O que aconteceu com a Força Aérea Russa? Especialistas dos EUA estão perplexos

194

Nesta foto de arquivo, feita em 18 de dezembro de 2015, fornecida pelo Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia, um monte de munições está preparado para ser carregado em aviões Su-25 russos na base aérea de Hemeimeem na Síria. Vadim Savitsky / AP

Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a inteligência dos Estados Unidos havia previsto um ataque violento de Moscou que mobilizaria rapidamente o vasto poder aéreo russo que seus militares reuniram para dominar os céus da Ucrânia.

Mas os primeiros seis dias confundiram essas expectativas e, em vez disso, viram Moscou agir muito mais delicadamente com seu poder aéreo, tanto que as autoridades americanas não conseguem explicar exatamente o que está impulsionando o aparente comportamento avesso ao risco da Rússia.

“Eles não estão necessariamente dispostos a correr grandes riscos com suas próprias aeronaves e seus próprios pilotos”, disse um alto funcionário da defesa dos EUA, falando sob condição de anonimato.

Vastamente superado pelos militares da Rússia, em termos de números brutos e poder de fogo, a própria força aérea da Ucrânia ainda está voando e suas defesas aéreas ainda são consideradas viáveis ​​- um fato que desconcerta os especialistas militares.

Após as salvas iniciais da guerra em 24 de fevereiro, os analistas esperavam que os militares russos tentassem destruir imediatamente a força aérea e as defesas aéreas da Ucrânia.

Esse teria sido “o próximo passo lógico e amplamente antecipado, como visto em quase todos os conflitos militares desde 1938”, escreveu o think-tank RUSI em Londres, em um artigo chamado “O Misterioso Caso da Força Aérea Russa Desaparecida”.

Em vez disso, os caças da força aérea ucraniana ainda estão realizando missões defensivas de contra-ataque e ataque ao solo de baixo nível. A Rússia ainda está voando pelo espaço aéreo contestado.

As tropas ucranianas com foguetes terra-ar são capazes de ameaçar aeronaves russas e criar riscos para os pilotos russos que tentam apoiar as forças terrestres.

“Há muitas coisas que estão fazendo isso perplexo”, disse Rob Lee, um especialista militar russo no Instituto de Pesquisa de Policiais Estrangeiras.

Ele achava que o início da guerra seria o “uso máximo da força”.

“Porque a cada dia que acontece há um custo e o risco aumenta. E eles não estão fazendo isso e é realmente difícil de explicar por qualquer motivo realista.”

A confusão sobre como a Rússia usou sua força aérea ocorre quando o governo do presidente Joe Biden rejeita pedidos de Kiev por uma zona de exclusão aérea que poderia levar os Estados Unidos diretamente a um conflito com a Rússia, cujos planos para sua força aérea não são claros.

Especialistas militares viram evidências de uma falta de coordenação da força aérea russa com as formações de tropas terrestres, com várias colunas russas de tropas enviadas além do alcance de sua própria cobertura de defesa aérea.

Isso deixa os soldados russos vulneráveis ​​a ataques de forças ucranianas, incluindo aqueles recém-equipados com drones turcos e mísseis antitanque americanos e britânicos.

David Deptula, general aposentado de três estrelas da Força Aérea dos EUA que já comandou a zona de exclusão aérea no norte do Iraque, disse estar surpreso que a Rússia não tenha trabalhado mais para estabelecer o domínio aéreo desde o início.

“Os russos estão descobrindo que coordenar operações de vários domínios não é fácil”, disse Deptula à Reuters. “E que eles não são tão bons quanto eles pensavam que eram.”

Enquanto o desempenho dos russos está abaixo do esperado, os militares da Ucrânia têm superado as expectativas até agora.

A experiência da Ucrânia nos últimos oito anos de combates com forças separatistas apoiadas pela Rússia no leste foi dominada por uma guerra de trincheiras estática no estilo da Primeira Guerra Mundial.

Em contraste, as forças russas adquiriram experiência de combate na Síria, onde intervieram ao lado do presidente Bashar al-Assad, e demonstraram alguma capacidade de sincronizar manobras terrestres com ataques aéreos e de drones.

A capacidade da Ucrânia de continuar voando jatos da Força Aérea é uma demonstração visível da resiliência do país diante de um ataque e tem sido um impulsionador do moral, tanto para seus próprios militares quanto para o povo ucraniano, dizem especialistas.

Também levou a mitologização da Força Aérea ucraniana, incluindo um conto sobre um lutador de jato ucraniano que supostamente derrubou seis aeronaves russas, apelidado de online como “o fantasma de Kyiv”.

Uma verificação de fatos da Reuters mostrou como um clipe do videogame Digital Combat Simulator foi mal interpretado online para alegar que era um caça ucraniano real derrubando um avião russo.

Biden liderou uma ovação de pé em apoio aos ucranianos em seu discurso sobre o Estado da União na terça-feira, elogiando sua determinação e zombando de Putin por pensar que ele poderia simplesmente “ir para a Ucrânia” sem oposição.

“Em vez disso, ele encontrou um muro de força que nunca imaginou. Ele conheceu o povo ucraniano”, disse Biden.

Os Estados Unidos estimam que a Rússia está usando pouco mais de 75 aeronaves em sua invasão da Ucrânia, disse o alto funcionário dos EUA.

Antes da invasão, as autoridades estimavam que a Rússia havia potencialmente preparado centenas dos milhares de aeronaves de sua força aérea para uma missão na Ucrânia. No entanto, o alto funcionário dos EUA na terça-feira se recusou a estimar quantos aviões de combate russos, incluindo helicópteros de ataque, ainda podem estar disponíveis e fora da Ucrânia.

Ambos os lados estão tendo perdas.

“Temos indicações de que eles perderam algumas aeronaves, mas os ucranianos também”, disse o funcionário.

“O espaço aéreo é ativamente contestado todos os dias.”

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

194 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique USA

Como eu sempre digo, Rússia é uma potência militar não uma potência econômica, ela não pode se dar a certos luxos que somente EUA e China tem cacife para esbanjar.

Last edited 2 anos atrás by Henrique USA
pedro

Luxos: bombardear indiscriminadamente civis como fizeram no Iraque, Siria, Servia e Afeganistão.

Henrique USA
Talisson

Gastaram trilhões de dólares em troca de resultados duvidosos no oriente médio, fora a tragédia humanitária. O contribuinte americano financiou uma concentração de renda jamais vista.

Last edited 2 anos atrás by Talisson
Joanderson Carlos Dos Santos

Como assim concentração de renda.

Oliveira

Você destina uma boa parte dos tributos arrecadados para a iniciativa privada, no caso as mega corporações de defesa americana, esse é o feito da guerra, indústrias de defesa ficam ainda mais ricas as custas do contribuinte americano. Não à toa são as maiores do mundo. Sim eles são um país muito rico, mas este fenômeno contribui para a crescente concentração de renda.

Last edited 2 anos atrás by Oliveira
DanielJr

Basta parar de xeretar território dos outros e assim a necessidades de encomendas de armas acabam.

Marcos Cooper

mas fizeram!

Slow

Faltou : Vietnã, Laos , Iêmen, Somalia e Libia

E mais alguns .

