O piloto alemão que pousou por engano em uma base da RAF e deu de presente à Grã-Bretanha um Focke-Wulf 190

64

O Oberleutnant Armin Faber foi um piloto alemão da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial que confundiu o Canal de Bristol com o Canal da Mancha e pousou seu Focke-Wulf 190 (Fw 190) intacto na base RAF Pembrey em South Wales. Seu avião foi o primeiro Fw 190 a ser capturado pelos Aliados e foi testado para revelar quaisquer fraquezas que pudessem ser exploradas.

Em junho de 1942, Oberleutnant (o mais alto posto de tenente) Armin Faber foi Gruppen-Adjutant (desempenhando funções administrativas e de papelada de pessoal, bem como tarefas de voo) para o comandante do III Gruppe de Jagdgeschwader 2 (JG 2, Second Fighter Wing) baseado em Morlaix, na Bretanha. Em 23 de junho, ele recebeu permissão especial para voar em uma missão de combate com o 7º Staffel (esquadrão); uma unidade que voava caças Focke-Wulf 190 (Fw 190).

O Fw 190 havia chegado recentemente com unidades de linha de frente neste momento e seu desempenho superior causou tantos problemas aos Aliados que eles estavam pensando em montar um ataque de comandos em um aeródromo francês para capturar um para avaliação.

O 7º Staffel (esquadrão) foi enviado para interceptar uma força de seis bombardeiros leves Boston que retornavam de uma missão de bombardeio; os Bostons foram escoltados por três esquadrões da RAF com pilotos da Checoslováquia, 310 Squadron, 312 Squadron e 313 Squadron comandados por Alois Vašátko. Todos os Bostons retornaram com segurança enquanto uma luta se desenvolveu sobre o Canal da Mancha com os Spitfires de escolta, que resultou na perda de dois Fw 190s e sete Spitfires, incluindo o de Alois Vašátko, que foi morto quando colidiu com um Fw 190 (o alemão piloto saltou e foi capturado).

Durante o combate, Faber ficou desorientado e se separou das outras aeronaves alemãs. Ele foi atacado pelo sargento František Trejtnar do 310º Esquadrão. Em seus esforços para se livrar do Spitfire, Faber voou para o norte sobre Exeter em Devon. Depois de muitas manobras em alta velocidade, Faber, com apenas um canhão funcionando, fez uma curva Immelmann em direção ao sol e abateu seu perseguidor em um ataque frontal.

Trejtnar saltou em segurança, embora tivesse um ferimento de estilhaço no braço e uma perna quebrada ao aterrissar; seu Spitfire caiu perto da vila de Black Dog, Devon. Enquanto isso, o desorientado Faber agora confundiu o Canal de Bristol com o Canal da Mancha e voou para o norte em vez do sul. Pensando que South Wales era a França, ele se virou para o aeródromo mais próximo – RAF Pembrey. Observadores no solo não podiam acreditar em seus olhos quando Faber balançou suas asas em uma celebração de vitória, baixou o trem de pouso do Focke-Wulf e pousou.

O piloto de serviço de Pembrey, sargento Jeffreys, identificou a aeronave como alemã enquanto estava pousando e ordenou a seus homens que sinalizassem para estacionar na área de dispersão. Quando o Fw 190 diminuiu a velocidade, ele pulou em sua asa e fez Faber prisioneiro com uma pistola sinalizadora; como Pembrey era uma estação de treinamento, Jeffreys não tinha outra arma em mãos. Faber estava “tão desanimado que tentou suicídio” sem sucesso.

Faber foi mais tarde levado à RAF Fairwood Common para interrogatório sob a escolta do Capitão do Grupo David Atcherley (irmão gêmeo de Richard Atcherley). Atcherley, com medo de uma tentativa de fuga, apontou seu revólver para Faber durante toda a viagem. Em um ponto o carro bateu em um buraco, fazendo com que a arma disparasse; o tiro por pouco não acertou Faber.

Como prisioneiro de guerra, Faber foi enviado para o Canadá, onde tentou escapar do campo de prisioneiros. Ele foi repatriado pouco antes do fim da guerra devido a problemas de saúde.

Focke-Wulf 190A-3

O avião de Faber era um Fw 190A-3 com o Werknummer (número de fábrica) 313. Foi o único caça Fw 190 a ser capturado intacto pelos Aliados durante a guerra. Todos os outros Fw 190 capturados eram do tipo bombardeiro de longo alcance ou caça-bombardeiro.

