Ataque de drones de rebeldes do Iêmen contra área industrial e aeroporto dos Emirados Árabes Unidos

91

O movimento rebelde Houthi do Iêmen confirmou que realizou um ataque militar na segunda-feira contra os Emirados Árabes Unidos. Autoridades em Abu Dhabi, a capital, anunciaram ataques suspeitos de drones contra uma área industrial e o aeroporto, que mataram três pessoas e feriram outras seis.

A agência de notícias estatal dos Emirados Árabes Unidos citou a polícia de Abu Dhabi dizendo que um paquistanês e dois indianos foram mortos no incidente.

A polícia de Abu Dhabi disse que três caminhões-tanque de petróleo explodiram em uma área próxima ao porto da cidade, perto de instalações de armazenamento usadas pela Abu Dhabi National Oil Co. disse o comunicado, acrescentando que uma investigação preliminar encontrou objetos que possivelmente eram drones nos dois locais.

Mais tarde na segunda-feira, o site oficial dos houthis afirmou que ataques aéreos atingiram a capital do Iêmen, Sanaa, matando nove e ferindo outros.

Os rebeldes houthis são apoiados pelo Irã e frequentemente realizaram ataques de drones durante a guerra civil de anos do Iêmen, que os colocou contra uma série de facções locais, incluindo o governo do país apoiado pela Arábia Saudita.

Aeroporto de Abu Dhabi

O Golfo Pérsico tem visto uma série de ataques a instalações marítimas e petrolíferas desde que os EUA se retiraram do acordo nuclear com o Irã em 2018. Washington culpou milícias apoiadas pelo Irã, incluindo os houthis no Iêmen, onde uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita do qual os Emirados Árabes Unidos fazem parte vem lutando contra o grupo desde 2015.

Os houthis atacam regularmente a vizinha Arábia Saudita com mísseis e drones. Um ataque a uma importante instalação petrolífera saudita em 2019 abalou os mercados globais de petróleo e levantou temores de um novo conflito no Oriente Médio.

O Iêmen é estrategicamente significativo porque fica em uma via navegável que liga o Mar Vermelho e o Golfo de Aden, que é um canal para grande parte do petróleo do mundo. O conflito matou dezenas de milhares de pessoas e criou uma das piores crises humanitárias do mundo.

Imagens de satélite mostrando antes e depois da destruição de tanques de combustível de aeronaves no aeroporto de Abu Dhabi após um ataque de drones pelo exército iemenita

FONTE: Washington Post / Bloomberg

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo

O Iêmen passa pela maior crise humanitária do planeta há anos, com a ajuda indispensável das armas americanas (que novidade) nas mãos dos sauditas e dos EAU, engraçado que a mídia pouco ou nada fala sobre isso.
Força houthis.

737-800RJ

Pra quem nunca viu a bandeira utilizada pelos Houthis, aqui está a tradução do que está escrito:

“Alá é o maior. Morte à América. Morte à Israel. Maldição aos judeus. Vitória ao Islã.”

Lamento apenas pelas mortes dos milhares de cidadãos inocentes do Iêmen que foram assassinados no meio dessa bagunça…

Antoniokings

Por que será?
Será que esses países pediram?
Como eu venho dizendo, nova realidade se aproxima para aquela região.

revistaopera.com.br/2021/03/23/como-a-china-ganhou-o-oriente-medio-sem-disparar-um-tiro-sequer/

Bosco

Toinho,
Me lembro nos idos de 2015 , por aí, de sua previsão que o Trump jamais se elegeria presidente dos States. Houveram outras que não se confirmaram.
Não sei não! Ou você é péssimo adivinho ou é pé frio.

Antoniokings

Vai acompanhando que é ladeira abaixo.

Em tempo.
Agradeça a Putin a eleição do desastre chamado Trump.
E esperamos que ele volte.
O sujeito ainda tem um importante papel a cumprir no desastre americano.

