F-35C da Marinha dos EUA caiu no Mar da China; opções de recuperação estão sendo estudadas

181

Segundo o site The Drive/The War Zone, a Marinha dos EUA diz que está avaliando suas opções para recuperar um caça F-35C Joint Strike Strike Fighter que caiu no Mar da China Meridional ontem após uma tentativa fracassada de pouso a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson.

A Marinha dos EUA tentará recuperar o máximo possível do jato para evitar que componentes sensíveis e informações sobre as capacidades avançadas da aeronave  possam cair nas mãos de concorrentes americanos, como Rússia ou China.

A Sétima Frota dos EUA, com sede no Japão, confirmou que o F-35C havia caído do convoo do Carl Vinson como resultado do acidente em um comunicado nesta manhã. O escritório de relações públicas da Frota do Pacífico dos EUA havia se recusado anteriormente a confirmar ou negar esse detalhe.

“Posso confirmar que a aeronave atingiu o convés de voo durante o pouso e, posteriormente, caiu na água”, disse o tenente da Marinha Mark Langford, porta-voz da Sétima Frota. “Nenhuma informação adicional está disponível neste momento.”

Landford também forneceu detalhes adicionais sobre o acidente em si e as vítimas resultantes.

“Sete pessoas no total ficaram feridas, incluindo o piloto. O piloto e dois outros marinheiros foram levados para uma unidade de tratamento médico em Manila, Filipinas, e quatro marinheiros foram tratados por pessoal médico a bordo”, explicou ele. “Todos os marinheiros feridos se recuperaram ou estão em condição estável.”

“O impacto no convés de voo foi superficial e todos os equipamentos para operações de voo estão operacionais”, acrescentou. “A Carrier Air Wing (CVW) 2 e o USS Carl Vinson (CVN 70) retomaram as operações de voo de rotina no Mar da China Meridional”.

Subscribe
Notify of
guest

181 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
horatio nelson

ja deu paciência tem limites…lixo de avião…mais arriscado pro operador do que pro inimigo…um verdadeiro ‘kaiten’ dos ares

Carlos Crispim

Kkkkkkkk. o maior sucesso desse século, com certeza, quantidade de vendas estúpida, o F-35 já é um avião icônico. Se for falar mal pelo número de quedas, basta pesquisar quantos F-16 caíram? F-18?

Plinio Carvalho

Discordo totalmente desse argumento, se quantidade de avião significa qualidade então os aviões soviéticos era obras primas pq eram sempre um enorme quantidade que eram produzidos. Existem outros motivos para um avião ser um sucesso de venda do que somente a qualidade, um exemplo é a pressão politica. O F-35 foi um projeto dos EUA e mais 8 países, Reino Unido, Itália, Holanda, Austrália, Noruega, Dinamarca, Canada e Turquia, então é obvio que todos esses países (tirando a Turquia pq foi proibida) iam comprar o produto, afinal, eles ajudaram a financiar mas pra se provar eficiente vai ter que ter… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Faver

Há controvérsias… Só em janeiro foram o da Coréia e este dos EUA no mar da China. Novembro de 2021 foi o Britânico, junho do mesmo ano foi na Hill Air Force nos EUA… Deve ser porque a quantidade está aumentando e é novo demais para os pilotos ou tá se repetindo em demasia estes “efeitos”… O futuro vai responder…

Denis

Acho que você respondeu para o cara errado.

Chris

A tentativa das pessoas de negar o obvio é inacreditável !

Se o avião não atendesse aos requisitos… Eles abandonariam o projeto.

Ninguém colocaria maquetes pra defender seus territórios !

E quantidade não é qualidade ? Fico so imaginando quem seguraria o ataque de uns 500 F-35 armados com bombas nucleares !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Tadeu Mendes

Seria devastador. Um ataque enxame conduzido por aeronaves quase invisíveis ao radar.

Nick

Caro Carlos,

Não considero o F-35 um caça icônico

Exemplos de caças que se tornaram ícones: P-51, F-86 Sabre, MIG-21, F-16, F-14, SU-27. O F-35 é um sucesso de vendas, mas muito controverso. Seu sistema de desenvolvimento lembra mais um software como o Windows 10, onde você é obrigado a comprar o produtos e depois vai pagando pelas atualizações/correções.

Jodreski

Ainda é cedo pra dizer se ele será ou não um caça Icônico, mas faltou um integrante importante da sua lista: F-22, esse é incônico mesmo sendo fabricada menos de 200 unidades.
Voltando ao F-35 já estou vendo o dia que algum cair no mar em águas internacionais e sem localização da queda conhecida, aí vai ser um auêeee daqueles, pq todos que cairam até agora a localização da queda era bem conhecida, facilitou ser recuperado pelos aliados. China e Rússia aguardam ansiosamente esse dia!

