KALININGRAD REGION, RUSSIA — FEBRUARY 16, 2020: Pictured in this image dated 16 February 2021 is the Russian Navy Baltic Fleet’s Sukhoi Su-30SM fighter aircraft during flight over the Kaliningrad Region. Vitaly Nevar/TASS Ðîññèÿ. Êàëèíèíãðàäñêàÿ îáëàñòü. Ìíîãîöåëåâîé èñòðåáèòåëü Ñó-30ÑÌ ìîðñêîé àâèàöèè Áàëòèéñêîãî ôëîòà â íåáå íàä Êàëèíèíãðàäñêîé îáëàñòüþ. Âèòàëèé Íåâàð/ÒÀÑÑ

A crescente tensão nas relações envolvendo a Federação Russa, a liderança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Ucrânia – ex-república soviética desde 1991 – em torno da adesão deste país à aliança militar ocidental tem provocado não apenas suspense sobre os possíveis desdobramentos da questão, mas igualmente uma curiosidade acerca do atual estado da Força Aérea da Federação Russa, que recentemente teve deslocados alguns dos seus vetores para mais próximo da zona de um eventual conflito entre as duas nações eslavas.

O poder aéreo da Federação Russa

Atualmente, o poder aéreo da Federação Russa apto a participar de uma provável intervenção na Ucrânia está estruturado em duas organizações: a Aviação Naval da Federação Russa (Aviatsiya Voyenno-Morskogo Flota Rossiyskoy Federatsii, AVMF-RF) e as Forças Aerospaciais da Federação Russa (Vozdushno-Kosmicheskiye Sily Rossiyskoy Federatsii, VKS-RF). Existem ainda as aeronaves do Serviço Federal de Tropas Nacionais (Federal’noy Sluzhby Voysk Natsional’noy, FSVN), especializado em combater eventuais atos terroristas no vasto território russo, o maior do planeta em extensão geográfica.

O que segue abaixo é o primeiro de uma série de textos dedicados a apresentar o poder aéreo russo tal como está hoje, inicialmente trazendo a Aviação Naval russa.

A Aviação Naval da Marinha da Federação Russa

Oficialmente, A Aviação Naval é descrita como “o Braço de Serviço da Marinha”, projetado para várias funções, tais como buscar e destruir forças de combate navais inimigas, grupos de desembarque, comboios e navios individuais (embarcações) no mar e bases; cobrindo grupos de navios e instalações navais de ataques aéreos inimigos; destruir aeronaves, helicópteros e mísseis de cruzeiro; reconhecimento aéreo; mirar as forças de ataque em unidades de navios inimigas e transmitir dados de alvos a eles. Também é preparado para a colocação de minas, varredura de minas, guerra eletrônica (EW), transporte aéreo e pouso, operações de busca e salvamento no mar.

A base da Aviação Naval é constituída por aeronaves (helicópteros) para diversos fins. Desempenha as funções atribuídas por conta própria e em conjunto com as demais Forças de Serviço da Marinha, bem como as formações (unidades) das demais Forças das Forças Armadas.

Quanto às suas funções, a Aviação Naval está dividida em Aviação de Lançamento de Mísseis Navais, Antissubmarino, Caça, Reconhecimento e Auxiliar (Alerta Antecipado e Controle, Guerra Eletrônica, Contramedidas de Minas, Comunicações de Controle e Sinal, Reabastecimento Aéreo, Busca e Resgate , Transporte, Evacuação Aeromédica).

Para o cumprimento de tais missões conta com cerca de 360 aeronaves, número este que deve ser acrescido de mais 21 Su-30SM2, previstos para serem entregues até 2024 e 4 helicópteros Ka-52K, com mais 28 opcionais em data incerta.

A Aviação Naval Russa opera a partir de aeródromos e do navio-aeródromo Admiral Kuznetsov.

Em termos númericos, a Aviação Naval da Federação Russa é significativamente menor que a sua contraparte norte-americana. Contudo, deve ser lembrado que historicamente o foco principal da doutrina da Marinha Soviética (da qual a atual Aviação Naval russa é derivada direta) sempre foram as operações navais oceânicas com grandes quantidades de submarinos. Ainda assim, em uma possível deflagração de conflito contra a Ucrânia, a AVMF-RF é capaz de inflingir danos consideráveis às forças rivais.

Quartel-general da Marinha Russa

Base Aérea de Yeysk

  • 859º Centro de Aplicação de Combate e Treinamento de Tripulação para Aviação Naval, com Antonov An-26; Antonov An-140-100; Ilyushin Il-38 (N); Ilyushin Il-20; Kamov Ka-27PL; Kamov Ka-28; Kamov Ka-29; Let L-39; Mikoyan Gurevich MiG-29K/KUB; Sukhoi Su-25UTG; Sukhoi Su-30SM; Sukhoi Su-33.

Base Aérea de Ostafyevo

  • Esquadrão de Busca e Resgate de Aviação da Marinha da Federação Russa, Antonov An-12PS; Antonov An-26; Antonov An-72; Antonov An-140-100.

Base Aérea de Severomorsk-1

  • Centro de treinamento de aviação naval.

