MANILA – Foi aprovada a compra governamental de 32 helicópteros utilitários de combate S-70i Black Hawk adicionais depois que o Aviso de Adjudicação (NOA) foi emitido para a PZL Mielec da Polônia no final do ano passado, anunciou o secretário de Defesa Delfin Lorenzana no domingo (16/1).

Lorenzana compartilhou em um post no Facebook que o NOA foi emitida em 28 de dezembro de 2021 para o projeto de PHP32 bilhões que vem com um pacote inicial de suporte logístico e treinamento para pilotos e equipe de manutenção.

O Acordo de Contrato está sendo redigido, após o qual um Aviso para Prosseguir iniciará oficialmente o projeto.

“A entrega destes helicópteros terá início em CY (Ano Calendário) 2023 (cinco unidades) enquanto os restantes serão entregues em três lotes da seguinte forma: CY2024 – 2º lote (10 unidades); CY2025 – 3º lote (10 unidades); e CY2026 – último lote (sete unidades)”, postou Lorenzana.

A Força Aérea das Filipinas (PAF) concluiu anteriormente a aquisição de 16 helicópteros Black Hawk, também da fabricante aeroespacial polonesa, no valor de US$ 241 milhões (cerca de PHP11,5 bilhões).

O primeiro lote de seis helicópteros foi entregue em novembro de 2020, seguido pelo segundo lote de cinco em junho do ano passado, que foi formalmente aceito, entregue e abençoado em 13 de outubro de 2021.

O último lote de cinco foi entregue em 8 de novembro de 2021 e formalmente aceito pela PAF em 3 de dezembro.

“A falta de aviões de transporte e helicópteros nunca foi tão aguda durante a pandemia e após o tufão Odette. Isso foi exacerbado por nossos Hueys envelhecidos que se tornaram antieconômicos para manter. Os 12 novos Black Hawk suportaram o peso do trabalho durante esses tempos críticos”, disse Lorenzana.

As unidades S-70i da PAF estão transportando suprimentos de socorro e pessoal de resgate para áreas atingidas pelo tufão Odette no mês passado.

Eles também foram utilizados para transportar vacinas Covid-19 em áreas geograficamente isoladas.

FONTE: PNA – Philippine News Agency

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ramon

Um fator que acho que todos observaram é a crescente necessidade dos helicópteros militares ou com maior capacidade na atualidade devido as inúmeras tragédias ambientais, por isso defendo que o Brasil tenha alguns Chinooks ou helicópteros com maior capacidade não somente para fins militares, mas também para auxílio nessas tragédias quando necessário, pois ter a capacidade de levar um maior número de bombeiros para zonas isoladas, ajuda humanitária para comunidades que se encontrar em risco e equipamentos de resgate pode salvar muitas vidas.

Pablo

Teve um site que chegou a anunciar que o EB havia comprado alguns chinooks em 2016, se não me engano. Mas, segue a vida.

Neto

Qual Heli substitui os esquilos?
.
Precisamos de um pé no chão em volume?

Ramon

Ter pé no chão ia ser o ideal, mas aparentemente não vão substituir os esquilos tão cedo, até modernizaram eles recentemente e desenvolveram pods com metralhadoras para eles.

Flanker

No EB foram modernizados. Na FAB e MB serão substituídos. Há estudo iniciado para substituir o Esquilo nessas duas Forças.

SteelWing

acho que pode ter mais black hawk no no lugar dos esquilos, para operações maiores operações,kc-390 mesmo.

Pablo

Um esquilo nao substitui o black hawk e vice versa.
Se não me engano, um dos candidatos a substituir o esquilo na MB é o H145, que foi avaliado em 2015. A MB já recebeu algumas unidades dessa aeronave.

Last edited 2 anos atrás by Pablo
Carlos Crispim

Um baita helicóptero digno de substituir o sapão, os americanos sabem fazer helis pra guerra e pra qualquer outra coisa, parabéns Filipinas, escolheu simplesmente o melhor.

glasquis7

Só 32???!!!

Marcos Silva

Além dos 16 encomendados em 2018(?) e recentemente entregues. Tipo da notícia que queria ver vindo do EB,mas…

rdx

A Helibrás não monta o Blackhawk

glasquis7

Sarcasmo amigo, sarcasmo. De onde eu venho não tem nem 10 desses

willhorv

Nós não temos nem isso…e depois de tanto tempo! Sempre muito a lamentar…Para um país como o nosso…até 32 é pouco de mais. Parabéns Filipinas!

Welington S.

Dada as dimensões de nosso território nacional, literalmente, o que temos, é pouquíssimo!

Henrique

Queria o EB ter tudo isso de Black Hawk

Santiago

Acho que os da FAB chega perto desse número. 16 helicóptero Black Hawk S-70 + 16 Caracal para transporte.

Caio

Tai um equipamento de ótima qualidade,que ao custo médio de 16 milhões de dólares, pelas compras dos filipinos, o Brasil deveria ter uma centena pelo menos, especialmente gastando 4,5 vezes mais do que eles, segundo o Global Fire Power.