A Força Aérea Ucraniana (em ucraniano: Повітряні Сили України, romanizado: Povitryani Syly Ukrayiny) faz parte das Forças Armadas da Ucrânia. Sua sede ficava na cidade de Vinnytsia. Quando a União Soviética se dissolveu em 1991, muitas aeronaves foram deixadas em território ucraniano.

Desde então, a Força Aérea Ucraniana vem reduzindo e atualizando suas forças. O principal inventário da força aérea consistia em aeronaves de fabricação soviética. Em 2007, 36.300 pessoas e 225 aeronaves estavam em serviço na Força Aérea Ucraniana e nas Forças de Defesa Aérea.

Desde a independência da Ucrânia em 1991, a Força Aérea Ucraniana sofreu com o subinvestimento crônico, levando a maior parte de seu inventário a ficar paralisado ou inoperante. Apesar disso, a Ucrânia possuía a 27ª maior força aérea do mundo e a 7ª maior força aérea da Europa, em grande parte devido à capacidade de sua indústria de defesa doméstica Ukroboronprom e sua subsidiária Antonov de manter suas aeronaves mais antigas.

A Força Aérea da Ucrânia participou da guerra em Donbas. Após o cessar-fogo de 5 de setembro de 2014, ela foi suspensa de realizar missões nas áreas contestadas de Donbas.

1917-1921

Avião do exército galego ucraniano

As raízes da aviação militar ucraniana estão no outono de 1917, na criação da Frota Aérea da República Popular da Ucrânia, chefiada pelo ex-comandante do Distrito Militar de Kiev, tenente-coronel Viktor Pavlenko. Anteriormente, enquanto estava em serviço russo na Primeira Guerra Mundial, Pavlenko era responsável pela segurança aérea do Stavka russo.

Às vezes, em 1918, a República Popular da Ucrânia Ocidental criou seu próprio corpo de aviação com o Exército Galego Ucraniano liderado por Petro Franko, filho do renomado escritor ucraniano Ivan Franko. Em 1918, ele organizou uma escola de aviação do Centro de Comando do Exército Galego Ucraniano, que funcionou até 1920.

Entre os aviões usados pela aviação ucraniana neste período estavam os SPAD S.VIIs, construídos na Bélgica. O exército galego ucraniano usou biplanos Nieuport 17.

Colapso da URSS

Tupolev Tu-160 na Ucrânia

A Força Aérea Ucraniana foi criada em 17 de março de 1992, de acordo com uma Diretiva do Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas. A sede do 24º Exército Aéreo da Força Aérea Soviética em Vinnytsia serviu de base para criar a sede da Força Aérea. Também presentes em solo ucraniano estavam unidades dos antigos 5º, 14º e 17º Exércitos Aéreos soviéticos, além de cinco regimentos (185º, 251º, 260º, 341º Regimentos de Aviação de Bombardeiros Pesados ​​e 199º Regimento de Aviação de Reconhecimento) do 46º Exército Aéreo, Aviação de Longo Alcance. Além disso, o 161º Regimento de Aviação de Caça Marítimo, em Limanskoye em Odessa Oblast, ficou sob controle ucraniano. Anteriormente, fazia parte da 119ª Divisão de Aviação de Caça Marítima da Frota do Mar Negro.

A nova Força Aérea herdou o 184º Regimento de Aviação de Bombardeiros Pesados ​​da Guarda (201ª Divisão de Aviação de Bombardeiros Pesados) com o Tupolev Tu-160 ‘Blackjack’ que estava baseado em Pryluky. As discussões com a Rússia sobre a transferência das aeronaves emperraram. O principal ponto de discórdia era o preço. Enquanto especialistas russos, que examinaram as aeronaves em Pryluky em 1993 e 1996, avaliaram sua condição técnica como boa, o preço de US$ 3 bilhões exigido pela Ucrânia era inaceitável. As negociações não levaram a lugar nenhum e em abril de 1998, a Ucrânia decidiu começar a desmantelar as aeronaves sob o Acordo Cooperativo de Redução de Ameaças Nunn-Lugar. Em novembro, o primeiro Tu-160 foi ostensivamente cortado em Pryluky.

Em abril de 1999, imediatamente após o início dos ataques aéreos da OTAN contra a Sérvia, a Rússia retomou as negociações com a Ucrânia sobre os bombardeiros estratégicos. Desta vez, eles propuseram a recompra de oito aviões Tu-160 e três Tu-95MS fabricados em 1991 (aqueles em melhor condição técnica), além de 575 mísseis Kh-55MS. Um acordo foi finalmente alcançado e um contrato avaliado em US$ 285 milhões foi assinado. Esse valor deveria ser deduzido da dívida de gás natural da Ucrânia. Um grupo de especialistas militares russos foi à Ucrânia em 20 de outubro de 1999 para preparar as aeronaves para a viagem à base aérea de Engels-2. Entre novembro de 1999 e fevereiro de 2001 as aeronaves foram transferidas para a Engels. Um Tu-160 permaneceu em exibição em Poltava.

Tupolev Tu-22M da Ucrânia

A Ucrânia também teve Tupolev Tu-22, Tupolev Tu-22M e Tupolev Tu-95 por um período após o colapso da União Soviética. A 106ª Divisão de Aviação de Bombardeiros Pesados, parte do 37º Exército Aéreo, operou alguns deles. No entanto, todos os aviões foram descartados, com exceção de um punhado exibido em museus. Os bombardeiros TU-16 e TU-22M estavam entre as aeronaves destruídas sob o tratado das Forças Convencionais na Europa. Foi relatado que os Tu-16 baseados no 251º Regimento de Aviação de Bombardeiros Pesados ​​em Belaya Tserkov foram desmantelados em 1993. Em 1995, o Military Balance 1995/96 do IISS não listou nenhum Tu-22 Blinders em serviço, embora uma lista de um QG de divisão e dois regimentos de Tu-22M Backfires permanecesse no Military Balance de 1995/96 a 2000/01.