Frota do Mar Báltico

Base Aérea de Chernyakhovsk

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Esquadrão de aviação de assalto, com Sukhoi Su-24M / UAV Forpost;

Base Aérea de Chkalovsk

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Mil Mi-8, Mil Mi-24; Sukhoi Su-27/27P/SM3; Sukhoi Su-27UB/UP; Sukhoi Su-30M2

Base Aérea de Donskoye

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino Naval Independente, com Beriev Beriev Be-12, Kamov-27PL/PS.

Base Aérea de Khrabrovo

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Esquadrão de Transporte Aéreo Independente, com Antonov An-2; Antonov An-26; Antonov An-140-100.

Frota do Mar Negro

Base Aérea de Kacha

  • 318º Regimento de Aviação Composto Independente, com Antonov An-2, Antonov An-12, Antonov An-26, Mil Mi-8, Kamov Ka-27, Kamov Ka-29, Kamov Ka-31R

Base Aérea de Saki

  • 43º Regimento de Aviação de Assalto Naval Independente, com Sukhoi Su-24M/MR e Sukhoi Su-30SM

Frota do Norte

Tupolev Tu-142

Base Aérea de Kipelovo/Fedotovo

  • 403º Regimento de Aviação Composto Independente, 2º Grupo de Aviação de Guardas, com Tupolev Tu-142.

Base Aérea de Ostafyevo

  • 403º Regimento de Aviação Composto Independente, 3º Grupo de Aviação de Guardas com Antonov An-12; Antonov An-26; Antonov An-72; Antonov An-140-100.

Base Aérea de Severomorsk-1

  • 403º Regimento de Aviação Composto Independente, Antonov An-12; Antonov An-26; Ilyushin Il-20RT; Ilyushin Il-22; Ilyushin Il-38 (N); Kamov Ka-27; Mil Mi-8; UAv Forpost; UAV Orlan-10.

Base Aérea de Severomorsk-3 (Malyavr)

  • 279º Regimento de Aviação de Caça Naval Independente, Estandarte Vermelho de Smolensk, com Kamov Ka-52K; Sukhoi Su-25UTG e Sukhoi Su-33.
  • 100º Regimento Independente de Aviação de Caça Naval, com Mikoyan Gurevich MiG-29KR/KUBR.

Frota do Pacífico

MiG-31 da Aviação Naval Russa

Base Aérea de Petropavlovsk-Kamchatskiy/Yelizovo

  • 7060ª Base Aérea da Aviação Naval do Estandarte Vermelho da Ordem do Trabalho, com Antonov An-12, Antonov An-26, Beriev Be-12, Ilyushin Il-22, Ilyushin Il-38(N), Kamov Ka-27, Mil Mi-8, Mil Mi-8AMTSh, Mikoyan Gurevich MiG-31, UAV Forpost, UAV Orlan-10.

Base Aérea de Sovetskaya Gavan/Kamenny Ruchey

  • 7062ª Base Aérea da Aviação Naval Port-Arthur Krasnoznamennaya, Esquadrão Independente de Aviação Anti-submarino, com Tupolev Tu-142M/MZ/MP.

Base Aérea de Vladivostok/Knevichi

  • 7062ª Base Aérea da Aviação Naval Port-Arthur Krasnoznamennaya, Esquadrão Independente da Aviação de Transporte, com Antonov An-12 e Antonov An-26.


Sérgio Santana é Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL). Pós-graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Único colaborador brasileiro regular Jane’s e da Shephard Media, referências em Inteligência de Defesa. Autor de livros sobre aeronaves de Inteligência/Vigilância/Reconhecimento.

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
angelo

MiG-31 da Aviação Naval Russa: inspira respeito, bicho musculoso…rsrsrs

Rui Chapéu

O problema da Rússia com a aviação naval é que eles tem milhares de km para cuidar, desde o lado ocidental da europa até o pacífico com fronteira com Japão.

É muita área, muitos países fortes perto: Europa inteira, China, Japão do outro lado, Mar negro, Mar Cáspio….

Por mais que 360 aeronaves é uma boa quantidade, para esse território fica pouco.

Antoniokings

Creio que grande parte do seu território não tem valor estratégico, visto serem gigantescas estepes quase sempre congeladas.
Tem de ficar de olho apenas com relação a incursões de bombardeios estratégicos por aquele caminho, sendo que os interceptadores de grande desempenho que ela possui são suficientes.
De resto, nem gente tem.
Os pontos quentes são as partes eurasiana, Vladivostok e proximidades e a passagem do Estreito de Bering.

Psxt27

A Rússia está a tremer…

Geovane

só se for de ansiedade pra usar posseidom, zirkhon, bulava, kalibr e companhia

Nilton L Junior

Saudações tovarich Kings.
Apenas uma ressalva, não tem valor estratégico que não é conhecido.

Antoniokings

Vc tem razão.
Ficou mais apropriado.

SDS

Antoniokings

Vc tem razão.
Ficou mais apropriado.

SDS.

Antoniokings

Bem colocado.

