Força Aérea Brasileira vai desativar os helicópteros de ataque Mi-35M (AH-2)
Circula nas redes sociais uma reprodução da capa do plano de desativação dos helicópteros de ataque Mi-35M (AH-2 Sabre) da Força Aérea Brasileira.
Segundo uma fonte, a desativação do primeiro lote está prevista para começar em 1º março e o último lote a partir de 31/12/22. Os Mi-35M foram entregues em quatro lotes de três aeronaves cada.
A cerimônia oficial de incorporação dos helicópteros Mi-35M na FAB ocorreu em 17 de abril de 2010, na Base Aérea de Porto Velho (RO).
Os 12 helicópteros recebidos pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV) acumularam até 2020 mais de 8 mil horas de voo.
O vetor representou um enorme ganho operacional para o Esquadrão Poti, que passou a voar uma aeronave genuinamente de ataque, preenchendo uma lacuna operacional que existia na FAB antes da sua chegada.
Desenvolvido a partir do helicóptero russo Mi-24, o Mi-35M incorpora várias inovações tecnológicas, mantendo as características principais de seu antecessor, que são o poder de fogo, a blindagem e a robustez.
Falou, falou, falou, e não disse o motivo da desativação.
Manutenção. A Rússia e a Fabricante não têm essa filosofia. Literalmente eles pegam o que quebra e trocam por um novo.
O que realmente acontece é que a “culpa não deve recair nem na FAB e sequer do fabricante Russo” e sim de uma manobra SUJA dos USA, via sistema swift, sobre os importadores para dificultar qualquer tipo de negócio que envolvam armas fora do mercado Americano/Europeu. Simples assim.
Perfeito!!! Nossos vizinhos do norte nao aceitam que tenhamos fornecedores de armas fora do eixo Europa-USA
é, a culpa é dos americanos, com certeza…Ah, estadunidenses, é, esqueci…rsrsrsrsrsrsrs
Boa! kkkkkk Mas vc esqueceu do “americano imperialista”…..kkkkkk
Não é bem assim. Estive na Russia, lá existe manutenção. Carros do metro de Moscou não são modernos, porém, são mantidos adequadamente. Sem falar das estações que são verdadeiras obras de arte.
Toda manutenção é feita mediante remuneração, se a FAB não pagar a SAAB, os Gripens não saem do chão.
O estranho é, já vi aqui e em outros sites os oficiais da FAB elogiarem o MI35.
Pressão do Tio Biden? Se for, o Tio Biden vai oferecer um helicóptero similar ou melhor que o MI35? Com preços de Tio para sobrinho?
Mais um comunistinha garantindo saber o que ñ sabe. Desinformando.
Boa tarde! Recomendo ao senhor humildemente, assistir a canis de geopolítica, como por exemplo “Arte da Guerra”, isento de ideologia.
Faz bastante tempo que o responsável pelo Canal deixou de ser isento de ideologia. Agora o importante está sendo garantir seu lugar ao sol.
Congratulações, rsrs culpa dos meninos da trilogia rsrs
Culpa , culpa, assim podemos o foco, vira uma descussao de torcida infanto juvenil.
Perfeito.
Está informação que veio do referido canal tem tanta credibilidade quanto uma no R$ 3,00.Todos os profissionais sérios da área de defesa sabem a verdade sobre a operação destes helis. Três lotes construtivos completamente diferentes, vindos de três diferentes fábricas na Rússia, ou seja, um verdadeiro pesadelo logístico, o que tornou a operação completamente inviável e a disponibilidade crítica. Simples assim, o resto são viagens na maionese de setes em torpor alucinógeno permanente colocando a responsabilidade por uma de isso errada no governo do “nunca antis vistu” na conta “duzamericanumalvadu”. Talvez você seja um dosunaticos que acha que vamos resolver… Read more »
agora sim vi explicação bem robusta.
os russos sempre tiveram fama de péssima pós venda. neste caso, casa de mãe joana mesmo as peças
O que você ganha sendo mentiroso nesse nível? Não tem como uma pessoa falar uma coisa dessas de graça. O pior é que tem um bando de ruminantes para dar like.
Ele está correto.
Maluco, se a treta foi essa, porque não reclamar formalmente?
Farinazzo é da área inclusive já passou pela copac também ..
isento=corno
Argumento forte, hein?
isento? de ideologia de esquerda certamente.
todos temos uma visão de mundo.
em tempo: países tem interesses, não amigos
Isentissímo,ahaaamm;
Olha aqui: https://youtu.be/4KZEorS2-I4
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
Tudo o que foi dito contra o helis e os russos como parceiro cai por terra, mentira tem perna curta.
O canarinho verde amarelo canto, e o papagaio vendedor de pamonha engasgou.
Tá cheio desse lixo humano aqui, nunca entendi porquê…
Culpa dos zamericano rsrs
Não é o caso. O negócio foi peito pelo governo PT e comprado da Rússia. A FAB não iria abandonar uma maquina cara se não fosse por falta de qualidade.
Que monte de papo furado…
Bobinho,tadinho,vc acredita nisso mesmo? kkkkkkkkkk
Esquenta não,coelhinho da páscoa vai trazer novos Mi-28 pra vc…..
Falou tudo ainda acho que o su-35 não foi aceito pela força aérea brasileira por essa questão e só lembra que a Turquia investiu dinheiro no projeto do F-35 e de pois que informou que iria compra o S-400 e compro e foi expulso do projeto com os Estados Unidos e a sim compra de mim se não compra não pode compra da China nem da Rússia ou qualquer país aliados do lado deles
Depois que foi expulsa do programa do F35, a Russia ofereceu o pepino da Sukoi mas a Turquia disse que preferia desenvolver sozinha, do zero, do que embarcar nessa canoa furada.