Chris

Me recuso acreditar que o Putin seja burro ou que suas forças sejam um blefe…

Pra fazer um ataque via “caminhãozinho”, parecendo estarmos nos anos 40 !

Sabe o estou achando ?

O cara é um estrategista… Quem sabe a intenção dele seja realmente um ataque demorado… Pra causar sofrimento, destruição, medo… E mostrar pro governo ucraniano… Que a OTAN que eles tanto querem, virou as costas !

O presidente ucraniano… Ja chegou na parte de não parar de reclamar da falta de ação do ocidente ! Heheh

Bom… Sei la ! Se nem os especialistas ai sabem..

Last edited 2 anos atrás by Chris
Gerson Carvalho

Ele que tomar a Ucrânia, e não destrui-la! Está indo tudo nos conformes, em poucos dias tomará o segundo maior pais da Europa.

Nerudarruda

O que significa “há muitas coisas que estão fazendo isso perplexo”. Isso é português, russo ou ucraniano?

JBS

Henrique

Boa Tarde

O Antonio deve estar “espumando” de raiva!

Saudaçoes

André Macedo

Quantos países sancionaram a economia americana e começaram a enviar armas para a Síria? Comparar os dois é uma falta de senso crítico sem tamanho.

Cesar

Eu pensei a mesma coisa sobre esse conflito: a Rússia pode ser muito bem armada e equipada mas ela não teria dinheiro pra bancar um conflito da proporção da guerra na Ucrânia por muito tempo. Essa talvez seja a maior esperança dos ucranianos.

rui mendes

E UE via NATO.

Josué Irineu da Silva

Nato/0tan via UE , acho o correto, pois quem envia money, armas, recursos são membros da otam. Rússia está defendendo várias nacoes. Ucrania erra em insistir. Sejamos solidários, humanitários c a população civil.

Henrique

Se não pode com os custos… não ataca !! Alguma coisa está errada no planejamento dos Russos pois prolongar um conflito custa mais vidas humanas, recursos e destruição de infra-estrutura, além do risco político do Putin que vai aumentando a cada dia. Essa situação pode ter vários motivos que talvez não consigamos mensurar, falha estratégica e logística total achando que passaria como um rolo compressor pelo território até Kiev com todo mundo correndo deles como foi na Geórgia, de fato medo de perder meios pois o ocidente visivelmente está ajudando a Ucrânia, divergências internas em atacar o país vizinho que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Josué Irineu da Silva

Incompetência de comandantes, q deveriam atacar a militares e as defesas da Ucrania, sem afetar atividades e recursos à população civil.

Dario Augusto

Acho que os Russos estão com toda sua elite na retaguarda, aguardar a possibilidade de entrada da Otan no Conflito; neste momento são os reservistas que estão lutando, não a elite. E o resultado do medo que o Putin tem do Ocidente. Jamais ele usará o poder nuclear,afinal não se tornou um dos homens mais ricos do mundo para se matar.

Ricardo

Vc tem razão Mas vc prefere um cara roube tua carteira o que te um tiro na cabeça Pois numa guerra nuclear nao precisa se preocupar com dinheiro o que vc irá comprar com ele se nada mais ira existir

Chris

Realmente acho bem estranho… Por ser “Russia”… Eu esperava um massacre que duraria apenas 1 ou 2 dias… Ate pra reduzir os custos e desestimular uma reação ucraniana.

Mas eu acredito que pela teórica baixa ameaça… Tenham enviado material bélico antigo (Não por acaso, a quantidade de veículos quebrados vem chamando a atenção).

E como perderam muitos aviões… Talvez tenham desistido de priorizar os caças, pra preservar seu aparato.

Afinal… Sempre ha o risco da OTAN revidar. Ou ainda podem ter outros planos, que ninguém ainda saiba…

O tal comboio de 60 km ? Estranhamente está parado !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Dickson

Sinceramente eu gostaria de entender o pq muitos se surpreenderem com o tempo que o conflito esta durando. “Por ser Russia” quando a Russia lutou uma guerra e literalmente “passou o carro” no adversario? Me refiro a um adversario no minimo organizado militarmente. Não sei o que a Russia enviou para a Ucrania, mas vejo apenas recrutas com idade de ser meu filho. Contando com os chechenos malucos. Parece que Holliwoodovsky tem seus frutos.

wilson

“Quando a Russia lutou uma guerra e literalmente “passou o carro” no adversario?”
Resposta: Segunda Guerra.

Guilherme

Na segunda guerra so venceram por contarem com a ajuda norte americana em material belico e avioes. Os caças russos ate 1943 eram péssimos!

Slow

Filho e quem disse que caças ganha guerra ? Tem um exemplo bem recente que foi o Afeganistão .. os cara nem pilotar helicóptero sabe e advinha só ? Chutaram os americanos do país tão rapido que os eua deixaram 80bi em armas inclusive black hawks .

Antonio Cançado

Uma coisa que me entristece é ver gente que nem escrever sabe se metendo a discutir assuntos que não tem sequer capacidade de entender…

rui mendes

Chutaram nada, agora tanto os EUA como a NATO, estiveram lá mais de 10 anos, não iam ficar lá para sempre, numa luta contra terroristas vestidos à cívil, pondo bombas e fugindo para as montanhas e até cruzando as fronteiras.

Marcos Cooper

Vai estudar história porque vc não sabe nem metade do esforço Aliado pra socorrer aqueles porcos comunistas liderados por um idiota assassino chamado Stalin. Os americanos e ingleses enviaram caças? Sim. Eles não ganharam a guerra sozinhos,mas juntamente com TODO TIPO DE SUPRIMENTOS POSSÍVEIS QUE FORAM ENVIADOS DE NAVIO PELO GÉLIDO ÁRTICO! Que cobrou enorme tributo em vidas dos marinheiros aliados. Capitalistas que foram em socorro de comunistas; Isto foi convenientemente esquecido. E mais ainda,os porcos comunistas não lutaram a Segunda Guerra Mundial! Na história oficial deles chama-se Grande Guerra Patriótica.Aprenda antes de escrever tanta abobrinha.

Costa

Ajudaram tanto que os russos chegaram primeiro a Berlim depois de abucanhar todos os países pelo meio. Faz f. Não invente.

Eduardo

Slow, tua acha 20 anos de ocupação “rápido”?

Carlos

Guilherme ..estude

André Macedo

A ajuda americana não foi só pros russos e não foi nada de graça, vai estudar e para de passar vergonha, o MiG-3 voou em 1940 e era um caça excelente.

Henrique

Na segunda guerra passaram por cima dos alemães chegando até Berlim mas com um custo de + de 20 milhões de mortos para tal. Na Georgia sim, foram um rolo compressor mas o adversário saiu correndo… mas na Ucrânia com suas feridas ainda abertas, não sairam correndo como esperado, estão lutando ponto a ponto e isso parece ter desarticulado o tal “passeio no parque” que muitos eufóricos estavam “querendo”.

EduardoSP

Nem tanto.
Após Stalingrado, quando os russos inverteram a direção da guerra e passaram da defensiva para a ofensiva, ainda levaram mais de 2 anos até chegarem em Berlin.

