceptadores Su-27 ucranianos. Embora não haja evidências em apoio a essa alegação, pelo menos algum tipo de confronto aéreo é muito provável, imediatamente após várias formações de Su-34 terem demolido completamente a Força Blindada de Zhitomyr.

Por sua vez, a VKS sofreu uma série de perdas confirmadas: estas serão discutidas dependendo da linha de frente, abaixo.

NORTE

A 36ª CAA voltou ao campo de batalha ontem, com um grande ataque a Irpin pelo oeste. Os ucranianos afirmam ter repelido esse avanço, mas grande parte de Irpin e cidades vizinhas foram atacadas por barragens de artilharia.
Por razões explicadas na minha análise de ontem, e – ainda mais: acima – a RFA atualmente não pode lançar nenhum tipo de operação importante na Ucrânia mais a oeste. Muito provavelmente, Putin não tem interesse em fazê-lo: muito pelo contrário, estou avaliando-o como ‘interessado’ em manter a Ucrânia ocidental ‘aberta’ para o fluxo de refugiados na direção ocidental, mesmo que isso signifique que também esteja aberto para a OTAN (principalmente dos EUA) esforços para manter os ucranianos reabastecidos.

NORDESTE

No lado leste do Dnepr, a 36ª CAA conseguiu flanquear a brigada ucraniana que a enfrenta, mas a 200ª Brigada de Fuzileiros Motorizada BTG foi enfrentada pela primeira vez (na sexta-feira) e depois atacada (ontem) na tentativa de chegar aos arredores do leste de Kiev.

Chernihiv foi exposta a vários ataques aéreos ontem, mas a guarnição local está resistindo e mantendo a 41ª CAA à distância. Seus SA-8 derrubaram um Su-34 da VKS sobre a cidade ontem: ambos os tripulantes foram ejetados, mas um foi morto e o outro ferido ao descer de paraquedas no topo dos telhados de edifícios locais.

A 1ª Brigada de Tanques Ucraniana está mantendo o corredor do sul – via Nizhnyn – para Chernihiv aberto, mas isso está por perto. Não ficaria surpreso se Chernihiv fosse completamente cortada hoje.

O 2º GTA conseguiu um grande avanço da defesa ucraniana entre Nizhnyn e Priluky, e atualmente está atacando a periferia leste de Kiev.

O 1º GTA está seguindo ao longo do flanco sul do avanço do 2º GTA: não encontrei indícios de que ele tentasse se mover em direção a Cherkasy ou Poltava.

A guarnição ucraniana de Sumy está resistindo: a cidade está sujeita a intensas barragens de artilharia.

A nordeste de Kharkiv, o 92ª Mecanizada ucraniano atacou o BTG do 144º MRD e chegou à fronteira com a Rússia. No entanto, há um ‘EMCON’ completo em todos os relatórios dessa área e, no momento, não tenho certeza se os ucranianos têm uma ideia clara do que fazer com esse sucesso. Pelo menos eles ganharam bastante tempo, então agora o 6º CAA levará cerca de 2-3 dias para se reorganizar, trazer tropas adicionais e voltar a atacar Kharkiv. É claro que a cidade continua sujeita a severas barragens de artilharia e ataques aéreos.

Mais ao sul, a 6ª CA se associou com a 2ª CA avançando de Luhansk. Aparentemente, a 53ª Brigada Mecanizada ucraniana conseguiu evitar um cerco a nordeste de Izlum.

LESTE

Os ucranianos parecem ter conseguido estabelecer uma nova linha de frente a oeste de Donetsk. No sul, a 56ª Brigada de Fuzileiros Motorizados e partes da 54ª Mecanizada retêm os ataques russos há quatro dias, mantendo aberto um estreito corredor para Mariupol.

Isso permitiu a extração da maior parte do Batalhão Azov para fora do porto cercado – apesar dos esforços viciosos do Batalhão Esparta (separatistas) para evitar isso – mas enfraqueceu muito as defesas locais. Esta batalha foi selvagem – para ambos os lados. A VKS perdeu pelo menos 3 Su-25 e um Mi-8, o 54º Mecanizado a maioria de seus tanques e artilharia (incluindo pelo menos dois BM-30 Uragan MRLS).