O capitão do grupo Hugh Wilson, o piloto responsável principalmente pelo teste de voo de aeronaves inimigas capturadas, foi solicitado a voar o 313 da RAF Pembrey para a RAF Farnborough sob a garantia de não cair. Esta era uma garantia impossível de dar, então a aeronave foi desmontada e transportada por caminhão.

Em Farnborough, o Fw 190 foi repintado nas cores RAF e recebeu o número de série RAF MP499 e um ‘P’ para protótipo. Testes e avaliações começaram em 3 de julho de 1942 no Royal Aircraft Establishment (RAE) na RAF Farnborough. Cerca de nove horas de voo foram registradas, fornecendo aos Aliados informações extremamente valiosas.

Após 10 dias, foi transferido para a Unidade de Desenvolvimento de Combate Aéreo da RAF Duxford para avaliação tática, onde voou em simulados de combate contra o novo Spitfire Mk.IX, fornecendo à RAF métodos para melhor combater o Fw 190A com seu novo caça.

O Fw 190 foi então transferido para o Flght No. 1426 (Aeronave Inimiga). O Fw 190 voou 29 vezes entre 3 de julho de 1942 e 29 de janeiro de 1943.

Foi então parcialmente desmontado e testes foram realizados no desempenho de seu motor em Farnborough. Foi retirado da carga em 18 de setembro de 1943 e desmantelado.

Relíquias sobreviventes

Oberleutnant Armin Faber

O Shoreham Aircraft Museum exibe o pára-brisas de vidro blindado do Fw 190 de Faber, junto com parte de seu painel. O museu também contém alguns fragmentos de destroços do Spitfire de František Trejtnar. Em 1991, Armin Faber visitou o museu e o presenteou com sua adaga de oficial e distintivo de piloto. A fivela de liberação rápida do pára-quedas que František Trejtnar usou naquele dia pertence a um café com tema de aviação no Museu da Morávia em Brno, na República Tcheca.

FONTE: Wikipedia

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10

Não era o mais rápido, não era o de maior alcance, não era o de maior capacidade, mas sem dúvida era o de melhor capacidade de manobra.
E,não diria versão, mas derivado, o TA152 deveria ser extraordinário.

ZEUS

Está enganado. Em comparação com o Spitfire Mark V ele era superior em tudo, não apenas em manobrabilidade mas era mais veloz em qualquer altitude em 25 a 35 mph, mergulhava mais rápido, subia mais rápido, rolava mais rápido, acelerava mais rápido em quaisquer condições de vôo.

Posteriormente o Spitfire Mark lX conseguiu superá-lo em velocidade por pouca margem, mas as demais vantagens do FW-190 permaneceram.

Sua kill ratio foi de 60X1.

Antoniokings

Prezado Os caças alemães eram realmente impressionantes e começaram a guerra com boa vantagem sobre os Aliados. Com o desenrolar da guerra os Aliados conseguiram equiparar a situação. Os Hawker Tempest e Sea Fury eram aviões impressionantes, principalmente nos quesitos velocidade e armamentos. O P-51 Mustang também era boa aeronave, com um alcance operacional excelente. Os soviéticos desenvolveram o YAK-9 (primeiro avião soviético a derrubar um Me-262) e o Lavotchkin La-7 considerado pelos pilotos equivalente a qualquer caça a pistão alemão (também derrubou um Me-262).Depois, como sabemos, os alemães mudaram de patamar lançando o Me-262. Mas, os ingleses também já… Read more »

ZEUS

Sem dúvidas. Mas no geral, na maioria das áreas os alemães estavam sempre um passo a frente tecnologicamente e inovando numa velocidade superior à dos aliados. Se não tivessem passado a sofrer uma falta de recursos crescente a partir de metade do conflito graças principalmente aos inúmeros erros de estratégia tanto no campo de batalha quando nas prioridades em desenvolvimento de meios e armas(como o desinteresse na bomba atômica e em bombardeiros de longo alcance), tivesse seguido os conselhos de seus excelentes generais e estabelecido controle definitivo sobre áreas de grandes recursos na Europa, coisas como o ME-262 e as… Read more »

Inimigo do Estado

Os alemães estavam trabalhando em um sucessor do Me 262, o Huckebein, armado com mísseis guiados por rádio. A vida dos aliados ficaria muito complicada se o Huckebein fosse produzido em larga escala. Inclusive este modelo tanto foi usado pelos EUA, como pela URSS como inspiração do Mig 15 e F-86.