Jacinto

Mas, segundo o Gen Hanz Guderian, o que prejudicou todo o plano de batalha dos nazistas em relação a tempo (chegar a Moscou antes do inverno) foi justamente o atraso que tiveram combatendo… os ucranianos na Batalha de Kiev.

Leandro Costa

Sim e não, Jacinto. Hitler ajudou bastante dando ordens para várias unidades que se contradiziam e depois desfazendo ordens com unidades em campo. No início da campanha não haviam objetivos totalmente claros. Não havia uma ‘linha de vitória’ nem nada. Moscou passou à ser desejável quase no meio do caminho.

O bigodinho achou que a URSS iria se render pouco tempo depois da invasão e não sabia exatamente o que fazer quando os soviéticos não se renderam.

RPiletti

Putin pensou o mesmo dos ucranianos… o que fazer agora com a resistência e as sanções?

Leandro Costa

Eu acho que ele vai ter que reorganizar o campo de batalha. A sorte dele é que ele tem poder de fogo de sobra para jogar em um campo de batalha infinitamente menos complexo do que aquele enfrentado pelos Alemães em 1941. Acho que ele simplesmente vai ganhar tempo no norte da Ucrânia até ter o máximo de poder de fogo disponível, ou seja, até que as forças avançando no Sul do país possam eliminar, ou pelo menos colocar pressão no flanco Sul, dividindo um pouco mais a atenção das Defesas Ucranianas.

Marcos Cooper

Sem contar Leandro,que estavam ás portas de Moscou,unidadesde reconhecimento já à avistavam,quando o cabo da Baviera suspendeu o ataque e inverteu o eixo em direção aos campos petrolíferos ao sul.Ao impedir seus generais de atacar Moscou,diante da revolta destes,Hitler disse “meus generais não entendem o aspecto econômico da guerra”;

Chris

Mas neste caso… Lutavam com um força militar pra la de poderosa. Heheh

Ai o jeito é ir comendo pelas beiradas mesmo !

Dickson

Não, não passou o carro, veja o numero de baixas russas.

rui mendes

Passou o carro, mas em quem eles passaram o carro, primeiro lhes passou o carro por cima, mais os nazis tinham 2 gigantes frentes de guerra abertas, a de leste e do ocidente, para não falar se calhar no principal adversário, o inverno Russo, pois sozinhos, duvido muito que passassem o carro.
Aliás basta ver o número de baixas infligidas aos Soviéticos, pelos Nazis.

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Cristiano GR

Não esquece da África.

Marcos Cooper

depois de ser salva da destruição,da falta de equipamentos e alimentos por ingleses e americanos,não esqueça! O que seria do porco do Stalin,implorando ajuda aos Aliados se estes não fossem em seu socorro? Responda aí sem ofender os marinheiros aliados que deram suas vidas pra salvar um monte de comunistas porcos que tinham um acordo secreto com os não menos porcos nazistas. Explica aí pros poloneses também.

Cristiano GR

Na segunda guerra só conseguiram surrar os nazistas porque os mesmos estavam lutando, por loucura de hitler, em 3 frentes e por receberem muito alimento, equipamento e até dindin americano.

Jadson S. Cabral

Quem lutou na 2 guerra foi a URSS, não a Rússia e mesmo essa quase perdeu pra Alemanha. Os soldados alemães chegaram tão perto de Moscou que há relatos que conseguiram ver as cúpulas douradas do Kremlin. Não fosse pelo frio extremo e os erros seguidos de estratégia o resultado teria sido certamente outro.
Novamente, quem lutou na WWII foi a URSS, não a Rússia. A Rússia hj não é nem a sombra da URSS. Se nem isso você sabe, fica difícil querer ser opinião sobre o assunto aqui.

Chris

Eu imaginava um ataque aéreo com uns 200 caças, minando as defesas…. Em seguida… Dezenas de aviões desembarcando tropas em Kiev… E o governo tomado em questão de horas !

Sem nem comando e governo… As demais cidades se renderiam muito mais facilmente.

Mas a excessão dos mísseis, parece que estamos assistindo a um combate da 2a guerra mundial !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Leandro Costa

Os Russos nunca coordenaram tantas aeronaves no mesmo teatro de operações ao mesmo tempo. Sei nem se eles sabem fazer isso.

Chris

Mas não é uma coisa difícil, ne ? A não ser que os russos não saibam saltar de paraquedas !

É uma guerra comum… Nao contra terroristas, onde você praticamente precisa entrar em cada casa, procurando os caras, que nem fardas usam !

Enfim… Eu não sou um especialista… Mas eu sei que ate nós, hoje em dia, temos aviões (F-5) e treinamento pra isto (KC-390)… Embora poucos !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Leandro Costa

É difícil sim, mas o causo é que no Ocidente sempre imaginamos a necessidade desse tipo de operação, enquanto que a Rússia nunca realmente precisou disso. Treinam mal e nas poucas operações que fizeram de armas combinadas na Síria eles faziam uso ou de um mesmo tipo de aeronave, ou dois tipos de aeronave e mesmo assim voando em pouquíssimas quantidades, coisa de 4 aeronaves. Então sim, eles tem uma dificuldade enorme nesse sentido. O treinamento deles é falho, a logística é falha (será que deslocaram mecânicos, peças, ferramentas e munições suficientes para os locais de onde operam suas aeronaves?),… Read more »

Antônio Augusto Sanches Filho

Se nem a ração pensaram! Russos, matando a fome, pela bondade Ucranianos!…

Kira

Os fatos indicam que não sabem

Leandro Costa

Concordo 100% com você.

Slow

“ Eu imaginava um ataque aéreo com uns 200 caças, minando as defesas “

Cara você está assistindo muito canal de mlk acorda pra realidade aonde você ja viu uma cena dessa ?

Chris

Ate na 2a guerra, isso aconteceu…

Sem radar… Sem GPS… Sem mísseis… E na época nem o luxo de saber onde os alvos estavam ou o que iriam encontrar pela frente, eles tinham.

E se leu a matéria… Nem os especialistas estao entendendo !

Então, se você sabe a resposta… Entao haja como adulto e manda aí !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Slow

” E na época nem o luxo de saber onde os alvos estavam ou o que iriam encontrar pela frente ”

exatamente, hoje em dia não tem motivos pra fazer isso você consegue saber exatamente aonde está localizado um defesa aérea ou algo do tipo sem precisar colocar um caça no ar ..

Josué Irineu da Silva

Aquela cena sacana de virarem placas nas estradas, ou as retirando… Quem sabe… E. Os guias …

Almeida

Você já esqueceu da Guerra do Golfo? Literalmente centenas de caças de vários países foram usados no mesmo dia.

Slow

” centenas de caças de vários países “

Vários ..

Vinicius 023

Só os EUA mandaram centenas.

Rodrigo Martins Ferreira

qualquer ataque inicial de decapitação, choque e terror, que os americanos fazem envolvem mais de 200 aeronaves e mísseis de cruzeiro em conjunto.

Foi assim que os russos começaram esta campanha….parece que o ímpeto acabou… ou o mais provável a $$$$$$$ para ter mísseis de cruzeiro e aviões no céu simultaneamente.