A partir de 24 de janeiro de 1992, após o colapso da URSS, o 28º Corpo de Defesa Aérea, anteriormente subordinado ao 2º Exército de Defesa Aérea, foi transferido para o 8º Exército de Defesa Aérea da Ucrânia. As unidades estacionadas na Moldávia foram transferidas para as Forças Armadas da Moldávia (275ª Brigada de Foguetes Antiaéreos da Guarda, batalhões e empresas da 14ª Brigada Radiotécnica). Havia cerca de 67.000 militares de defesa aérea em 1992. O quartel-general das Forças de Defesa Aérea da Ucrânia foi formado com base no QG do 8º Exército de Defesa Aérea.

Tu-22KD com míssil Kh-22 no Museu Poltava de Aviação Estratégica e de Longo Alcance

Havia também três corpos de defesa aérea: o 28º (Lviv), o 49º (Odessa) e o 60º (Dnipropetrovsk). Holm relata que todos os três corpos de defesa aérea foram tomados pela Ucrânia em 1 de fevereiro de 1992, e que o 28º ADC tornou-se a região ocidental da AD em 1 de junho de 1992. A primeira edição do Military Balance após o colapso soviético, 1992-93, listava um exército de Defesa Aérea, 270 aviões de combate e sete regimentos de Su-15 (80), MiG-23 (110) e MiG-25 (80).

Em março de 1994, a Air Forces Monthly relatou três regiões de defesa aérea: o Sul com os 62º e 737º Regimentos de Aviação de Caça, o Oeste com o 92º (transferido do 14º Exército Aéreo e baseado em Mukachevo), 179º e 894º Regimentos de Aviação de Caça (do 28º Corpo de Defesa Aérea/2º Exército de Defesa Aérea), e o Central com o 146º (Vasilkov), 636º (Kramatorsk, aparentemente dissolvido em 1996 e seus Su-15s desmantelados para sucata), e 933º Regimentos de Aviação de Caça. O Military Balance 95/96 dizia que seis regimentos de caça foram dissolvidos (pág. 71).

Em março de 1994, o 14º Exército Aéreo tornou-se o 14º Corpo Aéreo, e em 18 de março de 1994 o 5º Exército Aéreo foi redesenhado como 5º Corpo Aéreo. Os dois corpos aéreos permaneceram ativos em 1996: o 14º no MD dos Cárpatos e o 5º no MD de Odessa, que naquela época incorporava a antiga área do MD de Kiev. A divisão de bombardeiros de longo alcance em Poltava ainda estava operacional, reportando-se diretamente ao quartel-general da Força Aérea. Esta sede da divisão foi provavelmente a 13ª Aviação de Bombardeiros Pesados da Guarda.

1991–2014

Su-25 da Ucrânia

Desde a independência da Ucrânia em 1991, a Força Aérea Ucraniana sofreu com o subinvestimento crônico, levando a maior parte da sua frota a ficar desativada ou inoperante.

A reorganização estrutural da Força Aérea estabeleceu como metas a redução suficiente do número total de níveis de comando e controle e aumento da eficiência dos processos de comando e controle. A reorganização dos elementos de comando e controle da Força Aérea estava em andamento. O primeiro passo desta organização foi a transição dos comandos aéreos existentes para os sistemas de Comando e Controle e centro de alerta.

Isso não apenas ajudararia a eliminar duplicações nos níveis de comando e controle, mas também contribuiria para uma maior centralização do sistema de comando e controle, a multifuncionalidade dos elementos de comando e controle e a eficácia da resposta à mudança das condições aéreas. O ano de 2006 viu a definição das funções e tarefas, organização e trabalho do C2 e Centro de Alerta, bem como o mecanismo de interação com o estabelecimento do Centro de Operações Aéreas e Comando Operacional Conjunto. Durante o exercício de comando e estado-maior um dos Comandos da Aeronáutica efetuou o controle do nível “C2 e Centro de Alerta – formação de unidade”.

As aeronaves An-24 e An-26, bem como os sistemas antiaéreos S-300 e “Buk M1”, foram continuamente modernizados e sua vida útil foi estendida. Foi produzida uma base organizacional e meios tecnológicos para a modernização do MiG-29, Su-24, Su-25, Su-27, L-39. Com financiamento suficiente da Verkhovna Rada, o Complexo Industrial de Defesa da Ucrânia, em cooperação com empresas e fabricantes estrangeiros, era capaz de renovar totalmente o arsenal de aeronaves das forças armadas ucranianas.

Em 2005, a UAF estava planejando se reestruturar em um esforço para melhorar a eficiência. A Ucrânia estava planejando colocar aviões a jato mais avançados em serviço. Possivelmente comprando mais novos SU-27 e MiG-29 da Rússia. Os planos eram que, a partir de aproximadamente 2012, a Ucrânia teria que tomar medidas ousadas para criar uma nova aeronave de combate ou comprar muitas aeronaves de combate existentes. Devido à falta de financiamento, a modernização técnica foi continuamente adiada. A Força Aérea Ucraniana continuou a usar armamento e equipamentos militares que funcionavam principalmente graças à chamada “canibalização” (obtenção de peças sobressalentes de outras unidades), esgotando gradualmente suas capacidades totais. Diante da ameaça de perda da capacidade militar, iniciar o processo de modernização técnica tornou-se uma necessidade.

MiG-29 da Ucrânia

Em 2006, muitas armas e equipamentos antigos foram desativados do serviço de combate pela Força Aérea. Isso representou uma oportunidade de usar os recursos liberados para a modernização de vários itens de armas e equipamentos de artilharia aeronáutica e antiaérea, equipamentos de radiocomunicação e equipamentos de manutenção de voo, bem como para melhorar o treinamento do pessoal da Força Aérea.

