A Força Aérea dos EUA publicou um RFI (Request for Information) para a substituição do Sistema de Alerta Aéreo e Controle E-3G (AWACS).

Espera-se que o contrato seja concedido no ano fiscal de 2023 e o vencedor deve produzir dois protótipos de aeronaves dentro de cinco anos da concessão.

O AWACS é um ativo de Comando e Controle (C2) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) de rápido desdobramento global e operação 24 horas por dia, em todas as situações climáticas.

O AWACS fornece Comando e Controle de Gerenciamento de Batalha (BMC2) para as Forças Aéreas de Combate com sistemas e pessoal aerotransportado para vigilância e alerta de teatro, bem como controle de forças de missão estratégica, tática e especial.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

Qual seria a possível plataforma além do E-7?

Hcosta

Com provas dadas, acho que nenhum.

rui mendes

Os A550 AWACS Israelitas são excelentes, tanto Singapura, como Itália compraram esses sistemas a Israel e Itália gostou tanto, que comprou 2 e agora vai comprar mais 4, 2 AWACS iguais aos que já tem, o E550 e 2 de guerra electrónica.
O AWACS da SAAB, igual aos que os EAU compraram e que os Suecos também já anunciaram ir comprar, são também excelentes.

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Bryan

Não sei, mas o 787 é um avião muito moderno, econômico e pouco ruidoso. Talvez não tenha a mesma autonomia, apesar de ser uma plataforma sensacional. Não obstante, eles podem optar pelo 777.

Jadson S. Cabral

787 e 777??? Plataformas exageradamente grandes e caras para a função. É difícil pensar em qualquer versão militar dessas duas aeronaves

Wagner

O 777 é grande, o 787 é um pouco menor que ele, mas ainda assim bem maior que o 37. Caras e exageradas para a função? Se olhar pelo custo/beneficio talvez nao sejam. Ja eu consigo pensar em versoes militares dessas duas aeronaves sem me esforçar muito: um 777 meio que nos moldes de um MRTT ou tanker puro e um 787 AWACS. Obviamente tais desenvolvimentos dependem muito mais de politica que de qualquer outra coisa, alem do que muito se fez de errado no lento desenvolvimento do KC-46. Portanto nao passam de pura especulacao minha.

Flight_Falcon

Se a opção for por alguma aeronave americana, o que deve se confirmar, deverá ser baseado em um 767.

Wagner

O 787 é um dos avioes com a maior autonomia disponivel atualmente no mercado, com versoes futuras planejadas para um MTOW ampliado que colocarão o modelo entre as aeronaves com maior alcance ja construidas na historia da aviacao. Se a Boeing (e isso depende mais de politica que de tecnica) desenvolver versoes militarizadas, será um pareo duro.

Matheus

Lockheed pode se juntar a Airbus e fazer algo usando a plataforma do A320Neo. Ou até mesmo o A330. Mas acho que vão de E-7.

Mars

Na hora, eu pensei no 767 AWACS da JASDF. A plataforma é a mesma do KC-46 Pegasus, o B 767. Assim a USA poderia repetir a mesma modularidade que foi com o E-3G e o KC-135, que usavam a plataforma do B 707.

glasquis7

É, aí está o pulo do Gato.

O Chile poderá modernizar suas células com os remanescentes desta subtituição.

Jadson S. Cabral

Acho muito difícil. Agora, o estoque de peças e sobressalentes vai aumentar e o Chile talvez consiga operar seus E-3 por mais tempo por causa disso.
Se o Chile for modernizar suas aeronaves – e eu acho que vai – suponho que irão contratar alguma empresa americana ou israelense para instalar sistemas novos, não resto americano, que provavelmente eles nem venderiam pois muitos desses sistemas devem ser vetados. Lembrando que esses E-3 que os EUA operam são muito mais recentes e modernos que os adquiridos pelo Chile.

glasquis7

Não, com a desativação das celulas americanas, sobrarão no mercado as consoles, radares e sistemas desses AWACs que o Chile poderá negociar com EEUU.

Normalmente seria uma empresa americana pra fazer a conversão mas, seria nas oficinas de ENAER.

Lembrando que esses E-3 que os EUA operam são muito mais recentes e modernos que os adquiridos pelo Chile.”

Justamente ´por isso. Esses estão modernizados e serão desativados. As modernizações deles podem ser transferidas aos Chilenos.

Jose Dasilva

Será que os malvadus americanus vão vender tecnologia de ponta assim? Mesmo sendo ultrapassada para eles? Tenho dúvidas.

glasquis7

Os Malvadvz Americavs tratam muito bem o Chile. Acho que pode sobrar alguma coisinha pra nos sim.
.

Alfredo Araujo

Tem q combinar com a esquerdalha q assumiu o governo por lá.
O congresso americano deve estar com os dois pés atrás com esse povo.

glasquis7

Tem que combinar com a tua assessoria de informação pois o atual governo do Chile é de direita. O Novo só assume em Março e não será o primeiro governo socialista do Chile. Com este, depois da queda do governo militar será o quarto governo de esquerda e curiosamente os F 16 foram comprados durante esses governos.

