Dassault Rafale - © Dassault Aviation - S. Randé

JACARTA – A Indonésia encomendará 42 caças Rafale em um acordo de 8,1 bilhões de dólares, disse o Ministério da Defesa da França nesta quinta-feira, como parte de uma série de acordos que também incluem desenvolvimento de submarinos e munição, tornando Jacarta o maior cliente francês de armas na região.

O acordo ocorre quando Paris, que se vê como uma potência marítima global, busca expandir os laços geopolíticos no Indo-Pacífico depois que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália criaram uma nova aliança estratégica no ano passado chamada AUKUS.

“Estamos planejando adquirir 42 Rafale”, disse o ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, ao se reunir com seu colega francês, Florence Parly.

“Nossa parceria estratégica se beneficiará do aprofundamento de nossas relações de defesa”, disse o ministro das Forças Armadas da França, Parly.

O pedido tornaria a Indonésia o segundo estado na região do Indo-Pacífico, depois da Índia, a contar com o jato produzido pela Dassault Aviation, disse Parly.

Um funcionário do Ministério da Defesa francês disse a repórteres em um briefing que o acordo do jato, que aumentará a produção da Dassault Aviation, Safran e Thales, vale US$ 8,1 bilhões.

Uma primeira fase do acordo, de seis jatos Rafale, será executada nos próximos meses, enquanto os 36 restantes serão entregues posteriormente, no final deste ano ou no próximo, acrescentou.

A Dassault Aviation disse que o acordo marca o início de uma parceria de longo prazo e permitiria aumentar rapidamente sua presença na Indonésia. Suas ações subiram cerca de 4% com a notícia do acordo.

O amplo leque de armas e equipamentos do Rafale (clique na imagem para ampliar)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique

Parabéns a França.
Depois da facada da Austrália, foi lá e firmou uma parceria estratégica com o rival, a Indonésia.
Pelo visto, os indonésios irão adquirir 2 submarinos Scorpenes em breve.
E o número de F-15 EX pretendidos é de 30 unidades, segundo mídia francesa.

A Indonésia, 4o país mais populoso do mundo, à frente do Brasil, resolveu investir mais de U$ 125 bilhões nos próximos anos, em um grande programa de modernização de suas forças armadas, para deixar de ser um anão militar e se tornar uma potência militar.
O Brasil deveria fazer algo parecido.

Elias

Você deveria ponderar que a região é um barril de pólvora,,aqui graças a Deus ainda não…

Luís Henrique

Estamos todos no mesmo planeta. Os interesses são globais e as ameaças não se resumem à países vizinhos. Os últimos países que entraram em guerra, não foram atacados por vizinhos.

leonidas

Desista, esse tipo de raciocínio é quase um dogma religioso.
Se um homem que chega a idade adulta com toda a história como testemunha não consegue ver algo tão claro, é um caso perdido…

Fulcrum

Eu não como guerra.

Caio

É porque gastamos o dobro deles com orçamento militar?

leonidas

Claro, aqui tá tudo bem. Não ha a menor cobiça sobre nossos territórios terrestres e maritimos. Devemos mesmo seguir sua brilhante linha de raciocínio e esperar o contexto internacional mudar para só a partir de então procurar um fornecedor para equipamento militar de alto valor agregado. O problema ai é que isso é coisa para gerar resultado a partir de pelo menos 10 anos e ai ja teriam levado tudo que quiseram e ja teriam passado a mão na nossa B%bd@ até cansarem né? Eu fico estarrecido de ver gente pretensamente esclarecida que acompanha o mundo militar e ainda assim… Read more »

leandro

quero ver o dia que qualquer paiseco desses bem armado resolver que nossas reservas naturais são suas…e não se pode confiar nos americanos…vide o que estão fazendo na ucrania, deixando ela na mão…

Patriota

AINDA?
Fala isso pros russos instalando jammers na fronteira do Brasil com a Venezuela

Funcionário da Petrobras

Sim, afinal estamos numa constante “ameaça” pelo “poder bélico” dos nossos vizinhos.