Bosco

Você como justiceiro social tempo integral que é não devia torcer tanto assim para o desastre americano. Em se confirmando esse colapso lá continuará sendo uma potência nuclear e econômica onde os velhos ricos brancos hétero (WASP) que você tanto odeia estarão ditando as normas do mesmo jeito e estarão vivendo como os deuses do Olimpo… opa… deuses de Asgard (não podemos brincar senão aquele deus do Olimpo aparece). Quem estará literalmente lascado são os oprimidos de sempre que chegaram lá passando por debaixo do arame farpado e isso fará sua torcida ter sido completamente em vão. Pra te satisfazer… Read more »

sergio

Isso tudo valendo se que os EUA aceitarão passivamente perder o titulo de potencia dominante, e aceitar a hegemonia chinesa, os Americanos são ” bons rapazes ” enquanto estão por cima, na Hora que a coisa apertar, não sei se seriam tão bons assim a ponto de aceitar a pax Chinesa.

Nilton Reis

O Bosco é um dos maiores ladeira abaixo intelectuais que eu eu já presenciei na internet. Quem obra dele pré-intervenção russa na Síria?? Um poço de sabedoria imparcial! Até o saudoso Vader se curvava a tanto em cima do murismo intelectual! Agora, infelizmente, é só mais um papagaio do soft power estadunidense! Hahahajaajajj

Allan Lemos

Certo. Mas ser pedra é confortável, vamos ver o que acontecerá quando eles forem a vidraça.

Antoniokings

Eles têm sido vidraça há muito tempo.

Allan Lemos

Toda potência que dominou a região ao longo da história derramou o sangue dos locais, Alexandre da Macedônia, o Império Britânico, a URSS, por quê você acha que seria diferente com a China?

Antoniokings

A região não domina no sentido militar.
Ela domina com sua influência e cooperação econômica.
E está fazendo isso no Mundo todo com enorme sucesso.

Antoniokings

Digo, a China.
Desculpa.

Jorge

O Casaquistao mostrou agora uma coisa: nao basta por uma tonelada de grana. A China ficou de longe lambendo os beiços e os dedos . Mostrou que apesar do Belt and Road nao apita nada na Asia Central. Nem inteligência de qualidade sobre o que estava acontecendo eles tinham. A China é eximia em operar com tigres de papel mas isso engana por pouco tempo. Ser investidor nao garante poder político automaticamente.

Hcosta

E vamos ver como a China resolve a questão.

O Afeganistão parece que não está a correr assim tão bem.
Uma coisa é apoiar, outra coisa é assumir as suas responsabilidades e colocar recursos no terreno.
Assim é fácil, é só deixar matarem-se uns aos outros.

Onde estão a China e a Rússia? Se querem substituir os EUA então que ganhem coragem e façam alguma coisa para resolver os conflitos.

Carlos

Sim. No Afeganistão tem a questão religião. Por mais que eles aceitem ajuda sabem que o governo da China não curte muito essa história de religião. Deve ser difícil…
“Eles nos ajudam, mas não aceitam nossa fé…”

Imagino que no futuro isso vire conflito.

gordo

Com certeza não deve estar bem mesmo. Perto de 20 anos de ocupação e a retirada desastrosa ainda é recente. Por tanto eu ficaria surpreso se estivessem bem. O fato é que Chineses não pensam como o pessoal lá dos EUA e imagino que vão dar outra abordagem ao problema. Se os Chineses derem outra abordagem é ponto para Eles já que o jeito dos EUA de lidar com problemas parece causar mais problemas. E vamos combinar que a experiência soviética no Afeganistão deu mais que elementos para se constatar que o jeito que os EUA tocavam as coisas não… Read more »

Hcosta

O Afeganistão é muito mais complexo mas espero que a China e/ou a Rússia imponham alguns linhas vermelhas aos Talibãs e, já agora, alguns recursos monetários. Essa teoria de bons amigos que não cobram responsabilidades é ignorar o problema e isso pode trazer graves consequências. Fechar os olhos raramente resulta.

