O fracasso da Rússia em dominar os céus sobre a Ucrânia é chamado de ‘surpreendente’

222

Enquanto a Rússia continua lutando na invasão da Ucrânia, os especialistas estão intrigados com a aparente falta de superioridade aérea do país

Especialistas da Janes, uma empresa de pesquisa dedicada à “inteligência de defesa e segurança”, disseram à AFP News na terça-feira que estão perplexos com o motivo pelo qual a Força Aérea da Rússia não assumiu o controle decisivo sobre o espaço aéreo ucraniano.

As descobertas da empresa indicam que a Rússia emprega 132 aviões bombardeiros enquanto a Ucrânia não tem nenhum, 832 caças enquanto a Ucrânia tem 86 e 358 aviões de transporte contra 63 da Ucrânia.

A única área em que a Rússia não tem vantagem são os drones, dos quais a Ucrânia tem 66 contra 25 da Rússia. A Ucrânia recentemente elogiou seus drones turcos por ajudá-lo a derrotar as forças russas, informou o Bussiness Insider.

Embora a Janes tenha notado que a Rússia não desdobrou toda a sua força aérea contra a Ucrânia, a situação continua intrigante.

“Embora a Rússia tenha a vantagem que vem com números maiores, ainda não ganhou o controle dos céus sobre a Ucrânia na medida em que conseguiu impedir que a Força Aérea Ucraniana operasse e infligisse danos ao esforço de guerra russo”, disse Gareth Jennings, analista da Janes, à AFP News. “Eles ainda estão engajados na tentativa de neutralizar as defesas aéreas ucranianas terrestres e aéreas”.

A Força Aérea Russa tem visto mais eficácia na proteção das forças terrestres que avançam, particularmente um comboio de muitos quilômetros de caminhões, veículos blindados e unidades de artilharia que se deslocam para o sul em direção a Kiev. Apesar desse fato, especialistas dizem que a Rússia poderia atender às necessidades de defesa de seu comboio e ainda assumir o controle do espaço aéreo ucraniano.

“A falta de eficácia da força aérea russa é um dos elementos surpreendentes deste conflito”, disse à AFP o ex-coronel francês Michel Goya.

Um especialista em aviação, Justin Bronk, explicou que o problema da Rússia pode ser devido à falta de munições guiadas de precisão (PGMs).

“Isso não apenas indica uma familiaridade muito limitada com as PGMs entre a maioria das tripulações de caça russas, mas também reforça a teoria amplamente aceita de que o estoque de PGMs russas é muito limitado”, disse Bronk à AFP.

Falando ao Military Times, Samuel Bendett, especialista em guerra de drones russos que trabalha para o think tank CNA, disse que o sucesso dos drones turcos desdobrados pela Ucrânia indica que a Rússia não implementou adequadamente suas estratégias de defesa aérea.

“Na Ucrânia, a Rússia não parece exibir as mesmas táticas, técnicas e procedimentos que pratica há anos e busca aperfeiçoar na Síria… para fornecer cobertura adequada às suas forças terrestres”, explicou Bendett.

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

222 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heitor

Lá vamos nós.. kkkkkk

Palpiteiro

Pete Mitchel é o Ghost of Kyiv.

Henrique USA

Imagina se o companheiro Maduro envia suas tropas bolivarianas e o companheiro Kim o mísseis intergalácticos pra reforçar as tropas na Ucrânia? É só Cuba mandar os charutos pra comemorar! Stalin deve estar se revirando nas profundezas do inferno.

José

Você sabe que Stalin é da Geórgia né?

Chris

A moral da história é que…

Ninguém atira em quem tem armas nucleares !

Vemos ate uma Russia… O tempo todo culpando os EUA e a OTAN… Mas atirando é na frágil Ucrania !

E o ocidente sem disparar um tiro !

E o pior… É ter que admitir que isso é muito sensato…

Last edited 2 anos atrás by Chris
carcara_br

Se é sensato então isso deveria ter sido dito muito, mas muito claramente aos ucranianos e torna toda essa postura de torcida uma grande merda imoral.
Mas parabéns ai por ter percebido, demorou…

carcara_br

To doido pra ver a ressaca moral do “ocidente” quando a ficha das pessoas caírem.
Ressaca moral do povo que vai desaguar numa ressaca política, principalmente se a guerra durar por muito tempo e as coisas forem encarecendo…

Slow

E por qual motivo o ocidente iria disparar um tiro ?

Augusto L

Eu li um artigo muito bom publicado no Twitter por um colunista da Rusi. Depois mando aqui se achar. O que achei mais estranho de todos os lados comentando é que nenhum aborda sobre os S-300 Ucranianos, que parecem estar ativos e com mobilidade apesar de algumas perdas. Eu realmente acredito que são esses sistemas que tem uma grande responsabilidade em impedir os russos de fazendo counter air ofensivas sobre a uma parte da Ucrânia. Por mais que a força aérea russa seja poderosa ela não tem tantos meios de neutralizar esses sistemas de longo alcance mesmo os bastante legados… Read more »

Chris

A velha guerra de narrativas em guerras…

Mas fato é que as imagens e a logica (Russia estar apelando para reforços, alvos civis, falando em bombas atômicas e redução na intensidade dos ataques)…

Demonstram uma Ucrania vencendo (Ate o momento. Heheh) !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Helio

Na verdade vejo uma Russia não querendo matar tantos civis, Kiev percebeu isso, e esta utilizando das mesmas táticas do Hamas, usando a população civil como escudo.

Chris

A população esta pegando nas armas porque quer…

Ja no Oriente Medio… Os soldados se escondem no meio da população.

Flanker

Que besteira descarada!!

Slow

Isso é verdade e você sabe muito bem ..

