São José dos Campos, SP, 9 de fevereiro de 2022 – A Embraer informa que chegou a um acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) em relação à discussão contratual da encomenda de aeronaves multimissão KC-390.

Assim, o número total de aeronaves a serem adquiridas pela FAB será reduzido de 28 para 22 unidades, com entregas previstas até 2034. A nova cadência de produção se adequa às condições orçamentárias da FAB ao mesmo tempo em que permite à Embraer um melhor planejamento de longo prazo junto aos seus fornecedores.

Os benefícios do programa KC-390 não se resumem apenas aos ganhos operacionais para todo o sistema de defesa nacional, mas representam também um importante incremento nas exportações de produtos de alto valor agregado, colaborando com a balança comercial do país – a aeronave já foi encomendada por Portugal e Hungria, duas nações que fazem parte da OTAN.

O KC-390 é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação aeromédica, busca e salvamento, capacidade de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo. Com inovações únicas em sua categoria, a aeronave tem sido empregada com sucesso em missões humanitárias da FAB tanto no Brasil, no combate à pandemia de Covid-19, quanto no exterior, em apoio a desastres no Líbano e no Haiti.

Com este acordo, a Embraer reforça seu papel de parceira estratégica da FAB no desenvolvimento e implantação de soluções e produtos tecnológicos de alto valor agregado.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Matheus

Menos pior, a FAB sabia que ia se ferrar numa ação judicial contra a Embraer. Depois dessa, eu sendo presidente da Embraer fechava essa divisão de defesa e focava só nos executivos e comerciais. Vamo vender e trabalhar com gente séria.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Luís Henrique

Comentario infeliz. O alto comando da FAB não é sério? A FAB pretendia ter mais de 120 caças, depois reduziram para 108 e agora reduziram para 66. Porque não são sérios ou porque o orçamento não é suficiente? O mesmo ocorreu com o KC-390, assinaram contrato para 28 unidades em 2014, de la para ca o sonho de Brasil putenfia acabou, apareceram uns 300 escândalos de corrupção, a Petrobras quase faliu, os políticos aprovaram o teto de gastos e o orçamento militar não decolou. A FAB decidiu reduzir de 28 para 14 à 18, pois precisa de pelo menos mais… Read more »

sergio

Em pensar qua a pouco menos de 20 anos entre caças e bombardeiros nos cegamos a ter quase 300 anidades.

Flanker

Como é que é???

Paulo

No fim das contas, ñ interesse se a FAB ñ consegue garantir que vai pagar o que contratou por que “ñ é séria” ou pq o Congresso ñ ajuda. Não consegue garantir que via pagar. Não é um cliente confiável. Se o seu comando ñ tem prestígio suficiente com a classe política para garantir um orçamento do seu principal projeto, então ñ prometa que vai cumprir o contrato. Não invente moda e compre de prateleira. E podem reclamar com o Exército que fez a cagada histórica de dar um golpe no Imperador e instalar essa porcaria de Repúbliqueta que temos… Read more »

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Orçamento militar tem sido um dos poucos preservados ultimamente. Além da notória desproporção entre meios e efetivos seguidamente mencionadas aqui por diversos contribuintes descontentes. Particularmente acho a FAB a FFAA que melhor administra seus recursos, mas, ainda assim, tem um efetivo muito maior que sua capacidade de combate e dissuasão atuais. Aliás, o ex-comandante TC Rossato, em entrevista reconheceu isso e, como disse, acho que a FAB está mais atenta a essa desproporção. As demais ainda não despertaram para o problema e mantêm efetivos enormes x meios envelhecidos e insuficientes.

Nilo

Ao longo de sua história a Embraer deve sua existência, ao apoio da FAB, era para ser uma decisão unilateral da FAB, mas ela tomou o caminho do acordo entre parte, tanto que a Embraer afirmou que a redução da encomenda foi acertada com cláusulas que minimizam efeitos sobre a companhia.
Persiste a parceria. Em um momento dificil da economia brasileira prevaleceu a prudência, o equilíbrio.

Nilson

Já havia contrato assinado, então não havia espaço para decisão unilateral da FAB. Deve ter sido utilizada a regra da lei de licitações que permite ao poder público alterar em até 25% o objeto contratado.

Nilo

Congratulações. Havia espaço para decisão em que permite a lei, mas preferiu o acordo a FAB foi além do que permite a lei em uma decisão unilateral por uma entidade pública a própria Embraer deixa claro. O que demonstra uma clara tendencia muito importante de manutenção de parceira, nos projetos atuais e futuros. Uma ruptura entre Embraer e FAB não traz vantagem para Embraer que perde uma fonte de aquisição de conhecimento, a FAB que perde um parceiro competente na produção de seus projetos e a sociedade como um todo.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Rafael Oliveira

Existe um contrato assinado entre as partes. Se a FAB tomasse uma decisão unilateral, a Embraer recorreria ao Judiciário e seria indenizada. Simples assim. O acordo foi menos pior para as partes.

Nilo

Quer brigar com a Embraer, quantos das entidades produtivas da indústria aeronautica tem essa pretensão?
E quantas desejam o caminho da parceria (nos bons ou dificeis momentos)? DESAER.
Me faz lembrar da  NOVAER e o turboélice B250.

EduardoSP

Não é simples não. Isso aí não é igual comprar batata no Ceasa. Tem muito mais coisa envolvida e exige visão de longo prazo de ambas as partes.

Felipe Morais

Decisão unilateral é? Como é isso? Tem contrato entre as partes não?

