Alguns são dos anos 1950, mas isso não significa que tenham perdido a capacidade de combate

1. MiG-21

Uso atual na América Latina: Cuba

Conhecido entre os pilotos soviéticos como “Balalaica” por sua semelhança com o instrumento musical russo, o MiG-21 é o caça supersônico mais fabricado de todos os tempos.

O primeiro voo deste avião foi realizado na URSS em 1955. Entre 1976 e 1988, aeronaves MiG-21 cubanas foram enviadas a Angola para combater a guerrilha.

2. MiG-23

Uso atual na América Latina: Cuba.

O primeiro caça com asa de geometria variável do mundo foi construído em 1970. Foram produzidos cerca de 5 mil aviões MiG-23.

Enquanto na Rússia o avião foi retirado de serviço em 1994, eram 24 MiG-23ML/MF/BN/UB que serviam a Força Aérea de Cuba, mas já não voam mais.

3. MiG-29

Uso atual na América Latina: Cuba e Peru.

MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Peruana

Os engenheiros aeronáuticos soviéticos Mikoian e Gurêvitch desenharam o caça de quarta geração MiG-29 nos anos 1970. Esses aviões entraram em uso na URSS em 1983.

A Força Aérea de Cuba recebeu os primeiros 12 MiG-29 em 1989. Já o Peru contava com 19 caças MiG-29, mas informações recentes indicam que os aviões não estão voando.

4. Su-22

Uso atual na América Latina: Peru

O caça-bombardeiro soviético Su-22 realizou o primeiro voo em 1966 e foi exportado para diversos países em todo o mundo.

As Forças Aéreas peruanas adquiriram 32 aeronaves Su-22 entre 1977 e 1980. Embora os militares do Peru oficialmente tenham retirado esses aviões de operação em 2006, ainda há 11 desses caças-bombardeiros em “estado de reserva”.

O Peru utilizou os aviões durante Guerra do Cenepa, em 1995, contra o Equador. Também foram os Su-22 que atacaram a oeste de Lima um C-130 norte-americano em 1992. No incidente, um membro da tripulação norte-americana morreu e seis ficaram feridos.

5. Su-30

Uso atual na América Latina: Venezuela

Sukhois Su-30MKV da Venezuela

Versão modernizada do caça de múltiplas funções Su-27, o Su-30 foi desenhado em 1989 para defender as fronteiras da URSS como um caça de longo alcance.

Em 2006, a Venezuela começou a adquirir as primeiras unidades desta aeronave, recebendo um total de 24 Su-30MKV.

FONTE: Russia Beyond

NOTA DO PODER AÉREO: O jornalista Santiago Rivas do site argentino parceiro Pucará enviou um comentário sobre a matéria reproduzida do Russia Beyond, trazendo informações mais recentes:

  • Os MiG-23, Su-22 e MiG-29 não estão voando mais;
  • Cuba só tem dois MiG-21 operacionais;
  • Os MiG-29 peruanos estão em terra e talvez não voltem a voar;
  • Os Su-22 estão sem voar há uma década;
  • Os MiG-23 e MiG-29 cubanos também estão sem voar há uma década.
Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evgeniy (RF).

Su-27 na Venezuela?
Não pode ser. Isso claramente não corresponde à realidade.

Alexandre Galante

Su-30MKV, corrigimos o texto original. Obrigado!

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
José Carlos de Oliveira

E quase que o Brasil usou uma variante do MIG 21, ai os EUA ofereceram os F5.

nilton lourenco jr

Esse Mig-23 e Su-22 são bons pra Museu.

William Duarte

Boa tarde, já que Cuba aparece no texto acima fiquei acometido por algumas curiosidades: Qual o inventário aéreo cubano? – Qual o estado destes equipamentos? – Cuba conta com alguma defesa terra-ar? Por favor, alguém tem informações sobre a força aérea cubana?

Fabrízio

Até onde eu li, as aeronaves cubanas estão sem condições de voo e canibalizadas. Salvo engano, teria um par de MIG-23 em condições precárias de voo e uns poucos helicópteros.

Os peruanos teriam uns poucos Mig-29 em fim de vida útil. E os venezuelanos são a eterna dúvida sobre as condados SU-30, ainda mais depois de suposta assistência russa há alguns anos, o que pode ter elevado o número de aeronaves operacionais.

Last edited 2 anos atrás by Fabrízio
Alexandre

Algumas matérias em sites especializados afirmam que os MIG 29 do Perú não estão mais operacionais. Parece que estão num tipo de reserva.

SteelWing

lindas aeronaves!

Vespão

Gostaria de saber sobre o real estado dos Su-30 venezuelanos. E também dos F-16 AB deles .. pra mim um mistério

Luiz Trindade

Infelizmente é o que se paga por se adquirir aeronaves russas aqui na América Latina. Ainda bem que o Brasil não foi mais um infeliz comprador. Quase até que foi de uma variante do MIG-21 chinês mas desistiram a tempo!

EduardoSP

Tem muito pouca coisa moderna voando na AL ultimamente.
Região pobre, com muitos problemas e poucos conflitos.

Luiz Trindade

Demos Graças à Deus de termos poucos e nenhum conflito! Uma região de paz!

Jadson S. Cabral

Devíamos mesmo era fazer como os americanos e europeus, criar conflito em países pobres bem longe de suas fronteiras para alimentar sua indústria.

JT8D

Os milhões de AK-47 espalhados pela África mandam lembranças

Alex Tiago

Pessoal ninguém lembrou do Su25 da força aérea peruana.

SteelWing

bem lembrado

Funcionário da Petrobras

Não querendo ser chato, mas pelo título, só foram listados os caças.