SDS

Adriano Madureira

exatamente ! Valor estratégico que não é conhecido, mas o valor mineral é enorme… As maiores jazidas russas se encontram no extremo oriente,o ouro continua a ser a especialização mais importante do Extremo Oriente, que possui vastas reservas não desenvolvidas deste metal precioso. Agora, 45% do ouro do país é extraído no Extremo Oriente, e virtualmente todas as regiões de mineração de ouro do Extremo Oriente ocupam posições de liderança nas classificações das federações quanto ao volume de extração. Quanto à indústria de mineração de diamantes da Rússia, ela ainda está quase totalmente concentrada na região do Extremo Oriente. Atualmente… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Luís Henrique

Caro Rui, na verdade a Rússia focou seu poder aéreo na força aeroespacial que só fica atrás da USAF em número de aeronaves.
Até o exercito russo não possui um único helicóptero, os helicopteros ficam todos na força aeroespacial e uma pequena parte na aviação naval.
As 360 aeronaves da aviação naval, apesar de ser um número grande para a maioria dos países, realmente não impressiona tanto.
Já as mais de 4.000 aeronaves da força aeroespacial, essas sim, impressionam e dão conta do vasto território russo.

Last edited 2 anos atrás by Luís Henrique
Augusto L

Se eu não me engano a US Navy e a PLAAF tem mais aeronaves que as forças aeroespaciais russas

Luís Henrique

Negativo.
A PLAAF tem cerca de 2.750 aeronaves.
A US Navy tem cerca de 2.500 aeronaves, sem contar com os Marines.
A Força Aeroespacial Russa tem cerca de 4.500 aeronaves.

Augusto L

Mas tem mais caças ? É isso que importa no final das coisas

Mirade 1969

Não adianta tem muitos aviões, aeroportos e infraestrutura se num apertar de botão eles podem ser riscados do mapa. Para isso que serve a força de misseis russa para acabar de uma vez por todas com a infraestrutura inimiga senão não valeria o investimento de bilhões de dólares gasto neles.

Geovane

Meu irmão, resumistes bem. De forma brilhante. Eu me atreveria a dizer que, pra eles, porta-aviões não valem muito mais que banheiras flutuantes.

Luís Henrique

São cerca de 1.500 caças e bombardeiros na VKS e 2.000 na PLAAF.
porém destes 2.000 são 388 J-7 e 96 J-8.

Quantidade conta, mas qualidade também.

Andrey cunha

Pode ter maus, mas tem que se deslocar para Russia

Cristiano de Aquino Campos

E mais para constar e bater nos pequenos pois com milhares de armas nucleares quem vai invadir?

Adriano Madureira

Rui Chapéu, boa parte do território russo é inóspito e pouco habitado,somente recentemente que o governo Putin está querendo levar a cabo um grande plano de repovoamento da região. O governo está doando lotes de terra situado no Extremo Oriente,a cerca de 4.000 quilômetros de Moscou para cidadãos russos e suas necessidades pessoais sem precisar pagar por isso. É uma aventura para quem estiver disposto a aceitar habitar terrenos onde as perspectivas são incertas para agricultura. De acordo com uma lei aprovada na metade de 2016, os cidadãos do país podem obter um hectare (2,47 acres) como propriedade pessoal desde… Read more »

EduardoSP

E uma população em processo de diminuicao e envelhecimento. A situação demográfica da Rússia, dado o seu território, não é confortável. Aliás, nem a do Brasil, que também tem um território grande e uma população que está envelhecendo e, em breve, começará a diminuir.

Pedro Sousa

360 aeronaves são da Aviação Naval. A VKS (que engloba a Força Aerea) não está incluso nesse volume.

Geovane

onde os aviões não alcançarem/cobrirem, os mísseis (décadas à frente de qlr outra nação, em termo de tecnologia) vão além.

Fabio Jeffer

A Frota do Pacífico não possui nenhuma aeronave de ataque

Mirade 1969

Mas em caso de guerra eles mobilizariam de outras bases aviões de ataque não seria o caso de vir ajuda de mais bases além das do Pacifico.

Pedro Sousa

Na Base Aérea de Yelizovo em Petropavlovsk-Kamchatskiy, já há unidades do Mig-31BM que possuem capacidade de lançar mísseis ar-terra e ar-mar, embora o Mig-31 não seja o mais adequado para missões ar-superfície.

Hcosta

Espero não estar a abusar mas sugiro um mapa e uma listagem do equipamento para ser mais fácil compreender a dimensão e importância deste ramo.

Joanderson

A força aérea da Rússia só fica abaixo da força aérea dos EUA ou existe mais alguma capaz de peitar a Rússia no ar ??

Nilton L Junior

Joanderson se for por número de aeronaves os EUA ganham, se for contra NATO sem EUA a Russia tem mais, se for Russia e China creio que a diferença não deva ser grande é até possível que a China tenha mais.
Agora ter quantidade não significa ter superioridade, aquele que estiver melhor preparado com certeza vai fazer a diferença.

Antoniokings

A vantagem russa é que grande parte de seus aviões é formada de ‘peso-pesados’.
E isso, certamente, fará diferença.