Os EUA, com todos os seus erros apesar de achar que seria muito difícil terem feito algo de diferente, eram responsáveis por 75% do orçamento Afegão. E tentaram construir muitas infraestruturas, algumas resultaram, outras eram constantemente destruídas.

Chris

Revista Opera ?

Toinho, eu entendo que, como suas intenções são ideologicas e políticas, na verdade você nem está preocupado com a verdade.

Se meu vizinho jogar um celular Xioumi no lixo, você ja vai dizer que foi a mando dos americanos.

Mas você ainda não reparou que, em anos nesta empreitada, você não convenceu ninguém ou mudou nada?

Você, literalmente, escreve apenas para satisfazer o seu (ferido) ego !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Antoniokings

Pode ser a revista que o for contato que o ponto de vista seja mais que coerente.
E evidente.

sub urbano

Pra cada ação existe uma reação. Em tempo, Hitler tinha o plano de alocar os Judeus em madagascar. Levando em consideração que Hitler perderia a Guerra, “Israel” seria um estado insular com vastos recursos minerais e água abundante.

Last edited 2 anos atrás by sub urbano
Leandro Costa

Exceto que eles provavelmente morreriam ao chegar à Madagascar.

Bosco

Leandro,
Eles seriam teletransportados por um sistema de teletransporte inventado pelos nazistas. O problema é que toda vez que dava errado o teletransporte os “passageiros” morriam envenenados.
*Nunca houve uma tentativa que tivesse dado certo.

Leandro Costa

Discordo. Deu certo sim. Não à toa estão no lado escuro da lua. 😉

Luiz Trindade

Há uma tentativa sim Bosco em desacreditar as atrocidades cometidas pelos nazistas de modo a pavimentar a volta desses… Não tem palavra civilizada para este tipo de ser humano retornar ao meio político.
Fantástico no último domingo mostrou como eles cresceram nesses últimos 04 anos. Porque será heim?!?

Nilo

Leva a sério não, o neofacismo bolsonarista é risivel. Tô sendo irônico tá.

Bosco

Luiz, Eu não vejo TV e te adianto, se é o ponto de vista da Globo eu não confio e de boas intenções o inferno tá cheio. Se ela fala de neonazistas é com intenções obscuras (ou não tão obscuras já que hoje o ódio do bem é não só aceitável como incentivado) e não com nobres intenções, como podem achar os ingênuos. A grande mídia que a gente parava pra ver e achava que vivia de vender jornais em troca de nos informar hoje sabemos que vivem de dinheiro público em troca de narrativas, manipulando os fatos, criando versões… Read more »

Flanker

Bosco, não sou nem um pouco fã da Globo. Entretanto, vi a matéria sobre os neonazistas. O que foi mostrado ali não tem nada de invenção ou distorção. Assista….não vai te fazer mal.

Bosco

Nunca convide o diabo para dançar Flanker, nem que seja só um pouquinho. Posso até procurar informações sobre o assunto mas não na globo lixo. Não há nada lá que me interessa.

André Macedo

Vai procurar no grupo do zap? Não é você que critica o autoritarismo e totalitarismo e votou no cara que estendeu faixa homenageando ditador e torturador no mesmo Congresso fechado pela ditadura?

Bosco

É questão de proporção André. Entre votar num cara que homenageia Mao, Castro, Che e Lenin e votar num cara que homenageia o Ustra eu escolhi o menos pior.

Reinaldo Deprera

Então o trabalho escravo era apenas para pagar passagem?

Luiz Trindade

Meu Deus… Ainda tem gente que defende esse cara… A desinformação esta maior do que se imagina!