Cristiano GR

Ele imaginou uns 200 P-51. kkkkk

Dickson

Imagina o custo de atacar com 200 caças (duvido que a Russia tenha 200 caças em prontidão). Pessoal a economia russa se equivale a do Brasil…

Adriano RA

Sim. A economia da Rússia é menor do que a do Texas.

Cristiano GR

É na verdade bem menor que a do Brasil.

laboj65

Caro Chris!
Os EUA, Reino Unido, Austrália e Polônia com quase 200 mil homens levaram 21 dias para invadir o IRAQUE falido, no seu pretexto de liberdade ao Iraque, agora querem que a Rússia como você disse ‘em questão de horas’ tome toda a Ucrânia. Nós ocidentais realmente nos julgamos muiito superiores ao RESTO do mundo.

André Macedo

A única coisa em que o ocidente é superior é em matar e se fazer de inocente (com armas bem modernas, por sinal).

Chris

Fio… Os EUA tiveram apenas umas 200 baixas… A guerra foi facil, com ataques aereos praticamente num dia so.

E exatamente porque entraram massacrando.

Essa demora foi mais pelo tempo que demoraram pra ocupar todas as cidades.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Leandro Costa

Quem falou que a Ucrânia iria cair para os Russos em questão de horas foi um outro cara que adora postar superlativos por aqui…

Felipe Morais

Não esqueça o fator distância. Os russos não só tiveram uma larga fronteira (suas próprias, da Bielorrusia e dos territórios ocupados), como possuíam o domínio do litoral. Muito diferente de uma incursão no Iraque.

Luiz

O plano de guerra da Rússia é evitar ao máximo baixas civis não utilizando a força aérea com seu poder máximo. E tão usando de muita cautela avançando aos poucos em setores estratégicos da Ucrânia.

Chris

Estão usando misseis… Disparados da Russia !

Ja acertaram Igrejas, escolas, apartamentos e ate hospitais !

Minha opinião é praticamente a mesma dos especialistas citados na matéria !

Last edited 2 anos atrás by Chris
rui mendes

Mísseis de cruzeiro contra prédios cíveis e têm máximo cuidado com cívis???!!!

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Vinicius Momesso

Foi só hoje que o Ministério Da Defesa da Rússia resolveu soltar um vídeo em que é mostrado um drone russo atacando um grupos de soldados ucranianos.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Esse comboio parado por tantos dias é no mínimo intrigante.

Chris

Putin é conhecido por ser um estrategista… Vai la saber o que ele realmente está planejando !

Enfim… Se nem os especialistas estão entendendo… Imagine nos aqui. Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Nenhum dos possíveis motivos apresentados por ambos os lados são razoáveis.Todos soam no minimo intrigantes. De qualquer forma, essa pausa só está servindo efetivamente para gerar especulação de toda parte.

Chris

Eu colocaria tropas ao redor do pais, como o Putin fez… Pra faze-los dispersar suas forças.

Atacaria é Kiev de surpresa (Com aviões e tropas caindo é do céu)… Pra tomar o governo e o comando militar !

Sem comando, a resistência seria minima, e as demais tropas so sentariam nas cadeiras. E nem precisaria destruir o pais.

Me recuso a acreditar que o Putin seja burro ou que sua força militar seja um blefe… Esses misseis saem tão caro, qto perder alguns aviões com a defesa anti-area..

Ele deve ter outros planos !

Last edited 2 anos atrás by Chris
rui mendes

Já tentaram através de paraquedistas, mas foram repelidos por uma intensíssima barragem de fogo, onde fizeram cair 2 aviões Russos, com pelo menos um avião Russo, cheio de paraquedistas e acho que o outro, eram viaturas ligeiras blindadas.

Cristiano GR

Atirar em paraquedistas antes que estes toquem o solo é um crime de guerra. Se provado, os ucranianos responderam por crime de guerra. Mas eu também não esperaria que soldados de elite pousassem para dar chance a eles.

rui mendes

Diz a inteligência Britânica que estão com problemas logísticos e feroz defesa dos Ucranianos.
Falam muito dos chéchenos, que estão na Ucrânia para impôr medo, mas mal sabem eles, que os Ucranianos a lutar pela sua pátria, nada temem, nem a morte muito provável, quanto mais Chéchenos terroristas.
Mas a Rússia é uma super-potência e mais tarde ou mais cedo, vai acabar por controlar toda a Ucrânia, infelizmente.

Slow

“ Sempre ha o risco da OTAN revidar “

Só pode ser piada né ?

Pedro Fullback

A Rússia tem sim a superioridade aérea na Ucrânia! Se não fosse isso, os russos não colocariam quase 60km de tropas no solo ucraniano.

Agora, se existe superioridade aérea, não existe motivos dos russos colocarem todas as suas aeronaves no conflito.

Chris

Cara… Eu achei sinistro botar as tropas naqueles caminhõezinhos… Os caras vão chegar ate quebrados !

Parece ate coisa dos anos 40 !

Se tem a superioridade aerea ? Pq nao desembarcam as tropas por via aerea ? Ou esqueceram de ter alguns “KC-390” no inventário ?

O cara é um estrategista… Quem sabe a intenção dele seja realmente um ataque demorado… Pra causar sofrimento, destruiçao… E mostrar pro povo Ucraniano… Que a OTAN que eles tanto querem, virou as costas !

Last edited 2 anos atrás by Chris
rui mendes

A OTAN só pode defender os seus sócios, se assim não fosse, não era preciso ser sócio da OTAN.

rui mendes

Mas mesmo assim, são os únicos que ajudam a Ucrânia, a OTAN, UE, UK, Canadá e EUA.

Cristiano GR

Mas era só o que faltava, a OTAN e UE o tempo inteiro dando pitaco e flertando com a Ucrânia até ela conseguir sarna para se coçar e aí na hora do remédio tu vai querer que o Egito, ou o México, ou Índia, por exemplo se metam a ajudar? Se não houvesse outros envolvidos concordo que outros países se empenhassem a ajudar, mas como tem uns quantos aí com culpa no cartório…

wilson

Talvez buscando tempo para uma saída diplomática que atenda aos seus interesses e minimize a repercussão internacional do conflito.

Palpatine

Se a força aérea ucraniana ainda tem capacidades militares significativas, porque tem uma enorme coluna blindada russa com 60KM de comprimento estacionada ao lado de Kiev?. Porque não atacam essa enorme concentração de tropas?

Heitor

Pra que gastar tanta bomba se vc simplesmente pode parar o comboio? É o que ocorreu…

Last edited 2 anos atrás by Heitor
Slow

Está tão parado que ontem caiu kherson e a maior usina nuclear da Europa ..

Carlos Campos

kkkkkkkkkkkkkkkkk meu deus, vão parar o comboio e os soldados russos vão ficar lá parados no frio kkkkkkk pronto, agora resolvido, é só parar o comboio que os rifles, metralhadoras e soldados desaparecem no ar kkkkkkkk

Tomcat4,3

Pois é, uma coluna gigantesca desta, cheia de caminhões tanque carregados de combustível pros tanques e blindados etc de boas assim é devido a no mínimo estarem dominando os céus pra impedir que o mesmo seja atacado.