Em 2011, o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos estimava que a Força Aérea da Ucrânia incluía um regimento de Sukhoi Su-24M, 5 regimentos com Mikoyan MiG-29 e Sukhoi Su-27, um regimento com Sukhoi Su-25, dois esquadrões com Sukhoi Su-24MR, três regimentos de transporte, alguns esquadrões de helicópteros de apoio, um regimento de treinamento de helicópteros e alguns esquadrões de treinamento aéreo com L-39 Albatros. O IISS informava que eles foram agrupados no 5º e 14º Corpo de Aviação, no 35º Grupo de Aviação, que é uma formação de reação rápida multifuncional e um comando de treinamento de aviação. O IISS avaliava o tamanho geral da força como 817 aeronaves de todos os tipos e 43.100 pessoas. O corpo de aviação havia sido reorganizado em comandos aéreos regionais por volta de 2004. Fontes russas listam três grupos de aviação (Oeste, Sul e Centro).

Os sistemas automatizados de coleta, processamento e transmissão de informações de rádio foram adotados como parte integrante do Sistema Automatizado de Comando e Controle para aviação e defesa aérea. O teste de serviço operacional da estação de radar de vigilância circular também foi concluído. Protótipos de sistemas de armas de alta precisão, dispositivos de guerra eletrônica e equipamentos de navegação foram criados e desenvolvidos para testes estatais.

Papel na crise da Crimeia de 2014 e na guerra em Donbas

Após a Revolução Ucraniana de 2014 e a subsequente anexação russa da Crimeia em março de 2014 e a violência e insurgência subsequentes no leste da Ucrânia, a Ucrânia tentou aumentar seus gastos e capacidades de defesa – com o retorno de equipamentos ao serviço sendo uma parte fundamental do esforço de gastos.

Durante a crise da Crimeia de 2014, a força aérea não lutou, mas perdeu várias aeronaves para a Rússia; a maioria foi devolvida à Ucrânia. A força aérea participou do conflito contra a insurgência de 2014 em Donbass. Durante este conflito, perdeu vários aviões e helicópteros. O Wall Street Journal publicou um relatório da embaixada dos EUA em Kiev que a Ucrânia perdeu 19 aviões e helicópteros no período de 22 de abril a 22 de julho de 2014. De acordo com um relatório não verificado de outubro de 2015 da empresa de tecnologia suíça RUAG, a Força Aérea havia perdido quase metade de suas aeronaves (de combate) (desde o início de 2014). A RUAG acreditava que 222 das 400 aeronaves da Força Aérea haviam sido perdidas.

Desde 12 de julho de 2014, a Força Aérea Ucraniana foi colocada em alerta de combate total. Por volta dessa data, ela começou a restaurar seus antigos aeródromos militares em Voznesensk, Buyalyk e Chervonohlynske (ambos em Odessa Oblast).

A Ucrânia herdou um grande estoque de aeronaves da União Soviética, que foram em sua maioria desativadas e armazenadas, pois a nação tinha pouco uso ou financiamento para manter uma grande frota ativa. Em 2014, a força aérea anunciou que traria de volta 68 aeronaves que estavam em reserva desde o colapso da União Soviética, incluindo o drone de reconhecimento Tupolev Tu-141.

Em abril de 2014, duas aeronaves MiG-29 foram restauradas. Em agosto, uma aeronave de transporte An-26 desativada também foi restaurada ao serviço ativo por um grupo de voluntários. Em 5 de janeiro de 2015, a força aérea recebeu outros 4 aviões recém-restaurados, dois MiG-29 e dois Su-27, além de dois helicópteros Mi-8 e Mi-2.

Como resultado da guerra em Donbas, o governo da Ucrânia percebeu a importância da vigilância por drones na localização de tropas inimigas e recomissionou 68 drones Tu-141 da era soviética para serem reparados. Os analistas apontam que, apesar de ter sido projetado em 1979, o Tu-141 possui uma câmera poderosa, provavelmente usa radar aéreo e sensor infravermelho semelhantes ao Su-24 da era soviética, o que o tornaria propenso a interferências pelas forças russas, pois usam o mesmo equipamento.

Um projeto de financiamento coletivo para um “drone popular” também foi realizado. O objetivo era arrecadar fundos para comprar um drone americano ou israelense já em funcionamento. No entanto, designers e engenheiros ucranianos foram capazes de construir seu próprio modelo baseado no drone DJI Phantom 2 disponível comercialmente.

Em outubro de 2014, estudantes de Ivano-Frankivsk projetaram seu próprio drone para ser usado na guerra em Donbas. O drone recém-construído tem a capacidade de transmitir imagens ao vivo, ao contrário do Tu-141, que depende de filmes que devem ser recuperados. O drone foi construído a partir de componentes de prateleira e financiado por voluntários. O drone também foi declarado ter um teto operacional de 7.000 metros, um alcance de 25 quilômetros e custou cerca de US$ 4.000 para ser construído.

A Ukroboronprom recebeu um pedido de 2,5 milhões de hryvnia (US$ 166.000) para reaparelhar vários helicópteros Mil Mi-24, parte dos quais incluía equipá-los com capacidades de visão noturna. O Mi-24 provou ser altamente vulnerável a ataques dos separatistas russos durante a intervenção militar russa de 2014 na Ucrânia. Com exceção das aeronaves capturadas nas bases aéreas da Crimeia, o Mi-24 teve a maior taxa de perda de todas as aeronaves no inventário da Ucrânia, com 5 sendo abatidos e 4 danificados durante o conflito.

Outros desenvolvimentos

  • Em 19 de março de 2014, os L-39 reparados foram transferidos para a 203ª Brigada de Aviação de Treinamento.
  • Em 4 de abril de 2014, um único MiG-29 reparado é transferido para a 114ª Brigada de Aviação Tática.
  • Em 29 de maio de 2014, foi tomada a decisão de consolidar todos os reparos do MiG-29 na fábrica de Lviv Aviacon.
  • Em 6 de julho de 2014, um Buk-M1 reparado é transferido para as Forças de Defesa Aérea.
  • Em 31 de julho de 2014, um único MiG-29 reparado é transferido para a 40ª Brigada de Aviação Tática.
  • Em 5 de agosto de 2014, uma ordem nº 499 foi emitida alocando recursos para modernizar todos os Su-27 para o Su-27B1M, Su-27P1M, Su-27S1M.
  • Em 30 de agosto de 2014, um único An-26 reparado é transferido para a 15ª Brigada de Aviação de Transporte.
  • Em 3 de outubro de 2014, a Base Aérea de Kanatovo, no Oblast de Kirovograd, é trazida de volta à vida.
  • Havia planos para iniciar a produção licenciada do caça Saab JAS 39 Gripen em Lviv. No entanto, esses planos estão paralisados desde 2014.