MMerlin

“…aquele que estiver melhor preparado com certeza vai fazer a diferença.” Concordo. Treinamento é importante, mas tão importante quanto são as inclusões em conflitos que os EUA e a Rússia se enfiam. As vantagens e readequações (que levam a atualizações) de doutrinas, com base em situações reais, são enormes. Uma das principais é em relação a logística. A diferença de experiência de ambos os países em relação aos demais é enorme. Uma coisa é desfilar uma enorme quantidade de equipamentos (como a China). Outra coisa é expor seus equipamentos em cenários reais. Antes que esta última HIPOTÉTICAMENTE experimentasse entrar em… Read more »

Nilton L Junior

O que faz o amigo pensar que a Russia teria problemas de logística ou a China, la não tem Pazuelo.

MMerlin

“…Russia teria problemas de logística…”.

Todo país, independente do tipo de ação, mas potencializado em situações de conflitos, sempre terá algum tipo de problema logístico de reposição (do que quer que seja) de algum grau. Nestas situações o nível do grau é determinado, em sua boa parte, pela experiência. A Rússia (assim como os EUA) tem a experiência em campo que a China está distante de ter.

Last edited 2 anos atrás by MMerlin
Nilton L Junior

Meu jovem, a China esta no seleto grupo de superpotência, teve guerra com Japão, teve conflito com a Russia, estiveram na guerra da Korea, isso em menos de 80 anos e sendo sua matriz econômica a agricultura, imagino que esses acontecimentos deram algum aprendizado ao Chineses, imagino que como superpotência eles devem saber a relevância da logística para sua defesa.

Emmanuel

Os países europeus que constituem a Otan são mais que suficientes para fazer a Rússia pensar duas vezes, caso queiram agir.
A frota russa é envelhecida. Tem um número bom para a defesa do país, mas quando comparado com os vetores europeus, percebe-se que estão bem uns dois passos atrás.
Talvez, se a Rússia conseguir modernizar toda a sua frota, as forças se equilibrem.

Antoniokings

Em quantos dias Rússia atropela a ‘parte europeia’ da OTAN?

Nilton L Junior

Gostasse dessa a frota da RF é velha, de onde será que vem essas coisas.

Adriano Madureira

Velho por velho, amigo, muitos outros países vivem a mesma situação…

Mas muito material soviético já foi aposentado e trocado, o índice de modernização dos equipamentos russos é bastante elevado.

Mauro Cambuquira

Mais de 70% estão atualizados.

Nilton L Junior

Se modernizaram é porque não esta esgotado a sua utilidade e esse critério de bastante elevado para aviação da RF então serve pra os EUA e NATO.

Geovane

acho que só apertando os botões certos, sem levantar uma aeronave do solo, já consegue dissuadir os Estados-vassalos

Leandro Costa

Os dias do Pacto de Varsóvia se foram. A Rússia dentro de seu território é inexpugnável. Quanto mais avançar para o oeste, mais vulnerável vai ficar. Eles não têm o poder expedicionário continental que a URSS tinha. O ponto de partida sendo mais ao leste e sem um flanco sul garantido, eles tem muito mais terreno para cobrir e percorrer e com muito menos recursos e ainda dependente de tecnogias ocidentais que eles ainda estão tentando substituir em grande escala. Ou seja… Não rola atropelamento. Pelo menos não dentro do horizonte previsível de tempo. Uma coisa é dar as cartas… Read more »

Hcosta

Talvez os mesmos do que na 2 GM na Barbarossa. O problema é o que vem depois.
E em que equipamentos a Rússia tem uma superioridade assim tão grande em relação aos países Europeus? Só se for em armas nucleares…

Mirade 1969

Os europeus não tem um caça de 5ª geração que eles projetaram tem? eles dependem de importação para ter o seu. A Rússia já tem o seu e de projeto próprio e fabricação idem.

Hcosta

Mesmo de importação, quantos são? E quantos são dos Russos?

Tantos exemplos melhores do que esse…
Se quiser até o ajudo: em submarinos nucleares, em bombardeiros, artilharia, AA, etc… E temos os Europeus com mais fragatas e navios de superfície, mais caças, mais soldados e melhores blindados.
A diferença é assim tão grande? Não e onde um tem vantagem o outro tem a sua contra medida.

Arariboia

Só a VDV como exemplo, é maior que maioria dos exército da Europa Ocidental.

Por volta de 200 T-72B3/B3M, 450 BMD-4M, 650 BMD-2/2M, BTR-82A/AM/AT, Typhoon 4×4/6×6 etc… e perto de 80 mil soldados profissionais.

Forças costeiras
Soma mais: 220 T-72B3/B3M, 50T-72B, +100 T-80BVM, 50T-80BV, 120 BMP-3M, +-400 BMP-2,+- 700 BTR-82 A/AM/AT, 36 Msta-S, 12 Nona, 95 2C1, +-64 S400, etc…

Hcosta

Mas não a Rússia contra um país. É contra o RU, França, Alemanha e os restante países. Mais de um milhão de soldados e em países que a média do PIB em defesa é abaixo dos 2%.
São 500 milhões de habitantes contra 140 e economias várias vezes superiores… PIB quase 20 vezes superior.

Bruno Vinícius

É amplamente aceito que para um ataque bem-sucedido contra uma força tecnologicamente similar é preciso de uma vantagem de três para um, coisa que a Rússia não têm para cima dos membros europeus da OTAN (em algumas áreas tem até inferioridade numérica).