Jadson S. Cabral

Se cair em lugar desconhecido quase não tem problema, pq aí é que ninguém acha mesmo, afundando láparos 2 mil metros. Agora, o problema é a maré acabar contribuindo pra algumas partes acabar ir parando em alguma praia da China ou algum país aliado

Chris

O que eu percebo é que 99% de vcs nem sequer sabem o que é o F-35 !

O F-22 é o caça normal… O F-35 é pura guerra eletrônica, por isso o tamanho receio de que se descubram sua tecnologia.

Por que é que vcs acham que um F-22 simplificado custaria aquela grana absurda e precisaria da ajuda de tantos paises ?

Last edited 2 anos atrás by Chris
SteelWing

porque na verdade, o f-35 são 3 caças diferentes, por isso o preço de desenvolvimento foi tão caro. o pessoal achou que colocando o desenvolvimento 3 em 1, com peças bem parecidas e intercambiáveis sairia mais barato o desenvolvimento, manutenção e construção, pelo menos na teoria. Na prática, os requisitos e os custos das versões foram bem diferentes, o que não ficou nada haver com construir e desenvolver 3 caças pelo preço de 1. Algumas peças são intercambiáveis sim e alguns procedimentos, como a manutenção revestimento stealth são sim. No mais é um ótimo caça de quinta geração, com novas… Read more »

SteelWing

*COMETÁRIO COMPLETO ABAIXO, ACIMA É “VERSÃO BETA”: porque na verdade, os f-35 são 3 caças diferentes, por isso o preço de desenvolvimento foi tão caro. o pessoal achou que colocando o desenvolvimento 3 em 1, com peças bem parecidas e intercambiáveis sairia mais barato o desenvolvimento, manutenção e construção, pelo menos na teoria e/ou no marketing, além da maior cadência de produção. Deveríamos considerar nos números de unidades construídas três aeronaves diferentes . Na prática, os requisitos e os custos das versões foram bem diferentes e as “”gambiarras”” e para que que peças e modelos fossem intercambiáveis nos diferentes projetos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Tadeu Mendes

Se essa galera não aprendeu isso em dez anos, pode esqueçêr. A maioria aqui não tem vocação tecnológica.

Tadeu Mendes

Eu penso que o MIG 17 foi o caça mais icônico, produzidos pêla URSS.

Icarus

Pelo seu comentário chego a conclusão de que você fumou bagulho estragado.

https://youtu.be/uwoMWVqiZ7M

Chris

So toma cuidado pra não confundir erro do piloto com defeito do aviao !

Enfim… O desenvolvimento continua… Agora os EUA testam um novo tipo de revestimento espelhado para os seus stealth !

Tadeu Mendes

Linda superfície.

Sidney

Quantas horas de vôo em jatos de combate você tem mesmo? Por favor nos informe para entendermos bem como você tem tanta certeza do que afirma. Ou, sendo você engenheiro aeronáutico, em quantos projetos de avião de combate participou para ter essa certeza que afirma?

JT8D

Mais aí fica difícil né, amigo. Se só engenheiros aeronáuticos com experiência em projeto de caças puderem opinar aqui, 99% dos comentários terão de ser deletados. Aliás, qual caça você projetou?

JORGE

O senhor está sendo muito otimista com os 99%….kkkkkkkk

Funcionário dos Correios

Rapaz…. Todo dia agora cai um F35 é?

Slow

Esse é o novo modelo F-35S ( S ) de submarino .. ??

horatio nelson

kkkkkkk classe inaugurada em novembro pelos ingleses. F-35 S…só nos resta saber quais torpedos serão integrados!

Denis

Kkkkkkkkkkkkkkkk! Torpedos! Ótima!!

Last edited 2 anos atrás by Denis
JT8D

Eles não caem, eles ficam invisíveis

C M

Daqui há pouco os russos terminam o Su-57 antes de consertarem todos os defeitos do F-35…

Denis

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk! Ótima! Hoje as piadas estão fantásticas. Fazia tempo que eu não me divertia tanto no Aéreo. 😀

Last edited 2 anos atrás by Denis
WSilva

Esse EUA é uma piada, além de invadir o mar dos outros ainda o polui com suas sucatas.

Flanker

O mar é de quem? Da china? Kkkkkkkkkkkkkkk…..e poluição por poluição, os chinas são mestres. Ninguém polui mais que eles.