Que absurdo. A eventual exclusão da Rússia do sistema Swift não tem nada a ver, e é recente. A decisão de desativação pela FAB, provavelmente já foi tomada há algum tempo. E outra, manobra suja? E invadir um país soberano é o quê?
Reputation? who said that? did you read it in the local newspaper? then tell me why Russia has been annually ranked second in the world in arms sales for export for the last 10 years? also tell me why in 60 countries of the world Mi-24 / 35M helicopters are serviced and fly, but only in one country they cannot do this?
Isso não acontece desde alguns anos pós segunda guerra… O poti teve uma das maiores disponibilidades médias da FAB, mas a ideologia afeta até as maquinas que só respiram óleo… então não tem o que fazer, os velhotes pensam com a cabeça de 50 anos atrás. Triste, pois é uma baita maquina. É extremamente fácil fazer isso parecer factual, você corta a verba, as peças não vem por não ter compra de reposição e as unidades vão parando até ter problema suficiente pra vir outro pau mandado e falar “a lá! Tudo parado! é equipamento russo e bla bla bla”… Read more »
Se o Poti teve uma das melhores disponibilidades com 69 horas de vôo imagina o resto da FAB.
Tchê, vai falar merd…..aonde tu quiser.
Vocês não se dão aí luxo de pesquisar corretamente.
60 horas
Não entendeu por que te falta inteligência. leia novamente, quem sabe….
mas rendeu bons dividendos para alguns…
Ahhhh com certeza rendeu. Teve até direito a atravessador paquistanês. Negócio mais estranho. Já vai tarde.
Rei morto, Rei posto. Que venham os H-60 Black Hawks. Pergunta que não quer calar: Vão comprar mais unidades para repor os 12? Ou vão receber 3 unidades remanejadas de outras bases aéreas ou esquadrões? Tava na hora de um acordo com Tio Biden Sam. Pega 15 no deserto, a LM / Sirkorski faz um refurbish de 12 unidades e 3 para serem usadas como doadoras de peças. Acredito que tenha mercado internacional e disputa na aquisição desses 12 Sabres. A FAB ainda ganham um trocado. Tio Biden Sam poderia ser generoso e doar 12 Apaches ou 12 Vipers. E… Read more »
Uma vez vira latas sempre vira latas.
Duvido muito que tio Sam venha a vender armas ao Brasil, devido sua plataforma ambiental
Bora comprar su34 !!! E tem gente que acredita nos russos …
Depois q a China colocou uma bandeira na Argentina tio Sam irá vir mais quietinho
Os Apaches já foram disponibilizados para o Brasil e acho interessante não só para a proteção da Amazônia legal, mas também na Amazônia Azul a bordo do Atlântico.
A resposta e não. O esquadrão vai ser extinto e as kombis que vão sobrar vão ser vendidas. (Outro zumbi que assombra).
No máximo uma versão degradada do AH-1.
3, 2, 1 …. Manda um pro Musal no Rio de Janeiro, um pro futuro museu aeronáutico no Campo de Marte (ex-museu da TAM em São Carlos) e espeta um na base aérea em Boa Vista.
O que não falta são viúvas. Viúvas da Engesa, dos Osórios, do Porta Aviões São Paulo … Que venha o velório e segue o enterro.
Marcos, o motivo será sempre o mesmo, o tenente brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno é descente de italiano está a serviço de Roma mas, está empregado na força aérea brasileira kkkkkkk…. O Brasil é a terra da piada, e eles não vão armar o Brasil do jeito que um país deveria estar armado, o Brasil tem um povo escravo, se armar o povo o povo se rebela e põe eles pra correrem, eles querem continuar levando o nosso ouro, e nos vender os seus produtos 3 ou 4x mais caros do que vendem para os outros países, daqui a pouco inventam… Read more »
Opz …. Corvetas / Fragatas Tamandaré são Alemães – Thyssen.
Melhor se informar antes de divulgar a teoria do lobby da conspiração.
Grozelha, os Alemães também mandam no Brasil, por isso que você compra os carros Volkswagen 4x mais caros, os escravos brasileiros são totalmente dominados por esse povo de fora, alemães, ingleses, italianos, americanos, e etc… Estude a fundo e procure saber quem são os líderes no poder do Brasil, e as suas descendência…
Alucinação total…..barbaridade……
Só uma perguntinha: Meireles é de qual origem?
E o pior é que ele acredita nas bobagens que pensa e diz…
Uai, não entendi muita coisa 🙂
Falta de qualidade.
Eu fiz essa mesma pergunta ontem à noite para para uma pessoa que trabalha na BAPV há mais de 30 anos, ele disse que estava na equipe que receberam os primeiros helicópteros e para a surpresa de todos a decepção foi imediata…foi um negócio ruim para a FAB, alguns pneus já estavam carecas… instrumentos já estavam arranhados e se fosse chover…não poderiam decolar. Na verdade empurraram esse abacaxi para nós.
Que griselhada rsrs
Bald tires? Did you come up with this boy yourself?)) Do you even know what the procedures are for receiving new equipment in Russia, the slightest deviation from the parameters, the equipment is not accepted, and all the shortcomings are immediately corrected! So go to school and don’t tell stories here!
“Pneus carecas” e “instrumentos arranhados”. Como foram receber um equipamento de alto valor agregado nessas condições? Compramos equipamento novo. Logo, deveria estar em perfeitas condições. Isso é o básico da administração pública.
motivo: olavismo nas forças armadas.
Na boa, você realmente acredita nessa asneira?
Eles querem que vc acredite rsrs
motivo = olavismo nas forças armadas.