DFA

Assumindo que seria a Rússia a iniciar as hostilidades, a curto prazo conseguiria ocupar os países bálticos e provavelmente uma boa parte da Polónia…Mas fora esse momento inicial e apartir do momento que os países europeus se organizassem, a médio prazo a vitória seria obviamente da U.E. População com números arredondados: Russia- 142 milhões U.E- 447 milhões A Rússia é uma grande nação sem dúvida e gostava imenso que houvesse melhores relações entre U.E e Federação Russa, agora achar que a mesma consegue bater de frente com a U.E e sair vitóriosa é absurdo, a Rússia estaria a pisar a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by DFA
Cristiano de Aquino Campos

Você leu no testo que o foco da marinha Russa são os submarinos nê?

Mirade 1969

A Rússia produz os seus próprios meios aeronáuticos coisa que a Otan na Europa depende de cooperação e de importação, uma vez a Rússia destruir hipoteticamente a infraestrutura europeia ficaria muito difícil para os Europeus lutar e manter uma logística que depende dos Eua. Eu acho que dificilmente a Rússia não faria uso do seu poder nuclear e usar sua vastidão territorial a seu favor como na Grande guerra. Se ela lutou contra Napoleão e Hitler não temeria a OTAN, Mas espero que isso nunca ocorra.

Emmanuel

O que vc bebeu? Quero beber tb.
Já ouviu falar na indústria militar europeia?
Provavelmente não.

Mirade1969

Olha o tamanho da Russia e olhe o tamanho da Inglaterra por exemplo. Você acha que com este tamanho e com os recursos do vasto território que é a Russia teria a seu dispor que por exemplo a Inglaterra não tem? Sem contar o seu arsenal que é bem maior que qualquer país europeu que depende muito de outros países até para se manter imagine numa guerra onde ele não tem tantos recursos a sua disposição. De qualquer forma a Russia nunca vai entrar em uma guerra contra uma potencia e nem a inglaterra que sempre puxa o saco do… Read more »

Vitor

Concordo. Não acho que a frota russa esteja UP to Date. Os Europeus conseguem se manter na vanguarda através de cooperação e programas conjuntos que reduzem custo. Os Europeus apenas dependem muito é de suporte de AWACS e Reabastecedores americanos.

Arariboia

Vai sonhando! A OTAN sem USA não é parea pra Rússia nem no sonho mais emocionado. Tanto nas forças terrestres, quanto, naval e aérea. Qualquer artigo seria afirma que a OTAN não está preparada pra lutar em forma total e de ponta sem os USA contra a Rússia.

Só a VDV como exemplo, é maior que maioria dos exército da Europa Ocidental.

Por volta de 200 T-72B3/B3M, 450 BMD-4M, 650 BMD-2/2M, BTR-82A/AM/AT, Typhoon 4×4/6×6 etc… e perto de 80 mil soldados profissionais.

Satyricon

Emmanuel, olhando pela relação de aeronaves, que é grande, vê-se que a esmagadora maioria é da era soviética. São aeronaves antiquadas, com grande desgaste, aviônica defasadas, e baixa disponibilidade. Existem programas de atualização e novas aquisições, mas não o suficiente para suprir o vai dar baixa num futuro próximo. No longo prazo, esses números são insustentáveis, e tendem a cair, significativamente.

Mirade1969

Mas a OTAN ainda voa os Tornados, F-16, F-18, Mirage 2000 entre outros agora mais recentemente o F-35 e mesmo os Typhoon e Rafale são os equivalentes ao Su 27/30/35 então não há esta sua superioridade tão grande da OTAN sendo que é mais uma questão de tempo até a equiparação.

Satyricon

Mirade, meu post não menciona as palavras “superioridade” nem “OTAN” em momento algum. Apenas menciona que o grosso do corpo aereonaval russo, listado no artigo acima, é da era soviética, e não há programas de substituição/modernização à vista para todos eles, mas apenas para uma parcela deles. Logo, a conclusão é que deverá ocorrer redução de seus números no futuro. Vc relacionou jatos de combate ocidentais, mas se esquece que uma força não é feita somente desses, como também de reabastecedores (A-330 MRTT/KC-46), patrulhas (P-8 Posseidon, ATR MP), transportes (C-400 Atlas, C-130 Hércules, C-295), entre tantos outros, que continuam a… Read more »

Hcosta

Só a Noruega tem mais caças 5ªG do que a Rússia…

E não é uma questão de tempo. Os países Europeus não estão parados. As forças aéreas estão constantemente a atualizar e a renovar a sua frota.

A Rússia tem de fazer muito mais do que está a fazer para conseguir ultrapassar os países europeus em aviões de caça.