André Macedo

Morte à América e a Israel? Porque será? Que injusto, ambos os países com certeza nunca se meteram por aquelas bandas né? Os EUA COM CERTEZA não vendem bilhões em armas pros sauditas que cometem crimes contra a humanidade a rodo, e Israel COM CERTEZA não ajuda por baixo dos panos. É isso que os dois países fazem de melhor, cometer atrocidades depois se fazer de santos, só falta falar que foram os houthis que atacaram primeiro. Trump considerou os houthis como “terroristas”, mas a Arábia Saudita e UAE baixam a cabeça pros EUA, e todo mundo sabe que pra… Read more »

Leandro Costa

Se vão condenar EUA e Israel por esses motivos que você elencou, acho que vão ter que condenar TODOS os países pelos mesmos motivos.

Flanker

Exato, Leandro. Mas, não adianta querer argumentar.

André Macedo

Então todos os países se envolvem diretamente em guerras civis do outro lado do mundo matando civis e causando crises humanitárias? Haja pano pra vocês passarem viu… kkkkkkkkkkkkkk

Leandro Costa

Se olhar bem, praticamente todas as potências globais e regionais já fizeram ou fazem isso. Inclusive o Brasil. Já ouviu falar em África? Sabe o que rola por lá quase que desde sempre?

Para você e uns outros é mais fácil escolherem um lado quando alguma potência global está envolvida, principalmente no Oriente Médio que, se não fosse pela dependência do petróleo seria igualzinho à África.

Isso que eu chamo de relativização do sofrimento.

André Macedo

Você quis dizer que todas as potências globais tem alguma atrocidade cometida ou rabo preso? Sim, isso é um fato, mas relativização é o que VOCÊ está fazendo, nenhuma potência interferiu e interfere mais na soberania dos países que os EUA. Vou deixar aqui as intervenções americanas apenas no quintal da América Latina, ai você junta com os golpes no resto do mundo e me responde qual país fez parecido.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Leandro Costa

Serve se eu listar apenas as ações do Comintern/Cominform antes e durante a Guerra Fria? Te garanto que a lista de tentativas é bem maior que apenas a dos EUA. E não estou escolhendo lados aqui. Acho que ambos os lados erraram feio na maioria das decisões que foram tomadas no sentido de interferir diretamente na soberania de outros.

Chris

Duro mesmo é ler esses comentários destes vermelhinhos…

Esse aeroporto, por exemplo, é rota da maioria dos brasileiros que vivem no Japão.

Hélio

Melhor isso que bandeira do arco-íris na embaixada

Nilton Reis

MUH ISN’TRAEL

Allan Lemos

A política dos EUA para o Oriente Médio sempre foi criminosa.

Chris

O desconhecimento é uma coisa doida…

Te convido a ler a “biblia mulçumana”
e pesquisar sobre as reais intenções destes extremistas radicais islâmicos (Que não ganharam esse nome a toa).

Quem sabe ai vc entenda, que ate sua vida estaria na reta, se ninguém fizesse nada contra esses caras !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Allan Lemos

Apesar de ser católico, já li dois livros sobre o islamismo. Acredite, ele não se resume àqueles loucos de AK-47 que você vê no Jornal Nacional.

Jagdverband#44

A da Rússia, china etc

Blind Man's Bluff

Estranho q vc nada falou sobre o Irão nessa.

Chris

Eu não sei se fico triste pelos editores que não bloqueiam quem faz apologia a violência…

Ou feliz… Pois se comunismo e/ou socialismo for isso… Só vão é perder admiradores.

André Macedo

Onde eu fiz apologia à violência amigão? Eu desejei força aos houthis que lutam contra uma invasão estrangeira na MAIOR crise humanitária do mundo, não foram os houthis que invadiram a Arábia Saudita nem qualquer outro país.
Reduzir isso ao comunismo é burrice, já que um dos causadores é o símbolo do capitalismo e da democracia, e outro é seu aliado direto, mostra que você não sabe nada sobre o assunto.