Gabriel

Antes ou depois das Forças Armadas chilenas serem transformadas em Forças Políciais?

rsrs

É mais provável transformar os E-3 “ingleses” em cargueiros, do que moderniza-los para o padrão “americano”.

Aceita logo, que vai doer menos.

glasquis7

“É mais provável transformar os E-3 “ingleses” em cargueiros, do que moderniza-los para o padrão “americano”.” Talvez vc esteja certo mas, o seu comentário “Antes ou depois das Forças Armadas chilenas serem transformadas em Forças Políciais?” deixa em evidência o baixo nível de informação que tem então, acredito que pouco ou nada do que vc postar sobre o assunto possa ter alguma relevância. A não ser, a sua “torcida contra”. “Aceita logo, que vai doer menos.” Não doe. O que deve doer é ver tua força militar ser constantemente comparada e questionada, com uma que tem um orçamento 10 vezes… Read more »

Gabriel

Sentiu o “golpe”…kkk

Você deve ficar magoado com teu povo e teus políticos e não com minha piadinha, que você sabe que tem fundamento, considerando a atual situação politica chilena.

Deveria sair da tua “Ilha da Imaginação”, do papo de boteco, do “super trunfo” e ver as coisas como ela são.

Se antes os “milicos” já faziam “bicos” fora das Forças, imagina como vai ser agora, mas claro “são tudo profissional”.

glasquis 7

“Você deve ficar magoado com teu povo e teus políticos e não com minha piadinha, que você sabe que tem fundamento, considerando a atual situação politica chilena.” Justamente por isso. Conheço a política do Chile e sempre foi assim, inclusive quando Pinochet estava no poder. Época em que as FAs do Chile estiveram pior armadas do que nunca. “Se antes os “milicos” já faziam “bicos” fora das Forças, imagina como vai ser agora, mas claro “são tudo profissional”. Por sorte são mesmo. “Deveria sair da tua “Ilha da Imaginação”, do papo de boteco, do “super trunfo” e ver as coisas… Read more »

Gabriel

Vou tentar ser bem objetivo.

Nossa diferença está fundamentalmente no tipo de conhecimento.

Enquanto você estava jogando “super trunfo chileno” com amigos, eu estava dentro do baralho.

A realidade vista de perto é bem diferente.

Mas você acredita no que quer acreditar: “tudo anda, navega, voa, atira, está manutenido e operando, com militares motivados e profissionais”.

glasquis7

“Mas você acredita no que quer acreditar: “tudo anda, navega, voa, atira, está manutenido e operando, com militares motivados e profissionais”.”

Acredito e vejo. Olha o que mostra a minha ilha da imaginação:

https://www.youtube.com/watch?v=5oA0NXs1suY

https://www.youtube.com/watch?v=dKpWLoJ5bGg&list=RDCMUCBqr4H4VYHYa1sF9AZYE3_Q&index=6

https://www.youtube.com/watch?v=3P7tJiMwrIs&list=RDCMUCBqr4H4VYHYa1sF9AZYE3_Q&index=8

https://www.zona-militar.com/2022/02/02/la-armada-de-chile-finalizo-el-primer-ejercicio-del-ano-2022/

Olha A minha ilha da imaginação já mobilizou o 75% das suas escoltas num único exercício este anos e 100% da sua frota de abastecedores de alta mar…

” “tudo anda, navega, voa, atira, está manutenido e operando, com militares motivados e profissionais”.”

Mesmo com a sua torcida contra.

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
glasquis7

“Enquanto você estava jogando “super trunfo chileno” com amigos, eu estava dentro do baralho.”

É vc deve ter sido o Jocker no baralho. Depois de tudo, toda corte tem seu bobo.

Bom jogo pra vc.

glasquis7

Vou tentar ser bem objetivo.”

Ah tá!

rui mendes

Pois são, esses são iguais aos Franceses, e tiveram todos os updates, ao contrário dos Ingleses, que não fizeram os 3 últimos updates, pois acordaram em substituídos por outros AWACS.

ZEUS

Há, há, há, há, há. É muita viajem na maionese… Em janeiro deste ano, um dos E-3 britânicos retirados passou por situação de emergência com pane no sistema auxiliar. Estas plataformas estão tão desgastadas que os britânicos decidiram retirá-los antes mesmo de receber as novas plataformas encomendadas, passando a contar com os também geriátricos E-3 da otan. Isto demonstra que estes três comprados pelo Chile, dos quais um servirá como doador de peças de reposição, não valem o custo de um remendo barato. Seria mesmo que costurar um pano velho numa calça rôta. E além do chile não ter grana… Read more »

Reinaldo Deprera

Os E-3 chilenos, velhos do jeito que são, certamente são bem melhores que os awacs russos e chineses. Concorda?