Satyricon

HCosta, exatamente, não é só uma questão de tempo, mas também é uma questão de GRANA. Segundo o FMI o PIB Russo vai fechar 2021 em U$ 1,470 Trilhão, enquanto o pib da zona do Euro será 10x isso. Vou repetir: dez vezes maior (Com uma população 3 vezes maior, diga-se). A turma se concentra no hoje, mas se esquece da análise de longo prazo. No longo prazo, os gastos atuais da Rússia em manter essa estrutura militar gigantesca, herdada da era soviética, está comprometendo seus investimentos em alta tecnologia. Isso explica, por exemplo a via crucis que tem sido… Read more »

Hcosta

Exatamente.
Comprometem a modernização das suas forças armadas ao continuarem em gastar recursos de revitalização das suas forças em vez de apostar em novas linhas de produção como é o caso da família de blindados Armata. Já o fazem mas a escala tem de ser muito maior.

MGNVS

HCosta… a Noruega jamais entraria em uma guerra com a Russia mesmo fazendo parte da OTAN. A Noruega so entraria numa guerra dessa se ela tivesse o proprio territorio invadido no Extremo Norte onde os dois países tem fronteira em comum. O mesmo acontece com a Suecia, que nem parte da OTAN faz, mas monitora constantemente as Forças Russas. A Dinamarca tbm nao participaria de uma açao de “ataque” da OTAN contra a Russia. A Ukranya nao é um problema da Europa e os paises nordicos nao vao aceitar serem usados como massa de manobra dos EUA. Na Guerra da… Read more »

Hcosta

Sim, uma guerra entre os dois blocos é suicídio para ambos. O meu ponto é que não é assim tão fácil a Rússia atacar a Europa assim como o inverso também não é. E fazer cenários em estado de guerra é complicado. E lembro que temos duas organizações, a OTAN e a UE, com acordos de defesa mútua, seja lá o valor que isso tiver. Se não fizer parte da OTAN, faz parte da UE, e vice-versa. Isso faz com que, de uma forma ou de outra, esses países Escandinavos tenham algum papel a desempenhar. Caso da Noruega (OTAN e… Read more »

MGNVS

Hcosta. Perfeito. Exatamnte isso. Hoje nem Russia e nem OTAN tem capacidades de enfrentameto igual tinham no passado. E num mundo cada vez mais conectado economicamente e tbm globalizado essa tensao é prejudicial tanto para a Europa qnto para a Russia. Se a Russia hj nao dispoe da mesma capacidade que tinha a URSS, os países da OTAN tbm reduziram e muito o orçamento e investimento em defesa.

Luís Henrique

A força aérea chinesa pode “peitar”. A força aeroespacial russa possui mais de 4.000 aeronaves contra cerca de 2.750 da força aérea chinesa, porém isso é devido à uma aviação de transporte bem maior e porque a maioria dos helicopteros chineses pertencem ao exército e na Rússia quase todos ficam na força aeroespacial.
Porém, em aeronaves de caça e bombardeiros a VKS possui cerca de 1.500 e a PLAAF possui cerca de 2.000
É briga de cachorro grande.

Marcos10

– Super-Trunfo, ativar!!!
– Forma de um caça de gelo supersonico, furtivo, phodástico.
– Forma de um balde plástico de R$ 1,99 para transportar o caça de gelo supersonico, furtivo, phodástico.

Para quem quer resumir tudo numa única coisa….

Nilton L Junior

Com a entrada dos misseis hipersônicos no TO fica a questão como operar Porta Aviões com algum nível de proteção.
Em relação a matéria o Sergio é assumidade na abordagem desse tema, muito bom, uma apresentação sem firulas, objetiva e sem mimimi, o que só aumenta a qualidade das postagem no PA.

Antoniokings

Li, e acho que já postei aqui, que atualmente os EUA não têm mais condições de operar porta-aviões perto das costas russas e chinesa.

Nilton L Junior

O governo do vovô Baiden vai poder dar um bom destino a reciclagem de tanto aço hehehehehe.

Antoniokings

Isso se a bancada republicana no Congresso não impedir qualquer resolução a respeito.

kkkkk

SDS

rui mendes

Já nas ditaduras Cino-Russa, basta os ditadores mor do reino falar, que nada nem ninguém pode discordar, quanto mais ir a votação, o bom é que qualquer cidadão do mundo, sabe sempre o nome dos líderes desses países com regimes de ditadura, pois não mudam nunca, só quando morrem ou se cansam e passam o poder absoluto para o lacaio mais fiel, já nas democracias custa mais a decorar o nome, pois o poder pode mudar em eleições gerais, basta a maioria da população desse país votar assim, e eleições essas que decorrem sempre de 4 em 4 anos ou… Read more »

Antoniokings

Por isso que digo que cada vez menos pessoas estão ligando para esses vagos conceitos ocidentais.
Democracia e liberdade para alguns poucos e fila do osso para a esmagadora maioria.

Nilton L Junior

É a fila do osso democrático.

Antoniokings

Esse pessoal vive no mundo da Lua.
Ou, então, são pagos para isso.

Augusto

Excelente artigo!!!

Joli Le Chat

Alguém sabe se a Rússia fabrica aviões de transporte e peças/componentes que substituam os Antonov?
Ou os desentendimentos com a Ucrânia não afetam as compras russas de equipamentos ucranianos?

Falando em Antonov, quem se lembra da fábrica da Antonov em Ilhéus?

Rodolfo Queiroz

O processo de substituição de importações de componentes de motores, hardware de aplicação militar e sistemas de armas foi completado em 2020.