Motivo: Olavismo no teu chapéu de alumínio…
Depois deste nível de comentário reclamam do trilogia está censurado rsrsrs
Triste, não sou fã de equipamentos Russos em geral mas o Hind é uma exceção a essa minha linha de pensamento, é uma baita maquina!
Quando bem mantida, né?
Ideologia politica, nada explica aeronaves seminovas que pouco voaram ser desativada.
o motivo: https://youtu.be/4KZEorS2-I4
Já havia postado isso noutra matéria. A grande revisão ficou inviável. O custo operacional do helicóptero (que é uma grande máquina de combate, isso é inegável) foi baixo, ATÉ essa revisão. Difícil negociar com os russos: ¨quer, quer! Não quer, tem quem quer!¨ Vão atrás de quem quer. Tem vários.
Então Coronel, tem tantos países que conseguem dar essa manutenção e por aqui, parece tão difícil tudo! Tudo tudo é sofrido!
Noutros países (a maioria), trocam um velho por um novo. Não é assim que trabalhamos.
Claro que não, com um judiciário que nos custa dezenas de bilhões de reais juntamente com um congresso perdulário e demais mordomias dos altos cleros do funcionalismo público não há mesmo como ter grana para nada…
Por isso que além de não ter grana pra manutenção, tudo é caro em nosso país. Aqui carro paga dois, comida paga duas, salário o empresário paga dois e por aí vai.
Esqueceu de mencionar o cartão presidencial e as mamatas para amigos, filhos, sobrinhos etc
Qual deles? O ladrão de nove dedos?
Se fosse soh ele, ele ainda estaria na cadeia.
Seu Pr ja gastou mais que Dilma, Temer e Lula juntos ..
Da uma pesquisada ai se quiser te mando rss
Gastou no quê ,militante sindical?
Nas obras que a Jumanta e o Ladrão mor não terminaram no Brasil,mas com o dinheiro brasileiro concluiram em Cuba,Venezuela,Equador?
Bravo……
Se fosse em epocas anteriores eu até que te daría razão.
Se fosse em épocas anteriores? Então você acredita mesmo que a mamata acabou??? E o filhinho que queria ser embaixador? E os gastos milionários no cartão corporativo que não diminuíram???
Esqueceu da “amiga” do nove dedos que sempre viajava “escondidinha” as nossas custas.
Ainda viaja…às nossas custas, por incrivel que possa parecer…
Não apenas viaja para a Europa pra falar mal do país como o molusco fez recentemente mas tem direito a dois carros oficiais com motorista e combustível, oito servidores com salários de 2,7 a 13,6k e outras regalias. Só para quantificar, em 2019, a poste que diz ter sofrido gópi, gastou 488 mil reais em viagens segundo a matéria da Gazeta do Povo em fevereiro de 2020.
Adoro qdo colocam todos o funcionários públicos no mesmo balaio. Não sabia q professor, ganhando 3 ou 4 salários mínimos, fazia parte da mamata! Uma hr dessas vão dizer q tenho cartão corporativo com gastos sob sigilo de 100 anos!
Sentados em cima de uma montanha de recursos maior do que a maioria dos povos possui, estagnados, uma população, um largo grupamento humano que se auto-denomina ‘brazileru’, definha, apodrece..
Vou fazer um quadro desse teu post!
Interceptar aviões ilícitos é muito melhor com um helicóptero como esse…Ainda mais se o mesmo já levar a equipe de abordagem junto…Estão tirando aos poucos as defesas da Amazônia…Primeiro foi um esquadrão do F-5 e agora, o esquadrão de helicópteros de ataque…É muito sério esta lacuna na Amazônia! Cada dia mais defasada a nossa defesa na Amazônia!….
Jesus !
Eles demoram a mostrar a cara, mas quando mostra .
Se esqueceu de falar dos aumentos de salário de militares de alta patente, alimentação especial, gasto de milhões no cartão corporativo do Planalto etc etc etc
Com 12 anos de uso?! Não mesmo. Essa decisão não é de se espantar, mas com certeza não é por causa disso.
Grande inspeção não tem nada a ver c 12 anos, ou 30 anos. Qto tempo vc trabalha c manutenção de aeronaves?
Falando nisso, a IAS de Minas Gerais não era capaz de fazer boa parte das manutenções do Sabre?
Era e é, tanque que os planos da empresa prevê a fabricação de um motor aeronáutico nacional.
Mas com a FAB tudo é sobrenatural.
Alguma as acho que FAB deveria ser Fui na América Brother rsrs.
Estranho, a maioria dos paises que costumam usar equipamento russo não trocam um velho por um novo fácil assim não, na verdade alguns tem esses equipamentos desde o tempo da urss e conseguem manter em funcionamento, …mas como comentado pelo Mauro tudo aqui é tão difícil…
As forças tem por tradição esticar a vida útil dos seus equipamentos veja o F5 é assim que trabalham.
Tem especialista de site que frequenta as bases da FAB que está passando por mentiroso.
Se não tirarem pecinha pra vender, este helicóptero estará de volta em 2 anos.
Não são três ou seis são 12 aeronaves em que o artigo que só tem elogios, que por alegação de entubação estão sendo encostados, quem está entubando? A Otan?
Mas Coronel, 12 anos é velho? E outra, duvido que os helis trocados nesses países que vc citou tinham apenas 12 anos… Duvido!
Quem falou em idade? Disse q o preço da revisão ficou INVIÁVEL. E outra: o motor ucraniano não tem overhaull. Venceu joga fora e põe um novo.
Кто тебе это сказал? Ты сам придумал это! Спросите своих соседей из Перу, которые летают на Ми-25, которые все еще были доставлены Советским Союзом в 80-х годах прошлого века, вертолеты постоянно проходят ремонт и верно служат стране. Так что держите эти сказочные истории при себе!