Andre

“maior crise humanitária do planeta há anos”…nada como dar uma ajeitadinha nos fatos para que caibam na opinião.

“Força houtis” e sua doutrina de morte à que não forem xiitas, além do ódio aos judeus. Aí estão os verdadeiros neo nazistas.

André Macedo

O fato de ser a maior crise do planeta é reconhecido pela ONU amigão. De doutrina de morte por doutrina de morte, eu fico com a que não está atualmente invadindo outro país em frangalhos. Se você realmente se preocupasse com uma “doutrina de morte”, iria procurar saber sobre o Wahhabismo, movimento ultraconservador islâmico cujos maiores propagadores são os da família real saudita (aliada fiel dos americanos) e que prega justamente a morte dos infiéis.

Por fim, falar em neonazismo só completa seu desconhecimento sobre o assunto.

https://www.unfpa.org/yemen

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wahhabismo#História

Andre

A diferença é que vc não vê aqui ninguém falando: força wahhabistas, morte aos infiéis.

Ao contrário dos neonazistas que propagam a morte de pessoas por suas tradições religiosas, suas heranças culturais, ou seu local de nascimento dizendo: morte à Israel, morte aos americanos, disfarçado de “força houtis”.

André Macedo

Então quer dizer que os houthis odeiam Israel e os EUA por suas “heranças culturais”? Kkkkkkkkkkkkkk que piada, nem parece que é pq ambos os países contribuem diretamente com os agressores sauditas que invadem seu território. Só falta falar que foram os houthis que começaram e invadiram os EUA.

Digo e repito: Força houthis.

sub urbano

Houthis também abateram um F-15 saudita utilizando um míssil ar-ar R27 adaptado no fundo de quintal para lançamento a partir de um caminhão. Esses caras levaram a guerra assimétrica para oto patamar msm kkk

pedro

Sem falar dos Sa-2 que transformaram em misseis balisticos que vira e mexe atacam a Arabia Saudita que, mesmo com os poderosos Patriot para defesa Antimíssil, muitas vezes passam por eles e acertam seus alvos.

Bosco

A extensão territorial dos EAU de quase 90 mil quilômetros quadrados. Para proteger todo esse território contra ataques de mísseis balísticos seriam precisos cerca de 90 baterias de mísseis Patriot. Pelo que se sabe os emiradenses adquiriram cerca de 6 a 8 baterias Patriot, mas não sei se todos já foram implantadas. Uma outra questão de “mísseis deixar passar” tem a ver com a prontidão. Baterias antiaéreas não ficam funcionando 24/7 o ano todo , todos os anos. Elas são acionadas em caso de um conflito e de haver um alerta antecipado. Deter ataques em situação de guerra assimétrica em… Read more »

Leandro Costa

Não adianta. A maioria não sabe a diferença entre guerra assimétrica e simétrica/convencional.

Antoniokings

Acabaram de anunciar a compra de um sistema sul-coreano.

militarywatchmagazine.com/article/south-korea-uae-kmsam-russian-tech

Bosco

É um bom sistema.

Bosco

Todo míssil sup-ar e ar-ar é potencialmente um míssil contra alvos em terra, já que uma hora ele cai. rssss Para evitar danos colaterais eles são armados com uma espoleta de tempo que ao fim de um tempo programado faz ele explodir. Para que um míssil sup-ar ou ar-ar seja transformado em um sup-sup ou ar-sup semibalístico basta que a espoleta de segurança seja desabilitada (e que tenha uma bateria que dure até o impacto). O SA-2 é um caso de míssil sup-ar que foi convertido para a função sup-sup mas outros já assumem essa função dupla desde a origem,… Read more »

Leandro Costa

Apenas complementando. Sei de pelo menos uma ocasião em que um AIM-9D foi lançado à noite contra um caminhão na costa do Vietnã e o alvo foi acertado. (Não gosto de fazer julgamento, mas achei uma péssima idéia torrar um míssil por um caminhão). E no caso do SA-2, acho que ele utiliza apenas giroscópios. Se tiver algum tipo de comando via rádio, esse vai ter um alcance efetivo de guiagem bem curta, e à partir de então acho que ele simplesmente pegar uma trajetória balística e seguir seu caminho até cair. Não acho que conseguiriam fazer muita coisa ou… Read more »

Reinaldo Deprera

Só que a V2 tinha 1 tonelada de carga explosiva, salvo engano.