O grande gargalo está na produção própria de motores de navios e aviônica embarcada, com algumas importações da China para burlar as sanções internacionais, o que cria certas vulnerabilidades estratégicas a serem confrontadas.

Leia esse estudo, muito bom sobre a bem sucedida estratégia de substituição de importações da Rússia pós – 2014:

https://www.meta-defense.fr/en/2019/08/22/import-substitution-in-the-Russian-defense-industry-issues-and-achievements/

rui mendes

A própria China teve parcerias com os Ucranianos, que os ajudaram na construção de motores próprios, para substituir os motores Russos de alguns caças Çhineses, até que os USA avisaram os Ucranianos, ou estavam com o ocidente ou com a China e os Ucranianos deixaram de colaborar com os Chineses, mas também a Turquia pediu aos Ucranianos para entrarem no desenvolvimento do motor do seu futuro caça de 5 geração, que os Turcos estão desenvolvendo.

Cristiano de Aquino Campos

Na época da união Soviética eles tinham a Antonov, ilyushin e a Beriev como fabricantes de aviões de transporte. Com o fim da era soviética a Russia ficou com a ilyushin e a Beriev. Sendo que a ilyushin e mais focada em transportes pesados.

Mirade1969

Eram os escritórios dos desenhistas pois as fabricas ficavam em outros locais. Mesmo hoje os escritorios ainda existem e são fabricados nas mesmas fabricas mas tudo por uma empresa só. Mesmo nos EUA tinham varias industrias que deixaram de existir ou foram absorvidas sendo que hoje praticamente só ficou a Boieng e a Lockeheed as demais sumiram.

Augusto

O posição estratégica da Rússia e um pesadelo para qualquer estrategista elaborar uma defesa eficiente. E um território muito grande para se defender e cercado por grandes players. Não e a toa que a finada URSS criou o pacto de Varsóvia e usou esses “aliados” como estados tampões para poder absorver qualquer hipotética tentativa de invasão por parte da Otan. Dentro da doutrina militar defensiva soviética esses estados deveriam absorver o primeiro impacto de tal ataque enquanto a forças principais russas iniciariam o contra ataque. Hoje os russos só podem contar com Bielorrússia como estado tampão na Europa, e por… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Augusto
Rodolfo Queiroz

Excelente analise.

Augusto

Obrigado Rodolfo!

Hcosta

E os países ocidentais têm razão para desconfiarem da Rússia. Tanto Napoleão e Hitler atacaram a Rússia após esta invadir outros países.
Ambos viam a Rússia como uma ameaça e tinham motivos para isso.

Cristiano de Aquino Campos

Amigo ambos, Napoleão e Hitler invadiram a Rússia por seus recursos naturais e não por medo de uma invasão Russa.

Hcosta

Napoleão estava em guerra com a Rússia e não sei até que ponto Napoleão necessitava dos recursos naturais Russos nos inícios do séc. XIX. O mais importante até seriam os recursos humanos e a sua experiência. A Rússia Imperial, na altura da invasão, já tinham lutado contra os Franceses em várias coligações, com a Prússia (ou Sacro Império, Saxónia), e outros. Derrotados estes, restava a Rússia, a última grande potência continental. Era uma constante ameaça para a estabilidade criada por Napoleão, especialmente para a Polônia. Assim a Rússia era um inimigo da França. Não foi invadida sem motivo e sem… Read more »

Augusto

Hcosta, creio que a desconfiança era reciproca e genuina de ambos os lados, kkk. Realmente Hitler invadiu a URSS em 1941 por que cobiçava os recursos naturais do territorio sovietico (seu sonhado Lebensraum). Para Hitler a unica forma da Alemanha se tornar uma superpotencia era avançar em direção ao leste. E claro que seu anti-comunismo foi um dos fatores determinantes para a invasão também. Com relação a Napoleão, o mesmo não tinha interesse nenhum em invadir a Rússia. Na verdade ele sempre desejou ter a Rússia como aliada, ele via a Rússia como um contra-peso contra Gra-Bretanha. Ao derrotar os… Read more »

Hcosta

A questão é que tentam retratar a Rússia como inocente, que são os países Europeus que cobiçam os seus recursos naturais e estão constantemente a planear um ataque.

A Rússia sempre foi uma parte interessada e ativa no que se passava em seu redor. A Polónia é um bom exemplo disso.
Há poucas diferenças quando comparada com as outras potências.

Augusto

Hcosta, nesse mundo creio em se tratando de potencias, o que menos existe e inocência.

Concordo com você, todas as potencias interviraram direta ou diretamente em seu entorno estratégico, e os Russos não fogem a essa regra. A Polônia mesmo e um exemplo, desde 1772 sempre foi joguete nas mãos das grandes potencias (não apenas da Rússia). E claro que o jugo soviético ainda e presente na memoria do povo polonês e por isso a desconfiança desse povo com relação aos russos.

Thiago A.

Dando uma olhada e comparando a força aérea russa com as demais, inclusive com a FAB, notei um desequilíbrio absurdo na composição da nossa frota, onde apenas 15% dela é de aviões de combate enquanto nas outras forças aéreas( as melhores) esse número está quase sempre na faixa dos 30% pelo menos .
Esse aqui é gráfico da força aérea russa:

Thiago A.