WSilva

”O mar é de quem?”

Dos EUA que não é, estão 13 mil km longe de casa.

Se fosse navio comercial pelo menos, mas é banheira de guerra, tá claro quem é o invasor e quem tá ”arrumando pra cabeça”…

”os chinas são mestres. Ninguém polui mais que eles.”

E os outros 140 anos que os EUA foram os maiores poluidores do mundo, aí pode? rs

Chris

Sabe qual foi a menor preocupacao que tiveram ao desenvolver o F-35 ?

O aviao ! O motivo que o elegem o melhor avião do mundo… É a sua eletronica!

O resto, o F-22 faz !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Denis

O software do F-35 é uma josta.

Tadeu Mendes

Uma o quê? Você já analisou as linhas de código do firmware do F35?
Você sabe o que é firmware não sabe?

JT8D

Espero que essa eletrônica seja a prova de água

Slow

????

Flanker

Claro que não é dos EUA. Nem da china, nem do Japão, nem de ninguém. São águas internacionais!! Portanto, navega nelas quem quiser….o resto é conversa mole.

“E os outros 140 anos que os EUA foram os maiores poluidores do mundo, aí pode? rs”

Claro que não pode! Eu disse algo sobre poder?

Last edited 2 anos atrás by Flanker
André Luiz Domingues

Em tempo: a China tornou-se o maior emissor de carbono do planeta. Os EUA continuam na liderança como maior poluidor em âmbito geral.

Flanker

A emissão de CO² hoje é um dos maiores, senão o maior, problemas do mundo.

Pablo

Mar dos outros? Hahaha
Pergunta pra Malásia (se nao me engano), por exemplo, quem é o invasor de mar, eles te dirão rapidinho sem pensar.

Sensato

Malásia só não, adiciona na lista Brunei, Indonésia, Filipinas, Taiwan e Vietnã

WSilva

Bobagem, todos esses países possuem disputas entre si.

Flanker

E daí??? Por isso, a china pode querer levar o mar todo só pra ela, na mão grande? Essa é boa!!!

Sensato

Bobagem é esse argumento de 5ª série.

Carlos

Parabéns!
Continue assim e você vai passar à frente do TonhoKing no que diz respeito a escrever asneiras, se já não passou.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Marco

E a China com suas frotas de pesqueiros dentro da ZEE de vários países mundo afora. Isso não é uma piada? Não é invasão????

Mensageiro

Se analisarem os ips dos comentaristas no fórum vão achar um monte de chineses

MestreD'Avis

Alguém sabe de um site onde se possam consultar os acidentes por hora de voo dos diferentes modelos? Seria interessante ver como o F-35 se compara a outros. Se não me engano é o primeiro acidente com a versão C?

Bruno Vinícius

A USAF disponibiliza os dados. O índice de acidentes classe A (prejuízo> 2,5 milhões de dólares ou perda da aeronave) por 100 mil horas de voo:

F-15 – 2.29
F-16 – 3.30
F-35 – 3.11

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
André Macedo

Eu adicionaria o número de cada aeronave produzida nessa conta, o F-16 é o workhorse da USAF. Não dá pra comparar com esse trambolhão-35

Bruno Vinícius

A taxa é por 100 mil horas de voo da frota justamente para a quantidade não ser um fator na comparação.

André Macedo

Sim, eu entendi, mas ainda assim acredito que a quantidade não deve ser ignorada, a USAF já recebeu no total cerca de 2000 F-16 enquanto os F-35 ainda não chegam a 300, sem contar o tempo de serviço de cada modelo e a experiência que deveria ter sido adquirida, já que o F-16 voou pela primeira vez há quase 50 anos.

Bruno Vinícius

É impossível levar em conta o que você propõe. Não dá para calcular o efeito que um número maior de aeronaves tem no número de acidentes sem mais dados, da mesma forma que não dá para calcular o quanto a menor experiência dos pilotos e equipe de solo, os problemas que todo novo projeto tem no início e o valor elevado do F-35 (é mais fácil causar um dano de 2,5 milhões no F-35 do que num F-16) tem na taxa de acidentes do F-35. Seria preciso todo um artigo científico analisando inúmeras variáveis para conseguir o tipo de análise… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Mestre D'Avis

Obrigado Bruno! Era exactamente esses dados. O F-35 está então dentro dos parâmetros dos caças da USAF quando contabilizado por hora de voo. Vou pesquisar o F-18 para entender o factor de ser um caça naval.
Pena outras FA nao disponibilizarem os mesmos dados

Emmanuel

A China já está de olho…só esperando a oportunidade para ir lá e pegar o espólio.

