Neste episódio da websérie vamos ver por completo qual a missão e o papel do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Centre), localizado nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), para o andamento Programa Gripen.

Confira como acontece a integração entre os times da Suécia e do Brasil e entenda a grande importância do GFTC para desenvolvimento do caça da Força Aérea Brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hugo Vigneron

Daqui a pouco começam as perguntas e os debates,
quando vão chegar as primeiras aeronaves ja prontas ?

Fernando EMB

Chegarão no seu devido tempo.

Renato

A principio “seu devido tempo” era Dezembro do ano passado mas até agora nada..

FernandoEMB

Que eu saiba não era dezembro não. A previsão é primeiro semestre deste ano. Não sei porque a pressa.

Funcionário da Petrobras

Era até dezembro sim senhor, as primeiras duas aeronaves e outras duas até março deste ano.
Creio que virão as 4 de uma vez.

Fernando EMB

E qual a grande diferença??? Que venham 4 em março então. Mas acho que virão depois disso.

Funcionário da Petrobras

Este silêncio me incomoda.

Roberto

Acredito que isso realmente está dando condições reais de estrutura e de fabricação ao Brasil. E de forma muito bem feita. Colocará nossos Pais em condições de se desenvolver em associação com a Suécia, para alçarem voos muito maiores do que jamais imaginamos ser possível para nós. Parabéns aos Governos que estão fazendo acontecer!

Silvano

Tem país por aí que compra avião sucata que o gringo entrega a preço de banana, chega lá e diz, aqui está a chave de contato, liga aqui e o resto tu aprende com o tempo. Tchau, hermano.

O Brasil com o programa Gripen e tudo o que estamos vendo o que está sendo feito e aproveitado, avião em si espetacular, um programa anos luz do que qualquer desses países são capazes de levar a cabo, por total incapacidade tecnológica, que já sabemos quem são.

E tem caboco reclamando.

Renato

Eu acho que os cabocos estão reclamando do atraso (e com razão) nada mais.

Aéreo

Atraso, qualquer que seja a comprar, acontecem por dois motivos.

a)      O vendedor teve problemas (técnicos, legais, financeiros etc..) para cumprir os prazos

b)     O comprador teve problemas financeiros para cumprir o combinado
Qualquer que seja a causa, dificilmente veremos nestes sites de defesa brasileiros coisas muito profundas sobre estes problemas.

A SAAB e outros fabricantes, por meio de patrocínios transformaram estes veículos numa espécie de “Video Show”, aquele programa da Globo que existia para falar apenas sobre a Globo.

Quanto a grande imprensa, esqueçam, não teremos nada por lá que não as habituais infantilidades publicadas sobre as forças armadas.

Rommelqe

O fato é que, conforme cronograma de produção planejado originalmente – o qual estaria aparentemente ainda em vigor – o primeiro GRIPEN F-39E, monoposto, montado no Brasil deveria ser entregue em agosto de 2022. Com isso entendo que sua montagem física em Gavião Peixoto já esteja em estágio adiantado. Há alguma notícia confirmando que esta frente de produção está se desevolvendo normalmente?

Rommelqe

Negativado pela pergunta que alguns nem sequer compreenderam.

Marcos Borges

Todo mês sai um vídeo, mas avião que é bom nada…

Joe

Mais lento que obra de igreja.

BK117

Entrega de aeronave não é que nem entrega dos correios que vc fica de 5 em 5 minutos atualizando o rastreio pra ver onde ele está. Tem muita gente competente trabalhando para garantir que o traslado ocorra da forma mais segura e eficaz possível. Nossos caças vão chegar uma hora ou outra, acalmem-se. Também estou muito ansioso para vê-las por aqui (não que se veja caças frequentemente em Minas, mas tá valendo), mas alguns meses de atraso no traslado não é motivo para tanto alarmismo e teorias. O que importa é que já estão prontas, já voam (lindamente) e já… Read more »

Renato

não é que nem entrega dos correios que vc fica de 5 em 5 minutos atualizando o rastreio pra ver onde ele está.”

Mereceu meu like só por isso kkkkkkk.

Thom

As aeronaves estão na Suécia para receber seus toques finais. Tem até vídeos de um voo com as aeronaves suecas e brasileiras. Quero saber é da fabricação das outras. Reclamam, mas não ler as notícias dos aéreo e resolvem ignorar.

https://www.aereo.jor.br/2021/11/27/mais-fotos-dos-primeiros-cacas-gripen-e-de-serie-para-a-suecia-e-o-brasil/

Adriano Madureira

Os especialistas acham que se demorarem muito a chegar, estarão fora da “validade” , obsoletas e teremos que gastar grana para modernizá-las…

SGT MAX WOLF FILHO

Acho que os 4 Gripens que vem da Suécia estão vindo de jegue só pode!