ZEUS

Fonte: minha mente de mickeynaldo depreda, que mesmo sem saber nada sobre as reais capacidades das plataformas de russia e china, foi programada para depreciar e caluniar.

glasquis7

Bom, quem está depreciando e caluniando aqui é vc.

ZEUS

Creio que voce está depreciando e caluniando os reais significados dos termos “caluniar” e “depreciar”, pois tudo que postei acima são fatos, ou prognósticos baseados em fatos.

O que você postou é um desejo de realização de uma fantasia pessoal.

Sugiro que se atenha à questão de a desativação das células estadunidenses ainda é algo muito distante de ocorrer.
Para além do curto prazo de sobrevida destes anciãos de bengalas que o Chile comprou.

glasquis 7

Acredite, ao preço que nos compramos esses “anciãos” e as capacidades que eles nos darão, nos deixaram bem acima dos nossos vizinhos fronteiriços e pra nos isso já e o suficiente. Depois de tudo, tem quem está precisando esticar a vida dos seus anciãos pra não ficar sem anciãos. E olha que esse tem 10 vezes mais grana que nos.

Meu pai me disse uma vez, que existe um tipo de alienado que consegue enxergar meus defeitos de longe mas, não consegue enxergar seu próprio umbigo.

Fazer o que né?

glasquis 7

Vai lá dar um salve na matéria dos sabres.

glasquis7

“Há, há, há, há, há. É muita viajem na maionese…” Vindo de vc, é mais do que um elogio. “Isto demonstra que estes três comprados pelo Chile…” Demonstra como, pode nos ensinar essa “demonstração”? Queria muito aprender o seu método de comprovação. “então são muito similares aos que os eua vão retirar, portanto não tem muito o que melhorar…” Lamento informar que os Americanos foram amplamente modernizados. Daí o meu comentário. “Em suma, o Chile está saindo de um chevette para dois opalas no osso. É um avanço em relação ao meio anterior, mas é velharia em todos os aspectos.”… Read more »

Alecssander

Não vale a pena perder tempo com o Zeus e Tonho da Lua. Acho até que são a mesma pessoa com o Zeus fazendo o papel de moderado e o Tonho da Lua de… ahahahaha nem vou falar. Mas, resumindo, não perca seu tempo com esses ai.
Obs: Se chutar as partes baixas do Putinho ou do Xi Jinping com toda certeza eles vão precisar air ao dentista.

glasquis7

Boa!

Rinaldo Nery

O que seria uma ” pane no sistema auxiliar”?

glasquis 7

Há, há, há, há, há. É muita viajem na maionese…”

Falando em viajar na maionese, vai lá dar um salve na matéria da desativação dos sabres.

Jadson S. Cabral

Engraçado que eu achei que o E-7A Wedgetail já tivesse engatilhado para ser o substituto natural. Vários países, incluindo a Austrália e o UK já compraram a máquina, mas os EUA não vão confiar no seu produto? Será que é muito pouco para eles? Será que tem algo melhor sendo oferecido nos EUA? Sei não, a Boeing vai fazer um lobby forte aí

Bruno Vinícius

Provavelmente vão de E-7 mesmo, mas acredito que são obrigados a abrir licitação.

Wagner

Talvez para o que a USAF necessite no futuro em termo de projeção de poder, capacidade operacional/reação rápida o E7 tenha perna curta. Quem sabe nao brota um triple seven por aí ou um 787? Alcance, espaço para instalar o que quiser dentro e producao astronomica de energia eletrica eles tem. Sao relativamente economicos, muito mais eficientes que aeronaves de projeto mais antigo (como o proprio 737) modernos e confiaveis.

Carlos Campos

E-7 é o caminho natural, mas o radar dele foi desenvolvido um tempo atrás talvez dê para fazer um radar ainda melhor com a tecnologia atual, além de que isso geraria mais gastos que vão para as empresas, que depois vão pagar a campanha dos políticos. bora ver como fica isso

kahllil

Ja era hora, ate a FAB( sem tirar mérito) já tem decorado as fraquezas do radar deste avião e ja explorou mais de uma vez em red flags

Last edited 2 anos atrás by kahllil
Rinaldo Nery

Quando foi isso? Explorou o que? Só participamos de DUAS Red Flag.

Eduardo

Provavemente sera o Boeing 737 conhecido com E 7 ja operados por australia e outris paises inclusive com o reino unido recebendo o seu em 2023. Uma plataforma ja em funcionamento e comprovada em uso.

Rogério Torre

So lembrando que já existe AWACS na plataforma 767 (Japão) que também é uma opção.

Rogério Torre

Talvez o E-7 tenha restrições quanto a alcance e quantidade de equipamentos para a atividade fim que podem ser instalados numa possível versão americana, assim como um projeto novo de plataforma exige a adaptação dos sistemas a ela, o que pode aumentar o custo gerado para a troca.

Last edited 2 anos atrás by Rogério Torre