Com problemas de conectividade, Ucrânia recebe ajuda da Space X

24

Os satélites Starlink da SpaceX já foram reorientados para a Ucrânia com mais a caminho, de acordo com o bilionário CEO da empresa, Elon Musk, após um pedido de ajuda do vice-primeiro-ministro do país no sábado.

Mykhailo Fedorov, que também é Ministro da Transformação Digital da Ucrânia, twittou a Musk solicitando que a SpaceX ligue seus satélites de banda larga Starlink para complementar os serviços de Internet do país que foram interrompidos durante a invasão da Rússia.

Em poucas horas, ele teve sua resposta. “O serviço Starlink agora está ativo na Ucrânia. Mais terminais a caminho”, Musk twittou em resposta.

A conectividade com a Internet foi particularmente afetada nas regiões sul e leste da Ucrânia, onde a luta para repelir o avanço das forças russas foi mais pesada.

O que são satélites Starlink? Por que isso é importante?

Bem, os satélites Starlink são capazes de fornecer conexões de Internet de banda larga a partir do espaço sem a necessidade de cabos de fibra óptica na Terra.

A ideia por trás do projeto da SpaceX é dar acesso à Internet de alta velocidade para pessoas nas áreas mais remotas do mundo por meio de uma constelação de satélites que orbitam o planeta.

Ter satélites Starlink implantados acima da Ucrânia significará que o país em apuros continuará a ter conectividade com a Internet sem a ameaça dos russos desativá-lo e cortar comunicações vitais.

Para se conectar à Internet, os usuários precisam de um kit Starlink – que inclui um roteador – e uma visão clara do céu.

A SpaceX enviou mais de 2.000 satélites ao espaço desde que os primeiros 60 terminais foram lançados em 2019, com planos de ter até 42.000 satélites na órbita inferior da Terra no futuro.

O projeto não ficou sem seus detratores.

A NASA, em particular, tem criticado os planos da SpaceX, argumentando no início deste mês em uma carta à Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) que mais objetos no espaço diminuiriam “a capacidade do nosso planeta de detectar e possivelmente redirecionar um impacto potencialmente catastrófico”.

FONTE: EuroNews

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

Eu não sabia que a NASA andava criticando a SpaceX, seria uma pontinha de inveja? ?

RPiletti

Impressionante o poder deste CPF…

Casper

Saudações a todos os foristas, primeira vez comentando. Aproveitando o comentário do colega, sobre o poder que determinados indivíduos alcançam com sua capacidade de alocação de capital, chamo atenção para o seguinte título do G1, ao que todos podem buscar por si próprios: “Bilionários russos pedem fim de guerra na Ucrânia”.Gostaria de saber a opinião dos colegas, pois é sempre útil ter novos pontos de vista, ou apenas lanço os questionamentos para contribuir com o fórum no quesito geopolítica:1) Até que ponto Putin, levando em conta o sistema político e de poderes russo, é dependente de suas elites oligarcas? Ressalte-se… Read more »

Reinaldo Deprera

Seja bem vindo
Excelente comentário 😛

cerberosph

A Rússia pode derrubar esses satélites? Usando o mig 31 com um missel anti-satélite 31M07 ou um S 500 que já foi testado derrubado um satélite Russo? Apessar dos satélites da starlink serem muito pequenos podem ser derrubados com explosão próximas??

Joe

Tu acha mesmo que é fácil? E outra, os deles estão lá para serem atingidos também.

Marcos R.

Poder até pode… Mas atacar satélites de outro país escala o problema a níveis que não devem ser interessantes.

Palpiteiro

Se foram 800 ataques na Ucrânia tendo dificuldade de controlar espaço aéreo e faltando diesel. Quiçá destruir 2000 satélites. Os recursos são finitos. Até para o quarteto fantástico isso seria difícil.

robson davi

uma bomba atomica esplodimdo no espço fritaria quase todos os satelites de uma só vez!!! mas tambem poderia mudar o campo gravitacional ou coisas inimaginaves!!! caraca mano que coisa estam caminhado para uma ww3 que DEUS tenha misericordia de nos

Chris

Possível é… Mas certamente não é viável por questões de custos… Pois o Musk tem um exército deles no espaço !

cerberosph

Mas ele precisa de grande número para dar cobertura a um pequeno espaço. Vai faltar em outro lugar do mundo.

cerberosph

Para ser repostos precisam usar foguetes, os satélites são baratos, usar foguetes não

cerberosph

Sabe quanto custa de combustível, não é nada barato

Carlos Campos

poder até pode, aliás poucos países no mundo tem essa capacidade, mas pra quê bater nos EUA se tu pode bater na coitada da Ucrânia.

WSilva

Por incrivel que pareça a NASA tem uma ponta de razão.

Esse degenerado do Elon Musk também está poluindo o espaço sideral com seus pedaços de lata para mais tarde reivindicar o espaço todo.

RenanZ

O tal “degenerado” está fazendo mais pela humanidade do que muitos ditos progressistas

WSilva

Ele está colocando a vida de muitos em perigo aqui na terra, transformando o espaço sideral num espaço caótico cheio de pedaço de lata.

Esse degenerado precisa primeiro limpar o seu lixo no espaço para depois colocar equipamentos novos, aliás isso deveria ser obrigação de qualquer país ou empresa privada na área.

Chris

Hã ? As notícias que voce lê é do sput..nik? Kkkk

1. Esta levando conectividade ate a lugares como o deserto do Saara.

2. No fim da vida util, esses satélites vão reentrar na atmosfera e serão incinerados antes de atingir o solo.

3. Quem mais polui o espaço é a sua CHINA.

4. Quem andou explodindo satélites em orbita gerando centenas de escombros que colocou ate a estação espacial em perigo, foi sua RUSSIA.

5. As naves do Musk sao ate reutilizáveis, os foguetes retornam para o local de lançamento sozinhos !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Hcosta

O caso da Tailândia mostra que o poder corrompe, mesmo que seja conquistado por mérito próprio.

Matheus

Sinceramente eu acho que isso ai é só propaganda e marketing pro Musk.

Hcosta

Na Europa são cerca de 100 euros por mês…

Palpiteiro

É provável que esta seja a inovação mais disruptiva desta guerra. Lembrando de inovação é aquilo que traz um novo valor e destrói o status quo.

Reinaldo Deprera

perfeito.

Zezonho

Histórico! Primeira participação de Marte em assuntos político-militares da Terra!

Last edited 2 anos atrás by Zezonho