Unilateral só até 25% do contrato. É o que prevê a lei. Acima disso, só se a empresa der o ok.

leonidas

Ela deve sua existência ao regime militar. Hoje a FAB não é governo e sinceramente é ultrajante a ideia colocada pela Boeing e aceita pelo governo Brasileiro que a Embraer defesa possa significar algo. Oras todos sabemos que a Embraer hoje só alcançou este patamar após apostar no mercado civil. Claro que ela deve ao regime militar o programa Bandeirantes (sua criação propriamente dita) e o programa AMX cujo o aproveitamento do projeto propiciou a ela voos que a colocaram onde esta hoje. Mas o próprio programa AMX já deixa claro o modo CRIMINOSO como o setor de defesa é… Read more »

Antonio Cançado

O problema é que as forças gastam demais com custeio, de pessoal e com comida e bebida caras.
Como tudo que é estatal, incluidas aí as estatais, em grande parte as forças também são gigantescos cabides de emprego, e seus chefes têm mordomias incalculáveis.

Camargoer.

Cao Antonio. A fração do orçamento militar gasto com custeio é muito pequena, tanto que existem diversos problemas de manutenção de navios e baixa disponibilidade de aeronaves (dito pelo próprio comandante da FAB tempos atrás). Os gastos com pessoal é corresponde pela maior parte dos gastos. Os inativos (aposentadorias e pensões) correspondem à praticamente metade dos gastos com pessoal.

Saraiva

Que bom que não é. Teria sido uma bosta de decisão.

Wellington

Por isso vc não é presidente.

OSEIAS

Mas que vontade de passar vergonha garoto. Vocês escreve coisas sem saber nada sobre o assunto. Sabia que a FAB é dona do projeto e ele visava atender suas necessidades e que se ela quiser pode encerrar? Sabia que tudo foi pago pela FAB, Embraer é parceira? Cara, não passa vergonha não, e mais, a Embraer é o que é, porque o governo (FAB) passa para ela TOT do AMX e Gripen, assim ela desenvolve produtos civis de alta tecnologia. Ai vem você do alto de sua sabedoria infinita de bob esponja e ben10 escrever uma negocio desses. Volta para… Read more »

Nonato

Está na moda fazer críticas contundentes para ganhar likes…
Posando de entendido.
Msduro agradece sua colaboração.

Sincero Brasileiro da Silva

Vamos aguardar se da fato serão 22 aeronaves, porque corre o risco de diminuir ainda mais!

Fabrízio

FONTE: sua cabeça.

leonidas

Fonte?
A realidade amigo.
Gente ufanista é osso mesmo, fala quando foi que o governo comprou numero decente de meios?
Sempre uma quantidade abaixo do necessário e ainda com um chororô dos infernos.
Velho, é simplesmente inacreditável, os caras se recusam a aceitar a realidade, parece adolescentes … kkkkkkk

Fabrízio

Xavante, Tucano, Super tucano, F-5, Super Cougar, KC 390, só para começar.

O problema é que vc quer se igualar aos países que tem inimigos reais e quer brincar de Super Trunfo.

leonidas

Nossa cara! Sério mesmo? Países que tem real inimigo? O Brasil não tem inimigo não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkMano seu texto é uma piada. Quantos destes equipamentos nos temos e quantos seriam necessário? E olha que por hora só estou falando daquilo que compramos!!!! rs Tem a lista (enorme) daquilo que deveríamos ter desenvolvido ou comprado em parceria. E me vem um sábio feito vc com uma listinha muito da meia boca (mesmo para uma nação da américa central e ficar todo alegre… kkkkkkkk Gente como vc é fã de Neville Chamberlain, aquele cara que levou Churchill a frisar aquela frase maravilhosa para… Read more »

Wellington Kramer

Tem um monte de coisas que eu queria comprar, mas falta o dinheiro.

Fabrízio

Mais um estrategista de WAR!

Difícil, viu!

Tomcat4,3

Sua sinceridade está te cegando os entendimentos camarada!!!

Cleber

Sempre falei : diminui se o efetivo, mas não as encomendas .Mas estamos no Brasil …22 aeronaves e melhor do que 16 ,como se havia comentado .

Saraiva

Aham. Reduz o efetivo, embora um monte de concursado, toma um monte de processo e ao invés de economizar, gasta muito mais…

Camargoer.

Caro Saraiva. Para diminuir o efetivo é preciso reduzir a entrada de novos oficiais e reduzir o número de promoções. Com o tempo, irá ocorrer uma redução do tamanho do efetivo, quem sabe a uma taxa de 2~4% ao ano, o que poderia resultar em uma redução de até 1/3 do efetivo em poucos anos.

leonidas

Só acredito quando a vigésima segunda for entregue… rs

Maurício.

Olha só, a Embraer metendo pressão, a FAB tinha baixado para 15, com a pressão foi para 22.
Mas a Embraer está certa, dinheiro o Brasil tem, só não é bem gasto!

Vitor

Foi o famoso, meio a meio.

Wagner

Pessoal falando “nossa que noticia boa, viram só?”, “parabens para a FAB”, “agora sim, diminuiram de 28 para 22, bem melhor que o que tinha sido falado antes” e outras bizarrices, em 3, 2, 1…

Pedro Fullback

Verdade! 22 aeronaves é um número bastante pífio! Será que com 22 vão dar conta de adestrar a brigada paraquedista, prestar apoio as missões na antártica, ajudar em causas humanitários no Brasil e no exterior, apoiar as regiões mais distantes do Brasil e ainda cumprir os anseios da FAB? Pouco provável.

