BRUXELAS – Os holandeses estão enviando lançadores de foguetes para defesa aérea. Os estonianos estão enviando mísseis antitanque Javelin. Os poloneses e os letões estão enviando mísseis terra-ar Stinger. Os tchecos estão enviando metralhadoras, rifles de precisão, pistolas e munição.

Mesmo países anteriormente neutros, como Suécia e Finlândia, estão enviando armas. E a Alemanha, há muito alérgica ao envio de armas para zonas de conflito, está enviando Stingers, bem como outros foguetes lançados pelo ombro.

Ao todo, cerca de 20 países – a maioria dos membros da OTAN e da União Europeia, mas não todos – estão canalizando armas para a Ucrânia para combater invasores russos e armar uma insurgência, se a guerra chegar a esse ponto. Ao mesmo tempo, a OTAN está movendo equipamentos militares e até 22.000 soldados a mais para os estados membros que fazem fronteira com a Rússia e a Bielorrússia, para tranquilizá-los e aumentar a dissuasão.

“A segurança e a defesa europeias evoluíram mais nos últimos seis dias do que nas últimas duas décadas”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente do braço executivo da União Europeia, em discurso ao Parlamento Europeu na terça-feira. Bruxelas mudou-se para “europeizar” os esforços dos Estados membros para ajudar a Ucrânia com armas e dinheiro e colocar um marco para o bloco como um ator militar significativo.

Mas se o armamento europeu continuará a chegar ao campo de batalha ucraniano a tempo de fazer a diferença está longe de ser certo. Por mais orgulhosa que Bruxelas esteja de seu esforço, é uma estratégia que corre o risco de encorajar uma guerra mais ampla e uma possível retaliação de Putin. A corrida de ajuda militar letal para a Ucrânia da Polônia, membro da OTAN, visa, afinal, matar soldados russos.

As guerras mundiais começaram por causa de conflitos menores, e a proximidade da guerra com os aliados da OTAN traz o perigo de atrair outras partes de maneiras inesperadas.

FONTE: New York Times

Subscribe
Notify of
guest

175 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo M

Estão fazendo de tudo para escalar essa guerra ao máximo..

carcara_br

Exatamente, joguete safado e perigoso com os ucranianos.

Diego Tarses Cardoso

No seu comentário só há duas opções para os ucranianos: Serem colônia russa ou morrerem.

Antoniokings

Não diria.
Diria que não existe uma opção para os ucranianos: Serem aliados da OTAN e dos EUA.
Isso, vc pode esquecer.

Leandro Costa

Eles é que devem decidir isso.

Slow

Isso vale pra Amazônia ?

Saldanha da Gama

Essa é a minha preocupação e futuro próximo, a Amazônia….
Abraços

Henrique

Pra mim o cara que ta defendendo a Rússia e fala que Ucrânia tem que ser render é o sujeito que vai entregar Amazônia e qualquer outra parte do brasil no primeiro traque que cair aqui.

sergio

O cara que esta defendendo a a Russia e aquele que justamente sabe que se ninguém enfrentar, e se opor a os europeus e os EUA com suas ” boas intenções ” para o mundo, e aquele que sebe que a se a Russia perder e essa nova ordem se estabelecer ai sim a Amazônia ja era .

Salim

Brasil tem que fazer honrar fronteiras dos países e o direito internacional. A russia esta quebrando carta das nações unidas o que não e bom para ninguém.

Carlos Crispim

Henrique, eu sou contra a Rússia, mas acho que a Ucrânia deveria se render, ou aceitar não entrar para a OTAN (se for só isso mesmo como dizem). NMHO, não tem como ganhar essa guerra, a Rússia é uma potência e não empregou nem 0,0000001% de sua força, acho ilógico resistir e arrasar esse belo país, morrerem milhares de pessoas, se o resultado já está decidido. Pra mim a diplomacia tinha que entrar e ver o q os russos querem de verdade, e atenderem na medida do possível, desde que a Ucrância continue livre e independente, é questão de negociar.… Read more »

Niel

Antes da guerra existia uma opção muito clara para a paz: 1) assinar um acordo para manter a Ucrânia fora da Otan; 2) mudar a constituição para transformar a Ucrânia numa federação e conceder autonomia à região de Donetzki. A OTAN (os EUA) não quer saber disso e empurrou irresponsavelmente seu fantoche amigo dos nazistas pra uma guerra. O objetivo mais importante para os EUA é a dominação do mercado de gás europeu. De quebra eles (no caso EUA e Reino Unido) conseguem aleijar um adversário histórico: a Rússia. Putin agiu da melhor maneira possível, porém ele já começou na… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Niel
Henrique

Henrique, eu sou contra a Rússia, mas acho que a Ucrânia deveria se render,
.
parabéns…. tu é o cara que vai entregar Amazona.
.
merece virar aquelas grelha pra parar RPG nos mbt…

Silviomar Rodrigues de oliva

Rendição e ser covarde e todo país deve ter autonomia para escolher o que quer o que tá acontecendo e uma luta desigual onde o maís forte quer oprimir o mais fraco força Ucrânia

Erison de Aquino

A Amazônia brasileira já está entregue aos EUA, assim como o Brasil. Os americanos tem o controle da Base Militar de Alcântara/BR.