MAB

Como sempre, um bom tapa na cara, para acordar do mundo da m@conha.

Midia chinesa, antes que venhas com chorumelas.

https://www.youtube.com/watch?v=Ks-0UvorcKI&ab_channel=CGTNAmerica

Ou procurem por ” large barricade civilians, blocking entrance to nuclear power plant.”

Existem N casos como este, não vi nenhum “ocidental” no ouvido deles falando para ficar.

Wellington Jr

É mentira, é propaganda dos uzamericanu, a força aérea intergaláctica universal hipermegapoderosa da Mãe russia é imbatível, eles não precisam de supremacia, eles eliminaram todos os aviões, os vídeos que tem na internet é mentira, os verdadeiros são os que a Mãe Rússia divulga por meio dos seus órgãos reguladores de propaganda. Brincadeiras a parte também achei muito estranho a forma que a força aérea e as defesas AA russas andam a se comportar, pior ainda para as longas filas de veículos e equipamentos parados sem nenhuma proteção aparente e sendo destruídos como moscas por drones. Até comentei no Facebook… Read more »

Marialva

Golias com pés de barro …

Leandro Costa

Fonte Newsweek. Que citam suas próprias fontes ao longo da matéria.

Leandro Costa

Ou foi William J. Burns ou, mais realisticamente, um dos dois editores do site.

Essa assinatura dos editores é quase sempre feita assim. Qualquer um deles teria postado a matéria e duvido que teriam se furtado de postá-la. Esse modus operandi não mudou com a guerra.

Leandro Costa

Obs.: incluí uma piada na resposta. Só deixar claro para aqueles que tem senso de humor com problemas.

pangloss

O problema da piada sofisticada é que ela não é percebida pela maioria dos leitores, que vem aqui apenas para reafirmar o que sempre pensaram.
Mas parabéns pela tentativa otimista, e pela referência em sua piada.

Antoniokings

Eu li essa matéria e nem dei importância.
Como outra do Pentágono dizendo que os russos estão se rendendo sem lutar.
O que se sabe é que não há mais voos de aviões ucranianos e seus drones foram desabilitados em voo e em terra.
Tanto é verdade que formaram uma coluna de 60 km de tropas sem preocupações de serem atacados.

Leandro Costa

Também não acredito que os Russos estão se rendendo sem lutar. Pode ter até acontecido, mas caso isolado. Qualquer matéria, seja de qual fonte que seja, precisa passar por escrutínio. Acho perfeitamente viável que as forças Russas consigam estabelecer uma zona de proteção em volta desse comboio. O que mostra bem a inabilidade Ucraniana em atacar alvo tão convidativo. Ao mesmo tempo, os Russos perderam a iniciativa no norte mais próximos de Kiev. Podem estar esperando o resultado das negociações, nas quais esse comboio certamente é uma das cartas na mesa para tentarem convencer os Ucranianos à pararem de lutar… Read more »

Chris

Se render… Eles jamais irão !

O maior motivo desta invasão é exatamente orgulho. Consideram uma traição a irmã Ucrania se virar para o ocidente !

So se esqueceram que eles mesmos causaram isto…Qdo anexaram a Crimeia !

Causou tanto odio nos ucranianos, que derrubaram ate o presidente ucraniano da época, que era pro-Russia e praticamente nem lutou. E agora, pioraram o sentimento anti-russo de vez ! Heheh

Mas a desculpa providencial, é “eliminar a força militar da Ucrânia”… Podem alegar missao cumprida e caírem fora.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Leandro Costa

Eu concordo. Acho que querem instaurar um governo fantoche, mas cujas possibilidades de sucesso são cada vez menores e destruir as FFAA ucranianas como força efetiva de combate. O que vier primeiro, Putin declara a vitória e volta pra casa.

A resistência ucraniana, sua intransigência e a maneira como arranjam apoio internacional é a pedra no sapato do Kremlin.

Chris

Eu ja acho que foram longe demais… Pra ser so “eliminar a força militar da Ucrânia”.

Tanto que… Estão exigindo a rendição do governo ucraniano… E não só a entrega da região separatista, como alegado inicialmente, ate mesmo na TV russa.

O cara mente pra burro ! Heheh

Mas é uma desculpa providencial… Pra caso não obtenham sucesso no dominio do pais ! Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Leandro Costa

Chris as desculpas esfarrapadas Russas à parte, eles precisam de uma saída para que essa sandice acabe o mais rápido possível. Caso contrário a tendência é a agressão aumentar em intensidade.

Chris

Com certeza… Principalmente pq desta vez, pegaram pesado demais nas sanções.

Em 1-2 anos… O pais vai estar mergulhado num crise financeira sem precedentes.

O proprio governo russo ja admitiu.

No momento… Nem estão abrindo a Bolsa de Moscou… Pq sabem que vai ser uma debandada total de retirada de dinheiro do pais (Estao lançando leis, aumentando juros pra salvar o rublo, e evitar a quebra do pais).

Coisas do mundo globalizado de hoje !

As proprias filhas do Putin, moram na Europa.

Slow

Se viraram ?

Derrubaram o presidente que era pro-Russia pra colocar um pro-ocidente depois disso anexaram a crimeia e não antes ..

Wellington Kramer

Irmã Ucrânia? Escrava Ucrânia. A Rússia sempre tratou os ucranianos como sub- humanos.

Marialva

Curioso é que a maioria dos soldados soviéticos da II GM eram Ucranianos …

Brazuca

A grande ameaça que a Ucrânia representa á Rússia é se tornar um país prospero e livre após se juntar a UE, contrastando com a Rússia cada vez mais retrógada e autoritária.

Antoniokings

Coloquei em outro post, a lista aeroportos que os russos destruíram.
Tirei do SouthFront que faz uma boa cobertura do conflito.