Antoniokings

Perfeito.
Percebe-se claramente que o seu design (asas enflechadas, tomada de ar central) ‘inspirou’ os aviões que viriam a seguir como o fantástico Mig-15 (o melhor de sua geração) o F-86, o Saab 29 (esse idêntico), e etc.

SDS

Reinaldo Deprera

Fiquei curioso.
FW190 a3 mais manobrável que Spit? Só na vertical, em alta velocidade ou nas tesouras. Nunca que qualquer versão do 190 vai sustentar curva na horizontal como o Spit.

ZEUS

Você pode satisfazer sua curiosidade pesquisando sobre a questão. Inclusive em blogs ingleses e estadunidenses. As informações que citei sobre a superioridade do FW-190 frente ao Spitfire estão neles, e não em blogs alemães. Mas ficar lançando julgamentos impulsionados por achismos baseados em torcida pró uk é coisa de alienado. Só serve para lançar lixo no ambiente de debate. Pesquise mickeynaldo! Em tempo: Já que você se recusa a honrar sua palavra e ir à Alemanha pegar seu capacete e rumar para a linha de frente na Ucrânia como bucha de canhão, resolvi lhe dar um força para limpar sua… Read more »

Flanker

“Mas ficar lançando julgamentos impulsionados por achismos baseados em torcida pró uk é coisa de alienado. Só serve para lançar lixo no ambiente de debate. Pesquise mickeynaldo! “Em tempo: Já que você se recusa a honrar sua palavra e ir à Alemanha pegar seu capacete e rumar para a linha de frente na Ucrânia como bucha de canhão, resolvi lhe dar um força para limpar sua honra da vergonha…” Cara, tu não tem o mínimo de capacidade de conviver com a divergência…não aceita nada em contrário à tua opinião. Se discordar de uma virgula que seja da tua opinião, tu… Read more »

ZEUS

“Chora, pateta…..em posição fetal, embaixo da cama……kkkkkkkkkkkkk”

Moleque mau c@rater! É o que você é!

Flanker

Nooooooossaaaaa!! Que violência!!! Huehuehuehuehue

Marcelo

Aaaahhhhh’ NÃO!!!!
Desisto !!!
Não vou ter como vencer esse na NEGTIVAÇÃO!!!
Apesar de ter deixado AntonioKings comendo poeira…
O seu potencial Zeuzinho…. É superior!??

Antoniokings

E…..?
No meu post escrevi : ‘Os caças alemães eram realmente impressionantes e começaram a guerra com boa vantagem sobre os Aliados.’
Não mencionei nenhum aspecto específico da capacidade ou dos armamentos de cada uma delas.
No ‘CONJUNTO’ eram aeronaves superiores às aliadas.
Isso é claro à maioria dos historiadores e analistas militares.
Fique esperto!

Reinaldo Deprera

Quando digo que o Spit era mais manobrável não quero dizer que era um melhor avião do que o FW-190. O próprio Mustang, que foi, junto com o F-6 Hellcat, o melhor caça da segunda guerra em números absolutos, estava longe de ser tão manobrável quanto um spit. Quando se tem uma performance muito maior, o piloto trás o combate para o cenário onde tem mais vantagem. Se um piloto de FW-190 entrasse em two-circle contra um Spit ele teria o Spit na sua 6 horas em 3 curvas completas +- Se o Spit levasse o combate na horizontal e… Read more »

Leandro Costa

Reinaldo, e não era mesmo. O Fw-190 era superior à qualquer coisa na sua taxa de rolagem, não em curva horizontal sustentada. Claro que muito dependia de altitude e velocidades, mas estando tudo equiparado, era difícil. Um que superava tanto Spitfire e Bf-109 em matéria de curva duirante a Batalha da Inglaterra era o Hurricane, mas isso foi coisa de um ano antes de o primeiro Fw-190 aparecer. Eles assustaram legal os ingleses que incialmente desdenharam da aeronave, até ela superar o Spitfire Mk. V com facilidade. Tudo, claro, dentro dos parâmetros de performance que lhe favorecem como devem ser… Read more »

Marcos10

A versão original tinha o cockpit bem a frente, mas os problemas de aquecimento levaram a colocá-lo mais atrás.