Quais países conseguem dar essa manutenção? Que eu saiba só a Rússia. Ou manda pra lá e paga o que eles querem, ou não faz. Se tentar fazer, esbarra no mesmo problema que a FAB esbarrou, o altíssimo custo e a reclamação dos russos.
60 países conseguem. Alguns deles ricos como a Ruanda, Eritréia e Etiópia. O que está a acontecer é simplesmente vergonhoso. Enquanto há o soldo dos militares brasileiros e suas carreiras confortáveis sem paralelos no mundo, não há dinheiro para manutenção.
Soldo dos militares brasileiros sem paralelo no mundo??
Sem desmerecer qualquer outra carreira, seja ela civil ou militar, mas enquanto um Capitão aviador(que conduz uma máquina de milhões) tem proventos similares a um técnico judiciário, um General de Brigada (Que tem a seu comando e responsabilidade efetivos superiores a 2.00 homens) com proventos inferiores a um delegado, um Capitão de Mar e Guerra com proventos inferiores a um PRF, não creio que seja o caso colocar a culpa de falta de verbas no soldo dos militares…apenas acho
Ah, esses países pagam essas manutenções a preço de diamante, estilo “carros da FORD”? Então está explicado o porquê da população passar fome daquele jeito, precisando de ajuda da ONU, para jogar comida de avião.
Países em guerra civil ou em luta contra insurgentes que NECESSITAM dessas aeronaves, custe elas o que custar. Já aqui, qual a necessidade da FAB dessa aeronave mesmo? Esqueceu que ela foi entubada ou não sabia disso mesmo?
Quantas desculpas tem na caixinha aí? Haja pano pra passar. O trouxa do contribuinte que trabalha pra custear decisões que são tomadas sem a mínima satisfação para os pagadores de impostos. E o mesmo trouxa pagador de impostos fica na internet inventando justificativas que a FAB não dá. Haja paciência
Exatamente Felipe, se criou uma nova função na Internet, de “passar pano” ou defender ações das forças amadas sem sentido ou devida explicações!! Aposenta helicópteros de ataque com apenas 12 anos de uso (países africanos conseguem manter, mas no Brasil não), os 125 milhões de dólares gastos na participação do desenvolvimento do míssil A-DARTE e depois que o míssil homologado se abandonar e compra outro, em valores astronômicos para modernizar 14 aeronaves AMX que seram aposentadas Aida neste século e muito mais absurdos!!!!!!!!
E aposto que no Congresso nao havera um questionamento sequer sobre essa decisao.
O dinheirinho do contribuinte pinga todo mes, nunca vai faltar.
Não pinga, não. O dinheiro jorra. Imagina a Foz Do Iguaçu, é uma alegoria melhor..
Isso é apenas uma desculpa pra não dizer que foi por pressão americana .
Concordo.
Então porque é caro simplesmente desativa um meio para o qual não há nada comparável?
Olha quando a gente pensa que não tem como piorar…
Não é só caro. É caríssimo. A gente não sabe nem de quais cifras estamos falando aqui. E outra, tem o custo x benefício. Todos sabemos que a FAB não queria essas aeronaves. Você sabe qual é exatamente a missão delas? A FAB teve que inventar um doutrina única no mundo para justificar a sua operação, interceptar aviões de narcotráfico usando helicópteros de ataque poderosos como esses. Agora junta isso a dificuldade imposta de Rússia para a manutenção (o que deve ter encarecido bem mais a brincadeira) e ao fato da FAB estar buscando recursos – lê-se juntando os trocados… Read more »
Concordo, se for pra gerar economia de recursos e quem sabe lucrar com a venda deles tá ótimo. Estes helicópteros foram enfiados goela a baixo.
Se você não sabe das cifras então porque diabos afirma que é caríssimo?
E quem disse que fazem? Acha que uma Etiópia ou Angola da vida fazem mesmo alguma grande revisão?
Talvez não grande revisão , mas uma Argélia e indonésia da vida, ainda mantém esse equipamento no inventário, aqui nos desfazemos deles, assim como de navios de guerra, alegando falta de verbas. Os quase 300 hotéis de trânsito são mantidos só pela graça do espírito santo?
Tenho a convicção de que essa informação é para dar um choque de realidade nos russos, na tentativa de baixar os custos dessas revisões, e não pegaria bem para eles no mercado, um histórica de informação de clientes aposentando equipamentos “semi-novos” por altos custos de manutenção, isso queimaria muito o filme nesse segmento de competitivo.
Uma boa opção seria vender esses meios para outro país com alinhamento
politico com os russos, são muito poucas horas de voo.
O Lula deveria ter financiado essa compra em acordo para outro país, pois esses meios foram empurrados para a FAB.
Abs
Brasil né!
Se não tiver a benção de nossos senhores feudais, nada sai daqui.
Capacidades temos, só não temos vontade e coragem para isso !
Isso é ladainha é óbvio que foi por pressão doa EUA ..
Uma hora culpa dos americanos porque tem brasileiro que paga pau para americano outra hora culpa dos russos porque tem brasileiro que paga pau pro russo rsrsrs
Aproveitar o momento e vamos ganhar dinheiro… Melhor alocar essa Grana pra mais Gripen e redistribuir os A-29 ou alocar pra comprar Blackhawk Artilhado. Assim como Países europeus vendem ativos com muita vida útil, tem sempre alguém querendo refugo.
Nome disso é Gestão !
Seria melhor se juntar ao EB no programa de helicóptero de ataque.
Aviação de asa rotativa de ataque tem que ser do Exército.
