Imagens divulgadas na internet mostram uma grande coluna de fumaça do que parece ser um ataque russo ao Aeroporto Internacional de Kherson, cidade ucraniana localizada ao sul do país e próxima do Mar Negro.

O aeroporto é uma importante base de helicópteros utilizada regularmente pelo Exército Ucraniano. São comuns em Kherson deslocamentos de unidades compostas por helicópteros de ataque e de transporte como versões do Mil Mi-8 e do Mil Mi-24.

A região de Kherson possui caráter estratégico, pois ela fornecia grande quantidade de água doce para a Criméia, província ucraniana anexada pela Rússia em 2014. A Crimeia possui hoje a base naval mais importante no Mar Negro.

Depois que a Rússia ocupou a Crimeia, a região perdeu acesso ao abastecimento de água doce que vinha do canal ligado ao rio Dnieper. Há um sistema de comportas em uma barragem perto de Kherson que controla esse abastecimento de água. Sem a água do Dnieper, o canal secou (ver imagem acima). Invadir a região de Kherson é fundamental para a Crimeia no longo prazo e faz sentido, do ponto de vista tático, tomar o aeroporto local que pode receber forças militares consideráveis.

A imagem acima mostra o arranjo geral do aeroporto de Kherson com destaque para diversos “spots” para helicópteros (detalhe abaixo).

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Atitude ‘simpática’ dos ‘bonzinhos’ ucranianos.
Cortar o abastecimento de água de civis inocentes que nada têm a ver com a situação.
Eu pensava que os russos é que eram maus.

Wellington Jr

Ata os caras atacam seu país e você ainda tem de fornecer água para eles? Outra coisa se tu tá desconexo da realidade mísseis russos atingiram também áreas civis, as fotos e vídeos já começaram a encher as redes sociais de civis mortos nos ataques, não existe ataque 100% preciso e basta o erro de 1% que os civis pagam o pato da guerra.

Rogério Loureiro Dhiério

Civis Ucranianos entram para a lista de vítimas como civis iraquianos, sírios, líbios, afegãos, palestinos e por ai vai.

Rodrigo Maçolla

Desculpe amigo, mais isso não é uma questão de “bonzinhos” ou “maus” isso é Guerra e cada um luta com a arma disponível se a Russia invadiu a Criméia em 2014 tomando uma região legitima dos Ucranianos ela que se vire então para fornecer a água potável necessária para a Região… E é justamente o que ela esta fazendo agora e de que forma ? ? Pela força, então voltamos ao inicio, não existe bons e maus , toda ação provoca uma reação.

Agressor's

O que os eua e aliados dizem são meras narrativas para tentar colocar opinião publica contra a Rússia. A Rússia adora bater em neonazistas!! Ter compaixão com o povo ucraniano tudo bem, mas apoiar o governo da Ucrânia é insanidade…

LUIZ C M BRANDAO JR

Um pais independente, com lingua, costumes e religião diferente. Ainda por cima comunidade internacional reconheceu a Ucrania como pais independente inclusive a Russia. Porque insanidade ?

OSEIAS

Colega, não interessa os motivos, mas a Ucrânia foi deliberadamente atacada e você pontuando estratégia de guerra??? Acho que sua crítica deveria ser para quem a atacou. Mas se seguirmos seu raciocínio os soviéticos com a campanha de terra arrasada destruindo seu território são malvados também?

Neto

Rapaz, a Russia toma parte do país que contém um enclave militar e o país que perdeu seu territória tem que abastecer de aguá doce a região…
.
Tá certíssimo os Ucranianos.

Agressor's

Imaginem se a Rússia tivesse instalando mísseis no México, na fronteira com os eua. Putin tem o direito e dever de fazer sua política de proteção à Rússia e seus cidadãos. Ainda mais contra Otan e os Estados Unidos que jogam baixo e são sorrateiros.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
OSEIAS

Isso ai, parabéns! O Putin tem o direito de defender seus cidadãos atacando os cidadãos de outros países. Tudo bem não gostar do ocidente, mas daí achar desculpa para maus feitos, ai é de mais.

Agressor's

Quando acaba a saliva, sobra a pólvora! O que os eua fariam se a Rússia colocasse mísseis no México?

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
OSEIAS

Foi colocado misseis na Ucrania????????????

ALISON

Realmente Putin foi audacioso agora, tenho de admitir.

nereu

dezenas de helicópteros de ataque na cidade de Hostomel https://twitter.com/TadeuszGiczan/status/1496805801628995587

Adriano RA

Espero que os ucranianos defendam seu país com todo o afinco, de forma diferente a da que fizeram quando do ataque à Criméia. Os russos precisam sentir a dor da luta, pois senão vão seguir dominando outros países em volta.

Adriano madureira

Pelo visto você é um dos muitosque acreditam na lorota do velho da White Crypt, que fala que os russos querem recuperar o império soviético ????‼️

Fernando

Acho que o governo da Ucrânia é formado por viciados em drogas. Era muito maia prático ter chegado a um acordo nks termos da Rússia.

Nunca a Ucrânia venceria uma guerra com a Rússia.

Este governo da Ucrânia mostra que nao tem compromisso com o bem-estar do seu povo, é irresponsável e arrivista.

José de Souza

Um comediante-presidente (algo como o Danilo Gentili) no poder é a resposta à sua pergunta. Não sabe nada, palpiteiro, igual ao que temos hoje no Planalto.

Guilherme Poggio

https://www.youtube.com/watch?v=WGFR9-4cduo

As comportas já foram abertas pelo Exército Russo. A água está fluindo para a Crimeia.

“>

Last edited 2 anos atrás by Guilherme Poggio
Luiz Trindade

Eu vejo com espanto apoiadores do governo russo á essa invasão. É por essa e outras que tivemos apoio para ditadura militar e apoio para esse governo de extrema direita que hoje ae esta no poder. Não sabe olhar para seu umbigo e ver que esta sujo e buscar limpar ele ao invés de olhar dos outros!