Leandro Costa

Negar os aeroportos é primordial, mas também são facilmente reparados e por isso que os Russos precisam alocar recursos para pressão constante.

Não sabemos como está a condição das armas antiaéreas e é impossível prever a utilização de manpads.

Marialva

Ontem rendeu-se uma unidades com 22 soldados, porque não comiam à 3 dias … Hoje rendeu-se uma unidade com 48 soldados, porque não comiam à 4 dias …

Reinaldo Deprera

Toda vez que você vem aqui dizer que os voos ucranianos foram desabilitados aparece mais um vídeo de caça ou drone ucraniano destruindo alguma coisa.
☭ Seus comentários ☭ são tão confiáveis quanto um relatório oficial do governo russo ??

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Mauro Cambuquira

Teve notícia do terceiro dia de mais de 1.000 soldados russos mortos, uma contradição total, em relação as baixas de equipamentos ucranianos.

Flanker

Foi algum dos editores. Como não é opinião de ninguém da Trilogia, e sim de um outro veículo de imprensa, não interessa quem foi o editor da Trilogia que publicou. Foi uma publicação da Trilogia. Ponto!

Leandro Costa

Exatamente, Flanker

Carlos Gallani

Os céus da Síria são café com leite perto do que a Ucrânia esta se tornando, vamos lembrar também que existe toda uma inteligência ocidental apoiando as FA ucranianas que fica mais bem equipada a cada dia, no mais esta falta de domino russo tem uma obviedade, baixas, a Rússia teve baixas inesperadas e/ou inaceitáveis ai fica mais difícil deitar e rolar!

Chris

A Ucrânia ja fala em mais de 6.000 soldados russos mortos !

O lado russo, não anda fornecendo números.

Carlos Gallani

Ainda a nível de (forte) boato a Rússia esta mobilizando suas unidades de blindados do extremo oriente para serem transportadas para a linha de frente, a ferrovia trans siberiana não faz esse trajeto em menos de uma semana, considerando a logística de embarque, desembarque, suprir, colocar em operacão estas forças so lutarão daqui uns 20 dias, isso para mim é so mais uma evidencia do erro de calculo gigantesco do Putin e de que as coisas vão muito mal!

Adriano RA

Eles (dirigentes russo) não têm o menor interesse em contar seus mortos. Estão largamente usando conscritos que nem sabem ao certo o que estão fazendo ali. Parece a Rússia de Stalin. Um soldado, aos olhos dessa máquina militar, não é nada. Putin deverá, eventualmente, conquistar a Ucrânia, mas o que ele já conseguiu foi escrever seu nome no livro da Infâmia.

Oráculo

Divulgaram hoje.
Os russos falaram em menos de 500 soldados mortos e uns 1.500 feridos.

A verdade deve ser algo entre mais que o dobro do que os russos admitiram e menos da metade que os ucranianos falam.

Bruno Vinícius

Para contextualizar esses 500 mortos e 1500 feridos. Na invasão do Iraque em 2003 as forças da coalizão tiveram 196 mortos e 551 feridos em 40 dias. Os russos já triplicaram isso em uma semana (mesmo se tomarmos os dados russos como verdade).

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Slow

Sim , a Ucrânia já fala que destruiu 30km do comboio russo e que derrubou 400 aviões ..

Vai caindo no canto do piadista ..

Wellington Kramer

Russos nunca ligaram para a vida de seus soldados. Suas conquistas custam sempre um alto valor em vidas de compatriotas.

Marialva

Hoje fala em 9.000 soldados russos mortos … UI !!!

Tadeu Mendes

Já passaram de mais de 5000 baixas até o momento.

Carlos Gallani

E todos os dias acumulam-se fotos de tanques Z abandonados ou destruídos, quem acha que esta tudo bem pra Rússia esta maluco!

Slow

Todo dia uma cidade da Ucrânia é tomada e tem gente que acha que eles estão vencendo ..

Carlos Gallani

Acho que vc precisa contextualizar mais as coisas, a Rússia tem um exercito gigantesco e todo mundo sabe, seria inimaginavel eles não dominarem nenhuma cidade com um, superioridade numérica tão grande mas isso nem de longe pode ser conclusivo como “estar vencendo”, é preciso olhar o atrito, a velocidade do avanço e jaja na situação da forca de ocupação!

Slow

Russos ? Manda fonte

Chris

Dada a quantidade de veículos parados na estrada por quebras (segundo algumas imagens), talvez a Russia esteja empregando equipamentos antigos.

Tambem da a entender, segundo relatos de soldados russos a seus familiares, que eles nem entendem a guerra e so souberam o que estava acontecendo qdo chegaram na Ucrânia. Ainda andam tendo problemas com falta de combustível e alimentos. Podem não estar muito afim de combater!

Mas me chamou a atenção… Aquele comboio enorme indo em direção a Kiev, não ser atacado ! Teoricamente um alvo aéreo fácil…

Last edited 2 anos atrás by Chris
Slow

Um alvo aéreo fácil pena que não tem aeronaves pra atacar ???

Ou pode até ter mas se levantar voo é derrubada .

Wellington Jr

A Turquia entregou ontem mais drones. A coisa iria ficar preta se Israel liberasse o uso dos Harop aí sim os russos iriam ter dores de cabeça. Lembrando que aparentemente os sistemas de defesa AA estão se adaptando ao uso de drones kamikaze.

Chris

Israel ta quieta.. Porque não querem problemas com os russos na Siria !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Slow

Isso e viu que o guarda chuva dos EUA não é confiável mais ..

Chris

Pode ser alguma outra estratégia… Talvez estejam esperando o comboio chegar, pra ganhar tempo ! No meio do comboio, deve haver artilharias anti-aereas !