Pra que? A FAB não precisa desses helicópteros, nem nunca precisou. Ah, vão dizer que teve um escolha e uma demanda da FAB lá em 2006 e 2007. Bem, esse programa foi muito rápido para os padrões das FFAA brasileiras e o escolhido foi o aparelho russo. Um processo bem fora da curva, considetando o histórico em processos desse tipo. Houve uma ordem de cima, bem de cima, para que achassem um motivo e uma utilização para esse helicóptero? Não afirmo que houve, mas não duvido. Esse aparelho é feito para missões de Exército, não de Força Aérea. E uma… Read more »
Flanker, a maioria aqui simplesmente NÃO QUER ENTENDER! “Vamos descer o cacete nesses fabianos incompetententes!”
Sério ??⁉️ Nem vendendo todas as aeronaves, irá dar para comprar um número satisfatório de Gripen…
Não, mas os recursos que deixam de ser gastos nisso podem servir para manter a operação de mais aeronaves no futuro
Ai irá deixar a região amazônica desfalcada amigo?!
E esses helicópteros faziam o que pela Amazônia mesmo? Você sabe qual era a doutrina da FAB? Sabia que eles estavam fazendo exatamente o mesmo trabalho dos A-29?
Desfalcada porquê? Tiraram os Super Tucanos também? Áh tá,só pra saber. É cada uma!
Mais se livrando desse abacaxi já ajuda nos projetos que realmente interessa para a FAB
A coisa tá feia. Tem q economizar p comprar caças, economizar p alimentar salário e manter o caviar
O nome disso pode ser qualquer coisa. Mas não é gestão. Já não chega de ficar aliviando para a FAB? Só nos últimos meses tomaram 3 decisões dessa natureza. Tentaram cortar o KC390 pela metade. Só não conseguiram pq a Embraer bateu o pé. Os 108 Gripens planejados viraram 66. E agora vai se desfazer de um helicóptero novo? Você chama isso de gestão? Se fosse só a redução dos projetos, péssimo mas menos péssimo. Mas se é pra fazer isso, pq gastar uma grana imensa com o tal TOT do Gripen? Pq gastar uma grana imensa com o desenvolvimento… Read more »
Essa grana vai virar salario.. É o que sempre acontece
rsrsrs você não entende nada de Lei, orçamento e despesas obrigatorias. Sugiro votar em um liberal nas proximas eleições porque se você votar em um governo de esquerda só vai piorar.
Sua energia em ideias para alocacao de verba seriam mais util se usada para a reducao do tamanho da FAB e melhor uso do orcamento. Hoje FAB e’ igual a qualquer estatal que so’ drena dinheiro de contribuinte e todas as suas acoes nao possuem consequencias.
MInha tese da viagem com timming maluco do presidente para a Russia seria negociar essa revisão.
.
Ecoaria sobre o teor militar, apesar do péssimo timming.
.
Bom. 12 anos bem voados. Se voaram as 8mil horas.
.
Precisamos de uma aeronave de ataque e aparentemente o norte é nossa geografia onde mais necessita.
.
Obrigado pelas pontuações com conhecimento Nery.
Mandar um PR negociar a revião de 12 helis é coisa de Bolívia..
Chama aquele troço de presidente? Eu chamo de palhaço, sindicalista barato e que não trabalha. 4 anos e não se tira nada que se aproveite.
Alô GSI estou aqui, venham me pegar!
Salvou o Brasil nessa pandemia, se fosse o governo do Nine estaríamos na bancarrota, devendo até as calças, com esse que vc chama de palhaço, a economia sobreviveu à pandemia.
Salvou sim…um dos países onde mais pessoas morreram no mundo (incluindo meu amado pai)…esse boçal não serve nem pra síndico de prédio do jeito que adora empurrar responsabilidades com a barriga…
Quanta bobagem, como tem viúvas aqui. Vão prum chat político encher o saco, aqui o assunto é outro. Por favor.
Que mais morrem porque é um dos mais populosos e Esq. bloqueou remédios. O número relativo de mortos está em linha com outros países que arrocharam muito mais nas “recomendações” furadas, inclusive a Argentina, “que tem presidente”.
hahaahahahahh que comédia!!
Você acredita mesmo nessa besteirada? Vão usar a justificativa do PT e do Lula até quando?
Salvou mesmo ! Deus está vendo…Se não fosse o STF que deu autonomia aos governadores para agirem enquanto o asno boçal negacionista estava dando de ombros e até mesmo deixando de reservar e adquirir lotes de vacinas ofertadas, estaria o cenário uma beleza…
Dependesse do ogro presidencial,ele não compraria nem OUROVAC para o eleitorado dele…
“Salvou o Brasil nessa pandemia”
Cara,vc tem noção da barbaridade,da idiotice,da canalhice que vc está afirmando???
Ou vc é brincalhão ou muito burro pra acreditar nisso!
Pena que o meu comentário ficou preso…
Mas o que vc gosta tem todas estas características e ainda gosta de levar tudo na mão grande.
Presidente trabalha com fábrica de fumacê, né.
.
Disse que ia pra Rússia dia desses… FAZER o que nesse contexto belicoso com a Ucrania?
.
Tá criando mais um factóide para sua eterna postura pré-eleição.
.
Normalmente tem um quê verdadeiro, minha tese é estes Helicópteros.
.
Quer posar de importante – como sempre faz – e normalmente usa-se de péssimo expediente enquanto presidente.
.
Pra mim tá no roteiro recorrente do Ancapitão.
Vai lá tratar de assuntos comerciais relevantes para o Brasil…
A Rússia, não tem só armas para exportação.