Almeida

Porque defendendo este comboio existe uma imensa quantidade de defessa anti-aérea russa. Uma coisa é voar sobre terreno amigo, outra é fazer um ataque além da linha de frente.

Last edited 2 anos atrás by Almeida
Francisco Soares

No aplicativo flightradar24 hoje pela manhã (Brasília) havia dois B-52 orbitando na Romenia. E agora à tarde temos um KC 135T e um KC 10A Extender orbitando próximos dos locais onde estavam os B-52. e há mais um KC 135 T orbitando na Polônia. Todas aeronaves americanas.

Chris

5 KC-135 foram flagrados, voando em círculos, próximo a fronteira da Ucrânia, na semana passada.

E onde tem aviões tanques…….

Last edited 2 anos atrás by Chris
Slow

Tão esperado oque ?

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Agora há pouco tinham 3 KC 135, outras aeronaves militares e um drone, nessa mesma área.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Acabei de ver e ainda continuam lá.

Chris

O chefão da OTAN… Comentou ontem que existem 100 caças de prontidão na região !

Adriano RA

Putin é imprevisível. Melhor estar de prontidão. No entanto, se quiser derrota-lo, só atacando primeiro, o que é impensável. Chega-se assim à conclusão de que só o povo russo pode derrotar esse cara.

Reinaldo Deprera

O que está acontecendo ali é que a OTAN tá com o dedo no gatilho, só isso.

Chris

Ate a invasão… Os EUA nao tinham aeronaves na região, exatamente pra não provocar os russos…

A patrulha da OTAN, era feita pelos europeus.

Agora…. Mandaram ate o B-52, F-15 e F-35 !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Reinaldo Deprera

A Rússia tem sim superioridade aérea.
Supremacia aérea, ou mesmo hegemonia aérea, são bem difíceis de conquistar no Era dos drones. Até porque, como sempre dissemos, os armamentos inteligentes russos e chineses são, assim como os nacionais, bem limitados em termos de capacidades.

Pablo Maroka

Nenhuma novidade.

Bruno Vinícius

Quando chega nesse assunto o xings deve ficar numa encruzilhada. Ou a Força Aérea russa conseguiu ter superioridade aérea em menos de uma semana (o que significa que os S-300 estão longe de serem tudo aquilo que ele diz), ou a Força Aérea russa não conseguiu a superioridade aérea.

Vinicius Momesso

Se quem criou o S-300, o 350, o 400 e agora o 500 foi a Rússia, que dificuldades eles teriam de desabilita-los?

Rogério Loureiro Dhiério

Eu acredito que a Rússia só veio mesmo a saber novamente o que é um cenário de guerra após o início de operações na Síria. A Ucrânia hoje representa o Iraque para os EUA nos anos 90/2000. Não há como comparar. Os EUA criaram uma expectativa dos Russos que na verdade não poderia existir tão qual como ou igual pois somente agora eles (russos) estão vivenciando Guerra mesmo de verdade. Os episódios da Geórgia e demais conflitos não servira para preparar em nível de atualização das forças russas. Eles desenvolveram novos armamentos, isso é indiscutível más é aquele negócio, vc… Read more »

Rodrigo

bah xings chorando ao ler seu comentário, deve te jogado todas carta do super trunfo dele no vaso.

Kornet

Os ucranianos estão recebendo toneladas de armas desde o ano passado.
E estão defendendo seu pais .
Nessa guerra,que a imprensa militante já definiu quem é o herói e o vilão,não há vencedores e nem santos e se piorar todos irão sofrer pela irresponsabilidade e arrogância de políticos senis e incipientes.

Jose Dasilva

Ou os ucranianos são muito bons ou os Russos são de uma incopetência única. So saberemos depois que isso tudo passar.

Almeida

Na verdade é uma mistura de ambos.

RenanZ

Aguardando o pronunciamento do “nosso(s) especialista(s)” em Rússia aqui da trilogia

Antoniokings

Não houve nada.
Em um primeiro momento, ela varreu a Força Aérea ucraniana dos ares.
Depois, não está sendo muito utilizada em apoio ao avanço terrestre para não causar baixas civis.
O Pentágono está se especializando em plantar notícias falsas.
Primeiro foram soldados russos se rendendo sem lutar.
Depois, a falta de combustível para a mega coluna.
Agora essa sobre a Força Aérea russa.

Daniel Lopes

Fonte: vozes na minha cabeça que ouço desde o tempo do diretório estudantil.

Antoniokings

Prezado.
Eu costumo postar quando leio algo interessante.
E não são vozes da minha cabeça ou o zap da família.
Ok?

Agora ficou melhor.
Perplexos porque a Rússia não usa de maneira ‘hard’ sua Força Aérea

https://militarywatchmagazine.com/article/u-s-intelligence-perplexed-as-russia-refuses-to-hit-hard-with-air-force-in-ukraine-reports

Bruno Vinicius

Poxa xings, mas esses S-300 são fajutos viu. Rapidinho foram varridos do mapa. Se os S-400 seguirem na mesma linha…

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Antoniokings

Não é que sejam fajutos.
É que a força do outro lado é avassaladora.
Não tem chances.
É o mesmo que a Finlândia comprar F-35.
Vai levar uma saraivada de balas tão grande que nem vão ter chance de usar.
Agora, em condições normais, são eficientes.
Até um S-200 sírio derrubou um f-16 de Israel.
Devemos lembrar que tanto iranianos quanto houthis furaram as defesas de Patriots americanos e sauditas.
Mas, não se preocupe.
São coisas da guerra.

Chris

Cara do ceu… Israel esta ha anos, passeando nos céus da Siria… Ja atacaram ate a capital.

É melhor nem divulgar que conseguiram derrubar 1… Pra não parecer que estão ativos. Kkkk

Last edited 2 anos atrás by Chris
Pablo Maroka

Fato! Russia nem teria chances

Chris

Por ja os terem analisados… Ate Israel comenta que sabe como neutraliza-los.

Sao bons sistemas… Mas além de nenhum ser infalivel, ja sabem como neutraliza-los.

M.@.K

Ufa! já que sabemos que só o Pentágono é que planta notícias falsas, podemos volta a normalidade. O que não for notícia oriunda da Rússia é fake…acho que na verdade nem deve estar havendo conflito algum. Deve ser uma simulação como fizeram com a chegada do home a Lua..

Almeida

Nem tá tendo guerra, é só uma operação militar especial rs

Chris

Se falar a palavra “guerra” la, vai preso ! Kkk

M.@.K

hehe

Chris

Com certeza, viu ?!

O governo russo leva a notícia verdadeira tão a serio… Que fecham a midia independente e mantém só canais controlados por eles..

Fizeram ate a BBC vazar de la… Pois ameaçaram com multas e prisões… Quem divulgar notícias que eles não consideram verdade !

Engraçado que do lado de ca… Alem de não ter midias sendo fechadas ou controladas pelo governo. Deve ter ate algum complô… Todo mundo combinou de compartilhar a mesma noticia falsa, com direito as mesmas imagens !

Last edited 2 anos atrás by Chris
M.@.K

A verdade, nunca saberemos…

Vinicius Momesso

E o que aconteceu com a mídia russa ocidente a fora? Foi banida e os russos apenas “deram o troco”. Se esforçe e procure saber se um ação foi realmente uma ação ou fruto de reação.