Henrique

Os americanos tem o controle da Base Militar de Alcântara/BR.

fanfic…

Slow

Essa preocupação com Amazônia só existe por causa dos EUA e Europa ..

Nunca vi nem russos nem os china falando dela e você já viu ?

Henrique

“Essa preocupação com Amazônia só existe por causa dos EUA e Europa ..
Nunca vi nem russos nem os china falando dela e você já viu ?”

ta idai? agora tenho que defender violação de soberania de países por conta disso…

Slow

Se violaram um acordo que coloca a Rússia em risco ..

Os únicos países soberanos são aqueles que possuem armas nucleares aprenda isso ..

Gustavo

Não se preocupe! O governo anterior e principalmente o atual já estão acabando com a floresta de pé. Logo não terá mais com o que se preocupar, pois não terá mais nada.

Slow

O Temer não bateu recorde de desmatamento e queimadas .. e nem entregou base para os EUA ..

Slow

Essa preocupação só existe por causa dos EUA e Europa que vivem falando dela ..

Mas o povinho aqui se nega a enxergar isso .

Abraços

Last edited 2 anos atrás by Slow
Leandro Costa

Po, tu é burro demais. Se nós NÃO apoiamos a integridade territorial de qualquer país e sua soberania, aí é que botamos a Amazônia para jogo. Tem que desenhar o óbvio agora??

sergio

Eles não respeitam a integridade territorial de ninguém, vide Iraque, Afeganistão, somali a, Cuba, etc.

Leandro Costa

Agora coloca no contexto e mostra as diferenças entre esses países e o Brasil. Faz esse exercício aí.

Rodrigo M

Para vc talvez tenha muita diferença, mas para os “donos” do mundo não.
Aliás para eles, o mundo se resume a eles próprios.
Todo o resto é mato e índio e vc é só mais um.
Difícil entender?

Leandro Costa

E você é mais um que não entende nada de como o Mundo funciona. O sistema internacional com base em regras e leis estabelecidas de comum acordo é uma camada de defesa. Se você abandona essa camada, você AUMENTA as chances de agressão. Você passa a ser o alvo.

Tem que desenhar também?

Last edited 2 anos atrás by Leandro Costa
Nascimento

Passa a ser o alvo só se não tiver a tríade nuclear…

Convenceram a Líbia de não ter armas e vimos o que ocorreu. Gaddafi foi atacado em plena primavera árabe. Motivo? Democracia. Idem pro Iraque, Sérvia, Somália, Panamá, Síria… Veja o caso do Panamá, após o ditador negar aos EUA a construção do

O Iraque é um caso até pior. As justificativas pra invasão em 2003 foram TODAS COMPLETAMENTE mentirosas. Nada se provou, achar que os EUA ou qualquer grande potência respeitará qualquer regra internacional é muita ingenuidade.

Leandro Costa

Líbia? ONU. Rússia absteve. Inclusive foi proposta Francesa, Britânica e Libanesa. Na época fui contra também. Sérvia? ONU também. Rússia votou à favor se não me engano e se absteve em relação ao Líbano. Somália? ONU também. Sua argumentação tem sustentação no caso do Panamá, considerada ilegal apesar de os EUA tentarem justificar como legítima defesa visto que o Noriega além de ditador era traficante de drogas e a maioria do povo Panamenho ter apoiado a invasão. Não se relaciona em nada com o Brasil e os tratados sobre o canal do Panamá foram cumpridos à risca. Também se sustenta… Read more »

Nascimento

”Sérvia? ONU também. Rússia votou à favor se não me engano e se absteve em relação ao Líbano. ” ”Se não me engano”. Mentira, a Rússia era aliada da Sérvia e votou contra. E mesmoa assim os EUA interveio. Igual no Panamá, colocaram o Ditador lá e depois que não serviu pra nada tiraram o mesmo ditador de lá, não havia justificativa lógica pra intervenção além da construção do Canal do Panamá sem objeção, aliás o mundo possui diversos ditadores como o da Coreia do Norte, que já lançou ogivas sobre o Japão, por qual motivo os EUA não interveio… Read more »

Leandro Costa

Resolução 1244. China se absteve. Rússia votou à favor. A construção do canal do Panamá se deu em 1903. As condições para a entrega da administração do canal e terrenos relacionados foram renegociados em 1977 e foram cumpridos à risca com a entrega sendo feita às 23:59 de 31 de Dezembro de 1999 e a invasão ilegal do Panamá em 1989 não teve nada a ver com isso. O Brasil não tem controvérsia de fronteira, não tem ninguém de olho em nosso território, não tem atitude belicosa ante à vizinhos e tem parte ativa na manutenção da estabilidade internacional. Ou… Read more »

Rodrigo M

Tem que desenhar também?” KKKKKKK

Tá bom sabichão… Continue nessa sua fé, você vai longe..

Slow

O cara acha que sabe alguma coisa de sistema internacional pra querer vim da uma de sabichão..

Salim

O que eles acham não importa, o que importa e o que fazemos para melhorar, nos últimos 20 anos ate agora só entregamos o Brasil em detrimento do povo brasileiro.