Petroleo, não vai ser. Minério, pode até ser. Carne e produtos agricolas/pesticidas – há produtos e demandas; Carros – com a economia indo pro vinagre, dificil; – SE relevante é do agropop. – MAS ele falou sobre algo de defesa. . Su-57 – não faz sentido. Carros de Guerra – não faz sentido Navios – não faz sentido; ESTE helicoptero, faz sentido sentido; . Aliança militar, é total alopração. Como aliado extra OTAN…. é um tiro no pé – na verdade, pelo histórico de caos de bolsonaro, faz até sentido. . Apoio russo em inteligência em fake news tal qual… Read more »
O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy esteve no Brasil vendendo caças Rafale, submarinos, etc…
Pós-venda russo sendo pós-venda russo…
Voce ja negociou com os russos?????
Não sou o Cel Nery, mas vale a observação..
Com russo não, mas com vocês franceses já…e são um baita pé no saco.
Correto. É válido a observação do Cel Nery.
É tão valida com os russos como para o francese, ou outro qualquer.
Ou seja fazer negócio por alinhamento ideológico político é uma merda.
Velho…eu n sou militar, mas ja trabalhei em multinacionais…
E trabalhar com francês é triste…
Eu já, com russos e voces. Prefiro eles.
ih, ala os baba ovo de russo kkkkkkk
Caro Jadson: já negociei com vários outros europeus, japoneses e americanos, todos melhores que eles e os russos…
O esquadrão vai ser extinto ou vão substituir os MI 35 por outro?
Vão, vão criar mais um belo projeto de adquirir mil aeronaves com TOT. E aí depois vão reduzir pra 5.
Vão reduzir pra 5 mas sem diminuir os custos, pelo contrário… já deve ter acabado a grana que receberam com esses heli e já tão planejando o próximo golpe no contribuinte!!!!
A velha e boa “histórinha” de TOT para negociar compras extremamente altas e depois produzir meia dúzia!! Só não ver quem não quer!
Será que é esse o motivo que leva o Brasil não comprar as baterias antiaérea dos russos?
Acredito que não. Havia um pequeno descompasso doutrinário entre FAB e EB pra definir o sistema. A FAB privilegia a defesa de ponto, enquanto o EB necessita de defesa de coluna em movimento.
Lamentável, muito. Inovou na FAB, criando doutrina que agora vai por água abaixo se não abrir o olho. Conversei à época com um piloto do esquadrão. Relatou que era um “cavalo”. Enquanto o Black faltava motor pra VME, o Sabre dava à 90%, e pedia mais. Armamento bem preciso. Negócio é substituir pra não deixar a doutrina esfriar.
ST no lugar com certeza.
valeu a explicação!
E, como alguns já sabem, estes helicópteros vieram para o Brasil com o propósito de equilibrar a balança comercial entre Rússia-Brasil, os russos “empurraram” estes helicópteros para continuar comprando do nosso país. É sim um bom helicóptero (entre os aparelhos russos, é o meu favorito), mas para a missão que ele desempenhava na FAB, temos a melhor aeronave do mundo e nacional!
Coronel
Tirando um pouco o foco do AH-2 Sabre e focando do Esquadrão Poti e na Base Aérea de Porto Velho que ficará sem operar aeronaves em uma área sensível de grande atividade ilícita de fronteira, acho correto a FAB desativar as aeronaves, mas é incoerente não mostrar um plano para substitui-las, na minha opinião deveria transformar o esquadrão em asas fixas e equipa-lo com super-tucanos, há rumores que esse esquadrão também será desativado, está cada vez mais notável que a Fab precisa “fazer mais, com menos” e estão aceitando isso.
O 2°/8° vai operar o H-60. O 2°/3° continuará lá em PV cumprindo a sua missão, como sempre fez, desde 1995 (eu fundei o Esquadrão).
Você, e outros da aeronáutica, assim como do exército, são sabotadores de materiais russos. Só querem americanos, “porque não podemos ficar na mão dos vermelhos”. Mas ficar na mão dos americanos, podemos, não é? Diziam que os russos tinham pós-venda ruim, o que é ruim é a sabotagem de vocês. Quem perde não são os russos, pois eles têm para quem vender – só para citar um cliente importante dos russos: a Índia. Quem perde, efetivamente, é o Brasil.
Putz! Descobriu que eu sou sabotador! E na reserva desde 2010! Snowden te contou? Fumou o que, amigo? Cocô de cavalo?
Queria dizer pra você que para os russos existem uma diferença muito grande entre um cliente grande, que compra centenas de equipamentos seus e com grandes programas de transferência de tecnologia e um cliente qualquer que comprou apenas algumas unidades de uma arma e pronto. Eu preciso mesmo dizer pra você que não existe nenhum paralelo entre o Brasil e a India nesse quesito???? Você é tão burro assim ou tá só tentando fazer graça?
Pelo menos uma explicação lógica
Desculpe, mas até aonde eu sei, os russos estão loucos para vender equipamentos para o Brasil. O problema é o velho “jeitinho americano”.
Coronel, não tem como fazer engenharia reversa nele e adquirir a capacidade de manutenir e até construir aqui?
Grato pela resposta.
Coronel, não poderíamos realizar engenharia reversa para adquirirmos a capacidade de manutenir e até quem sabe fabricar por aqui?
Grato pela resposta.
Quem pode responder é a Helibrás…
esse é o verdadeiro motivo:: https://youtu.be/4KZEorS2-I4https://youtu.be/4KZEorS2-I4
Que pena é uma baita máquina!!
Primeiro retiraram os F5 da Amazônia, agora desativam os helicópteros de ataque que ainda tem boa vida útil.
Gostaria de entender….
Lê o que postei que você entende.
É mais do que isso é…tem que acabar com boa parte do oficialato e suas mordomias para sobrar grana pra defender a amazônia que vcs tanto falam…mas aí né, quando toca em vocês, sabem se fechar como corporativistas que sao e chupinzar o presidente pra conseguir ainda mais benesses e depois vir aqui se vitimizar…a culpa disso TAMBÉM É dos Srs…
Será q tem como contratar uma consultoria em administração p as forças? E os soldados serem guerreiros ou colocar pessoal de intendência como cmt
Acho melhor os médicos!
idem
Vamo revender e ganhar dinheiro ué… Melhor alocar essa Grana pra mais Gripen e redistribuir os A-29. Assim como Países europeus vendem ativos com muita vida útil. Tem sempre alguem querendo refugo.