EduardoSP

Fazer algo parecido para quê?
Para torrar 125 bilhões de dólares em material que vai ficar parado se depreciando nos quartéis?
Por aqui tem coisas mais úteis a fazer, para o país e para a população, com 125 bilhões de dólares.

sergio

Deixa ver se entendi, tem um cara “EduardoSP” que seria contra um investimento de 125bi nas forcas armadas brasileiras, por que ficaria parado nos quarteis.
Bom ao meu ver, a menos que vc esteja em guerra, todo material militar fica a (salvo algum treinamento), parado nos quarteis, então se 125 bi e muito, pois poderia ser investido em outras áreas, o que seria um valor bom para ser investido ?

EduardoSP

Um bom valor eu não sei quanto seria. Mas deveria ser o mínimo necessário para ter forças armadas que pudessem desempenhar adequadamente o que hoje são atividades subsidiárias (controle de tráfego aéreo, formação de pessoal para a marinha mercante, controle de armas e munições, guarda costeira, ações de defesa civil e apoio a políticas de outras áreas como segurança pública, saúde, processo eleitoral, etc) e manter uma pequena capacidade de dissuasão em relação às forças da região. As características do país e sua localização geográfica nos deixam muito pouco expostos a ações militares externas. Além do mais somos culturalmente vinculados… Read more »

sergio

“As características do país e sua localização geográfica nos deixam muito pouco expostos a ações militares externas” temos 5 mil km só de costa e menos de 20 navios para defender tudo isso, eu acho que isso bem vulnerável. Mais nos nos damos bem com todo mundo !!!!! vc falo. Nações não tem amigos, tem interesses, durante a segunda guerra eramos aliados dos EUA, e do ocidente, mais isso não impediu os Americanos de planejarem tomar algumas capitais do nordeste, caso não declarássemos guerra a Alemanha, e tb não impedi-o que nos declararmos guerra a Alemanha mesmo eles sendo ”… Read more »

Marcos10

Depois da ”rasteira” dos britânicos e americanos, os franceses resolveram dar uma nos sul coreanos.

Luís Henrique

Nada disso. A parceria no kf-21 continua.

RenanZ

125 Bilhões pra poder gastar 115 apenas com folha de pagamento?

Robert Smith

Vão gastar USD$ 125 bilhões que vai gerar riqueza e emprego para outras nações e na realidade vão continuar sendo um anão militar pois o poderio militar deles dependera da boa vontade do vendedor fornecer suprimentos e manutenção …. tudo bem que eles tem a necessidade de se armar pois a China é um vizinho problemático e perigoso mais desse jeito nunca serão uma potencia miliar verdadeira …

Mars

O Brasil não tem um Dragão fungando no cangote! Eu quero ver o meu país tão bem armado quanto vocês mas só se justifica um investimento dessa magnitude quando você tem uma ameaça eminente, que até o povão mais alheio tenha ciência.

rogerio schneider

O Brasil não pode investir em uma defesa forte, pois os recursos precisam ser destinados para a classe política e o custeio da máquina federal. Quanto ao mais, a elite mi-mi-mi não toma nenhuma atitude. Anos se passam e o país continua imerso na corrupção e atraso.

Funcionário da Petrobras

Pagaram ou pagarão (custo de operação) o dobro do que pagamos pelos Gripens, por “quase” o mesmo número de aeronaves.
Sem falar na transferência de tecnologia e demais vantagens comerciais.
Joko apesar de ser eficiente no combate aos traficantes, deveria também ser eficiente com o gasto do dinheiro público.

J R

Nesse tipo de compra o “peso” político de quem vende conta muito, e como Brasil e a Suécia são quase irrelevantes nesses quesito (a Suécia ainda mais irrelevante que o Brasil), fica difícil fechar um negócio desses.

Tutu

O que será que vem nesse pacote Indonésio?, quase 200 milhões por Rafale.

Funcionário da Petrobras

E tem gente que pensa que desvio de dinheiro público só acontece aqui.