Aeronaves

Aeronave Origem Tipo Variante Em
serviço
Notas
Aeronaves de combate
MiG-29 Soviet Union multirole 37 8 usados para treinamento
Sukhoi Su-24 Soviet Union attack 12
Sukhoi Su-25 Soviet Union attack / CAS 17
Sukhoi Su-27 Soviet Union multirole 32 6 usados para treinamento
Reconhecimento
Antonov An-30 Soviet Union surveillance 3
Transporte
Antonov An-26 Soviet Union transport 22
Antonov An-70 Ukraine transport 1
Antonov An-178 Ukraine transport 3 sob encomenda
Ilyushin Il-76 Soviet Union heavy transport 7
Helicópteros
Mil Mi-8 Soviet Union transport 15
Aeronaves de treinamento
Aero L-39 Czechoslovakia jet trainer 47
UAV
RQ-11 Raven United States surveillance RQ-11B 72
Bayraktar TB2 Turkey UCAV 6 Em 2020. 48 encomendados

 

Defesa Aérea

2K12 Kub SAM Air Defense system
Nome Origem Tipo Em serviço Notas
SAM
S-300PT and S-300PS Soviet Union mobile SAM system 250
2K12 Kub Soviet Union mobile SAM system 89 variante M3/2D
9K37 Buk Soviet Union mobile SAM system 72
9K330 Tor Soviet Union mobile SAM system 100
S-125 Neva/Pechora Soviet Union mobile SAM system 8

 

FONTE: Wikipedia

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique USA

Acredito que essa guerra vai forçar ainda mais um avanço que já era tendência, o investimento cada vez maior em tecnologias não tripuladas. O futuro da guerra é o joystick.

RenanZ

O conflito entre Armênia X Azerbaijão deixou muito claro a eficácia do uso de drones, quando bem e devidamente empregados. Hoje vemos também a utilização destes na Ucrânia, fora os tantos anos de excelente emprego destes pelos Estados Unidos. Penso que as Forças Armadas Brasileiras precisam sair um pouco da atual inércia, abrir os olhos para a realidade e investir mais nesta área

Antoniokings

A questão é a seguinte.
O quão eficientes são os drones quando o País que o utiliza não tem supremacia aérea?
Quando tem, é muito fácil ficar monitorando o inimigo e acertá-lo quando quiser.
E quando não têm essa superioridade aérea?
Esses drones maiores são fáceis de detectar e derrubar?
Temos vários relatos de houthis derrubando drones sauditas e agora na Ucrânia, parece que cinco foram derrubados pelos russos.

Chris

Anda assistindo a TV russa ?

Que agora diz que os ataques a civis é a própria Ucrania que esta fazendo?

Que disse que o presidente ucraniano fugiu pra Polonia?

15 anos de prisão, a quem mencionar a palavra guerra, fazendo toda a imprensa independente sair da Rússia?

Bloqueou ate Facebook e Twitter, pra impedir acesso a informaçao?

Pras crianças nas escolas, fala que a Russia é o heroi que esta indo salvar os ucranianos?

No meu tempo… Existia um ditado: Quem não deve, não teme !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Antoniokings

Não.
Estou lendo que o Governo russo decretou cessar-fogo para retirada de civis e a Ucrânia, acredite, interrompeu essa retirada porque alega que os russos estão atacando em outros lugares.
Ou seja, fica evidente que os ucranianos estão fazendo a própria população civil de escudos humanos.
Para eles pouco importa a vida de seus cidadãos.
Expõe-se, assim, a natureza nazista desse Governo, como sempre apregoamos aqui.

Jose Dasilva

Mas o presidente do país é judeu. La tem até um museu do holocausto. Que governo nazista é esse???

Carvalho2008

Sou absolutamente contra c e n sura, mas o amigo também deve ponderar que Facebook, Twitter e YouTube também os estava cen sura ndo….inclusive não somente a eles…então…óbvio que também entram na guerra de informação

Mensageiro

Tanto a força aérea e a defesa aérea ucraniana já ultrapassa as do Brasil. Sorte que não estamos sendo invadidos, iamos contar só com soldados em terra, corremos o risco de não termos nem munição suficiente aos fuzis.

William

Iriamos contar com soldado nenhum…hehe

Wagner

Kkkkkkkk

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Outro dia estava pensando… Tenho visto tanta torcida aqui para que a OTAN intervenha no conflito ou até mesmo os EUA. Uma torcida doentia, pois não teremos condições de tirar alguma conclusão se a Rússia ou EUA/Ocidente são realmente as maiores pontências mundiais, pois haveria aniquilação mútua. Aí pensei: Hemisfério Norte devastado, Sul mais ou menos. Qual seria o melhor país, rico em terras cultiváveis, recursos naturais, minerais, etc, que chamaria atenção para “iniciar uma possível nova civilização”? Adinha? E tem gente de ambos os lados torcendo para um conflito nuclear. Não entendo mesmo!!!

C.P

Olha o tamanho do Brasil, olha o esforço logístico gigantesco que teriam que fazer para deslocar e manter tropas em combate na longínqua América do Sul em um país onde cabem mais de dez ucranias, observe que nossas maiores cidades industriais estão na costa do Atlântico bem longe das fronteiras terrestres e protegidas por uma muralha natural gigantesca que e a serra do mar, olhe onde fica nossa capital estrategicamente e o tamanho das linhas vuneraveis de suplementos em suas retaguarda que qualquer tropa teria que ter para chegar até ela, olhe também o número de capitais e cidades grandes… Read more »

Last edited 2 anos atrás by C.P
Neto

Boa.
.
Os tópicos podem ser alocados na coluna à direita do corpo central em forma de link para a lista de reportagens destes “quadros”.

OLIVETTI

Concordo….as guerras serão mais por drones armados….baratos e faceis de manobrar…

rdx

E o mais importante…não tripulados.

