Embraer E195-E2 pronto para entrega à Porter Airlines com teste ‘cold soak’

8

O que acontece com um avião quando fica parado por 10 horas a -35°C ou menos? Isso é o que um teste “cold soak” determina.

A Embraer acabama de concluir esse teste para o E195-E2 na semana passada em Yellowknife e Iqaluit, no Canadá. O ambiente era ideal para medir o efeito do frio prolongado nas operações e sistemas da aeronave. O teste mede o impacto em mais de 200 itens. Após a “imersão”, a equipe de voo da Embraer voou a aeronave para verificar seu comportamento. Houve outra rodada de verificações pela equipe de terra após o pouso do E195-E2.

O E195-E2 já passou no teste cold soak durante sua certificação original anos atrás com a EASA e outros reguladores. Esse teste foi realizado dentro de um hangar que simulava condições de temperatura externa ultrabaixa. A Transport Canada, no entanto, exige que o E195-E2 seja testado em um ambiente natural, e não em um laboratório semelhante a um enorme refrigerador, antes que a primeira aeronave possa ser entregue à Porter Airlines no final deste ano.

Os E2s não são estranhos ao clima frio. A Embraer estabeleceu a Pioneer Airlines em 2017 para acelerar a certificação da nova família de E-Jets. A companhia aérea interna usou vários E2s que voaram em operações de companhias aéreas simuladas, incluindo alta frequência, horários de alto ciclo e voos em clima frio na América do Norte. Os resultados ajudaram a avançar na maturidade da aeronave para garantir alta confiabilidade na entrada em serviço.

Saiba mais sobre os testes no gelo dos E-Jets E2 no vídeo abaixo

FONTE: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSE CARLOS MESSIAS

ESPETACULAR!

Marcos10

Parabéns para a Embraer, embora tenha pouca gente ajudando, inclusive Governo, FAB e comentaristas da Trilogia, que só sabem negativar e chamar os outros de entreguistas.

Reinaldo Deprera

Eles sabem aproveitar todas as fases de desenvolvimento de uma aeronave para produzir conteúdo que valoriza ainda mais os trabalhos da empresa,que são tão distintos de outras áreas.

Save @Embraer

Rodrigo Maçolla

Essa pintura é muito bonita !! E agora que passou no teste já pode buscar o Noel e os ajudantes no polo no norte … 🙂

Allan Lemos

Essa pintura é top mesmo.

Rinaldo Nery

Esse avião ficou muito bom. Achei melhor que o A32Neo, que de Neo só tem o motor; o resto é ¨old¨…

Rinaldo Nery

A320Neo

fewoz

Linda pintura. Meio futurista (cyberpunk).