Cesar

Pôxa, mas você justifica que a força aérea não está sendo muito utilizada pra não causar baixas civis e logo depois fala que é notícia falsa do Pentágono?
Ou uma coisa ou outra, escolhe.
Aliás, quem usa barragem de foguetes, artilharia, munições de cacho e termobáricas em áreas civis não deve estar lá muito preocupado com as baixas desses. Ah, mas é tudo mentira, quem está fazendo isso são os próprios ucranianos né?

Chris

Se tivessem realmente o controle do espaço aereo…

O SU-27 devolvido pela Romenia, não teria retornado pra casa, sendo tranquilamente escoltado por mais 2 caças ucranianos, ja que voltou desarmado…

Algumas coisas são óbvias…

Last edited 2 anos atrás by Chris
Reginaldo

Alguém já parou pra pensar que talvez esta incapacidade na arma de guerra russa pode estar sendo ocasionada por algum tipo de resistência no comando militar? Acredito que esse negócio já escalou tanto que até os militares devem estar preocupados, há relatos de jovens soldados russos capturados na Ucrânia que saíram de uma operação de treino para entrar numa situação real quase sem aviso algum, num frio do baralho que faz lá, devem estar todos exaustos… Não deve ser diferente com o alto comando, estão preocupados e não querem prosseguir para uma guerra violenta, arrisco até a pensar que podem… Read more »

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

São várias especulações. Eu como mero civil e interessado em assuntos militares, já pensei nisso. Não faz sentido algum vc ter uma coluna parada por tantos dias. Qualquer país quer vencer o mais rápido possível qualquer conflito. É algo muito estranho. Da mesma forma que tenho visto alguns veículos abandonados pelos russos, intactos. No mínimo deveriam ter alguma ordem, caso tenham algum problema, que os deixassem inoperantes.

Antoniokings

Não.
Estão evitando ataques brutais para não atingir civis.
Inclusive russos.
Devo lembrar que 13% da população de Kiev são russos.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Justamente por terem tantos parentes Ucranianos que pensei na possibilidade de não estarem dispostos a combater. Mas o tal corredor humanitário deve ajudar nessa questão. Aliás, achei um tiro no pé para os Ucranianos.

Pedro

Da pra ver bem isso nos prédios residenciais destruídos…

Blind Man´s Bluff

Primavera, para quem? Cuidado.

Felipe Morais

Então perai que agora você falou algo MUITO interessante. Então, a força aérea russa está fazendo DE TUDO para não atingir civis. Então fazendo de tudo pra ter uma operação aérea sem desvios. Então se você diz isso, eu só posso interpretar que o ataque ao museu contra o holocausto foi proposital. Porque, se você tem uma força aérea altamente efetiva executando uma operação altamente cuidadosa, o fato de ter atingido um alvo civil, extremamente significante, como o Museu do Holocausto, só poderia ter sido proposital. Ué, agora não tô entendendo mais nada. O Putin tava acusando os Ucranianos de… Read more »

Flávio

Os russos estão empregando bombas termobáricas, cluster, artilharia de foguetes em áreas residenciais e tu diz que estão evitando atingir civis?

Luiz Trindade

Acho que faltou ae foi a inexperiência dos generais e almirantes em batalha pois já faz algum tempo que eles não enfrentam de frente uma guerra. Segundo, como já disse anteriormente a Rússia parou no século XX. Os meios de insurgência como é empregado pode se mostrar eficaz como uso de drones aonde sua assinatura é baixa e muito dificil de derrubar. E por último como já vi comentado em algum site especializado a Rússia esta tendo dificuldades com armamento guiado pois como foi comentado aqui não é uma potência econômica apesar de ser militarmente. Mas o fato é que… Read more »

Nick

Pelos relatos as tropas russas sendo enviadas(exceto Forças Especiais) não são a elite. Talvez na Forças Aérea seja a mesma coisa. Putin deve estar pensando que a vitória no campo militar é uma questão de tempo, e não precisa empregar a cavalaria, somente a bucha de canhão basta. E apelando para a artilharia e misseis de cruzeiro atingindo alvos estratégicos. Se os soft power não fazem nada mesmo, pra que usar 80/100% quando 15/20% basta?

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Se a sua teoria estiver certa, como talvez tantas outras aqui eu tenho lido, e sinceramente não acredito que tenha alguém aqui que possa afirmar que esteja correto, seja para qual lado torça, seria uma inovação. Eu vou entrar em guerra contra país X e não tenho pressa em ganhar a guerra, qualquer que seja o tempo que levarei. Pessoalmente é mais uma que não faz sentido. De tudo que tenho lido aqui, nenhuma faz sentido para mim. Tudo está estranho.

Inimigo do Estado

Parei de ler em “foguetes terra-ar”.

EDUARDO DUARTE

Sei não, mas tem boi na linha em todo este comportamento! Ucrânia, esta aos poucos sendo dominada, acredito em dominação de todo território e depois a cereja do bolo, forçar Kiev negociar, caso contrário tomá-la eliminando o poder, resgatando toda a Ucrânia. acredito tb, que estão usando material bélico mais antigo, por isso a equiparação de forças, só que possuem um volume muito maior. e guardando o que tem de melhor, caso a OTAN entre no teatro. sei lá, mas que tem boi na linha tem!

Aéreo

Tem que separar o problema em partes para analisar. A Rússia tem sim superioridade aérea na região, a força aérea ucraniana opera pontualmente. Ninguém sem superioridade área coloca um comboio de 60km em uma rodovia há dezenas de quilômetros de Kiev. A Ucrânia atacou o comboio? Sim, de forma limitada. Superioridade aérea é diferente de supremacia aérea. Oque os russos estão fazendo então? Vamos dividir o problema em dois, abaixo de 10.000 pés e acima disto. Os russos estão operando pouco abaixo de 10.000 pés em uma região infestada de MANDAP doados pela OTAN. Os Su-25 e helicópteros de ataque… Read more »

Vinicius Momesso

Como excessão do emprego de aeronaves stealth, tudo que você citou de como a OTAN agiria a Rússia fez no primeiro dia de invasão e logrou sucesso. O problema talvez se encontre na área financeira, a Rússia não “parou no tempo” e continua desenvolvendo tecnologia, seu exército é moderno e acompanha as principais tendências. Só que quando se trata de escalar a produção a níveis altos, a falta de grana pesa e pesa demais. Hoje pode se afirmar que os único países que podem escalonar a níveis estratosféricos sua produção militar se assim for necessário, são EUA e CHINA.

Cristian Nogueira leite

Essa guerra não e do povo russo e de um ditador russo se ele putin achou que seria fácil se enganou pelo contrário encontrou um povo unido forte e determinado a resistir a essa guerra estúpida nojenta e horrorenta premeditada só que mal calculada com as consequências de tal ato hoje a Rússia um país isolado de tudo e de todos jamais pensou que sofreria sanções econômicas viva a América viva a Europa viva todo povo de bem democrático e justo quem ganha e a liberdade de cada cidadão de bem desse planeta livre e decratico e isso e só… Read more »

Sensato

Se a Força Aérea Russa está sumida e a Ucraniana está voando seus jatos impunemente, perguntar não ofende:

1) Porque a Ucrânia estava pedindo desesperadamente dezenas de caças à Polônia, Eslováquia e Bulgária?