Antoniokings

Era uma Força Aérea de respeito.
Os russos varreram totalmente.

William

não varreram não…

Antoniokings
Ivanmc

A pois é, camarada Antoniokings. Eu pensei que os EUA iriam fazer um dog fight tipo top gun. Sqn

Antoniokings

É que o Tom Cruise se aposentou.
kkkkkk

Ivanmc

É verdade kkk

Maurício.

Ivanmc, eu pensei que EUA/OTAN fossem se meter, claro, não atacando a força aérea russa, ou os soldados russos, mas colocando tropas e equipamentos no solo, tipo, poderiam colocar soldados em um determinado lugar chave, aposto que os russos não atacariam, eu pensei que a Ucrânia se tornaria uma Síria 2.0, seria no máximo dividida em duas, mas me enganei, deixaram ela sozinha mesmo.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Ivanmc

É isso aí.

carcara_br

Sim claro, vamos todos pagar pra ver. Mesmo a Rússia dando todas as declarações possíveis e imagináveis que não vão aceitar a situação,
Esta guerra já começou exatamente desta forma, alguém iluminado achou que tudo era um grande blefe…

Maurício.

Estranho você dando essa opinião Roberto, geralmente você não entra na guerra de narrativas ou provocações como alguns, e inclusive eu, entramos, você sempre fica mais na parte dos aviões mesmo, e quando dá uma provocada dá só na parte dos aviões, como nessa conversa com o Antoniokings.

Bosco

“Impossível ficar impassível, insensível.”
Mas parece que você tá passando pano para o agressor e colocando a culpa nos EUA e na OTAN.
Não estou entendendo essa lógica.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Agressor's

Infelizmente a Rússia não conseguirá a segurança que almeja. Então resta duas alternativas: desistir da soberania ou partir pro tudo ou nada. Parece que os insufladores se acham “imunes”.

Luiz

Mais foi os EUA que iniciou todo esse conflito expandindo a OTAN perto das fronteiras russas. O que ta acontecendo hj é resultado da falta de diplomacia ocidental. EUA ja vinham preparando a Ucrânia pra essa guerra fornecendo armas e treinamento para soldados e mercenários. A população de Dombass vinha sendo massacrada pelos neonazistas. Desde 2014 os EUA vem fornecendo armas e treinamento pra grupos neonazistas pra combater a população russa de Dombass. A falta de diplomacia é porquê a intenção sempre foi a guerra.

Bosco

Me mostre uma alegação fundamentada disso que você está falando que seja de pelo menos 6 meses atrás.

Luiz

Em todas as entrevistas do Putin ele vem falando do expansionismo da OTAN. Essa guerra não começou agora. Tão fechando os olhos pra os grupos neonazistas da Ucrânia. O ovo da serpente sendo chocado na Ucrânia. Ja vimos esse em filme na segunda guerra.

Bosco

O ditador Putin expande seu império totalitário, oligarquista e cleptocrático para oeste anexando a Criméia mas se incomoda com o expansionismo da OTAN (que não é um país) para o leste?
Ah! Entendi!!
Os ucranianos são realmente seres terríveis.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Bosco

Não tem, né?
Essa narrativa de neonazistas e genocídio é novinha em folha. Saiu do forno tem uns 4 meses? No máximo, né?
O Czar notou que a Ucrânia estava se mexendo no sentido de se ver livre do cabresto e inventou essa para que seus jagunços replicassem até se tornar a mais pura e cristalina verdade.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Chris

Putin ja nem disfarça mais…

Esta dando ate 15 anos de cadeia a quem não postar notícias “aprovadas pelo governo”.

O presidente da Ucrânia ate fugiu pra Polonia e quem esta atirando em prédios públicos, sao os próprios ucranianos. Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Ricardo C. Silva

Essa história de neonazista na Ucrânia não é recente. Li no suspeito Sputnik Brasil lá atrás uma matéria com o Ministro da Defesa de Israel entre 2016 a 2018, Avigdor, sobre os neonazistas da Ucrânia. O Yahoo Brasil publicou recentemente uma matéria sobre as milícias neonazistas da Ucrânia, inclusive com fotos. É só procurar na internet.
 
Esclareço que não tenho lado definido na guerra. Só observo os erros dos dois lados.

Chris

Nem havia forças americanas na região, ate as invasões…

Exatamente pra respeitar os acordos com os russos ! As patrulhas da OTAN eram feitas por forças europeias !

Ate nos notícias daqui… Vemos ate o Gripen ser usado nas interceptações dos russos na região reclamada… Menos F-15 !

Vocês acabam caindo mesmo no conto russo… Heheh

Luiz

O secretário geral da OTAN numa entrevista coletiva afirmou que já vem desde 2014 fornecendo ajuda militar a Ucrânia. EUA ja vinha beliscando o urso desde 2014.

Bosco

Nossa! O que será que aconteceu em 2014 que motivou isso? Um urso tão mansinho e sendo beliscado.
E o país nem estava sendo atacado por separatistas que atuam a mando do Czar nos mesmos territórios onde ele alega estar havendo um genocídio.

Bosco

Os americanos fizeram com os russos na Ucrânia o mesmo trato que os russos fizeram com os israelenses na Síria. Pode descer o sarrafo no meu amigo que eu fico assistindo de longe.

Luiz

A Rússia tinha tratado de não agressão com Israel. Por isso não houve confronto entre israelenses e russos.

Bosco

“A Rússia tinha tratado de não agressão com Israel”
Pois é! Deve ser aos moldes do tratado da OTAN com a Rússia na Ucrânia.

Antoniokings

Pois agora, não garanto mais.
Ainda mais se Israel continuar como ponta de lança dos EUA na região.
Já comentei sobre isso antes.
Israel deve se aquietar.

Bosco

Mas se a Rússia é tão corajosa devia mandar uma meia dúzia de Kalibr em Londres em retribuição aos centenas de NLAW que o RU enviou para a Ucrânia e que tem vitimado tantos bravos e jovens guerreiros cossacos.