Rafael M. F.

Aí entende-se porque o comandante estava deixando ele preenchendo papelada…

JuggerBR

Bela história, por mais posts como este no Poder Aéreo.

LucianoSR71

Em abril de 1943 12 FW-190A-4 pintados de preto realizaram um ataque noturno a Inglaterra, houve combate c/ caças da RAF e 4 desorientados e c/ pouco combustível confundiram o Estuario do Tâmisa c/ o Canal da Mancha e acabaram pousando numa base de Bristol Beaufighters. O 1º ficou sem combustível o piloto saltou, mas estava muito baixo morreu e o FW caiu. O 2º pousou em segurança e o piloto só percebeu depois o erro, mas já era tarde, foi capturado e o FW estava intacto. O 3º pousou e então viu um pequeno carro blindado indo em sua… Read more »

Fabio Araujo

Os ingleses não acreditaram na sorte!

Alexandre Cardoso

Bem que o comandante dele fazia em deixá-lo preenchendo papelada. Ele realmente não estava preparado para entrar em combate.

Inimigo do Estado

7×2 esses alemães eram deuses da guerra, só pode. Mas também, contra os bananas dos ingleses, tomaram sova até dos japas kkkkk

Reinaldo Deprera

Errou feio. É meio que um consenso que os pilotos britânicos foram tão ou mais excepcionais do que qualquer outro. Na média, provalvelmente foram os melhores. É sinal que tem muita história que ainda não conhece, o que é bom. Vai ter horas ótimas de leitura sobre fatos históricos incríveis. Leia sobre o milagre que os pilotos da RAF fizeram durante a Blitz de 1940. O sucesso deles impediu a invasão da ilha; leia sobre as missões de bombardeio noturno a baixa altitude usando o maior bombardeio da época, o Lancaster; Leia sobre os ataques a represas na Alemanha e… Read more »

FOX

Mais excepcionais que os alemães não foram pois na lista de ases da 2GM os 100 primeiros lugares foram de alemães .

Flanker

Pode ser. Entretanto, na realidade todos os pilotos , de todos os países, foram excepcionais. Um conflito com proporções colossais e que provavelmente nunca será igualado.

Inimigo do Estado

O milagre se chamou Hitler sendo burro deixando de atacar os aerodromos da RAF, para atacar alvos civis na Inglaterra. A extinção da RAF era quase certa aquela altura do campeonato.

Flanker

Chora, pateta…..em posição fetal, embaixo da cama……kkkkkkkkkkkkk

ZEUS

“Cara, tu não tem o mínimo de capacidade de conviver com a divergência…não aceita nada em contrário à tua opinião. Se discordar de uma virgula que seja da tua opinião, tu escreve coisas como eu repliquei acima.
Tu não tem capacidade alguma de participar de um local de debates como este.”

Dizer que você é um hipócrita c@n@lha seria algo comedido…

Flanker

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..a diferença, é que eu endereço muito bem, aos meus desafetos. Tu, escreve para todos, indiscriminadamente!!!! Chora, bebê!!! Kkkkkkkkkkkkkkk
E quanto mais tu me xingar, mais mostra que eu estou certo…huehuehuehue

Luis

O Zeus chorando

Inimigo do Estado

Ops, cadê a Inglaterra? Chora pateta e pobre…. Em posição fetal, embaixo da cama…. Kkkkkk

Flanker

Hummm…..e daí?? O que isso me interessa?? Eu não defendo a Inglaterra….ao contrário de ti, que a odeia! O que foi que aconteceu? Um inglês roubou tua mulher??? Huehuehue….e pobre, rico, remediado….o que isso tem que ver?? Tu não sabe quanto eu ganho, onde eu vou, o que eu faço ou deixo de fazer. Tu é um remediado que quer posar de rico. Aqui na minha cidade tem centenas de caras mais ricos que tu!! Mas, mesmo assim, o que isso muda alguma coisa? A Inglaterra não perdeu a guerra e tu continua sendo um pateta…..kkkkkkkkkkk

ZEUS

Não diga para os outros pesquisarem se você mesmo não o faz mickeynaldo!