2) Porque a Ucrânia tem solicitado reiteradamente que a OTAN estabeleça uma Zona de Exclusão Aérea em seu território, com meios aéreos da própria OTAN?

Cadillac

Ninguem falou que os ucranianos estão voando de forma impune, mas sim de que ainda estão voando, contrariando os fanboys que ficaram falando que a Rússia dizimou totalmente a capacidade aérea deles nos primeiros bombardeios…

Fabrízio

Manda um fax para esses especialistas americanos e explica que a Rússia não quer destruir a Ucrânia!

Quer conquistar! E para isso não precisa bombardear o país inteiro!

Explica que o que eles previram saiu da cabeça deles e isso não significa sinal de fraqueza da Rússia.

Manter a Ucrânia com os menores danos possíveis e passar para um governo pró-Rússia é o que irá ocorrer.

Só questão de tempo.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Não faz sentido. Para o Putin, o maior inimigo é o ocidente e essa guerra até o momento está passando justamente uma imagem de fraqueza para o inimigo. O ocidente está se quesitionando sobre a real capacidade Russa. Uma guerra avassaladora passaria outro recado. Mas tem tanta coisa estranha que está difícil tirar alguma conclusão. Seja por notícias vindas a mídia ocidental ou do lado Russo. Praticamente nada faz sentido para quem está neutro. Para os torcedores, já fazem sentido.

Maurício.

Eu tô achando estranho também, eu vi uma foto de uma antena de comunicação que foi atacada hoje se não me engano, isso deveria ter acontecido nos primeiros dias, onde está a força aérea russa que chegou na Síria com o pé na porta, despejando bombas nos terroristas? A Ucrânia também, sem ação praticamente, um ou outro Su-25 e um isolado Su-24, aquele enorme comboio russo e nada de atacarem, parece uma guerra entre compadres.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Felipe Morais

Cara, mas assim, sem querer ofender, mas você acha que toda a guerra está sendo documentada e compartilhada? Só Su25 e Su 24, que foram publicados. Mesma coisa da força aérea russa. O espanto em relação a ainda terem caças Ucranianos operando e defesa antiaereas ativas, tudo bem. Mas dizer que a força aérea não está operando? Só pq não estão vendo vídeos?

Acho que tem muito especialista querendo analisar um conflito no todo, acompanhando uma parcela dele que é compartilhado por vídeos e fotos.

Maurício.

Verdade, você tem razão, mas eu estou me baseando naquilo que eu estou vendo, mas claro, só vimos uma parcela do que realmente acontece.

carcara_br

Os russos tentaram ser civilizados provocar o mínimo de baixas, só isso.

Maurício.

Não creio que eles estão pensando em baixas, eles devem estar pensando na fortuna que vai ser reconstruir tudo que eles mesmos destruíram, já que a vitória é praticamente certa, talvez esse seja o ponto, e mesmo assim não justifica, deveriam ter entrado com tudo.

Francisco Soares

Sim. Atingindo prédios residenciais e casas nos bairros próximos aos centros urbanos. Deve ser o famoso “bombardeio de precisão”.

Antoniokings

Os civis sabem disso e não estão mais lá.
Tanto que as baixas são pequenas.
Agora, se os nazistas ucranianos de escondem nos prédios, como amplamente divulgado, não há outro meio de desalojá-los.

Nilton L Junior

Ter até tem mas o estrago seria desproporcional.

carcara_br

Questão mais complicada, claro que os civis não tiveram tempo de correr todos, mas ter um líder e o mundo incentivando que percam a vida é realmente canalhice…

Felipe Morais

Canalhice é essa inversão de lógica, onde se critica quem tenta se defender e enaltece quem está atacando. Isso sim é uma canalhice e um total vício de caráter. Queria muito saber de onde essa parcela dessa geração de brasileiros herdou essa falta de caráter e noção da realidade. Pois tive uma formação normal e não vejo nos meus círculos de amizade ou familiares essa tentava louca de inverter a lógica, a razão e realidade pra defender um político, um país ou alguma outra fonte de fanatismo.

carcara_br

Vício de caráter é negar a realidade do poderio nuclear russo e incentivar os outros a enfrentarem uma potência que não pode ser parada militarmente sob pena de se iniciar um nível de devastação mundial que nos jogará a beira da extinção. Extinção não da cultura ou de um etnia, mas extinção enquanto espécie. Se na sua visão os lideres ucranianos são heróis inocentes que estão sendo tomados de assalto por uma força invasora sem motivo algum, então ao menos se preocupe em perpetuar a existência dos caras. Não diga pra uma vítima de assalto reagir, é estupido. Deixa de… Read more »

Marcus

Vc está certissimo

Jagdverband#44

Os nazistas liderados porbum judeu
Hahahahahah

Inimigo do Estado

Mais de 100 mil judeus serviram as hordas nazistas, isso é fato histórico.

Felipe Morais

Então perai. O planejamento da operação russa imaginou que iriam atacar as cidades e os soldados Ucranianos fossem ficar no meio da rua? Esperando os bombardeios? Ué, a cidade tá lá, cheia de civil. Sério mesmo que não esperavam que os soldados fossem se abrigar? E aí, pelo fato de se abrigarem, estão sendo atingidos civis tbm? É isso? Que cálculo de missão foi esse que não previram que isso ia acontecer?

Francisco Soares
Francisco Soares
Francisco Soares
carcara_br

Vocês estão batendo palmas pra isso…

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Então o Zelensky é um estrategista, quando incitou a população irem para as ruas, tentando impedir o avanço das tropas Russas? Aliás, pedido que não concordo. Se for algo vindo espontaneamente da população, ok!! Mas um presidente incitar, não é correto. Sua afirmação se junta, para mim a todas as outras. Não faz sentido. Notícias que tenho lido, seja do ocidente, seja da mídia Russa, se é que existe lá, não fazem sentido. Gerra estranha.

Felipe Morais

A diferença é que a informação que vem do ocidente tem a possibilidade de contraditório. Não atoa, você está falando aí que tem acesso a notícias russas. Já o que vem da Rússia não tem contraditório e muito menos acesso a algum outro tipo de mídia que não seja a controlada pelo regime autocrata. E o presidente Ucraniano talvez não seja um bom estrategista, afinal, se o fosse, talvez tivesse conseguido evitar isso tudo sem esticar tanto a corda com os russos. Mas, com certeza, exerceu um papel de liderança e convocou a população pra defender suas terras e seus… Read more »

Jean Jardino

Aceitem tupiniquins atrasados e mediocres, a unica forca aerea de grande poder eh dos EUA, simples, sao os mais poderosos e ponto final.

Allison

Os russos estão “economizando” tripulações e não aviões. Estão preparando para a ação futura, que vai exigir realmente o emprego de aviação russa maciçamente: o embate contra a Otan. Infelizmente inevitável, questão de espera pra ver. Aviões podem ser descartáveis, mas tripulação não. Prova disto que eu penso, estão pegando recrutas para jogar no front … a maioria jovens e inexperientes.

