Opinião: Por que uma zona de exclusão aérea na Ucrânia não é uma opção

52

“Se alguém entrar na zona de exclusão aérea… você terá que derrubá-lo.”

Por Aliyah Thomas

Autoridades ucranianas sob ataque implacável das forças russas pediram ao presidente Joe Biden e membros da OTAN que imponham uma zona de exclusão aérea em partes significativas da Ucrânia.

Este artifício foi usado efetivamente pelos EUA e seus aliados várias vezes em conflitos ao redor do mundo, mas especialistas disseram que a imposição de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia contra as forças do presidente russo Vladimir Putin e seu arsenal nuclear pode levar a um conflito militar entre os EUA e a Rússia.

Em um comunicado ao site de notícias Axios, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse que a Ucrânia “pode ​​vencer o agressor” se os aliados ocidentais “fazerem sua parte”.

O que é uma zona de exclusão aérea?

Uma zona de exclusão aérea proíbe aeronaves militares sobre um espaço aéreo designado para proteger as populações civis de ataques aéreos em tempos de guerra. Normalmente, uma organização internacional como a OTAN ou um grupo de países não envolvidos nos combates assumirá a responsabilidade de policiar o espaço aéreo para impedir a entrada de qualquer aeronave de combate para garantir a segurança dos civis.

Howard Stoffer, professor de assuntos internacionais da Universidade de New Haven e ex-funcionário do Departamento de Estado, disse à ABC News que uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia provavelmente levaria a um confronto entre caças americanos e russos.

“Se alguém está na zona de exclusão aérea, você não pode simplesmente persegui-lo, você tem que derrubá-lo”, disse Stoffer.

Os Estados Unidos estiveram envolvidos em vários conflitos nos últimos 30 anos, onde foram implementadas zonas de exclusão aérea.

Em 2011, o Conselho de Segurança das Nações Unidas votou para impor um sobre a Líbia para forçar um cessar-fogo imediato das forças do líder líbio Muammar Gaddafi. Em 1991, os Estados Unidos e sua coalizão de aliados estabeleceram uma zona de exclusão aérea no Iraque após a Guerra do Golfo. Uma zona de exclusão aérea também foi estabelecida pela OTAN em 1993 sobre a Bósnia e Herzegovina.

Mas Stoffer disse à ABC News que estabelecer zonas de exclusão aérea no Iraque, na Líbia e nos Bálcãs não é comparação com a imposição de uma contra a Rússia.

“Primeiro de tudo, eles não têm armas nucleares”, disse Stoffer. “Em segundo lugar, eles não tinham superioridade aérea.”

‘Não é uma boa ideia’

A Casa Branca e a OTAN descartaram a imposição de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, concluindo que não é uma boa ideia.

“Isso significaria essencialmente que os militares dos EUA estariam derrubando aviões, aviões russos”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em entrevista à MSNBC na segunda-feira.

“Isso é definitivamente uma escalada… Isso não é algo que o presidente queira fazer. Essas são todas as razões pelas quais isso não é uma boa ideia.”

Em vez disso, os Estados Unidos forneceram centenas de milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia, incluindo armas antiaéreas e antitanques. Milhões a mais em ajuda letal foram enviados por países da OTAN e da União Europeia, incluindo Alemanha e França.

Alguns legisladores americanos, no entanto, ainda estão pressionando para que os EUA estabeleçam uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

O deputado Adam Kinzinger, R-Illinois, foi ao Twitter na sexta-feira e pediu aos Estados Unidos que declarem uma zona de exclusão aérea para dar à Ucrânia uma “luta justa” contra os russos.

“O destino da #Ucrânia está sendo decidido esta noite, mas também o destino do Ocidente. Declare uma #NoFlyZone sobre a Ucrânia a convite de seu governo soberano”, tuitou Kinzinger .

Stoffer, que trabalhou no Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário entre os EUA e a antiga União Soviética, disse que criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia seria uma das maneiras mais rápidas de desencadear uma guerra com a Rússia.

