Embraer, Widerøe e Rolls-Royce anunciam parceria para pesquisa de inovações tecnológicas em aeronaves regionais sustentáveis

1
E190-E2 da Wideroe

E190-E2 da Wideroe

Singapura, 16 de fevereiro de 2022 – Embraer, Widerøe e Rolls-Royce anunciaram hoje planos para estudar uma aeronave regional conceitual com emissão zero. O estudo cooperativo de 12 meses – no contexto de pesquisa e desenvolvimento pré-competitivo – abordará as exigências dos passageiros de se manterem conectados, em um mundo pós-Covid-19, de forma sustentável, além de buscar acelerar o conhecimento tecnológico necessário para essa transição. As novas tecnologias permitirão que os países continuem a apoiar a mobilidade de passageiros, enquanto reutilizam a maior parte da infraestrutura existente de maneira mais sustentável.

Avanços na pesquisa científica podem tornar a energia limpa e renovável um grande facilitador para uma nova era da aviação regional. As três empresas compartilharão seu conhecimento aprofundado de design de aeronaves, demanda de mercado, operações e soluções de propulsão, para desenvolver ainda mais a compreensão das tecnologias de emissão zero, seu amadurecimento e aplicação às futuras aeronaves regionais.

Entre outros tópicos, o estudo cobrirá uma vasta gama de empregos de novas tecnologias de propulsão, para examinar diversas soluções potenciais – incluindo aeronaves totalmente elétricas, com célula de combustível de hidrogênio ou aeronaves movidas a turbina a gás de hidrogênio.

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, afirma: “As inovações tecnológicas têm o potencial de permitir que a energia limpa e renovável impulsione uma nova era da aviação regional. O objetivo de nossa colaboração é criar soluções de voo que atendam segmentos de mercado de maneira verde. Acredito que isso possa levar a uma conectividade totalmente sustentável, incluindo operações intermunicipais de curta distância”.

Andreas Aks, CEO da Widerøe Zero, uma subsidiária da Widerøe S.A., destacou: “Estamos entusiasmados por participar desta pesquisa muito interessante. Trabalhando com as principais empresas de tecnologia aeroespacial do mundo, nosso objetivo é entender como negócios viáveis ​​podem ser construídos em torno de conceitos regionais de emissões zero, além de aconselhar os fabricantes sobre os requisitos operacionais e as expectativas dos clientes para projetar o melhor serviço sustentável de mobilidade aérea possível.”

Chris Cholerton, Presidente da Rolls-Royce Aeroespacial Civil, disse: “Este é um projeto empolgante que moldará nosso pensamento sobre soluções para operação regional de emissão zero. Como pioneiros, este é o tipo de desafio de engenharia que apreciamos. Temos uma excelente relação de trabalho com a Embraer e Wideroe e esperamos aprofundar nossa colaboração.”

Da esquerda para a direita: Chris Cholerton, Presidente da Rolls-Royce Aeroespacial Civil; Andreas Aks, CEO da Widerøe Zero; e Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a Widerøe Zero

Widerøe Zero é uma Incubadora de Mobilidade Aérea criada para uma revolução na aviação. De propriedade do Aviation Group Widerøe AS e sediada na Noruega, ela conduz todos os desafios regulatórios, comerciais e financeiros envolvidos na compra e entrada de novos conceitos de aeronaves no serviço de receita. Seu trabalho é imediatamente necessário para a Noruega, onde a geografia dá boas-vindas a voos de curta distância já possíveis com tecnologia de emissão zero.

Sobre a Rolls-Royce Holdings plc

A Rolls-Royce é pioneira na energia que importa para conectar, alimentar e proteger a sociedade. Comprometemo-nos a atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em nossas operações até 2030. Aderimos à campanha Race to Zero da ONU em 2020 e nos comprometemos a garantir que nossos novos produtos sejam compatíveis com operação líquida zero até 2030, e todos os produtos serão compatíveis com net zero até 2050.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Palpiteiro

Acredito que a tecnologia chamada de Solid Oxide Fuel Cell (Célula de Combustível de Óxido Sólido) tenha grande potencial. Principalmente no Brasil devido a sua grande capacidade de produzir etanol.