Mas a princípio, da a entender que estão sem o dominio do espaço aereo, ao menos naquela região.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Ulisses Paulino

Acho que as defesas estão concentradas nas cidades, em campo aberto as forças ucranianas seriam alvos fáceis.
Quando esse comboio chegar a Kiev, a concentração pra entrar também será alvo fácil para a artilharia.

Chris

Ja que as forças deles sao em menor número… Faz sentido !

Andre

O problema é que os novos projetos russos ainda não deixaram a fase de projetos, apesar do que diz a propaganda estatal e os baba Faberge aqui do forum.

Chris

Em termos de armamentos modernos… Lhes falta quantidade !

Imagino que só usariam em último caso!

Andre

Os dois projetos mais recentes, t14 e su57, ainda não entraram em fase de produção. Isso prq o t14 foi apresentado em 2015…

Maurício.

“Mas me chamou a atenção… Aquele comboio enorme indo em direção a Kiev, não ser atacado ! Teoricamente um alvo aéreo fácil…”

Como o Slow mencionou, os ucranianos vão atacar com o que? No máximo com alguns drones, e mesmo assim esse comboio deve estar bem protegido de ameaças aéreas, bem, pelo menos em tese.

Adriano RA

Os russos estão deixando claro as suas fraquezas. Colunas imensas de equipamentos obsoletos e soldados destreinados. Não conseguem coordenação para apoio aéreo aproximado… Um show de incompetência. Vão ganhar na força bruta, mas eles mesmos estão descobrindo que não são tão bons quanto pensavam.

Chris

Pior que é uma verdade… Mesmo que seja so um erro de cálculo…

Nao se esperava isto da 2a maior potencia militar do mundo !

Contra um inimigo forte… O erro custaria ate a vitória !

Ate o Brasil… É bem mais forte militarmente que a Ucrânia.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Slow

Você acha mesmo que eles estão usando o máximo de si ? ???

Brazuca

É um urso de papel!

Marialva

Segundo as palavras de um dos 48 soldados, que hoje se renderam, por sinal o oficial encarregue, os mesmos faziam parte de uma unidade de manutenção, cuja função seria rebocar e agrupar as viaturas da famosa coluna, que avariam e ficam sem combustível, de forma que para as colunas de reabastecimento (que nunca chegaram nem chegarão pois foram destruídas), fosse mais fácil fazer a reparação / reabastecimento das mesmas. Pelas palavras desse oficial, o mesmo perdeu a conta aos pontos de agrupamento dessas viaturas, são dezenas de pontos, com dezenas de viaturas avariadas e sem combustível. No entanto e tendo… Read more »

Henrique USA

Essa guerra inteira será um grande fracasso e o fim do Napoleão de Jardim!

Carlos Gallani

Eu falei e o pessoal não acredita, Putin subiu no telhado!

pangloss

A oligarquia que comanda a economia russa deve estar putin com o autocrata de plantão.

Slow

Bilionários que se cresce com política lá ou vai preso ou morre pela boca ..

Marialva

Os Oligarcas é que vão “resolver” esta guerra e já não falta muito …

pedro

Falou os países que ficaram a vida toda chutando cachorro morto! Nao foi o Iraque na Guerra do Golfo que furou todas as defesas aereas da coalizão e com um Mig-25 conseguiu entrar dentro das formações aereas e disperça-las alem de derrubar um F-18 e ainda um F-15 no conflito?? Ou o Mig-29 que avariou um B-52 e derrubou um Tornado? E na Servia, com 7 anos de embargo e guerra civil, com um Sa-3 de 30 anos de uso derrubou um F-117 e avariou outros? Fora os varios avioes que cairam por “defeito” ou “problemas climaticos”! E no Afeganistão?… Read more »

glasquis7

e com um Mig-25 conseguiu entrar dentro…”

De fato por que se entra fora, esta ferrado, derrubariam ele.

Andre

Realmente não foi um mig25 que abateu um f15. nisso você tem razão.

Tem tbm sobre o f117, que mesmo tendo voado centenas de missões, um único foi abatido.

glasquis7

Na verdade, eu não rebati isso.

Andre

Desculpe-me, era para o Pedro

Wellington Jr

Se a Rússia está tão indo bem porque atacou armas nucleares?

Silvom

Atacou com armas nucleares?

glasquis7

???…

Vc se refere ao ataque com munição cluster ou munição termobárica certo?

Carlos

1 comprimido de Rivotril a Noite
1 Isordil Sublingual 5 Mg

Slow

O zapi zapi já está falando que bomba termobárica é nuclear ? ??

Carlos

DATENA Disse que são Fabricadas no Brasil ???

JuggerBR

Deve ter confundido termobárica com bariatrica….

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Quer dizer que eficiente é a força de defesa que derruba uma de cada centena de aeronaves inimigas?

pangloss

Essa vodka que você está consumindo já está além do prazo de validade.

Bruno Vinícius

.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Chris

Janes, uma empresa de pesquisa dedicada à “inteligência de defesa e segurança”

Tenta ler a matéria, pelo menos !

Chris

La no logotipo… Poder Aereo !

Tadeu Mendes

A Janes Defense é imparcial.

Henrique USA
Carlos

Isordil Sublingual 5 Mg
1 comprimido de Rivotril a Noite

Marcelo M

A reportagem fala que uma das opções de transporte seria por “caças” ucranianos. A imprensa falando muita besteira.

Marialva

Nada de novo, em Portugal um meio de comunicação social nacional, publicou que a Ucrânia estava ter sucesso na guerra, porque estava a empregar os mísseis anti – tanque, STINGER … ri sozinho por mais de uma hora !!!