Agressor's

Já pegaram, o próprio pentágono já declarou anos atrás que os segredos tecnológicos do projeto desse caça foram roubados por hackeamento feito por eles…

Emmanuel

Lembro disso. Foi a primeira coisa que pensei quando vi o J-35.
Só colocaram um segundo motor para não ficar tão descarada a cópia.

C M

O segundo motor foi por que eles não conseguiram obter a eficiência do motor americano.

Agressor's

Já eu acho que eles estão desenvolvendo esse projeto inspirado no MIG-29…

Antoniokings

Pegar?
Para quê?
Esse avião não serve nem para copiar.

100nick-Elã

Os Estados Unidos deram o projeto para China copiar, de propósito. Tipo presente de grego, saca? vai que a China copia esse traste…kkkkkkk

Antoniokings

kkkkkk
Só se for.
Porque com os incríveis NSA e CIA atuando seria impossível para a China colocar as mãos nos projetos.
Ou armadilhas.

Heinz Guderian

.

Antoniokings

Casca, basta olhar.
Não precisa resgatar.
A não ser que os chineses tenham olhar de raio X.

Emmanuel

Contra fatos não há argumentos. Essa foto é autoexplicativa na explicação da cópia do F-35 pela China.

Antoniokings

Se o avião chinês é igual ao F-35 tanto interna quanto externamente, das duas uma: ou os chineses têm olhar de raio X ou o Serviço Secreto americano é uma bomba.
Apesar que o jato chinês deve ser bem diferente do americano, porque ele não cai, né?

Flanker

Não cai?! Quantas noticias de quedas de aeronaves militares da china são divulgadas? Além disso, já tem unidades operacionais do aviao chinês?

Chris

Só que certamente nao copiaram a cereja do bolo…

O maior destaque do F-35… Sua eletronica !

Antoniokings

Aquela que não funciona e derruba os aviões toda hora?
Não, obrigado.

Flanker

Mais uma bobagem pra tua coleção infinita…os chinas roubaram tudo que podiam, e mais um pouco, desse projeto. Não te faz de desentendido…

Antoniokings

Meu caro.
A CIA não deixaria.

Denis

Qual é, Kings? Vai defender o Tio Sam, agora? E o projeto da bomba atômica, que o figurão americano com ascendência russa passou para a URSS? Não tinha serviço de inteligência nos EUA naquela época, não?

Antoniokings

Mode ironic on.
Não dizem que os EUA são fod… e que tudo eles sabem ou permitem se quiserem.
Como esses ‘projetos’ chegaram aos chineses.
E porque os aviões chineses não vivem caindo e enquanto o americano é essa lástima?

Agora, com relação à bomba atômica, vários países desenvolveram as suas sem necessidade de espionagem.
Não é uma tecnologia tão inacessível assim.

SDS

Flanker

Volto a te perguntar: como tu sabe que não caem aviões militares da china? Só porque não é divulgado, ora!

Tadeu Mendes

Os aviões chinêses quando decolam, aparecem na TV para propaganda do partido. Quando caem, êles enterram o avião junto com o pilôto e a família juntos. Queima de arquivos. Mas isso você não sabia. Kkkkkk.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Tadeu Mendes

Agora você também entende de Física Nuclear?

Tadeu Mendes

O diagramas das bombas nucleares chinêsas e as tècnicas de enriquecimento de Urânio foram presentes da União Soviética nos anos 60.

Tadeu Mendes

Quem passou os segêdos mais importantes do Projeto Manhatan foi o casal Rosenberg. Judeus americanos, simpatizantes da ideologia marxista.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Flanker

Kkkkkkkkk….agora, a CIA é competente na tua opinião? Ahãm…..os chineses copiam tudo! Olha essa cópia do F-35…a copia do Black Hawk e do Sea Hawk…..a cópia do E-2….e muitas outras!

sub urbano

Um dos 300 milhões de softwares desse smartphone voador deve ter sido hackeado pelos chineses e caiu.

Arthur

tá caindo mais que o meu Vascão.

Agressor's

Eles deveriam contratar o Neymar ou o David Beckham como garoto propaganda, pra fazer campanhas publicitárias e ver se da uma levantada no negócio…

Diogo de Araujo

“Billians, and billians, and billians, and billians, and billians;…;and billians”

Jadson S. Cabral

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tinha que ser possível adicionar gifs aqui

Diogo de Araujo

Detalhe provavelmente os caras vão ter que ficar lá até acharem o último parafuso então adicionem mais dois “billians”

Carlos

Parece que já recuperaram.