Mariupol está constantemente sujeita a barragens de artilharia, e o “cessar-fogo humanitário” anunciado ontem pelos Keystone Cops em Moscou foi apenas uma farsa. O prefeito e seu vice caíram na estratagema e organizaram 30 ônibus para evacuar cerca de 5.000 civis e feridos, mas os russos submeteram o comboio a fogo de artilharia e destruíram 21 ônibus. Uma nova tentativa foi anunciada para hoje, mas, desculpe: considero isso inútil. Está tudo no mesmo jogo como em Aleppo de 2016-2017 novamente: você para de atirar, nós atiramos.

SUL

Quase não há relatórios de Konotop, então acho que a 58ª CAA a cercou. Dito isto, Zusko parece não estar interessado em avançar em Zaporozhye – ainda: provavelmente, ele está preocupado com seu flanco ocidental e sem tropas e suprimentos para mais. Além disso, eu não recomendaria a nenhum russo para pressionar pela cidade de Zaporozhye agora: Segundo RUMINT, as defesas locais estão bem preparadas e consistem de pessoas furiosas e extremamente ansiosas para lutar contra os russos.

No Ocidente, a 58ª CAA de Zusko falhou em romper as defesas de Mikolayiv em dois dias de ataques de infantaria e barragens de artilharia. Pelo menos tão importante é o fato de que seu partido avançado falhou em garantir Voznesenk. Zusko lançou assim um ataque helitransportado a esta cidade.

Foi isso que resultou no ‘tiro ao peru’ que acompanhamos ‘quase ao vivo’ na internet. A formação de helicópteros foi cortada em pedaços enquanto se aproximava de seu alvo: um Mi-24, dois Mi-34s, um Su-30SM e dois Mi-8s foram confirmados como derrubados usando MANPADs Piorun fabricados na Polônia.

Quaisquer que sejam as tropas VDV que tenham sobrevivido a este massacre, foram então cortadas em pedaços no chão. Voznesenk está firmemente nas mãos ucranianas, ilustrando claramente o fato de que as defesas ucranianas de “mesmo” esses lugares bem atrás da linha de frente estão prontas. O 247º Regimento de Guardas ‘Cossaco’ da VDV foi aniquilado no curso deste ataque: até seu comandante, o coronel Zizevsky, foi KIA. Parece que a 58ª CAA terá que encontrar um caminho diferente para Odessa e Transnístria.

Falando sobre a Transnístria: alertado pela aproximação da 58ª CAA, o governo da Moldávia anunciou a mobilização geral. Os cidadãos da UE são aconselhados a deixar o país. A máfia russa encarregada da Transnístia também mobilizou suas “forças armadas” (estas consistem em algo como duas pequenas brigadas).


*Tom Cooper (nascido em 1970) é um autor austríaco, jornalista, historiador e ilustrador com interesse na aviação militar moderna.

Após uma carreira no ramo de transportes em todo o mundo, na qual ele viajou extensivamente pela Europa e Oriente Médio e estabeleceu contatos, ele passou a escrever. Cooper estreitou seu fascínio anterior com a aviação militar pós-Segunda Guerra Mundial para se concentrar em forças aéreas menores e conflitos, sobre os quais ele coletou extensos arquivos de material. Concentrando-se na guerra aérea que anteriormente recebeu pouca atenção, ele é especialista em pesquisa investigativa sobre forças aéreas africanas e árabes pouco conhecidas, assim como a Força Aérea Iraniana. Seus primeiros trabalhos foram publicados na década de 1990 no site do ACIG (Air Combat Information Group; antigo ACIG.org, desde 2013: ACIG.info).

Cooper é autor e coautor de dezenas de livros, o primeiro dos quais ofereceu visões exclusivas sobre a história operacional das forças aéreas iraniana e iraquiana durante a Guerra Irã-Iraque (combatida em 1980–1988).

Suas principais obras são duas séries: ‘African MiGs’ (dois volumes) e ‘Arab MiGs’ (seis volumes). O primeiro examinou o histórico de desenvolvimento e serviço de 23 forças aéreas na África Subsaariana; a última, a história operacional das principais forças aéreas árabes em guerras com Israel no período de 1955 a 1973.

