Guerra na Ucrânia: ‘Cidade dos Foguetes’ foi atacada pela Rússia

55

O jornal The New York Times noticiou que um dos alvos da primeira leva de ataque russa contra a Ucrânia foi o entorno da cidade de Dnipro. Dnipro é um importante centro industrial localizado na região leste do país. Dentre as diversas instalações existentes na região estão importantes fábricas do conglomerado Yuzhmash.

A Yuzhmash produz diversos equipamentos civis e militares sendo que mísseis balísticos e componentes espaciais se destacam. O primeiro ICBM soviético (SS-3) foi produzido lá. A Rússia, durante muitos anos, dependeu dos boosters Zenit produzidos em Dnipro para o seu programa espacial.

Devido à experiência ucraniana com foguetes e lançadores de satélites, em 2006 o governo brasileiro formalizou um tratado com aquele país. Os dois países criaram uma empresa chamada ACS (Alcântara Cyclone Space) para lançar foguetes da base militar de Alcântara, no Maranhão. O lançamento do primeiro foguete estava previsto para dezembro de 2010, mas nunca saiu do papel. O acordo foi desfeito em 2015 e gerou um enorme prejuízo para o Tesouro Nacional.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

A uns dois dias atrás, o ex-embaixador Brasileiro na Ucrânia e Bielorússia deu uma entrevista em que menciona a ACS. Bastante esclarecedora.

Palpiteiro

Será que a Suécia tem interesse em segurar os Gripens da FAB mais tempo por lá?
Parece que os Sabres deviam ter sido passado para frente antes.

Leandro Costa

Palpiteiro, eu não sei. O que eu sei é que a Suécia deslocou meios para Gotemburg e está com alto nível de prontidão, mas as coisas parecem relativamente calmas por lá por enquanto. Mas acho que ainda entregarão os quatro primeiros antes de junho, mas provavelmente vão acelerar a produção das unidades Suecas de Gripens.

Renan

Duvida: A FAB poderia mover uma ação contra a SAAB?
Existe um contrato, neste contrato deve ter sido estipulado os prazos de pagamento, entrega etc..
É preciso ver o que reza esse contrato.
Neste caso, caso realmente exista alguma relação com a situação Rússia/Ucrânia (por mais esdruxulo que isso possa parecer) em relação a morosidade da entrega, não creio que a Suécia tenha esse direito.

Wagner

Cada ideia hein Renan?

Renan

Exponha sua ideia amigão.. Fiz uma simples indagação.
Você saberia responder de forma construtiva?
Tem informações a respeito?

Palpiteiro

Direito em estado de exceção?

Saldanha da Gama

Eu perguntei sobre os nossos 4 gripens tem uns 15 dias……Poderiam nos informar como está a entrega deles, já que fomos informados que estaria sendo postos nos navios….

Renan

Não vou falar mais nada viu Saldanha…

Gripen aqui é assunto sacrossanto, não se pode perguntar, não se pode questionar..
Pra justificar já tem neguim elucubrando até “estado de exceção” kkkk

Gripen é só para elogiar, elogiar, elogiar e elogiar…
Tudo em relação ao Gripen é lindo e perfeito..

Ivo

Brasileiro e mania de “botar no pau”, “vou procurar meus dereito” e “vou colocar na justiça”. Deus permita que os suecos não precisem recorrer aos nossos Gripen, mas se preciso for que o façam. Estamos longe disso e eles com o diabo no cangote.

Renan

“botar no pau” “vou procurar meus dereito”
Chame como quiser, mas as soluções jurídicas existem para solucionar demandas.
Muito bem conterrâneo, caso tenha solução melhor explique..

“mas se preciso for que o façam”

Prezado, não estamos falando de emprestar seu carro para seu irmão buscar sua cunhada no aeroporto..

Isso é um ativo da União, pertence a República Federativa do Brasil.
As coisas no mundo real não acontecem tão simples quanto parecem ser na sua cabecinha..

Last edited 2 anos atrás by Renan
Marcelo Andrade

O que tem a ver uma coisa com outra? Os aviões são da FAB. De onde voc~e tirou essa idéias?

Palpiteiro

Serão da FAB depois de entregues. Até lá é só pintar e falar que atrasou. Se aumentar o nível de tensão, a Suécia poderia demanda-los. O Brasil não antecipou banderulhas para a Argentina no passado. A Suécia pode querer fazer um acordo com FAB. A final, pode valer a pena preservar aonde serão fabricados os restantes a ter só 4.

RUI

Negativo.
Já eram propriedade do Brasil desde o inicio da fabricação.
Pagamos (e caro) por isso.
A entrega foi simbólica, já eram da FAB, a Suécia não pode simplesmente se apossar deles agora.
Banderulhas/Argentina.. Não misture alhos com bugalhos para desinformar.