Carlos

Corrigindo
O que encontraram foi o F-35B britânico que caiu em novembro de 2021

Yuri Dogkove

Um caça de 80 milhões de dólares, com 80 milhões de defeitos! Hehehe

Régis

Devem estar comprando peças chinesas e engenheiros indianos, para diminuir os custos. Não tem outra explicação.

Antoniokings

Tem.
O projeto foi feito pelos estagiários da LM.
Ou os mesmos veteranos que fizeram o F-104.
Só pode.

Yuri Dogkove

Já pode mudar o nome desse caça para Vasco…

Antoniokings

Ou Cruzeiro.
Cai e não sobe mais.
kkkkkkk

Agressor's

Cruzeiro do Norte…

Régis

Se a FAB realmente comprasse ele poderia chamá-lo de F-35 Neymar, pois é um cai-cai.

Tadeu Mendes

Que nível baixíssimo o seu comentário.

José Carlos David

Esse avião não precisa de inimigos…cai sozinho.

Salim

Se atingiu convés e piloto ejetou e aviao caiu mar, parece cabos contenção náo funcionaram ou piloto perdeu ponto pouso, quebrou gancho avião. Teoricamente quando falha avião ou porta aviões as atividades são suspensas. Provavelmente indica alguma impedia como no caso do f35b no PA britânico, vamos aguardar mais informações. Eles tem centenas de Hornets operando portanto se alguem vier com alguma teoria conspiração náo acredito, porem tudo e posivel.

André Macedo

Não tem mais nem graça fazer a piada, a graça mesmo é esperar a galera espumando tentando justificar esse trambolho, a LM podia mandar um cheque pra cada babão do F35, fazem um trabalho excelente fazendo propaganda.

Agressor's

A propaganda faz a diferença, mas não a qualidade…

Tadeu Mendes

Os chinêses que o digam.

Alex Barreto Cypriano

Esse aviãozinhum pousa sozinho. Cabo de retenção rompido, um repique do gancho, defeito no aparelho de pouso, um forte vento transversal, imperícia do piloto, sei lá… Pra ter gente ferida e não morta, foi coisa leve e não o aviaozinhum atropelando a 135 nós. Se apenas perdeu o cabo, ou se este tivesse rompido, talvez o JSF Charlie tivesse feito o bolter (no pouso o acelerador é levado ao máximo) e não caído no mar. Sem ofensas, e perdão pela eventual ignorância, mas era um piloto naval em um F-35C da US Navy, mesmo, ou era um piloto fuzileiro num… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
pangloss

Também peço perdão pela ignorância, mas acho que o F-35C só é operado pela USN.
O USMC opera o F-35B, não?

Leandro Costa

O USMC opera tanto o F-35B quanto F-35C, pangloss

pangloss

Obrigado pelo esclarecimento, Leandro!

José

Não
O USMC já está recebendo a versão C

pangloss

Obrigado pelo esclarecimento, José!

Tadeu Mendes

Até aonde eu saiba, somente a US NAVY opera o F35C; o qual possui uma envergadura maior que o F35B VTOL do USMC e do F35A da USAF.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Leandro Costa

comment image

Tadeu Mendes

Correto. F35B VTOL.

Alex Barreto Cypriano

Perguntei porque, sabendo que o exercício contaria com cross-deck flight operations, salvo engano devido minha crescente ignorância, era provável que algumas aeronaves da CVW-2 do Vinson pousassem no Lincoln e que algumas da CVW-9 do Lincoln pousassem no Vinson. A CVW-2 tem F-35C da USNavy, a CVW-9 tem F-35C do USMC. Mas acho que li que a aeronave era mesmo da CVW-2 – seria ela dos famosos Argonautas, os primeiros aptos a operar F-35C na USNavy?…

Tadeu Mendes

O USMC opera o F-35B VTOL.

Tadeu Mendes

Fuzileiro não pilota F-35C.

Alex Barreto Cypriano
Tadeu Mendes

Me pegou completamente de surprêsa. Valeu.

Pablo

Se o Canadá está pensando nesse avião, é melhor abrir o olho.

Allan Lemos

O F-35 provavelmente sempre estará na história como a melhor definição de “o barato que sai caro”.

Jadson S. Cabral

Ou melhor dizendo “o caro que sai ainda mais caro”. Não dá pra dizer que o F-35 é exatamente um caça barato não.

Cesar

Vejo muitos comentaristas descendo a lenha na aeronave sem sequer saber como o acidente ocorreu. Tanto quanto algum mal funcionamento da aeronave poderia ter ocorrido falha humana, ou mal funcionamento de equipamento do NAe. Mais prudente aguardar saber o que de fato ocorreu, do que fazer papel de pitonisa enganada!