Victor Filipe

Ou talvez a compra já contenha suporte por alguns anos, armamento, treinamento e etc… afinal, não vai sair a preço de prateleira pra um pais que não tinha nenhuma aeronave dessa no inventario porque geralmente novos operadores vão procurar esse adicional para manter a aeronave em status operacional.

Last edited 2 anos atrás by Victor Filipe
Emmanuel

Abaixa a gasolina.

Funcionário da Petrobras

Culpa do “Minto”, quem mandou votarem nele.
Bem feito.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Vendéen

Bonjour Tutu, De acordo com informações disponíveis e não classificadas lol. “A aquisição do Rafale para o TNI-AU inclui uma solução completa ‘chave na mão’ que gira em torno de um pacote global que inclui formação de tripulantes, apoio logístico para apoiar a actividade de várias bases aéreas indonésias, bem como um centro de formação composto por duas missões simuladores”, disse a Dassault Aviation. E para acrescentar que um “retorno industrial significativo beneficiará a indústria indonésia tanto no campo aeronáutico quanto em todas as outras grandes áreas de cooperação relacionadas ao grande portfólio de tecnologias duplas dominadas pela Dassault Aviation… Read more »

Jadson Cabral

O pessoal aqui ainda acha que aeronave de caça se compra assim? Como carro? Sem sobressalentes, apoio logístico, treinamento…
Eu adoro ver essas contas de padaria kkkkk

Andre

Menos um cliente para a Russia. Deve ser por isso que procuram guerra. Comercialmente estão afundando cada dia mais…bateu o desespero

Antoniokings

Creio também que ‘micará’ para os EUA.
Como ‘micou’ na Ìndia.
Nenhum grande País compra mais nada dos EUA.
Já percebeu que a maior ‘venda’ dos últimos tempos foi meia dúzia de F-16 para a Bulgária?
É industria militar americana.
Quem te viu e quem te vê.

Augusto

Toinho da Lua, o que é “país grande”? Os 64 F-35A para a Finlândia não contam?

Antoniokings

Países grandes são aqueles que possuem grande extensão territorial, economia relativamente grande e possuem população na ordem de 100 milhões ou mais de habitantes.
Coloco nessa relação: Índia, Paquistão, Irã, Indonésia, Egito entre outros.
Vender 64 aviões para um pequeníssimo e gelado País europeu, ainda mais sob pressão política, não me parece exemplo de sucesso comercial.
Seria o equivalente à Rússia vender aviões a Belarus.
Está em casa.
Entendeu ou quer que eu desenhe?

Felipe Morais

O exemplo de Belarus não é adequado para o caso. Para os americanos vencerem na Finlândia, tiveram que vencer a concorrência com aliados de primeira linha dos finlandeses, como os suecos e os europeus, especialmente os franceses. A influência política americana é forte no país, mas a influência de um vizinho, cuja economia possui bastante sinergia com a economia finlandesa, e a influência de países integrantes da União Europeia é ainda maior. Mesmo assim os americanos levaram.

A Rússia não só é o único aliado europeu de Belarus, como é o maior aliado deles.

São situações que não se comparam.

Antoniokings

Mais ou menos, porque s Estados Unidos têm pressionado bastante pela venda do F-35.
Foi assim na Dinamarca, Suíça e agora Alemanha.
Ainda mais naquela região onde eles ‘ameaçam’ o provável comprador com uma pretensa ameaça russa.

Nelson Junior

Os países estão quase “implorando” para que os EUA vendam o F35 para eles… Ao contrário da narrativa de vocês !!!
Menosprezar os EUA não vai em hipótese nenhuma engrandecer a Russia ou a China… Enquanto agirem assim nunca alcançarão a qualidade e sucesso de venda dos EUA…
Isso no bom Português se chama “complexo de vira latas”

Andre

pretensa ameaça russa????

Os países da Europa oriental viveram sob domínio russo e sentiram na pele a desgraça que foi. Agora eles estão vendo a ameaça real que a Ucrânia está sob. O que eles puderem fazer para nunca mais viveram sob a tirania russa, eles farão.