Beto…. se não fizer a revisão não tem “vida útil” todos já sabia das reclamações quanto a assistência técnica Russa quando este aparelhos foram comprados…. deu no que deu!
Quem entuxou material soviético nas Forças Armadas foi o governo do apedeuta.
A sensação que tenho é que os comandantes aceitaram para fazer política junto dele e não dar aos que estão por detrás do dito cujo o argumento de que as FA são anti-Rússia, politizadas ou qualquer coisa nesse sentido.
Uma das taras da esquerda era, quando colocassem seu fantoche na presidência, humilhar as Forças Armadas com material soviético.
Não tenha dúvida que houve uma masturbação generalizada quando o molusco conseguiu socar o MI-35 na FAB.
Essa diarréia verbal de olavistas saiu sozinha ou precisou de ajuda.
Exatamente o que aconteceu, o cachaça e sua gang impuseram essa compra para as Forças Armadas, provavelmente alguém levou uma comissão gorda e agora o prejuízo fica para o tesouro, nada de novo no mundo left.
Com todo o respeito a ti e ao Cel. Nery, li teu comentário e DISCORDO. Os Mi-35 foram uma compra de OPORTUNIDADE, que se adequava à POLÍTICA internacional do país na época (inclusive DIVERSIFICANDO os tradicionais fornecedores de equipamentos MILITARES), que tinha um enorme (desproporcional) superávit na balança comercial com os russos e dotou a FAB de um vetor com uma capacidade de combate que NUNCA antes teve em termos de aeronaves de asas ROTATIVAS (e duvido que vá ter novamente tão cedo…). Por outro lado, as alegações de que a manutenção dos M-35 se tornará cara; que os russos… Read more »
Deve ter bola ai p detratar equipamentos
Russos
Quem
Fiscaliza as decisões dessa turma ?
Como falei em meu outro comentário, se forem 8000horas médias de voo por exemplar, em se tratando de helicopteros biturbinados, operando em ambiente climáticamente hostil, etc. entendo que já se encontram em final de vida útil e não há muito o que fazer a não ser gastar uma nota ferrada para manter em uso. Operacionalmente seria algo em torno de 60 horas de voo /mês, mais do que suficientes para manter uma atividade que inclui longos voos sobrevoando a selva amazônica, hegar em algum pelotão de fronteira e ainda ficar em alerta para interceptar avonetas de traficantes. Agora se forem… Read more »
ALELUIA! Já vão tarde!
Impressionante… um dos vetores mais novos da Força.
Talvez devêssemos voltar a ter esquilo adaptado com foguete de novo, é isso que merecemos.
Mas esses helis não estavam passando por manutenção na empresa IAS Fly Ahead próximo ao aeroporto de Confins com assistência da Rostec?
Já não estou entendendo mais nada. São aparelhos com relativamente novos para serem descartados. Me lembra a história dos Mirage III-EBR.
Também não entendi nada. Pra mim eles estavam em manutenção na IAS. Até ontem vi a life do Caiafa falando isso!
É realmente difícil entender, há pouco tempo atrás lembro de alguém elogiando a logística necessária para se manter o equipamento.
Detalhe, alguém da própria Força Aérea..
E agora essa noticia.. Aeronaves novas, com muitos anos pela frente (teoricamente..)
Enfim..
Sabotagem estava dando certo então tem q sabotar pois são equipamentos Russos. Militar BR nunca treinou na Rússia então não sabe se é bom se é ruim bom e babar ovo do q sabe e dos filmes dos mocinhos Ames
Acho que ainda não. Não houve acordo no preço da revisão.
Mas tem fotos dos helicópteros desmontados na IAS, coronel. O próprio diretor presidente da empresa falou disso e mostrou as fotos numa live.
Live com o diretor da IAS, de 4 meses atrás. https://youtu.be/gvvXy1yPl6M
Esqueçam amigos, a FAB dever ter colocado o Cel. Nery aqui para operações de contra inteligência (ou contra informações como no Brasil prefere chamar ).
Se é que existe isso aqui no Brasil né (inteligência e contra inteligência), porque entra ano sai ano e sempre cometem os mesmos erros !
Tem várias fotos da IAS com o helicóptero.
Não significa que se chegou a um acordo sobre o preço da revisão. Já pode ser parte do phase out. Eu acredito mais no EMGAP do que em “live de caboclo”.
As vezes os caboclos são bem mais informados dona os de dentro
Ah, sim. Com certeza! O EMGAP não sabe nada! Cafaia (esse é o nome?) é quem sabe tudo! Não li isso… Pior! Respondi uma sandice!
Aliás, amigo: sabe o que significa EMGAP?
EMGAP = Estado-Maior do COMGAP (Comando-Geral de Apoio), conforme definição do inciso II do art. 2º da Portaria COMGAP nº 44/EMGAP, de 17 de setembro 2015, e que aprova o “Regimento Interno do COMGAP”.
Opa! Um inteligente! E, por coincidência, era da minha turma e frequentava a minha casa casa. Agora é SEFA. Mas o Caiafa manja mais…
As Forças estão perdendo talentos…..
Isso não quer dizer muita coisa. Tem fotos de alguns A-1 e de alguns AF-1, na Embraer, que foram desmontados e revisados, receberam até pintura em prime, mas acabaram não sendo modernizados. Foram “abortados” por conta do custo, do valor da modernização. Muito provavelmente foi o mesmo que ocorreu com esses helicópteros.