” na média provavelmente foram os melhores”.

Receba um choque de verdade mickeynaldo! Ressaltando que esta lista se prolonga para além dos 100 primeiros só com alemães.
Mas só estes 30 primeiros já dão uma sova absurda em números:

ZEUS

O primeiro inglês da longa lista dominada por alemães, Robert Tuck, aparece lá no final com modestos 30 abates. Atrás no só dos alemães mas também dos russos, japoneses, estadunidenses, finlandeses…

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_World_War_II_flying_aces

Flanker

E quem ganhou a guerra???? Foram os alemães??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Inimigo do Estado

Quem é mais rico hoje?

Flanker

Eu não tô falando de hoje, oh dois neurônios! Eu te perguntei quem ganhou a guerra!!! Tu não responde porque teria que dizer que a Alemanha perdeu e a Inglaterra ganhou, junto com os outros aliados. Hehehehe

Otto

Não é isso que está em discussão.

Flanker

O que é que não está em discussão?

Reinaldo Deprera

Você acha mesmo que eu não tinha consciência de que na lista dos maiores ases todos são alemães? Os alemães estavam em missões dentro de ofensivas de ataque no início da segunda guerra; e se defendendo em várias frentes depois de 41. É natural que eles tenham mais ases do que outros países, voavam mais missões por piloto e encontravam o inimigo em praticamente todas as missões.
Bem diferente de um piloto norte-americano que no início da campanha na Europa escoltavam B-17 até metade do caminho, quando então os caças da Luftwaffe apareciam para atacar os B-17 sem escolta.

Flanker

Que bobagem!!! Os alemães invadiram a Inglaterra? Sim ou não? “Ainnn, não invadiram por pouco, blabláblá…” . Não invadiram e ponto final. O resto é mimimi. Queria ver tu numa guerra….iria fugir para o Panamá no primeiro tiro…

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Inimigo do Estado

Claro, para que me expôr ao perigo se eu tenho dinheiro para fazer um trouxa ir no meu lugar? É sobre isso. Até quando o dinheiro existir, os trouxas serão abatidos para salvar os inteligentes como eu. É a lei da natureza. Sem mais.

Ivo

“É sobre isso” já diz muito sobre a pessoa. Guarde seu dinheiro meu filho e vá ler um livro pelo amor de Deus.

Flanker

Bem típico…medroso e covarde. Sem mais.

Inimigo do Estado

Se matar em prol de bobagem não é sinônimo de força, e sim de burrice.

Flanker

Continua um frouxo….se escondendo atrás de malabarismo retórico…..típico mesmo….hehehehehe

Daniel Fernando Botura

A verdade sempre foi, felizmente era o mundo contra apenas 1 país, sorte nossa………….

Antunes 1980

Os aviões britânicos tiveram seu desempenho melhorado, através da alta octanagem do combustível.
Aumentando cerca de 30% a potência dos seus motores.
Este segredo foi revelado 5 anos após o término da guerra.
Os americanos e ingleses sofreram bastante no início contra a luftwaffe.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Nilton L Junior

Para mim os Focke-Wulf são os warbirds mas belos.

Flanker

Em matéria apenas de beleza, na 2GM (sem ordem, pois é difícil escolher o mais bonito):
– Mig-3
– Fw 190
– Bf 109
– P-51D Mustang
– F4U Corsair
– C.205 Veltro

Como eu falei, é uma lista de beleza (Pra mim, ninguém precisa concordar). Tem vários outros caças icônicos da 2GM e que foram decisivos no conflito, e que não acho feios, mas não são tão bonitos, como Spitfire e P-47 Thunderbolt.

Reinaldo Deprera

O MIG-3 está na lista dos warbirds mais feios de qualquer pessoa que não tenha a foice e o martelo como avatar

Flanker

Como eu disse, a lista é MINHA, logo o gosto é MEU! Se tu não gosta, beleza. Cada um tem seu gosto. Já nessa história dicotômica, bipolar, binária de comunismo e fascismo, eu não entro. Extremismos de qualquer lado, são uma bost@.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Reinaldo Deprera

Segue minha lista, me critica lá então chorão

Flanker

Por que eu vou te criticar??? É teu gosto! Ótimo! Por que tudo tem que ter crítica e discussão?? Tu tá sendo bem como eu disse antes….dicotômico, binário…..relaxa…..menos stress….