Cooper publicou quase 1.000 artigos em imprensa especializada e on-line, incluindo revistas como Air & Space Smithsonian, AirEnthusiast, Air Force Magazine, AirForces Monthly, Air Combat, AirPower, Combat Aicraft, Le Fana de l’Aviation, Fliegerrevue e Fliegerrevue Extra, Flight Jornal, International Air Power Review, Iranian Aviation Review, Jane’s Defense Weekly, Modern War, SDI, Truppendienst, WarIsBoring.com e World Air Power Journal.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

É… Baseado nisso podemos pensar que daria bastante tempo para a Ucrânia enviar pilotos para fora do país e treinarem por um mês ou dois para receberem algumas aeronaves e mesmo pessoal para treinarem no manejo de armamento antiaéreo mais moderno.

Mas uma coisa é certa. Putin e os Russos estão tendo uma péssima surpresa. A VDV é considerada de elite, por exemplo.

Hélio

Posso confiar nessas informações.
Aliás, veicular esse tipo de matéria não é do perfil da trilogia de defesa, isso é panfletagem pura.

Silvano

Saquei na hora, na verdade não é algo baseado em fatos, é apenas uma opinião pessoal que expressa acima de tudo, uma vontade quase inalcançável. Eu chamaria essa “matéria” de estilo urna eletrônica, 100% confiável.

Henrique

O mito já disse que a urna é confiscável… até elogio ou sistema e o ministro… e quando foi aberto a conferência do código nem foi lá aferir ele. Urna só não é segura pro cara que ta vendo o candidato de estimação ser lentamente passado por alguém do 3º lugar

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Cristiano GR

Como pode a pessoa se achar esclarecida e confiar em pesquisas compradas e manipuladas por imprensa parceira de políticos ladrões comprovados?

Flanker

São observações feitas por alguém que tem conhecimento sobre o tema, mas que tem as opiniões dele, através da ótica com que ele observa a situação e os acontecimentos. Quem lê e se informa sobre os acontecimentos através de várias fontes, tem mais uma aí. Então, se extrai o que interessa de cada uma para te ajudar a formar tua opinião.
Quanto às urnas, quem as critica deve ser seguidor do bolso…..e o estranho é que ele se elegeu em várias eleições com…..a urna eletrônica, veja só!!!

Rodrigo Martins Ferreira

Quem critica a urna é pq conhece e trabalha com tecnologia…

Só vejo políticos, advogados, jornalistas, juízes e leigos defendendo a urna.

Neto

Só vejo a turma panfletária do miliciano criticando a urna. . NUNCA houve criticas tão grandes quanto a aliada ao medo do Bezerro de Ouro Evangélico perder a eleição. . SE o anátema de Cristo não tivesse dado tanta bandeira que pode dar um golpe, SE a democracia fosse um valor para as viúvas da Ditadura… TALVEZ houvesse algum ponto de relevância neste questionamento. . COMO o Bolsonaro é nosso caminho mais rápido para virarmos uma VENEZUELA, à direita diga-se, eu fico com a perspectiva de NARRATIVA de GOLPISTA. . Lembremos, até mesmo esta guerra aponta a proximidade de Bolsonaro… Read more »

Flanker

Então, por que não questionaram a urna eletrônica desde antes? Desde quando se elegeram?
Eu não vejo fraude na urna eletrônica, mas se provarem de forma irrefutável que ela pode ser fraudada, mudo de opinião. Já o voto físico, nos recônditos esquecidos desse país, é muito tácil um coronel qualquer mandar colocar na urna todos os votos a favor do candidato dele.

Leandro Costa

Fui da área de tecnologia por muitos anos, e inclusive um dos caras que trabalhou na criptografia da urna é um amigo pessoal de décadas, e ainda trabalho nas eleições.

Às urnas são seguras e auditáveis. Ninguém conseguiu provar qualquer problema ou falha.

Acho que poderiam gastar os quase bilhão de reais para fazer a confirmação em papel na própria urna e existe já trabalho preliminar nesse sentido, e é desnecessário na prática, mas se for para dar tranquilidade ao processo de votação, por mim é válido.

Salim

Tenho a mesma percepção urna eletrônica, se ocorrer confirmação impressa seria melhor ainda, porem favoreceria venda votos nos rincões mais pobres.