Léo Neves

As informações não estão chegando de forma clara tá difícil saber como tá a situação lá. Até agora nenhum vídeo de combates no chão, dizem que houve invasão anfíbia e de paraquedistas mas até agora não dá pra ter certeza. Tem imagens de tanques t-72b3 russo destruído.
Essa guerra tem que terminar em poucos dias para Rússia se não vai sair muito cara .
Vamos ver em quanto tempo a Rússia consegue atingir seus objetivos e a que preço.

Sincero Brasileiro da Silva

Pela quantidade de Javelin que o ocidente mandou para a Ucrânia, se tiver 20 blindados russos destruídos, ainda será pouco!

Last edited 2 anos atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Rodrigo Maçolla

Esse acordo que gerou a Alcântara Cyclone Space, teve forte apoio do “ex- presidiário molusco” e como sabemos não deu em nada…. só em prejuízo

horatio nelson

roubaram muito nesse acordo tbm

Leandro Costa

Sim, não houve real comprometimento político nosso para que fosse levado adiante. Teve dedinho Russo nisso aí também, de acordo com o ex-embaixador.

Lembro que os recursos que deveriam ter sido alocados para o programa nunca foram liberados. Hoje perdemos muito do know how e indústrias necessárias para o programa que foram desenvvidos à altíssimo custo.

Engraçado que na época todo mundo temia que os americanos estavam tentando nos ferrar. Acabou que no final nós mesmos nos ferramos por conta própria.

Saldanha da Gama

nós mesmos nos ferramos por conta própria. ”
É o que mais fazemos, desde a decretação da república…..

Leandro Costa

E até antes disso, infelizmente. Parece que temos uma fixação por dar tiro no próprio pé.

DanielJr

É o que eu digo por aqui quando esses assuntos surgem. As potências estrangeiras não precisam fazer nada para nos sabotar, basta esperar um pouco. Nós mesmos gastamos uma grana, cortamos a verba e encerramos os programas sem qualquer benefício, sobram os boletos pra pagar. Quitados os boletos, bora fazer mais grupos de estudos e financiar outro projeto que não vai terminar.

Leandro Costa

Infelizmente eu concordo com você, Daniel.

Antonio J C Campos

Não podemos esquecer o papel dos americanos que torpedearam esse acordo. De qualquer forma foi um erro estratégico se unir a Ucrania para satisfazer segmentos militares contrários a união com a Russia, claro em termos de tecnologia.

Leandro Costa

Nós mesmos torpedeamos esse acordo quando cortamos investimento no programa espacial. Não precisávamos nem nos associar à ninguém. Era só manter o trabalho que estávamos fazendo.

Bartolomeu

Por favor Leandro, onde está disponível entrevista do Embaixador?

Leandro Costa

Bartolomeu, procura no YouTube algo como ‘cnn brasil Ucrânia embaixador’ que você deve encontrar com facilidade. Vou procurar o link e posto aqui.

Leandro Costa

Espero que também não fique preso na moderação:

https://youtu.be/wjzzbdbFZ7U

Bartolomeu

Obriga Leandro. Consegui assistir: excelente e esclarecedora entrevista. Muito obrigado

Leandro Costa

De nada

João Fernando

Conte a história de toda: teve clara interfere americana para dar errado

Leandro Costa

Clara? Ok. Posta aí as provas.

Rafaelsrs

Você sabe que esse acordo não andou por influência direta e reta dos EUA que foram bem claros com a Ucrânia de que não queriam que o Brasil desenvolvesse tecnologia de lançamentos de satélites e que culminou em cedermos nosso CLA praticamente de graça para eles?

Leandro Costa

Ah… Íamos fazer um acordo com os americanos. O congresso barrou por achar que era quebra de soberania. Então fizemos o mesmo acordo com os ucranianos. Os Russos ofereceram outro acordo para reconstrução da base. Ficamos com acordo fechado com os ucranianos e não fizemos NADA. Não precisávamos de acordo nenhum. Podíamos ter continuado desenvolvimento próprio. Mas o presidente à época, que se orgulhava em se contrapor aos EUA/Ocidente, cortou os investimentos resultando na perda do que fora desenvolvido até então e deixamos o acordo com os Ucranianos caducar, até porque a Ucrânia foi invadida depois e eles tinham outras… Read more »

Gabriel ferraz

É crucial pra russia essa invasão, soberania de um país tem que ser levada a sério, e ainda pra quem defende essa hipocrisia americana, mande putin botar uma base ali em Cuba, no outro dia Cuba seria cercada de porta aviões. O erro dos EUA é achar que tá na década de 50 onde a desinformação eram muita e onde o mundo seguia as informações que eles ditavam. Esse título de bozinhos já eram. Agora fico triste pelas vidas perdidas.