Esse aqui é da FAB :

PS. De já aviso que os números provavelmente são imprecisos mas observei as proporções na composição da frota.

Nilson

Fiquei em dúvida se dentre os “trainers” você incluiu os A-29, por isso tão grande quantidade, 197 aviões de treinamento em 566 totais.

Thiago A.

Boa observação Nilson, os A-29 A estão incluídos na categoria CAS ( Close Air Support) enquanto os A-29B estão na categoria trainers.
Porém vale ressaltar que para a força aérea russa -assim como para as outras que possuem aeronaves para essas função- os Su-25 também encontram-se na categoria CAS e não nos fighters.

Thiago A.

Vou deixar o link do site- se a moderação permitir- para eventuais dúvidas e comparações.

https://www.wdmma.org/ranking.php

RENAN

Impressionante como mesmo sem dinheiro eles tem uma força aérea naval que supera toda as nossas forças militares juntas.
Brasil acorda.
É necessário investimento consciente para ter capacidade de dissuadir e defender nosso território.
O Brasil é muito grande e se não tiver força perderá território daqui algumas décadas.
Acorda Brasil

Rafael Gustavo de Oliveira

“Impressionante como mesmo sem dinheiro eles tem uma força aérea naval que supera toda as nossas forças militares juntas.” Renan….acho que comparar um país detentor de tecnologia com um importador de tecnologia é sacanagem….talvez poderia comparar com a Alemanha/França/Inglaterra que mesmo detentora de tecnologias também sofrem para manter suas forças armadas… Mas focando na Rússia….na minha opinião os equipamentos remanescentes da era soviética ainda conseguem ser mantidos com uma certa limitação (a Rússia canibaliza muito para conseguir sobressalentes), mas para os projetos novos e modernizações a Rússia esta sendo forçada a utilizar métodos ocidentais (que sai caro também) e fica… Read more »

RENAN

Mas me referi apenas a um setor de defesa russo aviação naval. E é descomunal a diferença de capacidade e numérica. Gastamos em 10 anos 1 trilhão em defesa, e não temos uma defesa minimamente dissuatoria. Comprar vetores tecnológico não é problema, o problema é não ter vetores para se defender. Um país atrasado como o nosso não se deve dar ao luxo de se desenvolver tecnologicamente para depois se armar É necessário investimento pesado para adquirir equipamentos. E través das cooperações bilaterais aprender alguma coisa. Preparar um plano para daqui duas gerações possamos gerar nossa tecnologia. Vamos dizer que… Read more »

Augusto

Renan, sinto lhe informar, mas as prioridades de nossos militares não e a modernização de seus meios.

sds.

Adriano Madureira

” Sem dinheiro” entre aspas Renan… Acho que muito se deve em boa parte do conteúdo, dos componentes usados nos meios militares serem de origem russa, não dependendo muito de outros fornecedores e até mesmo a moeda.

Arariboia

Renan… Isso de sem dinheiro é algo que se fala muito! E eles continuam gastando em defesa, pesquisas, estudos, espaço etc…
A economia da Rússia é muito mais forte que possa parecer.
DIVIDA mínima, uma das menores do mundo.
Enorme reserva de dinheiro e ouro! Quase U$700 Bilhões e subindo
E uma política financeira bem estruturada.

Last edited 2 anos atrás by Arariboia
Hilton

Off-Topic Vejam o filme russo Céu ( Sky) no YouTube.

https://youtu.be/2NPu-CKlxpg

Vendéen

Bonjour le Brésil,

O assunto deste artigo é muito interessante.
Aparentemente, a Rússia está se perguntando sobre a relevância militar, que é:
Devemos continuar a persistir em possuir porta-aviões e, portanto, possuir uma aviação a bordo bastante dedicada?
Resumindo, como sempre e seja qual for o país tem quem é a favor e quem é contra lol.
Em qualquer caso, no que diz respeito aos porta-aviões, os projetos russos estão muito presentes.
https://www.militarynews.ru/story.asp?rid=1&nid=561989&lang=RU

Um pouco de história sobre PAs russas e vários projetos.
https://www.allure-militaire.com/blogs/blog-style-militaire/porte-avions-russes

Bom domingo a todos

Wagner

Galera, quem foi que disse que PIB Nominal é o único indicador econômico que existe ?? Economia de um país tem diversos índices e variáveis. As pessoas para detratar a Rússia gostam de dizer que ” Seu PIB é menor que o do Canadá” . PIB Nominal NUNCA foi o único indicador. Quem falou essa asneira, Olavo de Carvalho ? Paulo Guedes ? Rodrigo Constantino ? PIB tambem tem a medida de PPP, Paridade de poder de Compra, o DA RÚSSIA É O QUINTO DO MUNDO. Existem outros dados : Força de trabalho, Educação Superior, Quantidade de Engenheiros, Balança Comercial,… Read more »

MGNVS

Perfeito Wagner. Infelizmente alguns aqui sao levados apenas pelo lado ideologico da questao e sequer levam em consideracao os dados que vc postou.