Não quer dizer para você né? Para IAS, que teve de investir na criação do ferramental, no treinamento de pessoal e na expansão das estruturas físicas da empresa, com certeza diz muita coisa. E infelizmente chama-se prejuízo. Espero que estejam bem amparados com boas cláusulas de quebra contratual. Não tenho a menor pena da FAB, mas sim da empresa, que caiu no canto do cisne, e pelo visto se deu mal…
Ué,caiu no antigo golpe russo daparceria. O golpe está aí,cai quem quer.
Acredito que tenham sido desmontados para, inclusive, estabelecer critérios de substituição de componentes , avaliar as peças a serem trocadas, sequencias de testes etc. Quando o pessoal de suprimentos foi obter o preço dos sobressalentes necessários, aí a dura realidade se mostrou por inteiro. Já viram quanto custa uma mera tampa de porta malas de um Honda Civic? Imagina uma turbina de um Sabre. E os prazos de entrega? Canibalizar unidades para manter as outras é uma prática muito pouco eficaz e muito cara (voce desmontar um componente velho para montar em outro decrépito é muito mais caro do que… Read more »
Estas fotos tem 1 ano. Segundo a revista Força Aérea o contrato de manutenção havia sido assinando entre a IAS e a FAB em 2020 e previa a revisão geral das células, dos motores VK-2500, transmissão principal VR-24, e diversos outros componentes (MRO). Se ver as demais fotos da IAS, verá que esta aeronave da foto foi desmontada e os componentes acondicionados. Verá também que a IAS teve de desenvolver/construir o ferramental/suportes necessários para este desmonte e acondicionamento de componentes. Não parece parte do phase out e sim o início da revisão geral da célula. Talvez a revista esteja enganada… Read more »
Exatamente, as fotos são de mais de 1 ano atrás, inclusive se não me falha a memória (vou verificar) tem uma foto panorâmica onde aparece dois Mi-35 em manutenc na IAS
Exato Zorann, são fotos de 2 anos atrás. Acredito que o 8954 tenha sido desmontado e utilizado como fonte de sobressalentes reservas… Agora, como eu disse em outro comentário, imagine voce ter que usar um mero painel de fuselagem que tenha sido totalmente danificado por uma colisão com ave; nesse exemplo, é relativamente fácil substituir por uma peça fabricada aqui mesmo, desde que possamos fazer uma engenharia reversa. Agora se for uma peça do MGB ou uma pá de rotor só usando uma, por exemplo, do 8954…ou esperar algum tempo o fabricante enviar outro por um preço compatível e alguns… Read more »
Volta e meia nos debates aparece alguém dizendo que eles deveriam ser repassados ao EB, mas nunca vi nenhum jornalista perguntar aos comandantes deste se eles teriam interesse em operá-los.
Creio que o EB não quer.
O EB já tem uma “salada americana/francesa “ pra fazer manutenção.
Colocar mais helicópteros russos nesse rolo, vai exigir muito dos mecânicos do EB.
Tô falando q tem q contratar empresa de consultoria ADM
Nem a FAB tinha interesse de operá-los. Esses helis vieram de um acordo governo a governo, quando a Rússia começou a reclamar do déficit que tinham na balança comercial com o Brasil. Aí a dona doida aceitou a proposta de alguém da Rostec de comprar esses helis, que estavam estocados pois o cliente original tinha desistido de comprar
Corretíssimo.
Muito obrigado por corroborar a informação, coronel. Aliás, vi isso lá no canal do Roberto Caiafa.
Esses helicópteros foram comprados no segundo governo do Lula.
O pessoal fingi nao entender isso ate hoje. Eh a mesma galerinha que sonha em ver T90 no EB e Sukhoi na FAB.
Nao vai rolar pessoal, acordem.
Minha tristeza é saber que a FAB e demais Forças tinham um cheque em branco assinado para gastar na Rússia (reequilibrar balança comercial) e não fizeram o mínimo esforço em procurar o que queriam.
Já falei isso aqui, não é possível que não exista nada na Rússia que possa ser operado aqui sem esse tipo de problema.
Se permitiram ser entubados pelo que não queriam foi porque não foram pragmáticos e sentaram para escolher o que queriam.
Concordo. Se a negociação permitiu isso… Eu não sei.
Coronel, existe algum equipamento russo, que você admire pessoalmente? Pergunto como entusiasta, desconsiderando fatores políticos ou justificando que a FAB deveria adquiri-lo, puramente por admiração.
Vários! Acho a linha Sukhoy fantástica: SU-27, 30, 34, 35, 57. Os bombardeiros Tupolev. A escola de aerodinâmica russa é superior à norte americana. Os sistema anti aéreos. Há muito armamento bom. Só acho que, ainda, não aprenderam a dar suporte pós venda.
Muito obrigado pela resposta Cel. Muito legal ter a sua visão sobre o tema. E concordo contigo, pessoalmente admiro as capacidades e a beleza da linha Sukhoy, em especial o Su-30/35, e também “experimentos” curiosos, como o Su-47 Berkut. Também acho o Su-57 bastante bonito, assim como o F-22, e ainda não consigo gostar do visual do J-20 hahaha Abs!
Só espero que não seja por fato político, viu biroliro?
De repente nessa viagem pra Rússia ele já desenrola isso.
Alguma coisa boa vai vir de lá.
Só espero que não seja só pro agronegócio.
Boa tarde, espero que sim! Temos que obter o melhor possível para nós sem embarcar em indeologia!!!!
Abraços
Também espero, nesse caso o melhor para nós é que a Rússia compre ainda mais da gente e favoreça a balança comercial para o nosso lado, melhor ainda se fossem produtos de alto valor agregado, mas não dá pra sonhar demais também.