Tadeu Mendes

Êsse pessoal não conheçe nem às quatro fôrças que atuam em uma aeronave durante o vôo e aparecem pôr aqui falando abobrinhas.

Adriano Madureira

Esse caça é muito delicado, parece o Neymar !

Saldanha da Gama

acho que o apelido cai cai, vai colar kkkkkkk

Cansado

A entubada que os EUA deu nos seus aliados impondo a aquisição disso aí…é algo para ser transmitido aos descendentes por gerações.

Tadeu Mendes

Pergunte a Israel se êles estão satisfeitos com a aeronave. Mas aí seria pedir demais.

Rodrigo LD

Depois são os chineses que soltam pecinha…deixa lá. Já copiaram mesmo.

Rodrigo LD

O britânico foi recuperado.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo LD
José

Se alguém abrir uma empresa especializada em resgatar F-35 do fundo do mar em pouco tempo vai se tornar o mais rico do mundo

100nick-Elã

Soltou pecinha. kkkkk

Saldanha da Gama

Pelo visto são pecinhas…..

ZEUS

Esta versão da socialite que desmaiou durante o pouso, a C, juntamente com a B, são as que só podem voar em velocidades supersônicas por breves períodos de tempo, coisa de um minuto, antes que haja risco de danos estruturais e perda da capacidade furtiva devido a um problema estrutural incorrigível na sua cauda. E lembrando que pilotos dos eua disseram que a jaca não tem condições de se sobressair contra caças 4.5G de Rússia e China. Isto é a ponta de lança dos eua e dos trouxas que cairam em sua lábia. Uma aeronave com design aerodinâmico de um… Read more »

Faver

Eu li em site americano que o problema maior era no trêm de pouso, aconteceu com americano e coreano… Alguém aqui disse que o revestimento aparece no radar quando chove. Será verdade isso?

ZEUS

Prezado, os próprios estadunidenses tem fornecido farto material de divulgação sobre os problemas desta aeronave. Segundo o último relatório de 2021, aparelho ainda tem mais de 800 problemas pendentes, sendo que muitos são insolúveis, como o que citei acima sobre limitação de velocidade, a questão do desgaste prematuro de componentes do motor, o que os fez encomendar outro motor de outro fabricante, que está em desenvolvimento, gerando mais custos altíssimos e imprevistos, problemas no trem de pouso, a questão dos softwares conflitantes que geram diversos bugs, muitos com consequências potencialmente fatais, para a qual até hoje batem cabeça sem soluções… Read more »

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
Slow

Calma gente da um desconto esse ai foi o primeiro ….

Da semana

Tadeu Mendes

Patético.

Welington S.

Ah, sei lá, velho. Parece que houve um super faturamento no desenvolvimento desse caça. Parece que todas as peças do F-35 tem um prazo de validade curtíssimo. Mandaram fazer tudo em impressora 3D, não é possível. Quantos F-35 já caiu ou apresentou falhas até o momento?

Jadson S. Cabral

A industria americana tem um histórico de dar essas enroladas incrível. Se um dia o congresso fosse fazer uma auditoria nesse programa… já dizia o Trump, billions and billions and billions and billions

Tadeu Mendes

Você sabe o significado da expressão black projects?

Valdez Araujo

Importante apurar se foi erri de equipamento ou erro humano…importante lembrar q EUA sofre um pouco com a qualificacao de novos pilotos,
Nem tudo eh culpa dos engenheiros

Antoniokings

Mas outro dia foi um britânico.
E um outro coreano.
Acho que um japonês, também
O avião é que é péssimo, mesmo.

Tadeu Mendes

Fatôr humano. Explico ou quer que eu desenhe?

guest

que bom que ninguém morreu, mas kkkkkkkkkkkkkkkkk daqui a pouco os chineses chegam assim, como quem não quer nada….

BK117

Logo logo a US Navy lançará a nova classe de navios NRFS – Navio Recuperador de F35 Submarino.

Qual será a causa desses acidentes? Inexperiência dos pilotos com a aeronave nova? Sistemas falhos? Controles complicados? Operação constante em condições extremas? Ou o avião tem algum problema (mais um)?

Antoniokings

Será a Classe NRFS – Freedom Rescue.

kkkkkkk

BK117

Indispensável para os novos carrier strike groups hahaha

Tadeu Mendes

O problema pode têr sido fatôr humano ou arresting cables. Os 16 feridos é uma indicação de falha humana. O F35C entrou em operação na US Navy em 2021.