Salim

Iraque, invadiu Kwait . Afeganistão era base do grupo que atacou torres gêmeas e dava proteção governamental aos mesmos. Que eu saiba Cuba esta la cercada ate hoje pelo governo castrista, se abrir cancela foge todo mudo. O que vemos agora e o mesmo, regime russo so sobrevive com governo fantoche e com derramamento de sangue, se derem opção não sobra nada. No fim da urss quem foi esperto entrou mercado europeu e otan.

Slow

Só porquê o grupo que atacou as torre gêmeas era do Afeganistão os EUA tem direito de ir la e invadir ?

Slow

Filhão, quem são os únicos que ameaça a Amazônia ?

Não tem essa de colocar pra jogo oque nunca esteve em jogo ..

Vc tem que agradecer todo dia por existir China e Rússia pra se contrapor aos EUA , ou melhor acho que você odeia isso pq pelo jeito vc adoraria ver os americanos desembarcando na Amazônia né .

José Marinho

Muito misturam alhos com bogalhos, a Amazonia faz parte do Brasil como pais, a Ucrania nao faz parte da Russia

Slow

Ela fazendo parte do Brasil ainda temos que ouviu um certo país ai chamado EUA , querendo propor pacote pra combate queimadas caso contrario sofrera sanções ..

Magno Barbosa

Eles podem ser ligados a União Europeia sem precisar entrar na Otan.

Carlos Gallani

Pra quem já perdeu a Crimeia e vive com grupos separatistas finaciados por seu vizinho entrar para a Otan não é luxo ou birra, é sobrevivência ou essa guerra não é prova o bastante?

Leandro Costa

Podem sim, Magno. Acho que seria um comprometimento bom, e podem ser sempre declarados como parceiros preferenciais da OTAN ou algo assim. A Ucrânia já havia sido recusada na OTAN ao menos uma vez e seria de novo. Os Ucranianos sabiam disso e a Rússia sabia disso, ou seja um dos maiores motivos para essa agressão é balela. Mas existem alguns problemas com isso. O primeiro é que pleitear fazer parte da OTAN está na constituição ucraniana. Mas isso pode-se tentar mudar. O segundo, e mais importante é a questão da soberania e liberdade de escolha e associação da Ucrânia.… Read more »

Chevalier

Não Diego, a coisa é mais complexa do que isso. A Ucrânia é um estado tampão. O Obama patrocinou um golpe de Estado em 2014 contra o presidente democraticamente eleito e instalou um governo pupilo dos EUA e UE. A solução deveria ser que ficasse neutra. Os russos avisaram, após o Encontro de Bucareste em 2008 que não aceitariam Ucrania na UE ou OTAN. Brincaram com fogo. Assim como os EUA ñ aceitam bases russas ou chinesas nas suas fronteiras.

Hcosta

Não é bem assim, quem ia assinar um acordo comercial com a UE era o presidente pró-russo. Aí, Putin mandou cancelar. E o senhor obedeceu ao seu dono. E houve um protesto pacífico, que com o passar do tempo e com medidas cada vez mais violentas por parte de ambos os lados, evolui para uma revolta. Mas, diferente de um golpe, foram feitas eleições.

E não existe estado tampão se for dominado por um dos lados…
Finlândia é um estado tampão, muito diferente da Ucrânia.
O que mudou foi a Ucrânia querer ser um país soberano.

Bruno Vinícius

Olha eu não sei se foi um golpe, o que eu sei é que os snipers do fantoche russo – quando este era presidente da Ucrânia – atiravam em paramédicos:

https://youtu.be/uB9A-MzOo5w

Então, sendo golpe ou não; financiado pelos americanos e europeus ou não; fico MUITO feliz pela Ucrânia ter se livrado daquele desprezível do Yanukovych. Uma pena que ele conseguiu fugir para a Rússia, deveria ter sido enforcado em praça pública por traição.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
pangloss

O problema é a subjetividade do conceito de neutralidade ucraniana.
Para Putin, Ucrânia neutra é aquela que tem um governo subserviente a ele.

Carlos Gallani

Ta bom, seja claro, qual sua proposta?

pangloss

Pô, aí pegou pesado. As frases de efeito do repertório desse pessoal não contemplam propostas. Eles só têm palavras de ordem a oferecer. Padrão DCE de curso de ciências sociais de alguma universidade pública.

Rodrigo M

Certamente então você como grande especialista em geopolítica e assuntos militares.. Tem muito a oferecer e ensinar..

Estou curioso para saber qual seria a dissertação genial de um comentarista aleatório de um fórum aleatório em um país aleatório, esquecido em um canto do mundo igualmente aleatório teria a oferecer..

Prossiga na sua avaliação nas suas “propostas”.. Ou seu negócio é só tocar campainha e sair correndo “pangloss”???

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo M
pangloss

Quem começou a pregação vazia foi você. Pode continuar, está até engraçado.

Rodrigo M

Ahahaha confirmou o que eu imaginava.
É só mais um m0leque de internet, que gosta de tocar campainha e sair correndo..
É como dizem “De onde menos se espera, é de onde não sai nada mesmo..”
Continuo sim, mas com vc não perco mais tempo, procure outro para pentelhar.

pangloss

Rodrigo M, lamento não corresponder à descrição que você fez acima.
Seria muito mais divertido.
Procure melhorar seus argumentos. Sua retórica não vai te levar a lugar algum.