Bosco

Leandro,
O AIM-9X é habilitado contra alvos na superfície (inclusive em terra). Seu sistema de imagem IR é até melhor do que o do Javelin (64 x 64 FPA do Javelin vs 128 x 128 FPA do AIM).

Reinaldo Deprera

Seria legal o @Bosco comentar sobre o quase abate do F-15 Saudita. Pelo que vi no vídeo ficou parecendo mais um disparo LOAL de SAM do que o disparo de um r-27 modificado. Sendo um disparo LOAL, não pode ser de um R-27 Corrigindo: Dei uma lida sobre o R-27 e o disparo LOAL é possível. Quando disse que o disparo parecia ter sido LOAL, disse com base nessas observações: O míssil não voa no trajeto futuro de voo do F-15, mas voa na trajetória em que o míssil foi disparado, corrigindo sua trajetória só posteriormente, quando começa a perseguir… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Bosco

Reinaldo, Temos que saber qual a versão do R-27 foi usada. Se a guiada por SAR ou por IR. A guiada por SAR (radar semiativo) opera no modo LOAL tendo inclusive atualização via data link, já a por IR , até onde eu sei, não tem data link e não tem capacidade LOAL. Para transformarem um R-27 SAR do solo seria preciso um radar iluminador, o que complica no caso de gambiarra, então o mais provável é que tenham transformado um R-27 guiado por IR. Aí ele seria do tipo LOBL, mesmo porque , mesmo que tenha capacidade LOAL acho… Read more »

Antoniokings

E por causa desses ataques, o petróleo passou de US$ 85 o barril e o Goldman Sachs está falando que pode chegar a US$ 100.

Nilo

Bidu!!! Por isso o Guedes aumentou o preço da gasolina, já antecipavam, através do serviço de inteligência do governo esse ataque, e mais aumento está prometido, então a solução para gasolina barata será eliminar esses terroristas.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Chris

Fica tranquilo, este aumento ainda não chegou no Brasil… Mas vai chegar !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Hcosta

E quem terá interesse em manter o preço alto?

Jacinto

E uma guerra por lá parece cada vez mais possível… um grande problema para quem importa petróleo do Oriente Médio.

Chris

Agora ficou feliz, ne Toinho ?

Quem sabe ai você tenha uma pequena amostra do que realmente aconteceria ate com você, se seus desejos se realizassem…

Antoniokings

Como dito em outro post, a paciência da Rússia se esgotou.
E não queira ver os chineses também sem paciência.

Reinaldo Deprera

Houthi é apenas um rótulo para Irã

O Iêmem, é na minha opinião, um dos países mais bonitos do planeta. É um daqueles lugares que desde criança sonhamos em conhecer 🙁

Jorge

Não.

Heinz Guderian

Sinto muito pelas vítimas civis no conflito, no fim, eles que mais sofrem, dos dois lados.
Espero que esse conflito termine logo.
Em nota, os Emirados Árabes Unidos, já fizeram um contra-ataque, bombardearam a capital do Iêmen.
Parece que houve 20 vítimas.

Saldanha da Gama

Fiz uma pergunta off topic sobre a suécia estar preocupada com a aproximação do Brasil e rússia, o comentário foi excluído. infringi alguma regra?