Argumente baseado no mundo real, não em suas fantasias.

Jacinto

Difícil qualificar Paquistão e Egito como grandes economias. O PIB do Paquistão está na casa dos US$ 280 bilhões e o do Egito na casa dos US$ 350 Bilhões. São economias menores do que a Argentina (US$ 390 bilhões).

Antoniokings

Prezado Jacinto.

Costumo considerar o PIB em paridade.
Deste modo, segundo o CIA World Factbook o Paquistão teria um PIB de US$ 1,021 tri e o Egito de 1,223 tri.
Lembro que são critérios utilizados pelo próprio almanaque, pois refletem melhor o tamanho das economias.
E cá para nós, não parece factível um País do tamanho do Paquistão, com quase 240 milhões de habitantes ter um PIB de apenas US$ 280 bi.
Dá cerca de mil dólares ano por pessoa.
Nem na África subsaariana na época da fome encontramos um PIB dessa monta

SDS

Jacinto

Quem era adulto no fim dos anos 90, durante o governo FHC, sabe muito bem que foi uma época muito difícil, com desemprego alto, inflação alta em 2001 (7,5%) e 2002 (12,5%) desemprego altíssimo para o padrão da época (em torno de 9,5% quando o histórico costumava ficar em 6%). O Brasil tinha passado pela crise mexicana de 1994, asiática em 1997, russa em 1998, argentina em 1999. Mas, se analisamos pelo PPP, temos a impressão que o governo FHC foi uma maravilha porque a curva do crescimento do período dele é uma beleza: não houve nenhum ano em que… Read more »

Antoniokings

Prezado Jacinto.

Pode ter havido um pequeno crescimento econômico real, como mostra o gráfico.
Os problemas do Governo FHC foram de diversas ordens, como descontrole fiscal, inflação, renda baixa e etc.

Andre

Você é tão desconectado da realidade que cria um parâmetro pessoal para definir “países grandes” e depois cita um exemplo um país que não atende a esse requisito.

Dos 5 países, o único que ainda é cliente russo, por enquanto, é o Irã. India e Egito “fecharam” com a Rússia e quando viram o que iriam receber, pularam fora, com a India explicitando que o avião oferecido não entregaria o prometido. Paquistão está fechado com a China. E Indonésia estamos vendo abandonar a aviação militar russa.

Antoniokings

Chora Dezinho.
As empresas americanas estão perdendo faturamento.
Até a novíssima AVIC ultrapassou a Boeing.
A LM está se sustentado pelas compras garantidas do Governo americano.
Venho te alertando para a nova realidade que chegou.
E ela não será nada agradável para os seus amáveis ianques.
Sinto muito.
SQN

Andre

Pare de mentir para tentar ajustar a realidade a seus devaneios.

Abaixo a lista dos que compraram o F35.

Japão
Coreia do Sul
Canada
Reino Unido
Israel
Italia
Espanha
Australia
Belgica
Finlandia
Noruega
Polonia
Holanda

Pode incluir a Turquia e os EAU que quiseram comprar e os EUA não quiseram vender.

Todos são grandes potências econômicas e com grande tradição militar.

Roberto Bozzo

O Rafale demorou muito para iniciar as vendas, mas agora parece que deslanchou…..

Numa conta de padaria da quase US$ 200 milhões por aeronave, mesmo sabendo que haverá suporte logístico, simuladores, etc achei o valor muito elevado.