Carlos Gallani

Ta bom, seja claro, qual sua proposta?


Slow

Os democratas estavam com saudade de uma guerra, e a popularidade do Biden é uma das mais baixas dos últimos tempos .. tão loucos pra escalar ainda mais ..

Henrique

sim, Tio Putin não para de tentar arrumar uma desculpa pra guerra em maior escala

Slow

Motivos ele tem de sobra só não escalou porque não quer e inclusive ainda está deixando aviões de outros países pousar com armas pra Ucrânia ..

Henrique

motivos dele até agora só fortaleceu a OTAN e a Europa e afundou a Rússia…
.
só motivo bom esse

Slow

A curto prazo, vamos ver a longo ..

Andre

Basta os russos retirarem suas tropas da Ucrânia que a guerra acaba. Simples.

Rodrigo M

Ok André, respeito sua opinião.
Mas analisando de forma imparcial, vc já pensou nas consequências que a própria Rússia sofreria depois?

Fazendo uma analogia, em uma decolagem após se atingir um ponto chamado “V2” o avião atingiu um ponto de não retorno, no qual não existe mais a opção de abortar a decolagem.

A Rússia já passou o ponto V2.

pangloss

Também acho que já se passou do ponto de não retorno.
Aproveitando sua analogia, a dúvida agora é saber o alcance desse voo, torcendo para uma solução negociada que minimize os danos.

Satyricon

Se as sanções econômica/financeiras não bastassem, uma guerra de desgaste prolongada demolirá o que restar da economia russa. Terra arrasada.

Ninguém mandou mexer nesse vespeiro, agora, que aguentem.

Sangrem esse ?

Coisa linda

carcara_br

Agora sim destilou todo ódio do “bem”. As máscaras vão caindo….

César

Ué, se seu outro perfil, digo, o Kings pode porque vc esta bravinho agora?

carcara_br

22 pessoas acham que eu sou o King, Kings é economista, eu sou motorista de uber hehehehe.

Thiago A.

Ah vá … Santa paciência. Você pretende que um ser humano decente, com um mínimo de honestidade intelectual tenha a mesma empatia em relação á vítima e agressor.
E típico . O marginal mata e rouba, a população indignada em um momento de raiva coletiva clama pela punição, mas de repente chega alguém muito sábio para cobrar empatia com o agressor -que também é vítima de uma grande maquinação da sociedade.

Satyricon

Quem relativiza as atrocidades que estão sendo cometidas pela Rússia contra um povo soberano são vocês.

Eu não tenho simpatia nenhuma por ditadores, muito menos os agressores, invasores, genocidas e mentirosos, sejam eles de que nacionalidade forem.

Alguém por acaso já ouviu falar de tropas de paz usando armas termobáricas?

E armas nucleares?

Porque o mentiroso começou a agressão dizendo ser tropas de paz, e virou guerra total.

Estamos assistindo uma catástrofe, e vocês aplaudindo e relativizando tudo.

Segio

Tenho 50 anos, sei que na historia ouve e sempre haverá guerras, mas eu olhando tudo o que esta acontecendo e o que pode acontecer, para mim ainda esta sendo surreal. Sei que há varias pessoas fazendo torcida para um ou outro lado, é que ainda não perceberam a gravidade do problema.

Leonardo

“Eu não tenho simpatia nenhuma por ditadores, muito menos os agressores, invasores, genocidas e mentirosos, sejam eles de que nacionalidade forem.” Será mesmo, então porque idolatra tanto os EUA, se estes são os maiores invasores e interventores militares do mundo desde o fim da 2° guerra? E as operações dos EUA e OTAN, no Iraque, no Afeganistão, na Líbia, na Somália e tantos outros países, isso pode? É pela liberdade, moralidade, democracia e todo esse blá blá blá todo, certo? Não vejo os EUA e a OTAN os “defensores da liberdade”, criticando ou colocando a opinião pública mundial contra o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Leonardo
Antoniokings

Pense bem no espólio de guerra que os russos conseguirão.

Mensageiro

Tudo destruído

César

Será que esses ¨espólios¨ vão compensar o ¨arraso¨ que a economia russa esta levando? Se prepara porque logo não vai ter didim nem pro seu ¨salário¨ de comentarista pró-russia, sujeito.

Leandro Costa

E a Rússia, se tiver sucesso e instaurar um governo fantoche na Ucrânia, vai ter que arcar com os custos de reconstrução, senão pega mal, né?

Imagina o quanto isso vai custar…

Luiz

A Rússia não ta destruindo a infraestrutura do país. Ta poupando ao máximo não destruir e poupando vidas civis.

Leandro Costa

É, eia o problema. Se a resistência aumentar, vão ter que destruir. Infraestrutura pode sair quase intacta, mas as cidades precisarão ser reconstruidas, os aeroportos, bases, portos, tudo.

Por mais que evitem, vão ter que engrossar para desalojar em as forças ucranianas que vão usar isso à seu favor. É guerra. Se não quer causar destruição, não use força militar. A receita é simples e eterna.