Rodrigo LD

General Xing Ling só dá lisada….hihihihi!

Luis Azevedo

Bom dia,
Seria interessante que houvesse um mecanismo de auto destruição temporizado acionado pela ejeção.
Não haveria a necessidade de recuperação.

Tadeu Mendes

Que solução mais obtusa.

Fabio Araujo

Se sair de perto quando voltar a China ou a Rússia já terão resgatado!

Tadeu Mendes

A Rússia não consegiu resgatar nem o Kursk que estava submerso a 400 pés de profundidade, quem dirá um objeto bem menor a mais de mil pés de profundidade.
Uma coisa é você localizar, outra coisa è você içar a aeronave.

Além do mais, se russos ou chinêses chegarem perto da aeronave, vão dar de cara com algum submarino de ataque já presente na área.

Tadeu Mendes

Kkkkkkk. Imaginação fértil você possui.

Saldanha da Gama

Se os eua não resgatar, o ctrl-c e o ctrl-v vai imperar… kkkkk kkkkkk kkkkkk
Antes que me xinguem, a cópia bem feita é sinal de competência, quem dera que o ………..

Oráculo

Os ver.melhinhos comemorando o “fracasso” de um caça com 700 aviões VOANDO. Chega a ser engraçado a alegria dos coitados. Único caça do Século 21 com essa escala de produção/caças em atividade/horas de vôo na atualidade. Aliás podem juntar todos os caças russos/chineses/franceses/europeus construídos e incorporados após a entrada em serviços dos 3 modelos de F-35, que não chegam nem a metade das horas de voo/disponibilidade/engajamento do “fracassado”. Operando em Porta Aviões então, é até maldade comparar com os tais caças “rivais”. Pois eles não existem. A Russia nem tem nem planos de produzir um caça naval desse nível. O… Read more »

Antoniokings

Prepare-se que daqui a pouco teremos 700 posts – ‘F-35 caiu ……’
O avião é uma bomba.
Imagine isso em tempo de guerra tendo de pousar e decolar sucessivamente no nível hard.
Sem chances.

Oráculo

Bom é a cópia chinesa que nem conseguem botar em produção pq nos testes tá se mostrando uma Jaca Voadora.

Tadeu Mendes

Exatamente.

Tadeu Mendes

Você deve têr estudado no MIT. Tiro o chapéu para sua brilhante mente.

Tadeu Mendes

Nem a Rússia e muito menos a China possuem conhecimento e capacidade tecnológica de produzirem um caça tão complexo.

Nick

Praticamente todas as marinhas que operam o F-35 já experimentaram uma perda desse caça. Perdas durante a vida operaciona é normal. Mas temos de observar se essas perdas estão além da taxa normal de atrição, devido por exemplo, a complexidade de operar um caça que usa a realidade aumentada e qual o impacto do mesmo nos pilotos. Geralmente essas perdas vem ocorrendo no momento do pouso, que é de fato o momento mais arriscado para qualquer caça.

Antoniokings

Sem contar que são novíssimos.

Oráculo

Sobre o acidente…

Me parece meio óbvio que ocorreu uma falha grotesca no pouso.

Um caça pousa no convés, se arrasta por centenas de metros e cai no mar, ferindo 5 marinheiros, 95% de chances de ser falha do piloto ou problema nos cabos.

Isso ocorre desde o tempo em que os Corsairs voavam nos céus do Pacífico, nas batalhas contra a Marinha Imperial.

Antoniokings

E vc acha que com esses pilotos os EUA vão conseguir enfrentar a China ou a Rússia?
E ainda mais com esses problemáticos aviões?

Flanker

Não te esquece da banheira russa que, uns tempos atrás, quis ir pra Síria e deu guru no meio do caminho. Ainda perdeu dois aviões em acidentes tb…..

Tadeu Mendes

Enfrentar pilôtos sem experiência em combate, mal treinados e com aeronves de qualidade inferiôr, é fácil de mais.
A última vêz que um caça chinês quiz enfentar um avião de patrulha americano, se colidiu contra o mêsmo e caiu.
kkkkkkkk.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Tadeu Mendes

Não pêrca o seu tempo tentando explicar para os tecnologicamente analfabetos.

Denis

1) Não se preocupem, a China já espionou tudo sobre o F-35;

2) Não precisa dizer nada sobre as condições do convés, pois todo mundo sabe que, se os danos fossem consideráveis, vocês nunca diriam.