Bosco

A Europa e os EUA estão mandando armas e dinheiro para apoiar a Ucrânia e o corajoso macho alfa , czar de todas as rússias , ameaça jogar bomba atômica em quem entrar na briga diretamente.
Ou seja, podem continuar financiando meu inimigo e ajudando ele a matar os meus “camaradas” que eu não ligo. Só não entra diretamente na briga porque eu, macho alfa, vou jogar uma bomba nuclear em você. rssss
Tenha dó!

Bosco

A Europa e os EUA estão mandando armas e dinheiro para apoiar a Ucrânia e o corajoso macho alfa , o czar de todas as rússias , ameaça jogar bomba atômica em quem entrar na briga diretamente.
Ou seja, é como se o Putin dissesse: “podem continuar financiando meu inimigo e ajudando ele a matar os meus “camaradas” que eu não ligo, só não entre diretamente na briga porque eu, macho alfa, vou jogar uma bomba nuclear em quem o fizer.” rssss
Tenha dó!

Luiz

EUA terceiriza guerras atualmente. Agora EUA esta enviando armas e treinamento pra grupos neonazistas do Batalhão de Azov. Esse grupo dizimando a população de maioria russa no Dombass. Isso a mídia ocidental não conta. Depois os hipócritas na frente das câmeras condenando o nazismo.

Bosco

Sinto muito mas a sua percepção dos fatos não é suficiente para eu acreditar. Você tem provas disso? Que sejam convincentes e que tenham pelo menos mais de 6 meses? E por que essas acusações não foram levadas à ONU? Ou foram e eu não fiquei sabendo? A Rússia faz parte permanente do CS da ONU e não conseguiu movimentar o mundo a respeito desse genocídio promovido pelo Zelensky? O Putin tinha livre trânsito na Europa, sendo paparicado pela Alemanha , França e outros, e … nada? Veja essa entrevista anual do Putin em dezembro de 2020 em que ele… Read more »

Antoniokings

Prezado.

Deixa de chororô.
Os EUA e a OTAN buscaram isso e a Rússia não admitiu.
E vai ficar por isso mesmo.
A Rússia vai desabilitar a Ucrânia como ameaça e o Ocidente vai ficar quieto.

Bosco

A Rússia vai desabilitar a Ucrânia como ameaça e o Ocidente vai ficar quieto.
Mas eu não tenho dúvidas disso!

Bosco

“EUA terceiriza guerras atualmente.”
Mas e quanto aos grupos separatistas na Ucrânia? Você não considera que o financiamento russo representa que eles também terceirizam suas guerras?

paulotd

Você não consegue esconder o lado torcedor. Deve ter assistido muito filme docapitão América. Manipulação é o pior veneno existente. Queria saber o que você estava comentando por aí quando o Tio Sam e aliados invadiram o Iraque, Síria e Afeganistão sem razão, a não ser petróleo, e gastar armamentos.

Cai na real. Essa guerra não aconteceu por acaso. Ninguém tem 100% a razão.

Last edited 2 anos atrás by paulotd
Bosco

 “Queria saber o que você estava comentando por aí quando o Tio Sam e aliados invadiram o Iraque, Síria e Afeganistão…”
Procure! Quando achar me avisa.
Mas já que hoje o papo é a invasão da Rússia na Ucrânia, nos diga o que você acha dessa invasão sem razão, com um monte de mentiras para justificar a vontade do czar em reanexar a Ucrânia que ele considera ser quintal da Rússia e terra de seres inferiores que não merecem a consideração de serem soberanos?
Lembre-se: ninguém tem 100% de razão!

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Bosco

E aproveita e nos diga qual mentira você acha mais “cabeluda”, as “armas químicas do Saddam” ou o “genocídio de russos na Croácia promovido pelo neonazista maconheiro Zelensky”???

paulotd

Eu vejo um pouco mais de legitimidade no discurso Russo desse ataque a Ucrânia do que no Americano no ataque ao Iraque. Um é um país bem que dividem centenas de km de fronteiras, ex república aliada e derrepente não só virou as costas pro país irmão como ainda queria encher o país de bases e de mísseis balísticos do maior inimigo. Fora os grupos nazis.. No outro era uma guerra mentirosa sobre o pretexto de armas não toleradas que ninguém nunca provou, e o ditador malvado era só mais um que foi substituído em parte pelo grupo mais radical… Read more »

Bosco

Putz! Nem vou comentar!
Você ganhou. Então vamos destruir a Ucrânia, país irmão , ex república aliada que de repente virou as costas… encher de mísseis balísticos…grupos nazis…
Já o Saddam…
Eu desisto!

Bosco

“Você não consegue esconder o lado torcedor.”
Mas eu não tento Eu torço para a Ucrânia.

Neto

Meus amigos Foristas, a quem serve discurso comparativo EUA x Rússia? . Não existe guerra fria faz mais de 30 anos. . Não existe comunismo Russo contra o capitalista Americano way of life. . Existe uma guerra de um país soberano e seu proto-ditador e outro país soberano. . A Ucrânia perdeu parte de seu território para uma.invasao Russa em 2014. Óbvio que isso aproximaria ainda mais a Ucrânia da UE e a OTAN. . Lembremos que no tratado em que a Ucrânia abriu mão de seu arsenal nuclear a Rússia assinou que não haveria intransigência e o território Ucraniano… Read more »

Antoniokings

Putin está avisando, assim como avisou a Ucrânia.
Melhor levar a sério.

Luiz

Putin não é estúpido.

Bosco

“Putin não é estúpido.”
Quanto a isso nos estamos plenamente de acordo.

Antoniokings

A Rússia não vai fazer nada porque esses NLAW foram insignificantes.
Assim como os Javelin.
Nem arranhou o poderio russo.