Ah, e quanto aos Scorpenes que Jacarta deseja (2 unidades); a França vai construir ou repassar a construção para nós ou os indianos ?? Até onde eu sei eles não constroem um Scorpene a anos e estão ocupados com os nucleares da marinha francesa.
Revisado: a Indonésia irá construir os subs.
navalnews.com/naval-news/2022/02/naval-group-and-pt-pal-ink-mou-with-submarine-deal-in-sight/

Last edited 2 anos atrás by Roberto Bozzo
Luís Henrique

Os indianos pagaram mais caro. U$ 7,8 BI para 36 Rafale. Todas as vendas do Rafale giram próximo disso, pois incluem treinamentos, armas, simuladores, etc. Alias, F-16V, Super Hornet, Eurofighter e F-15, todos eles ficam próximos ou acima de U$ 200 mi quando é dividido o valor total do contrato pelo número de aeronaves. O nosso com o Gripen E ficou em U$ 125 mi, na época. Daria para a Indonésia adquirir 65 Gripen E no lugar dos 42 Rafale. O contrato com os russos pelo Su-35 era de U$ 1,1 bi para 11. Portanto, daria para adquirir, pelo menos,… Read more »

Jacinto

Mas, salvo engano meu, o pacote indiano é um pouco diferente, na medida em que os indianos pretendem usar o Rafale como um vetor nuclear.

Joli Le Chat

“O acordo ocorre quando Paris, que se vê como uma potência marítima global, busca expandir os laços geopolíticos no Indo-Pacífico depois que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália criaram uma nova aliança estratégica no ano passado chamada AUKUS.”

Como assim, “se vê como uma potência marítima global”? Por acaso a França não é uma potência marítima global?

Ou seria apenas uma provocação da britânica Reuters?

Luís Henrique

A França possui 10 Destroyers e 12 Fragatas.
O Reino Unido possui 6 Destroyers e 13 Fragatas.
A França possui 1 navio aeródromo CATOBAR de propulsão nuclear e 3 NPM Mistral
O Reino Unido possui 2 navios aeródromos STOBAR de propulsão convencional e 0 NPM.
Ambos possuem 10 submarinos nucleares, 4 lançadores de misseis balísticos e 6 de ataque.
O Reino Unido, para mim, esta um pouco abaixo, não tem moral para tirar sarro.

Jacinto

A Reuters, hoje em dia, é da Thompson Reuters, que é canadense…

sergio

Olhando a primeira foto,tirada assim de baixo, nem da pra acreditar que ele consegue voar levando tudo isso rsrsrsrs.

Henrique

O Rafale é o melhor caça ocidental no que se trata de tamanho/capacidade de carga. Ele é um “meio pesado” mais que é capaz de levar uma quantidade absurda de armamento ar-terra e drop tanks se levarmos em conta seu tamanho relativamente mediano.

Jadson Cabral

Sem querer desfazer do Gripen, que até hoje acho ter sido a melhor escolha para o Brasil, dentro das nossas possibilidades e sem querer dar uma de apoiador do Lula, pq de fato não sou, mas me rolou um pensamento agora… ele era a favor do Rafale, né? Assim como tinha uns rolos lá com o Nicolas Sarkozy… aliás, nessa época a França babaca o Brasil. Se tivéssemos optado pelo Rafale, sem esse papo de transferência de tecnologia, já teríamos recebido todo o primeiro lote de aeronaves e no próximo ano provavelmente estaríamos adquirindo outro, já que o molusco vai… Read more »

Varg

A Indonésia sondou os americanos sobre o F-35A, mas teve a solicitação de venda negada. O jato mais próximo, em termos de eletrônica e armamentos, ao Lightning é o Rafale, ainda que este não seja Stealth. Escolha natural do país asiático.

Maurício.

Para um caça invendável, até que o Rafale está vendendo bem, para desespero dos que malhavam o caça nos tempos do fx2…

Thiago A.

Ah o mundo como gira, ah se gira …

Mais uma vez a antipatia de alguns pelos franceses ofuscou o óbvio e o previsível.
O histórico de vendas e exportações da Dassault era claro .
O peso político da França, sua assertividade no mercado militar e nas relações internacionais …
Deixa a “jaca”, deixa a jaca voar.

Luís Henrique

Na época do fx2 o Euro chegou a valer U$ 1,58
Era 50 a 60% mais caro que o dólar americano. Depois teve uma época que reduziu a diferença, mas ainda era superior a 30%.
Por isso as vendas do Rafale eram mais difíceis, era caro.
Hoje fica em pouco mais de 10%, dependendo do mês, acho que no máximo 15%.
E a França também acaba vendendo onde os americanos não aceitam vender o F-35.