Flanker

Tu é louco ou sem-vergonha? Poupando infraestrutura e vidas civis? kkkkkkkkkkkkkkkkk…é muita cara de pau, mesmo!

Nelson Junior

Ahammm, usando bombas Termo báricas e Clústers ??
A Russia tá apelando porque não tem mais “bala na agulha” isso sim tá bem claro pro mundo !!!
Agora além de um exército “fraco” muuuuito mais fraco do que aparentava no papel (viva a propaganda mentirosa russa) vai ficar com uma economia em frangalhos e a moral desmoralizada perante o mundo… Até a China tá envergonhada e repensando a “parceria”

100nick-Elã

Não se preocupe, a China vai reconstruir o que precisar.

Sensato

Inclusive as pessoas que estão morrendo né? Só acha algo de positivo numa guerra quem nunca viu uma de perto ou não tem um mínimo de juízo.

Andre

Sem a China a Russia não da conta nem da Ucrânia…mas com a China não se opondo a resolução da Onu, fica cada vez mais claro que eles não estão nem ai para os russos.

Logo os chineses vão aproveitar para recuperar Haishenwai .

Slow

E por isso que eles estão evitando máximo destruir as infraestruturas importantes tipo hidroelétricas ..

pangloss

Kings, como conciliar a percepção do declínio russo com a satisfação da China em obter um vassalo moscovita tão interessante?

Allan Lemos

Acho que os únicos espólios em que os russos estão interessados são as ucranianas. Vários foram para o Tinder.

Satyricon

Será ótimo.

Depois disso, a população russa vai comer:

Petróleo no café da manhã;
Urânio enriquecido no almoço;
Gás no jantar;

Anderson Graça

Eu acho que em breve a Rússia vai controlar a capital

Last edited 2 anos atrás by Anderson Graça
Satyricon

E daí?
Os EUA sempre controlaram Hanoi, Bagdad e Kabul.
Deu no que deu.

Leandro Costa

Obs: Os EUA nunca controlaram Hanoi.

Satyricon

Correto, Saigon (hoje cidade Ho Chi Minh), não Hanoi.

Meireles

A Ucrânia já está quase toda tomada, acho difícil conseguirem recuperar o território perdido, o envio de armas vai fazer a guerra se prolongar, alguns países se aproveitam pra vender os seus equipamentos bélicos, mesmo com todo esse esforço eu acho que a Ucrânia já perdeu essa guerra.

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Rogerio

Sim, principalmente os americanos vai mostrar para os aliados qt de equipamentos deles para defender o malvado da Rússia

Ronilson Nogueira costa

Mas que guerra estranha, a força aérea russa não intercepta não bombardeia esses fornecimento de armas?

Rogerio

Quem saber né,, muitas vez a Rússia já tem desculpe as mortes dos civil, “” não foram nós culpa e sim ocidental continua enviando armas para população sem treinamentos “”

Slow

População civis não recebe armas nem granadas pra usar contra os russos ..

Arma a população e manda eles ir pra guerra e agora fala que é civis ?

Last edited 2 anos atrás by Slow
Meireles

Foram centenas de vôos militares, e vôos civis enviando equipamentos bélicos de vários países, e soldados fora da zona de conflito, por mas que tentassem interceptar esses carregamentos seria muito difícil, quase impossível, às vezes são levados até em aviões pequenos no efeito formiguinha, toda guerra tem muitos países envolvidos diretamente, e indiretamente.

Jose Dasilva

A Russia fez e faz o mesmo na Síria. Possivelmente pior pois quase não vemos imagens do que acontece por la. Ao contrário da Ucrânia onde vemos muito em rêdes sociais mesmo com o embaixador russo dizendo que é tudo um equívoco. Parece que so tem apoio da Venezuela, Coréia do Norte, China e algumas poucas ditaduras.

Carlos Gallani

A postura da china é ver o circo pegar fogo, apoio de apoiar mesmo eu não vi, acho ate que esta atrapalhando “tiquinho”!

Meireles

Eu não vejo a China assim não, a China é o país que mais exporta produtos pro mundo inteiro, hoje em dia a China é mais capitalista do que os EUA, imagina a China ganhando o boicote que a Rússia está ganhando, o prejuízo seria incalculável, o mundo inteiro já estava em crise sem guerra, com a guerra só piora a situação, tá todo mundo correndo dos problemas, os que estão enviando armas estão fazendo isso porquê estão se sentindo ameaçados, até a Rússia entrou na guerra porque se sentiu ameaçada, a Ucrânia começou a fazer treinamentos de guerra junto… Read more »

Luiz

A Rússia fez um excelente trabalho na Síria. A mídia ocidental não mostrou. Acabou com a farra dos EUA e do EI que tavam destruindo as cidades sírias e matando a população. A midia ocidental botava tudo na conta do gov sírio e da Rússia como autores dos bombardeios. Agora tão usando os sírios como bucha de canhão pra se vingar dos russos.

Flanker

Ah…os russos são tão bonzinhos!!! E não estão matando civis na Ucrânia? Hahahahaha… Eles não são nada melhores que os EUA….são tudo farinha do mesmo saco!