Flanker

Meu caro, a FAB teve, em toda sua história, um máximo de 23 cargueiros desse porte (ou semelhante), quando recebeu 10 C-130H vindos da Itália, que se somaram aos 6 C-130H, 2 KC-130H e 5 C-130E (estes 5 haviam acabado de ser modernizados, equiparando-se aos nodelo H). Entretanto, alguns poucos anos depois, esses 5 C-130E foram desativados, ficando a FAB com 18 C/KC-130H. Com o passar dos anos, eles também foram sendo desativados, estando hoje com 10 C-130M e 2 KC-130M. Some -se a eles, 5 KC-390 já entregues. Portanto, 22 KC-390 substituem todos os C/KC-130M, aumentam a frota e… Read more »

OSEIAS

Colega, o Brasil mudou e cresceu desde os anos 80, existe sim uma demanda bem maior para ser atendida pela FAB, projeção que ela mesma o fez. Mas isso não é culpa da FAB, mas do governo que não repassa o que deveria ser repassado para as três forças cumprirem seu papel constitucional.

Saraiva

O máximo que a FAB já teve foram 29 C130. A FAB vai receber 22 KC390, novos de fábrica, melhores, mais rápidos e capazes e o gênio chama de pífio…

OSEIAS

Mas vai receber isso em um prazo bem longo. Não terá isso de uma vez.

Adriano Luchiari

Da mesma forma como jamais operou 29 C/KC-130 simultaneamente. Com a vantagem a favor dos KC-390 serem novos, que implica em maior disponibilidade, além da maior velocidade e capacidade de carga, que também implica em maior número de missões.

Flanker

Só uma correção: a FAB recebeu um total de 29 C-130, mas com perdas em acidentes e desativações, o máximo de aeronaves que operaram ao mesmo tempo, e ainda assim por curto período, foram 23.

Welington S.

Ué? Se com pouco que temos, a FAB move mundos pra fazer cumprir a missão… com 22 aeronaves então.

Rinaldo Nery

Vai, sim. Pode ter certeza. Flanker está corretíssimo.

MAB

Pois é, o tal “pessoal” que largou na frente foi você !

Wagner

Creio que haja um lapso cognitivo aí.

Camargoer.

Olá. Lembrei da história do bode da sala. Eram 28 aeronaves. Daí a FAB reduz para 15. No fim acerta 22. Ou seja, a FAB reduziu 6 aeronaves no contrato, ou uma redução de 20%, mas agora parece que é uma boa noticia…

Wagner

Exatamente Camargoer.

Muito Humilde

O estrago está feito, o comandante já falou outro dia que a prioridade agora é apenas a FAB e não mais arrumar uma boquinha para a Embraer. Em vez de resolver à portas fechadas a diretoria quis jogar para a torcida e está aí o resultado.

Mars

Assim, praticamente voltamos a encomenda inicial de 28 aeronaves com o ”bônus” de mais uma( 22 para FAB, 5 para FAP e 2 para FAH).

Last edited 2 anos atrás by Mars
Neto

Pior é o sentimento de havendo novas encomendas de terceiros a FAB pode renegociar a compra;

Esperemos que na próxima legislatura se repense estrategicamente isso com ganho real para FAB e para Embraer.

Pedro Fullback

Tire a responsabilidade dos civis e da sociedade! Eu não vejo a sociedade pedindo a diminuição da verba para as forças armadas! O problema das forças armadas é que o dinheiro é muito mal administrado. A FAB tem um efetivo de mais de 77 mil sem nenhuma justificativa. Basta a FAB diminuir o seu efetivo que rapidinho aparece recursos! Lembrando que, por muitos anos, o Ministério da Defesa ocupa o quarto maior orçamento do Governo Federal.

Flanker

Só que esse “rapidinho” que você escreveu não é possível. É possível diminuir o efetivo? Claro. E acho que deve diminuir. Só que não é nada rápido.

Saraiva

Conta aí. Qual é o número “certo” de pessoas que a FAB deve ter? Explica pra nós em que estudo se baseou esse número e como o governo deve fazer para reduzir do atual e chegar no número que você criou. Ah, por gentileza, nós informa quanto vai ser economizado com isso por ano e o que poderemos comprar com essa verba. Por gentileza.

Camargoer.

Olá Saraiva. Eu já fiz a conta para a MB. Hoje ela tem cerca de 80 mil tropas. Considerando toda a frota atual (navios, submarinos, patrulhas), serviços de saúde, educação, pesquisa, considerando a manutenção, uma divisão de fuzileiros e o pessoal de apoio em terra, eu estimei que a MB poderia ter um efetivo de 50 mil. No caso da FAB, a defesa e controle de tráfego aéreo tem 25 mil servidores. Este número é o tamanho do sistema. Então o número que se deve pensar da FAB é o de 50 mil. A pergunta é, considerando o tamanho da… Read more »

Oráculo

50 mil homens pra exercer funções de Marinha de Guerra, Guarda Costeira, Guarda Fluvial, Fuzileiros Navais, Detran dos Mares, Fiscalização dos portos… Vai dar certo sim, pode confiar. A Argentina, que cortou tudo e mais um pouco das Forças Armadas e que tá numa pindaiba 10x pior que a nossa, tem 60 mil homens em forças navais, somando Marinha e a Prefectura Naval, que faz as vezes de Guarda Costeira e Captania dos Portos e rios deles. Isso com menos da metade da área navegável entre rios e mares que temos. Um dia pega o carro e vai pra Uruguaiana,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
andre

perfeito, muito especialista de internet, pensam que o mundo real é video game.

Rinaldo Nery

Muito bom!