Leandro Costa

Na Síria, os Russos controlavam o ritmo e intensidade de seus ataques. Na Ucrânia a resistência surpreendente das Forças Ucranianas é que estão ditando o ritmo operacional que, aparentemente a Rússia não tem condições de manter com as suas armas mais modernas, exatamente por serem caras e em menor quantidade. Tambem é preciso pensar que os Russos estão guardando suas melhores aeronaves e armamentos em quantidade razoável, mesmo que o número seja relativamente baixo no total, para que possam responder no caso de um envolvimento direto da OTAN, mesmo que seja improvável. É o que eu acredito que seja a… Read more »

Brazuca

Assisti a um vídeo em que soldados ucranianos estão vistoriando um tanque russo abatido e supostamente comentam que é pior do que o deles. Realmente era bem detonado mesmo, bem velho. Parece que enviaram, a princípio, equipamentos antigos. Os novos podem estar na reserva.

Marcelo Baptista

Leandro, acho que o Putin contava com uma “rendição” rápida do Governo Ucraniano, esperava a fuga deles para o Ocidente, como o Zelhlhofhs (nao sei escrever esse nome difícil) fincou o pé e mostrou que tem mais culhões do que o Putin imaginava, atrapalhou todo o plano.
Era tirar o governo atual, colocar um fantoche e voltar para casa. Não rolou.

Bruno Vinícius

Provavelmente também esperava uma resposta das forças armadas ucranianas similar àquela de quando invadiu a Criméia em 2014, ou seja, praticamente inexistente.

Marcelo Baptista

Bruno, o problema da Criméia era o componente étnico, a região nunca se considerou Ucraniana.
A população nao deixou de ser o que eram só porque o Khrushchov doou a região para fazer proselitismo dentro do PC Soviético.

João Adaime

Caro José
A fonte está citada. É a Newsweek
Abraço

sergio

foi vc Jose

ZEUS

De fato esta é uma questão nebulosa.
Porque não estão usando seu poderio aéreo?

Num outro comentário no Forte, que foi bloqueado, postei um link de uma matéria que fala sobre a tática russa de manter esta campanha num nível de low cost.
Estão gastando por dia muito menos do que especialistas militares ocidentais supunham.

Talvez o uso escasso da aviação, que tem os custos mais elevados numa guerra, faça parte desta estratégia de manter os custos baixos, principalmente com todas as sanções.

Leandro Costa

Em que você se o fato de termos visões de Mundo diametralmente opostas, esse pode ser um caso de ‘o barato que sai caro.’ Tivessem gasto mais dinheiro no uso de força militar não vacilante, os Russos teriam aproveitado uma vantagem esmagadora no início das hostilidades. Ao e pregarem menos meios, faz o conflito se arrastar, custando mais caro no final das contas. A cada dia que passa, o Kremlin gasta cada vez mais dinheiro e tem acesso à menos fontes de renda. O desgaste militar, política e econômicamente é inevitável. Eu imagino que as forças Russas estejam acertando essas… Read more »

Chris

O que a Russia quer no momento, matar o presidente e assumir o governo !

Depende mais de tropas em terra !

Palpiteiro

Com o preço do diesel estão preferindo vender.

Zeca

Putin pediu um golpe de Estado já no dia 2, acho que tudo acabaria muito rápido. O que eles tinham de moderno já foi, agora só resta a sucata soviética. Putin errou o pulo e nenhum dos lados parecem pensar em se render. A guerra está chegando às grandes cidades. Dias sombrios se aproximam, tanto para ucranianos quanto para russos.

paulof

Psicota Putina pensou que os ucranianos iriam se entregar, seu presidente fugir como o Ashraf Ghani, talvez isso explique não terem controlado o espaço aéreo.

RenanZ

Pois foram dar atenção aos especialistas errados…..
tem que consultar os especialistas daqui!

(pra quem não entendeu, há ironia tá)

glasquis7

E assim o Putin vai descobrindo que nem todos os eventos de uma guerra estão previstos nos manuais da KGB.

Bem vindo à Ucrânia, um país que teima em ser libre.

Luiz

Ucrânia livre? Quer ser capacho dos europeus e dos EUA.

Chris

Ah sim… A Ucrânia tem que ser “capacho” dos russos a força, contra a vontade ! Entendi ! Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
glasquis7

Mesmo assim, é de livre escolha, não atenta ao direito de autodeterminação dos povos. A Ucrânia decide de quem quer ser capacho, sem imposição pela força.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A Ucrânia quer ser livre porque, nos tempos da URSS, os russos olharam com descaso a morte de FOME, de 20 milhões de ucranianos, e porque durante a URSS foram tratados sempre como uma periferia do Estado comunista… ucranianos não são “irmãos” eslavos dos russos…

pangloss

Alguém tentou entrar no Pacto de Varsóvia, depois de 1991?
Nem poderia: o clube se dissolveu, porque ninguém queria continuar ao lado do opressor russo.
E todos os que saíram do Pacto de Varsóvia, quando puderam, entraram para a OTAN.
Mas você, que deve ter vivido boa parte de sua vida no Leste Europeu, está garantindo que a Rússia seria melhor companheira para a Ucrânia…

glasquis7

Eu já tinha comentado que conheço uns cubanos que detestam os russos devido às suas atitudes quando estavam na Ilha. Muito arrogantes, prepotentes e menosprezam os cidadão locais.

Acredito que em Ucrânia não seja diferente.

Marcelo Baptista

é uma escolha!
receber em rublos ou em Euros.
A escolha me parece obvia.