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Leandro Costa

Saldanha, não sei, mas eu te respondi abaixo hehehehe

Saldanha da Gama

Leandreo, mais uma vez te agradeço muito! Como estou na rua, não pude entrar ainda no devido site…. falei com meu amigo e ele disse que ao ver um blog, estava esta notícia e não havia visto no referido blog de defesa, então provavelmente é fake mesmo e graças a Deus, cara, muito obrigado pela atenção! Abração

Leandro Costa

Isso não faz o menor sentido. Eu gostaria de ler a matéria, mas se o pânico foi gerado pela visita à Rússia de uma delegação Brasileira, eu espero que as pessoas entendam que estamos no CS da ONU, e se quisermos ter um bom papel por lá, precisamos nos comunicar, reunir, negociar, etc., com os países de assento permanente. Tem muita gente que não conhece o meio e que dispensa a importância de um assento rotativo. Isso é um erro. No mais, em relação ao Gripen isso continua fazendo menos sentido ainda, sabendo que temos como verificar as performances dos… Read more »

Saldanha da Gama

Boa tarde Leandro, muito obrigado pela resposta, penso o mesmo e fiquei preocupado, por isso pedi a informação de vocês que estão muito mais bem informados! Muito Obrigado mesmo e não entendi por que excluíram o comentário… Abração e obrigado

Leandro Costa

Acho que é porque você citou outro site. Pode ter algum problema com direitos autorais, ética jornalística ou algo assim. Enfim, eu fui lá, mas não consegui achar a matéria específica ou menção sobre isso. Mas confesso que não torrei muito tempo na busca porque estou fazendo umas quatro coisas ao mesmo tempo aqui heheheheh

Agressor's

E a história se repete em vários lugares do mundo, como sempre o povo sendo usado como massa de manobra para motivos escusos e completamente distorcidos aos seus! Só notícia de guerras. E me assusta que um país pacífico igual ao Brasil que não ataca outras nações que tem sua economia baseada na agricultura, pode ser vítima das potências ocidentais… Com a falácia que estão protegendo o meio ambiente… Por isso eu apoio que o Brasil tenha sua dissuasão nuclear…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Joanderson

Penso se essa guerra do Iêmen fosse dentro da Arábia Saudita o o barriu de petróleo já estava em uns 400 dolares.

Maurício.

Esse pessoal “vive para se matar”, sei que muitos aqui não gostam quando alguém fala em religião aqui no aéreo, mas esses povos, todos eles, só vão sossegar e pararem de se matar quando Jesus voltar, até lá, cada um escolhe um lado para defender, é a mesma coisa do Afeganistão, “está no sangue” deles, ninguém vai conseguir consertar aquele lugar, seja soviéticos, americanos e chineses, será só perda de tempo.

Chris

Vão dizer que Jesus é uma fraude, fica tranquilo !

Andre

O problema é que “jesus voltar” está igual às previsões do da lua. 2000 anos já. Acho que não vêm.

Jorge

Cometario raso, cheio de clichês e desnecessário. Se nao tem nada pra falar melhor falar nada.

Carlos Campos

A China vai ter que se posicionar mais cedo ou mais tarde. Ou apoia o irã ou as monarquias árabes que aos poucos deixam os EUA que querem abandonar o petróleo, uma das razões do petróleo tá caro é produção nós EUA ter caído, a AS ter diminuído a produção, e as economias que demandaram mais petróleo para funcionar durante a pandemia….

Mgtow

Os Houthis travam uma guerra digna. Jamais deve se colocar a alcunha de terroristas num grupamento que está lutando para expulsar quem ocupa país dos outros.

Hcosta

Isso é o que todos dizem. Que lutam pelo povo. Depois acontece como no Ruanda.
Os fins não justificam os meios, principalmente quando acontecem massacres indiscriminados. Apesar de que, por enquanto, não seja este o caso no Iémen é preciso estar atento.
E é uma guerra civil, não é somente uma invasão de um país. A Arábia Saudita apoia um lado e o Irão o outro. Ambos não muito recomendáveis em termos de respeito pelos direitos humanos.