Waldir

Concordo.. se fizer a conta de 10 mil pessoas a menos com salário de 4 mil/mês da 480 milhões de reais por ano.. 93 milhões de dólares/ano já da pra voltar para os 28 aviões até 2034 e deve sobrar
6 aviões x US$ 150 M / 12 anos = US$ 75 M por ano
Se os governos futuros ajudarem e o dólar voltar pra um patamar mais baixo a conta melhora bem

Marcelo Andrade

Agora faz essa conta com 5540 Câmaras de Vereadores, 27 Assembleias Legislativas, 513 Deputados e 81 Senadores!!! Você vai ver quem mais dá retorno a Sociedade sobre o que é investido!

Waldir

Concordo também.. mas um erro não justifica outro erro… Brasil tem muita gente pendurada.. o certo é enxugar o país todo.. tem muitos privilégios e poucas obrigações

andre

como se faria esta redução, qual seria o efetivo ideal, qual seria a economia, e o que se faria com esta economia. me explica como fazer isto, e de onde vc tirou este estudo.

Robsonmkt

Se a Embraer divulgou, suponho que seja após a FAB ter assinado um novo compromisso, visto que a menos de duas semanas o comendante da FAB tinha falado em apenas 14 – embora tenha salientado que para atender as necessidades da FAB e das demais forças seriam necessários mais de 28 aeronaves.
Agora cabe aos eficientes deptos. Comercial e de Marketing da Embraer tentarem melhorar a imagem de falta de comprometimento do país com o avião contrapondo a péssima notícia de antes com essa notícia apenas ruim.

Last edited 2 anos atrás by Robsonmkt
Grozelha Vitaminada Milani

22 KC/C-390, 2 MRTT 330 e faltam pra completar 6 C-17!

Com 6 C-17 fica completo e um upgrade seria mais 1 MRTT 330 pra fechar.

Sonhar um Deram Team de logística não custa nada!

Vai chover deslikes!

Duro ser Patriota e desejar uma Pátria bem armada.

Maurício.

Mas os militares querem mesmo uma pátria bem armada ou eles também gostam da mamata? Eles estariam dispostos a cortar na própria carna? Acho que não…
Grozelha, agora sim vai chover deslikes, fica vendo…?

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Grozelha Vitaminada Milani

Se o Presidente voa de 390 internamente, pra que precisa do AeroLula e a quantidade de aviões executivos da FAB-VIP?

Se for para o exterior usa o A330, ou freta como antigamente.

Usa o Embraer #1 ou #2 (190) para uso interno ou América do Sul e Central.

Last edited 2 anos atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Saraiva

Vocês adoram esses mantras né?

Militar agora, além de jurar dar a vida pela pátria, agora tem que fazer voto de pobreza. O próximo vai ser o de castidade né?

João Fernando

Tirando os coitados da roça que foram pra Europa, qdo militar brasuca morreu pela pátria?

Maurício.

É mantra ou é a constatação dos fatos?
A verdade dói né? ?

EduardoSP

Precisa fazer voto de pobreza não.
A discussão é reduzir o efetivo e fazer o pessoal da ativa trabalhar mais um pouco antes de aposentar.

Marcelo Andrade

Pois é, ninguém ataca o Judiciário e o Legislativo, o Executivo corta mas tem que mandar dinheiro para os outros Poderes, Democracia é algo maravilhoso mesmo!!!

Mars

6 C-17 seria muito difícil porque a produção da aeronave foi encerrada em 2015, se eu não estou enganado. O que seria possível e se os americanos estivessem dispostos a vender algum dos seus ou o britânicos devido a limitações financeiras optassem por vender alguns também. Eu ficaria com um número menor de 2 ou 3 aeronaves mas isso é um sonho que dificilmente vai acontecer.

Ramon

Acho que independentemente da ideologia das pessoas que frequentam esse site a grande maioria quer um Brasil forte, mas infelizmente as coisas aqui são mais difíceis, não da para fazer uma lista de compras igual como se fosse um supermercado, então certas coisas vão ficar só no sonho ou vão demorar muito para acontecerem, em vista do nivel elevado do dólar, as estruturas das FA’s e dos políticos, então eu pelo menos não espero nada de muito grande nos próximos anos.

Thom

Não se fábrica mais C-17. Brasil teve a oportunidade entre 2010-2013. Hoje só um avião russo que possa se comparar com um C-17. (penso eu).
MRTT. 2 ou 3 será o ideal. KC-390 e o Amazonas já fazem um excelente trabalho.

Grozelha Vitaminada Milani

Mas podemos comprar C-17 usados em ótimo estado e se aparecer uma boa oportunidade.

Temos muitos itens usados em todas as Forças Armadas que reformados ainda funcionam e funcionaram por muitos anos.

Grozelha Vitaminada Milani

Não podemos comprar é A400 da Airbus! Aí seria o fim da picadas pois são plataformas bem próximas e nada haver com a função e capacidade do C-17

Pedro Fullback

”Duro ser patriota” que patriota é esse que prefere cancelar a compra de 6 Kc-390 e fechar empregos aqui no Brasil para querer comprar 6 C-17 para sustentar emprego no EUA?

Thom

Ué. Que eu saiba não há um avião fabricado no Brasil com a capacidade do C-17?
Então não fecharia empregos, pois não há.
Se fosse por isso, o Brasil fechou empregos na Espanha com a compra do Amazonas.
Você questionou o C-17, mas e o MRTT que será modernizado na Europa. Também fecharia empregos no Brasil?

Pedro Fullback

Kc-390 e MRTT são aviões muito diferentes. Mas o Kc-390 e C-17 são parecidos, a única diferença é que o C-17 é de maior porte, logo, tem desempenho melhores. E a função da FAB é essa, dar prioridade a indústria nacional. Você prefere a plataforma R-99 baseada no Bombardier que voa mais e tem um melhor desempenho, ou você prefere a plataforma R-99 no Embraer que voa menos e tem menor desempenho, mas, encontra partida você tem um avião fabricado no Brasil?