Jadson S. Cabral

É só dar tempo ao tempo… quem sabe daqui uns anos o Gripen começa a vender como água tbm e acaba calando a boca de alguns aqui…

Datafire

O problema para o Gripen é, o Rafale fez o primeiro voo há 35 anos. E é da mesma geração do Gripen E, daqui a uns anos, o Gripen vai ter ser vandido quase dado para alguém o comprar, países com dinheiro vão para 5 gen, como o F35, SU-75 ou mesmo KAI e outro que irão surgir.

Marcelo M

Será que os EUA deixaram a França ficar com esse contrato, como uma forma de compensar ao Aukus e a furada de olho com os submarinos australianos?

Gabriel BR

Compraram o melhor!

Marcelo

kkkkkkkk, u, tal de Vader Filipe, comentarista das antigas deve estar se remoendo de raiva por dentro com o sucesso TOTAL do Rafale kkkkkkkkkkkkkkkkk quem eh das antigas vai lembrar as coisas que ele falava do Rafale , dentre elas que nao tinha motor.

Thiago A.

Lembramos, lembramos… As paixões políticas sempre se sobrepõem
as avaliações mais sóbrias e embasadas .

O Gripen é um ótimo caça para a nossa realidade e contexto…mas o RAFALE nunca foi uma jaca .

Maurício.

O Vader dizia que a Rússia jamais se meteria na Síria porque os russos sempre ficavam em cima e muro, depois que começou os ataques aéreos russos, ele dizia que ficaria só nisso, depois a Rússia foi lá, levou blindado, antiaérea, e até instalou uma base, depois disso o Vader não deu mais as caras.?

Pablo Maroka

Le Jaque, eu te odeio!

Jadson S. Cabral

Só tem uma coisa que acho feio nesses aviões. É a sua sonda fixa. O franceses preferiram não ter trabalho com mecanismo retrátil e preferiram colocar mais eletrônica onde ficaria o mecanismo. Mas fora isso, ô bichinho lindo, viu?! É lindo até por baixo!
A Dassult devia abrir era uma grife

Last edited 2 anos atrás by Jadson S. Cabral
Vendéen

Bonsoir Jadson S. Cabral,

Para rir um pouco
Essa coisa feia é o lado ligeiramente frívolo dos franceses. lol
Eu concordo com você, mas um animal de estimação em forma de modelo.

Boa noite para você

Aéreo

O Rafale está ganhando mercado nas costas dos russos. Tanto na Índia, quando no Egito e agora na Indonésia, temos nações operadoras de caças da família Su-27 ou MIG-29, cujo Su-35 seria uma renovação natural, mas quando estas nações pensam em novos caças de quarta geração, o escolhido é o Rafale.

Last edited 2 anos atrás by Aéreo
Fábio

Boa escolha!

Luís Henrique

Saiu na DSCA autorização dos EUA para a Indonésia adquirir 36 F-15 ID pela bagatela de U$ 13,9 Bi
Se for isso mesmo, é um valor estupidamente caro.

Vendéen

Bonjour Luis Henrique De fato, sabendo que hoje apenas um contrato firme e definitivo diz respeito apenas à aquisição de 6 Rafale F-4. Nossos aliados americanos parecem ter dificuldade em aceitar o renovado interesse de alguns países em relação às grandes capacidades multimissão atualmente oferecidas pelo Rafale F-4. lol. “O DSCA reagiu rapidamente, emitindo um parecer favorável sobre a potencial venda de 36 aeronaves F-15ID [ou Eagle II] para a Força Aérea da Indonésia por um valor estimado de US$ 13,9 bilhões, excluindo munições associadas”. No entanto, podemos nos fazer uma pergunta: A Indonésia pode financiar a aquisição de dois… Read more »

Vendéen

Desculpe, esqueci de postar o link para o aviso DSCA.
https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/indonesia-f-15id-aircraft