Yuri Dogkove

Por favor! Mandem os “poderosos” F-35! ass: S-400! hahahahaha

Lana alves

Yuri, você irá fazer depósito via PIX para ajudar os vitimados pela Rússia? Via comprar proteses para os feridos? Ou você é torcedor de teclado, torcendo por ditaduras.

Rodrigo Martins Ferreira

A questão é simples…

O Putin, fez o All In dele, latiu, ameaçou, esperneou..

Não fez nada, a turma perdeu o medo.

E se continuarem a atacar civis, como estão fazendo desde o começo da invasão. Não irá demorar para os políticos do Ocidente intervirem e ai infelizmente teremos uma 3GM e será um problema para todos. Tempos sombrios.

carcara_br

Caminhamos todos no caminho da irresponsabilidade.

XFF

Civis? O que diriam os Iraquianos, Sírios e Afegões??? Tá de brincadeira..

Acorda!

Thiago A.

Dirão que você não teve empatia por eles na época e não tem agora pelos ucranianos. A sua empatia e compromisso é exclusivamente
com os tiranos e carniceiros .

XFF

Eu ou Tio Sam +OTAN que invadiram Iraque,Líbia, Síria e Afeganistão? Cometeram crimes horríveis nessas guerras e ficaram impunes.
A Rússia está tomando todos os cuidados para evitar mortes de civis e infraestruturas sensíveis. Se não, já teria pulverizado a capital Kiev.

Last edited 2 anos atrás by XFF
Flanker

“A Rússia está tomando todos os cuidados para evitar mortes de civis e infraestruturas sensíveis”

Tu acredita nisso? De verdade?? Ora, por favor…

Flanker

Sim! É claro que morreram civis nesses países que tu citou! Mas, também estão morrendo na Ucrânia!! Ou tu acha que não??

Antoniokings

Pensei que a OTAN que estivesse esperneando.

Rodrigo Martins Ferreira

Quem a ameaça a todos é o teu Deus..

Yuri Dogkove

Ele ameaçou usar armas atômicas caso o Ocidente interfira em sua ação na Ucrânia, e pelo visto funcionou! Ninguém interferiu, e o povo ucraniano continua sob ataque…

Last edited 2 anos atrás by Yuri Dogkove
Rodrigo Martins Ferreira

Ameaçou e todo mundo continua mandando suprimentos para a Ucrânia..

Bruno Vinícius

Ainda não vi a OTAN ameaçando usar armas nucleares contra a Rússia, já o contrário….

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Allan Lemos

Perdeu o medo? Os EUA acabaram de adiar um teste de um Minuteman III. Por quê será?

Leandro Costa

Eu diria que foi uma atitude bem responsável. Não dá espaço para erros ou motivos.

Flanker

Para não dar motivos para o despirocado com sanha de ditador do kremlin aumentar suas ameaças nucleares! Quem está ameaçando o uso dessas armas é o ditadorzinho russo.

Slow

Agora você está com medinhos ? tempo atrás estava falando que era blefe a invasão da Ucrânia ..

Slow

Quem disse que invadir Ucrânia é “ all in “ ?

Rodrigo Martins Ferreira

E vocÊ acha que ele tem condições de lutar em quantas frentes ?

Slow

Te garanto que em muitas ..

Yuri Dogkove

Latiu, ameaçou, esperneou… E está atacando a Ucrânia, com OTAN e EUA assistindo de camarote, como meros espectadores!

Last edited 2 anos atrás by Yuri Dogkove
XFF

Essas doações podem fazer estragos, mas não impedirá a Rússia de conquistar Kiev.

Depois o Urso acertará as contas com esses países que estão enviando as armas.

Antoniokings

Tem material ainda no estojo caindo nas mãos do russos.

XFF

Comcerteza!

Flanker

kkkkkkkkkkkkkkkk

Yuri Dogkove

Stilingers não ajudarão! Tem que mandar os “invencíveis” Patriot e os “poderosos” F-35! hahahahaha

Antoniokings

Os americanos estão desnorteados.
Estão praticando o famoso jus sperniandi

M.@.K

Ainda bem que a Russia não… só pôs suas forças nucleares em alerta máximo.. heheheh e acho que os EUA estão mais para morositatis do que o sperniandi.. 😉

glasquis7

Quem está esperneando é o Putin. Achou que levava fácil mas está vendo que dia a dia a coisa se complica mais e mais. Agora ele compreende que o máximo que ele vai conseguir é escalar o conflito até se enfrentar aos países que ameaçou. A dissuasão não consiste em ter capacidade de vencer, consiste em ter a capacidade de fazer, uma invasão, custar tão caro, que os invasores se convençam que os custos foram maiores que os lucros e assim está sendo. Militares tem noção do que é uma guerra e entendem até onde podem ir. A população não.… Read more »

Carlos Gallani

Para vai, a gente esta vendo você conversar com vc mesmo, ta feio!

Flanker

O mais engraçado é o teu contorcionismo retórico…é hilário!! hahahahahahaha

M.@.K

hahahaha gostei do “contorcionismo retórico”..