Thom

Você se contradiz mesmo não querendo.
Embraer e o avião da Bombardier estão na mesma categoria, tanto que a FAB optou pela indústria brasileira no R-99.
No caso do C-17 com suas mais de 70 toneladas de carga não é parecido com o KC-390 e suas 23 toneladas, ou seja 3x vezes mais que o avião brasileiro.
Pra me são totalmente diferentes, por serem de categorias diferentes.
Se o Brasil precisar enviar uma enorme quantidade de equipamentos militares para outro continente. 3 KC-390 faz o que somente 1 C-17 faria.

Marco Venâncio

Amigo, querer dizer que um C-17 não deveria ser comprado (no qual concordo) porque o C-390 é parecido é igual dizer que não precisamos de A330 porque o E-195 E2 já existe.

Embora eles se “pareçam”, eles não executam a mesma missão. Tem uma boa diferença entre cargueiro estratégico e tático.

Flanker

C-17 e C-390 não competem. São de categorias diferentes. Comprando ou não comprando esses 6 C-17 não muda nada em relação aos C-390. Um único C-17 leva a carga de 3 C-390.

Grozelha Vitaminada Milani

C-17 a Embraer não fábrica. Ser patriota não tem nada haver com comprar armamentos mais caros e tecnologia atrasada porque são fabricadas no Brasil. O próprio KC/C-390 tem uma infinidade de itens importados. Seria ele então um transpatriota ou um neutro-patriota? Vá se informar seu Zé Ruela da Lacração. MRTT A330 são fabricados no Brasil? Roubarão quantos empregos as 2 unidades? Sim, assim como os A330 são usados, a ideia do C-17 seria ter usado. Porque não? Já compramos aviões usados, helicópteros usados, tanques de guerra usados, navios de guerra usados … E não podemos comprar C-17 usados porque??? A… Read more »

João Bosco

Pendenga resolvida…. por enquanto. A FAB escapa de um processo judicial e a Embraer não toma um senhor prejuizo.

João Fernando

Só falta um governo sério para fechar acordos de venda. Se isso não ocorrer, serão só os 28 e olhe lá. AMX olha isso e da risada

Marcos Cooper

AMX olha isso e da risada”
AMX,espera pelo Gripen! KKKKKK


Saraiva

Então tu tá e vai ficar na roça porque as projeções são pra manter o atual ou recolocar um que só teve seriedade na roubalheira.

Matheus Augusto

Bom pelo menos 22 é melhor que 15. Se fizerem as 22 mesmo já conseguem pelo menos substituir os Hércules.

Ramon

Que bom que conseguiram chegar em um consenso, 22 é bem melhor do que 15, já é um ganho para a logística das FA’s em vista que atualmente os KC-390ne os hercules restantes estão sendo muito requisitados por todo o país em vista das situações que que estão ocorrendo no país, espero que seja cumprido esse contrato.

Matheus Augusto

Agora esperar que a Fab tenha vergonha na cara e no futuro próximo faça outra compra de no mínimo mais 8 aeronaves.

Rinaldo Nery

Vergonha tem. Não tem orçamento pra isso. Aquele que o Congresso, lá atrás, disse que teria pros 28.

Matheus

Reduzir o efetivo e a pensão das dondocas ninguém quer, né? Mais de 70 mil homens uma Força que não voa 100 caças…

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Rinaldo Nery

Vote em congressistas que mudem a Lei de Efetivo e o salário dos pensionistas.

Marcelo Andrade

A FAB não cuida do Orçamento Federal! Estuda cara!! Usa a Internet para saber sãs coisas e não ficar repetindo o que lê e ouve ,papagaio!

Thiago

Tenho convicção que no próximo governo a Embraer recupera essas vendas para a FAB, que atualmente tem um comandante que prefere valorizar os produtos externos, como na recente compra de mísseis do consorcio europeu MBDA.

É impossível ter uma indústria nacional de defesa com um comandante antipatriótico.

Mas enfim: em janeiro ele sai, se Deus quiser.

Pedro Fullback

Amigão, ou é Lula ou Bolsonaro. Lembrando que o Kc-390 era pra estar maduro há muito tempo, mas infelizmente, o Governo petista atrasou as verbas e o projeto atrasou, e com isso, acabou perdendo vendas para o A400 Atlas.

Marcelo Andrade

Putz!! A400 não é competidor do KC390!!!

pampapoker

Só uma pergunta, que tipo de armamento AAM o Brasil fábrica?

Marcos Cooper

Boa,Pampapoker! Responde aí Thiago.

Grozelha Vitaminada Milani

Estilinguer

Flanker

Qual o míssil brasileiro se aproxima do míssil comprado da MBDA?? Nem existe esse míssil brasileiro.

Marco

Amigo o Ten.Brig Baptista Jr. “nasceu” dentro da FAB. Seu pai também foi comandante da FAB. Não creio que ele seja antipatriótico.
Quais produtos podemos valorizar aqui no Brasil? De 1985 para cá TODOS os Governos se preocuparam mais com revanchismo contra os militares do que com a defesa nacional. Como resultado temos hoje uma indústria de defesa pífia. A própria Embraer se não tivesse sido privatizada já teria sucumbido ou no máximo seria uma fabricante de avionetas.

Last edited 2 anos atrás by Marco
Welington S.

Sai, sai sim. Confia.

Thiago A.

Só para deixar claro .