Andre K

Contra o consenso! O Spitfire é considerado a mais bela aeronave.
Não sei quanto disso é realmente beleza e quanto é emoção pelo que ele significou.

A minha liste seria:

  • P-51D Mustang
  • Me 262
  • F4U Corsair
  • P-38
  • Zero A5M
Reinaldo Deprera
Augusto L

Se eu não me engano o Tempest e o Typhoon foram as respostas aos FW-190.

Plinio Jr

Nem tanto, o Typhoon era um caça bombardeiro de baixa altitude para lidar com as ameaças de Fw-190s bombardeiros voando baixo, mas sofriam muito elevando altitude , o Tempest seria um derivado melhorado do Typhoon, para bater de frente em qualquer situação, de Fw-190s quanto Bf-109s estes em grandes atitudes …

LucianoSR71

Sempre vi o nº de abates de pilotos na 2ªGM c/ certas reservas, afinal lidamos c/ vaidades pessoais e interesse dos países destacarem feitos dos seus combatentes. Este último fator será sempre mais intensificado se o país for uma ditadura e/ou estiver numa situação muito difícil em relação ao andamento do conflito, então olho c/ mais desconfiança p/ os números impressionantes da Luftwaffe, não que esteja dizendo que automaticamente são falsos, até porque tinha pilotos que combatiam desde a Guerra Civil Espanhola, pegaram especialmente no início da 2ªGM pilotos e Forças Aéreas sem experiência, c/ aeronaves inferiores muitas vezes biplanos… Read more »

Professor

Na verdade os aviões alemães eram superiores no início da guerra (também os aviões poloneses eram de geração anterior, muitos biplanos…os franceses tinham coisa melhor que os poloneses – e tinham numero – mas sua estratégia era pobre e os russos caiam feito moscas contra eles na Barbarossa). Mas os EUA tinham recursos absurdos e isto significava centenas, milhares de aviões de todo tipo. E a tecnologia ia melhorando, chegaram no P-51 e as perdas enormes de B-17 foram reduzidas (as “fortalezas voadoras” eram “alvos voadores” para os alemães quando ficavam sem escolta de caças, com o P-51 o problema… Read more »

Leandro Costa

Houve um caso **** quase **** semelhante durante a Batalha da Inglaterra. Após uma tarde de ataques aéreos alemães, uma das bases de caças da RAF (não lembro se foi Manston ou Biggin Hill) estava com praticamente todas as suas aeronaves sendo reabastecidas e municiadas, quando um único e solitário Ju-88 se aproximou da cabeceira da pista à baixa altura. Como ele estava com os flaps baixados e o trem de pouso extendido, deram a ordem para os artilheiros não abrirem fogo porque imaginavam ou que o Junkers estava se rendendo (talvez com feridos à bordo), ou que havia se… Read more »

Delfim

Os britânicos ficaram chocados com o FW190.

Não só o desempenho : era bem armado (4x20mm + 2×7,92), pequeno (um alvo menor), cockpit elevado e canopy bolha com visibilidade 360⁰.

O motor BMW 801 era potente e robusto. Suas asas eram unidas em uma única plataforma em vez de unidas separadamente à fuselagem.

Seu trem de pouso era robusto e largo.

E era versátil, podia ser interceptador, bombardeiro de mergulho, até torpedeiro !

Seu único defeito era ser caro de produzir, principalmente em comparação com o BF109.

Last edited 2 anos atrás by Delfim
olivete da silva

Bicho burrooooooo…..menos um…mala.

Reinaldo Deprera

Então segue minha lista de warbirds mais bonitos: Nakajima Ki-43 Hayabusa North American P-51 Mustang D/K Vought F4U Corsair D Focke-Wulf Fw 190 A9/F9 Focke-Wulf Fw 190 D9 (Dora nove) Hawker Tempest Mk V Lockheed P-38 Lightning Messerschmitt Bf 110 G4 Macchi C.205 Veltro Bell P-39 Airacobra Q Estou fazendo injustiça ao Ki-84, ao Ki-61, ao J1 e J2, mas a 37mm desempatou e colocou a versão Q do P-39 na décima posição. Reajustei a lista conforme ia fazendo Não tem Me-262 porque ele é um caça que não existe. Veio do espaço. Em uma lista de caças “a jato”,… Read more »