Jadson S. Cabral

Tudo não. Tiveram acesso muito coisa, acesso esse que a gente nunca vai saber até onde foram e se bobear nem mesmo os EUA sabem. Mas certamente não foi 100%. Logo, seria muito bom para eles conseguir pôr as mães numa aeronave inteira. Será que não tem nenhum piloto americano ou de qualquer força que opere o F-35 problemas com caráter duvidoso, vontade de enricar e coragem o suficiente para deserdar para a China ou Rússia com uma aeronave dessa?

Last edited 2 anos atrás by Jadson S. Cabral
Denis

Olá, Jadson. Eu sei que não foi tudo, mas foi uma quantidade de dados muito significativa, pois eles concluíram os seus projetos stealth muito rapidamente.

Tadeu Mendes

Que comentário mais míope.

Sidney

Gostaria que os especialistas que comentam, com tantas certezas, sobre esta queda nos informassem:

Quantas horas de vôo tem em jatos de combate?

Ou, sendo engenheiros aeronáuticos e não pilotos de caça, em quantos projetos de avião de combate participaram para fazerem afirmações críticas ao F-35?

Tadeu Mendes

Êsse pessoal não saberia usar nem uma régua de cálculo, êles não tem o mínimo conhecimento sôbre o F-35? Êles vêem aqui só para fazêr catarse anti-americana. São uns complexados,

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Cristiano GR

Tá, mas… e o Gripen?

Jadson S. Cabral

Tem o quê? Caiu também?

Cristiano GR

Foi só uma brincadeira para puxar o assunto já que era para segunda quinzena de janeiro.

max

O exército americano aqui no Mar do Sul da China é para navegação livre ou é apenas uma brincadeira? Primeiro, foi há alguns anos que a Marinha dos EUA bateu num navio de carga, depois recentemente um submarino nuclear atingiu uma montanha submarina, e agora um jato de caça caiu no mar. Esta é realmente uma marinha americana bem treinada?

Tadeu Mendes

Só não tem acidente, quem não usa seus equipamentos. Jatos de combate americanos não são rainha de hangar.
Preparar-se para a guerra é arriscado e custa dinheiro.

max

Os militares são a primeira escolha para muitas crianças de famílias pobres da América rural (o segundo quintil mais baixo do quintil da riqueza nacional; os oficiais vêm principalmente do terceiro quintil) para ganhar a vida. A F35 que caiu ao mar no mês passado também foi um erro humano do piloto: durante uma aterrissagem de rotina (Padrão Caso 1) com tempo limpo, o piloto na verdade exagerou ao fechar o acelerador após descobrir que estava acima da inclinação, resultando em uma velocidade de descida excessiva. A fuselagem derrapou pela pista e bateu no mar na outra extremidade. Este também… Read more »

Sensato

O F35 tem problemas? Tem. São problemas insolúveis? Não Estão sendo solucionados? Sim Mais devagar do que se espera? Sim. Existe avião que nunca teve problema? Não Agora, a pergunta mais importante. Digamos que você é líder de uma força aérea de um país qualquer, tanto faz ocidental quanto oriental. Você quer comprar o caça com o projeto mais moderno que existe porque tem grana pra isso e porque sabe que se comprar menos que isso, a sociedade de seu país vai te cobrar. Você percebe então que precisa de um quinta geração mesmo que tenha dúvidas da vantagem que… Read more »

max

Espero que você possa usar sua cabeça, observar os fatos e depois usar a lógica para raciocinar os possíveis resultados. Pode-se ver que os modelos 051, 052, 052B, 052C, etc. da Marinha chinesa são todos pequenos passos, com alguns navios sendo produzidos em pequenos números, cada modelo sendo um pouco melhor que o último, e após alguns anos de uso, a experiência é adquirida e o próximo modelo é produzido novamente. Quando a 052D estava totalmente madura e não havia necessidade de atualizá-la, ela foi produzida em grande número. Finalmente, o último modelo, o 055, foi produzido oito de cada… Read more »

Last edited 2 anos atrás by max
Talia

Defendo AV-8B dos Mariners para a MB e ressucitem o SP, não precisamos de catapulta, apenas rampa sky-jump. Já os mancais/eixos não sei detalhes e comprometimento, fica pendente de esclarecimentos, mas não precisaríamos de tanta velocidade para lançar aeronaves. Até os EUA se vergaram para a solução, com esse F-35. Uma bomba bem colocada acaba com a operacionalização do navio que depende de lançamento de suas aeronaves por catapultas.

Sensato

Respeito sua opinião mas seria uma escolha cara, altamente complexa, pouco disponível e que agregaria pouca capacidade.

Talia

Mas, obviamente, uma solução provisória.