Leandro Costa

Salim, é um aspecto válido sim. Fica mais fácil a venda de votos, porém, se a pessoa for flagrada com câmera dentro do cabine de votação, vai dar m*rda.

Henrique

Sim.. o cara mais 40 livros publicados sobre o tema não deve entender como funciona um cenário de guerra… Ainda bem que temos gás do balão de festa aqui pra lembrar

Hélio

Pode ter 100 livros publicados, isso não valida o que ele diz, ainda mais da forma absolutamente militante que ele escreve. Você já leu algum dos livros que ele publicou? Claro que não, quem faz esse tipo de apelo à autoridade não tem o hábito da leitura. A academia brasileira está cheia de autores de 100 livros, não é por causa disso que a Marilena Chauí é uma pessoa séria. Aliás, dei uma volta pelo forte e percebi que a panfletagem bateu forte na trilogia, de uma hora para a outra. Resta saber que só estão aproveitando a audiência momentânea… Read more »

Luis

Chora neném.

Leandro Costa

Eu li alguns dos livros desse cara e pretendo ler outros. Também participei ativamente do acig.org enquanto durou.

Henrique

“Pode ter 100 livros publicados, isso não valida o que ele diz”
.
KKKKKKKKKKKK
ta bom… vai la no facebook do cara e refuta ele pessoalmente

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Marcos Silva

definitivamente um pangaré como vc não conhece Tom Cooper e quer vir dar pitaco. Vai lavar essa cara!

Jadson Cabral

Os livros que ele escreveu e todo o seu background não validam o que ele diz, mas as bobagens que vc escreve aqui, informações do zap e dados tirados da sua cabeça validam o que vc diz. Interessante…

Flanker

E tu, leu? Alias, leu algum livro, qualquer que seja o autor sobre qualquer tema? Ou prefere repetir mantras, repletos de clichês, preconceitos e ideias anacrônicas.

pangloss

Se a audiência da trilogia te incomoda, o que você ainda está fazendo aqui?
Alguém te obriga a postar comentários aqui?
É o seu trabalho escrever aqui?

Flanker

A Trilogia publica matérias e textos de várias fontes e vieses. Tem muitas publicações aqui da Sputnik News e da RIA Novosti. Essas, no teu entendimento, podem ser publicadas aqui sem problema algum?

Paulo Lopes

Por essa reportagem, nota-se claramente que a Ucrânia está ganhando a guerra. Muito bom.

Leandro Costa

Não estão ganhando, mas não estão perto de perder. Vamos ver o que acontece ao longo dessa semana.

Vinicius Momesso

Tirando drones, até agora os países da OTAN tem enviado apenas armas de defesa para o exercito, principalmente MANPADS. Mísseis de cruzeiro lançados de posições fixas dentro de Kiev poderia causar um dano considerável a posições russas inclusive dentro da própria russa, mas aí provavelmente Moscou partiria para uma guerra total e séria castastrófico para a Ucrânia. Imagine bombas termobaricas de alto poder de destruição lançadas entre os prédios de Kiev, centenas morreriam quase que instantaneamente, tendo o ar praticamente arrancados de seus pulmões.

Salim

Incrivel poder bélico destas armas portáteis e drones, guerra indefinida, Rússia terá que gastar boa parte suas reservas bélicas, OTAN esta feliz. Como escrevi passado, armamento russo esta ultrapassado ( Ucrânia e Rússia usam armamento russo) a diferença esta armas portáteis e drones padrão OTAN/ocidental. E visto que Rússia esta atacando população civil pois no campo militar esta atolando, porem guerra indefinida ainda.

Leandro Costa

Eu concordo, Vinícius, mas eu temo que, além de ser praticamente impossível enviar esse tipo de armamento guiado de longo alcance para a Ucrânia, vamos acabar vendo, de qualquer maneira, um aumento expressivo do poder de fogo Russo já que as Defesas Ucranianas ainda parecem ter bastante força para combater. O ‘endurecimento’ Russo é uma consequência de sua percepção de falta de avanço em determinado front. Infelizmente isso vai causar um número enorme de baixas entre os civis. E sinceramente não gosto nem de pensar em como pode se desenrolar uma batalha nos grandes centros urbanos. Putin conseguiu dar à… Read more »

Capa Preta

Ganhado não, mas está igual um porco espinho mordido por um leão, vai ser engolindo, mas vai dar trabalho, ser doloroso,indigesto e deixar muitas sequelas.