“As implicações com a guerra com a Rússia são que agora temos um louco no Kremlin que não está dizendo coisas que parecem que você gostaria de lidar. Por exemplo, ele está sacudindo suas armas nucleares, dizendo que estão em alerta máximo”, disse ele. disse

Stoffer acrescentou: “Enquanto todos odiamos o que está acontecendo na Ucrânia agora, é muito difícil sentar e dizer que temos os meios para parar isso, mas realmente temos o compromisso nacional de ir à guerra com a Rússia, e eu não acho que sim.”

FONTE: 
ABC News

LEIA TAMBÉM

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

É uma péssima ideia. Para ser estabelecida uma zona de exclusão, primeiro você precisa atingir a supremacia aérea. Não fosse o armamento nuclear Russo isso seria possível e mesmo assim teria que ser uma decisão unilateral de cada país, e não poderiam usar os meios da OTAN.

É uma infelicidade, mas é como funciona.

O canal do Ward Carrol no YouTube publicou um vídeo exatamente sobre isso.

Chris

Na devolução do SU-27 ucraniano que foi parar na Romenia…

Apareceram 2 outros caças pra escolta-lo… A própria Romenia observou que a Força Aerea Ucraniana ainda vive !

Ja especialistas americanos… Estão curiosos sobre o porquê a Russia praticamente não esta utilizando os caças.

Leandro Costa

Há muuuuuuito debate acontecendo sobre a péssima atuação aérea Russa e algumas das considerações são, no mínimo, muito interessantes.

Não tenho muitas dúvidas de que a maior parte dos países atualmente procurando novos meios para suas forças aéreas vão escolher equipamentos que não sejam Russos.

Chris

A OTAN ja respondeu essa questão, qdo o presidente ucraniano os questionou sobre isso.

Se eles entram… É uma declaração de guerra.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Rafaelsrs

Acho muito difícil fazer essa zona de exclusão se nem ajuda física eles estão dando, estão tentando sufocar a Rússia financeiramente e fazendo que os apoiadores de Putin deponham ele confiscando todos os bens visíveis deles.

seuzénétiuôrqui

Zona de exclusão aérea? Sobre a ucrania? Ou esse cara é doido, ou muito sem noção, ou muito, mas muito prepotente. Ahh nem vou comentar!

Antoniokings

Pois é.
Esse avanço russo parece ter deixado muita gente desnorteada.

Maurício.

O teu arqui-inimigo Andre mais conhecido como HMS Tireless tá bem desnorteado mesmo, nisso eu tenho que concordar. ?

Fabrício

Parece que ele virou HMS Tiredness.

João Augusto

Resumo: só se faz zona de exclusão aérea contra quem já está quase excluído sozinho, pela própria falta de meios.

Maurício.

Resumindo = Cachorro morto!

Rogério Loureiro Dhiério

A resposta já está no próprio artigo más resumidamente é isso:

“Não fazemos uma área de exclusão aérea pq do outro lado tem tão e somente a Rússia, ora bolas”.

E não seria tanto em questão das aeronaves em si, pq eu acredito que os caças ocidentais como Rafale, F-35, F-22, Typhon, F-15 etc sejam superiores aos pares russos más o que pesa ai são elas…..as ogivas do tio “Pudim”….pode adoçar o café do Biden e ferrar na mortadela da Europa.

Nilton L Junior

Sinceramente tem gente que não tem a menor ideia do seria isso na Ucrânia, ou estão achando que a situação é igual a Libia, Bosnia e Iraque.

pedro

É o medo???? Os caras sabem que seriam abatidos como moscas, ai vem de fricote. Uma coisa é fazer isso em países pobres ou com diversos problemas onde nao há como lutar contra, outra coisa é enfrentar alguem que tenha meios para combater isso.

Ai é aquilo, entra em cena a melhor arma dos EUA e OTAN: Fraldas! Fraldas cheias.

Sensato

Comentário pires

Antunes 1980

Alguns congressistas norte-americanos são patéticos.
Com certeza devem estar a mando dos meta capitalistas que amam destruir a humanidade com agendas diabólicas.

Imagine a possibilidade de entrar em confronto aéreo com a maior potência nuclear do planeta.

O mundo simplesmente viraria um cinzeiro.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Nonato

Se os Estados Unidos tivessem soltado uma bomba atômica na União soviética em 1945, teria evitado muita dor de cabeça…

José

Sem dúvida. Teriam evitado dores de cabeça a todos os que teriam morrido e a todos aqueles que nunca teriam nascido.

