Esquadrão Zeus realiza primeiro lançamento de cargas pesadas e por extração

4

KC-390 lançando carga

A atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (Operational Familiarization)

A aeronave multimissão KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus) concluiu, no dia 22/02, com sucesso, o primeiro lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego do método CDS (do inglês Container Delivery System). A tripulação foi composta por um piloto da EMBRAER e dois pilotos da Unidade Aérea.

A atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (Operational Familiarization), que também conta com tripulações do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), que receberá, em breve, aeronaves KC-390.

Na ocasião, a aeronave decolou da Base Aérea de Anápolis (GO) às 08h30 (horário de Brasília), realizando o lançamento CDS de 245 kg de carga na Zona de Lançamento (ZL) Guapó, localizada na cidade de Goiânia (GO).

Clique aqui para baixar a imagem originalApós o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Daniel Souza, falou sobre a importância deste momento para a Força Aérea Brasileira. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa um incremento na operacionalidade do 1º GTT e da FAB, possibilitando a ampliação de nossas capacidades para que possam atuar nos mais diversos cenários”, destacou.

KC-390 Millennium

O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, no qual um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as atividades, reduzindo, assim, a carga de trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.

Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em uma melhor precisão no cumprimento da missão.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Excelente!! Esse avião veio para estabelecer novos padrões na categoria. Uma curiosidade: o protótipo 001 do E190 PP-XMA após 18 anos de serviço aparentemente está indo para seu descanso eterno. No aeroporto de Kingman, no Arizona. (Deserto do Mohave)

Thiago

Esse negócio de chamar o 1° GTT de esquadrão Zeus pra mim é muito esquisito ainda hahahaha. No mais, um grande passo para a plena operação da aeronave

Neto

Nossa cultura é tão rica e diversa que acho bastante tosco a alcunha de Millennium para o KC-390. Sem falar no Esquadrão Zeus.
.
Temos aves, etnias e linguas próprias daqui. Deveriamos apropria-las mais em nossa cultura militar também.
.
Que a campanha de testes e homologação prossiga com exito!

Matheus

O avião já está homologado para tal. Foi apenas a primeira vez do esquadrão ter feito missão no âmbito operacional.