Felipe

E boa partes deles foram parar nas mãos dos russos ainda, tem vídeos de caixas fechadas de nlaws nas mãos dos russos, pq ucranianos abandonaram o combate antes de começar e largaram tudo pra trás (tem 2 vídeos no canal do sputnik no Yt mostrando)

Inimigo do Estado

Para quê, para os tommies irem chorar no colo dos EUA? No mano a mano tu sabe que eles não peitam a Rússia.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Graças a Deus que não tenham coragem. Seria uma aniquilição mútua. Não entendo essa torcida para que a OTAN/EUA entrem no conflito. Não saberemos quem será o vencedor. Qual a ideologia. Coisa de doente isso!!!

carcara_br

Efeito F-35 tb´?
São invisíveis e intocáveis?

Antoniokings

FSP
Zelenski faz crítica dura à Otan, e Putin associa sanções à escalada do conflito.Presidente ucraniano recebe negativa da aliança ocidental para pedido de estabelecer zona de exclusão aérea sobre o território de seu país.
Fizeram o comediante de bobo.
Mas, porque quis.
Todos sabíamos, até aqui no Brasil, que ele seria enganado pela OTAN.
Massa de manobra.

Reinaldo Deprera

Ô

Bosco

Mas “varreram” como? Tá tendo guerra? Não era só invenção do Biden?

Antoniokings

Não é guerra.
É operação de ‘desnazificação’.
Ao final do processo, não haverá um ucraniano de extrema-direita.

Bosco

Esse termo é novo: desnazificação. Será que já foi incorporado no dicionário?

Bosco

Toinho, Uma curiosidade. Você inúmeros vezes já se autodeclarou de esquerda o que o faz, em tese, a favor da igualdade , das minorias, dos oprimidos e dos trabalhadores e contra o capital, as diferenças sociais, etc. Eu entendo você gostar do PCC mas o que o faz amar tanto assim a Rússia, que é uma oligarquia criminosa e totalitária que vai contra tudo o que a esquerda prega? É só porque ela representa um contraponto ao Ocidente opressor ou tem algo virtuoso sobre a Rússia de Putin que foge a nós, simples mortais conhecer mas que a você foi… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Guilherme Lins

“operação desnazificaçao”! Desculpa mais miserável possível para justificar este ato nazista do Czar russo! Até as desculpas são as mesmas: a Ucrânia é um “espaço vital” pra Rússia, estamos invadindo um país para “proteger os cidadãos russos de perseguição”, e até o modus operanti de Hitler foi copiado, primeiro era só a região da Criméia e Donbass, agora é a Ucrânia toda. Que nada rapaz, o Putin fez isso pq não admite a independência política dos países que faziam parte da URSS e porque ter um país (mais um) livre e próspero recém saído da área de influência russa iria… Read more »

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Eu acompanho a trilogia sei lá quantos anos. Praticamente só ebservando e lendo as postagens por praticamente 95%. Essa guerra que me fez sair um pouco da minha zona de conforto e tentar interagir. Te Acho inteligente, mesmo que não concorde com sua visão, mas dizer que os russos varreram totalmente, é utópico. A Ucrânia ainda tem alguma coisa aérea, sei lá… 5? 2%? Seja como for tem alguma coisa que está fazendo algum estrago. Obviamente nada que possa fazer diferença, mesmo com a ajuda de outros países. A Rússia é bem maior. Para fazer diferenção a Ucrânia teria de… Read more »

Chris

Voce, definitivamente, tem tanto carater como o Putin… Kkkk

Usa mentiras na cara dura, pra propagandear a desinformação…

O SU-27 devolvido pela Romenia, foi até escoltado por mais 2 caças ucranianos…

2 dias atras, as defesas anti-aereas derrubaram um míssil russo, fazendo os destroços cair sobre uma estação de trem.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Reinaldo Deprera

O SU-27 mais bem conservado e mais bonito não está no império da rússia, está na Ucrânia. Lindos. O MIG-29 idem.

Antoniokings

Atualizando.
Russos entraram em Nikolaev e agora se dirigem a Odessa.
Civis aumentam o ritmo de fuga de Kiev com medo do ataque russo.
Parece que os russos estão avançando pelo oeste do Rio Dniepr em direção ao norte.
Vou tentar confirmar.

Maurício.

Como a força aérea russa, a ucraniana também está bem estranha, praticamente não vi eles dando combate aos russos, alguns poucos e isolados, su-25 e su-24 e nada mais, um comboio russo de mais de 60km e os caras não atacam, caças como o Su-27 e Mig-29 praticamente não deram as caras, talvez só no primeiro dia.
O próprio exército ucraniano, onde estão os caras, só uns grupos de resistência e mais nada, tá tudo muito estranho.

Vinicius Momesso

Simples, os ucranianos empregaram tudo o que tinham desde o primeiro para enfrentar o pouco que os russos mandaram. O exército moscovita ainda tem muita reserva, tanto de homens quanto de material bélico. A mídia Ocidental mudou o foco agora, no começo exaltavam o ímpeto dos soldados ucranianos em defender o seu pais e noticiavam cada pequeno exito como se fosse uma vitória esmagadora, era como se lutassem contra ninguém. Com o passar do tempo a narrativa já não era sustentável, então quem se tornará invisível agora era o exército de Kiev, dando lugar aos civis que eram massacrados sem… Read more »

FernandoEMB

E mais de 600 veículos russos destruídos, abandonados ou capturados… esse é o passeio russo na Ucrânia???

Vinicius Momesso

Você tem a contagem exata de baixas veiculares dos russos e não tem da Ucrânia?

Vinicius Momesso

No site topwar.ru, o que vai determinar se a notícia vai ficar na pagina principal(não importando se é nova) ou não é a quantidade de interações (comentários) dos usuários no dia.

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
Neto

É uma maneira de lidar com as informações.
.
Talvez nos campos de cada tópico os posts poderiam até ser listados por interação. Porém como aqui os blogs são de informação e produção de conteúdo faz total sentido que sejam listados por data recente.
.
É uma boa discussão de design da informação.

paulotd

Chama o Ghost of Kiev, maior ás de todos os tempo.. Opa, perai, kkk

MIGUEL

A Guerra entre Rússia e Ucrânia parece mais ser uma Guerra Civil, ambos os lados combatem com as mesmas armas e as mesmas táticas, nada de F-16/F-15/F-18 , nada de C-27J/C-17/C-5 , nada de UH-60M /CH-53F, é uma autêntica Guerra Civil, o material da OTAN nem se vê.

carcara_br

E o fato de parecer uma guerra civil te diz o que sobre a situação?