Anderson Graça

O Putin já perdeu essa guerra.Ele ta isolado e tudo acontecendo da forma que ele não gostaria. Dificuldades militares na Ucrânia, sanções econômicas e uma debandada de empresas da Rússia e Bielorrússia. Assim como a Boeing e a Airbus, Embraer suspende serviços na Rússia. A IKEA está fechando todas as suas lojas na Rússia e interrompendo todas as suas compras na Rússia e na Bielorrússia “Afetando 15mil funcionários”, após a invasão russa da Ucrânia. PS. Os soldados russos receberam alimentação vencida desde 2015.

Last edited 2 anos atrás by Anderson Graça
Simioni

Não vejo isso uma derrota total. mais é obvio que ira afetar e muito a economia Russa..no inicio do conflito a Russia falou que quem ajudasse a Ucrania. eles iriam retaliar. porem falar é uma coisa agir é outra.espero realmente que nao chegar a esse ponto.

Nelson Junior

A Russia só vai ter duas opções, usar as bombas nucleares ou vender elas para pagar as dívidas

Meireles

Às empresas estão metendo o pé porquê não tem como receberem mais dentro do país, a moeda local derreteu, não vale mais nada, e a Rússia está com grandes possibilidades de começar a ter bombas caindo dentro do seu país, nem eu ficaria lá, quem é que quer ficar em um país que está em guerra?

Felipe

Ué, a União Europeia então não quer a paz e que entrem em acordo? Quer prolongar a guerra?

Leandro Costa

Se Putin resolver dar meia volta e tirar suas forças da Ucrânia, eu te garanto que a paz é alcançada bem rapidamente. E te garanto que ninguém vai atacar a Rússia.

Mas o Putin não quer a paz, mesmo sabendo que não há ameaça ao território da Rússia, né?

Slow

E porque alguém atacaria a Rússia ? Afinal a Ucrânia não é da OTAN ..

Flanker

Ah, entendi! Pra defender a Ucrânia, a OTAN tem que se envolver….mas, para atacar a rússia, não??? Humm…..kkkkkkkkkkkkkkkkk

Slow

Ué me explica ai por qual motivo alguem da OTAN atacaria Rússia ?

Carlos Gallani

Que paz meu amigo, se a Ucrânia parar de lutar ela deixa de existir, Putin não volta atrás para não mostrar (mais) fraqueza, não tem paz, tem a Ucrânia lutando rua por rua pela sua liberdade!

Anderson Graça

O urso tá ferido

RPiletti

Retaliação?
Comparando o que o rublo caiu frente ao dólar com uma possível retaliação russa, o ocidente terá larga vantagem
Única pancada que a Russia poderá causar é via militar, mas e o $$$ para isto?

Carlos Gallani

O relógio joga contra.

Slow

Segundo “ especialistas “ a Rússia ja era pra ter falido hoje ..

Santiago

Macron em seu discurso disse que a Europa não está em guerra com a Rússia. Lembrou que durante a 2ª Guerra os russos foram nossos aliados, mas o que estamos vendo é que mesmo indiretamente quase todo os países do bloco da Otan estão ajudando a Ucrânia com armamentos e Putin já avisou que quem ajudasse estaria em guerra contra a Rússia. Pessoal está procurando uma guerra nuclear. Eu não sou a favor de Putin mas desta vez não estou contra Putin.

Saldanha da Gama

Por falar em envio de armas, em que parte do oceano estão nossos 4 gripens?

glasquis7

Devem estar num hangar da Suécia, abastecidos, com seus pilones carregados e em prontidão esperando decolar assim que forem acionados.

Saldanha da Gama

Obrigado Glasquis!!! Eu desconfio de algo parecido… Gostaria muito que a trilogia indagasse ao comandante da FAB, se estamos cumprindo o contrato, caso estejamos, o porquê da demora da chegada dos mesmos….
Abraços

glasquis7

Acredito que o contrato esteja sendo cumprido. A demora deve ser pela necessidade da Suécia contar com a maior quantidade de meios para se defender caso a Rússia a atacar.

Quem sabe a FAB recebe caças testados em combate?

Saldanha da Gama

Nesta hipótese de estarmos cumprindo e eles não, será que não há cláusulas de multa ou o governo está abdicando de cobrar? Mas Glasquis, nós compramos 0km e não usado…. Que eles fiquem com os testados e nos mandem os 0km….Gostaria muito de saber pela trilogia, como anda a entrega dos caças e os motivos de atraso caso hajam….
ABRAÇOS

glasquis7

será que não há cláusulas de multa ou o governo está abdicando de cobrar? “

Deve ter sim mas, acredito que tenha exceções e esta deve ser uma delas.

nós compramos 0km e não usado….”

Sim, e mandarão ) bala mas, pelo que eu sei, nenhum gripen entrou em combate até hoje. se a Suécia precisar entrar em combate, já teremos o batismo de fogo do vetor. Por isso postei:

“Quem sabe a FAB recebe caças testados em combate?”

Mas os que devem vir pra FAB devem ser zerados mesmo.

Saldanha da Gama

Tomara meu caro e obrigado por me informar…..
abraços

Magno Barbosa

Enviar até podem, resta saber se vão chegar.

XFF

Os Russos devem estar monitorando tudo.