Não sou eu ! Quero distância desses comentários bisonhos.
Mísseis do consórcio europeu MBDA ? O METEOR, um dos melhores se não o míssil ar-ar da atualidade em operação? Não existe nada produzido por nós ou em cooperação que se assemelha, nem minimamente.

Rinaldo Nery

Vou te dizer, pro teu infortúnio, que ele será ministro!

Marcelo Andrade

Sim, vai entrar um condenado no lugar!! Aleluia dirão certos países latinos americanos!!

LucianoSR71

Nas discussões já se tinha falado em redução de 20% do pedido prevista na Lei de Licitações Públicas, como não dá pra cortar 5,6 unidades cortaram 6 do total original.

Felipe Morais

A lei permite reduzir, de forma unilateral, até 25%. Ou seja, a FAB poderia suprimir 07 aeronaves do contrato, ficando com 21.

Com a negociação realizada, a redução foi menor que o limite da lei, ficando em 22 aeronaves.

Ricardo Rosa Firmino

Desde o início desse projeto, tinha esperança que venderia bem, mas não sei não, o tempo tá passando e a vendas ficam na mesma, até diminui ( FAB). Acho que se continuar assim, teremos um problema de logística e manutenção num tempo não muito distante..

Saraiva

Não teremos não. Primeiro porque o mercado ainda está observando os primeiros que entraram em servico e segundo porque a Embraer usou o máximo que pode de componentes off the shelf.

Ricardo Rosa Firmino

Tá observando faz tempo heim?? Off the shelf é o pneu, o motor, telas, computadores, a luzinha da cabine…..vai produzir uma peça que não seja of.. aí vamos ver o custo disso.

Só lembrando: ” os parceiros ” que ajudaram a desenvolver o avião, quem comprou mesmo???

Welington S.

Meu Deus…

Gabriel

Me parece uma boa notícia.

Chegaram a um “meio termo”, bom para a FAB e para a Embraer.

Pergunta a quem efetivamente conhece o assunto: a FAB chegou a operar, ao mesmo tempo, 22 C-130? eu “chutaria” que a quantidade máxima foi em torno de uns 15.

Ou seja, partido dessa hipótese, 22 KC-390 serão um acréscimo, quando comparados a qualquer outro momento da história mais recente.

Se for considerar que são aeronaves novas em “estado da arte”, o acréscimo é maior ainda.

Flanker

Eu postei um comentário mais acima sobre a tua pergunta. Foram 23 C-130, Mas por um tempo bem curto.

Saraiva

Ao mesmo tempo não sei informar mas o total foram 29.

Talisson

Concordo. Quantidade maior que os Hercules, novas, melhores e nacionais. Vejo como um grande salto.
Se não me engano ficaremos com 21 KC390 por termos perdido 1.

Last edited 2 anos atrás by Talisson
Flanker

A encomenda inicial eram 28 mais os 2 protótipos. Agora foi reduzida para 22 (a partir da encomenda de 28).
O protótipo perdido foi o primeiro – PT-ZNF, restando o segundo – PT-ZNJ.
A FAB contratou o desenvolvimento do programa por 2 bilhões de dólares, o que inclui os protótipos.
Então, serão 22 aeronaves + o protótipo restante. Este protótipo talvez permaneça na Embraer indefinidamente, servindo como aeronave protótipo e de provas. Provavelmente não será incorporada ao setor operativo da FAB.

Talisson

Grato pela explicação!

Flanker

??

Vitor

Excelente! Cheguei a falar deste número em posts anteriores.
Agora espero viabilizar mais Gripens ainda neste mandato todos fabricados no Brasil, assim a Embraer continua ganhando.

MIGUEL

22 KC390 + 2 A330 200 MRTT + 66 JAS 39 E/F GRIPEN NG = 90 Aviões de primeira linha para os próximos 50 anos , a FAB esta muito bem servida. Agora espero eu que não haja mais alterações de última hora, a FAB esta com os pés nos chão.

leonidas

Uma nação que faz fronteira com a França e mais duas nações cuja esfera de influência é europeia em um cenário de meio e longo prazo geoestratégico cada vez mais intenso.
Dispondo de incríveis 66 aviões de caça, de fato esta condenada a não só ficar com os pés no chão mas permanecer nele! rs
Pois jamais teria capacidade de obter superioridade aérea em caso de confronto com uma nação central ou com a Otan em mais uma de suas incursões “humanitárias” como fizeram no Kosovo ou na Líbia… rs

Rinaldo Nery

O Brasil não faz parte da OTAN, também? Não alinhado, sei lá.

Saraiva

Tem que pôr os E99 nessa lista aí pois são fundamentais.

Grozelha Vitaminada Milani

Um dia 120+ JAS 39 E/F GRIPEN NG.

E ainda há de surgir um GRIPEN biplace (24 – dois esquadrões de 12 unidades cada) dedicado a guerra eletrônica, onde os nossos E-99 não conseguem penetrar tão adentro do território inimigo ou mais próximo ao conflito.

Paulo B.

Sempre tive a suspeita que a FAB tinha baixado essa encomenda para depois negociar o número de aeronaves. De qualquer forma, 22 aeronaves é um bom número, que atende a demanda.

pedro

Kit Vinho e Unha, assim como a verba para o buffet das recepções e cerimonias, a picanha, mignon, camarao e peixe fresco eram mais importantes que um avião de transporte tatico! Sem falar nas pensões, ajudas de custo e manutenção VIP do GTE!

Rinaldo Nery

Estive na passagem de direção da SEFA, na última segunda, dia 07, e só tomei guaraná e coca cola. Não tinha NADA DISSO do que você postou lá. Faça um post mais inteligente.