Claudio QUADROS

Rússia so e propaganda imagina quantidade aviões tem da manutenção. Muitos aviões são descartável missil quando quantidade aviões logística eles são terrível acho venezuela tive 4 ou 2 aviões operacionais e muito nosso caso helicóptero mi35 ,vão rara falta peças usando helicóptero esquilo armado faz mesma coisa .vê polícias do Brasil inteiro faz helicóptero esquilo.

Foxtrot

Eu também gostaria de saber viu.
Essa força aérea Russa não é a mesma que atuou sobre a Síria.

Antunes 1980

Três pontos relevantes que ninguém comenta.

Primeiro) A diferença de doutrinas militares. A forma como a Rússia organiza suas frentes de combate e suas colunas, são alvos fáceis para as táticas ucranianas. Lembrando que a Ucrânia recebe treinamento específico da Inglaterra e dos Estados Unidos desde 2015.

Segundo) Os ucranianos tiveram bastante tempo para organizar suas linhas defensivas e de suprimentos.
Gerando assim um bloco defensivo que a Rússia não esperava.

Terceiro) A motivação do povo ucraniano pegou os russos de supresa.
Eles achavam que era um país pro-Rússia, porém eles encontram algo totalmente diferente

Heli

Para quem compreende inglês aqui vai um excelente vídeo, de um ótimo e sério canal, que aborda o poder aéreo russo: Russian Air Power: An OVERHYPED Threat? – YouTube
e aqui outro também interessante, de outro canal, com bons dados:
Do modern Russian Air Forces have a big problem? – YouTube
e aqui sobre as forças terrestres:
Is modern Russian Army stuck in time? – YouTube
Just how well trained is the Russian army? (And are its logistics up to the task?) – YouTube

nota: os vídeos são de bem antes do conflito, uns mais que outros.

Leandro Costa

Já havia a assistido à esses vídeos e são realmente bem interessantes.

Kemen

O baixo uso da Força Aérea da Russia esta de acordo com a estratégia de ocupação da Ucrania. Se bombardear e destruir tudo, qdo e se conseguirem que a Ucrania volte a se alinhar à Russia como esperam os invasores, teriam que recuperar um pais destruido por completo. Nota-se que apesar de varias destruições e mortes pontuais não existe o interresse de destruir com tudo e atingir os civis sistematicamente, como ocorreu na segunda guerra mundial. Querem ver a Ucrania aceitando sua proposta que inclui a entrega e a independência de alguns territorios, a Russia vai pagar um preço muito… Read more »

Plinio Jr

e tome heli russo derrubado por MANPADS, voar baixo tem sido uma missão perigosa nos céus da Ucrania

(321) Russian helicopter shot down by Ukrainian Stinger 5.3.2022 – YouTube

Last edited 2 anos atrás by Plinio Jr
ALTAIR IGNEZ DE SOUZA

Se os russos que tem experiencia de guerra, esta se perdendo em coordenação entre as tropas, fico imaginando a China então.

Rodrigo Martins Ferreira

Vou fazer uma pergunta, para quem entende os russos de verdade… não é para estes russófilos chatos que conhecem do assunto, como eu conheço de zen budismo. Os aviões russos tem capacidade de usar PGM, mas os russos raramente dão preferência a usar este tipo de armamento, ai acabam voando mais baixo e que ocasiona em mais baixas. Vi hoje um Su34 abatido. Um aparelho sofisticado, com alta capacidade de uso de PGM, mas quem tem sido operado com bombas e foguetes não guiados. Ai eu pergunto a quem entende os russos de verdade… Muitos anos atrás eu li que… Read more »

hellen

o que aconteceu foi que os russos esconderam o jogo na ucrania!!!
A Otan pensou que iria ver o melhor dos russos sobre a ucrania e se lascou !!!
o material belico de primeira linha esta guardado para ser usado contra otan !!!

Rodrigo Martins Ferreira

Esconderam tanto que nem eles estão achando..

Sérgio Luís

Raciocínio simples e ou simplista.
Os russos sabem da presença dos stingers aos milhares espalhados pela Ucrânia e até eu que sou leigo sei que os russos na ñ vão cometer o mesmo erro que foi cometido no Afeganistão!
Simples assim!
Outra coisa eles vão só com infantaria e mísseis guiados.
Fico imaginando como seria maravilhoso para os americanos verem aqueles vídeos de um ucraniano disparando um stinger e abatando uma aeronave russa.
Seria lindo e cinematográfico para os EUA.
Os russos não darão esse prazer!
Outra coisa “Oremos” para essa guerra ficar só na Ucrânia!

Last edited 2 anos atrás by Sérgio Luís
Juca

Deus abençoe a Red Flag, Anatolian Eagle, Blue Flag, Maple Flag… chega né.

Last edited 2 anos atrás by Juca
JuggerBR

centenas dos milhares de aeronaves” hein???

hellen

cade os yankess ???

Rodrigo

Lendo os especialistas “formados” nos videogames aqui, para rir um pouco. Eu tenho meus palpites, e não de videogames, mas de muitos livros de história militar, de guerras passadas, mas guardo para mim. No fundo, como em toda guerra, as verdades só virão depois do fim, e competências virarão incompetências e vice-versa. E tenho curiosidade para ler no futuro os livros que lançarão desse conflito, desde os preparativos ao fim, passando pelas negociações frustradas antes do começo.

Cláudio C. de Carvalho

A Rússia esta forçando a entrada do ocidente no conflito para iniciar a guerra. Só por isto ainda não conquistou a Ucrânia.

Prdse

Piadas atrás de piadas….muitos veem a russia com se fosse a união soviética…cá vai….os eua fizeram uma operação de vigilância aerea e por espiões em 1979…descobriram centenas de aviões sem motores….tudo o que vem da russia é show off…invadem a ucrania com t72 e t80? Mandem lá com os vossos misseis nucleares, a europa nem precisa dos eua, temos a frança, italia alemanha e reino unido, juntas ultrapassam por 2 a força aerea da russia…..a russia só tem feito é marketing militar no you tube….são uma anedota, os eua têm 23 porta aviões, a china desistiu do terceiro por não… Read more »

Fabiano Correa

Opino que os Russos irão fazer a Força Aérea Ukraniana parar de outra forma. Quando tomaram a maior usina nuclear da Europa, puseram as mãos em 20% da energia dos ukranianos. Fato é que a desarticulação entre as forças russas é aparente, ou então, seria uma isca para algo maior planejado por Putim? Todas as últimas grandes batalhas, como Iraque e Afeganistão, mostraram uma coalisão gigantesca q resultou na tomada imediata do terreno – a que custo? Os problemas nestes países continuam, os EUA se retiraram do Afeganistão com o sentimento de que nada daquilo adiantou (só foi bom pra… Read more »

Tutor

Guerra custa dinheiro, muito dinheiro. País semi-quebrado, com altíssimos índices de corrupção, tendem a não serem muito eficientes.
Vai conseguir invadir 100% do território ucraniano? Vai.
Vai conseguir dominar a Ucrânia? Tenho sérias dúvidas, e apostaria que não.