Nilton L Junior

Era uma vez uma Força Aérea, fora NATO/USA tirem as patas das fronteiras da RF, aceitem de uma vez por todas existe hoje mas 2 potência e fim de papo.

João Bosco

Independente da quantidade de armamentos em geral, não consigo entender – e se alguém entender me explique, por favor – como uma nação confiou tanto que não seria agredida militarmente por iuma potência militar que quer reviver os anos áureos de gloria como a Rússia? Putin estava cantando essa pedra há muito tempo, de forma meticulosa e estratégica, e ainda dando sinais que iria fazer isaso. E o governo da Ucrânia? não fez nada, deixou tudo acontecer!!!! Sucateou todas as suas forças armadas em menos de 25 anos !!!! Não se armou, não entrou na UE ou na OTAN e… Read more »

Claudio

A Ucrânia confiou assim como os russos confiaram que a otan não se expandiria para o leste , quem mentiu primeiro ? Otan/Estados Unidos

Bosco

Deixa de repetir esses chavões meu caro. OTAN expandindo para leste? Pelo amor de Deus. Os ex capachos da Rússia não querem mais sê-lo.
Se brincar você também acredita que o comediante é nazista e que estava havendo um genocídio de russos na Ucrânis?
Ou seja, você acredita na cartilha inteirinha , sem tirar nem por. Parabéns!

Marcos10

Bosco,
Fui ver o tal seriado do “comediante”.
Muito bom.

Agressor's

Olha no que deu lá na Ucrânia colocar um palhaço, no poder. Fica a lição pra que vc aprenda a votar direito nessas eleições…

Neto

Rapaz, vou dizer que tua foto aqui me deu um no.
.
Foi uma crítica?
.
Uma ironia?
.
Uma validação?
.
Banania tá complicado….

Bosco

A toda poderosa e invencível máquina de guerra russa do Czar Putin, dotado de mísseis hipersônicos e torpedos tsunâmicos de 100 Mt, em 9 dias não avançou mais que 150 km dentro do território ucraniano dotado de uma defesa pífia mas você acredita ser válida a tese que a proximidade da fronteira da Ucrânia com Moscou a 500 km de distância é vital para a segurança da Rússia que tem um super hiper mega exército?

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Antoniokings

Está doendo, né?
Chora não.
Daqui a pouco passa.

Bosco

Melhora isso aí! Réplica horrível!

Inimigo do Estado

E os EUA que passaram 20 anos no Afeganistão, e não tiraram proveito de nada lá, exceto toneladas de ópio em seus aviões? Kkkkkkk

Leandro Costa

Vou repetir de novo. Leia o ‘NATO – Russia Founding Act’ de 1997. Quando a Rússia diz que não vê qualquer problema que os países do leste Europeu entrem para a OTAN, contanto que os níveis de força permaneçam os mesmos. Em caso de aumento dos níveis de força tanto de OTAN quanto da Rússia, o outro lado pode fazer o mesmo. A OTAN só deslocou forças para a região após a anexação da Crimeia e mesmo assim só basicamente o rodízio da patrulha no Báltico. Esse papo de expansão da OTAN é uma mentira Russa já amplamente desbancada. Foi… Read more »

carcara_br

O cara esquece totalmente das condições impostas em 1997 né…
Qual o motivo da guerra mesmo?

Leandro Costa

Você leu o documento?

Bosco

João,
Qualquer movimento nesse sentido teria sido percebido pela Rússia que sempre considerou a Ucrânia seu quintal e teria acontecido o mesmo que agora.
O jeito foi tentar entrar para a UE primeiro e depois, buscar a proteção da OTAN para poder aumentar sua capacidade defensiva. Deu no que deu.

carcara_br

Ai o Bosco entendeu uma. Já já vai entender que não tem nada de justo em estimular um povo a se matar.

carcara_br

Porque você assume uma Rússia passiva? E se o ataque agora foi causado justamente por gente que pensa igual a você chegando no poder e pensando em se armar?

pampapoker

Apenas um pensamento, vi o pessoal falando que a força aérea ucrania não voou e utilizou tudo nos primeiros dias, se ele usou todo o seu armamento de origem russa, está sem armamento!? Outra, os aviões da Ucrânia estão capacidados a receber armamento ocidental? Os países que estão e operam armamento russo estão dispostos a vender ou ceder? Seria esse um motivo para eles estarem ausentes do céu.Moral da estória, depender dos outro e fogo. Acorda Brasil.

Alexandre

Pena que não foram adquiridos nossos super tucanos teriam sido de grande ajuda .

Machado

Trivial

Leandro Costa

ROFLMAO

Reinaldo Deprera

A NATO destruiu a Iuguslavia

A NATO destruiu o Iraque

A NATO destruiu a Somália

A NATO destruiu o Afeganistão

Não é ignorância, é desonestidade mesmo.

Vendéen

Bonjour le Brésil,

Um artigo muito bom que leva a uma conclusão:
Desde 2014 (Crimeia) a ajuda dos países da OTAN e dos EUA não tem sido benéfica para a Força Aérea Ucraniana (novas aeronaves e equipamentos modernos de defesa aérea).
Em suma, a Ucrânia não adquiriu uma única nova aeronave de combate com piloto a bordo (todos os tipos) por 30 anos.

Bom Dia a todos

Machado

Negócios a parte

Machado

Negócios são negócios

Tutor

Assim é como a Força Aérea da Ucrânia era. Se a Ucrânia sobreviver à essa guerra, como nação soberana, a única certeza que tenho é que ela virará a casa de muitos F-16, F-15 e F-35, essas máquinas de piruetas russas serão tiradas de cena no país.

Zezonho

Uma força aérea e uma defesa AAA de respeito. Porque foi destruída tão facilmente? Seria essa AAA ineficiente contra o míssil balístico de curto alcance como o Iskander e o míssil de cruzeiro Colibir?

Last edited 2 anos atrás by Zezonho