Marcelo Andrade

Cel, não perca seu tempo, é aquele velho discurso!! Mais um que pagou cursinho e não passou no concurso militar!!!!

Wellington

22 é pra lembrar de votar no Bolsonitro.

Nilo

Não esquece do posto ipiranga.

Silvano

Bem lembrado… e o “vencedor” que já ganhou nem na rua sai.. nem na terra dele ele anda… kkkkkkkkkkk…. pesquisas…

Jean Jardino

Para que?????? quem tem que fazer algo pelo Brasil eh o Bostonaro, o Lula sem andar pelo Brasil ja ganha a eleicao com pe nas costas, e imagina entao se andar pelo Brasil.

Flanker

Deus livre o Brasil desse castigo!!! Nem um, nem outro, se Deus quiser!!!

Rinaldo Nery

Deus do Céu! Você é francês, né? Terra do ¨Lacron¨. Só lê o Le Monde, né? ¨Bolsonaro tortura índios¨: é nisso que vocês acreditam?
Ah, o Putin fez um discurso duro pro ¨Lacron¨, no caso Ucrânia, e o ¨Lacron¨ ficou bem caladinho… ¨Não queiram um conflito com a Rússia…¨

Flanker

Rinaldo, esse daí é brasileiro, mora na Inglaterra (e fala mal da Inglaterra), mas é tão apaixonado pelos franceses que acha que é um deles. Um psicólogo talvez explique.

Marcelo Andrade

Claro que ganha amigão! Um país onde o cidadão saqueiam caminhão tombado com o motorista gritando nas ferragens vota em Ladrão mesmo!! No dia a dia você conhece nossa índole, não é em Brasília, é na sua esquina!

Flanker

Perfeito!

Guacamole

Aquele momento em que você descobre que a FAB tem mais dentistas, fisioterapeutas e corneteiros do que aviões no sei inventário.

Douglas Rodrigues

O pessoal focou na quantidade e esqueceu o prazo que se estendeu também. 22 entregas até 2034! Onde a FAB possui 4 já no inventário… Ou seja, serão 18 KC-390 entregues em 12 anos… Mas bem, o próprio Ministério da Defesa e Governo Federal poderiam se comprometer com a compra dos 6 pra fechar a conta, adquirindo-os para os Correios por exemplo (aí não precisa ser Tanker) pois vemos os Correios fecharem parceria com a Sideral para transporte de encomendas (se é que os Correios não será privatizado). A Embraer também poderia oferecer estudos para o 390 aplicável em outras… Read more »

Flanker

Sim…não se falou no prazo, bem dilatado. Vai demorar para completar a quantidade de 22 células. Talvez tenham que manter alguns C-130M operacionais por mais tempo que o planejado inicialmente.
E uma pequena correção: são 5 KC-390 no esquadrão Zeus (2853, 2854, 2855, 2856 e 2857). Tem também a primeira aeronave de produção (2852), que foi cedida paraxl a Embraer, para servir de protótipo, substituindo o PT-ZNF, perdido em acidente ao varar a pista em Gavião Peixoto.

Sergio Cintra

Conta de PADARIA:

Encomenda Inicial:
2 Protótipos (50/51) + 28 encomendas = 30 aeronaves

Forecast:
1 Protótipo (51) + 22 encom.Fab + 5 encom.lusas + 2 encom.húngaras = 30 aeronaves

Lembrete: 1 protótipo (50) perdido e a Embraer contabilizou para si a perda e o (52) seguiu para as certificações. Analisando levando-se em conta que o (58) já no final e o (59) no meio do caminho, temos 8 aeronaves, restando 14, logo +/- 1 por ano. Até 2034 esses motores estarão sendo produzidos ainda com os pegas nas cotas de carbono?

Flanker

Concordo. Acho que é bem por aí. Quanto ao motor e possíveis limitações de emissões, não faço ideia.

Rinaldo Nery

5 no inventáro.

Rinaldo Nery

De novo essa história de 390 AWACS. Como insistem nessa idéia! Por que essa plataforma?

Aéreo

Nery, uma curiosidade pessoal que gostaria de perguntar pra ti que é conhecedor do tema…… pensando de “mente aberta” e em termos conceituais apenas….
Quais seriam as caracteristicas para uma plataforma AWACS ideal para a nossa realidade?

Rinaldo Nery

Uma plataforma comercial, pq é mais barata. Custo operacional mais baixo. Simples assim.

Aéreo

Obrigado!

Marcelo Andrade

Correios? O que é isso? Aqui não chega, só chega Mercado Pago, Magalu, Amazon, etc

Satyricon

Dúvida: esses 22 incluem os 2 protótipos?

Porque a encomenda inicial prévia 28 unidades, mais a conversão dos 2 protótipos em unidades de linha.

Tudo bem, um se perdeu em acidente, mas e o outro?

Flanker

Mais acima eu coloquei minha opinião sobre isso, respondendo a outro colega.

Marcos10

É o Governo brasileiro incentivando a indústria nacional.
Encomenda “três”, corta “dois” e bate no peito se achando potência mundial e que tem alguma relevância.

Foxtrot

Parabéns Embraer, deveria ter empurrado goela a baixo dos militares um projeto de caça 100% nacional (AMX-MK2 ou MLPF-MK2) e colocado um pouco de juízo na cabeça deles também, além de ter dado uma aula de verdadeira visão estratégica para eles, mostrando que importações com montagem local não é a mesma coisa que desenvolvimento local.
Ao menos ensinou que contratos devem ser cumpridos e respeitados !