Hélio

E não é? O fantasma de Kiev já matou 12000 russos.

Jagdverband#44

Kings, pode voltar ao teu nickname normal?

Rodrigo Martins Ferreira

Menos do que Stalin

Flanker

Pois é, Rodrigo. Na realidade, ninguém matou mais russos do que…..Stalin!!! Mas, isso os puxa-sacos não admitem!

Vinicius Momesso

Devido a uma outra guerra rolando em paralelo à essa: a de informações, só saberemos quem perdeu mais quando um cessar-fogo for assinado por ambos os lados e a contagem de mortos e equipamentos perdidos forem analisados por veículos independentes de forma oficial.

Saldanha da Gama

O que se nota, é que a rússia não está empregando o máximo que pode e sim o mínimo e é para evitar perdas civis e até provavelmente, evitar destruir cidades nas quais ela pretenda controlar…..

Wellington Jr

Bombardeando civis e ônibus com civis. Tao usando bombas Clusters. Cara os russos partiram já pra eliminação total desde o 5° dia de guerra quando perceberam que não conseguiram o objetivo de eliminar o presidente Ucraniano..

Henrique

Ganhando, ganhando já bem difícil dizer, mas aquele 1% de chance de vencer ta começando a ficar bem atraente a cada dia que passa

Fandref

Parabéns pelo artigo. Dos que procurei, um dos mais isentos e confiáveis.

Fulcrum

Esse su34 no chão baita preju.

Luiz

Quais armas de artilharia antiaérea consegue abater uma aeronave dessa e em quais condições de voô para ser abatida?

Jadson Cabral

Voando baixo para fazer ataques ao solo, eu diria que qualquer manpad poderia abater

Léo Neves

Até onde se tem imagens foram um su-34 e um su -30 , um mi -24 , um mi-8 e um su-25 derrubado nesses últimos 3 dias.
Fora disso não há confirmação nenhuma .

Bardini

Tem pelo menos 10 abates já confirmados nos últimos 3 dias.

Mosczynski

E mais um agora a pouco foi pro saco.

Bardini

Sobre os abates das aeronaves russas, creio que a lição que se pode tirar disso é:
.

  1. Tenha sistemas de designação de alvos em todas as aeronaves;
  2. Tenha um bom estoque de munições guiadas.

.
comment image

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Jadson Cabral

Vc ta dizendo que aeronaves de alto desempenho estão sendo abatidas com certa facilidade por manpads pois estavam voando baixo pelo fato de estarem usando bombas burras? Pq pra mim faz muito sentido, segundo os relatos e foi exatamente isso o que pensei.

Bardini

Estão tendo de voar dentro do envelope de um MANPADS. Aí complica.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
fulcrum

Tem foto deles usando gps civil no cockpit. Glonass deixado de lado?

Last edited 2 anos atrás by fulcrum
Bardini

Pois é, verdade. E na Síria também usaram GPS civil nos Su-34.

Neto

Bem melhor um A29 voando alto e tendo um sistema de designação de alvo eficiente, mesmo com bomba burra, do que um caça de alta performance voando baixo e embaixa velocidade para lançar uma bomba burra. . Por 3 dias, depois do início da guerra, temi que a Russia tivesse construído algum hub industrial de guerra escondido no meio de seu território e apareceria com quantidade de seus ativos militares mais tecnológicos. Seria um indicativo grave para uma guerra generalizada…. . Bom, nem o SU-57 deus as caras por lá. . Espero, muito, que a Russia perca a Crimeia quando… Read more »

Wellington Jr

Os russos não tem como colocar o Su57 pois os mesmos são caros demais para serem usados numa guerra onde não tem supremacia aérea. Assim como as outras tecnologias militares. Creio que os russos deram um passo maior que a perna achando que a vitória iria ser rápida. Nesse momento nem as defesas antiareas modernas russas estão em solo Ucraniano por medo de perderem. Estão usando bem pífia as defesas AA para proteger as formações de ataque em solo por medo da OTAN entrar na briga. O melhor para os russos seria recuar e negociar a paz. Se seguirem avançando… Read more »

Manuel Flávio Vieira

Propaganda demais travestida de análise.