Flanker

O que os russos fariam se os nossos Gripen fossem embarcados para cá? Tu acha que eles iriam atacar o navio?

Luiz

Ninguém nunca exceto a Rússia enviaram armas para os soldados sírios lutarem contra os invasores do Estado Islâmico. Queria saber como essas armas vão chegar na Ucrânia?

Bruno Vinícius

Alguns ano atrás isso seria um baque enorme para a indústria espacial americana. Hoje em dia a SpaceX produz os próprios motores, o SLS usa motores americanos e a BLUE Origin está produzindo motores para o próprio foguete e para o Vulcan da ULA que substituirá o Atlas (esse sim, que usava motores russos). Apenas companhias menores nesse setor continuam comprando dos russos nós EUA.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Reinaldo Deprera

Retaliação? Duvido! A Rússia quebrou, não existe mais. É de mentirinha.

Tupã

Todos os países que estão dando armamentos à Ucrânia estão financiando a morte de soldados russos. Portanto eles são partícipes diretos do conflito como inimigos atuantes dos russos e isto cria mais divisão e ódio. Isto já é uma guerra envolvendo toda a Europa e os europeus fracassaram terrivelmente ao se submeterem totalmente a uma continuidade da política de preconceito extremo, demonização e ameaças contra a Rússia imposta pelos eua. Se tivessem buscado aprofundar a aproximação que surgiu com o advento de Gorbachev, as coisas hoje seriam bem diferentes. Porém para justificar a existência da Otan e manter a indústria… Read more »

Lana alves

É incrível brasileiro ver a Rússia invadir a Ucrânia e ficarem do lado do invasor kkkkkk Que coisa absurda. Lendo os comentários os ucranianos deveriam deixar o país ser invadido, simplesmente se renderem. Ora, por que isso? Ficaram doidos? Imagina se fosse o Brasil, a cidade de vocês ocupada por russos, saqueando tudo, estupros, destruição, pilhagem etc…sem falar a humilhação. Essa mentalidade nos comentário tem bastante nexo com a corrupção enorme que existe no Brasil, não há coesão social, não existe amor pela terra e sentimento de compatriota. Essa invasão deve ser simplesmente repudiada, não existe diálogo com a Rússia,… Read more »

Meireles

Lana, na verdade 80% dos ucranianos são russos, muitos soldados russos que estão invadindo só estão cumprindo protocolos das ordens do Putin, nem pode se caracterizar como uma guerra de verdade, muitos soldados russos entraram na Ucrânia e estão evacuando os civis, e ajudando a deixarem as zonas de conflito, eles só querem expulsar alguns dos 20% que não são de descendência russa, se é que você me entende, porquê são pessoas que estão sendo influenciadas pelo ocidente pra de alguma forma desestabilizar a Rússia, então não podemos caracterizar essa guerra como
uma guerra que tem essas barbáries.

Luiz Antonio

Na verdade as forças russas são comandadas pelo Papai Noel, é isso?

Luiz Antonio

….e os misseis fazem parte do protocolo é claro. Lançam uns misseizinhos de nada só para disfarçar a bondade. Humm e eu nem tinha imaginado isso.

Meireles

Toinho mas, eu acho que foi a Ucrânia que começou a matar os separatistas dentro da própria Ucrânia, aí o Putin teve que entrar pra intervir.

Thiago A.

Cobre humanidade, solidariedade e empatia quando for a sua vez ou de quem você ama ? um sujeito que faz essas afirmações nem com o seu próximo ( brasileiros ) deve ter um mínimo de empatia.

Luiz Antonio

Parabéns, bem vindo ao Inferno.

Jonny br

Entregando armas aos nazistas, no final a gente ja sabe no que vai dar né?

Erison de Aquino

Desde o Governo do vampiro Michel medroso que o Brasil não investe, e até vendeu fábrica de fertilizantes para o povo brasileiro ficar dependente… de quem?… de quem? …Errou! Dos EUA e seus aliados!
Fora EUA! QUEREMOS PAZ!

Luiz Antonio

O Grande Responsável por essa guerra (e por outras, patrocinadas pelos russos) chamava-se George Patton. Se tivessem deixado ele “atirar para os dois lados” o Putin nem teria nascido.

Marcelo M

A reação pode sim causar um conflito mais amplo, mas a causa do conflito é a ausência de reação adequada à invasão da Criméia e de Donbass, o sucesso russo na Sírua, além do incentivo deixado pela péssima condução da rendição americana aos Talibã.

Ed Sanches

Queria só saber se esse lance impor sanções para se fazer respeitar decisões da ONU, integridade territorial dos países, de não promover terrorismo contra povos em áreas ocupadas, não bombardear áreas civis e crianças…vale só para Rússia ou vale para Israel também ? É que não vejo ninguém condenando Israel, nem pedindo sanções contra eles.

Alecs

“com risco de retaliação russa” Queria ver o cagão do Putin fazer alguma coisa além de esbravejar escondidinho atrás das ogivas atômicas ameaçando a população civil mundial! O cachorro que ele chutou não estava morto. Estava sem munição, mas não vai permitir que seja colocada a coleira tão facilmente. The New York Times está parecendo Sputnik News.