Eve eVTOL

São José dos Campos, 10 de fevereiro de 2022 — A Eve UAM, LLC (“Eve”), uma empresa da Embraer, formalizou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o processo para obtenção de um Certificado de Tipo para o projeto do eVTOL (do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing). Com isso, a Eve oficializa o compromisso perante a Agência de demonstrar cumprimento com os padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios para a certificação.

O eVTOL seguirá o processo de obtenção do Certificado de Tipo de aeronave classificada como “categoria normal”, considerando requisitos aplicáveis estabelecidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) n°23 e outros requisitos adicionais acordados com a ANAC. A Eve, com o apoio da ANAC, dará continuidade às interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras, formalizando em breve o processo de validação do Certificado de Tipo de acordo com a sua estratégia global de negócio.

“É um momento importante, que demonstra o compromisso da empresa em desbravar o futuro da mobilidade aérea urbana. O processo que se inicia tem como objetivo alcançar os melhores padrões de segurança, de forma a permitir o acesso do eVTOL ao mercado global. Do ponto de vista da regulação há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, disse Roberto Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC.

“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e ANAC em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana. Além de demonstrar o compromisso da Eve com o desenvolvimento do projeto, permite que, juntas, as instituições evoluam na definição dos requisitos e meios de cumprimento aplicáveis à certificação”, explica Luiz Felipe R. Valentini, Chief Technology Officer da Eve.

O eVTOL da Eve é uma aeronave de pouso e decolagem vertical totalmente elétrica com emprego de tecnologias disruptivas, que visa democratizar o acesso de passageiros ao novo modelo de transporte aéreo urbano. A aeronave, projetada com foco nos usuários, proporcionará um transporte confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono, e reforça o compromisso da empresa com o futuro da mobilidade aérea urbana de forma sustentável.

Modelo experimental do eVTOL da Eve

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com .

Sobre a Embraer

Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jadson S. Cabral

Excelente. Mal posso esperar para ver o protótipo voando por aí em certificação, coisa que deve acontecer… sei lá, em uns 2 ou 3 anos?

Marcos10

No artigo abaixo há a informação de que em 2026 serão entregues 75 aeronaves.
https://epbr.com.br/eve-da-embraer-ja-tem-17-mil-pedidos-para-carro-voador-os-evtols/

Marcos10

Como ainda não anunciaram a fabricação da primeira peça para o Eve, supondo que esteja próximo, um Roll Out estaria com uma janela em doze meses.

Rinaldo Nery

A Azul adquiriu, salvo melhor juízo, 200 eVTOL. Não me recordo o fabricante. Acho que é alemão.

Filipe Prestes

Da Lilium alemã. Achei um p*** rasteira da Azul na Embraer. Alegaram que o alcance do modelo da Lilium é (ligeiramente) maior.

Filipe Prestes

Será que haverá derivados dos eVTOL comerciais para militares? É factível mesmo supor que substituirão os helis para todas as missões?

Joli Le Chat

RBAC 23 significa que o evtol será certificado como um avião…

Eu estava imaginando que seria uma certificação em cima dos requisitos de helicópteros (RBAC 27).