O “Frogfoot” não é caça.

João Costa

O su 22, também não é um caça!

Funcionário da Petrobras

Su-22 é híbrido.

Marcos Cooper

então está errada a lista! O Su-22,número par,é aeronave de ataque,os caças levavam a numeração impar no sistema soviético de nomenclaturas. Porém,existem exceções,como o próprio Su-25,aeronave de ataque e o MiG-27,um caça-bombardeiro. Vai entender…

André Macedo

Tem Viggen na América Latina amigão?

JT8D

Não entendo a fixação do Peru por aviões russos. O caso de Cuba é fácil de entender, pois eles tiveram ajudar militar soviética por muitos anos. Mas o Peru não tem explicação.
Inclusive eles cismaram de comprar um cargueiro ucraniano concorrente do KC 390 (e parece que se deram mal). Alguém saberia dizer por que os peruanos querem ser os “diferentões” do bairro?

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Jadson S. Cabral

Ou muita vontade de ser uma Cuba, de ser protegido pelos russos, por causa de alinhamento político… ou corrupção, ou burrice ou tudo isso junto

Eric Vargas

Nem isso explica, pois o Perú teve até proto ditador de direita, como o Fujimori. Acho que seria um modo de “contrapor” o alinhamento das F.A chilenas com os EUA desde Pinochet. Acho . . .

SteelWing

Acredito que é pra poder usarem conformem bem entenderem, sem ter que pedir permissão pra isso ou pra aquilo.

Alexandre

Esses paisecos da região só compram porcarias de segunda mão e depois dizem ser os melhores. Tem Peruano que diz ter a melhor força aérea da América do sul exatamente por terem caças MIG 29 no inventário! Os Colombianos colocaram um radar AESA Israelense em apenas 6 caças KFIR, que tem mais de 40 anos de uso, e dizem ter o melhor caça da região. Os venezuelanos não tem avião reabastecedor e nem avião AEW-C, coisas básicas para o combate aéreo moderno e para projeção estratégica, mas também dizem ser os melhores em função dos SU 30! É um grande… Read more »

Marcos Cooper

Esqueceu da MB com seus “novíssimos” Tracker…

Helton Beltran

Chile na época do presidente Allende era usuário de SU-22 ou MIG-21?

Wellington Kramer

Não, nunca os operou.

Willber Rodrigues

América Latina tem de tudo.
Tem Sherman, tem Dragonfly, tem M3 Stuart, tem F-5, tem A-4, tem M8 Greyhond, tem gente usando BOFORS 40mm como AA e jurando por Deus que ainda é uma anti-aérea eficiente e que derruba até caça-supersônico moderno e, até pouco tempo atrás, tinha Fletcher navegando.
Não sei que milagre não tem T-34 por aqui ainda…ou tem, e não tô sabendo?
América Latina é um grande museu militar a céu aberto.

Last edited 2 anos atrás by Willber Rodrigues
Eric Vargas

Tem T-34 simmmm , , , na reserva operacional de Cuba!!!

Willber Rodrigues

Deveria ter imaginado…aposto que eles devem ter milhares de Mossin-Nagant ainda em estoque.

Marcos Cooper

e futuramente,perto de vc,os S-2 da Marinha.

Willber Rodrigues

Jesus…porque você tinha que me lembrar desses Trader’s da MB…

João Ricardo

Faltou citar o SU 25 do Peru!

Funcionário da Petrobras

O “Frogfoot” é bombardeiro, apenas.

Funcionário da Petrobras

Linda a primeira foto do “Flogger” em voo razante.

Kemen

A Nicaragua já operou Mig-17 e Mig 21, retirados de serviço. Também existem varios tipos de helicópteros de origem russa ou sovietica operando na A. Latina. Thanks if you will approve my comment guys.
“Awaiting for approval” ??

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Moisés

E os SU-25 do Peru?

Ivan

Ou seja praticamente não há mais aviões Rússos aptos a voar na america latina…..exceto na Venezuela….mas com a crise imagine como deve estar a manutenção destes SU30…

Last edited 2 anos atrás by Ivan
Heinz Guderian

O Gripen brinca com esses ai, não tem como, a FAB em pouco tempo estará em “oto patamar”

Carrancho

Eu jurava que o Peru tb tinha o su-25 frogfoot

Flight_Falcon

Talvez tenha o comentário bloqueado, mas o comentário não é de cunho político para esse ou outro político brasileiro.
Mas o fato é, a maioria dos países “anti-imperialistas” possuem suas frotas de caças sucateadas a tal ponto que nem voam mais.
Ruim ou não, os poucos caças que temos ainda tentam prover alguma defesa.

Last edited 2 anos atrás by Flight_Falcon
Bruno

Até a modernização dos F-5E a FAB não tinha capacidade de sequer manter superioridade aérea contra os MIG -21/ 23 e 29 cubanos, que papelão! E agora novamente não tem capacidade contra os SU-30 venezuelanos, ainda bem que pelo menos serve pra transportar orgãos e ajudar nas calamidades.

Alexandre Esteves

A matéria trata de um incidente em 1992, segundo o qual os Su-22 da FAP atacaram, a oeste de Lima, um C-130 norte-americano em 1992. Confesso que desconhecia esse incidente.

O Poder Aéreo tem alguma matéria a respeito? Onde posso encontrar mais material a respeito?

Diego Tarses Cardoso

Como Cuba é maravilhosa, só tem dois migs-21 voando. A terra do futuro.

Diego

Caças russos são inferiores aos caças ocidentais, equipamentos militares Russos e Soviéticos são historicamente inferiores aos ocidentais e principalmente dos Estados Unidos, as guerras ao longo da história mostra isso claramente!!!!!