Leandro Costa

Glasquis, por mais que a CIA tenha feito mil trapalhadas ao longo de sua história, ela nunca conduziu uma operação que efetivamente fez seu país desaparecer. Já a KGB fez exatamente isso quando ajudou à derrubar Gorbachev mesmo tendo relatórios bem detalhados sobre o ‘espírito de seus cidadãos’

Imagino que isso também não estava previsto heheheheh

Brazuca

Os imponderáveis da guerra!!!

glasquis7

Sim mas neste caso, errou bem. Ele esperava que a invasão durasse uns 3 dias no máximo e com um número mínimo de baixas.

Gabriel

Infelizmente a credibilidade “geral” dos veículos de informações, tanto russos, quanto ocidentais, está bastante questionável.

Assim fica difícil acreditar “nisso ou aquilo”.

Será necessário aguardar mais um pouco para se ter uma visão mais completa de todo o conflito.

Caio César

Qual é o alcance daquela pessoa? Coitada

Satyricon

Isso só prova que, apesar da enorme quantidade, os equipamentos russos são majoritariamente de épocas soviéticas, muito antigos. Mesmo “modernizados” possuem baixíssima disponibilidade e, quando colocados em ação continua, logo seus números diminuem, devido às revisões mais frequentes.
Venho alertando que esse é o preço da escolha russa em se manter essa enorme estrutura sovietica, mostrando números impressionantes, ao invés de investirem em equipamentos novos.

Tragédia anunciada

Agora, sejamos sinceros: É isso aí que vai fazer frente a uma OTAN?

pangloss

Só podem confiar na chantagem nuclear.
E eu não credito que a Rússia consiga manter o número de ogivas que divulga. Deve ser bem menos – mas, ainda, assim, muito mais do que a Rússia merece ter.

Brazuca

O urso é de papel!!!

Gustavo

É a primeira guerra moderna que de fato não estão atirando em soldados de sandálias, analfabetos e sem treinamento.

Wellington Jr

Pô cara fala isso não, os russos tão indo bem, até tão fazendo parada militar nas estradas Ucranianas, pena que tem um drone turco que teima em destruir as filas bonitas de equipamentos da era sovietica.

Antonio Cançado

Fracasso é a especialidade da Rússia…
E sinceramente não entendo a surpresa, os meios aéreos da Rússia já vinham obsoletos, obsolescentes e, pior, em números reduzidos já fazia tempo.
Sempre que se anunciava um contrato para a compra de novas aeronaves era em pequenas quantidades.
Como bem disse o jornalista Taras Kuzio, a Rússia é uma potência decadente, se escora única e exclusivamente em seu arsenal nuclear.

Maurício.

“Na Ucrânia, a Rússia não parece exibir as mesmas táticas, técnicas e procedimentos que pratica há anos e busca aperfeiçoar na Síria… para fornecer cobertura adequada às suas forças terrestres”, explicou Bendett.

Tenho que concordar, a Rússia está anêmica nessa guerra, na verdade, nem parece os mesmos Russos da Síria.

Antonio Cançado

Principalmente da Rússia…

Andre

O que aconteceu com a maior ameaça à força aerea ucraniana?

https://www.aereo.jor.br/2022/02/23/a-maior-ameaca-a-forca-aerea-da-ucrania/

Mais uma vez os fãs dos russos teriam superestimado suas capacudades?

Maurício.

Andre, a força aérea ucraniana praticamente não existe, você viu algum caça ucraniano abatendo alguma aeronave russa? O Mig vai combater quem?
O Mig-31 nesse TO teria a mesma utilidade do F-22 sobre a Síria, praticamente zero.
O Mig-31 só teria uma serventia se a OTAN se metesse, mas isso não vai acontecer, já que os grandes não tem culhões para se enfrentarem.

Pablo Maroka

Teve um que abateu 6 caças russos em um dia, ghost of kiev

Maurício.

Pablo, pelo amor de Deus, não me diz que você acredita nisso né? Fala que você está sendo irônico por favor…?

Andre

Se não tem aviões ucranianos, o que explica “O fracasso da Rússia em dominar os céus sobre a Ucrânia “?

Se a ideia da Russia é atacar algum vizinho apenas para entrar em guerra com a Otan, basta ela atacar a Letônia. Faz fronteira com a Russia e pertence a Otan…

Maurício.

Andre, não seja ingênuo, porque isso você não é!
“Especialistas da Janes”, você sabe de que país a Janes é né? Se tu espera que os ingleses falem bem dos russos, é melhor você ficar esperando sentado, de preferência em um sofá…
Veja, quando tem notícias aqui e a fonte é a Sputnik, você é um dos primeiros a malhar a fonte.
E se ainda tem caças ucranianos combatendo, estão combatendo muito mal, até porque, até agora nada, creio que a única ameaça aérea ucraniana sejam os drones.

Andre

Os próprios russos admitem que apesar de terem superioridade ainda não atingiram a supremacia aérea.

Pode choramingar o quanti quiser, pode criar a explicação que vc quiser, mas o mito da força russa está caindo.

Maurício.

Andre aka HMS Tireless, eu nem vou perder meu tempo com você, nos últimos dias tu já postou com uns cinco nicks diferentes pra mais, esse seu papinho não engana ninguém, teu papo já é manjado…?

Andre

Acabaram seus argumentos e sobrou apenas o choro?

Eu frequento este forum a mais tempo que o Tireless, que por sinal, sumiu….

Marialva

Nos Estados Bálticos estão estacionados em rotatividade 300.000 soldados da NATO …

Edson Pretti

Proponho que cada torcida organizada Ucrâniana e Russa se alistem como voluntários e vão lutar no fronte e não reproduzir notícias falsas sem fonte confiável,não dá para acreditar na versão de só vitórias da Ucrânia/ocidente e a Russa.

Helio

Já imaginaram se a Russia aceitasse uma força de paz Chinesa na Ucrânia, como reagiria a OTAN nessa hipótese??