Leandro Costa

‘soberania de um país tem que ser levada a sério…’

Fala isso para o Putin. Acho que ele ‘esqueceu’ disso.

Renan

Pelo contrário, ele está justamente defendendo a soberania do seu país.
Se para isso for preciso atropelar alguém, paciência..
Não existem bonzinhos no mundo.
Talvez só o Brasil mesmo.. O gigante bobão que está deitado eternamente no berço esplêndido.

Last edited 2 anos atrás by Renan
Leandro Costa

Então. Aonde é que a Ucrânia ameaçava a soberania da Rússia? Houve algum tipo de ameaça? A Ucrânia acumulou tropas? Comprou equipamento militares? Tem economia suficiente para invadir e anexar o território Russo? Aonde as armas nucleares ucranianas estão armazenadas?

Óbvio que não existem bonzinhos no Mundo, mas existe LÓGICA. Pensar que a Ucrânia poderia ameaçar a Rússia é surreal.

Rcpps

O engraçado é falar de soberania, e esquecer da soberania da Ucrânia!

Ivanmc

Normalmente os Fantoches dos EUA acabam mortos depois que esses conseguem o que querem. Esse humorista do Volodymyr achou que brincar o Ursinho não ia dar em nada. Fica na frente para ver. Pobres cidadãos ucranianos.

Gabriel ferraz

Exatamente, será um covarde que verá sua população massacrada e fugirá como um covarde ,e tudo culpa dele ,caiu na conversa americana e vai pagar caro por isso.

Ivanmc

É isso aí mesmo, caro Gabriel. Os EUA Jogaram lenha na fogueira, contrataram um humorista nazista. Com uma nação séria não se brinca.

Gabriel ferraz

Caro Ivan oque mais tem na Internet é fotos do exército ucraniano ,divisões militares impunhando bandeiras nazistas e fazendo alusões a mesma ,se putin não faz isso ,a russia seria aniquilada daqui a algumas décadas.

Leandro Costa

ROFLMAO

Só rindo mesmo…

Leandro Costa

Teropode, acho que depende da duração do conflito. Os Chineses estão em boa situação. Se ficarem quietos eles ganham mais.

Rodrigo

Pessoal, o que vocês acham que iria acontecer se a China agora invadisse Taiwan? E se a Argentina, caso tivesse força militar para isso é claro, resolvesse retomar as Malvinas/Falklands? Seria uma boa estratégia para uma nação aproveitar uma situação como essa para resolver uma antiga pendência territorial?

Slow

Já falei diversas vezes que China não tem pressa de invadir Taiwan ..

É mais fácil ela lucrar vendendo com essa guerra ai do que invadir..

Dom Rafael

Queima de fogos na Ucrânia. hahahah

assis

Como que podem chamar o presidente da Ucrânia de nazista?!?!?! O cara é judeu, JUDEU de fala russa. O avô do cara morreu como herói de guerra soviético. Foi condecorado e tudo. Um coronel soviético judeu. E o Putin ainda tem a falsa narrativa de chamar os ucranianos de nazistas. Por favor.

Luciano do Prado

Bom, o que os judeus fazem com os palestinos em Israel é meio o que o nazismo fez com eles durante a Segunda Guerra.

Leandro Costa

Precisa estudar mais sobre o assunto, Luciano.

Luciano do Prado

A mas sempre tem um sabichão para vir com esse papo de estudar mais, mas a argumentação dele sempre se resume a uma linha.

Leandro Costa

Ok, sem problemas. Os nazistas perseguiram e é terminaram de forma industrial judeus e demais indesejáveis, incluindo diversos dos seus próprios cidadão (programa T4). Israel lutou para se defender desde o primeiro minuto de sua declaração de independência. Acabou deixando os palestinos primariamente (porque tem cidadãos Israelenses palestinos) na faixa de Gaza e Cisjordânia. Mesmo sofrendo com ataques terroristas a décadas, Israel ainda tenta lidar com a questão Palestina. Muitas vezes, na minha opinião, de forma incorreta. Houve uma esperança de resolução pacífica duradoura quando Arafat enxergou que a saída seria depor as armas, mas infelizmente depois que ele morreu… Read more »

Marcelo Andrade

Então, temos brasileiros por lá solictando ajuda para evacuação, mais uma vez precisamos desses MRTT urgente!!! Esta ai mais uma prova de que a FAB precisa de aviões de transporte estratégico!!!

Leandro Costa

Você está maluco? Ambiente em que aeronave stealth pode ser abatido e você quer meter um MRTT em espaço aéreo contestado??? Esse avião não foi feito para isso não.