Bruno Vinícius

Essa é uma ideia que infelizmente não pode ser colocada em prática por colocar a Rússia e os EUA mais perto de uma guerra nuclear. Agora, doar caças e baterias anti-aéreas operados por “consultores militares” como a URSS fez tantas vezes contra os EUA deveria ser algo a se pensar.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Jefferson Ferreira

Tá uma escalada muito estranha isso.. sinceramente tem muita gente querendo uma escalada rápida dessa guerra regional

Marcelo Andrade

Ou seja, ZEA contra Iraque, Siria, Libia, pode. Se o outro lado for do mesmo tamanho que você, esqueça!! É por essas e outras que o Putin cresceu para a Europa, ele sabe , muito bem onde pisa!!!

Marcelo M

Político não precisa ser coerente, basta parecer — aos leigos — que sabe o que está falando e ter a capacidade de causar danos ao seu opositor. Mesmo que sua ideia seja absurda. Parece que a situação vem a calhar!

Alessandro

Os líderes ucranianos ainda não entenderam que quando a briga é entre países nucleares, todo mundo se faz de DESENTENDIDO e dão mil e uma desculpas pra não ajudar.

Zona de exclusão aérea só funciona em país de terceiro mundo ou quem NÃO TEM armas nucleares, fica a dica para a Ucrânia e principalmente para o Brasil.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Maurício.

Alessandro, então você concorda que os grandes nunca vão se enfrentar, certo?

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Alessandro

Dizer que nunca não posso afirmar, mas que até hoje após a invenção dos artefatos nucleares, nenhum país que tenha enfrentou outro diretamente, apenas houve guerras por procuração usando países de terceiro mundo como cobaias.

Para mim tem um clubinho que joga com cartas marcadas e esses são os donos: EUA, Rússia, China, Israel, e a UE parte ocidental

Índia, Paquistão, Coreia do Norte e futuramente Irã, são os “PENETRAS” desse clubinho, ninguém mexe mais com eles a não ser economicamente, mas tbm só vão assistir os DONOS do clubinho ditar as regras para o mundo.

Maurício.

Concordo.

JT8D

Essa gente parece que não entendeu que já há uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia. E ela foi estabelecida pela Russia. Quem quizer pode ir lá fazer um teste

JT8D

Podem negativar à vontade. Eu não tenho nenhum apreço pela Rússia. Mas eu tenho mais que dois neurônios. Até a Casa Branca acha que não é uma boa ideia…

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Maurício.

Mas se você pensa assim, logo logo vão dizer que você está defendendo o Putin, é assim que funciona as narrativas, o pessoal não consegue pensar sem a cabeça de torcedor.

Satyricon

O pessoal não entende que o problema não é implementar, nem manter uma zona de exclusão aérea. O problema são as consequências imprevisíveis, haja visto o maluco no comando da Rússia, que pode recorrer a armas de destruição em massa.
Essa agressão já deixou claros sinais das limitações logísticas e técnicas das forças armadas russas. Soma-se a isso a clara inferioridade tecnológica das aeronaves russas, com seus radares PESA, e a conclusão é de que seriam inevitavelmente abatidas, gerando uma escalada pelo maluco.
Simples assim.

Maurício.

Claro, quando os EUA e aliados faziam isso lá atrás, todos caças tinham AESA né?

fulcrum

YANKEE GO HOME

Claudio QUADROS

Medo terro armas nucleares Rússia. Europa vira toda terra russa .sei perigoso mas tem para a russia europa vai deixa existir todo mundo ocidental. Otan piada mais triste vê situação fab sem nenhum aviões vamos te pegar doação F16 guarda nacional estados unidos

Last edited 2 anos atrás by Claudio QUADROS
Saldanha da Gama

Cara…. tava vencida ou estragada?

Marcos10

Putz!
Olho esses F-15 e penso em umas 120 unidades por aqui.

Saldanha da Gama

Só queria 18…. já tava ótimo

Maurício.

“Este artifício foi usado efetivamente pelos EUA e seus aliados várias vezes em conflitos ao redor do mundo”.