Sagaz

O país é a Ucrânia, se ela aceitar uma força de paz chinesa é a escolha de uma democracia autônoma e deve ser respeitada, assim como se decidir pelo alinhamento com a OTAN, com o clube de baralho da casa do chapéu, e etc. O teu vizinho que decide com quem vc deve andar?

WSilva

Esqueçam isso, o que a China tem feito até agora é puramente protocolar, a China não fará nada diferente daquilo que já combinou com Putin.

Não é por acaso que Putin esperou o fim das Olimpíadas de Inverno para iniciar a operação..

Richard Stallman

Os chineses são bundões e nunca ajudam ninguém.

Last edited 2 anos atrás by Richard Stallman
WSilva

Guerra da Coreia mandou um abraço.

Quem desaparece na hora que o bicho pega são os EUA. rs

Henrique

A Ucrânia não é a Síria e tem FAs até bem equipadas portanto nenhum país que a invadisse iria dar um “passeio” em seu território, principalmente os Russos que tem feridas ainda abertas em sua história com esta. O que foi visível desde o início do conflito foi a tentativa russa de conquistar o território e instalações sensíveis com o menor numero de baixas ucranianas possíveis (vide civis bloqueando colunas russas), talvez isso tenha limitado a utilização de armas mais modernas e de destruição maior porém com a resistência ucraniana se mantendo e o presidente ucraniano mandando os civis pegarem… Read more »

Leonardo

Fonte Newsweek? Narrativas, narrativas, narrativas da mídia mainstream ocidental, totalmente pró Ucrânia, para estes a Rússia perdeu 6000 soldados conforme disse o presidente Comediante, também que foram abatidos dois Ilyushin il-76 russos, aliás, são aviões pequenos porte, por isso provavelmente foram totalmente consumidos pelo fogo das explosões, impossibilitando qualquer imagem de destroços, certo? kkkkkkkkk Quanto as dificuldades enfrentadas pelos russos, no Iraque com todo poder aéreo e terrestre empregado a época pela Coalizão liderada pelos EUA, levaram 3 semanas para conquistar Bagdá, infelizmente as pessoas enxergam a guerra sempre como Super Trunfo. Drones são aeronaves muito pequenas que podem ser… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Leonardo
Victor Borges

O pior, é que tenho que concordar com você!

Lucas Teixeira

Adoro esses power rangers da internet.
Sempre apontando pra “narrativas falsas”.
Mas acreditam que a vacina mata mais do que covid…

XFF

FONTE: Newsweek…

Nemo

Sem dúvida algo que deveria ser debatido sem paixão. Outra coisa que chama atenção é o baixo nível de ataques à instalações de infraestrutura civil. A Ucrânia poderia estar mergulhada na escuridão caso fosse feita uma operação contra a grid elétrica e a interrupção da principal usina nuclear da Ucrânia que já está cercada, mas operando. A mesma coisa para a infraestrutura de transporte. A preocupação agora é que a guerra chegou às cidade e o número de mortes deve subir assustadoramente.

Jacinto

Vai explodir uma usina nuclear que fica ao lado de seu próprio território?

Nemo

Por favor, leia antes de escrever. Não é explodir é iniciar o processo de desativação da geração de energia. O que provavelmente não será feito.

Chris

Se os russos querem o pais pra eles…

Nao vao atirar nas usinas nucleares… Por motivos óbvios !

Phillipe Blower

O nome do usuário que postou no blog é irrelevante em relação a sua preocupação com a confiabilidade das fontes. Pode ser o editor, o dono ou o estagiário. As fontes da matéria estão bem descritas na mesma. Pode-se, naturalmente, criticar a parcialidade das mesmas, mas ainda assim, nada tem a ver com o nome de quem publicou aqui (que não é necessariamente igual a quem escreveu, diga-se de passagem) Todo veículo de imprensa tem matérias assinadas e outras não. Nesse caso, quando a totalidade ou quase totalidade do material foi obtido de uma fonte terceira, é bem comum que… Read more »

carcara_br

Bom, creio ser uma análise acertada, aquela imagem dos Su-34 voando baixo indica que há algo de perigoso no céu ucraniano de forma que vale a pena correr o risco dos MANPADS. A mobilidade dos sistemas de defesa aérea se mostrou um tremendo trunfo. A maioria dos radares de vigilância ucranianos devem ter sido destruídos, se algo está ligado deve ser material substituto. Depender da densidade da rede de defesa, isso não simplifica muito as coisas já que a detecção pode está ocorrendo no visual ou térmico com os sistemas sendo ligados apenas por instantes para disparo, e depois novamente… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
alan

Não sabem fazer caças!
Vejam esse gráfico, são pesados e lerdos como tartaruga.

Léo Neves

Realmente. A Ucrânia um país de tamanho médio com defesas AA móveis em quantidade significativa é um osso duro de ser combatido .
Agora imagina um país do tamanho da Rússia com várias vezes mais defesas AA altamente móveis trabalhando em conjunto e em camadas o tempo que seria necessário e a quantidade de perdas para suprimir todas as defesas.

Up The Irons

NLAW
Javelin
Bayraktar
Ódio ao ditador Putin

Com apenas 4 ingredientes os ucranianos estão fazendo os russos passarem mal!