Silvano

Cai quem quer.

Rodrigo Martins Ferreira

Os russos estão caindo sem querer mesmo.

Flanker

Hehehehe…Boa!

Satyricon

Passados 10 dias a Rússia tem perdido por dia, em média: 25 blindados 4 aeronaves de asas rotativas; 4 aeronaves de asas fixas; Além de incontáveis sistemas de defesa aérea, transporte, suprimentos, etc Mais 90 dias nesse ritmo, totalizando 100, e a Rússia terá perdido: Acima de 10% de seus blindados 1/3 de suas aeronaves de combate 1/4 de suas aeronaves de asas rotativas São perdas insustentáveis, principalmente se considerado que o território russo é imenso, e o que sobrar precisará ocupar as brechas deixadas pelo que se perdeu. Isso soma-se a uma economia em frangalhos, onde tais perdas dificilmente… Read more »

Wellington Jr

Como venho dizendo, Putin vai vencer, mas o custo vai ser toda suas forças militares serem reduzidas a nada por um bom tempo. OTAN não precisa entrar na guerra, basta manter o suprimento de armas e equipamentos para a Ucrânia constante que os russos vão perder suas forças Armadas.

Jadson Cabral

Quero ver os torcedores do ditador do momento virem aqui dizer que a Rússia já ganhou essa guerra, que tá muito fácil pra eles e que o Tom Copper não sabe o que está falando.

Manuel Flávio Vieira

O Governo ucraniano dá informações sobre perdas russas. Nem ele afirma que a VDV está destroçada (um contingente de 45 mil..). O Tom Cooper está falando para imbecis e eles estão repassando.

Last edited 2 anos atrás by Manuel Flávio
ícaro

Já vi tanta desinformação nessa guerra que chega a impressionar.

fulcrum

Nas fotos percebi que foram no mínimo três 34 derrubados. Pelo visto a Suécia e a Inglaterra conseguiram colocar um bom “firewall” dentro da Ucrânia.

Hank Voight

Dois Su-34 e um Su-30 SM…..

O uso de táticas empregadas na Síria (Bombardeio a baixa altitude com o uso de munição burra) está cobrando o seu preço! Acredito que isso se deve principalmente à falta de armas guiadas no arsenal russo

Leandro Costa

Ou isso ou você pode interpretar o texto assumindo o que o autor disse. Que as tropas da VDV empregadas nessa ou naquela ação sofreram baixas pesadíssimas e não atingiram seus objetivos.

Heinz Guderian

Caro leandro, mas é isso é verdade, os VDVs, sofreram pesadas baixas, principalmente na batalha do aeroporto de hostomel.
Mas o número não sei ao certo.

Felipe

Achei que era sério esse relato, mas depois percebi que é apenas uma história de ficção para um próximo livro de algum ocidental apaixonado anti russo.

Antunes 1980

Análise coerente.

Primeiro: A Rússia não esperava tanta resistência e motivação dos ucranianos.

Segundo: Vulnerabilidade da estratégia russa, acarreta um número grande baixas.

Terceiro: Equipamentos limitados, defasados e com inúmeros problemas.

Quarto: Mesmo com a utilização de mísseis de cruzeiro, os principais pontos de resistência se mantém de pé.

Ao meu ver alguns objetivos russos foram alcançados, porém falta muito para confirmar a palavra sucesso.

Fernando Neves

Texto completamente tendencioso, mentiroso e manipulador. É impressionante como esse tipo de analista ainda tem espaço apesar das informações estarem disponíveis em vários meios de comunicação. Falo isso não porque sou a favor de A ou de B. Falo isso porque as pessoas merecem informações sérias e verdadeiras para que possam analisar os fatos e se posicionar corretamente. Vou mostrar apenas uma, dentre MUITAS, consequências desse tipo de texto: “Ao acreditar que a Ucrânia está conseguindo fazer frente à Rússia, inocentes úteis de OUTROS PAÍSES pegam suas mochilas e vão para o front como voluntários”. É muito mal caratismo!!!