Mas aí é que está, esse artifício foi usado em quais conflitos?
Depois eu falo que os grandes só chutam cachorro morto e tem um pessoal que dá chilique.

Foxtrot

Só não entendo o porquê a aviação russa não devastou a Ucrânia ainda, como fizeram na Síria?

Anfibio

Devem estar evitando margem para uso-de-forca desproporcional/crimes-de-guerra, e assin dar motivos para intervencao internacional…

Alessandro

Foxtrot, pq após a Rússia vencer essa guerra eles terão que colocar um FANTOCHE pró-Rússia para arrumar o estrago feito por eles mesmos, tbm sou da seguinte opinião que o Putín quer tentar amenizar o máximo possível as sequelas que deixará os ataques russos contra os ucranianos, se ele irá conseguir ae é outra história só o tempo dirá.

leonidas

Não há necessidade de expor a aviação se já conseguiram tudo isso somente do jeito que estão operando. Os ocidentais estão enviando misseis antiaéreos disparados do ombro para puxar de rodo. Colocar a força Aérea para confrontar as forças terrestres e perder dezenas de caças com misseis deste tipo não faz sentido. Melhor é cercar e deixar a população consumir os alimentos e remédios disponíveis em detrimento das tropas oficiais minando a moral das tropas e a vontade de resistir dos habitantes locais, e se for necessário adotar a saturação da area a ser conquistada via lança foguetes com diversos… Read more »

Foxtrot

Em partes concordo, porém o poder aéreo é imprescindível para as guerras modernas, e a aviação russa é 7m grande poder aéreo.
Se Putim tivesse agido assim, teria minimizado a morte de soldados russos.
Toda ação de aliados nas guerras modernas, foi precedida de um grande ataque aéreo e domínio completo do espaço aéreo (superioridade aérea), para mim Putim errou feio nisso.
Seja por dois motivos, ou realmente ele quer minimizar os danos e perdas civis por N,s motivos ou ele não liga muito para a opinião pública de seu país pelas mortes de soldados, como acontece no ocidente.

Anfibio

Estaria chegando a hora do ‘batismo de fogo’ do Gripen??!

Maurício.

Teoricamente ele já é “testado em combate”, já que esteve na Líbia, acho que a missão dele era de reconhecimento mas não tenho certeza.

Foxtrot

Vamos ver se os Gripens são realmente os “matadores de Shukois” como a propaganda sueca diz.

Sensato

Espero não vermos ainda. Melhor em outros conflitos sem possibilidade de virarem nucleares.

Foxtrot

Melhor não mesmo, para não passarem vergonha os Suecos presunçosos e brasileiros iludidos kkkkkkk.

Sérgio Luís

Porque ninguém em sã consciência quer destruir o planeta!
Só isso!
Pelo amor de Deus!!
Que idéia totalmente fora do bom senso!rsrsr

Last edited 2 anos atrás by Sérgio Luís
Maurício.

Uma dúvida, a Rússia poderia anexar a Ucrânia toda e chamar de Rússia, tipo, colocando até a bandeira russa ou isso já seria demais? Se bem, se eles ganharem a guerra será um fantoche do Putin que vai assumir, então, meio que dá elas por elas.?

ERIVELTON

Eu defendo uma área de exclusão aérea sim. Vejam os razões. Esta zona compreenderia uma região de mais ou menos duzentos Km, no território da Ucrania que fica entre a Polonia, Eslovaquia, Hungria, e Romenia. Seria saturada por Drones e alguns poucos caças, posicionando tropas nas fronteiras dos países citados acima. Poderia haver combates aereos? Sim. Alguns drones da OTAN ou ate mesmo caças derrubados? Sim, o mesmo com caças russos. Isto traria moral para as tropas Ucranianas e seria um preço razoável para um Contra-ataque da Ucrania e um impasse das tropas Russas. As tropas Russas recuariam até as… Read more »

carcara_br

Sim, vai pra Polônia defender…

José

O Sr. Zelesky está a pedir à NATO que se suicide e que leve com ela toda a Europa, sem que isso tivesse sequer consequências positivas para ele próprio. O Sr. Zalesky está a passar-se e isso é perigoso, pois juntamente com Putin serão dois loucos à tareia.