BrunoFN

Difícil analisar fofoca , ufanismos e ”fake news” ou mesmo ”propaganda” …Fato q a Russia possuem sim superioridade aérea na Ucrânia .. mas n total controle .(talvez uns 60%).. vamos considerar alguns pontos … ja viram o tamanho da Ucrânia ? …quando se tem apoio da OTAN .. fica relativamente fácil controlar ou ate mesmo identificar onde ficam os pontos de controle Russo .”zonas de exclusão” … em relação ao espaço aereo controlado pela Russia … outra coisa … a Russia n esta operando aviação de caças baseadas em solo Ucraniano …vem direto da Russia .. portanto atraso nos engajamento… Read more »

Felipe

Será que não possui domínio aéreo na Ucrania? Todos estão vendo uma coluna de 60km de veiculos rumo a Kiev, todos sabem onde ela está, porém a mesma não foi atacada nenhuma vez por meios aéreos. Cadê os drones Turcos, fastasma de Kiev, NLAWS e Javelins?

Leonardo

Exatamente,

Os russos podem estar encontrando dificuldades em avançar, o que é natural, quem defende vai tentar ao máximo criar formas de infringir o maior número de baixas possível ao adversário, ninguém na Rússia achou que seria um passeio no parque, mas por outro lado, os russos não recuaram 1cm, e ninguém entraria com uma fila de blindados para serem destruídos como patos em estande de tiro, se não houvesse supremacia aérea, mas é como eu falei narrativas, narrativas, narrativas kkkkkkkk

Quem estava apelando para receber aviões de países da OTAN? Kkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Leonardo
Thorin

Não podia as autoridades da Ucrânia terem adquirido para suas forças armadas uns 50 caças novos como o Rafale ou mesmo o F-16 B70 ou até mesmo os Typhoon? O typhoon é um excepcional caça, apesar de caro, mas certamente valeria a pena o gasto, já que era para a segurança do país. Mas o Rafale já seria suficiente, já que os dois se equivalem. imaginem Rafales ou typhoons armados com meteor ou o F-16 armados com AIM-120. A força aérea ucraniana iria desmotivar a aviação russa a voar pelo seu espaço aéreo, além de ser muito mais fácil de… Read more »

Leandro Costa

Não obstante a questão da grana, o Ocidente se preocupou em não fornecer meios que fossem capazes de ataque ao território Russo e serem acusados pelo Kremlin de fomentar agressões aos interesses Russos.

Mísseis antitanque, etc., não são consideradas ‘armas ofensivas’ como caças modernos.

Na minha opinião, foi erro de cálculo, mas abasteceria a narrativa de Putin.

Antoniokings

Eu li essa matéria e nem dei importância.
Como outra do Pentágono dizendo que os russos estão se rendendo sem lutar.
O que se sabe é que não há mais voos de aviões ucranianos e seus drones foram desabilitados em voo e em terra.
Tanto é verdade que formaram uma coluna de 60 km de tropas sem preocupações de serem atacados.

Tadeu Mendes

Aguarde as surprêsas.

Flanker

Tá, e daí que tu não deu importância à matéria?? O que isso influi na veracidade, credibilidade e na validade da matéria??? Ora, por favor. Tu é um simples leitor, nada mais que isso.

prometheus

por favor algum comandante das nossas forças olhe o bayractar turco, se for possivel compre o mais breve possivel

Pablo Maroka

Boscão já previa isso ai, e da-lhe Stings nos bremelhos!

Altair

Notícias em época de guerra e difícil de se confiar, mas sinceramente, eu achava que a Rússia tomaria Kiev em uma semana, pelo poderio militar russo, será que tudo sobre esse poder era apenas propaganda, ou não estão querendo usar todo esse poder, ou a única coisa que se tem de poderoso por lá são as armas nucleares.

Zeca

Esse é o problema das autocracias, ditaduras e afins, sobem de cargo os puxa saco. Putin deve estar cercado deles, Alguém disse o que o Putin queria ouvir, que seria fácil, o resultado é esse aí.

Oráculo

Essa matéria omite o verdadeiro motivo dos aviões russos estarem “pianinho”.

Os Ucranianos possuem excelentes sistemas de defesa antiaérea… russos!
Ou seja, os soldados de Putin estão provando do próprio veneno.

O tal do S-300 é bicho brabo mesmo.

Tadeu Mendes

Qual Seria a probabilidade de que os F-22 ou F-35 estejam penetrando o espaço aéreo da Ucrânia?

carcara_br

baixa, os radares de vigilância pegariam, os de mais alta frequência teriam dificuldade e a Russa denunciaria, logo em seguida viria uma resposta militar que eles julgassem adequada.

Rodrigo Maçolla

Acredito que de 2014 até hoje os ucranianos sabendo da alta probabilidade desta invasão se preparam com os meios certos e ainda que não na quantidade necessária devido a limitação financeira , esses meios agora estão fazendo a diferença e complicando para a Rússia, se a tomada de Kiev tivesse acontecido nas 48 horas inicias nada disso agora estaria sendo levantado… E olhando só do ponto de vista militar esta guerra tem algumas situações no mínimo “curiosas” que serão objetos de analise durante um bom tempo…..

Hélio

Mas a Rússia quer fechar o espaço aéreo ucraniano? Por que é óbvio que eles estão conseguindo defender suas colunas de ataques aéreos sem maiores problemas, assim como não vimos até agora nenhuma ação da força aérea ucraniana.

Ivan

Apenas um dado básico sobre o tamanho do território: . Ucrânia => 603 628 km²; Minas Gerais => 586 522 km²; Região Sul do Brasil (3 estados) => 576 774 km². . Só mais um detalhe: Iraque => 438 317 km². . Geografia básica, de Wikipédia mesmo. A Ucrânia é muito grande para se estabelecer superioridade aérea total. Superioridade aérea que os russos podem pretender, mesmo assim com furos, é sobre as 4 áreas que escolherão como eixos de avanços… e olhe lá! . Na verdade a Ucrânia é grande. É, simplesmente, o 2° maior país do continente… Observem o… Read more »

Ivan

…escolheram…