Aéreo

Propaganda da EMBRAER nos sites de defesa que ela patrocina:

“Estimativas da companhia brasileira é que mercado de aviões de transporte militar do porte do KC-390 chegue a 700 aeronaves na próxima década; 2.700 aviões dessa categoria voam no mundo, com idade média de 31,5 anos”

Realidade até o presente: 7 aeronaves exportadas (1% do mercado “estimado”)

Thiago A.

Interpretação de texto, colega. Em nenhum momento se afirma que os números previstos para as exportações são de 700 aeronaves. Se afirma que o mercado potencial para essa categoria de aeronaves é de 700 ( nos próximos 10 anos !) não que todos os 700 serão preenchidos pelo KC-390. No mais, a aeronave ficou pronta recentemente, completou todo seu ciclo de certificações. Agora terá a possibilidade de mostrar as suas vantagens ( ou deficiências) para os seus operadores e os observadores indecisos. Se a diplomacia brasileira fornecer mais apoio as chances podem aumentar, mas é bom lembrar que não somos… Read more »

Aéreo

700 unidades são o mercado endereçável, isto é, aquele que a Embraer permite acessar (desconsiderando lugares como Rússia, China, onde não haverá compra do KC-390), o share, isto é a participação de mercado divulgada na época era de 30% do mercado endereçável, o que daria 210 unidades. Este valor de 210 unidades é totalmente irreal para aviões de transporte fora dos EUA e da Rússia.   Veja alguns cargueiros europeus (embora de classes diferentes) mas que ajudam a dar uma ideia de como este tipo de avião não tem esta escala toda; A400. Possui apenas 110 aeronaves produzidas, isto considerando… Read more »

Marcelo Andrade

Onde você estava em 2020? Sabe que houve uma pandemia não sabe?

BK117

Alguém saberia quais esquadrões vão receber o KC além do Zeus?

Mafioso

Esquadrão jaguar pra complementar os poucos gripens e o esquadrão pampa. Vão adaptar mísseis meteor nas asas do KC

Flanker

Certamente o 1⁰/1⁰ GT – Esquadrão Gordo e possivelmente o 1⁰/9⁰ GAV – Esquadrão Arara.

Fábio

Brasil sendo Brasil, como somos pequenos.

Elias

Sempre achei o número de 28 unidades um exagero

Tales

Qual será a cadência de entregas do KC-390, depois dessa renegociação/

GFC_RJ

22 unidades até 2034! Com os 5 entregues, sobra 17 a serem produzidos (talvez 16, pois o protótipo pode estar nesta conta). Conclui-se que após a entrega dos que estão na linha de produção neste momento, a cadência de produção será de 1 por ano.
Com uma linha de produção de 1 aeronave por ano, essa linha é viável? Como diz na Fox News, “eu só jogo a pergunta no ar”.

Flanker

Nesses números, não esquece do 2852, primeiro de série, que foi mantido na Embraer para substituir o PT-ZNF nos ensaios em voo.

Tomcat4,3

22 KC-390 ,66 Gripen E/F, E-99 M e A-330 MRTT ,a FAB dominando com força os céus latino americanos !!! Excelente !!!

Gutex

Com o orçamento que possui, é o mínimo que se espera…

Francisco Diego Reyes Garcia

Sempre imaginei 3 lotes de 36 Gripen, no restante, 22KC + 2 A330 + e99 + super tucanos.
Acho que estamos relativamente bem.

Paulo Neves

Ainda bem!
Podia ser pior.

Bardini

Quem será que vai comprar parte desses 22 KC-390 que a FAB não vai conseguir operar?

JCuritiba

Em que se pese as questões industriais e comerciais dessa redução de pedido e como isso vai ser percebido pelos clientes externos da aeronave e de que forma a Embraer vai administrar isso, pergunto:

Alguém sabe qual a quantidade máxima de C-130 e mesmo (por que não) C-115 Buffalo que a FAB operou simultaneamente?

Gabriel Oliveira

Uma conclusão que eu tenho após anos comentando sobre o assunto defesa nesse blog e insistindo no problema do efetivo, é que mesmo se houvesse corte de efetivo e cortasse coisas redundantes . Esse dinheiro não iria para a FAB ou EB e MB adquirir equipamentos e sim para a União,então não basta simplesmente a gente ter esse comentário raso de que tem que cortar na carne para esses valores serem realocados para investir em equipamentos. A questão básica é o arranjo burocrático que impede que esse sistema seja eficiente ,o que for cortado não retorna em investimento ,isso porque… Read more »

Rinaldo Nery

Gabriel, os ¨ixpecialistas de teclado¨ aqui não conseguem atingir esse nível de entendimento. Tem que dar uma aula de orçamento pra eles, SIAFI, lei 8666, que dinheiro público tem ¨rubricas¨ que não podem ser modificadas (dinheiro de material permanente não compra material de consumo, dinheiro de manutenção não paga investimento etc) etc.

Marcelo Andrade

Caraca! Graças a Deus! Alguém com um mínimo de juízo!!! Eles acham que a FAB imprime dinheiro!!!

Flanker

Quanto ao orçamento, eu disse muitas vezes aqui na Trilogia que, se tirar os aposentados e pensionistas da rubrica da Defesa e passar para onde quer que seja, o dinheiro para pagar as aposentadorias e pensões vai junto! Vai sair do MD! Alguém acredita que o orçamento de 100 bilhões de reais do MD (dos quais uns 40 ou 50 vão para pagamento de aposentados e pensionistas) se manteria nesse patamar caso os aposentados e pensionistas saíssem da Defesa? É óbvio que não se manteria! Em suma, os valores do orçamento para pagamento de custeio e investimento se manteria mais… Read more »

Sérgio Luís

Tá bom demais 22!